Imprensa: Pinceladas do blog

Para o leitor refletir e analisar sobre o papel da imprensa e o trabalho realizado por este espaço ao longo destes cinco anos e meio. Alguns parágrafos publicados neste espaço ao longo deste tempo sobre o papel da imprensa:

“O cidadão de bem, aquele que “rala” pra valer no dia a dia, estudando, trabalhando, crescendo com seu suor para sustentar sua família, passando por dificuldades, subindo degraus (sem pisar em ninguém), muitas vezes ao ver o mal triunfar lembra-se do texto histórico do escritor Rui Barbosa, de 1914, que está mais vivo do que nunca: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. (O5/05/2011)

Alguns empresários e políticos ainda não se acostumaram com a Internet. Estavam apenas acostumados em ditar a sua “verdade” pelas suas concessões públicas. Ainda não perceberam que a Internet é um instrumento poderoso de democratização da comunicação. E principalmente de exposição dos mais variados pontos de vista. A alta velocidade da informação pela Internet pegou alguns de “calças curtas”. E este espaço eles não podem manipular. E como muita gente já escreveu: a Internet  expressa a verdadeira luta pela “liberdade de expressão” nos dias atuais. (11/04/2011)

São cinco anos de alguns erros e muitos acertos. O leitor sabe que o espaço não é dono da verdade, mas é pautado no questionamento, na denúncia e na boa informação. Nestes 5 anos o leitor assumiu literalmente, a co-autoria deste espaço. Eu sou apenas o responsável, mas muitos temas e assuntos são “pautados” pelos leitores e até mesmo fruto de cobranças. Sem falar nos textos deles que são publicados semanalmente. (14/05/2011)

“O titular deste espaço é um ser humano, e como tal, erra (e muito) e não é o dono da verdade. A participação do leitor foi (e é) vital para o fortalecimento deste espaço. Ao longo dos anos o crescimento do número de acessos é um forte indicio que o caminho está certo. O leitor que acompanha diariamente este espaço sabe que aqui o sensacionalismo e a chamada “notícia sangrenta”, do quanto pior, melhor, não faz parte da pauta diária. Os objetivos deste espaço são claros, noticiar, esclarecer e informar, nada mais. Já o sensacionalismo tem como objetivos confundir, iludir e enganar, nada mais”. (21/07/2011)

Este espaço tem o compromisso ético com os leitores, através da análise da política sergipana, com textos não só informativos, mas opinativos, sobretudo de forma honesta e ética. Ao contrário do que alguns pregam, não navegamos sem rumo, mas num mar revolto, mas com uma rota definida. O espaço estimula não só o debate, mas a virtude, a bondade, o amor ao próximo, o auxílio a sociedade através dos bons exemplos. Somos o que fazemos e sonhamos. E o leitor faz parte deste sonho, participando ativamente deste espaço. (27/07/2010)

Pode ter a certeza caro leitor, que não decepcionarei. E se optar por um novo caminho, em outro ramo profissional, é porque não aceitei a “regra” de escolher a desonra e preferir ficar nos campos das exceções. (21/07/2011)

O Conselho é um só: diante do medo, somente a coragem! E como bem escreveu Mário de Andrade em O Valioso Tempo dos Maduros,”… Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade. O essencial faz a vida valer a pena. Para mim, basta o essencial!” (23/09/2011)

Recriando a UEE
Estudantes, militantes e presidentes dos sete Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) das Universidades e Faculdades de Sergipe estão se reunindo constantemente na tentativa de recriar a União Estadual dos Estudantes de Sergipe (UEES), que foi extinta durante a Ditadura Militar em 1964. Ontem, 22, aconteceu a reunião com o Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Sergipe, onde foi formada a comissão provisória dos assuntos relacionados à UEE.

Força maior
Através dessa entidade histórica, os estudantes unificam as forças do movimento estudantil já realizado pelos DCEs, com uma atividade em conjunto, representando assim uma força maior na conquista dos direitos estudantis. O CEEG acredita na reestruturação da entidade até o final deste ano.

Inserções do PSB
Depois das inserções do PSB em Sergipe exibidas ontem, 22, pelas emissoras de TV alguém tem duvida que o deputado federal Valadares Filho é candidato a prefeito de Aracaju? O mote foi o mesmo do programa nacional do partido, comandado pelo governador de Pernambuco e presidente nacional Eduardo Campos: “Um novo caminho para nossas cidades”.

Bancários aprovam greve para o próximo dia 27
Os bancários de Sergipe, reunidos em assembleia na noite desta quinta-feira (22), rejeitaram a proposta da Fenaban e aprovaram a deflagração de greve nacional por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (27). Segunda-feira, dia 26, tem nova assembleia para confirmar a greve para a zero hora do dia seguinte.

Vídeo do programa Batalha na TV
O blog recebeu ontem, 22, o vídeo com uma parte do programa Batalha na TV onde é divulgado o áudio de uma resposta do governador Marcelo Déda sobre a greve dos servidores enquanto a imagem de Batalha fica no ar. Em dado momento, quando Déda diz “que este ano não vai sair nada mesmo” o apresentador balança a cabeça e sorri. Mas, depois, quando “Déda diz que é preciso muito juízo”, o apresentador, esquece que estava apenas o áudio e sua imagem no ar e diz “F.d.P”. Na rádio Jornal AM, o apresentador disse que algumas pessoas entenderam errado e que no momento, pelo ponto no ouvido, alguém da produção estava tirando uma brincadeira com o Bahia, seu time de coração, que jogaria a noite.  Batalha informou que fará os deveidos esclarecimentos no programa de hoje, 23.

Entrevista coletiva do PPS
o Presidente Nacionaldo PPS, Roberto Freire; do Secretário Geral, Rubens Bueno; do Presidente Estadual, Nilson Lima e do Deputado Federal, Almeida Lima, concederão entrevista coletiva a imprensa, hoje, 23, às 14h, na sala das comissões na AL. Os dirigentes do PPS responderão aos questionamentos da imprensa, falando inicialmente sobre a filiação do Deputado Federal Almeida Lima, e os preparativos que o Partido está realizando para as eleições municipais, em todo o Brasil, e em especial, em Sergipe.

Macambira  e o novo padre
A comunidade católica  do município de Macambira está assustada com os conselhos do novo pároco local. Para ele nenhum político presta e seus sermões são dirigidos a toda classe política. Chega ao cumulo de pedir aos moradores que quando morrer uma pessoa da família não peça o carro de som do político amigo para comunicar as pessoas, como já é tradição nos pequenos municípios. E o mais interessante é que enquanto ele exorciza a classe política em Aracaju, a Diocese tenta a ajuda governamental para reformar a Catedral. Cruz, credo!

Dilma em Sergipe
A possível vinda da presidenta Dilma Rousseff a Sergipe ainda este ano motivou uma audiência do governador Marcelo Déda com a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, na noite da quarta, 21, em Brasília. “Convidamos a presidenta para acompanhar a assinatura de contrato com a Vale do Rio Doce (extração de potássio para produção de adubo), se naturalmente chegar a bom termo, e para deflagrar o processo de ampliação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (Fafen)”, antecipou o governador, que na oportunidade tratou ainda do repasse de recursos para o sistema penitenciário estadual. “Nosso objetivo é reduzir o déficit de vagas nas penitenciárias do Estado”, concluiu.

Comunicação: projeto polêmico
Um deputado estadual pretende apresentar projeto de lei – que segundo ele já foi apresentado em alguns Estados – proibindo a destinação de verbas da Secretaria de Estado da Comunicação Social, para programas de rádio e televisão cujos responsáveis, apresentadores ou repórteres, estejam em pleno gozo de mandato eletivo ou ocupem cargos de Secretário de Estado ou de município.

Marketing político
Segundo o deputado a proposta a visa eliminar a destinação de verbas oficiais às emissoras de rádio, TV, cujos proprietários, apresentadores, repórteres ou Diretores sejam prefeitos, vereadores, deputados e secretários de Estado ou dos municípios. “O uso do dinheiro público para divulgar as ações do Governo não pode ser utilizado como marketing político, contrariando os princípios da transparência e da ética”.

Legitimidade para cobrar sempre I
Da assessoria de Comunicação Social: O deputado estadual capitão Samuel (PSL), vem através desta, informar ao jornalista Cláudio Nunes e aos seus leitores que por diversas vezes cobrou da Casa (Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe) na qual tem legitimidade através do voto popular, à devolução de policiais e bombeiros militares à disposição de órgãos públicos e de autoridades, inclusive daquela Casa, para que os mesmos pudessem realizar o policiamento ostensivo nas ruas como rege a Constituição Federal, através do seu artigo nº 144.

Legitimidade para cobrar sempre II
Vários pronunciamentos foram feitos cobrando esta postura do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, dos Tribunais e de todo e qualquer órgão público que viabilize o desvio de função do policial e bombeiro militar da sua atividade fim. O deputado Samuel continuará cobrando do Governo e de qualquer outro órgão, instituição ou autoridade que por ventura continue desviando o verdadeiro dever do profissional da segurança pública.

Legitimidade para cobrar sempre III
O Deputado capitão Samuel tem plena convicção da sua postura e das suas cobranças, mesmo sabendo e respeitando as limitações que tem enquanto parlamentar. O deputado afirma que continuará se pronunciando contra o desvio de função dentro da Instituição PM e se coloca à disposição deste colunista e de qualquer outro profissional da comunicação sergipana que queira questionar o deputado que cumpre com dignidade e autenticidade o seu mandato. Por fim, o deputado Samuel Barreto solicita do caro jornalista Cláudio Nunes, que o mesmo, nos próximos questionamentos, ao menos ouça a opinião do parlamentar em questão, através de uma apuração necessária e fundamental para a publicação equilibrada da notícia.

Blog ratifica cobrança
O blog ratifica a cobrança ao deputado e oficial da PM de Sergipe, capitão Samuel sobre os colegas dele que estão a disposição da Assembleia. A mesma dureza que o deputado usa para outros órgãos, não faz com a Assembleia Legislativa. O blog será o primeiro a aplaudir quando ouvir a cobrança do deputado em relação a Assembleia Legislativa.

Declarações
O  Secretario Geral do Diretório do PSD em Sergipe, ex-deputado Jorge Araujo, disse estranhar as declarações do Prefeito Fabio Henrique, Presidente do PDT, de que o seu partido não dará legenda para aqueles Vereadores e Prefeitos do PDT que participam da formação do PSD, no caso da não viabilização do novo partido.

Tratamento
Segundo Jorge Araujo, Fabio Henrique está dando um tratamento de adversário quando na verdade somos todos aliados. Tanto em Sergipe, PDT e PSD são aliados do Governo  Marcelo Deda, como no Plano Nacional quando se sabe que o PSD fará parte do grupo que apóia a Presidente Dilma Rossef. Não acredito que o ministro Carlos Lupi, vá de encontro a um partido que tem a simpatia da Presidente da República. Estão fazendo terrorismo sem necessidade, concluiu Jorge Araujo.

Trânsito: momento de reflexão
A falta de um sistema adequado de mobilidade urbana contribui para aumentar o número de acidentes de trânsito nos centros urbanos. Essa é a opinião do deputado do PSB de Sergipe, Valadares Filho, manifestada em pronunciamento feito ontem, 22, na tribuna da Câmara. Valadares Filho apontou a falta de transporte público urbano eficiente e seguro como sendo uma das causas de acidentes de trânsito. Para o parlamentar, as cidades brasileiras necessitam urgentemente erver sues planos de mobilidade urbana. “Dados revelam que o brasileiro que utiliza o transporte público gasta, em média, duas horas todos os dias para se deslocar de cada até o local de trabalho e retornar a sua residência”, enfatizou.

Reflexão
Para o deputado, a Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, é uma excelente oportunidade de se refletir sobre os graves problemas que a população enfrenta no trânsito diariamente. “A importância desse momento é dar oportunidade a cada um de nós cidadãos de fazer uma reflexão sobre como está o trânsito no Brasil”. Seguindo, Valadares Filho enfatizou que não se pode ficar apenas na reflexão. “Temos que trazer para o Congresso Nacional a discussão da segurança no trânsito; temos que debater esse problema, até encontrar uma solução para reduzir o número de acidentes”.

Seminário Técnico em Aracaju dia 23
O deputado federal André Moura (PSC), em conjunto com a Bancada de Sergipe, promove nesta sexta-feira (23), a partir das 8 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade Tiradentes (UNIT), no bairro Farolândia, o “Seminário de Introdução à Elaboração e Execução Orçamentária”, a ser ministrado pelo Consultor Thiago Andrigo Vesely – Coordenador de Orçamento da Liderançado PSC, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Fiscalização Bolsa Família
O deputado federal Heleno Silva (PRB) não abriu mão de seu pronunciamento na tarde da última quarta-feira, 21, na Câmara, para pedir às prefeituras que fiscalizem o Bolsa Família, já que, na prática, elas são responsáveis pelo recadastramento. O deputado informou que, segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o programa registrou uma adesão de 180 mil famílias entre junho e setembro. Segundo ela, a expectativa é positiva em relação ao cumprimento da meta de inclusão de 320 mil famílias até o final do ano e de 800 mil famílias até dezembro de 2013.

Audiência pública para discutir "Dia Nacional Sem Carro"
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou ontem, 22, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, um requerimento que pede a realização de uma audiência pública sobre o "Dia Nacional Sem Carro". Para o evento, o parlamentar solicita que sejam convidados representantes do Ministério dos Transportes e da Saúde, técnicos do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), da Polícia Rodoviária Federal, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema)."A data em questão é educativa e não comemorativa, além de não configurar um feriado. Ela é parte de um programa de divulgação de informações e dados científicos sobre o tema da mobilidade não motorizada e danos da crescente emissão de carbono dos veículos motorizados ao meio ambiente e saúde", justificou.

Projeto Rua Viva
Seguindo o que preconiza o Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Edvaldo Nogueira saiu de casa, no bairro 13 de Julho, zona sul da capital, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 22, utilizando uma bicicleta. Acompanhado do secretário Municipal de Assistência Social, Bosco Rolemberg, e do superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, ele foi até a Praça General Valadão, onde a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realiza, pela terceira vez, o Projeto Rua Viva. O projeto Rua Viva, além de comemorar o Dia Mundial Sem Carro, também faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, iniciada no último domingo, 18;

Conscientização
A iniciativa transformou as ruas no entorno da praça em um espaço de lazer e conscientização sobre mobilidade urbana. Plantas, gramas e árvores absorveram o lugar dos automóveis e possibilitarão hoje e nesta sexta-feira, 23, a circulação livre de pedestres. Diversas secretarias municipais montaram estandes onde serão realizadas oficinas, palestras e apresentações culturais abertas a toda a comunidade. As atividades foram abertas com uma aula da Academia da Cidade.

Qualidade
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, é a oportunidade de todos pensarem não só na melhoria da qualidade de vida, mas em utilizar outros meios de transporte para a locomoção diária. "Se pudermos diminuir o uso do carro e priorizar outros modelos de transporte será fundamental. A Rua Viva chama a atenção, ainda, para a consciência de respeito ao pedestre e visa abrir a reflexão para a sociedade", explica.

Choque recupera veículo ciclomotor
No início da noite de ontem, 22, o BPChq recuperou um veículo ciclomotor modelo Thoenix, marca Shineray, 50 cilindradas, que foi tomado de assalto às 18:30 horas, na Rua Pernambuco no bairro Siqueira Campos, tendo como vítima Venera Silva.Quando estava transitando pela Rua 7 de Setembro no bairro 16 do Forte, a Al. CFS. Cátia Sueli, observou o citado ciclomotor com o alarme disparado, tento acionado imediatamente a viatura de supervisão do Choque, que estava sob o comando do Ten. Gibran Mendes, recuperando o ciclomotor que havia sido roubado, que foi levado à delegacia plantonista e devolvido à vítima.

Cordel Encantado: Autora destaca que Canindé ajudou na alta audiência
Em entrevista publicada pelo site UOL (http://televisao.uol.com.br/novelas/cordel-encantado/2011/09/22/elas-querem-matar-timoteo-e-levar-herculano-pra-casa-diz-autora-de-cordel.jhtm) uma das autoras da novela Cordel Encantado, Duca Rachid  (a outra é Thelma Guedes), ao responder uma pergunta sobre os pontos altos da trama que chegou a 30 pontos de média no Ibope,  destacou as primeiras cenas em Canindé. “Ah! Difícil dizer….! Eu citaria os primeiros capítulos, na França e em Canindé de São Francisco; as chegada da corte de Brogodó, as cenas de ação foram incríveis, o “despertar de Açucena”, A coroação de Timóteo…Tantas!”

Blitz da SSP em postos de combustíveis
É preciso que a SSP aproveite o final de semana para realizar algumas blitzs para combater o uso de drogas licitas e ilícitas. Que tal começar pelos jovens que se reúnem nos finais de semana até o amanhecer no posto de gasolina com a bandeira da BR, na Coroa do Meio,  na Avenida Delmiro Gouveia quase em frente a entrada do bar do Camilo. Se o secretário João Eloi mandar fazer uma blitzs vai saber que o que  acontece ali nas madrugadas dos finais de semana é algo do outro mundo.

Inova-SE: recursos liberados
A Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec-SE), vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) aproveitou a Mobilização Empresarial pela Inovação, realizada esta semana no auditório do Sebrae, para liberar os recursos financeiros para empresas contratadas pelo Inova-SE.

Boa ideia
“O Estado oferece dinheiro para que as empresas desenvolvam projetos. Só falta uma boa ideia para que possam ser executados. Isso precisa ser divulgado entre as empresas, pois é um dinheiro que não precisa ser reembolsado. E essa disseminação contribuirá para o desenvolvimento do Estado”, incentivou o secretário Zeca da Silva, da Sedetec.

Missa de 7º Dia – Maria Firmina Conceição
A família do Ex-vereador Narcizo Machado (falecido), filhos e netos convida os amigos para a missa de sétimo dia pelo passamento da querida Maria Firmina da Conceição a ser realizada no Sábado às 19:00 horas, na Igreja PIO X, Bairro 18 do Forte e no Domingo às 17:00 horas, na Associação do Conjunto Novo horizonte (conjunto dos motorista), desde já agradece a todos que lá comparecerem.

Políticas Culturais
Com o intuito de reunir diversos agentes e fazedores de cultura para debates acerca das novas diretrizes culturais que acontecem no Brasil, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza mensalmente o Fórum de Políticas Culturais.

Presença
A 4ª edição do Fórum será realizada no dia 28 de setembro, às 19h, e contará com a presença do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Sérgio Mamberti. O secretário falará sobre as políticas públicas executadas pelo MinC e responderá perguntas dos participantes.

Renatique no Palácio-Museu
O Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) sedia na tarde desta sexta-feira, 23, dois eventos culturais cheios de música e poesia. Às 16h artistas sergipanos farão uma performance em homenagem à poetisa Núbia Marques como parte da programação da 5ª Primavera dos Museus que segue até o próximo dia 30 de setembro.

“Música nas Igrejas e Museus”
Já às 17h o PMOC recebe mais uma edição do “Música nas Igrejas e Museus”, agora, sob novo nome “Patrimônio em Concerto” com a apresentação do Grupo Renantique e debate sobre o patrimônio tombado que sedia o evento. O PMOC está localizado na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. O acesso é gratuito. O evento tem apoio cultural da Sergas.

Tudo pronto para o Brasileiro de Motocross
Tudo pronto para a V Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que será realizada no Motódromo Jurinha Lobão, nos dias 24 e 25 de setembro, em Aracaju.. O ingresso deve ser trocado por dois quilos de alimentos não perecíveis, na portaria do motódromo. O destaque sergipano é Rodrigo Lama, que acelera na categoria MX2 e possui em seu currículo, o título nacional da 85cc, na temporada 2008.A etapa inclui ainda eletrizantes corridas das categorias MX1, MX3, MX4, 230cc, 85cc e 65cc.

Superação
“A gente espera que milhares de torcedores de todo o Nordeste estejam por aqui nos apoiando, durante o final de semana. Quando estou na pista, consigo sentir a vibração da torcida e acredito que esta será a minha força extra na corrida”, disse Lama. Ele está contando os dias para correr em casa. “Estou em um bom ritmo, mesmo depois de ter machucado o braço direito no último final de semana, durante uma corrida em Pernambuco. Correr em casa vai me fazer superar qualquer dor”, garantiu o sergipano.

Horários da competição
O Brasileiro de Motocross tem patrocínio de Pro Tork e Rinaldi. A quinta etapa tem patrocínio do governo do Estado de Sergipe, através Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), do Banese, Semel, além de realização da Federação Sergipana de Motociclismo e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.Programação da V Etapa do Brasileiro de Motocross:Sábado – 24/09 – Treinos livres durante toda manhã e treinos cronometrados a tarde, até às 16h40. Provas: Das 17h15 às 17h30 – 65cc – Das 17h35 às 17h55 – 85cc. Já no domingo, 35, “Warm Up”,  até às 10h30, com a abertura oficial às 11h e a partir daí as competições até a tarde.

Mobilização pretende incentivar práticas inovadoras I
O Sebrae e a Federação das Indústrias de Sergipe, com apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), promoveram na última quarta-feira, 21, a I Sensibilização da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). A Mobilização busca oferecer capacitação e consultoria técnica para a implantação de planos e projetos de inovação.

Mobilização pretende incentivar práticas inovadoras II
O público alvo são micro e pequenas empresas do setor industrial que desejem investir em novos produtos e processos. Para apoiá-las, uma rede de instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação no Estado disponibilizará as ferramentas necessárias aos projetos.

Encontro do Representante Comercial
Tudo pronto para as comemorações do Dia do Representante Comercial no próximo dia 01 de outubro na AEASE (Beira Mar), em Aracaju. O encontro terá música, churrasco e cerveja bem gelada. Serão sorteados vários note-books, entre os associados além das homenagens a algumas personalidades. Será um dia de confraternização da categoria. As mesas estão sendo vendidas ao preço de 100,00, e restam poucas unidades, quem desejar seja rápido, ligando no 9988-0188 com  Raimundo, ou 9978-7442 com Emerson.

Exposergipe Glória
Nossa Senhora da Glória será o próximo destino da Exposergipe 2011, que tem data marcada para acontecer no período de 12 a 16 de outubro, no Parque de Exposição do município. O evento terá como principais atrações em sua programação a 30º Exposição de Animais da Região Norte e a 5ª Festa do Leite de Glória. Concurso de Doce de Leite e de Queijo também marcarão a programação do evento.

Inscrições
Os criadores interessados em fazer inscrição de seus animais para participar da Feira já podem manter contato. Aqueles empresários regionais ligados ao agronegócio também devem garantir espaço para participar do maior evento do setor na região. Informações pelo 79 2107-8585.

Inscrições para ‘Corrida Ela’ até sexta-feira I
Termina nesta sexta-feira, 23, o prazo para as atletas se inscreverem na Corrida Ela 2011. A prova, destinada exclusivamente ao público feminino, terá um percurso de 5km e será realizada no próximo sábado, às 17h, na Orla de Atalaia.

Inscrições para ‘Corrida Ela’ até sexta-feira II
As inscrições custam R$ 35 e podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico www.zonaalvo.com.br/ela2011, nos estandes da Zona Alvo, no Parque da Sementeira, Orla de Atalaia e 13 de julho e nas Lojas Competir da rua Geru e dos Shoppings Riomar e Jardins.

Palestra para psicólogos e assistentes sociais I
O Tribunal de Justiça de Sergipe – por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, Coordenadoria de Perícias Judiciais e Escola de Administração Judiciária – e a Universidade Federal de Sergipe – através do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social – promoverão nessa sexta-feira, dia 23, às 15 horas, a palestra "Investigando as Políticas de Assistência e Proteção à Infância e Adolescência com ênfase nas ações do Estado".

Palestra para psicólogos e assistentes sociais II
A palestra será ministrada pela Professora Doutora Irene Bulcão, da Universidade Federal Fluminense, tendo como debatedor o Professor Doutor Marcelo Ferreri, da Universidade Federal de Sergipe, e acontecerá no auditório do Anexo Administrativo Des. José Artêmio Barreto (anexo do prédio do Tribunal de Justiça), situado à rua Pacatuba, 55, 8º andar, Centro. O público alvo são psicólogos e assistentes sociais, mas a palestra está aberta aos demais profissionais da rede de atendimento a crianças e adolescentes, cuja participação se mostra relevante para o enriquecimento do debate sobre a temática. Para acessar a ficha de inscrição, que deve ser entregue no local da palestra, basta clicar no seguinte link:http://www.tjse.jus.br/portaldainfanciaejuventude/images/stories/convite%20para%20palestra.pdf

CTB-Se defende servidores da administração geral
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB-Se – apoia a greve dos servidores públicos da administração geral do Estado que decidiram cruzar os braços a partir da segunda-feira, 26. Para Edival Góes, presidente da Central no Estado, a greve é justa e o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), deveria abrir um canal de negociação com a categoria. "Déda descumpriu com a palavra dada à direção do Sintrase de que apresentaria uma proposta concreta do plano de carreira até o dia 30 de julho. Os servidores não tiveram outra alternativa a não ser decretar greve", afirma Edival.

Decisões prejudicam empresários
Esta não foi uma boa semana para os empresários. Duas decisões – uma estadual e uma federal – vão gerar mais onerações para o setor. A federal é a aprovação na Câmara do Projeto que regulamenta a Legislação Trabalhista, concedendo aos trabalhadores até 90 dias de aviso prévio. Para o presidente da ACESE Alexandre Porto, a decisão é lamentável ele afirma que "já temos uma Legislação Trabalhista antiquada e ainda se cria mais um obstáculo para as empresas. O Congresso Nacional não teve coragem de votar contra um projeto que afetará o desenvolvimento do país, só porque seria uma medida anti-popular", analisa. Porto afirma ainda, se tratar de um custo a mais para as empresas além de todos os outros que já existem.

Aumento de tributo
Em âmbito estadual, a decisão de, a partir de janeiro, ampliar a taxa de ICMS de Cerveja e Chopp de 17% para 25% não agradou a população que consome o produto, como também aos empresários do setor de bares e restaurantes. "Somos contra o aumento de qualquer tributo, mas já que o governo decidiu aumentar o percentual de tributação sobre um produto, deveria compensar a sociedade e os empresários com um desconto em cima de algum outro produto que seja essencial. O governo vem trabalhando contra a sonegação, e isso já gerou um aumento na arrecadação. Não vejo justificativa para esse aumento", opina Alexandre Porto.

ASCOM da PGE seleciona Estagiários de Jornalismo
A Assessoria de Comunicação da Procuradoria-Geral do Estado – PGE – nas pesssoas de Arthur Borba, Procurador-Chefe do Centro de Estudos – CEJUR – e Dênison Sant'Ana, Assessor Geral de Comunicação, seleciona, a partir desta quinta-feira, 22, no prazo que se prorroga até o dia 30 de Setembro, Estagiários de Comunicação Social – Jornalismo – que estejam cursando do 4° ao 7° períodos. O candidato interessado, no estágio remunerado, deve comparecer munido de currículo mais a comprovação acadêmica no Edifício Walter Franco, situado na Praça Fausto Cardoso, 2° andar (Edifício no qual funciona o Ministério Público), das 8h às 12h. Tel: (079) 3179 7665 (079) 8824 1560.  

PELO TWITTER

Quando vencerás meu Flamengo?
www.twitter.com/Ancelmocom por miltonalves_se De um leitor: Sabe porque o Fla está a 10 jogos sem ganhar? Ele está seguindo a risca o slogan do desodorante patrocinador: "Não Vence Nunca”.

Efeito bumerangue
www.twitter.com/SergipeMax Alô corrupto, um dia sua fortuna será corroída pelo abismo social que hoje você aumenta…quem sabe um tiro na testa durante um assalto?

Cavalheiro da Esperança
www.twitter.com/jsantana61 O verdadeiro líder deve ser, antes de mais nada, um concretizador de sonhos, sobretudo dos sonhos dos liderados.

Paciente em último lugar
www.twitter.com/rosangeladoria Nunca vi médico discutir melhor atendimento em consultório! Deixar 40 pessoas esperando uma tarde inteira ninguém quer falar!

Hitler fez escola
www.twitter.com/Edson_Bomfim O alterego "nova ordem" fala que problema na saúde é gestão, não dinheiro, mas votou a favor da manutenção da CPMF. Ê carinha confuso.

Má Fé com a boa fé alheia
www.twitter.com/FalaSergipe Esses falsos curandeiras travestidos de radialistas deviam passar por uma investigação. São tão nocivos quanto os piores estelionatários.

Demagogia internacional
www.twitter.com/cezar_britto Obama fala sobre a independência do Sudão do Sul, liberdade e revoluções árabes. Mas ao negar o Estado Palestino seu discurso se faz ficção.

Ratos do porão da corrupção
www.twitter.com/antoniaamorosa Não acredito em discos voadores. Acredito mais em homens roedores.

DO LEITOR

Greve dos Correios e retaliações! Resposta ao leitor
De José Ginaldo de Jesus, Assessor de Comunicação Social – ECT/DR/SE: “Valendo-me do espírito democrático que tem norteado o seu trabalho (e esse espaço), peço à gentileza, pelo bem da verdade, publicar os esclarecimentos a seguir, acerca do texto com título “Grave dos Correios e Retaliações”, divulgado em seu blog nesta data (21). A Direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos considera lamentável e infeliz os comentários feitos pelo leitor João Victor Vasconcelos (texto abaixo), considerando que o leitor não conhece os Correios, não conhece as suas normas, não conhece a descrição dos cargos que compõem a força de trabalho da empresa, assim como não conhece o contrato de trabalho dos empregados da ECT.
Por essa razão cabem aqui algumas explicações:
1. Não é demérito nenhum trabalhar em triagem de correspondências – há milhares de empregados dos Correios executando essa atividade, sem perder, em nenhum sentido, a sua dignidade de Ser Humano e de Trabalhador. Aliás, em virtude da paralisação de alguns trabalhadores, diversos empregados dos setores administrativos, inclusive empregados com função gerencial, ajudando nessa tarefa, inclusive nos mutirões de fim de semana.
2. A triagem de correspondências também faz parte das atividades do cargo de atendente (quando em suas agências de lotação, já a partir de segunda-feira (26/9), todos terão a oportunidade de fazer isso).
3. Não é verdade que os atendentes serão alocados em outras unidades. As unidades de trabalho dos novos atendentes já estão definidas – e todos eles deverão se apresentar nessas unidades, a partir de segunda-feira, dia 29/09/2011. 
4. Quanto à remuneração dos atendentes, estes vão receber, todos eles, os valores informados no edital do Concurso Público – todos eles tomaram conhecimento do valor da remuneração, já que o salário é objeto do edital do concurso – se os atendentes “receberão apenas o salário base “nu e cru”, como dito certamente é porque farão jus a apenas o salário “nu e cru”, e não mais do que isso, já que os Correios e Telégrafos respeitam todos os direitos de seus trabalhadores. Os empregados que fazem jus a adicional, recebem o adicional, já que nenhum trabalhador dos Correios pode dizer que os Correios já deixou, alguma vez, de pagar o que lhe é devido. Portanto, aquilo que os trabalhadores vão receber – com ou sem greve, é aquilo a que eles fazem jus, de acordo com seus cargos, funções etc., repito.
5. Falta de vergonha, em nosso entendimento, é alguém ocupar um espaço tão valioso e tão importante como esse (e qualquer outro veículo de Imprensa) para falar daquilo que não entende, e o pior, com acusamos ou informações levianas.
6. Quanto às “boas-vindas”, realmente eles a tiveram, já que fora organizado um grande evento para recebê-los, e tem sido dado todo um tratamento digno daquilo que é esperado aos novos empregados de uma empresa e como tem sido feito na ECT.
7. Por último, acreditamos que o Sr. João Victor Vasconcelos, que, segundo ele tem “parentes e amigos que passaram neste último concurso público” deveria era render graças a Deus, pelo êxito alcançado por seus parentes e amigos, já que foram mais de um milhão de candidatos, para pouco mais de 9 mil vagas. Só em Sergipe foram mais de 16 mil inscritos para apenas 64 vagas. “É graça divina começar…” dizia Dom Hélder Câmara.
8. Apesar de tudo que foi dito pelo Sr. João Victor, é muito bom trabalhar nos Correios e Telégrafos, e centenas de milhares de pessoas gostariam de estar ocupando o lugar daqueles que atualmente trabalham na NOSSA empresa”.

Jucese: esclarecimento sobre e-mail de um servidor
Do presidente da Jucese Vinicius Baudouin Mazza: “Venho por meio deste e-mail, retificar algumas informações postadas em seu blog no dia de hoje (quarta-feira), referente a matéria publicada dos grupos de trabalho na Junta Comercial do Estado de Sergipe. Realmente, o projeto foi retomado depois de um período em que a Jucese ficou sem os mesmo. Os grupos de trabalho, se fazem necessários nesse momento, diante dos projetos que a Jucese vem desenvolvendo em minha administração. Projetos como o Redesim, Interiorização da Junta Comercial, Melhorias na área do Registro do Comercio, e nas atividades rotineiras como Licitações e Controle de almoxarifado/patrimônio, demandaram a necessidade da criação desses grupos (No momento, somente ainda solicitados).Diante disso, segue abaixo a relação dos 23 funcionários envolvidos nesses projetos, dos quais 15 são efetivos e 8 são comissionados (Não são somente 11 conforme postado), para que você possa averiguar e se certificar, que todas essas pessoas trabalham todos os dias aqui na JUCESE. Em HIPÓTESE ALGUMA,  há a possibilidade de algum desses nomes, não estarem prestando seus serviços diários, com muita competência e dignidade!

Servidores Efetivos:
1. Michele Figueiredo Vila-Flor
2. Marlene Costa Santos
3. Ivanete Pereira do Rosário
4. Nathalie Maressa Socorro Vieira
5. Arlete Jane de Sá
6. Andréia Souza Fontes Santos
7. Aroaldo Santos Melo
8. Joval do Nascimento
9. Iracema Arcieri de Melo
10. Eliane Alves Oliveira
11. Ronaldo Carvalho Ribeiro
12. Epídio Bispo Vieira
13. Ivanilde Dantas Cruz
14. Gicélia Souza dos Santos
15. Cássio Souza dos Santos

Servidores Comissionados:
1. Daiana Bruna Nunes Santos
2. Edmilson Suassuna da Silva
3. Everton Barrozo dos Santos
4. Alysson Fontes de Oliveira
5. Marcelo Prado Manfrim
6. Isnard Santos Barreto
7. Eduardo Silveira Garcez
8. Jorge Kleber Soares Lima

Os 23 nomes envolvidos nesses grupos de trabalho, se faz necessário, diante dos diversos projetos já citados acima. O que fez com que colocássemos esses 8 funcionários comissionados no projeto (todos exercendo suas funções diarimente na Junta Comercial), diante de não termos mais funcionários efetivos em nosso quadro!

A junta comercial, se coloca a sua disposição e a de todos que queiram vir verificar as informações passadas acima, sem nenhum tipo de aviso prévio! Estamos a disposição também, de mostrar todos os projetos que vem sendo desenvolvidos, os quais certamente, irão mudar a cara deste órgão. Com essas inovações e os serviços avançados em tecnologia, mudaremos a visão atual, de um órgão cartorial, para um espaço designado ao empreendedor Sergipano!

Concluindo, esses grupos estão sendo solicitados para realmente realizarem trabalhos, que irão fazer com que este órgão evolua de uma forma eficiente. E não para serem cabides de emprego, conforme possa a ter sido cogitado!!! Fico a sua disposição, para eventuais esclarecimentos!”

PROGRAMAÇÃO DA XXII FESTA DO CARRO DE BOIS – Tomar do Geru

Sábado – Praça Pedro de Balbino ( 2 palcos)
20:00 hs Bonde da Galera
21:00 hs TIAHUINGO
22:30 hs Forrozão Márcio Brasil
23:30 hs CARTAS DE TARÔ
01:00 hs Domingos Sergipano
02:00 hs Vô di Xoti

Próximo domingo (25.09)
5:00 hs – Alvorada = aboios e repentes com Palmeirinha da Bahia;;
9:00 hs – Benção de Carreiros e Chamadores – Pe. Paulo André de Matos;
das 10:00 às 14:0 hs – Desfile de Carros de Bois – Ruas e Praças da cidade (mais de cem carros);
11:00 hs – Forró Fava Miúda (estilo pé de serra) – Praça da Igreja;
14:00 hs – Destaque do Forró (estilo pé de serra) – Ptaça Pedro de Balbino;
14:00 hs – Bacamareteiros de Aguadas – Ruas e Praças
15:00 hs – Aboios e Repentes – Palco Principal – Praça Pedro de Balbino
15:30 hs – Sorteio de Premiação para Carreiros e Chamadores – Segundo Palco

Shows
18:00 hs Desejo do Arrocha
19:00 hs REVELAÇÃO DO FORRÓ
20:30 HS Swings dos Playboys
22:00 HS Bonde dos Garotos
23:00 hs Adailton dos Teclados
00:00 hs ZUEIRÕES DO FORRÓ
02:00 hs Adilosn Costa
03:00 hs Forró Língua de Prata

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"………..
Viva hoje !
Arrisque hoje !
Faça hoje !
Não se deixe morrer lentamente !
NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ"
Feliz…Feliz… Arriscar à Fazer, para Viver Feliz !!!!”. Pablo Neruda, poeta chileno que morreu em 23 de Setembro de 1973.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais