Jackson: Do contraponto e do conselho

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nos últimos dias, segundo informações de bastidores, o governador Jackson Barreto (PMDB) começou a ouvir o contraponto e  o conselho de amigos e assessores que entendem que o apoio de João Alves é bom, mas não é fundamentalmente o fio da meada para conquistar a vitória eleitoral.

O contraponto mais forte destes amigos é o da identidade política de Jackson, não só com o PT, mas também com o PCdoB e o PSB. Identidade essa que é confirmada nas pesquisas qualitativas que mostram também que os percentuais de João Alves, de quando era possível candidato, se diluíram para todos.

Um dos que não escondem o contraponto a Jackson é o PCdoB  do ex-prefeito Edvaldo Nogueira. Inclusive a vereadora Lucimara Passos deu um discurso forte contra o grupo João Alves na Câmara de Aracaju. E para mostrar que seu contraponto está correto Edvaldo mostra os percentuais de pesquisas encomendas pelo próprio grupo da situação sobre a administração de João Alves e a identificação com o grupo Amorim.

Deste grupo de amigos e assessores alguns já deixaram clara a necessidade de Jackson buscar o PSB para a chapa majoritária. Não seria uma virada de rumo, mas a reafirmação do que seria a chapa na visão do governador Marcelo Déda e da maioria dos aliados.

Católico fervoroso como é, Jackson deve aproveitar o feriadão da Semana Santa para refletir. Já ouviu quem tinha que ouvir.

O caminho lógico está claro. Será árduo, sem dúvida, mas será coerente e sem transformar a identidade. Alguém já disse que um caminho sem obstáculos não levará a algum lugar.

Feriadão
Devido ao feriadão da Semana Santa e de Tiradantes o blog só será atualizado na próxima terça-feira, 22. Um descanso de reflexões para todos!

ProRedes: blog avisou, governo não acreditou
Este espaço na semana passada cantou a pedra: o ProRedes só será colocado para votação no plenário no final de Abril. O governo não acreditou.

Estacionamentos
O vereador Jailton Santana (PSC) continua cobrando o cumprimento da lei que regulamenta a cobrança de forma fracionada nos estacionamentos particulares da capital. De acordo com o parlamentar, muitas pessoas têm reclamado sobre a cobrança por turno, que ainda está sendo praticada nos estacionamentos, principalmente no Centro da capital.

Estacionamentos II
O parlamentar garantiu que buscará os órgãos competentes para que a lei seja, de fato, cumprida, em benefício dos cidadãos. “Vamos novamente ao Procon Municipal, mas também iremos à Defensoria Pública e ao Ministério Público, na pessoa da promotora Euza Missano, da Promotoria de Defesa do Consumidor. Não podemos permitir que esta cobrança abusiva continue sendo praticada e, consequentemente, o cidadão tenha o seu direito lesado”, afirmou.

Missão
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, foi recebido na terça-feira, 16, pela embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa de Bittencourt Berenguer, na cidade de Bogotá. Também foram recebidos o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o secretário de Segurança Municipal de Recife, Murilo Cavalcante, representando o prefeito Geraldo Júlio, o superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Nelson Felipe da Silva Filho e o coronel Enilson Aragão, diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju.

Prefeitos nordestinos
O encontro fez parte da missão de prefeitos do Nordeste à Colômbia. Durante a visita, a embaixadora ressaltou a importância da presença dos gestores nordestinos no país com o intuito de conhecer os exemplos de Bogotá e Medellín nos campos da mobilidade urbana, inclusão social, cidadania e combate à violência.

Apoio
Durante toda a missão à Colômbia, os prefeitos e as equipes das Prefeituras de Aracaju, de Maceió e de Recife, estão recebendo apoio da Embaixada do Brasil no país. A fim de auxiliar os trabalhos dos gestores brasileiros na capital colombiana, Maria Elisa de Bittencourt Berenguer destacou a diplomata Bertha de Melo Gadelha para acompanhar e assessorar a comitiva, ela que é filha do senador da Paraíba, Marcondes Gadelha.

Exemplo
João Alves acredita que a visita é de suprema importância para o aprendizado de soluções para Aracaju. O prefeito destacou que ficou surpreso com tudo o que está vendo em Bogotá e Medellín. "As duas cidades colombianas que há tempos viviam sob o terror do narcotráfico, hoje são exemplos para o mundo e têm sido visitadas por autoridades de segurança e mobilidade urbana do mundo inteiro. A transformação de Bogotá, uma cidade que possui 2 milhões de habitantes, ocorreu em apenas de 14 anos. Já em Medellín foi ainda menos: em apenas 10 anos já conseguiu o prêmio internacional de Cidade Mais Inovadora do Mundo, concorrendo com Tel Aviv e Nova Iorque", contou.

Bibliotecas
O vereador Iran Barbosa, do PT, pediu o apoio dos demais parlamentarespara um conjunto de projetos que apresentou na Câmara Municipal de Aracaju, em especial, para os que propõem ao Poder Executivo formular e apresentar uma proposta que amplie o número de bibliotecas municipais e descentralize o atendimento feito, atualmente, nas duas bibliotecas públicas municipais – a Clodomir Silva, no Siqueira Campos, e a Ivone de Menezes Vieira, no Augusto Franco.

Expansão
“Estou propondo que o município de Aracaju crie um plano de expansão do atendimento de bibliotecas públicas no nosso município. A população cresceu, a demanda por bibliotecas vem crescendo e o governo federal tem programas específicos para este fim, para salas de leitura, para pontos de cultura. Com uma parceria entre governo municipal e governo federal, nós poderemos dar andamento a estas questões, tão importantes para a população”, destacou o petista.

Sensibilidade
Iran lamentou que a maior parte dos administradores não seja sensível às questões culturais, não compreendendo que, através do investimento em cultura, é possível superar muitos dos problemas sociais ainda presentes na sociedade brasileira.

Pirambu:isenção do IPTU prossegue até 30 de junho
Continua aberto até o dia 30 de junho de 2014, o prazo para apresentação do requerimento com pedido de isenção do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), do município de Pirambu. O pedido dever ser feito na sede da Prefeitura.Estão isentos do IPTU, o trabalhador, o aposentado ou o ex-combatente, que ganha até um salário mínimo e que o imóvel esteja em seu nome.

Isentos
O proprietário que pagar em cota única até o dia 30 de maio deste ano, terá 20% de desconto. Após essa data, o proprietário pode fazer o pagamento em duas parcelas sem o desconto. O pagamento deve ser feito nas agências do Banese.Segundo o secretário de Finanças do Município, Flávio Prado, em 2013, o município isentou 53 proprietários de imóveis. Em 2014 foram isentos 36 proprietários e imóveis.

Unidades culturais no feriado
Os espaços culturais gerenciados pelo Governo de Sergipe terão seus horários de funcionamento alterado durante o período da Semana Santa, que neste ano vai de 17 a 20 de abril, e do feriado de Tiradentes, no dia 21.

Unidades culturais no feriado II
Os museus de Arte Sacra, Afro-brasileiro e a Casa de Cultura João Ribeiro, localizados em Laranjeiras, e o Museu Histórico de Sergipe (MHS), em São Cristóvão, fecharão suas portas na Sexta-feira da Paixão, no domingo de Páscoa e no feriado de Tiradentes, funcionando normalmente no sábado, 19. Vale lembrar que o horário de funcionamento das unidades localizadas em Laranjeiras é de terça a sábado, das 8h às 13h. Já o MHS funciona de terça a domingo, das 9h às 14h.

Museus de Aracaju
O Museu da Gente Sergipana (MGS) e Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC), em Aracaju, também funcionarão em esquema diferenciado. O primeiro fechará apenas na sexta-feira, 18, e segunda-feira, 21. Na quinta, sábado e domingo o museu abre normalmente, das 10h às 16h. O PMOC, por sua vez, fecha na sexta-feira, mas abre no sábado, das 9h às 13h. No domingo de Páscoa e no feriado de Tiradentes, o museu fecha novamente.

Bibliotecas e Cine Vitória
A Biblioteca Pública Epifânio Dória e a Biblioteca Infantil Aglaé Fontes fecham suas portas na quinta-feira, 16, e seguem os pontos facultativos do Governo do Estado, voltando a funcionar apenas na terça-feira, 22. Já o Cine Vitória, localizado na Rua do Turista, Centro de Aracaju, não funcionará na sexta-feira, 18, e na segunda-feira, 21.

Cresce demanda imobiliária no interior
A Traço Consultoria Imobiliária acaba de fechar mais um contrato, desta vez com a Viva Construções e Incorporações. Os novos clientes apostam no crescimento imobiliário do interior, mais especificamente na cidade ribeirinha de Propriá, onde já laçaram projetos e a demanda está aquecida.

Novo projeto
A Viva contratou a Traço para desenvolver um novo projeto na localidade e o lançamento deve acontecer nos próximos dias com todo o suporte da área de marketing imobiliário da Traço, comandado por Karla Vandréa, diretora e publicitária com extensa experiência no segmento. No clique, ela recebe os diretores da Viva em sua sede.

Banese
O Banese participou na noite da última segunda-feira da entrega do empreendimento Varandas do Atlântico da Construtora  Sólida Engenharia. O empreendimento contou com o financiamento do Banese. A carteira de crédito imobiliário do Banese, reaberta em 2008, já aplicou mais de 408 milhões no setor habitacional com a celebração de 1.903 contratos. Desse montante, mais de 171 milhões foram destinados às pessoas físicas e 237 milhões para pessoas Jurídicas na modalidade Plano Empresário.

Carteira
Somente para o primeiro semestre de 2014, o Banese projeta incrementar a carteira imobiliária em R$ 70 milhões. Os números reforçam a missão do Banese de promover o desenvolvimento sustentável do Estado. Esses recursos aplicados na economia geram emprego e renda, proporcionando dignidade para diversos sergipanos.

Financiamento
Além de atuar no segmento empresarial, o Banese também financia imóveis residenciais, com condições diferenciadas para servidores públicos e clientes que recebem salário através da instituição. A linha de crédito também está disponível para os compradores do empreendimento Varandas do Atlântico.

Agenda
17 de abril, quinta-feira. Hoje é o dia nacional da luta pela reforma agrária. E também é o dia nacional da botânica. IBOVESPA fechou ontem em alta de 1,48 por cento. O dólar foi cotado no fechamento a dois reais e vinte e quatro centavos. A SERASA registra que a demanda das empresas por crédito caiu 1,2 por cento no mês de março. Cerveró disse, na Câmara Federal, que a compra da refinaria foi um bom negócio. Renan Calheiros, presidente do Senado, confirma que decisão sobre a CPI só será tomada após o pronunciamento do STF sobre o assunto. Rodrigo Rollemberg é candidato ao governo do DF pelo PSB. O candidato do PSDB à presidência da República, o mineiro Aécio Neves, anuncia que pretende aumentar o valor do Bolsa Família em 500 reais para as famílias cujos filhos concluam o ensino fundamental ou médio. Em 2013, o montante do Orçamento da União destinado ao programa Bolsa Família foi de 24,7 bilhões de reais.

Curtas
ANDRÉ VARGAS DESISTE DE RENUNCIAR AO MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL, DIZEM PETISTAS. /// NA CÂMARA, NESTOR CERVERÓ AFIRMOU NÃO TER SIDO REBAIXADO NA IDA PARA A BR. /// TRIBUNAL SUSPENDE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PLANO DIRETOR EM SÃO PAULO. /// SENADO ACABA COM DOAÇÃO DE EMPRESAS EM CAMPANHAS ELEITORAIS. /// PROJETO SEGUE PARA A CÂMARA, MAS NÃO DEVERÁ SER APROVADO A TEMPO DE VIGORAR JÁ NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO. /// PSDB FAZ USO ELEITORAL DA PETROBRAS, ACUSAM OS PETISTAS. /// JOAQUIM BARBOSA PEDE PARECER À PGR SOBRE QUEBRA DE SIGILO DO PLANALTO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Sergipe vence de virada
No jogo que marcou a inauguração das reformas efetuadas no Estádio João Hora de Oliveira, ontem à noite, o Sergipe derrotou o Itabaiana por 2 a 1. O time rubro, que terminou o primeiro tempo perdendo por 1 a zero, reagiu na fase final e virou o placar. Com este resultado, o Mais Querido reassumiu a liderança do campeonato sergipano. O árbitro Maurício Tavares de Moura teve uma boa atuação. Um bom público prestigiou a reabertura do João Hora.

Real conquista a Copa do Rei
O Real Madrid derrotou o Barcelona, por 2 X 1, e conquistou a Copa do Rei. A má fase do Barça continua.

Eleição da CBF
Marco Polo Del Nero, como era esperado, foi eleito facilmente para presidir a CBF. Dos 47 votos, recebeu 44. Duas federações não votaram nele: Rio Grande do Sul e Paraná. O presidente do Figueirense absteve-se.

PELO TWITTER

www.twiiter.com/gilbertotv  Chorar não significa desistir da luta. Chore o que tem que chorar, jogue uma água no rosto e siga em frente. Viver é uma arte muito difícil.

www.twiiter.com/palmeriodoria  Médico (com estetoscópio nas costas de Eduardo): Diga 8%.Eduardo: Não dá pra somar com os por cento da Marina e do Aécio?

www.twiiter.com/PauloDaltro  Semana Santa: alguns comem ovo de páscoa, eu irei comer os livros! Bons estudos! :/

www.twiiter.com/Machu_Veio  Agora eu estou entendendo pq a cantora Anita faz tanto sucesso. Belo disfarce, Michael Jackson! Quase acreditei que vc tinha morrido.

www.twiiter.com/frednavarro  A Petrobras é "nossa", assim como é nosso o prejuízo pelos erros "deles".

DO LEITOR

Turismo e o valor multiplicador
Do leitor Luizinho Santana: “ Que valor poderemos atribuir a vinte mil turistas em nosso estado?, o valor é incalculável, mesmo porque, sendo eles sejam bem tratados, o valor será multiplicador e ganha não só o Parque dos Falcões, como o estado, entenda-se como bem tratados não só o fato de todos nós como seres humanos civilizados praticarmos; bem como o estado (entenda-se também município), promovendo os meios, que são vias que darão conforto e segurança. O turismo considerada indústria sem chaminé,  que sendo bem conduzida trará muito retorno ao nosso estado. Alerto para a falta de olhos quanto as margens do São Francisco, com lugares como Escurial em Nossa Senhora de Lourdes, 4 a 6 km sem asfalto, Genipatuba em Gararu, 2 km sem asfalto e tantos outros.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A cura para tudo é sempre água salgada: suor, lágrimas ou o mar.”

Karen Blixen, escritora dinamarquesa, também conhecida pelo pseudônimo de "Isak Dinesen", nasceu em 17 de Abril de 1885 e morreu em 1962.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários