Horizonte sem um lampejo de esperança

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Vergonha!

Vergonha! Vergonha!

Vergonha! Vergonha! Vergonha!

Vergonha! Vergonha! Vergonha! Vergonha!

O Brasil tem jeito mesmo? Toda vez que aparece um escândalo de corrupção alguém diz que o Brasil é rico e tem jeito. Será? E não adianta

 culpar apenas a classe política. Os cidadãos também são responsáveis pelo que acontece no dia a dia.

Ai de quem for de encontro às normas da sociedade hipócrita. Entre elas que é normal confundir o público com o privado. E isso engloba o interesse não só particulares, mas de corporações e entidades organizadas de vários segmentos.

É comum ouvir que é cultural a corrupção no Brasil. A Juventude continua crescendo sem saber o que são realmente os valores morais, pelo contrário os jovens têm diariamente exemplos diários do que é mais podre no reino da corrupção e do aparelhamento dos poderes constituídos.

Falam dos valores republicanos da boca para fora. Aliás, alguns destes políticos jamais leram ou têm conhecimento do que é República de verdade.A maioria do executivo, do judiciário e do legislativo se preocupa em defender a elite. Isso em todo o país.

E assim Rui Barbosa continua mais atual do que nunca: “De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto.”

E o horizonte do Brasil é sem nenhum lampejo de esperança.

Vitória e cargo em unidade hospitalar ribeirinha
Manobra para manter num local – quem deveria ficar preso por decisão judicial – pode render nomeações para controle de uma unidade hospitalar na região ribeirinha. Um candidato derrotado está comemorando só porque assinou um relatório e cumpriu o que foi determinado numa reunião às vésperas do feriado. O erro dele foi conversar demais e agora a nomeação será fiscalizada. Alguém gravou o senhor contando toda a história e remeterá para os órgãos investigativos…

Prefeito aliado do líder de Temer no Congresso decreta ponto facultativo contra reformas

O prefeito de Porto da Folha, Miguel de Dr. Marco, aliado do líder do governo Temer no Congresso, André Moura, decretou ponto facultativo para 

Decreto de apoio a greve contra reformas de aliado de André Moura

que os servidores participem da paralisação nacional contra as reformas da previdência, reforma trabalhista e terceirização. Arrepare, a sorte de André é que o presidente não sabe que Porto da Folha existe…

E como todos esperavam, empresário da Torre vai para casa e não para a penitenciária
E no último fim de semana as apostas eram quantos dias o empresário da Torre, José Antônio ficaria no hospital Cirurgia enquanto aguardava a revogação da prisão. Não deu outra, ontem, 25, o TJSE concedeu o direito a liberdade provisória. O empresário foi indiciado por estelionato majorado, associação criminosa e fraude a processos licitatórios.

Benedito quer José Everaldo, de Poço Verde no palanque de JB
E o secretário de Estado de governo,Benedito Figueiredo, tenta a todo custo viabilizar a candidatura do filho, Alexandre a deputado federal. Nem que para isso uma Jackson a adversários históricos. Está costurando a participação do ex-prefeito José Everaldo no governo Jackson e, com isso, receber o apoio do prefeito Igor Oliveira, filho dele.

Remédios no Case
Alguns servidores do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) ficam indignados quando chegam para pegar remédios pessoas de classe alta (inclusive autoridades) de graça. Um absurdo, deveria ter um limite de salário para que os remédios sejam entregues. No estacionamento alguns chegam com carros caríssimos para receberem os remédios gratuitamente. É legal, mas é ético?

Propriá: gestão é considerada desastrosa pelo presidente do PR
Em entrevista ao portal Folha de Sergipe, o presidente municipal do PR de Propriá, André Fontes, considerou a administração do prefeito Iokanaan Santana, PSB, como desastrosa. “A gestão começou atabalhoada, sem norte, sem firmeza, sem credibilidade”, disse.

Parentes e indicações de Renatinho
André Fontes disse que o prefeito tem muitos parentes nomeados e muitas indicações do ex-prefeito Renato Brandão.” Certamente a equipe indicada por Renatinho é uma das principais razões de tanta incompetência. Renatinho teve seus direitos políticos cassados em condenação por improbidade administrativa na sua ultima passagem na prefeitura e hoje é quem dar as cartas na prefeitura. Iokanaan se mostra impotente, embora prepotente, cercado de amadores e maus gestores. Uma equipe completamente despreparada”, alfinetou.

MPE quer saber: reclama de não realizar atividade, mas recebe salário
E o MPE de posse de várias reclamações publicadas na imprensa e nas redes sociais pelo deputado federal que indicou o secretário Antônio Hora, para a pasta estadual do esporte e lazer quer saber porque o mesmo vem recebendo os salários mensalmente já que, segundo o próprio parlamentar “não tem como desenvolver qualquer atividade”. O MPE deve pedir o ressarcimento ao erário.

Crime eleitoral: Sukita é condenado a 13 anos de prisão
A Justiça Eleitoral publicou no Diário de Justiça uma sentença condenando Manoel Messias Sukita a 13 anos, nove meses e 15 dias de reclusão por crime eleitoral. O despacho foi da juíza Andréa Caldas Souza Lisa, da 5ª Zona Eleitoral de Capela, Sergipe. No processo, Sukita é acusado de distribuir dinheiro “em troca de votos a fim de favorecer a campanha eleitoral de Josefa Paixão de Santana e Carlos Milton Mendonça Tourinho, candidatos à Prefeita e Vice-Prefeito” de Capela no pleito de 2012. Mais em:https://.infonet.com.br/noticias/politica/ler.asp?id=199164

Proibição de pesca de 15 espécies é adiada para 2018. Guaiamum pode ser consumido 
A partir de 30 de abril do ano que vem, a pesca, captura, transporte, armazenamento e comercialização de 15 espécies de peixes e invertebrados aquáticos fica proibida. O Ministério do Meio Ambiente alterou o período da suspensão da pesca por meio de portaria. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Lista
Além de prorrogar até abril de 2018 o uso, a Portaria 161/2017 acrescenta mais uma espécie à lista: o budião azul. Segundo Ugo Vercillo, o plano de recuperação aponta para o uso dessa espécie, além de outras como o guaiamum, bagres marinhos e alguns budiões (peixes-papagaio).
(Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente)

Preservação
O diretor do Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do MMA, Ugo Vercillo, esclareceu que a medida é importante para a preservação das espécies. “Considerando que algumas espécies foram identificadas como sendo passíveis de uso e que a orientação para a sua conservação remete ao uso sustentável, o ministério resolveu, então, publicar essa nova portaria que dá mais um ano para que sejam estabelecidas, de forma estruturada, as medidas para o manejo sustentável”, explicou Vercillo.

Portaria
A Portaria 445/2014 protege 475 espécies, classificadas nas categorias "extintas na natureza", "criticamente em perigo", "em perigo" e "vulnerável". Estudos apontaram indícios de que a pesca sustentável de 14 espécies poderia ser compatibilizada com a recuperação das populações. Com isso, em setembro do ano passado, o MMA publicou outra portaria, a 395/2016, que prorrogou os efeitos da lista até 1º de março de 2017 para essas espécies. (Ascom/Ministério do Meio Ambiente)

Salários abril
Os salários de todos os servidores da prefeitura de Aracaju – ativos e inativos -, referentes ao mês de abril, serão creditados na conta na noite desta sexta-feira, 28. No mesmo dia, também será realizado o pagamento da primeira parcela do 13º salário para os funcionários que aniversariam nos meses de janeiro e fevereiro.

RF em Itabaiana
A Receita Federal reunirá dia 4 de maio as 10 horas  na  Câmara de Vereadores  de Itabaiana prefeitos e secretários de finanças  de municípios  do norte e agreste  de Sergipe  para discutir e buscar alternativas para  as dívidas  junto a previdência  Pasep  e outros  órgãos  federais. O evento acontecerá após  entendimento entre o presidente da Câmara vereador José Teles de Mendonça(PR) e o dirigente da Receita em Sergipe Nilson Lima

Ipesaúde contabiliza atendimentos positivos em Lagarto
Pouco mais de sete meses desde sua entrega, a unidade regional Nourival de Silva Santos, do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Ipesaúde), já contabiliza mais de 17.500 atendimentos – dentre procedimentos médicos e administrativos – e se consolida como uma dos espaços modelo do Instituto. Localizada em Lagarto, a regional atende toda a região centro-sul sergipana.

Parceria com a UFS
Inaugurada em 09 de setembro de 2016, com investimento de R$350 mil, desde então, se reedificou com a implantação de novos serviços, recredenciamento de clínicas privadas – com a finalidade de acabar com a limitação de agenda, teto e cotas – e com a parceria inédita entre o Governo do Estado e o Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe, o que possibilita o atendimento de pacientes por uma equipe técnica altamente qualificada.

Profissionais
“A unidade do Ipes em Lagarto conta com os melhores profissionais de medicina do estado de Sergipe, que foram triados dentro de um dos concursos mais concorridos da Universidade Federal. São esses os profissionais que atendem o paciente do Ipes de Lagarto, as pessoas tem que saber disso e ter orgulho”, comenta o presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira.

Revivendo a Jovem Guarda, sábado, 29
Quem viveu os melhores momentos da Jovem Guarda canta junto com Renato e Seus Blue Caps, Zezo e The Fevers! Os conjuntos mais 

importantes dos anos 60 e 70 se apresentam em Aracaju no dia 29 de Abril, no Espaço Emes, numa grande Festa de Arromba! Mesas à venda na Central do Ticket – Primeiro piso do Shopping Riomar.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ReinaldoMoura1   O Capitao Samuel é o cara. Publicou no face que promoveu 1300 militares. Pensei que tinha sido JB. Parabéns "capitã"

www.twitter.com/fmncaldas   Eleições a cada 2 anos tem que acabar. Ninguém trabalha, só pensam em eleição.  Deveria ser eleições gerais a cada 5 anos, sem reeleição.

www.twitter.com/ThalesBrandao   Greve Geral será só mais um feriado prolongado. Vão aprovar as reformas e td mundo vai ficar chupando dedo.

www.twitter.com/anterogreco   Relembrando o aviso: não entro mais em discussões. Divergir, ok. Mas usou termos depreciativos, me desculpem, corto o papo e vida que segue.

www.twitter.com/frednavarro   Tuitar é igual a dirigir. Se beber, evite. A chance de escrever besteira é de 100%.

www.twitter.com/forastieri   Você leu certo. Um assalariado que ganhe R$ 5 mil por mês paga 27,5% de imposto de renda. Os super-ricos pagam 6,51%.

DO LEITOR

Rua Ministro Nelson Hungria: irresponsabilidade da SMTT
Do leitor Paulo César: É definitivamente uma irresponsabilidade insuportável da SMTT.   Várias vezes alertamos para o grave problema da rua Min Nelson Hungria, esquina com GBarbosa acima, carros estacionados no horário de pico, saída dos alunos do CEPI e Santa Chiara.   Carros estacionados em frente ao bar da esquina, carros estacionados na contramão em frente ao GBarbosa, comércio nas calçadas, agora com  barracas.   Uma irresponsabilidade total da SMTT.   Algumas vezes mandaram agentes e eles ficavam em frente ao CEPI, encostados na parede, enquanto sofremos para passar em qualquer sentido na rua Min Nelson Hungria.   Por favor, restrinjam  o estacionamento na rua, pode-se estacionar nas ruas transversais, o mercadinho tem um amplo estacionamento, é humanamente impossivel trafegar naquela área.  Será proteção a alguém.    UMA PALHAÇADA DA S MTT.”

NOTA DE REPÚDIO – ASMP

Em defesa do Ministério Público  A ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DO MINISTÉRIO PÚBLICO (ASMP), entidade criada em 1943, que congrega Promotores e Procuradores de Justiça, em exercício, em disponibilidade e aposentados, por força do que disciplina o art 2º, alíneas “a”, “b” de “c”, vem a público apresentar a presente NOTA DE REPÚDIO em meio a declarações veiculadas pelos mais variados meios de comunicação atacando de forma leviana e irresponsável atos de gestão da Procuradoria-Geral de Justiça, esclarecendo a toda sociedade sergipana que acredita e confia, irrestritamente, na administração do Excelentíssimo Procurador -Geral de Justiça, Dr. José Rony de Almeida, e no trabalho dos Promotores de Justiça que atuam na Curadoria do Patrimônio Público, Dr. Jarbas Adelino S. Júnior, Dr. Bruno Melo Moura e Dra. Luciana Duarte Sobral, no enfrentamento incessante e incondicional aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, apropriação e desvio de recursos públicos no âmbito da administração estadual e municipal, assim como no trabalho de todos os demais Promotores de Justiça que militam nas mais diversas áreas.
A ASMP vê com naturalidade reações corporativas à reafirmação do poder investigatório do Ministério Público, hoje já consolidado na jurisprudência nacional e na legislação vigente, mas jamais permitirá insinuações maledicentes e casuísticas acerca da lisura, retidão e independência dos trabalhos investigativos de quaisquer de seus membros, sempre pautado no compromisso maior de bem e fielmente defender os interesses sociais.
Ressalte-se, finalmente, que a ASMP, juntamente com a administração do Excelentissimo Procurador-Geral de Justiça e com os Promotores do Patrimônio Publico estará vigilante na firme defesa dos interesses gerais do Ministério Público de Sergipe e também no que respeita à preservação das garantias e prerrogativas dos seus associados, cujos resultados das ações por eles desenvolvidas estão voltados à preservação do bem comum e à promoção da cidadania.

Aracaju(SE), 24 de abril de 2017
A DIRETORIA

ARTIGO

Jerry Adriani, “A Voz de Propriá” e os álbuns de figurinhas. Por Joseilton Nery

Como havia dito na página do facebook, a música brasileira perdeu, na tarde de domingo, uma das mais belas vozes, além de excelente intérprete: Jerry Adriani.

Foi através do serviço de alto-falante “A Voz de Propriá”, sob o comando de outra voz extraordinária, o portentoso locutor Nivaldo Macujé, que passei a conhecer Jerry Adriani.  Lá pelos idos 73, os ídolos da Jovem Guarda possuíam audiência certa, por meio da reprodução sonora em disco de vinil (long play, compacto duplo, compacto simples) conduzida por Macujé. Além de Jerry Adriani, ouvíamos – da safra da Jovem Guarda –  Wanderley Cardoso, Wanderléa, Paulo Sérgio, Antônio Marcos, Renato & Seus Blue Caps e, evidentemente o “Rei” Roberto Carlos. Porém, na grade de programação, digamos assim, da nossa emissora comunitária, havia espaço também para outros gêneros, como o bolero e a chamado “brega”. Por lá, aprendi a ouvir Altemar Dutra, Nélson Gonçalves, Ângela Maria, Waldick Soriano, Odair José (um dos músicos mais censurados e perseguidos pela ditadura militar, além de setores conservadores da Igreja Católica), Evaldo Braga, Fernando Mendes entre outros.

Menino de calças curtas, curioso que fui, vez em quando, bisbilhotava o studio  de “A Voz de Propriá”, a fim de conhecer os seus profissionais, como se comportavam e o cenário que transportava-nos até os ídolos e as canções de sucesso, daquele tempo. A emissora que era patrocinada pelos comerciantes propriaenses localizava-se na Rua do Rotary, uma sala minúscula, no primeiro andar dos fundos do Cine Propriá, bem no centro comercial da nossa Puru-piau. Os postes com os alto-falantes concentravam-se nas avenidas José Conrado de Araújo, Tavares de Lyra e Gracho Cardoso.

Retornando ao talentoso Jerry Adriani, seu rosto se tornou mais conhecido para mim, ainda naquela época, através dos álbuns de figurinhas. Colecioná-los fazia parte do entretenimento da garotada dos anos 70. Recordo-me de um álbum em que Jerry Adriani era um dos destaques nas páginas dedicadas à Jovem Guarda, onde também pontuavam, além dos citados anteriormente, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, Ronnie Von e Erasmo Carlos. Numa outra página do álbum, tínhamos as bandas vinculadas àquele movimento da música nacional: The Fevers, Golden Boys, Os Incríveis e a já citada Renato & Seus Blue Caps.

Principalmente nos tempos de férias, os bancos de cimento do canteiro central da Av. José Conrado de Araújo, bem em frente ao  12 Tênis Club, se tornavam o nosso “gramado do Maracanã”, nas disputas de bate-bate, umas das brincadeiras com figurinhas, além da compra, venda e troca. Os bancos eram estratégicos, pois situavam-se a poucos metros da banca de Baixinho, que vendia figurinhas, gibis, cordel, balas, guloseimas e sorvetes. Nos bate-bates, as pelejas eram acirradas. Algumas vezes, surgia uma briga. Alguns malandrinhos usavam a artimanha de cuspir a própria mão, para umedecê-la e facilitar a virada das figurinhas, ludibriando o adversário ou vários adversários, pois não havia limite de contendores. Me pergunte se já fiz isso! Rsrsrs…

Tive infância. Conhecer e admirar os ídolos musicais da época, fez parte dela. Jerry Adriani foi um deles. E nas minhas reminiscências, sempre ficarão marcados o seu timbre de voz e suas belas canções: “Querida”, “És Meu Amor” (a minha predileta), “Doce, Doce Amor”, “Tudo Que É Bom Dura Pouco”, “Amor Querido”, “Te Levo no Coração”. Somente no início dos anos 80, tive a satisfação de vê-lo cantar algumas dessas canções, numa exibição durante a inauguração do Conjunto Santa Teresa, bairro Aeroporto, em Aracaju.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Quem vence alguém é o um vencedor, mas quem vence a si mesmo é invencível.” Morihei Ueshiba, mestre de artes marciais japonês, morreu em 26 de Abril de 1969  (n. 1883).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais