Itabaiana: Petista quer ser candidato a prefeito

Não é unanimidade a aproximação do PT de Itabaiana com o prefeito Luciano Bispo. Segundo o suplente de vereador Erotildes Jesus, conhecido como Erotildes do PT, que obteve 1.760 votos nas eleições 2008, vários militantes do partido não estão satisfeitos com a possibilidade do PT apoiar a candidatura à reeleição de Luciano Bispo.

Erotildes explicou que os militantes desejam que o PT tenha candidatura própria e construa seu caminho sem ficar à reboque nem do grupo de Luciano Bispo nem do grupo dos Teles de Mendonça. Ele disse que está disposto a ser o candidato a prefeito e já deixou seu nome à disposição do partido. “Temos que construir nosso espaço. Tivemos essa oportunidade em 2002 quando Olivier de última hora abriu mão da candidatura e por isso estamos sofrendo até hoje”, avalia.

O suplente de vereador lembrou que Luciano Bispo sempre fez duras criticas não só ao governador Marcelo Déda, mas ao vereador Olivier. “Precisamos construir um projeto alternativo entre os dois grupos para o povo itabaianense”, reformou, afirmando que os dois grupos estão se revezando no poder há 100 anos.

Erotildes disse que já pensou em deixar o partido para ingressar numa legenda que possa iniciar a construção desta terceira via em Itabaiana. Ele acredita que a declaração do governador Déda que disse está “magoado e sentido”, com a aproximação do PT ao prefeito Luciano Bispo, mostra que o possível acordo não será engolido pelas lideranças do PT em Sergipe.

Erotildes entende que o governador está certo quando rechaça qualquer aproximação com Luciano Bispo, não só pelo compromisso político que tem em Itabaiana, mas pelas duras criticas do prefeito. “Ele tentou esconder a péssima administração dele acusando irresponsavelmente o governador”, revelou. Para Erotildes, Luciano Bispo está “fisgando” o PT para depois descartar Olivier e escolher um candidato a vice-prefeito indicado por alguns comerciantes da cidade.

Servidores do Executivo no Legislativo
Um leitor atentou enviou dados interessantes do Diário Oficial do dia 19 de abril, onde percebeu o grande número de servidores do executivo cedido ao legislativo. Contou 138 numa única edição, ou seja, o número pode ser ainda maior. Por que a Assembleia Legislativa não realiza concurso, ao invés de solicitar os "afilhados" de algum padrinho político?

12 médicos, 2 guardas do sistema prisional e até parteira na AL
Outra questão é a natureza de alguns cargos:12 médicos (deve está sobrando médicos nos hospitais);13 professores de educação básica;  3 pedagogos (deve ser a superlotação de professores nas escolas);06 cirurgiões dentistas;02 guardas de segurança do sistema prisional (hã?);01 parteira (hã?) e um01 químico industrial (porque não faz falta na Deso?).

Reunião Ceac
Quem participou da reunião da comissão do governo estadual com os servidores do Ceac considerou como muito proveitosa. Os servidores não reivindicam apenas o aumento da gratificação, mas algumas questões de ordem gerencial, que são possíveis de serem sanadas imediatamente.

Xexeu dá ultimato a Valmir Monteiro
O clima político em Lagarto esquentou de vez. Não bastasse os debates na AL, entre os deputados Gustinho Ribeiro e Gorete Reis,  na sessão da Câmara Municipal de Lagarto esta semana o vereador Xexeu, presidente do Legislativo, fez um discurso dando um ultimato ao prefeito de Lagarto. Ele avisou que sua permanência no grupo dependerá do cumprimento de promessas de Valmir no povoado Jenipapo. Xexeu criticou também o secretariado do prefeito dizendo que é preciso trocar pelo menos a metade.

Pente Fino
A Prefeitura de Aracaju, através da área social, deve fazer uma parceria com o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e a SSP, para realizar um “verdadeiro pente fino”, nas residências doadas a população em Aracaju nos últimos anos. Foram quase 3 mil, numa demonstração de uma política habitacional voltada para os mais carentes.

Aproveitadores não, ladrões
A imprensa e a PMA diz que no meio das famílias carentes sempre aparecem aproveitadores. Na verdade não são aproveitadores, são ladrões, não só do dinheiro público, mas dos sonhos de outras famílias que realmente precisam de moradias e deixam de ganhar porque estes ladrões negociam de todas as formas.

Casas reformadas
A Prefeitura deve começar o “pente fino” logo nas casas que foram reformadas. São várias delas onde os “ladrões de sonhos”, já venderam para outras pessoas. E estes que compraram não são inocentes, sabem que estas casas não podiam ser negociadas. Tem que divulgar na imprensa o nome destes “ladrões de sonhos” e a cadeia é o melhor remédio.

Projeto Carnalita terá continuidade
Ao final da tarde desta quinta-feira, 19, o governador Marcelo Déda recebeu em seu gabinete o diretor executivo da Vale no país, Francisco Cisne. No encontro de cortesia, o representante da maior empresa privada do Brasilassegurou a continuidade dos investimentos previstos no Projeto Carnalita, mesmo com a iminente mudança na presidência da companhia.

Novo presidente
"Foi uma visita de cortesia, mas também tranquilizadora com relação aos objetivos da Vale, de dar continuidade ao Projeto Carnalita em Sergipe", comentou o governador, lembrando que pouco antes do encontro o Conselho de Administração da Vale oficializou o nome do executivo Murilo Ferreira para o posto de diretor-presidente da empresa. Ele irá suceder Roger Agnelli a partir do próximo dia 22.

Expansão
O Projeto Carnalita prevê a expansão da prospecção de potássio na unidade da empresa já instalada em Sergipe, situada no município de Rosário do Catete, a cerca de 35 km da capital. "Ele nos trouxe a informação de que as mudanças na direção não produzirão nenhuma alteração no projeto, que continua sendo prioritário, com recursos garantidos", acrescentou Déda.No encontro também estava presente o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva, e outros integrantes da companhia.

Frei deixa prefeitura, mas fica “pastorando”
E o frei Enoque entrou de férias do cargo de prefeito de Poço Redondo e o vice, o líder do MST, Roberto Araujo assumiu por 30 dias. Tudo normal, se o frei Enoque tivesse aproveitado para descansar longe da cidade. Não! Ficou no local, como se diz na região “pastorando” seu rebanho.

Laudênio
E um servidor da Superintendência do Patrimônio da União no Estado de Sergipe – SPU, disse que está sendo realizado um levantamento sobre os bens de um determinado cidadão que vem combatendo veemente a cobrança do laudêmio. Pelos primeiros levantamentos, a quantidade de bens da pessoa mostra que ela está legislando em causa própria. São muitos imóveis na Atalaia e outros bairros onde o laudêmio é cobrado.

OAB
O ex-deputado estadual Zé Milton de Zé de Dona, presidente estadual do PSL, encontra-se em Manaus, no encontro do partido que discute a reforma política. Ontem, 19, comemorou ao lado da esposa, a ex-vereadora Edilene Barros, diretora da Escola do Legislativo a vitória dela no exame da OAB. Apenas 5% dos inscritos passaram em todo o país.

Centenário de nascimento de Fernando Porto
No próximo dia 30 de maio, às 17h (na sede do Instituto Histórico no centro de Aracaju), a Prefeitura de Aracaju, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e a Academia Sergipana de Letras, realizarão uma sessão comemorativa do centenário de nascimento do professor Fernando de Figueiredo Porto. Na solenidade o homenagedo será condecorado (post mortem), com a comenda da Ordem do Mérito Serigy em grau de comendador. Após a solenidade, haverá o lançamento do livro “Alguns Nomes antigos de Aracaju”, de sua autoria. Será o orador oficial o professo José Alezandre Felizola Diniz.

Escola de Contas
Durante a sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizada na manhã de ontem, 19, o colegiado aprovou por unanimidade a recondução do conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza ao cargo de diretor da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan). A indicação partiu da conselheira-presidente, Maria Isabel Carvalho Nabuco d'Ávila, seguindo o que preconiza o regulamento interno.Conforme a presidente da Corte de Contas, a recondução do conselheiro decano à função é justa e meritória visto que a instituição de ensino do órgão, desde a sua instalação, em 2004, vem “sendo dirigida com esmerado zelo e destacada competência pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral”.

Habitações para a zona rural de SE
O deputado Estadual João Daniel esteve na última quarta-feira em Brasília reunido com a Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades Inês Magalhães e a Secretária de Planejamento e Investimentos do Ministério do Planejamento, Lúcia Falcón para tratar de novas habitações para a zona rural do estado de Sergipe.

Pontos de Cultura
O deputado do PSB de Sergipe,Valadares Filho, apresentou, esta semana, projeto de lei propondo a institucionalização do Programa Pontos de Cultura, que é desenvolvido pelo Ministério da Cultura desde 2003.Valadares Filho, que é membro da Frente Parlamentar da Cultura, esclarece que, embora essa política venha sendo executada no Brasil há quase uma década, ainda não está amparada por uma norma legal. A consequência disso é que o programa pode ser interrompido, pois depende da discricionariedade dos ocupantes de cargos na área.

Institucionalização
“O nosso propósito com esse projeto de lei é institucionalizar os pontos de cultura, de forma a torná-los uma política pública efetiva e duradoura, que ultrapasse as gestões desse ou daquele presidente da República ou ministro da Cultura”, diz o deputado.A política dos pontos de cultura foi iniciada na gestão do então ministro Gilberto Gil, e, desde então se mantém com o respaldo da sociedade e possui reconhecimento nacional e internacional.  No ano passado, o Parlasul, entidade que reúne representações de políticos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, aprovou sugestão para que todos os países-membros do Mercosul adotem uma política semelhante à dos pontos de cultura.

Conclusão de Obras em unidade de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde informa que nos dias 19 e 20 de maio a Unidade de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas, localizada no bairro Bugio na rua Projetada, terá o atendimento suspenso devido a fase de conclusão das obras de reforma na unidade. Na segunda-feira o atendimento será regularizado. Durante esses dois dias a USF Onésimo Pinto, localizada bairro Jardim Centenário, na Av. Rad. José Silva Lima, estará dando o suporte à população assistida pela USF Lauro Dantas.

Professor Claudomir apresenta Projeto à Câmara de Propriá
Na sessão da última terça-feira, 17, o professor e jornalista Claudomir Tavares, apresentou o projeto "A Câmara vai às escolas". Licenciado em história, ele dá aulas de Cultura Sergipana no colégio estadual Joana de Freitas Barbosa (Polivalente) e comanda o jornal Tribuna da Praia, também com versão online. O projeto engloba seis etapas:1ª: Levar uma turma dos primeiros anos à Câmara, todas as terças-feiras, para assistir às sessões;2ª: Debater em sala de aula todos os temas discutidos na sessão plenária;3ª: Convidar à sala de aula vereadores para discutir mandatos, ações parlamentares e projetos;4ª: Eleger um vereador por turma para negociar com a mesa diretora uma sessão especial, instalada para a participação dos parlamentares por um dia;5ª: Montar oficina com o objetivo de orientar os estudantes ensinando noções de postura, comportamento, atuação;6ª: Fazer uma avaliação de todos os processos do projeto.

Incentivo
Todos os vereadores presentes elogiaram a iniciativa e destacaram a importância dos estudantes se interessarem pela política.O presidente da Câmara, vereador Paulo Campos, sugeriu que, ao final do projeto, seja feita uma sessão plenária especial para entrega de certificados a todos os alunos participantes. O parlamentar garantiu que a mesa diretora deixará as quintas-feiras reservadas para as sessões de entrega de títulos, a fim de não interromper a continuidade do projeto, que levará os estudantes à Câmara às terças-feiras.  Claudomir afirmou que a atuação engajada dos parlamentares torna a Câmara propriaense singular em relação às demais da região do Baixo São Francisco, e agradeceu a oportunidade e o apoio de todos os presentes.

Conselho Regional de Corretores de Imóveis
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 16ª Região – Sergipe (Creci/SE) que deixe de exigir dos corretores um contrato de exclusividade para a corretagem de imóveis. Atualmente, os profissionais da área são obrigados, pelo Creci, a se comprometerem a incluir cláusula de exclusividade nos contratos firmados com seus clientes para o anúncio de imóveis.

Legislação sem exclusividade
Na recomendação, o MPF lembra que a lei que regulamenta a profissão de corretor e o funcionamento dos seus órgãos de fiscalização não traz qualquer disposição que estabeleça a exclusividade nos contratos de intermediação para a compra, a venda, a permuta e a locação de imóveis.Para o procurador da República e autor da recomendação, Rômulo Almeida, a cláusula de exclusividade é também uma afronta ao Código de Defesa do Consumidor, uma vez que impede a livre escolha de mais de um profissional da área para oferecer o imóvel no mercado, o que coloca o consumidor em uma situação de desvantagem.

Ordem econômica
A exigência de exclusividade afeta, ainda, a ordem econômica por prejudicar a livre concorrência entre os corretores de imóveis, restringindo o exercício da profissão àqueles que mantêm em seus contratos a cláusula de exclusividade.Assim, o MPF recomenda que o Creci/SE se abstenha de exigir, sob qualquer forma (notificações ou multas), a apresentação de contrato com cláusula de exclusividade para a intermediação imobiliária. O conselho tem 10 dias para cumprir a recomendação, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis.

Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Será realizada na próxima segunda-feira, 23/05, uma sessão especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), sobre “Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, da autoria do vereador Dr. Emerson Ferreira (PT), através do requerimento nº 38/2011. Várias entidades relacionadas ao tema estarão presentes, como Conselho Municipal e Estadual da Criança e do Adolescente, Secretária Estadual de Direitos Humanos, OAB, MP, PM, Secretária de Estado da Segurança Pública, ABMP, dentre outras.

Robson preocupado com Reforma Política
Em discurso na Câmara de Aracaju, o vereador Robson Viana (PT) cobrou uma ampla discussão sobre a reforma política assunto para que as eleições sejam realizadas de maneira democrática. “Me preocupa questões como a lista fechada pré-ordenada e o financiamento público de campanha. Qual será o critério para a escolha dessa lista? No meu entendimento, será tirado do eleitor o direito de votar em seu candidato. Por isso, é que acho necessário um aprofundamento nas discussões. Graças que temos um deputado federal Almeida Lima, que preside a Comissão de Reforma Política e é contra a lista fechada”, disse Robson

Portal IG destaca Sergipe
O estado de Sergipe mais uma vez é destaque na mídia nacional. Desta vez, o Portal IG, um dos maiores sites de notícias do país, trouxe uma matéria sobre os cânions brasileiros. A jornalista Mônica Cardoso, descreveu as belezas dos cinco cânions existentes no Brasil (Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Góias e Piauí), dando destaque para o nosso Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco.

Destaque
Na publicação, o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da criação da hidrelétrica de Xingó e o tempo de formações dos cânions, inclusive, com dicas de como chegar até o local. A matéria destaca também que os paredões rochosos de Sergipe foram o cenário da novela da Rede Globo, Cordel Encantado, líder de audiência no horário das 18h.

Gilson dos Anjos é reeleito presidente da Ambarco
Após consenso unânime entre os prefeitos associados presentes, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Gilson dos Anjos (DEM), foi reeleito no final da manhã dessa quinta-feira (19) para o posto de presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco), cujo mandato se estende para os exercícios 2011/2012. Após o ato na sede da instituição, Gilson defende, para sua nova gestão, a intensificação na luta pelo fortalecimento da entidade.

Indústrias de Móveis na FITEC 2011
ArtLine, Marc. Indústria, Moveart Móveis, Moveflex LTDA, Cequipel são empresas sergipanas que fabricam móveis residenciais, empresariais, escolares e de escritório. Apesar de serem concorrentes, elas concordam com a idéia de que a Feira da Indústria e Inovação Tecnológica é o melhor lugar para divulgar seu trabalho institucionalmente. Geradoras de emprego e divulgadoras da qualidade da mão de obra sergipana, estas empresas contribuem com o crescimento de Sergipe e estarão no pavilhão da FITEC mostrando seus produtos no Centro de Convenções de Sergipe de 26 a 29 de maio. Visite e Confira!

Melhorias para o sertão I
Os problemas enfrentados pelos sertanejos e a adoção de medidas que garantam o desenvolvimento das regiões mais pobres do Estado foram temas do I Fórum SOS Sertão, evento realizado nesta quinta-feira, 19, no Hotel Parque dos Coqueiros. Gestores municipais, profissionais liberais e técnicos de diversas entidades públicas e privadas discutiram algumas propostas para garantir a geração de renda e a permanência do homem no campo.

Melhorias para o sertão II
No evento, o público também conheceu os projetos desenvolvidos pelo Sebrae e Seides na região. Ao final do encontro, os participantes elaboraram uma carta de intenções direcionadas aos governos federal e estadual, além dos órgãos que já atuam na região, com algumas propostas a serem adotadas. As discussões foram promovidas pelo Rotary Club de Aracaju Leste, em parceria com o Sebrae, Seides, Multispaço Comunicação Visual, Mercado Comunicação, Turise Operadora e Hotel Parque dos Coqueiros.

Aracaju recebe Mostra de Pintura Mediúnica
Neste final de semana Aracaju recebe mais uma vez a Mostra de Pintura Mediúnica, com Florêncio Anton.  O médium, que conta com uma produção de mais de 27.000 telas pintadas por mais de 103 espíritos pintores, estará apresentando a pintura mediúnica nos dias 20, 21 e 22, com inicio sempre às 19h. Na sexta, dia 20, abertura será no Instituto de Cultura Espírita, e no sábado e no domingo na Sociedade Semear. Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho do médium Florêncio Anton, acesse o site http://www.pinturamediunica.com

Paralisação no Hospital Universitário
Os trabalhadores do hospital universitário da Universidade Federal de Sergipe em conjunto com o SINTUFS vão paralisar suas atividades em ato público nessa sexta-feira, 20, em defesa das 30h semanais para todos os funcionários e da campanha salarial 2011/2012.Os servidores se reunirão às 07:00 em frente ao Hospital Universitário onde acontecerá um café da manhã simbólico seguido de discurso coletivo e panfletagem. O ato também tem como objetivo protestar contra a privatização dos hospitais universitários (Medida Provisória 520) e contra a PLP 549/09, que visa congelar os salários e reduzir os gastos com a saúde e a educação.

Procedimentos suspensos
Durante a paralisação os seguintes procedimentos serão suspensos: EEG (Eletro Encefalograma), Tomografia, Laboratório Clínico, Internamento e Cirurgias Ambulatoriais; por tanto a população que precisar desses serviços deve se dirigir aos outros hospitais públicos.

IFS divulga vestibular 2011/2 para Aracaju, São Cristóvão e Lagarto
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) abre inscrições, de 23 de maio a 9 de junho, para 285 vagas em cursos de nível superior nos campi de Aracaju, São Cristóvão e Lagarto, para o segundo semestre de 2011. Em Aracaju, há vagas para os cursos de bacharelado em Engenharia Civil (25), licenciatura em Química (25), licenciatura em Matemática (25), Tecnologia em Gestão em Turismo (25), e Tecnologia em Saneamento Ambiental (25).Já no Campus São Cristóvão, antiga Escola Agrotécnica, estão disponíveis 20 vagas no curso de Tecnologia em Agroecologia. Em Lagarto, há vagas para os cursos de Tecnologia em Automação Industrial (20), licenciatura em Física (40), e bacharelado em Sistemas de Informação (80).Confira o edital completo do Vestibular 2011/2 no endereço http://www.ifs.edu.br/images/DAA/2011/vest_2011_vb.pdf

DO LEITOR

Do leitor Bruno Costa: “Hoje (ontem, 19), quinta-feira, é a 3ª vez que sou obrigado a esperar em torno de 10 min um

ônibus que vai para a contra mão para não esperar na fila (imensa) que se forma no início da R. Raphael de Aguiar. A culpa (em parte) é da SMTT que modificou o tempo do semáforo, aumentando a espera exponencialmente para os usuários da Raphael de Aguiar e não resolveu o problema da Av saneamento. Em Horário de pico a espera nos dois sentidos da Raphael de Aguiar chega a meia hora, o que não justifica, lógico, a falta de educação do motorista do ônibus”.

ARTIGO

Porque no rádio quem fala é o deputado? – Elcio Conceição de Santana*

Milhares de moradias em palafitas, casa de taipa e barracos estão sendo substituídas por moradias dignas com quarto, banheiro, cozinha e área de serviço. Cada imóvel também têm quintal e uma área de cerca de 5 metros na frente da fachada. Depois de levantamento a Secretaria da Ação Social faz o cadastro com os moradores que receberão as suas moradias.

Depois dos cadastramentos as casas e/ou apartamentos são entregues para as famílias contempladas. Entendo que, é muito importante que os governantes construam mais moradias para acabar com esse déficit, mas é imperioso que o faça com rigor. Temos de ter rigor nas inscrições, na veracidade das informações, os critérios para a entrega do imóvel deve ser justo e transparente, temos de adotar medida de fiscalização e o mais importante é formar e orientar cidadãos conscientes para habitá-las. As moradias devem ser liberadas realmente para quem precisa e acima de tudo quem queira continuar nas casas.

A Prefeitura, desde o ano passado vem apurando e encaminhando á justiça denúncias de venda irregular dos imóveis entregues gratuitamente as famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

As denuncias de irregularidades também envolvem a entrega de mais de um imóvel a pessoas da mesma família, que agem de má fé, escondendo o grau de parentesco. Há casos em que irmãos, mãe e filho ou marido e mulher foram contemplados com duas casas populares, mas moram em uma única residência. O outro imóvel, desocupado, é colocado à venda.

No momento em que os técnicos da Semasc visitam as comunidades para fazer o cadastramento é onde acontecem essas ações desonestas dos moradores, como pessoas fracionando a composição familiar através de separações forjadas, filhos solteiros dizendo não morar com os pais, com o objetivo de vender, alugar ou ceder a outrem, impedindo o poder público atender um maior número de famílias.

Segundo entrevista do Secretário Bosco Rolemberg, o objetivo inicial é verificar se as famílias que residem em cada unidade habitacional são as mesmas que receberam as chaves da Prefeitura de Aracaju. Caso não sejam, os imóveis serão tomados e repassados para outra família cadastrada. O secretário também informou que quem comprou as casas de forma irregular vai ficar no prejuízo. Pois, comprou um imóvel de uma pessoa que não tinha a autorização para a venda.

Falsos aliados – Também é comum ouvir de alguns político/radialista, político/jornalista e oposição, a discordância na entrega dos imóveis, sem ônibus, praças, quadras, escola etc. Na visão deles, era muito melhor entregar os imóveis mais à frente. Quem não se lembra, depois da eleição de Déda, o que a oposição e alguns falsos aliados falavam diariamente sobre aquela maternidade mal feita por João Alves, que tivemos de fazer os reparos de engenharia, hidráulico e elétrico. Na visão dos opositores “toscos” o governador do Estado, era pra ter entregado a maternidade com as péssimas condições de engenharia deixadas por João Alves. Diziam também que Déda era o responsável pelas mortes, que estavam sendo registradas por não ter inaugurado a maternidade há época.

Pela necessidade das famílias e o compromisso social da prefeitura, acredito que as moradias foram entregues na hora certa e agora nessa segunda fase os moradores devem cobrar sim: a construção de uma escola de ensino fundamental, uma creche e um posto de saúde. Além de investir no comércio local.

Terrorismo político – Mais uma vez um programa radiofônico local, ao invés de informar a sociedade dos problemas relacionados ao Bairro 17 de Março, passou parte do seu programa, fazendo terrorismo político, colocando no ar o vereador Nitinho, com suas inverdades e sua capacidade de ofender e agredir as pessoas. Na realidade é um vereador de oposição que não acrescenta, não propõe. Meramente um cão raivoso.

“A Missão” – O apresentador, sabendo que as afirmações feitas por ele envolvendo a Prefeitura de Aracaju em toda essa sujeira não tinham nenhuma sustentação e provas. Berrava que, quem estava falando era o Deputado. Se ele está fazendo o programa de rádio, não seria correto falar pelo jornalista. Mas como ele sabe que a “missão” é desgastar a prefeitura com vistas para as eleições de 2012 e sabe que se mentir como jornalista pode ser processado. Utiliza-se da imunidade parlamentar para sustentar suas mentiras como deputado, sabendo que tem fórum privilegiado. Depois, fica com ironia no rádio quando, afirmamos que ele está sim a serviço político do patrão.

Não acordem antes de terminar o sonho  – Messias Gonçalves

Os servidores públicos que sempre estiveram engajados nas lutas por melhores salários e condições de trabalho, deslumbraram na possibilidade de que as coisas se resolveriam com a chegada do companheiro Marcelo Déda ao comando do governo do estado.

Tenho certeza que também, o próprio governador desejou ser o cara, chamado de “menino”, o responsável em atender as aspirações dos barnabés. Porém, uma coisa é o discurso, outra é a realidade com encontrou a máquina ao chegar ao governo.  Deparou orçamentos, legislações, limites, sem contar com os inúmeros remendos existentes em varias categorias, sempre diferente uma das outras.

Logo no início do governo, mesmo não tendo nenhum CC ou atribuições para fazer qualquer menção, tomei a liberdade e a ousadia de enviar um e-mail para o governador, fazendo algumas sugestões, pois já previa que ele encontraria varias dificuldades, para tratar dessas questões, como elenco a seguir:

Após analise com os seus auxiliares, ele próprio deveria convocar todas as entidades que representam os diversos seguimentos do serviço público, mostrar o que pensava, o que achava e pretendia fazer e como fazer, dentro de todas as amarras que existe na administração pública.

Como resposta, ele havia encaminhado a então SEAD, hoje SEPLAG, para os encaminhamentos necessários. Para minha surpresa, meses depois, vejo a criação da “mesa de negociação”. A coisa piorou ainda mais, justamente por terem setorizado. Ou seja, cada qual, cada categoria, só enxergava os seus próprios umbigos. Natural, pois farinha pouca meu pirão primeiro.

Nenhuma entidade pensa que é preciso à divisão do bolo. Não há formação sindical suficiente para esse entendimento. A maioria leva certos sindicatos, como verdadeiras associações assistencialistas, oferecendo pequenos empréstimos e convênios de bodegas, para segurarem os seus eleitores para a próxima eleição. É por isso que muitos estão com mais de vinte nesses comandos.

Estamos no meio de completar cinco anos de administração de Marcelo Déda e o que fora feito para valorizar os servidores aconteceram para determinadas categorias isoladamente. Como também não estabelecido em lei a divisão das carreiras de estado (saúde, educação e segurança), das carreiras de governos (as demais). Com essa tomada de decisão, já frearia as demais para que não brigassem pela isonomia.

Agora que estamos prestes de um novo reajuste, o que se ver são diversas categorias se preparando para promoverem paralisações e até greves. Justamente agora que o governo acena que em breve implantará o tão sonhado plano de cargos e salários.

Portanto quem milita nos movimentos sindicais, sabe que o maior sonho de qualquer categoria é a implantação do mesmo. Serão incoerentes  e irresponsáveis as lideranças que insistirem para essa ou aquela categoria tenha ganhos individuais, lutar por alguma gratificação isolada.

Neste momento que antecede a implantação do plano, o governo só tem a obrigação de conceder reajuste linear. Ou seja, o mesmo índice para todos. Se vier atender alguma categoria, estará colocando em risco a própria implantação. Quanto mais se atende isoladamente, mais aumentam os retalhos e as dificuldades para a sua implantação.

Quando se coloca em prática um PCS, procura-se corrigir justamente essas diferenças. Portanto, a sociedade precisa ficar atenta para aproveitadores de plantão e para algumas categorias que estão se planejando para irem de encontro justamente ao mais valioso sonho de qualquer categoria.  

Neste plano de cargos e salários, terá que constar as separações dos cargos em relação aos níveis escolares. Cargos iguais para as mesmas formações educacionais, através dos níveis de estudo. È a oportunidade de estabelecer que não importa em qual órgão o servidor exerça as suas atividades. Ele é servidor do governo do estado.

Nós sonhamos e esperamos por esse momento há pelo menos uns trinta anos. Não será inteligente, sensato, querer acordar antes de concluído. Precisamos dar esse voto de confiança ao governador Marcelo Déda. Pelo menos esperar até que ele apresente o plano e comecem as discussões.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais