Isso é uma vergonha !

O que vem se fazendo com o delegado da Policia Federal, Protógenes Queiroz, que teve a coragem de pedir e obter escutas de banqueiros e outros bandidos ricos, é de envergonhar qualquer Nação.

 

 Esse delegado deveria está sendo homenageado, mas vem sofrendo perseguições, até dentro do Senado, numa casa legislativa que deveria honrar suas funções republicanas, porque teve a coragem de abrir inquéritos, prender, usar algemas e denunciar bandidos e ladrões ricos.

 

O deputado federal Nelson Pellegrino, do PT da Bahia, sugeriu que ele Protógenes fosse ouvido na CPI das Escutas numa sessão secreta, porque o policial federal resistiu a apresentar detalhes sobre escutas telefônicas realizadas pela PF na Operação Satiagraha.  “Eu prefiro declinar [do convite para sessão secreta]. Me sinto honrado de compartilhar essa confiança nos senhores. Mas no momento prefiro me manter na posição de uma audiência pública, naquilo que eu puder contribuir. Ainda em sessão reservada, estaria limitado às mesmas questões legais”, afirmou Protógenes fugindo da armadilha que pretendia colocá-lo no Senado Federal, que deveria ser exemplo para a Nação.

 

A intimidação que se faz é para que sirva de exemplo para outros não ousarem prender banqueiros e políticos ladrões. Do jeito que a coisa vai, vão acabar prendendo o delegado Protógenes Queiroz. Só faltam anunciar que todas as denúncias da Operação Satiagraha foram maquiadas e não existiram. Prendam Protógenes enquanto que Daniel Dantas, Pitta e tantos outros passeiam e tomam champanhe.  Só resta tomar emprestado a velha frase do indignado Boris Casoy:i “Isto é uma vergonha!”

 

Lei das algemas

Para quem estava com saudades de Tonho Pereba: “Ó congresso que me encantas / pelo teu célere obrar, / a Lei será Gilmar-Dantas / ou será Dantas-Gilmar?”.

 

Marcos e Zezinho: Dupla sertaneja ou dupla de segurança?

Anotem: este espaço recebeu novas evidências de que quatro, e não dois policiais militares estão à disposição de um candidato a vereador em Aracaju. Este candidato não tem mandato e nunca ocupou cargo público de relevância que o levasse a necessitar de segurança, principalmente pública. A primeira dupla: Marcos e Zezinho. A outra dupla vem depois. A Justiça eleitoral já está de olho…

 

Trabalho da Corregedoria

Seria bom que a SSP, através da corregedoria, divulgasse para a imprensa e, principalmente para a sociedade sergipana, o resultado dos inquéritos  que foram abertos para apurar denúncias contra alguns delegados. Por exemplo: o que deu o inquérito do delegado Sérgio Ricardo? A denúncia, veiculada na TV Sergipe mostrou um preso que era utilizado por ele para vender Herba Life (do qual é representante) e outras mordomias.

 

Boato que não dará em nada

Ontem, 06, um delegado disse a este colunista que duvida que Sérgio Ricardo tenha alguma punição grave. Lembrou que o mesmo andava no grupo formado por Marcos Passos e até mesmo o atual secretário Kércio Pinto. Será? E o governador o que acha de tudo isso?

 

De olho nas pesquisas

Dois candidatos a prefeitos no interior do Estado disseram a este jornalista que já foram procurados por um “representante” de um instituto de pesquisas oferecendo um “pacote” de quatro delas até 5 de outubro, para “ajudar” na eleição deles. Este jornalista sugeriu que no próximo contato o prefeito faça a devida gravação para que este espaço divulgue o nome do “representante”, o valor pedido e o nome do “instituto”.

 

Falta hierarquia na PM de Sergipe

Quando será que a hierarquia será retomada na PM de Sergipe. O caos começou no governo Albano Franco, quando o então comandante Hélio Silva, vestiu a camisa do governador – então candidato à reeleição – por cima da farda. De lá para cá a situação foi piorando. A hierarquia mantinha o respeito e comando.

 

Ainda sobre o desmando na PM de Sergipe

Outra investigação: que um PM cedido a Guarda Municipal de Socorro solicitou ao comando da PM uma viatura locada e descaracterizada para se deslocar até Recife, porque esqueceu um celular num quarto de hotel. E o pior: foi atendido e na sexta-feira estará lá. A “campana” como se diz na SSP já foi montada e a casa pode cair para alguns. É só aguardar…

 

Israel desafia Wanderlê a pedir sua expulsão do PMDB

Deu no Ne Noticias: O vereador Israel Sarmento (PMDB) desafiou, durante entrevista à Ilha FM, o deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB) a pedir sua expulsão do partido. “Se ele pedir minha expulsão, eu vou contar ao povo o que está sendo escondido. Zezinho (da Everest) morreu de desgosto. O prefeito Alex Rocha vem me perseguindo já há algum tempo. Não tenho medo de qualquer processo de expulsão”, disse Israel, assegurando que não foi infiel ao partido ao votar em Jadiel Campos (PSC) para prefeito do município. O vereador lembrou que Jadiel faz parte da mesma coligação que apóia a candidatura de Alex a prefeito.

 

Que plano é esse para prejudicar Déda?

Israel Sarmento também disse que está à disposição do governador Marcelo Déda (PT) para revelar o que sabe sobre um plano que teria sido traçado no município para prejudicá-lo.

 

O Plano envolve a presidência da Assembléia Legislativa

Sabe qual é o plano? Veja o que revela um vereador de São Cristóvão: O deputado Wanderlê Correia fechou um acordo com o empresário Edvan Amorim para votar no candidato dele a presidente da Assembléia Legislativa em janeiro. A ordem é não deixar o governador eleger o presidente ligado a ele. Amorim quer eleger um deputado do PSC, para que Déda fique refém dele.

 

Reserva de vaga; suplente não assumiu

Cadê a Justiça Eleitoral de São Cristovão? Desde o início do ano que o suplente de vereador Rael tenta assumir a vaga deixada por Alex Rocha, que assumiu a prefeitura e nada. Um caso raro. Com isso a Câmara tem um vereador a menos. Reserva de vaga de vereador. É São Cristovão, a quarta cidade mais antiga do país, deixando a desejar em todos os sentidos. E viva a João Bebe Água!

 

Apocalipse em São Cristóvão

De um leitor: “Venho através deste meio de comunicação, expor toda a minha a indignação perante aos últimos acontecimentos no município de São Cristóvão, não acho justo que nós, cidadãos de bem, fiquemos a mercê de algumas pessoas (políticos) que só pensam nos próprios interesses. Alguns nomes são figuras repetidas nos últimos capítulos da novela que se tornou a política no município. Essas pessoas se articulam apenas com o intuito de obterem alguma vantagem, mostrando assim, que não possuem interesse algum em melhorar a situação do município. Se fizermos uma busca rápida através do site Google pelos nomes de Carlos Rosa (Carlos Umbaubá), Jadiel Campos, Israel Sarmento, Jorge Lisboa, e outros mais que ?freqüentam? a Câmara de Vereadores, notaremos a quantidade de vezes que os mesmos aparecerão por alguma manobra política, mas acho muito difícil que seja encontrada alguma coisa em relação a um projeto interessante para a população. São Cristóvão vive uma crise política sem precedentes, talvez seja à hora da população despertar e fazer uma análise bem minuciosa nos candidatos que estão por aí, porque do jeito que as coisas andam, só um Apocalipse para resolver a situação!”.

 

Ducival é o novo secretário de Planejamento

Ducival Santana de Jesus é o novo secretário de Planejamento de Aracaju. O anúncio foi feito na tarde de hoje, 6,  pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.  O novo secretário toma posse na próxima sexta-feira, 8, no mesmo local onde seu nome foi anunciado. Convidado na última sexta-feira, 1, para substituir Luciano Pimentel, que assumiu a Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), Ducival assume o cargo após 26 anos como supervisor de operações com o setor público da CEF. “Sei que os desafios são muitos, mas fico na expectativa de agregar. Acredito que fui escolhido pelo grau de experiência que  tenho com as atividades que envolvem o setor público”, disse. (Infonet).

 

Gratidão

Quem compareceu ao bairro Soledade durante a caminhada do prefeito candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira (PCdoB), foi o presidente da Associação de Membros e Amigos dos Diabéticos (AMAD), Marco Antônio Costa. A participação correspondeu a uma forma de agradecer ao prefeito o apoio que o poder público municipal tem dado à instituição.  “Em tudo que precisamos, ele nos ajuda”, afirma Marco Antônio.

 

Insatisfeitos no PSDB de Aracaju

Dos 13 candidatos a vereador em Aracaju pelo PSDB, 11 deles estão insatisfeitos com o tratamento dado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Isso ficou exposto na reunião realizada ontem. Apenas o coronel Santana e a candidata Miriam Ribeiro ainda não espernearam. O problema é que eles receberam até o momento 30 mil santinhos e mais nada. Eles lembram que a coligação com o PSDB propiciou a Edvaldo Nogueira, nove minutos importantes no horário eleitoral.

 

Matança de árvores continua em Aracaju                                                                                   

No último dia 31, este espaço publicou uma foto enviada por um leitor de um crime ambiental cometido em pleno centro de Aracaju, na rua Itabaiana, entre as ruas de Maruim e Estância. Uma arvore morta através de algum produto químico. Como ninguém da Prefeitura, neste caso a Emsurb, não tomou providencia, o assassino fez outra vitima, conforme a foto. Esta outra árvore está bem próxima da primeira. É bom lembrar que a omissão das autoridades é com o dinheiro público já que as mesmas foram plantadas pela Prefeitura e são patrimônio da comunidade.


Itabaianense desabafa I

Da leitora Aldinha: “Sinto uma profunda tristeza quando leio ou escuto uma notícia sobre “filhos de Itabaiana” envolvidos nos crimes. E lamentavelmente são notícias freqüentes. Os crimes dos líderes políticos, dos coronéis são fatos históricos  que povoam o passado e enchem os livros de história do Brasil, especificamente do Nordeste. Os crimes aos  quais me refiro são  aqueles em que o maldito dinheiro fomenta na cabeça dos meus  conterrâneos itabaianenses. Sou de uma geração que sentava nas calçadas, passeava na praça,  acendia fogueiras, se empoeirava nas festas natalinas e se  fantasiava nos carnavais.Sou de uma geração em que a infância era cercada de sonhos, a adolescência exalava sonhos e a fase adulta ainda sonha com os sonhos. Deus dos Céus o que está acontecendo?!”

 

Itabaianense desabafa II

Continua a itabaianense:Em todo lugar que chego, seja na sala de aula, na festa ou mesmo na  rua dizer que nasci em Itabaiana é sempre motivo de uma gracinha. E imediatamente uso uma ridícula defesa dizendo: Na minha família não  tenho comerciante, caminhoneiro e muito menos ladrão. E o que me  envergonhava passa a ser, hoje, até motivo de orgulho quando digo  que, na minha família eu tive pai e irmãos alcoólatras! Tive sim, bêbados honestos! O que aprendi em Itabaiana ainda trago na alma. Aprendi a amar, amar e amar! Lembro da doçura da merendeira Dona Zefinha do Grupo Escolar  Guilhermino Bezerra, da minha primeira professora Dona Clara; lembro  da beleza de alma da minha diretora Angélica…Quanta gente maravilhosa nascida em Itabaiana! Quantos feirantes, comerciantes brilhantes que não se intimidam com a lida. Lembro de Luzia Maria que se formou no antigo curso normal e  preferiu madrugar para vender nas feiras; mulher nobre, de mãos  calejadas e pensamento determinado.

 

Itabaianense desabafa III

Conclui Aldinha:Lembro de Nelson e Bimbinha da bicicleta, madrugando para vender na feira de Areia  Branca, e levando as filhas pequeninas para   conhecerem o que mais educa do que a escola: o trabalho! Quanta gente letrada levando saber por esse mundo a fora. Lembro de Tonho Besouro cuja honestidade é transparente. Lembro de Dona Raquel e de cada um dos seus filhos que ilumina a Rua  São Paulo com a educação, distribuindo simpatia, saber e amizade. De muita gente eu poderia falar, gente renomada que brilha pelo  Planeta Terra. Entretanto me limito a uma pequena realidade da qual  eu fiz parte um dia… E posso dizer com muito orgulho que essa  gente faz parte da minha história…Itabaiana tem comerciantes honestos, caminhoneiros honestos; e  ladrões de sonhos. Estes estão roubando os meus, os seus…Sinto uma profunda tristeza!” – Aldinha é acadêmica de direito e poetisa por excelência.

 

Senhas do Instituto de Identificação

Uma denúncia grave e fácil de ser apurada e que merece a prisão dos envolvidos. Quase ao lado do Instituto de Identificação, tem um posto de gasolina, lá fica uma moça de boné na esquina que fica oferecendo senhas do Instituto. É fácil comprovar. Tudo porque diariamente são atendidas apenas 30 pessoas.

 

Gerente da Caixa retorna ao cargo

Com o fim do prazo dado à Caixa para recondução do funcionário Antônio Fagundes ao cargo de gerente, pelo juiz Guilherme Carvalheira Leal, da 3ª Vara do Trabalho, ontem, 06, em visita de cortesia ao Sindicato dos Bancários, o novo superintendente da Caixa Econômica, Luciano Pimentel, informou que o nome de Fagundes já está de volta à lista dos gerentes da CEF. Acompanhado dos gerentes regionais Marco Antônio Queiroz e Carlos Santana, o superintendente informou que Fagundes deveria se apresentar na agência em São Cristóvão ainda hoje, onde desempenhava a função, que teve de volta desde a última terça-feira.O gerente empresarial Antônio Fagundes havia sido afastado do cargo de gerente desde novembro do ano passado, após ter participado da última greve. Diretor do Sindicato dos Bancários e funcionário da Caixa há mais de 20 anos, Fagundes foi descomissionado e assumiu as funções de escriturário. O Sindicato tentou resolver o fato – que considerou “uma punição por retaliação” -, através do diálogo, mas não obteve êxito e o caso foi parar na Justiça.

 

Dia da Inclusão Social

Projeto de lei de autoria do senador Valadares (PSB), instituindo o Dia da Inclusão Social, na data de 10 de dezembro, foi aprovado ontem, em caráter terminativo, na Comissão de Educação Cultura e Esporte do Senado. O dia 10 de dezembro foi escolhido por Valadares por ser a data em que foi promulgada, pela Assembléia das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.    “O objetivo é o de promover e conscientizar toda a sociedade sobre a importância dos direitos humanos e sua efetividade. Espero que essa data seja marcada por ações voltadas para a promoção e conquista de direitos, um momento para reflexão sobre um conjunto de políticas, projetos e atividades, preventivos e estruturantes, que objetive construir uma cultura de direitos humanos em nosso país”, diz o senador.

 

Estagiários vão perder reajuste

Devido a reação contrária dos servidores efetivos o Governo do Estado resolveu recuar no aumento concedido aos estagiários. Eles recebiam R$ 300,00 e passaram a receber R$ 600,00. O pior que alguns terão o desconto do que já foi recebido. Só para lembrar ao governo: no município de Aracaju os estagiários recebem R$ 500,00. Não seria uma solução?

 

Supremo rejeita barrar candidaturas de políticos com “ficha suja”

O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou nesta quarta-feira (6) ação em que a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) pedia que juízes eleitorais analisassem a vida pregressa dos candidatos para barrar registros de candidatura. A decisão tem efeito vinculante, ou seja, deverá ser seguida pelas instâncias inferiores. O STF seguiu entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, no dia 10 de junho, decidiu que apenas políticos com condenações transitadas em julgado (quando não cabe mais recurso) podem ser impedidos de disputar as eleições. Os apelidados “ficha suja”, com processos em andamento, devem ter respeitado o princípio da presunção de inocência, ou seja, são inocentes até que não haja mais recurso. (FSP).

 

Ayres Britto vota contra candidatura de políticos processados

O ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto votou pela procedência da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 144) que trata da possibilidade de juízes eleitorais negarem o registro de candidatura de quem é réu em processos criminais e de improbidade administrativa. “Quem pretende ingressar nos quadros estatais como a face visível do Estado há de corresponder a um mínimo ético”, disse em seu voto Ayres Britto, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Na opinião dele, a presunção de inocência não pode ser aplicada na matéria eleitoral, uma vez que o representante do povo deve ser “cândido, puro e depurado eticamente”. Ele fez a distinção dos princípios fundamentais individuais, sociais e políticos ressaltando que estes últimos envolvem não o indivíduo diretamente, mas a representação da coletividade. “Nos princípios políticos, o exercício da soberania popular e da democracia representativa não existe para servir aos titulares do direito, mas à coletividade, em favor da pólis”, frisou.

 

Obras em Itabaiana

Do leitor Paulo Emílio (itabaianense):”Li em sua coluna uma resposta tão áspera e prepotente quanto arrogante do candidato a prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo. A resposta foi da ao governador Marcelo Déda quanto a questão que você levantou sobre o deputado Augusto Bezerra que irá procurar o Ministério Publico Federal e o Tribunal de Contas para denunciar as obras do DER que ele julga eleitoreiras em Itabaiana. A resposta foi: “Marcelo Déda se quiser me irritar, mas me irritar mesmo, deve vir a Itabaiana e calçar, não 8, mas 20 km com asfalto e deve trazer mais de R$ 20 milhões em obras na cidade”. O incrível é que Déda nem disse nada e foi apedrejado, talvez nem saiba disso. Com essa atitude se percebe um desequilíbrio do candidato e a plena anulação de um apoio futuro, se o candidato for eleito. Será que Itabaiana é tão rica assim que cresce sozinha sem o apoio de ninguém? Sinceramente não entendi o porquê de tanta brutalidade e agressividade. Itabaiana necessita paz e não guerra. E, apoio para que a cidade cresça e se desenvolva é sempre bom, seja lá qual for. Ou não?”

 

Sergipeflora

Flores não é bom apenas para os olhos, através da beleza delas, mas também para os negócios. Um evento voltado para os produtores de plantas ornamentais e tropicais de todo o Estado, com o apoio de diversos segmentos. Mais detalhes: www.cerimonialeventos.com.br/sergipeflora

 

Projeto para crianças e adolescentes em situação de risco I

O Juiz Marcelo Costa Campos concedeu entrevista ao Programa de TV Sergipe Justiça desta semana, onde falou do projeto  voltado para crianças e adolescentes em situação de risco e em conflito com a lei. Ele garante que o tema será de absoluta prioridade na gestão “Semeando em Terreno Fértil”. “Posso deixar claro que a Presidente Célia Pinheiro, definiu como meta dessa gestão fazer uma virada de página, algo muito concreto, que realmente mude a atuação da Justiça na área da infância e adolescência. Tudo é um processo de contínua evolução. Esse progresso vai ser possível porque já se tem um trabalho de longos tempos, que agora vai ser aperfeiçoado e colocado como prioridade, como deve ser toda a política de atenção aos direitos da criança e do adolescente”.

 

Projeto para crianças e adolescentes em situação de risco II

Questionado sobre a burocracia da Justiça na solução de casos na área dos direitos da criança e do adolescente Marcelo Campos respondeu: “Não posso concordar nem discordar dizendo que não há verdade nessa impressão. É uma resposta simplista para um problema um pouco mais complexo. São vários os atores que interagem na busca da plena efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Tem um lado que é afeto à atuação do Poder Judiciário e um lado que é afeto a outras esferas, como o Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Executivo, tanto municipal quanto estadual. Então é um diagnóstico complexo. O que precisa ser ressaltado é a convergência de propósitos em mudar esse quadro. Efetivamente dar à área da infância e adolescência tratamento de absoluta prioridade. Nesta gestão, essa prioridade absoluta terá que se transformar em ações concretas que mudem essa dura realidade. E é isso que eu acredito que realmente vá acontecer, para que gestões futuras dêem continuidade e, em pouco tempo, a gente mude essa realidade que é um tanto triste”.

 

É preciso mudanças no Fórum do Santa Maria

Há alguns meses este espaço publicou um e-mail de um leitor criticando o descaso do TJ com o Fórum do bairro Santa Maria e o péssimo atendimento. Nada mudou:   São somente três servidores que não atendem no horário. Uma pessoa que chega às 09hs da manhã só consegue ser atendida às 12hs ou mais. Isso quando não ocorre da “chefe do atendimento” pegar a senha da pessoa, fazer uma assinatura e dizer pra ela voltar no dia seguinte e ser atendida primeiro. Há uma grande discussão sobre os bancos que levam mais de 15 minutos e até 01 hora para atender o cliente, mas o cidadão pode passar mais de 03 horas para ser atendido por um serventuário da Justiça na Terra Dura e não podemos falar nada. Além de tudo isso ainda há os casos em que recebemos a resposta de: “Não posso fazer nada por você, pois o sistema está fora do ar”. Toda vez? Esses dias, meu supervisor do condomínio falou que os atendentes abandonaram o posto de trabalho para bater parabéns para um colega aniversariante, é mole?  Enviei uma mensagem ao antigo presidente e este saiu, se aposentou e sequer respondeu através de sua assessoria. Espero que a nova presidente tenha mais atitude e olhe para a situação do Fórum do bairro Santa Maria. Ao menos se indignar não ofende!”.

 

Nomes de pessoas vivas em prédios públicos

É preciso que as autoridades acabem com os nomes de pessoas vivas em prédios públicos. Sergipe é um péssimo exemplo para o país. No TJ, por exemplo, já foram retirados os nomes de Leonor Franco, em Propriá cuja homenagem passou para o Dr. Britinho, justa homenagem. Outro nome retirado foi o do Centro Administrativo Albano Franco. É preciso dar continuidade e retirar de outros prédios. O TJ dando exemplo, com certeza, poderá cobrar dos outros poderes.

 

Transporte deficiente em São Cristóvão

De um leitor: “A cidade de São Cristóvão realmente está passando por uma fase crítica. O sistema de  transporte urbano entrou em colapso e o mais grave é que não se tem a quem reclamar. Segundo a administração de São Cristóvão o gerenciamento é de responsabilidade da SMTT de  Aracaju. No horário das 18hs às 19h15 só passam dois carros(ônibus) e o que é mais grave  é que saem dois outros em direção a Aracaju, no horário em que os pontos estão lotados e pasmem vão embora sem levar um sequer passageiro, não param nos pontos. Alguém precisa  rever estes horários e fiscalizar de verdade pois para nós a SMTT só se preocupa em multar veículos particulares, colocar guardas atrás de árvores e deixando uma grande parcela da população a mercê de empresas que prestam um péssimo serviço. Alguém aí pode falar algo? Ou preferem silenciar em prol de uns grandes”.

 

Frase do Dia

“Neste país, ladrão não pode ser mais herói”, (fala do personagem José Leôncio, da novela “Pantanal”, que está sendo reexibida e que foi gravada  há mais de 18 anos).

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais