Itabaiana: governança responsável. Politicagem será sepultada de vez

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No último fim de semana, o JC publicou uma entrevista com o candidato a prefeito de Itabaiana Adailton Sousa. Chamou a atenção que Adailton tem uma sintonia forte com o atual prefeito, Valmir de Francisquinho, que tem alto índice de aprovação como gestor, mas ao mesmo tempo o candidato sabe que o desafio será enorme para realizar uma gestão melhor do que a atual que é considerada a mais exitosa de toda história de Itabaiana.

Adailton destacou ainda na entrevista o diálogo que ocorreu com todas lideranças para chegar ao nome dele. “Por isso é que confio nesse projeto, pois sei que não se trata de Adailton apenas, se trata de um projeto político, de uma visão administrativa, de uma forma de governar que prioriza o bem comum”, reforçou tendo consciência que a missão será dar continuidade a uma gestão que garantiu avanços gigantescos para os itabaianenses.

Sem dúvida, os itabaianenses depois de muitos anos de uma questiúncula política de apenas dois grupos, merecem o atual gestor. Valmir de Francisquinho hoje é considerado o melhor prefeito de Sergipe porque os fatos mostram. Recebeu uma prefeitura com dívidas, com salários atrasados, ou seja, um caos com 13 milhões em dívidas. Hoje Itabaiana é modelo de governança responsável e Adailton Sousa é uma das peças chaves nesta reconstrução da gestão nos últimos anos.

Um povo trabalhador e criativo como o itabaianense merece a qualidade de vida que ganhou nos últimos anos. E mais do que isso, merece continuar com o respeito através de uma gestão que não é feita para um grupo mirando apenas os adversários. É feita para todos como deveria ser em todos os municípios, mas a visão tacanha de alguns coloca a politicagem como meta principal.

Essa parte de gestão politiqueira ficou no passado de Itabaiana e será sepultada de uma vez em 2020.


Por que será? Inaldo, usa tratamento de padre em eleição. Bispo omisso? Por que será que o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Inaldo, ainda usa o tratamento de padre na sua propaganda de campanha política? Inaldo já se afastou há anos da Igreja Católica e ainda o bispo não pediu a sua demissão do estado clerical?

Por que o arcebispo não o proíbe de usar o nome padre na sua campanha política deste ano? Inaldo, que na eleição passada disputou o cargo de prefeito pelo PC do B, agora disputa, novamente, pelo Progressistas. Toda essa proteção do arcebispo a Inaldo é por causa das relações políticas com o governador Belivaldo Chagas? Como disse um leigo íntimo do primeiro ministro: “Inaldo tem toda uma proteção. O Papa Francisco saberá de tudo.”

Estacionamento episcopal Aracaju irá ganhar um novo estacionamento. Segundo informação de um amigo do primeiro ministro da Arquidiocese de Aracaju, o terreno das casas que foram demolidas na rua senador Rollemberg esquina com rua Itabaiana, ao lado do ainda colégio arquidiocesano, de frente ao hospital da HapVida, irá se transformar no “estacionamento episcopal”, pois o arcebispo dom João Costa, que deveria destinar as casas para os sem teto, irá construir um grande estacionamento. Como disse o leigo, “o bispo não cumpre o papel que deveria cumprir e só se preocupa com coisas vãs”. Cruzcredo!

Qual a missão de um bispo? Construir hotel e estacionamento para obtenção de lucros ou anunciar a Palavra de Deus a todos os homens e mulheres? Qual deve ser a principal preocupação do bispo numa diocese? Com a palavra quem de direito.

Fake News e desespero na campanha eleitoral em Aracaju E ontem, 13, a PM fez uma operação onde   prendeu dois suspeitos com uma arma de fogo no Bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Com eles, foi apreendida a quantia de R$ 5.564,35 reais. Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia. No depoimento, um dos suspeitos disse que “o dinheiro encontrado no veículo pertence ao interrogado e é oriundo da venda de bebidas do seu depósito; que a arma de fogo encontrada pelos policiais militares não pertence ao interrogado e nem a William” um dos presos. Pelas redes sociais, alguém com interesse político inseriu na foto santinhos do candidato Fabiano Oliveira, numa clara intenção de criar uma fake News para prejudicá-lo. Fabiano, em vídeo, comunicou as providências judiciais junto às PC e a PF.

Cadê a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju? Poli caçambas de entulhos com excesso de peso em Aracaju e sem fiscalização são de responsabilidade da Sema e não da Emsurb, como o blog cobrou ontem. A Sema de Aracaju existe mesmo? 

ASEOPP debate aumentos expressivos nos preços dos insumos das obras A necessidade do reequilíbrio econômico-financeiro nos contratos administrativos de obras e serviços em andamento, previsto na lei de licitações, por conta da expressiva variação nos preços dos insumos, foi o tema da reunião online da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, nesta terça-feira, 13, com a participação expressiva dos associados e da assessoria jurídica.

Trabalho Procon/SE Os associados da ASEOPP fizeram diversos questionamentos e tiraram muitas dúvidas com a presença na reunião online, do advogado da ASEOPP, Júlio Carrera. Inicialmente, Júlio Carrera, disse que manteve contatos com a direção do Procon/SE e foi informado que o órgão está fazendo o levantamento comparativo dos preços com os comerciantes e após essa averiguação fará também com os fabricantes. O advogado disse que essa ação do Procon é em todo país com o apoio das áreas de defesa do consumidos dos MPE`s e do MPF.

Requerimento reequilíbrio Geraldo Majela, vice-presidente de Obras Privadas, explicou que tem uma obra que será iniciada em janeiro e vai esperar para pedir o reequilibro posteriormente quando estiver tudo estabilizado por conta dos aumentos constantes atualmente. O advogado Júlio Carrera explicou ainda que o reequilíbrio econômico-financeiro e o reajuste anual nos contratos estão previstos na lei de licitações e são dois institutos distintos. Ele aconselhou aos associados requerer de forma administrativa que houve um desequilíbrio econômico e financeiro e se não conseguir vai para a esfera judicial. Já o reajuste de preços do contato pode ser feito após um ano. No caso do reequilíbrio econômico-financeiro se os preços continuarem com aumentos abusivos ele pode ser pedido novamente no mesmo contrato.

Comprovação O vice-presidente de obras Públicas, Francisco Costa, disse que os associados precisam de uma assessoria jurídica embasada na lei e é preciso documentos comprobatórios como preços antes e pós-pandemia, notas fiscais, fundamentar em índices, além das correspondências que são recebidas informando os aumentos dos insumos, como, por exemplo, no caso do cimento.

Fiscalização “Houve abuso nestes aumentos, no caso do cimento diz que desligou os fornos por conta da demanda pequena, no caso dos blocos faltou lenha. É possível pedir ao MP e outros órgãos fiscalizadores para ir in loco nestas indústrias que dizem uma coisa e não é verdade”, levantou Francisco Costa defendendo que a ASEOPP entre com um instrumento judicial para que seja feita essa fiscalização.

Movimentação Júlio Carrera disse que a ASEOPP pode fazer uma denúncia, tanto no MPE, quanto no MPF, com provas pedindo a fiscalização e mostrando que esse desabastecimento foi criado com má-fé. “Mesmo com a ASEOPP fazendo parte de fornecedor e não de consumidor final, pode fazer essa denúncia já que o beneficiário final é o consumidor”, disse, avaliando que toda movimentação é válida neste momento, como o trabalho que vem sendo feito pelo Procon continuará sendo acompanhado. Os associados vão preparar uma planilha com a pesquisa de preços antes e pós-pandemia fazendo um comparativo de todos os tipos de insumo.

                                                                                                                                                                                 
Ranking dos políticos no Congresso E ontem, 13, a assessoria da senadora Maria do Carmo, DEM, comemorou os índices que a colocaram como a parlamentar sergipana mais bem avaliada pelo ranking dos políticos. Maria do Carmo obteve 6,83 pontos no índice que mede a presença nas sessões, economia de verbas de gabinete, ficha limpa e posições contra o privilégio em votações. “Fico muito feliz e honrada por esse conhecimento. É uma prova de que estamos no caminho certo, trabalhando em favor do Brasil e dos brasileiros”, disse Maria do Carmo, ao ressaltar que não é muito afeita à midiatização das suas iniciativas parlamentares. “Gosto de trabalhar, de fazer cada vez pelo nosso povo, afinal, foi para isso que fui eleita, por três vezes consecutivas, senadora da República”, disse a senadora.


Semana Estadual de Doação de Sangue A Assembleia Legislativa aprovou ontem, 13, o Projeto de Lei nº 36/2020, de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel, que institui a Semana Estadual de Doação de Sangue. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e ampliar o número de doadores em Sergipe, a propositura inclui as ações previstas no PL no calendário de eventos do estado e determina que a realização das atividades educativas ocorra sempre na terceira semana do mês de junho.

Novos voluntários Ao defender a relevância do PL, o parlamentar destacou que o número de doadores têm diminuído em relação à quantidade de pessoas que necessitam de doação. Segundo o deputado, o projeto foi elaborado com intuito de sensibilizar novos voluntários e criar uma cultura solidária de doação em Sergipe. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas. É um gesto nobre que não provoca risco ou prejuízo à saúde do doador, mas que ainda precisa ser estimulado no estado”, disse o parlamentar ao reforçar a importância do projeto.

Critérios para ser doador Para se tornar um doador de sangue é necessário ser saudável, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar a partir de 50 quilos e no ato do cadastro apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional. A coleta de sangue no Hemose funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

São Cristóvão: campanha baixa, todos iguais só se salva o coronel De um leitor pelo WhatsApp do blog: “Cláudio não sei se você tem conhecimento, mas minha cidade, São Cristóvão, não tem sorte. Pensei que Marcos Santana, pelo discurso era diferente, mas na prática igual a todos os outros com a política de cooptação de lideranças e vereadores. Vários condenados e uma baixaria enorme. Marcos Santana, Gedalva, Adilson Júnior, Carlos Vilão, Fábio Henrique, Armando Batalha, André Moura e etc, são todos iguais. Estão se matando, cooptando candidatos a vereador de outros partidos e tudo mais. Só se salva o coronel Rocha que parece ter boa intenção, fazendo uma campanha propositiva, sem agressões e sem gastar milhões em recursos públicos. Lamento que parte dos meus conterrâneos ainda troca seu voto. Digo para receber, mas votar em alguém sério como o coronel, mas não tenho esperança de mudança. Digo que o tempo parou aqui em São Cristóvão. Será que ainda verei uma mudança de verdade?”

Da série, mais um irresponsável entregador de aplicativo, virou epidemia! De um cidadão indignado: “Próximo a entrada do Shopping Jardins, se não estou atento e devagar tinha atropelado irresponsável”. O vídeo abaixo:



                                                                                                                                                         
Moradores reclamam de lixo e mato em ruas do Bairro Treze de Julho Recebido pelo zap do Blog: “Embora pareça, porque tem muitas clinicas é preciso dizer a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, que aqui no Bairro Treze de Julho, principalmente nas ruas ao lado do Batistão, ainda tem muita gente morando e de idade, como eu. É preciso uma atenção para que o mato não cresça em diversos pontos como também para a limpeza urbana. Essa foto tirei hoje (13) aqui na Rua Moacyr Rabelo com mato e lixo em vários locais.”

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderson_bnw/ JOSÉ ALMIR DOS SANTOS, Seu Marola, 68 anos, nascido em Aracaju, vive na cidade de São Cristóvão … É uma das pessoas mais queridas e respeitadas do TIJUQUINHA … Figura leve, dono de um papo suave, acessível, hospitaleiro, folclórico, em suma, um ser humano acima do padrão de excelência …


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

                                                                                                                                                         
Hoje 14/10, às 17h, Webinário Outubro Rosa; Tratamento e cura Através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da CAASE, a OAB/SE convida para o webinário hoje, 14, a partir das 17h assistir e participar através do nosso canal – www.youtube.com/oabse – do: Webnário Outubro Rosa; Tratamento e Cura, que vai contar histórias positivas e inspiradoras. É você não leu errado, é isso mesmo. O evento será moderado por Andréa Góes, membra da comissão realizadora do evento e coordenadora do GT de saúde da mulher, e com as participações de Karina Oliveira Ferreira, médica e membra titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica-SE, Chefe do Serviço de Oncologia do HU e Diretora Clínica da Vitta Centro de Oncologia e por Marcela Nabuco, Publicitária e coordenadora do Grupo de Apoio Flores de Aço. Contamos com a sua audiência e participação.

                                                                                                                                                   
Live hoje, 14/10, às 19h “Avaliação neurocognitiva na atenção básica”  A Abraz os inscritos no Projeto Sin@pses a participar da 1° Live do evento exclusiva na plataforma EAD. O evento acontecerá no dia 14 de outubro às 19h com o tema: “Avaliação neurocognitiva na atenção básica”. Participação especial da Geriatra Dra. Carla Nubia Borges (PE), diretora científica da ABRAz Nacional e do Neurologista Dr. Paulo Bertolucci (SP)..Lembrando que dia 21.10 será a 2° Live e o encerramento deste grande projeto. O acesso é exclusivo para os participantes inscritos na capacitação. Participe do Projeto Sin@pses! Inédito, pioneiro e inovador! O mais completo programa de capacitação em doença de Alzheimer e condições similares para médicos, profissionais de saúde da rede de atenção básica, no modelo virtual, gratuito, com acesso pelo portal da ABRAz, www.portal.abraz.org.br O projeto é uma realização da ABRAz, com apoio exclusivo da SANDOZ, A NOVARTIS DIVISION.

                                                                                                                                                     

 

Amanhã, 15/10, às  19h   Posse de membros efetivos, beneméritos e honorários, entre eles do professor universitário, Antônio Samarone, médico sanitarista. E entrega do Prêmio Professor João Costa – 2020. Acompanhe online aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NsJ2tFcLilA

 

 

                                                                                                                                                   

IV Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros, de 19 a 23 de Outubro. A inscrição é gratuita e aberta até o dia 15 de outubro para magistrados, professores, estudiosos, membros do Ministério Público, defensores, advogados e cidadãos interessados no tema. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) é uma das apoiadoras do evento. Inscrições aqui: https://amb.enajun2020.com.br/formulario-de-inscricao/





PELO TWITTER

www.twitter.com/ErickRianelli Uma pessoa atirou um botijão de gás pela janela. Um pedestre foi atingido e morreu. Copacabana. Segunda-feira à tarde.

www.twitter.com/frednavarro O Rio de Janeiro merece ser estudado com atenção. É onde o impossível acontece com naturalidade. Deve ser consequência da natureza exuberante.


www.twitter.com/BlogdoNoblat “O PT diz ‘vote em mim ou Bolsonaro fica’, Bolsonaro diz ‘vote em mim ou o PT volta’. E eles se alimentam. Eles querem levar a sociedade para esse tudo ou nada”. (Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde)

 


www.twitter.com/andrizek Essa história é inteiramente ridícula – presidente da comissão votou por suspende-la de uma etapa! Pior é o silêncio de atletas que, de forma legítima, demonstram apoio a Bolsonaro. E se calam quando uma colega é constrangida, apenas por pensar diferente.


Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                     

Retratos da Restinga – A flor da Aroeira! Foto: Antônio Samarone, médico sanitarista, ex-vereador Aracaju, itabaianense da cepa e retratista nas horas de lazer.

                                                                          
Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
“O que destrói o ser humano? Política sem princípios, prazer sem compromisso, riqueza sem trabalho, sabedoria sem caráter, negócios sem moral, ciência sem humanidade e oração sem caridade.” Gandhi.

 



SAMAARUEIRA


Retratos da Restinga – A flor da Aroeira! Foto: Antônio Samarone, médico sanitarista, ex-vereador Aracaju, itabaianense da cepa e retratista nas horas de lazer.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais