IMD:Eliane confirma dificuldade,mas não fechará.Oliveira destemperado

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Antes de tudo, a nota de ontem, 08, sobre a possibilidade do fechamento do Instituto Marcelo Déda (IMD) foi passada ao titular deste espaço por um dos velhos amigos de Déda que participa de todas as reuniões. Hoje o blog publica duas notas de esclarecimento. As duas de dois jornalistas ligados a Déda.

A primeira da viúva e hoje vice-governadora do Estado, Eliane Aquino que de maneira educada esclareceu que não é verdade o fechamento do Instituto que passa realmente por dificuldades e também que não doará o acervo.

Já a segunda nota é de José de Oliveira Júnior, presidente do Instituto, que foi o braço direito de Déda e é funcionário da Caixa, mas também jornalista se muitos não sabem, da época dos chamados provisionados. Pois bem, a nota de Oliveira destoa do temperamento dele e de maneira destemperada ataca o titular deste espaço que apenas publicou de uma “fonte” segura bem ligada a Marcelo Déda. A “maldade” e a “meia verdade” citada por Oliveira Júnior certamente é fruto do devaneio de quem vive encastelado em quatro paredes no governo estadual submisso a um cargo comissionado para não retornar para a Caixa Econômica Federal.

As duas notas recebidas pelo blog:

Eliane Aquino:

Caro Cláudio Nunes,
Sobre as informações em sua coluna relacionadas ao Instituto Marcelo Déda, informo:

1. Não é verdade que o Instituto Marcelo Déda irá fechar, mas é verdade que temos muitas dificuldades em concretizar o que ele sonhou ou mesmo de mantê-lo como é hoje. Não é fácil manter uma instituição do terceiro setor, muito menos quando as práticas adotadas por ela primam pela ética, transparência e que lida com um legado tão forte;

2. Também não é verdade que estamos doando o “acervo” de Marcelo Déda a uma biblioteca. Primeiro é importante ressaltar que esse é um acervo reunido, catalogado, digitalizado e organizado graças ao trabalho de um pequeno núcleo de trabalho praticamente voluntário. Além disso, esse material compreende boa parte da memória de Marcelo Déda enquanto governador de Sergipe, portanto, trata-se de matéria de interesse da memória coletiva da sociedade;

3. O fato é que esse material em breve será disponibilizado aos sergipanos para consulta e pesquisa na maior e mais importante biblioteca sergipana, a Epifânio Dória. Ali teremos um espaço reservado para a preservação da memória de Marcelo Déda e da sua passagem pela vida pública do estado;

4. Por fim, cumpre-me dizer que a figura, a imagem e a memória sobre a postura de Marcelo Déda são de domínio público, fazem parte da história dos sergipanos, da política e preservar tudo isso é tarefa cotidiana por todos nós, que nos orgulhamos de sua vida pública . Sua partida física não significou nem significará o esquecimento do que ele representou pra sua gente, muito pelo contrário, ele foi e será sempre um estadista. O conjunto de referências que Marcelo Déda representa será lembrado em campanhas eleitorais, em governos, nos ambientes educacionais, no cotidiano, e quanto mais isso ocorrer mais próximos estaremos da estatura que ele teve na política sergipana e nacional. “Déda é História, e História a gente conta”.

5. Um homem com a trajetória de Marcelo Déda pode e deve ser exemplo para as novas gerações, tão descrentes da politica como ferramenta de transformação da sociedade, Este sim, em meu entendimento, é um dos grandes papeis do Instituto Marcelo Déda, algo que esperamos e trabalhamos para materializar;

A nota de José de Oliveira Júnior:

Caro Cláudio Nunes
Li com muita tristeza seus comentários sobre o Instituto Marcelo Déda da edição de hoje (08/05/2019) do seu blog. A sua nota maldosa utiliza a antiga técnica de se pautar em meias verdades – que como se sabe, costumam somar um mentira inteira – para sustentar uma opinião disparatada sobre o Estado de Sergipe, que você diz que não é sério, agredindo a si próprio e a todos que amam esta terra. Permito-me apenas discordar da opinião disparatada, mas quantos aos fatos e ao Instituto, algumas correções são indispensáveis, e enumero.
Em primeiro lugar, você diz que usaram e abusaram do Instituto em campanhas eleitorais. É mentira. O IMD em momento nenhum foi usado em campanha eleitoral de quem quer que seja. A figura pública de Marcelo Déda sim, pode e deve ter sido evocada por vários candidatos; e pela enorme credibilidade e respeito que goza junto ao povo de Sergipe, é natural que muitos tenham se referido à sua imagem pública. Confundir o IMD com referências à pessoa política de Marcelo Déda é um absurdo, e não sustenta sua afirmação.
Repito: IMD não foi usado por candidato algum, em momento algum, até porque seria uma transgressão ao nosso Estatuto e ao conceito de ética republicana e democrata que prezamos.
E para sustentar uma acusação dessa, seu papel como jornalista seria demonstrar e apontar nomes e fatos, o que você não fez e não fará porque, como disse antes, a afirmação é pura e simplesmente mentirosa.
Em segundo lugar, a parte verdadeira da sua meia verdade é que apenas poucas pessoas contribuem com 50,00 reais ao mês para manter o Instituto. É verdade. Você fala que cerca de 50 sócios contribuíam anteriormente: é mentira. O Instituto mantém seus balancetes à disposição do público e tem um importante site onde se encontra um dos maiores repositórios de dados virtuais sobre uma personalidade política do país, no endereço www.institutomarcelodeda.com.br. Este site foi feito graças à contribuição voluntárias de várias pessoas, e nem sempre essa contribuição se expressou em forma de doações financeiras. Nunca houve cinquenta associados com contribuições regulares, mas há sim um número muito maior de pessoas que se identificaram com a ideia de preservar o legado de Marcelo Déda e o fazem ou fizeram de forma espontânea e distintas maneiras de apoio e endosso aos propósitos do Instituto. Obter recursos financeiros não é e nunca foi nosso objetivo.
O resto da sua nota segue os mesmos absurdos: usa o coletivo para falar de pessoas que na sua opinião “usam” o nome de Marcelo Déda. Uma das pessoas que mais usam o nome Marcelo Déda na imprensa sergipana é justamente você próprio.
Enfim, por iniciativa do Instituto Marcelo Déda propusemos ao Governador Belivaldo Chagas que, no espaço da Biblioteca Epifânio Dórea, que passa por uma reforma, reserve algum espaço para que o acervo de documentos do Instituto possa ser consultado por qualquer cidadão interessado, de forma mais acessível. Da mesma forma que o Palácio Olímpio Campos preserva a memória de diversas personalidades do Estado; da mesma forma que outros Museus e organizações culturais públicas e privadas fazem.
Acervo que, diga-se de passagem, é de natureza pública e ligada ao exercício do cargo de Governador exercido por Marcelo Déda em vida. Mantido em uma. Biblioteca, lugar natural de consulta e referência para quaisquer interessados em consultá-los, adicionando valor ao legado mantido em forma digital que já está disponibilizado no site.
Parece, Cláudio, que de tanto ver e repetir notícias amargas, você desaprendeu a ver a realidade dos fatos e incorporou a amargura e desamparo aos seus próprios olhos: o legado de Marcelo Déda é de valor notório, indiscutível e patrimônio de todos os sergipanos; preservá-lo é sim obrigação dos entes públicos; auxiliar e garantir essa preservação é tarefa que nós, admiradores do trabalho e da personalidade de Déda, buscamos fazer através da nossa contribuição voluntária.
Não há um único ato do Instituto Marcelo Déda incompatível com os preceitos éticos que defendemos e preservamos. A sua nota, sem amparo em fatos, com acusações genéricas e descabidas, tenta desmoralizar o Instituto e merece nosso inteiro repúdio.

José de Oliveira Júnior/Presidente do IMD.

NOTAS

 

STF: ministra Cármen Lúcia indeferiu recurso ao governo do estado para não nomear agente prisional O governo do Estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal STF para não realizar, ou nomear Agente Prisional através de concurso público. O recurso especial com agravo foi indeferido pela ministra Cármem Lúcia que reafirmou a obrigação de realização e nomeação de servidores para atender a proporção um agente para cinco presos, conforme determinado em sentença de piso.

 

Atenção Sefaz: que tal uma operação nos shoppings Jardins e Riomar? Ou é pura coincidência ou tem algo errado no “sistema” para emissão de notas fiscais nos dois shoppings de Aracaju: Jardins e Riomar. Em algumas lojas – justiça seja feita não são todas – a operadora do caixa informa que o “sistema” está fora do ar ou lento e a nota fiscal não é emitida. Se o cliente “quiser esperar”. Ou seja…. Como a Secretaria da fazenda vem realizando a operação Concorrência Leal em vários estabelecimentos no interior seria bom chegar de surpresa, nos dois shoppings. Quem não deve, não teme. Ou não!

Prefeitura de Glória: desrespeito ou montagem? Se verdade, merece punição quem fez A foto ao lado circulou em algumas redes sociais da região de Nossa Senhora da Glória. É a galeria de prefeitos da cidade, onde mostra a foto do ex-prefeito Jairo de Glória (que gerenciou o município interinamente), de cabeça para baixo. Se for verdade e não montagem o atual prefeito deveria punir o responsável pelo ato. Até que ponto chega a disputa política em Sergipe?

Terminal Pesqueiro de Sergipe Os deputados Laércio Oliveira e Zezinho Sobral estiveram na Secretaria de Aquicultura e Pesca do governo federal para pedir a liberação dos recursos para finalizar a obra do terminal pesqueiro de Sergipe. “Uma boa notícia é que o terminal de Sergipe é o que está mais avançado comparando-se com os outros 15 que estão em obras no país e por isso será priorizado. Continuarei na luta junto à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para que essa obra seja finalizada o mais rápido possível”, disse Laércio.

Aval da PGE O secretário de Estado do Planejamento George Trindade espera aval da PGE para garantir que os funcionários da empresa IT Consulting não sejam prejudicados e recebam o que tem direito com os pagamentos que o governo fará a empresa. Tem funcionário que pediu demissão há três meses, por conta dos salários atrasados e nada. É torcer para que a PGE ajude nesta solução.

Diário de delegacia A guia de exame no morto e o carimbo do delegado, por Antônio Moraes, amanhã, 10.

Pacto federativo E ontem, 08, ao lado de outros 23 representantes dos Estados brasileiros o governador Belivaldo Chagas, PSD, se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre e da Câmara, Rodrigo Maia, na residência oficial da Presidência do Senado, em Brasília, para discutir o Pacto Federativo. Ministros e lideranças partidárias do Congresso também participaram do debate.

Expectativa A expectativa do governador Belivaldo Chagas é de que a medida contribua para melhorar a situação financeira dos estados e a retomada do crescimento econômico do país. Os governadores ainda expuseram questões como ajuda financeira, a revisão da Lei Kandir para assegurar que estados possam receber o ICMS de produtos exportados, a chamada cessão onerosa, a qual deverá possibilitar uma renda extra a partir da exploração do petróleo, prorrogação do Fundeb e a própria reforma da Previdência.

São Braz: Projeto “Pão Amigo” repercute na mídia sergipana E ontem, 08, o empresário J. Cláudio do Shopping São Braz e do supermercado do mesmo nome (em Nossa Senhora do Socorro) concedeu entrevista a Paulo Souza e Rosalvo Nogueira na Jovem Pan. J. Cláudio destacou o projeto “Pão Amigo” criado por ele e disse que torce para que a ideia chegue em outras cidades paras que outras sejam beneficiadas. “Pão grátis para quem precisa” Realmente uma grande iniciativa de um empresário que começou a labutar jovem em Poço Verde e hoje, ainda jovem e bem sucedido continua se preocupando com os menos favorecidos. J. Cláudio teve uma visão empresarial e construiu o shopping São Braz que vem tendo uma grande recepção junto a comunidade local.

Canudos de plásticos proibidos em Aracaju E uma ótima ação dos vereadores de Aracaju em aprovarem o projeto de lei proposto pelos vereadores Vinícius Porto (DEM), Zezinho do Bugio (PTB) e da ex-vereadora Kitty Lima, para proibir o uso de canudos confeccionados em material plástico em estabelecimentos da capital como bares, restaurantes, etc. Em substituição aos canudos de plástico poderão ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material ou semelhante.

Professor recebe nesta quinta-feira, 09, título de cidadania em Aracaju A Câmara Municipal de Aracaju entrega nesta quinta-feira, 9, título de cidadania ao professor universitário Alcides Anastácio de Araújo Filho. A honraria que será concedida ao catarinense foi proposta pelo vereador Lucas Aribé.

Fanese Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Negócios e Marketing, o docente integra atualmente o quadro de coordenadores da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). Casado e pai de dois filhos, Alcides Anastácio vive em Aracaju desde 2005 e carrega como lema: servir e ser feliz! A sessão especial para entrega do título está marcada para às 16 horas no Plenário jornalista Abrahão Crispim de Souza.

SergipeTec realiza workshop sobre empreendedorismo digital no sábado, 25 Promover o empreendedorismo, visando a inovação, competitividade, e a geração do conhecimento, trabalho e renda. Esta é a missão do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), que promove, continuadamente, cursos, palestras e treinamentos. Fortalecendo essa ideia, no próximo dia 25 de maio, de 8h às 12h, no Parque Tecnológico (Av. José Conrado de Araújo, 731, Rosa Elze, em São Cristóvão/SE – logo após o campus da UFS), será realizado um Workshop sobre Empreendedorismo Digital, cujo tema é: Saiba como vender mais através das redes sociais.
Resgate Com o objetivo de trazer muito mais do que teoria ou fórmulas mágicas, a ministrante da capacitação, Juh Domingues, explica que vai resgatar a prática do que, realmente, está sendo aplicado, hoje, no mercado digital e de uma forma acessível a todos os ramos empresariais.

Meta “O workshop tem como meta ensinar empresários e empreendedores a como utilizar as redes sociais, com a finalidade de gerar lucro para o seu negócio. Trazer um conteúdo prático e acessível, através do qual todos possam aplicar, imediatamente, e desmistificar a forma como se utilizam as postagens em redes sociais”, destaca Juh, publicitária e especialista em Marketing Digital. Para se inscrever, basta acessar o link que está disponível no site do SergipeTec. O valor da inscrição é de R$30. Mais informações: (79) 99828-0813.

Sergipanos participam de Feira nos Estados Unidos Sergipe está presente na OTC – Offshore Technology Conference 2019, que acontece em Houston, nos Estados Unidos. Seis empresas, além de técnicos do Sebrae, participam do evento, considerado o maior e mais importante da cadeia de petróleo e gás do mundo.

Cadeia de petróleo e gás no mundo A participação na Feira, que este ano conta com a presença de mais de 2,4 mil empresas representando 120 países, é uma ação de acesso a mercado promovida pelo Projeto Energias de Sergipe, desenvolvido pela Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae. Entre as companhias sergipanas que participam da OTC estão a Engepet, Wellcon, Petrolab, WN Serviços, EPG e Wellservice.

Intercâmbio “Queremos promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre os sergipanos e as companhias internacionais e identificar tecnologias e informações que possam ser transferidas para os pequenos empreendimentos que atuam nessa área”, explica o analista da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae, José Leite.

Encontros de negócios Os empresários também estão tendo a oportunidade de realizar visitas técnicas aos outros expositores da OTC, participar de congressos técnicos e realizar encontros de negócios com empresas de diversos países para identificar possíveis parceiros tecnológicos e comerciais. A ideia é que eles também possam conhecer novos modelos de negócio, avaliar os padrões dos concorrentes internacionais e estabelecer contatos com empresas e instituições que atuam nesse mercado.

Rayr Barreto na Europa: Prefeitura de Itabaiana apoia e incentiva Convocado para disputar a Copa do Mundo integrando a Seleção Brasileira de Paraciclismo, o jovem Rayr Barreto, que tem uma história de luta e superação que comove os itabaianenses, já está na Itália onde o evento ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de maio; em seguida irá para a bélgica, onde participará de mais uma etapa da Copa entre os dias 16 e 19.

Parecer da PGE A prefeitura de Itabaiana, após uma solicitação do prefeito Valmir de Francisquinho à Procuradoria Geral do Município, criou e enviou à Câmara Municipal de Itabaiana, onde foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 2.267/2019, que institui, no âmbito do município de Itabaiana, o Programa de Auxílio ao Esporte que possibilitou a Rayr contar com total apoio da Prefeitura.

Orgulho “Rayr é um orgulho para a nossa cidade. O município não poderia deixar de ajudá-lo e fazer parte deste momento histórico: itabaiana tem um filho que é destaque e está levando o nome da nossa cidade para a Europa”, destaca Valmir de Francisquinho, prefeito.

Felicidade Para Rayr, o apoio e incentivo da Prefeitura é motivo de felicidade: “Isso me faz feliz. Apesar de todas as dificuldades, pois é um esporte caro, sempre contei com o apoio de minha família, do comércio e agora sei que poderei sempre contar com a Prefeitura de Itabaiana”.

História O jovem Rayr Barreto, aos 19 anos, ficou impedido de caminhar após ter sofrido um acidente de moto. Sedentário e prestes a realizar uma cirurgia bariátrica, ali, a flor da idade, ele ganhava uma nova oportunidade de recomeçar a vida. Contando com o apoio de toda sua família, ele superou e, apesar de passar 4 meses de cama e não conseguir mais caminhar, encontrou sua vocação no esporte. Rayr conheceu o paraciclismo em 2014 e de lá para cá, tem colecionado diversos títulos. Em 2017, ficou conhecido nacionalmente após ter participado do programa Encontro, com Fátima Bernardes na Rede Globo.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                     

Anatomistas do Brasil No próximo dia 15 de maio, o médico, professor e presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Dr. José Aderval Aragão, lançará a obra intitulada ‘Anatomistas do Brasil’, no Museu da Gente Sergipana às 17h30. O livro é o único no país a registrar a história de todos os anatomistas brasileiros que foram de grande importância para todas as áreas de saúde, mais especificamente para a medicina brasileira.

Banda propriaense lança videoclipe A banda Propriaense Anjos Inocentes lança o vídeoclipe da música Meio Sem Querer. O lançamento do videoclipe faz parte da programação de comemoração dos 20 anos da banda, que foi fundada em outubro de 1999 pelo vocalista Ricardo Vieira e pelo guitarrista Isaías Silva. Com produção do lagartense Lucas Silva, as imagens foram captadas na cidade de Propriá (Cine Veneza, Caverna Rock, Hotel Velho Chico, Ponte SE/AL, Bar o Mangaba) onde aparecem algumas imagens do belo Velho Chico. A formação da Anjos Inocentes hoje conta com Ricardo (vocal), Igor e Isaías (guitarras), Weverton (bateria) e Henderson (baixo).

 

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/jrobertotgomes Idiotas se acham geniais quando conseguem alguns likes de outros idiotas por difundir sua estultícia em lacrações ininteligíveis aos com bom senso. Se não pregassem o ódio seriam até divertidos de tão idiotas, mas infelizmente alastram a violência e o preconceito.

www.twitter.com/RicMarques_RM A cada dia que você e eu acordamos, deparamos com o mesmo desafio: superar a mediocridade é viver nosso potencial pleno. Elevarmos acima das desculpas e dar nosso melhor.

www.twitter.com/clovis_silveira Neste Dia Nacional do Turismo, Sergipe não tem nada a comemorar, muito pelo contrario, tem muito, mais muito mesmo a lamentar!

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia
“Não faças amizade com um homem colérico, não andes com o violento, há o perigo de que aprendas os seus costumes e prepares um laço fatal.” Provérbios 22, 24-25.

www.twitter.com/Fernando_Negrao  E a barraca de banana continua lá, ocupando a vaga de estacionamento de deficientes. Ponto para a @smttaju e para o prefeito @EdvaldoNogueira . Cidadania é isso: as bananas.(A foto acima foi publicada pelo blog na semana passada, mas a SMTT e o prefeito Edvaldo Nogueira parecem que só defendem a mobilidade e os deficientes físicos nos discursos. Na prática é como o leitor Fernando escreveu…as bananas…”
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais