Homenagem aos que lutaram pela Democracia

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog agradece os diversos e-mails, telefonemas e comentários por conta do artigo de ontem “Corrupção,tortura e censura: marcha dos adoradores”. Link:https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=156116   Agradece também a três sites de repercussão nacional que pediram para republicarem o artigo. Pela repercussão está claro que a maioria esmagadora dos brasileiros é contra a Marcha dos corruptos, torturadores e censores que usam o nome de Deus e da família para interesses mais uma vez fascistas.

O blog não tem duvida que os amantes da ditadura são pessoas que usam a palavra família por pura hipocrisia. São adoradores da tortura, da censura e tem um fetiche especial para o pau de arara e o choque elétrico. São pessoas que passam a impressão de fortes e determinadas, mas na verdade, no intimo, são fracas, mal amadas e solitárias.

Os gatos pingados que sairão neste sábado, 22, pelas ruas de algumas capitais, são amantes e viúvas de uma ditadura sangrenta, que matou e torturou centenas de brasileiros. Que cessou por anos o direito da democracia e da liberdade de imprensa. Que fez o Brasil retroceder em muito em todos as áreas.

Em Sergipe, assim como em todo país, vários foram os heróis. Alguns conhecidos, outros anônimos que fizeram muito. Alguns mortos, outros torturados e muitos vivos para contar a história sangrenta.

Líderes como Manoel Vicente, major João Teles, Gervásio (Careca), Manoel Vicente, Gilberto Burguesia, Agonalto Pacheco, José Nunes, Durval Santana que já se foram. Outros ainda vivos, mas poucos lúcidos como Lídio da Cocada, Antônio Bittencourt, Asclepíades José (Bengala). E os “camaradas” mais “novos” que conviveram como Milton Coelho, Marcélio Bomfim, Wellington Mangueira, Chico Varela, Benedito Figueiredo, Rosalvo Alexandre, João Gama, Wellington Paixão, Laura Marques, seu Faustino, Cerivaldo Pereira,Jackson de Sá Figueiredo (já falecido) e tantos outros. E o governador Seixas Doria que não se curvou a ditadura,foi cassado e preso.

Da última ação nefasta da ditadura em Sergipe, a chamada Operação Cajueiro, em 1976,  tem Marcelio Bomfim, Jackson Sá, Cerivaldo Lima, Milton Coelho, Francisco Gomes, Delmo Naziazeno, João Francisco, Edson Sales, Edgar Odilon, Antonio Bitencourt, Faustino Alves, Virgilio de Oliveira, Asclepiades José, José Soares, Luiz Mário, Pedro Hilário, Jackson Barreto, Antonio Goes, o Goisinho e Rosalvo Alexandre. Alguns conhecidos, outros anônimos cujas famílias foram traumatizadas, mas por outro lado seus familiares têm orgulho da honra, do caráter e da luta deles pela redemocratização no Brasil.

Em nome de Milton Coelho, o que teve a maior sequela na Operação Cajueiro, sendo torturado até ficar cego, um trecho a Paulo Lima no livro “Operação Cajueiro – A repressão aos comunistas em Sergipe”, que teve como professor-orientador o jornalista Alan Barreto Silva:

“Com o macacão semi-aberto, dão-lhes choques elétricos no pênis. As algemas apertavam suas mãos, ferindo-as. Uma delas inchou. Foi ridicularizado pelos torturadores:
– Não tem problema. A gente corta a mão e você vai ser comunista de maneta.
Após uma pausa, os militares sugerem que o prisioneiro deve ser “suicidado”. Procuram uma corda fina para consumar a ameaça, mas não encontram. Milton foi torturado uma semana. Dormia no chão.

Depois de ser solto, 40 dias depois, Milton fez exames, constatada a situação grave foi operado em Belo Horizonte. Já era tarde: Milton estava irreversivelmente cego.

A Milton Coelho e a todos os outros que sobreviveram, e guardam sequelas externas e internas, que jamais apagarão é que o blog chama os gatos pingados que estão nas ruas hoje de Amantes e Viúvas da Ditadura. Amantes e Viúvas da Tortura, da Censura e que deviam passar apenas um dia, num pau de arara e tomando choques elétricos. Apenas um dia para estas viúvas da Ditadura se transformarem no que são verdadeiramente.

Ainda sobre Milton Coelho
Ainda no livro de Paulo Lima, Milton Coelho revela que o primeiro trabalho que fez no Partido Comunista Brasileiro, quando adolescente foi participar com jovens e filhos de comunistas de um trabalho eleitoral, durante a campanha daquele ano, 1954, para o candidato a deputado estadual José Nunes da Silva, pai de Célio Nunes. José Nunes, gráfico e presidente do Centro Operário Sergipano que chegou a ser suplente de deputado, era o avô do titular deste espaço.

SE: Movimento “Ditadura Nunca Mais” realizará jantar no dia 31/03
O movimento "Ditadura Nunca Mais" – Sergipe, reunido no Cotinguiba, sob a coordenação de Wellington Mangueira, Rosalvo Alexandre e João Augusto Gama, conscientes que a democracia é um valor universal, resolveram convidar os interessados para um jantar de alerta (por adesão), sobre as consequências de qualquer retrocesso em nosso País. O jantar será no dia 31 de março, segunda-feira, as 19 horas, no Restaurante New Hakata, vizinho ao Iate Clube.

Pare e Siga na BR-101
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT informa que a partir da sexta-feira, 21, até aproximadamente o dia 27/03 (quinta-feira) acontecerá o Pare – Siga no KM-76, próximo a Maruim e KM-77, próximo a Pedra Branca, das 08h às 16h.

Convite as coisas boas. Tributo a João Bebe Água
Amanhã será mais um domingo na sua vida. E você junto com a sua família, poderá ficar em casa, ir à praia, ao cinema, mais uma vez ao shopping e até a algum restaurante e depois ir assistir o Domingão do Faustão. Opções não irão faltar. Porém se você está cansado de tudo isso, permita-me lhes oferecer uma sugestão diferente e com certeza tentadora.

Convite as coisas boas. Tributo a João Bebe Água II
Neste domingo, você que mora em Aracaju ou em qualquer outra cidade sergipana, que tal ir até São Cristóvão? Isso mesmo. Lá, como acontece todos os anos, a ACIJOBA-AÇÃO E CIDADANIA JOÃO BEBE ÁGUA, promove o evento intitulado, “Tributo à João Bebe Água”. Enquanto Aracaju comemora a sua condição de ter se tornado capital do estado, a ONG comandada pelo filho da cidade Marcos Santana, procura manter viva a história e a luta deste que foi um dos mais ferrenhos defensores da não mudança da capital do estado.

Convite as coisas boas. Tributo a João Bebe Água III
Será uma tarde de pura cultura e de sergipanidade, envolvendo grupos folclóricos, poetas e poetisas entre outras atrações. Portanto, vocês não poderão reclamar de mais um domingo enfadonho. Pois em São Cristóvão vocês terão algo de diferente. É perto e vale a pena. A ACIJOBA, Marcos Santana e principalmente os grupos folclóricos e os artistas, assim com a própria cidade, estão lhes esperando.

Museu da Gente Sergipana
Considerado entre os mais modernos do país, o Museu da Gente Sergipana já se consolidou como um dos pontos turísticos e culturais mais procurados de Aracaju. Diferentes autoridades, personalidades e políticos já visitaram o Museu desde que ele foi fundado, no final de 2011, pelo Governo do Estado, através do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Na semana passada foi a vez da senadora Maria do Carmo, de Sergipe, conhecer o local.

Obra extraordinária
Acompanhada pelo superintendente do Instituto Banese, que faz a gestão do Museu da Gente Sergipana, Ézio Déda, a senadora conheceu todos os ambientes do local e ficou admirada com o projeto. “O Museu da Gente Sergipana é uma obra extraordinária, extremamente educativa, importantíssima para os sergipanos e para o Brasil”, comentou Maria do Carmo.

Escola em Boquim
Ao acompanhar o governador Jackson Barreto, na última quinta-feira, 20, na inauguração de uma escola profissionalizante em Boquim, o deputado federal Fábio Reis (PMDB), disse que a unidade, sem dúvida, um grande presente e conquista para toda comunidade de Boquim.

Educação
"Uma das marcas do governo atual é o  investimento maciço em educação. Mais de R$ 4 milhões foram investidos  na construção desse centro profissionalizante e o nosso objetivo é  oferecer o espaço mais propício à construção do conhecimento e  aquisição do saber", frisou o deputado.

Ribeirópolis
Na sexta-feira, 21, Fábio Reis seguiu novamente ao lado do governador,  dessa vez no município de Ribeirópolis onde foi assinada a ordem de serviço para pavimentação de ruas no âmbito do Programa Sergipe Cidades. Serão investidos nessa obra mais de R$ 720 mil reais para pavimentação em Paralelepípedo Granítico, execução do meio-fio em concreto simples e granítico, em 14 ruas da Sede do município.

PEC do Voto Facultativo avança na Câmara
A proposta de emenda à Constituição (PEC159/2012) de autoria do deputado Filipe Pereira (RJ), que torna o voto facultativo no Brasil, começa a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara. O líder do partido, deputado André Moura (PSC-SE), foi designado o relator da matéria e deverá decidir sobre a admissibilidade, ou seja, irá dizer se a proposta continua sua tramitação ou não.  A defesa do voto facultativo é uma bandeira de todo o PSC.

Tecnologia nos negócios
No dia 25 de março, às 18h30, acontecerá no Hotel Quality um evento para apresentar as principais inovações da gestão e os benefícios dos serviços Cloud. O evento contará com as presenças dos executivos, Fabio Brandão (TOTVS Sergipe) que vai abordar sobre a Gestão de Processos Inteligentes e Ricardo Alberti (SolutionSpecialist da TOTVS SP) que vai apresentar o Fluig, uma plataforma tecnológica de gestão de processos, documentos e identidades em uma interface de comunicação colaborativa que faz com que os negócios fluam melhor!

III Fórum Nordeste 2030 será em Sergipe
O “III Fórum Nordeste 2030 – Visão Estratégica de Longo Prazo – Sergipe, O Nordeste que deu Certo” está sendo promovido através de uma parceria entre Sudene, FIES, Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia do Estado de Sergipe. O encontro se propõe a identificar os principais gargalos enfrentados pelo Nordeste e promover um debate sobre temas relacionados com o desenvolvimento regional, provocando uma reflexão acerca da visão estratégica de longo prazo para a Região.

Temas
Estarão em debate os temas “Uma agenda de desenvolvimento para o NE”, “Os desafios da infraestrutura e logística do NE”, “Petróleo e Gás – Rumo a 2030” e “As MPEs na construção do desenvolvimento do Nordeste até 2030”, palestras a serem proferidas, respectivamente, por Otaviano Canuto (economista chefe do Banco Mundial em Washington/USA para a América Latina), José Augusto Coelho Fernandes (diretor de Políticas e Estratégia da CNI), Florival de Carvalho (diretor da ANP) e um representante do Sebrae.

Petrobras conclui primeira etapa de processo seletivo
A Petrobras encerrou, na sexta-feira,21, as inscrições on line para o processo seletivo da 4ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas no site da Sociedade Semear 1200 (mil e duzentas) fichas distribuídas entre 14 municípios: Aracaju, Estância, Itaporanga, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Riachuelo, Rosário do Catete, Siriri, Divina Pastora, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Maruim (Povoado Pau Ferro) e Laranjeiras (Povoados Pedra Branca e Bom Jesus).

Datas
Conforme normas do processo seletivo, na segunda e terça-feira, dias 24 e 25 de março , os 1200 jovens que preencheram as fichas de inscrição deverão comparecer à sede da Sociedade Semear (Rua Leonardo Leite, 148, bairro São José, em Aracaju) em horário comercial, com cópia e original da Carteira de Identidade; CPF; comprovante de quitação eleitoral para maiores de 18 anos; certificado de reservista (homens maiores de 18 anos); comprovante de matrícula e frequência regular na escola, para os jovens que estejam cursando a partir do 9° ano do ensino fundamental ou EJA equivalente; comprovante de renda familiar e comprovante de residência.

Documentação
A entrega de toda a documentação é condicionante para efetivação das inscrições. Os jovens que não comparecerem ou não entregarem a documentação estarão automaticamente desclassificados.Feito isso, todas as 1200 fichas serão analisadas e serão selecionados para participarem da segunda etapa do processo (entrevistas), os jovens que melhor atenderem os pré-requisitos estabelecidos no processo seletivo. A lista com os nomes dos convocados será divulgada até o dia 31 de março no site da Semear (https://.sociedadesemear.org.br ). As entrevistas ocorrerão no período de 02 a 13 de abril.

Agenda
22 de março, sábado. Hoje é o dia mundial da água.
Disputa por água coloca São Paulo contra o Rio de Janeiro. ANA – Agência Nacional de Águas vai intermediar o conflito das duas unidades federativas. Polícia Civil mantém movimento grevista. Dentistas do município lutam por reajuste de salários. Cabral diz que jamais vai aceitar desvio de água do Rio de Janeiro. O governo uruguaio anunciou que aceita receber presos de Guantánamo. General americano acusado de crimes sexuais recebe pena branda.

Curtas
JUSTIÇA NEGA HABEAS CORPUS A EX-DIRETOR DA PETROBRAS. /// UNIÃO EUROPEIA FORTALECE LAÇOS COM A UCRÂNIA E ASSINA ACORDO DE APOIO. /// DILMA DETERMINA ENVIO DE FORÇA DE SEGURANÇA PARA O RIO DE JANEIRO. /// BR DEMITE DIRETOR ENVOLVIDO EM NEGOCIAÇÃO DE COMPRA DE REFINARIA NOS ESTADOS UNIDOS. /// DILMA CONDENA CASOS DE ABUSO SEXUAL NO TRANSPORTE PÚBLICO. /// RIO NÃO TEM RAZÃO PARA RECLAMAR SOBRE ÁGUA, DIZ O GOVERNADOR DE SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN. /// BOLSA DE VALORES TEM MELHOR SEMANA DESDE SETEMBRO DO ANO PASSADO. /// JUSTIÇA MANTÉM CONDENAÇÃO DO EX-GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, JOSÉ ROBERTO ARRUDA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Mais irregularidades
Depois do caso do vôlei, que redundou na renúncia de Ary Graça à presidência da CBV, cargo do qual estava de licença, quem entra na berlinda é a CBFS – Confederação Brasileira de Futsal. O craque Falcão, eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo, anunciou que deixará de defender a camisa da seleção brasileira. Através de seu próprio perfil numa rede social, o jogador alegou falta de respeito por parte da CBFS. O movimento partiu de um grupo de jogadores, mas ele é o líder. Além de mais respeito, os atletas exigem o pagamento de atrasados por parte da Confederação. Falcão destacou que sua decisão de não mais vestir a camisa do Brasil é pelo bem da própria modalidade.

Escolas de esporte
O governo do Estado inaugurou mais uma escola de esporte. A nova unidade fica localizada no bairro Santos Dumont. Sem dúvida, trata-se de um projeto que merece aplausos. Como se sabe, o esporte é uma importante ferramenta para a promoção da inclusão social.

Ajuda ao futebol
O Sergipe e o Confiança, os dois clubes da capital que integram o rol de filiados da FSF, estão sendo ajudados pelo governo, nessa fase difícil em que o Batistão está sendo reformado. A reforma nos estádios João Hora e Sabino Ribeiro é de excepcional importância para as duas agremiações.

Bonita festa
A inauguração do sistema de iluminação do Confiança, na última quinta-feira, foi motivo de festa para a família proletária.

Mutirão no Sergipe
A diretoria do Mais Querido fará realizar hoje, sábado, o mutirão da pintura. Prosseguem as obras de revitalização do João Hora, com a participação direta dos torcedores.

Gasto extra
Será de pelo menos 60 milhões de reais o gasto extra motivado pela entrega da obra inacabada do Itaquerão à FIFA, em 15 de abril. O Itaquerão é o estádio mais atrasado da Copa do Mundo, atrás dos outros 11, incluindo-se os de Cuiabá e Curitiba. As estruturas temporárias representam um gasto extra de 60 milhões de reais. O fato é que ninguém quer pagar esta conta.

Chapions League
Segundo sorteio realizado ontem, Barcelona e  Atlético Madrid serão adversários na próxima fase. A partida final da competição será realizada em Lisboa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/valter_jornal  Pra quê comemorar a chegada do outono? Pura bobagem das redes sociais. No Nordeste ainda permanece o calorão do verão.

www.twitter.com/revinhogama Opinião nada tem a ver com frases decoradas. Opinião é feita de questionamentos e respostas. O resto é só um conceito que jogaram em você…

www.twitter.com/higorfb  Gosto de pessoas dóceis, gosto de situações claras.. E por isso tudo ando cada vez mais só .

www.twitter.com/clovis_silveira  Vi e gostei: Solteirice faz mal pro fígado" "Namoro faz mal pro bolso" Fígado se regenera, mas  bolso não!

www.twitter.com/salesneto1 A turma do desespero me escolheu para cristo. Sinal que o caminho está certo. Vamos em frente.

www.twitter.com/AntonioSamarone  @BlogClaudioNun É melhor se aquietar, Sergipe não dar sorte com refinaria de petróleo…

www.twitter.com/roberto_jornal  Mais um sábado que chega. O ano corre em uma velocidade fora do comum. Está apressado, louco para trocar o calendário. Tenho dito!

DO LEITOR

22 de março – Dia Mundial da Água – por Ailton Rocha

Um dos mais belos encontros de Jesus foi com a Samaritana. – Dá-me um pouco d'água (Jo 4,7).- Como é que tu, um judeu, pedes água a mim, uma samaritana? (Jo 4,9).
Ele, o enviado de Deus, pedindo, mendigando um gole d'água. Menos por sede que por amor. Só assim os olhos da alma poderiam varar o muro do preconceito, do ressentimento, e enxergar a luz geradora da vida. Com a Samaritana ele assumiu uma posição de humildade para desarmá-la do preconceito.

O cantor e compositor Gilberto Gil  interpretou com maestria a música de Domingos e Anástacia Tenho Sede:

E essa sede pode me matar
Minha garganta pede um pouco d'água
E os meus olhos pedem teu olhar

A planta pede chuva quando quer brotar
O céu logo escurece quando vai chover
Meu coração só pede teu amor
Se não me deres, posso até morrer”.

A água cala a sede do corpo e move a energia na terra.

Só um desastre salvará Aécio e Eduardo
Por Abrahão Crispim Filho – Só um desastre na Copa salvam Aécio Neves e Eduardo Campos. Pelo menos até o início dos programas eleitorais. Os dois precisariam aí de um bom programa de tv (e bote bom nisso), mesmo tendo margem na desaprovação do governo para crescer. E contar com a ajuda da mídia, que virá, mas não parece estar sendo suficiente. A estratégia da radicalização à direita, sem a apresentação de projeto para o país, tem se mostrado um retumbante desastre. Tá errado.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“Eu tenho ódio e nojo à ditadura.” Ulisses Guimarães, num momento histórico – a da promulgação da Constituição Cidadã, em 1988.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais