Imprensa e TJ de Sergipe

0

  Na próxima segunda-feira (05/02), às 5 horas da tarde, o Desembargador Artêmio Barreto assume a presidência do Tribunal de Justiça.Com a nova administração surge forte a expectativa de que Justiça e Imprensa retornem ao convívio do bom relacionamento iniciado à época do então presidente Antônio Góis (já falecido), solícito em tempo integral e sempre aberto ao diálogo franco, simpático, instrutivo e democrático.

  Foi com Antônio Góis na presidência que a justiça em Sergipe começou a abandonar a tese prática de que poderia deixar de ser tão fechada, hermética, de difícil acesso por conta de magistrados que insistiam em ter um poder à margem do que desejavam a população e muitos que trabalhavam nos prédios do judiciário. Não há dúvida de que com o Presidente Antônio Góis a  imprensa deu importantes passos a caminho de um bom relacionamento com o Poder Judiciário.

   O desembargador Pascoal Nabuco foi um excelente seguidor da linha de pensamento do seu colega Antônio Góis. Ao assumir a presidência do TJ, em 2003, ele deu o tom do seu discurso: “É  preciso um melhor relacionamento entre imprensa e o Poder Judiciário, até mesmo como garantia do regime democrático”.Ex-militante da imprensa sergipana, em Estância e em Aracaju, ele foi mais além: “É necessário, de um lado, que o judiciário se faça mais transparente em seu funcionamento e, de outro, que a imprensa valorize o Poder…levando aos leitores e ouvintes o dia-a-dia do fórum, espaço onde a cidadania luta cotidianamente pela afirmação dos seus direitos”.

  Após o mandato do desembargador Pascoal, o TJ iniciou uma via de contato fria com a imprensa. Mas, pelo visto, a posse do novo presidente faz surgir uma ponte sólida para novamente abrir os caminhos da justiça para os integrantes da imprensa sergipana. Membro da Associação Sergipana de Imprensa, o Desembargador Artêmio Barreto tem o perfil da cordialidade, é paciente no momento de ouvir e de falar com a sobriedade de muitos anos de relacionamento com a imprensa.Foi assim quando era juiz eleitoral e Presidente do TRE e não será diferente na presidência do TJ. Artêmio é um desses homens que dignificam o cargo, não apenas pela seriedade na conduta do seu destino – construído com extrema lealdade de propósito – mas, sobretudo, pelo zelo quando está em jogo a aplicação da lei diante dos ditames do espelho da justiça. O  avô deste jornalista, em passado recente, vez por outra relacionava  nomes de pessoas que para ele preenchiam sob medida as qualidades de quem seriam as ditas “reservas morais’ de seu tempo.Este jornalista ouvia o relato sem muito interesse apesar de entender que ele levantava assunto sério ao selecionar suas “reservas morais”: “poucas, mas de muito valor”, sempre alertava.Com o passar dos tempos, o termo entrou em desuso mas nem por isso este profissional esqueceu da importância dos conceitos emitidos pelas pessoas mais velhas.Ao citar o Desembargador Artêmio Barreto, este jornalista lembrou do avô: é, sem dúvida, uma “reserva moral” o novo presidente do TJ.

 Na verdade, o judiciário vem se constituindo ao longo da história brasileira em uma das instituições fiadoras do Estado Democrático de Direito. De sua atuação surgiram interpretações inovadoras nas relações sociais, a ampliação da cidadania e a manutenção do equilíbrio fundamental entre os interesses do Estado e do cidadão. Talvez por isso, ou também por isso, o Desembargador Artêmio Barreto tem se mostrado em sintonia com os princípios norteados da sociedade da informação, procurando ajustar-se à nova realidade social. Com certeza o Judiciário entra em uma nova fase ajustada aos novos tempos.

 

Euler Ferreira comandará comunicação do TJ

O competente jornalista Euler Ferreira foi convidado pelo desembargador Artêmio Barreto para comandar a comunicação do Tribunal de Justiça. Euler é um dos mais experientes jornalistas deste Estado e foi responsável por um excelente relacionamento entre o Tribunal de Justiça e a imprensa sergipana na administração Pascoal Nabuco.

 

Manutenção da coluna foi prioridade

Aos leitores que acompanham esta coluna há algum tempo: Este espaço cresceu muito nos últimos meses, sobretudo, no período antes da eleição. Hoje a coluna está consolidada graças à interação e a confiança do leitor. Por conta disso este jornalista recebeu no último mês algumas propostas de trabalho em assessorias de comunicação. Porém, em algumas delas não seria compatível continuar escrevendo neste espaço. Como o crescimento desta coluna fortaleceu a parceria com algumas empresas privadas, este jornalista agradeceu aos convites para que o espaço continue na mesma linha, como o leitor pode comprovar diariamente.

 

Informações sobre represálias na Deso

Este jornalista recebeu algumas informações de dentro da empresa Deso, de que por contas das informações detalhadas publicadas por esta coluna, alguns “chefes” estão fazendo um “pente fino” no intuito de descobrir quem tem contato com esta coluna. As informações dão conta que as represálias vão desde sites bloqueados, telefonemas rastreados, intimidações em alguns setores e todo o tipo de constrangimento que possa se imaginar. Com certeza, o governador Marcelo Déda (PT) não sabe disso. Este colunista não mudará seu rumo e não quer acreditar que a nova diretoria da Deso esteja à frente destas represálias. A coluna espera que seja apenas um “equivoco” de alguns chefes que querem ser mais realistas que o rei. Quando a coluna defende que seja feita uma devassa na Deso, para que não sejam escondidas as irregularidades cometidas nos últimos anos, é para melhorar as condições financeiras da empresa e conseqüentemente dos seus funcionários. Mudança não é sinônimo de represália, ou é?

 

Negociação salarial dos funcionários da Deso

A coluna obteve a informação também de que a negociação salarial que ocorre entre o sindicato e a nova diretoria não chegará ao nível dos novos funcionários, que entraram através de concurso há pouco tempo. Parece que a reivindicação é uma correção no plano de classificação de cargos e salários de aproximadamente 34% dos níveis 1 a 9, que na alcançará os concursados, que têm um plano em separado. Além dos salários defasados os concursados trabalham em dois turnos e não têm nenhum benefício. Neste sábado (03/02) pela manhã será realizada uma assembléia do Sindisan, para a possível aprovação da proposta da empresa.

 

 

Aliados dos governadores vão presidir Assembléias

Trecho de matéria do jornal Folha de São Paulo deste sábado, 03, mostrando que nas  26 Assembléias Legislativas e na Câmara Distrital, atual legislatura será comandada por governistas: Todas as Assembléias Legislativas do país serão presididas por aliados dos governadores na atual legislatura. É o que mostra levantamento feito pela Folha nas 26 Casas e na Câmara Distrital, em Brasília. Em São Paulo, a eleição só deve ser realizada no dia 15 de março. No entanto, o tucano Vaz de Lima, aliado do governador José Serra (PSDB), aparece até agora como favorito. Em Sergipe, governado pelo petista Marcelo Déda, o novo presidente da Casa é um ex-tucano. Ulices Andrade filiou-se ao PDT recentemente e agora faz parte da base governista.

 

Atrativos: quem preside Assembléia pode brecar projetos

Ainda na Folha de São Paulo deste sábado, 03: “As atribuições dos presidentes das Assembléias Legislativas são quase idênticas às do presidente da Câmara. A mais importante delas é ditar a agenda da Casa. Ou seja, os chefes dos Legislativos estaduais podem acelerar ou brecar o andamento de projetos. O cargo é também o terceiro na sucessão estadual. De maneira geral, as atribuições mudam pouco de Estado para Estado”.

 

Estrelas do PT não se beneficiam

Com o título “Com Chinaglia, PT “majoritário” define rumo para eleições”, o governador é citado em uma matéria desta sábado, 03, na Folha de São Paulo. Leia o trecho: ..Estrelas do partido como os governadores Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE) e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, sempre lembrados quando o assunto é a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, não se beneficiam do fortalecimento dos paulistas”.

 

Estranho comportamento no Detran

Sabe quem é chamado para resolver problemas na área de refrigeração e persianas do Detran?. O mesmo que fez doação para a campanha de João e foi candidato pelo PFL em 2002. Aquele que no governo passado recebeu como recompensa, dentre outras coisas, uma diretoria do Detran para o filho. Este quando saiu deixou de presente para o pai o referido contrato. Se o contrato é legal ou ilegal, não pode-se dizer, mas fica a pergunta: será o único com competência para fornecer ar-condicionado e persianas ao Estado? E se o presidente disser que desconhece o fato, diga que procure saber com os seus técnicos (um dos quais, que é assessor recém-nomeado, foi diretor do órgão no governo João na época do referido acordo).

 

Diga com quem andas, que direi quem és

Na Dehidro um diretor com fortes raízes no Partido dos Trabalhadores assustou a todos ao nomear como seu braço direito uma pessoa que foi ex-diretor do órgão em dois governos de João Alves Filho e no de Albano Franco. Ou seja, 12 anos. O ex-diretor, alvista de carteirinha é citado em quase todos os livros do ex-governador João Alves como técnico e pessoa de sua inteira confiança. A coluna está averiguando também a informação de que o veículo caminhonete Ford Ranger, placa IAA 1742 (Placa Banca, do Estado), está na Dehidro, sem qualquer identificação do órgão ou do governo.Um dos diretores do órgão tem utilizado o veiculo como seu meio de transporte, inclusive como condutor. Será que colocar diretor para conduzir veiculo da empresa faz parte do plano de austeridade do novo governo? Estaria faltando de motorista naquele órgão? Ou seria desvio de finalidade na utilização do veiculo, já que é um veículo da moda (estilo fazendeiro)?

 

Pedrinhas sem iluminação pública

O leitor pediu a este colunista que fizesse uma denuncia a ANEEL, sobre o que vem ocorrendo no município de Pedrinhas. Por conta de uma divida da Prefeitura com a Sulgipe – empresa de energia que opera naquele município – a empresa está apagando as luzes da cidade. A ANEEL informou que eles não podem tomar essa atitude já que a população paga a TIP embutida nas faturas de energia. A multa será pesada para a Sulgipe. Além disso, a empresa vem desligando as luzes dos postes de alguns locais e de outros não, de acordo com as amizades ou politicagem.

 

Bloco Carnavalesco “Eterna Juventude” I

A organização informal, denominada Bloco Carnavalesco “Eterna Juventude”, vêm, na pessoa do seu responsável e fundador, Sr.Almir do Rosário Teles, que abaixo subscreve, informa que nos dias 18, 19 e 20 do mês corrente, por ocasião do carnaval, estará pelo 4º ano consecutivo, desfilando pelas principais ruas do bairro Mosqueiro, arrastando, segundo previsões, cerca de mil foliões a cada dia, que embalados ao som contagiante das antigas e sempre jovens, marchinhas de carnaval, embalarão jovens e adultos, relembrando e revivendo a época áurea dos saudosos carnavais de rua de nossa cidade.

 

Bloco Carnavalesco “Eterna Juventude” II

Deste modo, é que dirigimo-nos a este conceituado e lúcido jornalista, apelando pelo irrestrito apoio a nossa iniciativa, no que diz respeito a mais ampla divulgação possível nos meios de comunicação nos quais atua. Pedimos-lhe, ainda, que em suas chamadas sobre o evento, cobre da SMTT e CPTRAN, a presença nos dias do desfile, como forma de garantir a segura trafegabilidade de carros e pedestres. Ofícios para estes órgãos já foram enviados.Lembro-lhe, por último, que “O Bloco Papelão” capitaneado pelo nosso amigo “Chico”, estará mais uma vez junto a nós, numa parceria que a cada ano se firma mais e mais. -Não precisamos mencionar o quanto é difícil e dispendioso organizar uma festa, sem fins lucrativos, que visa apenas dar ao povo de nosso querido bairro, assim como aos turistas que nos visitam, um carnaval de rua nos moldes de antigamente. Frisamos que não contamos com apoio de nenhum Órgão Público, contamos apenas com os amigos, e os abnegados, dentre os quais o “Chico Papelão” é o maior paradigma.A programação do carnaval será nos dias citados, saindo às 09:00 horas da avenida José Domingos Maia, 580, (artéria que liga a rodovia Jose Sarney ao trevo do Mosqueiro), em direção ao trevo do Mosqueiro, retornando de lá, pela mesma avenida, até a praia nas imediações do “Sossegos Bar”.

 

Frase do Dia

“Um verdadeiro amigo é aquele que nos oferece o melhor entre duas escolhas: segura forte nossas mãos quando estamos assustados; nos ajuda a pular fora quando alguém está tentando tirar vantagem sobre nós; pensa em nós quando não estamos presentes; fica conosco para ouvir confidências; vai embora quando precisamos de um tempo; ajuda-nos a corrigir os enganos; sorri nossos sorrisos; chora nossas lágrimas; e, o mais importante, um verdadeiro amigo é aquele que se preocupa conosco!!”. Autor desconhecido.

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários