Imprensa sensacionalista

 

 

Ao chegar ontem, 28, a Sergipe, o governador licenciado Marcelo Déda Chagas, relatou para a imprensa todo o processo que passou no último mês com o problema de saúde que culminou com a cirurgia em São Paulo.

 

Déda agradeceu a grande parte da imprensa que é madura e tratou o assunto com ética. Em determinado ponto da entrevista, Marcelo Déda revelou que teve que ligar para a mãe dele, uma senhora de 80 anos, que ficou em pânico, por conta de uma manchete sensacionalista de um jornal sobre a doença. Ele não disse o nome, mas todos os presentes, principalmente os profissionais da imprensa sabem que ele se referiu a um semanário, que três dias após a cirurgia do governador circulou com a manchete: “Médico diz que câncer no pâncreas é mortal”. O governador teve que falar com a mãe por telefone para tranqüilizá-la, por conta da manchete sensacionalista.  

 

Este não é o primeiro caso, nem será o último de sensacionalismo na imprensa, aproveitando um problema de saúde de uma autoridade para vender jornal. Não dá nem para falar em ética. Aliás, a briga pública (entre dois jornalistas), através da Internet, há um mês expôs as vísceras do informativo semanal para a sociedade.

 

O verdadeiro câncer da imprensa de Sergipe quem acompanha este espaço há muito tempo sabe quem é, e se manifesta, sobretudo, no ano eleitoral, com as famosas pesquisas. O mais lamentável é que este câncer é alimentado por muitos que são execrados por ele. Até quando a fala mansa e o jogo de dissimulação terão vez?

 

Apelo: visitas ainda não

Na presença de dezenas de políticos, lideranças e amigos, o governador licenciado, Marcelo Déda, apelou para a compreensão de todos e disse que não receberá visitas nos próximos dias. Os médicos orientaram o descanso total e por isso evitará qualquer visita para não prejudicar a recuperação. Quanto menos falar, melhor. Ele deve retornar ao governo no próximo dia 16 de novembro.

 

Lealdade pessoal

Sobre a atuação do vice, Belivaldo Chagas: “Pedi que ele voltasse a Aracaju e desse prosseguimento à nossa agenda”, relata Déda. “Durante todo este período Belivaldo revelou excepcional capacidade administrativa e uma lealdade pessoal que me comove”, elogia. Déda teve uma conversa ao pé do ouvido com Edvaldo e Belivaldo, que deixou a todos emocionados.

 

Diplomação e Posse em Neópolis

Ontem, 28, às 16hs, a Justiça Eleitoral diplomou o prefeito e o vice de Neópolis, eleitos no último final de semana, respectivamente  Marcelo Guedes e Miguel Lobo. Já a noite, às 20hs, os dois tomaram posse nos seus respectivos cargos. Em seu discurso o novo prefeito de Neópolis disse: “Vamos deixar as querelas políticas de lado e irmanemo-nos todos, povo,  executivo, legislativo e judiciário, com o objetivo de arrancar nossa tão sofrida Neópolis da obscuridade, agradeço de coração à todos vocês, só me resta a partir de agora é colocar em prática tudo aquilo que prometemos em campanha”.

 

Doações terrenos

A AL aprovou ontem projetos de doações de terrenos do governo do estado para as prefeituras de Aracaju e Socorro. O de Aracaju é na Avenida Silvio Teixeira, área nobre dos Jardins, ao lado da agência do Banese. O que será construído lá? Já o de Socorro é no Marcos Freire I e será construído o Centro Administrativo.

 

Respeito a Joaldo Barbosa

Na última terça-feira circulava tranquilamente nos corredores da Assembléia, Antônio Francisco, aquele mesmo acusado de ser o mandante do assassinato do deputado estadual Joaldo Barbosa. Antônio Francisco saiu do presídio por conta dos problemas de saúde. Pelo jeito ele anda bem demais…

 

Venezuela, democracia e o Mercosul 

O leitor vai estranhar, mas é necessário que este espaço análise algo que vem sido discutido nos meios de comunicação em nível nacional, mas tem pouca repercussão em Sergipe: a entrada da Venezuela no Mercosul. Hoje, 29, a comissão do Senado Federal vai votar se o Brasil aceita a entrada da Venezuela.

 

Liberdade de imprensa

Este espaço, por algumas vezes, já criticou ações do presidente da Venezuela, Hugo Chávez que deveria trabalhar mais e aparecer menos. Se a Venezuela avançou em vários pontos com Chávez na presidência, deixa a desejar as ações dele principalmente no que se refere a democracia e a liberdade de imprensa.

 

Estado venezuelano

Mas, mesmo com algumas posições ditatoriais do presidente Chávez, o povo venezuelano e mais ainda o Estado venezuelano, não pode ser prejudicado. O governo Chávez vai passar um dia e o Mercosul é importante para consolidar o crescimento da Venezuela. O Brasil não pode ajudar a criar um novo bloqueio econômico mascarado apenas pelo desejo dos Estados Unidos. Os cubanos hoje passam por sérios problemas por causa do bloqueio. Se ele não existisse não só a vida dos cubanos seria melhor, mas o sistema teria se aberto mais rapidamente.

 

Aprovação do protocolo

Ontem, 28, o senador Valadares (PSB) disse que votará favorável a aprovação do protocolo que inclui a Venezuela no Mercosul. Já o relator da matéria, Tasso Jereissati, senador do PSDB do Ceará votará contra o ingresso. “ O totalitarismo chavista não pode impedir o fortalecimento das nações da América do Sul”. E disse não haver perigo de a entrada da Venezuela ameaçar a estabilidade democrática. “Além disso,  governantes como Hugo Chávez, atual presidente da Venezuela, são passageiros e  o povo venezuelano e o país não devem ter o seu progresso impedido”. Ele está certo…

 

 

Conferência Brasileira de APLs

Sergipe foi destaque em Brasília (DF) ao participar de um dos painéis da 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs), já que foi o único estado a apresentar sua experiência. Com o tema geral ‘Aglomerados Produtivos: Análise da Experiência Nacional e Internacional’, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, falou sobre o Núcleo Estadual de APL de Sergipe. Cerca de 500 pessoas presenciaram a apresentação, entre empresários, autoridades públicas, gestores técnicos governamentais, agentes financeiros, parceiros dos Núcleos Estaduais de APLs, formuladores de políticas, acadêmicos e parlamentares.

 

Referência nacional

“É muito gratificante saber que o trabalho do APL-SE, coordenado pela Sedetec e apoiado por mais de 20 instituições parceiras, em menos de três anos já se transformou em uma referência nacional. Isso nos motiva a trabalhar ainda mais em favor da pequena produção espalhada por todo o Estado, promovendo os meios para o seu fortalecimento e colhendo os frutos da geração de emprego e renda, diretriz determinada pelo governador Marcelo Déda”, apontou o secretário.

 

Estímulo ao desenvolvimento econômico

Jorge Santana integrou o painel junto a instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL); o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O evento, que termina nesta quinta-feira, 29, é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e tem por objetivo aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento econômico, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em Arranjos Produtivos Locais (APLs) de todo território nacional.

 

Centenário do Sergipe

Ao afirmar que “o Sergipe é orgulho do Estado e sua cor vermelha simboliza a garra de seus atletas”, o deputado federal Albano Franco (PSDB) registrou na sessão de ontem, 28, da Câmara, o transcurso do primeiro centenário de fundação do Club Sportivo Sergipe, o mais tradicional clube de futebol do Estado.No pronunciamento, o parlamentar fez um rápido retrospecto histórico do futebol em Sergipe, com destaque para o centenário não só do “Mais Querido”, assim como, do Cotinguiba Esporte Clube, o tradicional “Clube da Fundição” que também está comemorando seus primeiros cem anos de existência.

 

Celi no Salão Imobiliário

Por mais um ano consecutivo, a Construtora Celi estará presente no Salão Imobiliário de Sergipe, que acontecerá de 4 a 8 de novembro, no Centro de Convenções de Aracaju. A empresa está preparando um confortável stand para seus clientes e vem com o mais complexo mix de opções de moradia para toda a família. Dentre as novidades está o Avant Life Residente, um super empreendimento localizado na Alameda das Árvores, região planejada e mantida pela Celi, entre as avenidas Hermes Fontes e Nova Saneamento, muito querida pelos aracajuanos por oferecer conveniência e tranqüilidade. Este mais novo lançamento da Celi possui plantas bem versáteis, que podem se adaptar as necessidades de cada família. São 03 quartos sendo 01 ou 02 suítes. Os clientes podem ficar com água na boca para conhecer todos os detalhes deste empreendimento no Salão Imobiliário. Vale a pena aguardar e se encantar com mais um Celi de alta qualidade.

 

O Tao de Flávio Conceição, um Lao Tsé às avessas

O delegado Paulo Márcio publicou um artigo no site universo político onde analisa o caso Flávio Conceição. Com o título “O Tao de Flávio Conceição, um Lao Tsé às avessas, Paulo faz uma analogia com um caso chinês e com a biografia do pai do Taoísmo. Um trecho: “. De saída, enxerguei uma ligação quase poética de Flávio com a terra do Hoang-Ho, traduzida na sua indisfarçável e desmesurada paixão pelas artes marciais chinesas, notadamente o Kung Fu, que literalmente quer dizer “trabalho duro”. De sorte que seria uma aleivosia deixar de reconhecer que a vida do homem sempre foi uma dureza, uma labuta desgramada de sol a sol, que só veio a melhorar um tantinho quando finalmente teve seus méritos reconhecidos pelos nossos ingênuos parlamentares estaduais. Mas volvendo ao Kung Fu, cumpre observar que ele, muito mais do que uma arte marcial, consiste numa filosofia representada pelo símbolo taoísta yin e yang, expressão do equilíbrio entre todos os elementos da vida. E, cá pra nós, equilibrar-se, ainda que sobre uma corda bamba, é coisa que Flávio Conceição sabe tirar de letra”.

 

10 municípios sem energia e água

Os desligamentos de energia elétrica programados pela Energisa têm provocado interrupção no abastecimento de água em vários pontos de Sergipe. Segundo a Assessoria de Comunicação da Deso, a falta de energia verificada ontem (28) na captação de água localizada no povoado Ilha do Ouro, em Porto da Folha, deixou desabastecidos os 10 municípios atendidos pela Adutora do Alto Sertão. A falta de energia ocorrida na captação da Deso localizada na Ilha do Ouro demorou quatro horas, provocando a suspensão do abastecimento de água em Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Carira, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Pedra Mole e Pinhão. A equipe técnica da Companhia de Saneamento informa que a situação só será normalizada nesta quinta-feira pela manhã.

 

Vandalismo

Não bastasse os constantes desligamentos de energia programados pela Energisa, o abastecimento de água no interior também tem sido prejudicado por atos de vandalismo. De acordo com o assessor de comunicação, na madrugada desta quarta-feira, foi roubada parte dos cabos da rede elétrica do Sistema de Bombeamento da Deso em Riachuelo, causando falta de água naquele município. “Tão logo verificaram o problema, nossos técnicos comunicaram o fato à Diretoria Técnica que providenciou a imediata substituição dos cabos, só que os riachuelenses ficaram todo o dia desabastecidos”, informa Fernando Fontes. 

 

Praça reformada, problemas antigos

O jornalista Abrahão Crispim Filho denuncia que a recém reformada e inaugurada Praça Lion Schuster, localizada na Rua Rodrigues Dórea,  Bairro Ponto Novo, já está com problemas em sua estrutura há mais de uma semana. A praça não possui iluminação adequada o que causa indignação dos moradores.

 

 

Simples assim!

Dicas do blog: www.sustentaessaideia.blogspot.com. Se você lava pratos na sua casa, vão aqui algumas dicas importantes:Antigamente, as pessoas lavavam os pratos com uma bacia junto a pia. Se você parar para pensar, essa é uma alternativa que economiza bastante água, pois vai servir para retirar o excesso de comida que fica nos pratos; Outra dica também é colocar os pratos na pia de forma organizada: prato com prato, talheres de cabeça pra baixo num copo com água, copos com um pouco de água para amolecer os resíduos que fica no fundo; E, mais uma boa dica é: para economizar detergente e não mandar ralo abaixo toda aquela espuma que vai pros rios, coloque um recipiente pequeno com água e adicione duas colheres de sopa cheia, mergulhando a esponja sempre que precisar. Vai fazer aquela espuma… Fazendo dessas dicas um hábito em sua casa você vai perceber o quanto de água e detergente você consegue economizar.Bom para você ($$$), bom para o planeta. Mais dicas no blog de Nayana Ferreira.

 

DO LEITOR

 

“Crack” Os prazeres físicos e psíquicos duram pouco

Do leitor João José de Brito Neto: “O crack é uma das drogas de mais altos poderes viciantes. A pessoa, só de experimentar, pode tornar-se um viciado. Pois no geral, o seu usuário já usa outras drogas, como a cocaína, e passa usar o crack por pura curiosidade, para sentir efeitos mais fortes e sobretudo por ser mais barata. Os efeitos são rápidos, mais preocupantes. Aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular, excitação acentuada, sensações de bem estar, capacidade física e mental e indiferença à dor e ao cansaço.O Poder Público, a Sociedade e sobretudo os Pais, são culpados indiretamente com o envolvimento desses jovens com o mundo das drogas. O Poder Público não previne, e nem tampouco ajuda os usuários. A Sociedade discrimina. E os Pais, não educam e por muitas vezes viram as costas para a realidade.Estamos falando em calamidade pública. Estamos vivendo uma pandemia grave em nosso Estado. Enquanto isso, nossos Governantes só falam em alianças políticas para o pleito de 2010. Se não há educação, lazer e trabalho,como ocuparemos essa juventude desculpada? como venceremos o mal, se estamos aliados ao mesmo? Se não fizermos nada agora, nossos filhos não aproveitará a vida, e sim buscará a morte. Converse com o seu filho, faça sua parte. Não espere que um estranho ocupe seu lugar.Os prazeres duram pouco. Porém, as conseqüências podem serem fatais.Precisamos unir forças, e não usar a força para combater o mal.Chega de palavras e panfletos. Queremos atitude e ação. Queremos Paz. Lembrem-se Crack é resto. E ultimamente nem porco anda comendo lavagem”.

 

Lavagem cerebral na hora da novela

Do leitor José Costa: “O conceito de oposição em qualquer democracia é muito saudável, mais da forma que está sendo feita pelo deputado Venâncio Fonseca é fora do normal. Após um dia de trabalho, cansado, todo cidadão quer chegar em casa, comer, tomar um banho e ir pra TV. É aí então que começa o problema!!! De uns dias pra cá, o deputado Venâncio Fonseca vem aparecendo insistentemente na televisão, falando mau do Governo, como sempre com sua fala mansa e o discurso repetido. Então pergunto? Cadê a justiça eleitoral, TSE, STF, ou sei lá quem pra proibir esse abuso. Perdi o número de vezes que Venâncio apareceu em uma só noite, em média umas trinta propagandas, que começam das 19:30 e vai até o fim da novela da globo. Isso é uma tentativa de “lavagem cerebral” com o eleitor sergipano. Pra mim, propaganda antecipada quem tá fazendo é Venâncio. Em determinada hora ele enaltece o seu partido, e fala que se o seu partido estivesse no Governo tudo seria diferente, a saúde, a educação e etc. Chega de Venâncio na hora da novela…deixe pra brigar em 2010, o povo agradece e a democracia também”.

 

Ainda há tempo para arrepender-se

Do leitor Messias Gonçalves: “Cláudio Nunes, você disse ontem que em breve publicará os vinte e um deputados que devem a cabeça para Flávio Conceição. Aqueles que algum dia, ou muitos, foram beneficiados com propinas do esquema desbaratado e autorizado pela justiça, intitulado de operação navalha. Lembro que esse senhor chegou por terras sergipanas, no governo de Valadares. Quem trouxe especificamente, Sergipe nunca soube. Participou além do governo de Valadares, dos governos de João Alves Filho e Albano Franco. E o que ele fazia, somente depois da operação é que veio a comprovação. Pois bem, para que as pessoas envolvidas não digam que você é um carrasco, que persegue desenfreadamente, sem escrúpulos, gostaria de lhe invocar os ensinamentos bíblicos. Em Lucas 5:32 está escrito: “Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento”. Ainda em Lucas, 15:7 “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”; Assim será para nós sergipanos. Quantas alegrias não terão em ver os nossos deputados arrependidos de um dia, mesmo sem saberem, o quanto contribuíam para essa farra com o nosso dinheiro, dizerem ao seu povo que mesmo sem quererem, erraram. É melhor confessarem os seus pecados do que, serem descobertos por você Cláudio Nunes. Baseado nisso, sugiro para você Cláudio Nunes, que ofereça primeiro para os vinte e um deputados, a oportunidade para que eles mesmos lhes enviem um e-mail, dizendo qual ou quais os benefícios recebidos. Veja isso como um gesto grandioso e de grande respeito para com os seus eleitores. Aguarde mais alguns dias. Caso não receba qualquer resposta, sinta-se no direito e na obrigação de informar ao seu eleitor esses “sortudos”.

 

Valmir o Caroneiro

Do leitor Carlos do PT: “O vereador Valmir de Francisquinho, que entrar na história de Sergipe, como autor da idéia e sugestão que passei pra o Vereador Dr. Olivier Chagas do PT, para que o mesmo fizesse a indicação na  câmara de Vereadores de Itabaiana juntamente com os demais vereadores aprovassem o nome de Maria Thetis Nunes, do prédio da Ceft, que está sendo construído na cidade de Itabaiana, inclusive foi publicado no Blog  de Eduardo Abril no dia  25.10.2009 e na coluna de Claudio Nunes dia 26.10.2009 na integra como mandei para toda imprensa , e como fiz questão de divulgar no programa na Boca do Povo na Radio Capital apresentado por Edvanildo Santana e no Programa Espaço aberto do dia 25.10.2009 na Fm Itabaiana apresentado por Eduardo Abril, que os mesmos podem confirmarem a minha participação via telefone e pedindo o apoio da imprensa e de toda sociedade de Itabaiana, inclusive na segunda feira estive conversando com o vereador Valmir e disse da idéia que tinha passado para seu colega vereador  Dr. Olivier e solicitei o teu apoio como solicitei o apoio do vereador Carlinhos da Atlética na aprovação da referida indicação que seria apresentado  no dia 29.10.2009 já que no dia 25.10.2009 no houve expediente pois foi feriado público estadual”.

 

Deso confirma contratação de firma citada na navalha

Publicado no informativo Água Quente do Sindisan de 28.10: “Para a direção da Deso a contração da firma Fuad Rassi, uma das citadas nas interceptações telefônicas realizada pela Polícia Federal com autorização da justiça durante o escândalo da Operação Navalha, é normal. Segundo declaração à imprensa a firma participou de uma licitação pública, concorrendo com outras empresas, e venceu o pleito de forma lícita para dar continuidade às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro Coqueiral. Conforme divulgado, o valor do contrato firmado com a Fuad Rassi é de aproximadamente R$ 7,5 milhões e que a atual gestão da companhia tem trabalhado com total responsabilidade, apesar de em nada se referir a auditoria realizada, muito menos da sua conclusão. É como se quisessem jogar tudo no esquecimento. E a empresa de auditoria contratada a peso de ouro, não fez nada? E o dinheiro gasto será que querem que também caiam no esquecimento? Será que um contrato firmado em 1998 no valor de R$ 21 milhões, para execução de obras de saneamento nos municípios de Sergipe. Mais tarde, no governo João Alves (DEM), esse contrato, genérico – sem objeto definido -, foi elevado a cerca de R$ 75 milhões. Não tem nada de irregular? A articulação de Flávio Conceição, segundo as intercepções telefônicas para proibir a auditoria na Deso também foi normal? É pelo visto Sergipe é o estado do acordão. Acordão para indicar conselheiro. Acordão para abafar tudo. Já na Deso punição mesmo é só para pequenos, os tubarões continuam ilesos. Até quando?!”

 

Terrorismo no Detran I

Texto publicado no site do Sintrase pela direção do sindicato: A diretoria do Detran que arrecada milhões e paga salários miseráveis aos seus servidores tenta passar uma situação de normalidade dentro daquela autarquia tanto para o governo quanto para a sociedade, que não retrata e está bem distante da realidade.Para manter os serviços funcionando o Detran tem 360 servidores mantidos por serviços temporários que serão substituídos por 300 concursados quando houver o tal concurso e que, dentre eles existem 141 servidores insatisfeitos que estão cedidos pela Sead e não querem mais ficar lá recebendo R$ 358,00 (trezentos e cinqüenta e oito reais) líquidos mês. O presidente do Detran tenta manter esses servidores mandando o gerente de atendimento, conhecido pela alcunha de Alcides, acalmar os ânimos nos boxes dos CEAC?s e shopping Jardins, através de um discurso motivador dizendo que resolverá todos os problemas, alertando os servidores para não procurarem o sindicato, pois, este, não resolveria nada e só serveria para deixar a direção com raiva. No entanto, quando sentiu que não tinha argumentos fortes para convencer aqueles que não querem mais permanecer na instituição por não acreditarem mais na direção, falou em nome de Jorge Alberto ameaçando-os de demissão do serviço público.

 

Terrorismo no Detran II

Continua o texto do Sintrase: Todo cidadão sergipano sabe que o governador Marcelo Déda é dono de um currículo invejável na luta pela liberdade dos povos e, ao seu lado tem várias lideranças forjadas na luta contra as desigualdades sociais e políticas. Neste sentido, a direção do Sintrase que tem o compromisso com a liberdade e com o respeito mútuo entre governo e as entidades de classes, pois respeitamos o direito do governador de se aliar a quem quiser, afirmamos que não iremos aceitar o terror como forma de governança.Ameaçar servidores em estágio probatório de demissão é terrorismo! E terrorismo é inaceitável! É inegociável numa sociedade democrática. Assim, estamos comunicando que a partir desse momento encerramos as negociações com a direção do Detran, até que a mesma estabeleça condições de diálogo com o Sintrase, que representa os servidores ameaçados, de maneira que seja preservada a liberdade de expressão, respeito e vontade de resolver a situação desagradável e antidemocrática criada pela Diretoria do Detran. A direção do Sintrase.

 

Frase do Dia

“O óbvio ululante é que há cada vez mais gente que não é de esquerda mas tem as qualidades que ela se atribui, assim como há muitos esquerdistas no poder que fazem justamente o que atribuem a seus opostos. Mas, o que seria dos zé-dirceus se não fosse “a direita”?”. Nelson Motta, escritor e músico brasileiro, que completa hoje, 29, 65 anos de vida.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais