Interesse social legitima direito de criticar

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“A crítica jornalística, desse modo, traduz direito impregnado de qualificação constitucional, plenamente oponível aos que exercem qualquer atividade de interesse da coletividade em geral, pois o interesse social, que legitima o direito de criticar, sobrepõe-se a eventuais suscetibilidades que possam revelar as pessoas públicas ou as figuras notórias, exercentes, ou não, de cargos oficiais. A crítica que os meios de comunicação social dirigem às pessoas públicas, por mais dura e veemente que possa ser, deixa de sofrer, quanto ao seu concreto exercício, as limitações as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos de personalidade.”

O trecho acima é de uma decisão do STF, do último dia 19, através do ministro Celso de Mello num recurso que deu vitória a Editora Abril contra o ex-governador do DF, Joaquim Roriz.

O relatório de Celso de Mello é um verdadeiro tratado sobre a defesa da liberdade de imprensa e deixa claro que a Constituição protege a opinião jornalística e não gera direito de indenização aos criticados, principalmente se eles forem "figuras públicas ou notórias".

Celso de Mello citou a Declaração de Chapultepec (Conferencia Hemisférica realizada em Chapultepec, na cidade do México, em 11 de março de 1994)  ao enfatizar que uma imprensa livre é condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos,promovam o bem-estar e protejam sua liberdade, não devendo existir, por isso mesmo, nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicação – proclamou, dentre outros postulados básicos, os que se seguem:

“I – Não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício dessa não é uma concessão das autoridades, é um direito inalienável do povo.

II – Toda pessoa tem o direito de buscar e receber informação, expressar opiniões e divulgá-las livremente. Ninguém pode restringir ou negar esses direitos.

VI – Os meios de comunicação e os jornalistas não devem ser objeto de discriminações ou favores em função do que escrevam ou digam.

X – Nenhum meio de comunicação ou jornalista deve ser sancionado por difundir a verdade, criticar ou fazer denúncias contra o poder público.” (grifei)

A decisão do STF servirá a partir de agora como jurisprudência para diversos outros processos.

Como bem disse Celso de Mello o “Estado – inclusive seus Juízes e Tribunais – não dispõe de poder algum sobre a palavra, sobre as idéias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais da Imprensa. “

Infelizmente muitos políticos ainda têm a mentalidade tacanha de não aceitar criticas e pressionar a imprensa de todas as formas, inclusive com dezenas de ações judiciais.

Este blog, por exemplo, é opinativo. Todos os leitores sabem que aqui vão encontrar a visão interpretativa de uma informação.

Cabe ao leitor e ao político refletir e jamais a ação arbitrária de tentar calar a opinião.

34 anos do PT
A militância do PT/SE lotou ontem o auditório do Iate Clube na festa de posse dos novos dirigentes do partido e o aniversário de 34 anos.  A organização do evento estimou em cerca de 4 mil filiados. Além das lideranças do partido em Sergipe, o líder petista nacional Valter Pomar e o governador Jackson Barreto (PMDB), além de representantes de diversos partidos estiveram no encontro.

Amor e retirada da disputa
Ao anunciar a retirada do nome dela para qualquer candidatura eleitoral este ano, a ex-primeira Dama agradeceu a todos que lhe apoiaram dentro do partido e também as manifestações do povo sergipano. Emocionada, Eliane disse que sua intenção era agregar e voltou a lembrar do amor a Marcelo Déda. "Este amor só me fez aumentar a vontade de lutar, trabalhar e ser feliz. Viver com Déda foi o grande presente que Deus me deu. Em nome desse amor, dessa relação de paz, sinceridade, de verdade e companheirismo que tive ao longo desses anos tomei decisão muito forte hoje. Meu nome está fora deste projeto”, disse.

Desafio
Ao discursar, o presidente estadual, Rogério Carvalho fez um histórico do partido e homenageou o governador Marcelo Déda. “Temos um desafio muito grande com a ausência do governador Marcelo Deda. Só poderemos manter vivo o nosso partido com a participação de todos”, disse.

Aliança com o PMDB
“Quero dizer Jackson Barreto, a aliança do PT com o PMDB é uma aliança que foi construída ao longo da historia da política sergipana. Em 2008 o PT apoiou o PCdoB a prefeito de Aracaju, em 2012 apoiou o PSB a prefeitura de Aracaju e agora em 2014 vai apoiar o governador Jackson Barreto. Queria cumprimentar a companheira Eliane Aquino que traz uma mensagem de unidade do partido”, reforçou Rogério Carvalho.

Homenagens
No evento foi montado um grande painel no qual foram homenageados alguns companheiros já falecidos como Rafael Rodrigues Chico Mocó, Manezinho, Adelson o ex vereador Gilvan Melo, Ozéas, Allan Brandão, Guilherme,  Pereira, Jovino Pinto, NAPU , Padre Gerard, ex-prefeito de Japaratuba e líder da região, Fernando Guedes e o governador Marcelo Déda, grande líder do PT. Foi exibido algumas fotos e informações sobre o governador.

Matadouro Itabaiana: TCU julga regulares contas de Maria Mendonça e irregulares contas de Luciano Bispo com multas
O Tribunal de Contas da União, em processo de contas especial, na fiscalização da obra do matadouro de Itabaiana, cujas obras foram paralisadas pelo prefeito Luciano Bispo, alegando irregularidades no processo, julgou irregulares as contas do ex-prefeito e o condenou a devolver aos cofres públicos R$ 50 mil reais.

Omissão de Luciano Bispo
A obra foi conveniada com a Caixa Econômica Federal pela então prefeita Maria Mendonça cujas contas o TCU julgou regulares com ressalvas por conta da concepção dos projetos. “Verifica-se, portanto, que não é possível encontrar uma explicação aceitável para a omissão da administração local em dar prosseguimento à obra, adotando as ações necessárias à correção dos defeitos apontados”, diz o relatório do TCU ao condenar o ex-prefeito Lucianoi Bispo que paralisou a obra.

Machado na sede do PSB
O presidente regional do PSB de Sergipe, deputado federal Valadares Filho, e o senador Antonio Carlos Valadares receberam o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), na sede do PSB, ontem, 24. Na pauta do encontro, alianças, composições e eleições 2014, em conformidade com o planejamento  estratégico aprovado pelas lideranças socialistas, em encontro no Hotel Del Canto, no dia 07 de fevereiro.

Decisão STJ para Sergipe: Arquivada ADI sobre defensor público atuar como advogado
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, julgou prejudicada a Ação Direta de Inconstitucionalidade em que a Procuradoria Geral da República questionava lei que autorizava os integrantes da Defensoria Pública de Sergipe a exercer a advocacia. O ministro afirmou que a lei orgânica da defensoria no estado (Lei Complementar 183/2010) revogou as disposições legais anteriores (artigo 40, inciso I, da Lei Complementar 15/1994, com redação dada pela Lei Complementar 43/1999, e o artigo 55, inciso I, da Lei Complementar 70/2002). Assim, houve a perda superveniente de objeto da ação.

Autorização
A PGR apresentou a ADI alegando que a autorização ao exercício da advocacia pela Defensoria Pública desrespeita a vedação prevista no artigo 134 da Constituição. No entanto, tanto a Advocacia-Geral da União quanto o próprio procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se posicionaram pelo não conhecimento da ação por conta da revogação dos dispositivos questionados.

Decisão
Em sua decisão, Celso de Mello afirmou que há “prejudicialidade da ação direta, quando, após o seu ajuizamento, sobrevém revogação ou a cessação de eficácia das normas questionadas em referido processo objetivo, como sucedeu no caso ora em questão”. De acordo com ele, há jurisprudência do STF em relação a este aspecto. O ministro apontou que, como relator do caso, está dentro de suas atribuições a competência plena para exercer monocraticamente o controle das ações, pedidos ou recursos dirigidos ao Supremo, sendo legítimos os atos decisórios que praticar nessa condição. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Carnalita: prefeitos ratificam acordo com percentuais do ICMS adicionado
Infonet – Os prefeitos de Capela e Japaratuba, Ezequiel Leite e Hélio Sobral, chegaram a um consenso quanto à divisão dos lucros do carnalita. Durante reunião ocorrida ontem, 24, foi ratificado o acordo que prevê a destinação de 80% do valor adicionado do ICMS para Capela e de 20% para Japaratuba.

Critérios
O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Jeferson Passos, participou da reunião e explicou à equipe de reportagem do Portal Infonet que a divisão dos lucros obedecerá à dois critérios: nos casos em que o minério for extraído de Capela, 80% do valor adicionado do ICMS fica na cidade e 20% vai para a Japaratuba. Já nos casos em que o minério foi extraído em Japaratuba (local onde será instalada a fábrica), o município ficará com 100% do valor.

Projeto de lei
Ainda de acordo com Jeferson Passos, será enviado um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa para que a divisa dos lucros seja transformada em lei. “A proposta também será submetida às Câmaras Municipais dos dois municípios”, completa o secretário.Além dos prefeitos e do secretário Jeferson Passos, a reunião contou com técnicos da Sefaz e representantes da Vale do Rio Doce.

Itabaiana: servidores recebem amanhã, 26
O Prefeito Valmir de Francisquinho, cumprindo o seu compromisso com os servidores municipais de Itabaiana efetua nesta quarta-feira, 26, o pagamento dos servidores referente ao mês de fevereiro.  O anúncio foi feito ontem, 24, em entrevista ao Programa Espaço Aberto da Rádio Capital do Agreste.

Com reajuste
Valmir revelou ainda que os servidores efetivos receberão o pagamento referente ao mês de fevereiro com a aplicação do percentual de reajuste salarial de 8 %.No último sábado, dia 22, os professores receberam seus salários já com o reajuste do Piso Nacional do Magistério. O retroativo do mês de janeiro será pago na folha de março, bem como, dos servidores em geral.

Dentro do mês
"A Prefeitura continuará efetuando os pagamentos dos salários ainda dentro do mês trabalhado, mantendo a política de valorização do servidor", disse Valmir de Francisquinho.

Chapinha PSL
O presidente estadual do PSL, ex-deputado José Milton de Zé de Dona, em entrevista a Beto Silveira,  na FM Itabaiana, disse que o partido está trabalhando para fazer uma chapinha forte para a Assembleia e conta como dos deputados capitão Samuel e Mundinho Vieira, além de Georgeo Passos (filho do ex-deputado Antônio Passos) e Edilene Barros, vereadora de Itabaiana (esposa de Zé Milton). A meta é eleger quatro deputados estaduais e um federal.

André Moura e Agentes de Saúde discutem PL
O presidente estadual do PSC, deputado federal André Moura iniciou ontem, 24, recebendo, na sede do PSC/SE, lideranças e presidentes de Associações Regionais de Agentes de Saúde e de Combate às Endemias. A pauta da reunião foi a tramitação do Projeto de Lei 7496/06, que fixa o piso salarial da categoria, agendado para votação na Câmara, em março.

Negociações
O deputado André Moura é o interlocutor nas negociações entre a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CNACS), que representa a categoria, e o Executivo Nacional desde agosto de 2013 e, após diversas audiências foi construído um acordo que deverá ser colocado em votação no próximo mês. "O reajuste será dado de forma progressiva até 2017, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, garantiu que a pauta seria votada em março, conforme compromisso firmado entre os líderes", explicou o deputado.

Presenças
Participaram da reunião o secretário adjunto da Saúde municipal de Riachuelo, Marcondes Hipólito (Riachuelo); ACS – Rosângela dos Santos (Aquidabã); presidente da Federação dos ACS e ACE (FAMACSE), vereador Jailton dos Santos (Cumbe);  ex-presidente da FAMACSE, Edmilson Santana (N. Sra. das Dores) e a presidente do Sindicato dos ACS e ACE de Nossa Senhora do Socorro, Clécia Regina.

Radioterapia: contrato vai zerar fila de espera
A Secretaria de Estado da Saúde e a Oncoclínicas,  unidade especializada em tratamento do câncer em Salvador, na Bahia, assinaram ontem, 24,  contrato que vai viabilizar o tratamento de todos pacientes que aguardam por um procedimento, reduzindo e até zerando a fila de espera pela radioterapia em Sergipe.

Tratamento
"Estamos assinando esse contrato hoje que vai fazer a diferença na assistência aos pacientes oncológicos. Fui à Brasília e conseguimos, através do Ministério da Saúde, recursos no valor de aproximadamente R$ 2.300.000,00, para custear o tratamento. Como atualmente só o Huse tem o sistema 3D, por mais que coloque para funcionar em três turnos, não dá vencimento. O maior número é de câncer de próstata, cerca de 89%. Então fizemos umas pesquisa para montagem de uma planilha de custos e estamos assinando o contrato hoje, com todo o processo cumprido com acompanhamento da própria Procuradoria Geral do Estado. Esse contrato vai permitir a garantia do tratamento até que as obras sejam concluídas para instalar os dois outros aceleradores: o do Huse e o do Hospital Cirurgia", esclarece a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

Fila
Os recursos vão arcar com o tratamento de pacientes que aguardam na fila da Radioterapia em Sergipe. Dentre os serviços nesse pacote, estão os para combate ao Câncer de Próstata, Estômago, Pulmão, Reto, Esôfago, Mama, Colo do Útero, Laringe, entre outros. O Governo do Estado vai arcar ainda com o transporte e ajuda de custo.

Aribé visita obras na Capital
O vereador Lucas Aribé sempre se destacou por fazer uma oposição consciente na Câmara Municipal de Aracaju. E, apesar de concordar com as reformas das praças da capital e da construção de novos abrigos para passageiros de transporte público, Aribé continua preocupado com as condições de acessibilidade nos locais públicos. Na última sexta-feira, dia 21, ele visitou a alguns abrigos na Avenida Barão de Maruim para conferir se estavam de acordo com as leis de mobilidade urbana e de acessibilidade.

Estrutura
Bem recebido pela equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) que trabalhava no local, o parlamentar gostou da nova estrutura, entretanto constatou a inacessibilidade para pessoas com deficiência visual, o que é garantido pela Lei Federal 10.098. "O direito à informação é garantido por lei e não há nenhum indicativo em Braille ou sistema sonoro para as pessoas cegas. Cobramos que as condições de acessibilidade fossem plenas, entretanto, não constatamos isso aqui. Mais uma vez vamos entrar em contato com o órgão competente para cobrar e também tomaremos medidas no Poder Legislativo", explicou Aribé.

Tomar do Gerú inaugura Central do Empreendedor
A partir de hoje, 25, micro e pequenos empresários e empreendedores individuais de Tomar de Gerú terão a disposição a Central do Empreendedor. Trata-se de um local disponibilizado para a classe empresarial, que irá oferecer capacitações e informações sobre gestão dos negócios, além de orientar no processo de formalização dos empreendedores. A inauguração será às 10h e o espaço está localizado na Rua José Bernadino Guimarães, 90.

Conquista
“É uma importante conquista para todos os empresários da região, a proposta é estimular a criação de novas empresas e fortalecer aquelas que já estão no mercado, criando condições favoráveis para que novos empregos sejam gerados”, destaca o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos.

Pontos
As Centrais do Empreendedor, também conhecidas como Pontos do Empreendedor, são criadas por meio de uma parceria entre o Sebrae e as prefeitura locais. No espaço o público poderá ter acesso aos cursos, palestras e oficinas desenvolvidos pelo Sebrae, receber orientações sobre abertura e encerramento de empresas, alteração do contrato social, nota fiscal eletrônica e formalização de microempreendedores individuais.

Profissionais
Todo o atendimento ao público é feito pelos Agentes de Desenvolvimento, profissionais capacitados pelo Sebrae e posteriormente nomeados pelos gestores municipais que buscam provocar o processo de implementação dos programas e projetos estabelecidos pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Cine Vitória
As sessões do Cine Vitória estão canceladas desde quinta-feira (20) devido à problema hidráulico. A Rua do Turista já está tomando as providências para sanar a questão o quanto antes. Diante do exposto, a Casa Curta-SE pede desculpas e se compromete a procurar novas datas para exibir os filmes que estavam em cartaz. Na próxima quinta-feira, novas informações serão divulgadas.

Vôlei de Praia
No último domingo, 23, as equipe de vôlei de praia, Vôlei Mania, dirigida pelas professoras  Alessandra Santos e Mônica Silva, conquistarão todos os pódios na categoria  masculino e feminino, sub 19 e adulto, na primeira etapa do Circuito Sergipano de Vôlei de Praia.

Nota de esclarecimento Shopping Prêmio
Na tarde de hoje (ontem), 24, tem circulado em grupos de Whatsapp uma fotografia com dois seguranças baleados e a “notícia” de que houve um tiroteio dentro do Shopping Prêmio. Em respeito a todos e à relação de confiança e transparência que conquistamos ao longo de pouco mais de dois anos, queremos tranquilizá-los e esclarecer que a fotografia não foi tirada dentro do Shopping Prêmio e não houve tiroteio algum. Infelizmente, a disseminação de boatos irresponsáveis tem sido cada vez mais comum, confundindo e preocupando as pessoas desnecessariamente.

Setransp buscará em reunião com a SMS solução para Serviço Atende
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) esteve presente à audiência com o Ministério Público do Estado (MPE), na última semana, para discutir questões referentes ao gratuito Serviço Atende, que foi suspenso, e, nesta segunda-feira, 24, preparou um ofício com as informações solicitadas pelo MPE, a ser encaminhado para a Promotoria de Defesa aos Idosos e Pessoas com Deficiência.  Assim como foi conversado na audiência, o Setransp se dispôs a dialogar com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para que a mesma estude a possibilidade de assumir o serviço. A reunião entre o Setransp e a SMS ficou agendada para a próxima quarta-feira, 26/02, às 10 horas, na sede da mesma.

Repasse
Além de repassar a relação de usuários ativos no serviço e o relatório técnico sobre as necessidades de manutenção das três vans adaptadas, o Setransp ressaltou no ofício ao MPE: “quanto a atender o serviço através de microônibus adaptados, mesmo que temporariamente como a Promotoria solicitou, informamos que não dispomos desses micros, e os microônibus que as empresas utilizam no sistema de transporte do nosso município, não estão devidamente adaptados para atender tal demanda, esses possuem bancos e não espaços adequados com cinto de segurança para uso dos cadeirantes”.

Continuidade
Lamentando a falta de condições para dar continuidade ao Serviço Atende, que servia gratuitamente, há mais de oito anos, ao transporte de pessoas com deficiência física para tratamento, exames e atendimento médico, o Setransp avisou ainda ao MPE que está à disposição para encontrar uma solução com a SMS para que o serviço volte a ser operado, atendendo aos anseios dessas famílias.

Museu da Gente Sergipana
O Museu da Gente Sergipana funcionará no sábado e no domingo de carnaval, das 12h às 16h, e na quarta-feira de cinzas das 12h às 17h. A informação é da direção do Instituto Banese, que administra o espaço cultural.O acesso ao Museu é gratuito. Grupos acima de 20 pessoas devem realizar um agendamento prévio, que pode ser feito através do telefone (79) 3218-1551, ou pessoalmente, na recepção do prédio.

Concurso bacana no instagram
A Nassal iniciou nesta semana um concurso que promete renovar a casa de um dos seus seguidores pelo instagram. Recém-chegada na rede social especializada em capturar e pôr filtros em fotos, o concurso consiste em postar a foto de um cômodo da casa que mereça uma repaginada. O clique mais curtido levará um vale-compras de 2 mil reais na Empório Casa e terá direito a uma consultoria com o arquiteto Bruno Rosa para garimpar as peças que mais se adéquam ao local. Para participar é simples: fotografe o cômodo da sua casa que você deseja modificar, publique no instagram com a hashtag #MeuAmbienteNassal, siga e marque na foto a @construtoranassal e a @emporiocasa, e peça aos seus amigos para curtirem sua foto até o dia 14/03. A campanha foi criada pelo núcleo digital da Comunicação VIP. Vale tentar!

Agenda
25 de fevereiro, terça-feira.
A presidente Dilma Rousseff participou, ontem, da sétima reunião de cúpula Brasil/União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica. Hoje, 25.02, a PETROBRAS divulga balanço referente a 2013. Amanhã, quarta-feira, o STF retoma o julgamento dos embargos infringentes de José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e outros dois réus do mensalão. Na próxima sexta-feira, 28, deverá sair a decisão final sobre a exploração da carnalita.

Curtas
ROBERTO JEFFERSON CUMPRIRÁ PENA EM UNIDADE DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO  DE GERICINÓ, EM BANGU, RIO DE JANEIRO. /// BANCO USADO POR MALUF VAI INDENIZAR COFRES PÚBLICOS EM 20 MILHÕES DE DÓLARES. /// CRESCE REDE DE INTRIGAS PARA RACHAR LULA E DILMA. /// TARIFAS DE TELEFONE FIXO PARA MÓVEL CAIRÃO 13 POR CENTO EM MARÇO, ANUNCIA A ANATEL. /// OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA PREVÊ LEVE MELHORA NO NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS DO SUDESTE. /// PRESIDENTE DEPOSTO NA UCRÂNIA É PROCURADO POR ASSASSINATO DE CIVIS. /// MINISTRO DA JUSTIÇA, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, DECLARA: “MAIORIA QUER COPA E COM SEGURANÇA.” /// FHC: “QUATRO ANOS DE MAIS DO MESMO É PERIGOSO.” /// PSD DESISTE DE COMPOR O BLOCO DOS INDEPENDENTES. /// DILMA AFIRMA: “NÃO VÃO CONSEGUIR QUALQUER CONFLITO ENTRE MIM E LULA.” /// ESTADOS UNIDOS VÃO REDUZIR EFETIVO DAS FORÇAS ARMADAS EM 80 MIL HOMENS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Campeonato desmotivado
É verdade que alguns fatores estão influindo bastante. O fechamento do Batistão, nossa principal praça de esportes, para reforma, é, sem dúvida, o mais importante deles. Mas não é só isso. É fato incontestável que o futebol sergipano vem, há anos, mergulhado em uma grande crise. Os torcedores a cada dia que passa ausentam-se dos estádios. Forçados a, por exemplo, deslocar-se para o interior a cada fim-de-semana, pois as duas equipes da capital, Confiança e Sergipe, só têm atuado fora de Aracaju, o Confiança em Carmópolis e o Sergipe em Maruim, os torcedores, mesmo aqueles mais fiéis, vêem-se impedidos de acompanhar seus times favoritos, até mesmo por motivos de ordem econômico-financeira. O governo do Estado, com o objetivo de amenizar a situação, autorizou, via convênio intermediado pela FSF junto ao BANESE, a colocação de iluminação nos estádios dos clubes de Aracaju. A demora, contudo, na execução do serviço, está deixando impacientes as diretorias do Sergipe e do Confiança. Como o campeonato é curto, quanto mais demorar a concretização desse plano, maiores serão os prejuízos das agremiações consideradas as maiores de nosso futebol.

Realidade palpável
Não é somente em Sergipe que o certame estadual não consegue motivar o torcedor. Na semana passada, enquanto tivemos públicos em jogos do Sergipe e do Confiança com média de espectadores oscilando entre 300 e 500 torcedores, o Flamengo, que, ao lado do Corinthians lidera o ranking da popularidade no futebol brasileiro, enfrentou o Madureira, pelo certame do Rio de Janeiro, diante de um minguado público de 2 mil e 400 torcedores. Este exemplo é bem significativo.

Mais uma morte
No último domingo, um grupo de cerca de 20 torcedores do São Paulo matou, com barras de ferro, um torcedor do Santos. É mais uma vítima fatal na contabilidade trágica das chamadas “torcidas organizadas”.

Felipão convoca
Mais três jogadores que atuam no Brasil foram convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolári para o amistoso diante da África do Sul, o último da seleção brasileira antes da convocação definitiva para a Copa do Mundo, cuja abertura ocorrerá no dia 12 de junho, em São Paulo.

Rodada do Sergipão
Jogos que serão realizados amanhã: No Estádio Wellington Elias, em Nossa Senhora do Socorro, Socorrense X Amadense; no Fernando França, em Carmópolis, Confiança X Lagarto; em Canindé, no Estádio Andrezão, Canindé X Estanciano; e no Presidente Médici, em Itabaiana, Itabaiana X Coritiba. O Sergipe, um dos líderes da competição, folga na rodada, ganhando mais 3 pontos, de forma antecipada. Seu adversário seria o Olímpico, de Itabaianinha.

Esdrúxula
Como diria o veterano cronista esportivo Wilson Tobias, é simplesmente inusitada a forma como o departamento técnico da FSF tratou o pedido de afastamento do Olímpico. A expressão W.O. (walk over, em inglês), é aplicada para caracterizar uma situação eventual e não permanente. O correto seria, simplesmente, elaborar uma nova tabela do campeonato, sem a presença do clube de Itabaianinha.

Fred, Jô e Jefferson
Foram os jogadores convocados ontem por Luiz Felipe Scolári, fechando uma lista de 19 atletas para o amistoso contra a África do Sul.

Cartão amarelo
Um fato raro verificou-se antes do início da partida Fluminense X Botafogo, no último domingo, no Maracanã. O árbitro deu cartão amarelo para o goleiro Diego Cavalieri, por ter cavado a grama justamente na metade da marcação da pequena área. O goleiro do Fluminense confessou que já fez isso outras vezes.

PELO TWITTER

www.twitter.com/LeonardoBoff  Na constituição da Bolívia se incorporaram os 3 princípios da ética dos povos andinos:"não sejas preguiçoso nem mentiroso nem ladrão".E nós?

www.twitter.com/DjCello  "Aprenda com os erros alheios. Você não viverá o bastante para cometer todos os erros."

www.twitter.com/salesneto1  Em breve, ter plano de saúde e nada vai ser a mesma coisa. Quem tem dinheiro vai para o particular, quem ñ, vai para o SUS.

www.twitter.com/Georg_Magalhaes  Brasil é o país onde a corrupção é autoridade. #AHORADAVERDADE

www.twitter.com/flavaofraga  Nunca desanimes com as crises da vida! Problemas nunca deixarão de existir. Em tempos de crise, é momento de ousar, lutar, de reinventar.

www.twitter.com/higorfb  Em terra de gente falsa, quem é sincero sai como errado.

DO LEITOR

Políticas sociais
Por Abrahão Crispim Filho: "Educação e saúde padrão FIFA era errado, porque não saiu um centavo da educação e da saúde pra Copa. Mas pelo menos discutia políticas sociais. O Não vai haver Copa, não discute nada, busca brilhareco na mídia daqui e de fora e pretexto pra semear destruição. A oposição joga neles pra tentar desgastar a Dilma. Fazem, portanto, sim, o jogo da direita, apesar dos argumentos esfarrapados de teóricos de meia tigela que querem justificar o injustificável. Além de que querem desviar pra Copa os problemas fundamentais do Brasil – capital especulativo, agronegócio, mídia monopolista, financiamento privado de campanhas -, ajudando a direita a esconder estas questões".

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia
"O mundo é um belo livro, mas é pouco útil a quem não o sabe ler."

"Discutir gostos é tempo perdido; não é belo o que é belo, mas aquilo que agrada."

Carlo Goldoni, nasceu em  25 de fevereiro de 1707 e morreu em1793. Foi um dramaturgo italiano, considerado um dos maiores autores europeus de teatro e um dos escritores italianos mais conhecidos fora da Itália.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais