Imprensa, credibilidade e verdade

Este jornalista tem, ultimamente, lido e ouvido comentários de que a imprensa deve ser imparcial quantos aos fatos e acontecimentos políticos. Que não se deve ter preferência por esse ou aquele candidato. Porém, o que se vê na prática, sobretudo na grande mídia, é justamente o oposto do que se disse acima.

 

Uma simples leitura dos principais jornais e revistas do país deixará claro que existe sim uma preferência subliminar por um determinado candidato à Presidência da República. O erro não está na livre manifestação de pensamento em favor de um ou outro projeto político, mas no fato dessa preferência não ser revelada abertamente aos leitores. O que, convenha-se, não é eticamente correto.

 

O leitor precisa saber sim qual é o real pensamento do formador de opinião, até para poder criticá-lo ou simplesmente ignorá-lo. Exemplo disso ocorreu com o The New York Times e o The Washington Post que revelaram, em seus respectivos editoriais, a preferência pelo o então candidato a Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No Brasil, a revista Carta Capital, por diversas vezes, agiu de modo semelhante, basta ver a eleição de 2006.

 

Recentemente o jornalista Venício Lima, em artigo com o título ”Eleições 2010 –  Pelo apoio eleitoral explícito” lembrou que “estamos em ano eleitoral e os posicionamentos “implícitos” de apoio político partidário da grande mídia estão cada vez mais difíceis de simular. Não seria, então, democraticamente salutar que cada um dos veículos de comunicação do país explicitasse seu apoio eleitoral e abandonasse a falsa posição editorial de independência, como inusitada e corajosamente fez a própria presidente da ANJ? O primeiro passo seria declarar: “Pelas razões x e y, apoiamos o candidato A, e não o candidato B”. Ao assumir uma posição que já está implícita, tanto na pauta quanto no enquadramento de suas matérias, o veículo talvez ganhasse até mesmo em credibilidade, de vez que o leitor – que não é tolo – não se sentiria enganado”.

 

Venício lembra que “declarar apoio político-partidário a candidatos em disputas eleitorais é comportamento rotineiro em democracias representativas e ajuda a tornar mais transparente todo o processo de disputa política. Isso não exime a grande mídia, no entanto, de seu compromisso ético e profissional com a verdade e o equilíbrio. Na doutrina liberal, a informação correta, além de um direito do cidadão, serve de base primária para a formação de uma opinião pública autônoma e esclarecida, construtora das decisões do voto nas democracias”.

 

O sucesso deste blog (que é o resultado das opiniões deste jornalista e de vários leitores) nestes quatro anos tem como norte principal a verdade e o espírito critico. O sucesso deve-se também a um esforço pessoal que poucos têm conhecimento. O blog continuará com o mesmo senso de justiça que conquistou a credibilidade perante leitores fieis, independentes de posições partidárias e ideologias políticas. 

 

O bom jornalismo se faz com verdade, sem dissimular imparcialidade que soa mais falsa do que uma nota de três dólares. Essa é a diferença!

 

Encontro histórico não aconteceu

Parece que ainda não será nestas eleições que os primos Almeida Lima e Jackson Barreto vão se sentar para conversar sobre política partidária e o PMDB. O encontro que aconteceria ontem, 17, na sede do partido, não aconteceu porque o senador Almeida Lima desmarcou porque foi chamado com urgência e viajou a Brasília.

 

Encontro sem sentido

Na verdade o encontro seria apenas para confirmar o que a imprensa já noticiou: Jackson avisaria que seria o candidato do PMDB na chapa majoritária e Almeida diria que deseja ser candidato à reeleição. Se depender da direção nacional o acordo feito em 2008 será mantido e com isso Jackson será o candidato.

 

Desempenho de Dilma

O deputado federal Jackson Barreto disse que as últimas pesquisas que colocam Dilma à frente de Serra confirmam os prognósticos da coordenação de campanha e não tem duvida que ela será eleita presidenta da República principalmente quando Lula aparecer  no programa eleitoral mostrando o quanto o país cresceu nos últimos anos. Ele deu como exemplo os cerca de 30 milhões de brasileiros que saíram da linha da miséria.

 

Continuidade

Para Jackson Barreto com a alta popularidade de Lula a população brasileira está dando o recado que não deseja mudanças e sim continuidade administrativa. “E com o crescimento de Dilma e a queda de Serra o projeto de João Alves Filho em retornar ao governo caí por terra”, avisou.

 

UGT vai se reunir com João Alves Filho

A União Geral dos Trabalhadores – UGT/SE terá uma reunião com o ex-governador João Alves Filho, hoje, 18, às 11hs, na sede do DEM, no bairro 13 de Julho. Segundo o presidente da UGT em Sergipe, Raimundo Nonato, o encontro servirá para discussão sobre o projeto de políticas públicas para os trabalhadores. A UGT vai convidar também os outros candidatos.

 

Tiro na bunda

Nas rodas políticas a piada mais contada é a lembrança do deputado João das Graças que num passado recente resolveu uma briga política com o tiro na bunda de um adversário em Graccho Cardoso. A piada finaliza com o fato da moda do tiro na bunda não pegou em Sergipe. Já pensou se pegasse? Tinha gente que não teria mais espaço…

 

Residencial Oficial I

Há na legislação eleitoral previsão legal expressa e autorizativa para reuniões que sejam feitas nas residências oficiais, ainda que para tratar de assuntos de campanha, desde que não tenham caráter de ato público, com a participação de milhares de eleitores. Em 2006, o então governador João Alves Filho realizou diversas reuniões políticas no Palácio de Veraneio. Os membros da oposição que criticam hoje, estão apenas esquecendo de um passado recente.

 

Residência Oficial II

O presente parágrafo permite também o uso de transporte oficial para atos de campanha freqüentado pelo Presidente da República e candidato à reeleição. Também é permitido aos chefes dos Executivos, nas três esferas, utilizar residência oficial para a realização de reuniões pertinentes à própria eleição: § 2º A vedação do inciso I do caput não se aplica ao uso, em campanha, de transporte oficial pelo Presidente da República, obedecido o disposto no art. 76, nem ao uso, em campanha, pelos candidatos a reeleição de Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Prefeito e Vice-Prefeito, de suas residências oficiais para realização de contatos, encontros e reuniões pertinentes à própria campanha, desde que não tenham caráter de ato público.

 

 

Duas ovelhas do mesmo rebanho

Enquanto que na AL, as agressões ainda estão no campo verbal, em Poço Redondo, na última sexta-feira, os vereadores Cidinho de Bento e Luiz Alberto trocaram socos e pontapés. Detalhe: os dois são aliados e fazem parte da bancada do prefeito frei Enoque. Ou seja, são duas ovelhas do mesmo rebanho, comandado pelo pastor Enoque.

 

Presidente do TJSE fala sobre ofício do Sindiserj

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargador Roberto Porto, recebeu a visita da deputada estadual Ana Lúcia Menezes, na manhã de ontem, 17. Na ocasião, foi discutida a greve dos servidores do Judiciário, entre outros assuntos. O Presidente explicou à deputada que o Sindiserj não pode falar em intransigência, já que nesses 15 meses de gestão sempre esteve aberto e disponível ao diálogo, realizando com representantes dos servidores mais de 20 reuniões.

 

Esclarecimento sobre negociação

Foi esclarecido ainda à deputada Ana Lúcia que a negociação estava em pleno curso e que, inclusive, foi apresentada uma proposta de reajuste salarial de 6%. Mesmo assim não houve qualquer retorno ou contra-proposta por parte do Sindiserj, que optou pelo caminho da greve. Em um ofício entregue hoje à Presidência do TJSE, o Sindiserj solicitou pronunciamento sobre a negociação dos dias não trabalhados pelos servidores durante o movimento grevista. O Desembargador Roberto Porto afirmou para a deputada Ana Lúcia que não há possibilidade de discussão sobre o corte do ponto.

 

Retomada das negociações

O outro ponto levantado pelo Sindiserj no ofício diz respeito à elaboração de um Plano de Cargos e Salários. O Presidente do TJSE falou para a deputada que embora seja possível discutir melhorias no Plano de Carreira dos servidores, a elaboração de um novo Plano nunca foi colocada pelo sindicato, em reuniões anteriores, como questão fundamental. O Desembargador Roberto Porto se mostrou ainda disponível para retomar as negociações do ponto onde pararam, tão logo ocorra o término do movimento grevista, que foi declarado ilegal por decisão judicial.

 

Ciclismo em Aracaju

Depois da construção nos últimos anos de diversas ciclovias – foram mais de 56 km – cortando toda a cidade, a Prefeitura de Aracaju continua reforçando o movimento de ampliação do uso da bicicleta como meio de transporte.Desde 2001, já foram investidos mais de R$ 11 milhões na ampliação e estruturação de vias exclusivas para ciclistas.

 

Nova fase com expansão de ciclovias

O coordenador de ciclomobilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Fabrício Lacerda, conta que o trabalho da PMA é feito com base em quatro pontos básicos: projeção de novas ciclovias, acompanhamento da execução dos projetos, fiscalização das já existentes, e ações de educação, tanto no apoio aos grupos de ciclistas quanto na realização de passeios.

 

Servidora do TJSE precisa de doação de sangue

A servidora da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Sergipe, Mânola Heysell Oliveira Lima, que está em tratamento contra leucemia, está necessitando de sangue. Qualquer tipo pode ser doado na Clínica IHHS, localizada à rua Guilhermino Resende, 187, no bairro São José, próximo ao Hospital São Lucas. A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados das 7 às 12h30. O telefone da clínica é o 3211-8355.

 

Recorde na geração de empregos I

A geração de novos empregos em Sergipe nos últimos doze meses alcançou o nível mais alto desde que o Ministério do Trabalho e Emprego começou a realizar o levantamento. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira, 17, mostram que entre maio de 2009 e abril de 2010 foram criados 15.786 novos postos de trabalho. Os destaques ficaram por conta dos setores de serviços (5.670), construção civil (3.932), indústria de transformação (3.069) e comércio (2.656).

 

Recorde na geração de empregos II

Em abril deste ano foram criadas 1.588 novas vagas. As atividades que mais se destacaram foram os setores de serviços (845), indústria de transformação (393), comércio (371) e construção civil (194). O resultado registrado no mês foi extraordinário, pois no mesmo período do ano passado (ainda sob o efeito da crise internacional) a economia sergipana registrou o fechamento de 743 empregos.

 

Seguro com Arte

O corretor de seguros Hugo Maia, inova mais uma vez. Numa atitude arrojada e inovadora, firmou parceria com o artista plástico sergipano José Fernandes e a partir de maio/2010 a abril/2011, todo seguro feito com ele (renovações ou seguro novo) terá como retribuição uma obra de arte (tela) do renomado artista. Desta forma Hugo Maia divulga e prestigia a cultura e a arte sergipana. Maiores informações pelo telefone 9981-1555 ou pelo e-mail: hugomaiaseguros@gmail.com

 

PRE se reúne com promotores eleitorais

Fiscalização da prática de irregularidades eleitorais foi um dos temas do encontro O procurador Regional eleitoral em Sergipe, Ruy Nestor Bastos Mello, e os procuradores eleitorais auxiliares Livia Nascimento Tinoco e José Rômulo Silva Almeida se reuniram nesta segunda-feira, 17 de maio, com os promotores eleitorais para discutir a atuação da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) nas eleições de 2010.

 

Atuação e fiscalização

Na reunião, foram abordados diversos assuntos, tais como a atuação dos promotores eleitorais na fiscalização da prática de irregularidades eleitorais, notadamente a propaganda irregular antecipada, os casos de abuso de poder e compra de votos. A implementação de ações preventivas e de conscientização de eleitores e a integração com os juízes eleitorais também foram discutidas. “A reunião foi muito produtiva e ficou demonstrado que os promotores eleitorais, junto com a Procuradoria Regional Eleitoral, estão atentos e comprometidos em executar todas as atividades necessárias para fiscalização do cumprimento da lei eleitoral”, ressaltou o procurador Regional eleitoral Ruy Mello.

 

União entre mulheres

A atuação da defensora pública Rachel Scandian em tornar legal a união  estável de duas mulheres da cidade de Nossa Senhora do Socorro, foi  destacada pelo vereador Danilo Segundo (PSB), durante a sessão da  Câmara Municipal de Aracaju (CMA)de ontem. Além de  parabenizar a promotora da tribuna da Casa, o parlamentar apresentou  ainda uma moção de aplauso para ela. De acordo com Danilo, Rachel  Scandian solicitou ao TJ/SE o reconhecimento   da união estável do casal de mulheres e o pedido foi acatado pelo Juiz  Paulo César na última semana.

 

“Primeira Semana Sergipana de Contabilidade” começa nesta quarta, 19

Realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, e com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade – CFC -, a “Primeira Semana Sergipana de Contabilidade”, já gera grande expectativa na categoria. Estudantes e profissionais podem participar.O evento – que acontece no Teatro Tiradentes e vai até sábado, 22 – faz parte das comemorações do Dia do Contabilista, comemorado no último dia 25 de abril.

 

Interesses da categoria

“Como o mês de abril é muito corrido para a classe, sobretudo em virtude das Declarações de Imposto de Renda, realizamos apenas uma missa e um café da manhã. Deixamos a programação técnica para o mês de maio”, explica Aécio Júnior, presidente do CRC/SE. Na programação temas atuais e de interesse de toda a categoria, como “As novas Legislações Tributárias Municipais”. E, além de excelentes palestras, a “1ª Semana Sergipana de Contabilidade” terá atividades esportivas, com o “Primeiro Circuito Esportivo dos Contabilistas”.Confira a programação completa no www.crcse.org.br. Não fique de fora. Faça já a sua inscrição no próprio site.  As vagas são limitadas.

 

Copa Rosa Elze de Futsal chega as semi-finais I

A II Copa Rosa Elze de futsal masculino 2010 chega à fase semifinal nesta sexta-feira dia 21 de maio apartir das 19h00. Os jogos acontecerão na quadra do Rosa Elze. Na classificação, ficaram quatro equipes: Campinense, Bragantino, Sergipinho e Itaporanga da cidade que tem o mesmo nome. A partir das 19h00 na quadra do Rosa Elze será escrita mais uma grande história do futsal sergipano através de dois jogaços de futsal entre Campinense x  Bragantino e Sergipinho e Itaporanga. Há quem considere o confronto uma final antecipada já que desde o inicio da competição as equipes são consideradas por muitos desportistas  como as  melhores equipes da II Copa Rosa Elze de Futsal.

 

Copa Rosa Elze de Futsal chega as semi-finais II

A equipe campeã  da  II Copa Rosa Elze de Futsal  além de levar um troféu  também embolsará a quantia de R$ 1.000,00 reais,  o vice-campeão leva R$ 500,00 reais mais troféu  já o terceiro colocado leva R$ 300,00 mais troféu. A II Copa Grande Rosa Elze de Futsal,  tem o apoio de empresas da região e a participação ativa da prefeitura municipal de São Cristóvão e do dep. Wanderlê Correia, onde sem os mesmos não seria possível a realização da Copa. A realização é do Instituto Ipê Gol e Coordenação de Orácio Oliveira.

 

 

DO LEITOR

 

O Imperador político

Do leitor Narcizo Machado Filho: Nunca na historia política de Sergipe, houve tantos pretendentes ao cargo de Senador da Republica, como se ver hoje. Cinco são os candidatos: Valadares, Almeida Lima, Jackson Barreto, Albano Frango e o Amorim. Na verdade o cargo mais cobiçado hoje e o de Vice Governador.Todo político tem o desejo de ser Governador, agora não seria diferente, todos têm o direito de assim pensar, mas quem deve pensar mesmo é o Governador Marcelo Déda, para descascar o abacaxi.Tudo estaria resolvido se não fosse as declarações do imperador Almeida, “não vou criar problema para níngüem” dando entender que se conformaria com qualquer decisão. Mais o imperador estava imperando em Brasília. Lembram que o nome dele segundo a imprensa, foi cogitado para ser ministro, pois é, não deu certo, tratou então de dizer agora, que a sua pretensão é ser candidato a reeleição. Para não ir muito longe o Imperador arrogante gosta mesmo é de pôr lenha na fogueira, espero que sobre as cinzas para ele. Acredito que os sergipanos não gostariam de ter o desprazer de ter o Imperador Almeida como Vice, a pré-chapa coerente é Deda,Jackson, Valadares e Amorim. Toda imposição é antidemocrática, caso ocorra muda o significado de democracia, onde o direito de expressão e garantido a todos os seres humanos, passaria a ser “direito de expressão é garantido somente para os caciques políticos, desde que, a expressão o favoreça”. Há um imperador que faz gols, mas esse o gol que faz é contra, aqui ele prega uma coisa em Brasília outra.No estado de direito em que vivemos, não há espaço para os imperadores políticos, esses ofendem a democracia, assim dizia Confúcio: “Homens ofendem por medo ou por ódio”.

 

Solidariedade e negociação Já

Do leitor Gilton Santos Freire, advogado, OAB/SE 1974: “Exerço a profissão há mais de 18 anos, natural do município de  Riachão do Dantas/SE, quero através deste e-mail, manifestar toda solidariedade a categoria dos servidores públicos do poder judiciário do estado de Sergipe, que estão em greve e quero conclamar a todos os colegas advogados sergipanos, que manifestem da forma que cada um entender, apoio aos servidores que tanto fazem pela nossa profissão e pelo exercício profissional de cada um individualmente e pelos nossos escritórios.    Entendo que a democracia deve ser ampla e irrestrita, não concordo com a posição do Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe em só abrir canal de negociação com a volta dos servidores ao trabalho, essa negociação tem que ser permanente, para não ocorrer a greve .Os servidores públicos do Judiciário merece não só nosso apoio como também todo respeito da sociedade sergipana. Não adianta estarmos bem de forma solitária e individualmente é preciso que estejamos bem coletivamente, neste coletiva está a categoria dos servidores do judiciário de Sergipe. Solidariedade e negociação Já”.

 

Problemas na cidade

Comentário de Marcelo Costa: “Enquanto continua essa briga política proncipalmente na Assembleia Legislativa o povo que tanto espera por uma melhora continua sofrendo ao invés de tanta briga por que políticos e autoridades não frequentam terminais de ônibus em horário de pico,postos de saúde e hospitais não só Huse mais os do interior,presídios para ver como se encontra as coisas,o que realmente não pode e continuar como a coisa vai andando todos sabendo aonde esta o erro e como pode ser resolvido e muita gente tapando os olhos para com aqueles que na verdade faz a cidade,o comércio,na verdade o coração da cidade que sem sombra de duvidas e a classe trabalhadora que vem sofrendo de forma esmagadora.Chega de tanto sofrer”.

 

Trânsito caótico

Do jornalista Abrahão Crispim Filho: “Em Aracaju, a cada dia que se passa, cresce continuadamente o número de veículos. Conseqüentemente não poderia ser diferente com relação ao trânsito, pois segundo a SMTT são mais de 200 mil carros circulando diariamente pelas vias da cidade. Nos horários de pique, período que vai das 6h às 8h e das 17 às 19h, fica insuportável transitar nas grandes avenidas, a exemplo da Beira Mar, Hermes Fontes, Desembargador Maynard, Tancredo Neves, entre outras. Com isso o estresse é quase total entre os motoristas e transeuntes. Aracaju precisa urgentemente de estudos técnicos e de uma estrutura melhor para amenizar o caos existente no trânsito. Obras de infra-estrutura são necessárias de imediato, com o objetivo de tornar o trânsito mais ameno e menos violento. É o que a população está esperando”.

 

Declarações de procurador do TCE

Do leitor Gilson Costa, bancário aposentado: “A coisa está parecendo com o fim da ditadura, quando todos queriam falar ao mesmo tempo, com sindicatos e seus trabalhadores querendo recuperar o tempo de silêncio forçado. Assim tem-se comportado alguns membros do Tribunal de Contas de Sergipe. Falam pelos cotovelos, pré-julgam, denunciam em vez de apurar, mandam recados pela imprensa; vão primeiro, ou unicamente, ao público e não dão andamento a qualquer processo. Parece até que mais vale a opinião do que o legal. Veja o que publicou o Cinform dessa semana, como opinião do procurador do TCE Sérgio Monte Alegre. Exatamente três dias depois do Conselheiro Carlos Pina falar em fraude no governo do Estado e depois pedir desculpas. Escreve o Cinform sobre gastos com publicidade que em 14 meses o Estado gastou R$ 29,8 milhões. par o procurador “este valor é abusivo” e “revela inversão de prioridades”. Sobre prioridades, o procurador detalha como os recursos públicos, na visão dele, deveriam ser utilizados. Adiante Monte Alegre mostra preocupação com o ano eleitoral, quando o governo do Estado poderia gastar mais em publicidade e aproveita para questionar a qualidade e a veracidade do que se divulga. Diz o procurador que isso pode manipular o eleitor e “comprometer a lisura do pleito”.E o incansável procurador vai em frente e diz que “tomou conhecimento pela imprensa de que o prefeito de Riachuelo” negara um tipo de benefício para seu município.Se esse procurador não assumiu o cargo há pouco tempo, onde diabos ele estava quando dez hospitais regionais foram fechados no governo anterior? E quando a publicidade daquele governo era motivo de denúncias de licitação de cartas marcadas, Sérgio Monte Alegre estava onde mesmo? E o que fez o procurador sobre as denúncias de desvios de verbas na Deso, e mais ainda sobre uma decisão do TCE em proibir uma auditoria?Gostem ou não de Jackson Barreto, mas as palavras dele sobre alguns dos membros do TCE em particular, são insuperáveis.Mas de tudo o que disse o procurador Monte Alegre ao Cinform, quais as decisões ou encaminhamentos dele sobre o que julga irregular? Ou tudo não passou de uma colocada de bola na marca do pênalti para que o assunto repercuta na Assembléia Legislativa durante a semana? Difícil é acreditar que um procurador do TCE seja autor da pauta da oposição ao governo do Estado”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A verdade é inconvertível, a malícia pode atacá-la, a ignorância pode zombar dela, mas no fim; lá está ela”. Winston Churchill.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais