Indícios da mudança climática

0

Um novo estudo aponta que a ação humana no planeta deverá liberar mais gases do efeito estufa, agravando ainda mais o aquecimento global.

 

Os dados, baseados em oscilações naturais das temperaturas entre os anos 1050 e 1800,

indicam que uma elevação de 1 grau Celsius na temperatura aumenta a concentração

atmosférica de dióxido de carbono em 7,7 partes por milhão.

 

A concentração atmosférica de C02 já passou de 280 partes por milhão antes da Revolução Industrial para 390 partes por milhão. 0 último grande relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, em 2007, incluía poucas avaliações sobre o ciclo de retro alimentação do carbono.

 

A mudança climática provocada pela ação humana vai liberar na atmosfera mais gases do efeito estufa, agravando ainda mais o aquecimento global, segundo um novo estudo.

 

Mas o efeito cascata do dióxido de carbono adicional – armazenado no solo, nas plantas e nos oceanos -, junto às emissões industriais desse gás, será menos grave do que sugeriam alguns estudos recentes, de acordo com os pesquisadores.

 

O frio extremo no norte dos Estados Unidos mostra que a mudança climática pode ter efeitos graves, mesmo quando não causa aquecimento,

 

Em geral, a mudança climática deve trazer invernos mais curtos e brandos, mas algumas áreas dos EUA terão nevascas mais intensas, com mais transtornos a atividades como esqui e pesca no gelo, que dependem de condições previsíveis.

 

No norte dos EUA, a primavera agora chega 10 a 14 dias antes do que há 20 anos. Mas algumas áreas devem ter nevascas mais fortes, conforme a rota das tempestades invernais se deslocar para o norte. A redução da cobertura de gelo nos Grandes Lagos também pode resultar em nevascas espessas, decorrentes do contato dos ventos frios com a água mais quente.

 

Está claro que já estamos vendo alguns impactos e precisamos começar a nos preparar para as novas realidades climáticas. Não podemos continuar a nos planejar com base no que têm sido as tendências históricas

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários