Inteligência Artificial no combate a notícias falsas

Qualquer notícia se torna uma notícia falsa, se as informações apresentadas estiverem incorretas ou não representarem de fato os dados que se espera que sejam transmitidos.

Quando se trata de informações, a prioridade sempre é de garantir a veracidade dessas informações, assim como analisar, processar e em alguns casos proteger essas informações.

Em suma, notícias e informações falsas são mais um problema de veracidade e segurança da informação.

Quando se trata de lidar com notícias falsas, ninguém mergulhou de cabeça mais do que o Facebook.

Com trilhões de postagens de usuários, o Facebook percebeu que a verificação manual de fatos não ajudaria a resolver o problema das notícias falsas.

Com essa triste constatação o Facebook recorreu à inteligência artificial para deter esse problema. A inteligência artificial está sendo aproveitada para encontrar palavras ou até mesmo grupos de palavras que possam identificar padrões relacionados a notícias falsas.

Com mais esse case de sucesso, a inteligência artificial agora é vista como a pedra angular para separar o que é bom e o que é ruim no campo de notícias. Isso ocorre porque a inteligência artificial possibilita o aprendizado de comportamentos, possível através do reconhecimento desses padrões mencionados acima.

Aproveitando o poder da inteligência artificial, as notícias falsas podem ser identificadas seguindo sugestões de artigos que foram sinalizados como imprecisos por pessoas em algum momento no passado.

À medida que o volume de dados aumenta a cada dia, aumenta ainda mais a chance de se deparar com informações falsas e uma vez que esse obstáculo desafia a capacidade humana de descobrir a verdade a inteligência artificial se transformou em um farol de esperança para garantir a veracidade dos dados e o que é mais importante, identificar notícias falsas.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais