Jackson e as duas opções de palanques

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem transita mais próximo do governador Jackson Barreto (PMDB) avalia que o feriadão da Semana Santa foi proveitoso para ele. Serviu de reflexão sobre o atual quadro político e o caminho que deve seguir para conseguir à reeleição.

Ultimamente todas as correntes (leia-se Jackson, Amorim e João Alves) vêm encomendando pesquisas internas. Elas servem para todos os gostos e, embora o blog tenha informações, prefere continuar na linha que as pesquisas devem servir apenas para consumo interno.

Como o blog publicou na semana passada cresce entre os amigos e assessores de Jackson a reflexão que a melhor opção é fortalecer a aliança com o PT e o PCdoB e trazer de volta o PSB. Todos sabem que parte do  PT e todo o PCdoB fazem criticas ao DEM e torcem contra uma aliança com João Alves.

No próprio DEM, quem é contra a aliança com Jackson não esconde que se João optar pelo governador, cerca de 70% do partido seguirá com Eduardo Amorim. O irmão, Edvan Amorim, trabalhou bem e já “fechou” com diversas lideranças demistas. Ou seja, o DEM, tirando a liderança de João e o desgaste natural em Aracaju, não somaria muito. Um dos poucos prefeitos, Carlos Magno, de Estância, já anunciou apoio a Jackson.

Por outro lado, Jackson sabe que o quadro nacional vai decidir muitas alianças em Sergipe e mesmo que o senador Valadares insista em sair candidato Eduardo Campos pode determinar uma aliança com o PSC e o PSB de Sergipe terá que acatar caladinho. Jackson, que encontra-se bem na Grande Aracaju, corre o risco de ter como adversário no palanque de Amorim, Valadares Filho, que está com o nome consolidado por conta do recall da eleição passada.

A questão reflexiva e lógica para Jackson é que com o DEM terá um palanque dividido e com rachaduras de ambos os lados. Será mais fácil manter a atual aliança, trazendo outros partidos como o PDT e abrindo a porta da casa para o retorno do PSB.

Se a reflexão for verdadeira, Jackson pode unir o grupo com um palanque sem divisões e, principalmente, sem constrangimentos.

Chapa do PSC
O comentário é que Eduardo Amorim, torce para ter como candidato a vice, Valadares Filho, e por isso o irmão, Edvan Amorim, através de Pedrinho Valadares não “larga o pé” de Eduardo Campos. E para o Senado a opção primeira é Maria do Carmo, mas se João não vier, Adelson Barreto é o plano B.

Está tudo errado ! José Franco e Tânia Soares legalmente podem ingressar com mandados de segurança
Como é de notório conhecimento, o ex-conselheiro Reinaldo Moura se aposentou compulsoriamente em meados do mês de dezembro de 2013 por ter atingido a idade limite para o exercício de cargo público aos 70 anos, abrindo um nova vaga no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. A Assembleia Legislativa foi notificada da vacância do cargo ainda no mês de dezembro de 2013. Há de se observar que a leitura do mencionado expediente na ALESE somente veio a ocorrer em 20 de março de 2014, ou seja, quase quatro meses depois.

Declarações da presidente
A presidente Angélica Guimarães, por seu turno, tem afirmado, através de declarações prestadas à imprensa, que o ritual de escolha do seu nome para Conselheira daquele sodalício foi regular e que ela dispõe de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias, a contar da publicação do seu ato de nomeação pelo governador do Estado, para tomar posse no referido cargo.

Regimento Interno e cumprimento dos prazos
Pois bem, ou alguém esqueceu de ler o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, ou, então, está tudo errado do ponto de vista do cumprimento dos prazos regimentais que até aqui foram utilizados para postergar, ad aeternum, a efetivação dessa escolha por parte dos deputados estaduais. O Regimento Interno traz os prazos procedimentais a serem observados, tanto quando a escolha do Conselheiro decorre de indicação do Governador do Estado, como quando decorre de indicação da própria ALESE.

Os prazos
Pois bem, seguindo a risca o que diz o Regimento Interno temos os seguintes prazos a serem seguidos: 1 – após a leitura do expediente do Tribunal de Contas, a Mesa terá um prazo de 02 (dois) dias para confeccionar Projeto de Decreto Legislativo, em analogia ao que prescreve o art. 302; 2 – Tal Projeto não figurará em pauta, sendo encaminhado diretamente a uma comissão especial, que depois de analisadas as formalidades legais, providenciará junto ao 1º Secretário da ALESE, no prazo de 02 (dois) dias, o convite ao indicado para que compareça perante ela, a fim de ser ouvido em arguição pública. 3 – Em seguida, o 1º Secretário entender-se-á com o indicado dentro de 02 (dois) dias, com vistas ao seu comparecimento perante a Comissão, fixando, desde logo, mediante acordo, o dia e a hora em que, dentro de 08 (oito) dias, deverá ser atendido o convite; 4 – Será de 05 (cinco) dias, a contar da reunião (sabatina), o prazo da Comissão para dar Parecer; 5 – Decorrido o prazo de 05 (cinco) dias, com o Parecer, ou não, será o Projeto incluído na Ordem do Dia da primeira Sessão a se realizar; 6 – O Projeto figurará na Ordem do Dia entre as proposições em regime de prioridade.

ALESE já deveria ter finalizado processo
São esses os prazos regimentais para a escolha de membro do Tribunal de Contas pela ALESE.  Como se percebe, ainda que em decorrência do recesso parlamentar que se iniciou em 15 de dezembro de 2013 e findou em 15 de fevereiro de 2014, a ALESE já deveria ter finalizado o processo de escolha do novo conselheiro no máximo em 30 de março deste ano, isso contando os feriados e pontos facultativos ocorridos no período. O que está, agora, a impedir que a presidente Angélica Guimarães encaminhe ofício ao Governador do Estado dando conta da sua escolha para Conselheira? Se ela quer ou não tomar posse imediata, a partir da sua nomeação pelo governador, aí passa ser algo que o Regimento Interno do Tribunal de Contas lhe faculta, mas para que isso ocorra é necessário que renuncie desde antes da sua nomeação pelo governador ao cargo de deputada estadual.

Postergação  legitima interessados a ingressarem com mandados
O blog não tem dúvidas em afirmar que a postergação desse ato de comunicação oficial ao governador do Estado legitima Tânia Soares, como suplente, e o deputado Zé Franco, como eventual interessado em assumir a Presidência da Casa, a ingressarem com mandados de segurança para tornar imediatamente efetiva a escolha da Presidente Angélica Guimarães para conselheira do TCE. Ora, se o Governador tem até 20 dias para nomeá-la, não é razoável que ela (Angélica) tenha um prazo infinito para oficiá-lo quanto à sua respectiva escolha para Conselheira do TCE/SE. Há uma máxima que diz: “onde há uma mesma razão, deve existir um mesmo direito”. Com a palavra Angélica Guimarães.

Juristas analisam imbróglio jurídico com ida de Angélica para TCE
Os últimos atos da presidente da ALESE, Angélica Guimarães e as denúncias formuladas por setores da imprensa sobre licitações no Legislativo, estão sendo analisados por um grupo de juristas de Sergipe. Querem aproveitar o exemplo do vice-governador do Maranhão, que foi eleito conselheiro do TC, renunciou, mas não levou para fazer o mesmo em Sergipe. Ninguém se surpreenda se a posse de Angélica no TCE ficar sub judice por um bom tempo.

Solidariedade
Justiça seja feita: pela lealdade dos últimos anos o deputado estadual José Franco (PDT) não merece o que está passando. Mas como diz o filósofo Ribeirinho, de Lagarto, nada como um dia após o outro e uma lua no meio…

Deso: Contas de Victor Mandarino de 2005 na pauta do TCE/SE hoje, 24
Hoje, 24, na pauta do pleno do Tribunal de Contas de Sergipe um processo da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso das contas anuais referente ao ano de 2005 do então presidente da Deso, Victor Mandarino. O relatório é pela regularidade com ressalvas e multa de R$ 1 mil. O conselheiro Clóvis Barbosa pediu vistas. Victor é um dos envolvidos na Operação Navalha.

Livraria Saraiva
O serviço de compra on-line da livraria Saraiva é uma droga para não dizer uma m… Quem afirma é o jornalista Antonio Vieira de Araujo. Ele disse que no dia cinco de abril, pagou antecipado pela compra de um dvd. Na ocasião, foi informado pelo vendedor de que a mercadoria levaria sete dias para chegar à livraria, mas até agora nada de chegar e ninguém sabe e ninguém viu. “Era um prazo razoável. Mero engano. Até hoje a mercadoria não chegou e o que é pior, ninguém sabe informar quando vai chegar. A explicação pela demora dada na tarde de ontem por uma funcionária mal educada parece piada. Ela argumentou que o motivo da demora se deve ao fato do vendedor ter entrado de férias. Pode? Na livraria Saraiva pode. É duro ouvir uma besteira dessa e ficar calado, o que comprava que o serviço on-line é uma enganação. É um atentado ao consumidor. Omissa, a livraria deixa de ser confiável”, desabafa o jornalista Antonio Vieira.

ProRedes
Como o blog cantou a pedra desde o início deste mês o ProRedes só será votado pelos deputados na ALESE na próxima semana. Isto se nenhuma outra manobra adiar a votação. A tática foi arrastar o projeto mesmo com a decisão judicial. Ontem, 23, foi aprovado na Comissão de Saúde, mas ainda falta a de finanças, cujo relator é o deputado Paulinho das Varzinhas, que já disse que só apresenta o relatório na segunda-feira. “Vou estudar”, disse. Arrepare, Osmário!

Importância
A deputada estadual Conceição Vieira que participou da reunião da comissão ontem, com a aprovação do ProRedes, elogiou a elogiou a participação do MPE, cujos representantes ressaltaram a importância de contratação temporária para a Fundação Hospitalar de Saúde. Segundo a deputada, a discussão em conjunto com o Ministério Público, Poder Executivo e Legislativo é um marco já que garante transparência e celeridade, ao mesmo tempo em que permite maior cobrança junto ao Judiciário.

Campo de Lagarto. Torcedor paga ingresso da cadeira para ver cinegrafista da TV Sergipe
E ontem, 23, à noite, no campo do Lagarto, no jogo do time do município contra o Confiança um leitor enviou a foto da área da cadeira onde o torcedor pagou, mas teve que se contentar em ter na sua frente o cinegrafista da TV Sergipe. Esse é o futebol sergipano. Belo exemplo! Será que o telejornal da TV Sergipe vai exibir a foto se receber pelo aplicativo da emissora? É claro que desta vez o telespectador não terá vez…

Jogadores da Seleção de Futsal de Itaporanga podem ser despejados
Em plena reta final da Copa TV Sergipe de Futsal, os jogadores da seleção de Itaporanga deverão ser despejados da Pousada–Fazenda “Viva a Natureza”, onde estão hospedados desde o mês de janeiro/2014, por falta de pagamento.

Jogadores da Seleção de Futsal de Itaporanga podem ser despejados II
De acordo com o contador e empresário Cicinato Mello, proprietário da pousada, a dívida já ultrapassa o valor de 11 mil reais, sendo que até o momento, a Prefeita Gracinha Garcez (PSDB) não efetuou o pagamento da hospedagem e alimentação dos jogadores e nem sinalizou quando pagará. Indignado, o empresário desabafa: “não posso sofrer este calote da Prefeitura de Itaporanga! Invisto neste município, gerando emprego e renda para os cidadãos itaporenguenses! Sei que dinheiro não falta à Prefeitura, que recebe considerável valor de royaltes, além do FPM. Infelizmente serei obrigado a despejar os jogadores – que culpa nenhuma têm com o calote que estou sofrendo – faltando poucos dias para a grande final da Copa TV Sergipe de Futsal”.  

Flagrante de carro da PM em motel
Um  colega jornalista  flagrou ontem, 23, às 15h30 o carro da PM, do 2º BPM, Fiat com placa – PFS-9602, saindo de um motel na Barra dos Coqueiros. Será que o policial estava atendendo algum chamado de assalto ou violência? É fácil o comando da PM descobrir se teve alguma diligência verdadeira. Ou se a diligência foi interna…

“Máfia das órteses e próteses” é denunciada
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara promoveu ontem, 23, um debate sobre a fixação de preços, distribuição e direcionamento da demanda das órteses e próteses no Brasil. A iniciativa faz parte da iniciativa de realizar, antes das reuniões ordinárias, discussões sobre temas da área de abrangência da CSSF. A Comissão é presidida pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA).

Altos preços
De acordo com Raimundo Viana de Macedo, pediatra e presidente da Unimed Santos, o fornecimento desse tipo de material enfrenta problemas por causa dos altos preços cobrados pelos fabricantes. Ele citou o exemplo de um parafuso para fratura de cotovelo. O mesmo produto, importado da França, pode custar entre R$ 11 mil e R$ 19 mil. O valor inclui os impostos de importação. “Gastamos R$ 48 milhões de reais nos últimos meses com a compra de órteses e próteses. São valores injustos. Esse valor é um terço do que custaria a construção de um hospital inteiro”, afirma o médico.

Verdadeira máfia: cartões de créditos corporativos
Para o deputado Rogério Carvalho (PT), que solicitou o debate, existe uma verdadeira “máfia das órteses e próteses” atuando no Brasil. Ele afirma que nos hospitais faltam vagas para operar pacientes que não utilizam órteses e próteses. No caso contrário, existe vaga para usar a sala cirúrgica. “O critério é a lucratividade que o procedimento pode gerar para o estabelecimento e para o profissional. Existem casos que médicos recebem cartões de crédito corporativos vinculados aos lucros que eles geram para os fabricantes. Também chamam atenção os hospitais que recebem os produtos em consignação e ganham entre 20 e 30 por cento das empresas para armazenar e repassar órteses e próteses”, denuncia Rogério Carvalho.

Mobilização
O deputado cita também o pagamento, pelo estado de Sergipe, de uma prótese para coluna no valor de R$ 400 mil, de necessidade duvidosa para a saúde do paciente. Ele pede a mobilização das cooperativas e  planos de saúde para uma ação moralizadora, com políticas de regulação do mercado, por exemplo. Carvalho sugere também a abertura de uma CPI para investigar o setor.

Antônio Neto contesta boato sobre o PP e Jackson
“A política devia ser feita com menos boatos e mais previsibilidade”, é o que ponderou o pré-candidato Antônio Neto (PP), em entrevista a Rádio Jornal AM, citando como “boato ridículo” a possibilidade de o PP em Sergipe compor com o governador Jackson Barreto (PMDB) na disputa sucessória ao governo. “Isso não vai acontecer isso. Não há a menor possibilidade. O PP caminha ao lado do senador Eduardo Amorim, e esse é uma posição, inclusive, da Executiva Estadual do PP, presidido pelo deputado Venâncio Fonseca, um dos políticos mais coerentes e sério que já vi”, disse ele.

Oposição em SE
Antônio exclamou que mesmo que nacionalmente o PP esteja fazendo parte da base aliada, em Sergipe a posição é e continuará sendo outra. “Aqui nós não apoiamos o governo da presidente Dilma, somos contra! E nacionalmente, mesmo na base, o partido ainda não deixou claro que vai apoiá-la à reeleição, então, eu fico até muito mais confortável para falar sobre isso. Nós temos um ministro no governo, mas eu disse diretamente ao presidente do partido Ciro Nogueira: não concordo com o governo Dilma", enfatizou Antônio Neto, em entrevista ao radialista Rubens Filho.

Aliança
Questionado sobre o cenário político em Sergipe, Antônio Neto, que defende a renovação da aliança entre seu grupo e o prefeito Joao Alves Filho (DEM), comentou: “o agrupamento liderado pelo senador Eduardo é filho da escola do prefeito João Alves Filho”, e, acrescentando, minimizou sobre Jackson: “quando o prefeito João e o governador Jackson sentam à mesa, precisam sentar mesmo, são chefes de poderes”.

Juízes irão escolher nome do I Congresso da Amase
A Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe – apresenta mais uma novidade para o I Congresso que organiza para o mês de setembro, a escolha democrática do nome do evento pelos associados. E mais, o autor do título que dará o nome ao evento também será premiado.

Sugestões
“Estamos em busca do nome oficial do congresso o qual será  escolhido por todos a partir de sugestões dos colegas.  Será criada uma comissão para escolha de três títulos, os quais serão após submetidos a votação dos colegas.  O autor do título escolhido será agraciado com o final de semana no hotel Radisson, onde ocorrerá o congresso.  As sugestões devem ser enviadas até o dia 05 de maio do ano em curso”, explica o presidente da Amase, juiz Gustavo Adolfo Plech Pereira.

Ficha de inscrição
A proposta está lançada e enviada a todos os magistrados sergipanos no e-mail pessoal de cada um junto com a ficha de inscrição para o congresso que acontece nos dias 12 e 13 de setembro deste ano, no Hotel Radisson, em Aracaju.

Roberto Morais clama por bairros sem saneamento básico
O vereador Pastor Roberto Morais (SDD) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para informar sobre Indicação de sua autoria que versa sobre criação projeto que contemple, de forma imediata, bairros que não têm saneamento básico.

Segurança pública
Ontem, 23, o vereador Emmanuel Nascimento (PT) na Câmara de Aracaju fez um apelo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), em nome do povo do bairro José Conrado de Araújo e do Conjunto Agamenon Magalhães que vem sofrendo constantemente com os assaltos e tentativas de homicídio naquela região.

Violência
“Venho pedir uma ajuda, socorro; pois naquela região a população está a mercê da violência, e infelizmente por causa disso, vem ocorrendo muitos linchamentos contra pessoas que estão cometendo delitos e isso não é o caminho e nem a solução, quem tem que procurar resolver esse problema é a Secretaria de Segurança Pública, temos um bom secretário, um bom comandante da Polícia Militar e Civil. Não aqui estou fazendo uma crítica e sim fazendo um apelo para cuidar melhor daquela região”, enfatizou o parlamentar.

Exemplo
O parlamentar citou como exemplo o Jetimana, o Santa Maria e o Santos Dumont. "A assistência por parte da Emurb tem que ser urgente, célere. A falta de infraestrutura gera problemas, inclusive, de mobilidade urbana", alega Roberto Morais.

Proredes beneficia o povo 
Lucas Aribé levantou a questão do Proredes (empréstimo que destinará verba para saúde estadual pleiteado pelo Governo do Estado), que ainda não foi votado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. "Vemos uma situação absurda na Assembleia que demorou oito meses para ler esse importante projeto para a saúde estudual. É um absurdo mesmo", destaca.Segundo Lucas Aribé, o fato de não ter sido lido, deixa essa questão ainda mais grave. "Os projetos chegam ao Legislativo e precisam ser lidos, informados à população, e nem isso aconteceu", diz. Ele ainda completa que o jogo político fez com que o Poder Judiciário tivesse que participar."Mais uma vez, a Justiça se faz presente para pedir algo que seria obrigação", diz.

Proredes beneficia o povo II
Pensar na população carente que precisa da assistência médica deveria ser prioridade, de acordo com as palavras do parlamentar. "Enquanto alguns deputados estudam questões regimentais, tantas vezes desprezadas, o povo sofre nas filas dos hospitais. Precisamos de uma saúde que dignifique o homem e não que cause tanto sofrimento. Já vimos tantos exemplos trazidos pelos nossos colegas para esta Casa, por quê não tentar ajudar essa população?", indaga. Para Aribé, o Proredes trará verba para o tratamento de pessoas com diabetes, hipertensas, para o tratamento de pessoas com deficiência.

Visita técnica ao Mané Garrincha
Foi realizada ontem, 23, uma visita técnica ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília pela Comissão de Esporte da Câmara. De Sergipe estavam presentes os deputados federais Fábio Reis e Valadares Filho.“Este estádio, além de ser da capital federal, sediará sete jogos, entre eles partidas da seleção brasileira durante a primeira fase”, ressaltou Fábio. “É importante que todos os quesitos básicos sejam atendidos”, disse.

Requisitos
De acordo com o secretário de Estado Extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro, a área interna do estádio já atende a todos os requisitos da Fifa. No entanto, falta ainda asfaltar a área externa e concluir o acabamento. Ele conta que, para isso, a Terracap investirá R$ 30 milhões. “Ainda temos um entorno problemático que precisa de solução”, disse. “Mas Brasília terá a primeira arena do mundo a ter o selo máximo de sustentabilidade”, completa. Segundo Cláudio, a capital também domina o ranking de transparência, com 77%, segundo dados do Instituto Ethos.

Expectativa
“O estádio está pronto para receber a Copa do Mundo daqui a 50 dias”, disse o deputado Fábio Reis. “O local está muito bonito e oferece segurança a todos. Tenho grande expectativa do legado que o estádio, uma arena multiuso, deixará para nossa capital”, completou. O custo da obra foi de R$ 1,4 bilhão. Participaram dela 16 mil trabalhadores. O local já recebeu 37 eventos, sendo 26 partidas de futebol, quatro shows e sete eventos institucionais.

Caravana da Simplificação
A Caravana da Simplificação é um conjunto de ações e eventos de mobilização pelo Novo Simples Nacional e pela Redesim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. O objetivo é garantir o tratamento diferenciado, favorecido e simplificado ao microempreendedor individual, micro e pequenas empresas.

Em Sergipe, amanhã, 25
Encabeçada pelo ministro da Micro e pequena Empresa Guilherme Afif Domingos, a Caravana da Simplificação passará pelos 27 estados brasileiros e pelo Distrito Federal. Em Sergipe o evento será realizado no dia 25 de abril e será uma oportunidade para o lançamento oficial da Redesim, que visa simplificar a abertura e o fechamento de empresas em Sergipe. O evento acontece às 9h, no Centro de Convenções de Sergipe e vai contar com a presença do governador Jackson Barreto.

Fortalecimento
“A visita do Ministro a Aracaju tem como foco, além da mobilização para a aprovação do PL 237, o fortalecimento do Fórum Estadual e o trabalho conjunto com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República visando o sucesso das políticas públicas para o segmento”, disse Marcio Monteiro, técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia – Sedetec.

SINDIJUS solicita ao CNJ reelaboração de conteúdo do concurso do TJSE
O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (SINDIJUS) protocolou, no Conselho Nacional de Justiça, um Procedimento de Controle Administrativo solicitando a reelaboração de um item do conteúdo do Edital nº 01/2014, que regula o Concurso Público para os cargos de Analista Judiciário e de Técnico Judiciário do TJSE.

Conhecimentos específicos
O item apontado pelo SINDIJUS diz respeito aos conhecimentos específicos cobrados aos candidatos ao cargo de Técnico Judiciário. O cargo exige apenas formação escolar de nível médio, porém nos conhecimentos específicos para o cargo estão previstas questões de dimensão e complexidade que somente bacharéis em Direito podem possuir.

Nível
De acordo com o diretor do SINDIJUS, Plínio Pugliesi, o nível exigido pelo TJSE nesse concurso “é irrazoável e prejudica tanto os atuais servidores do órgão, que são cobrados por um trabalho de complexidade acima das atribuições que deveriam executar, quanto também os candidatos do concurso, que estão sendo submetidos a um ônus maior do que poderiam suportar, sendo cobrados por um conteúdo adequado ao nível superior em uma prova de nível médio”.

Defesa do concurso
A Diretoria do SINDIJUS reafirma a sua defesa pela realização do concurso público no TJSE, especialmente pela importância do concurso como forma de reforçar a autonomia dos servidores e do serviço público no âmbito do Poder Judiciário, mas reivindica apenas a reelaboração do item supracitado, por entender que os conteúdos cobrados nesses padrões comprometem o direito à igualdade na disputa do concurso, uma vez que os candidatos que não possuem formação de bacharel em Direito enfrentam um processo seletivo em condições de dificuldade quase impraticáveis.

Campus de Glória
Na próxima segunda-feira, 28, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o governador do Estado visitarão a cidade de Nossa Senhora da Glória, onde será implantado o campus do sertão.Angelo Antoniolli e Jackson Barreto serão recebidos às 9h pelo prefeito do município, Chico do Correio. As autoridades se reunirão no prédio da Diretoria Regional de Saúde, que fica na Rodovia Engenheiro Jorge Neto, no bairro Silos, onde funcionará provisoriamente o campus da UFS na cidade.

Cursos
Já no seu primeiro ano de funcionamento, o campus de Nossa Senhora da Glória receberá duzentos estudantes, matriculados nos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e em um quarto curso que ainda será definido. A previsão é de as aulas sejam iniciadas no segundo semestre de 2015.

Contas
“Nesta visita prestaremos contas ao povo do sertão, que tanto lutou para que esse campus, integrado às necessidades da região, se tornasse uma realidade. Acreditamos que é dessa forma que a Universidade Federal de Sergipe cumpre o seu papel de fomentar o desenvolvimento social, ampliando o acesso ao conhecimento e incluindo a comunidade em suas ações”, avalia o reitor.

Sarau Musical Entre Amigos
No próximo sábado o Sarau Musical terá como convidado especial "Adalvenon" que fará um tributo à Reginaldo Rossi. Na abertura e encerramento terá gente de peso: Djalma, Medeiros, Cléber Alberto, Cabeleira… O início do Sarau está previsto para o meio-dia e se estenderá até as 18h. Apoiadores: Nova Schin, Sergipe Eventos, Gleide's Buffet, Vange Produções, Rede de Postos Presidente, Sindifisco, Aéreo Tur, Toldos Deda, Casa Café e este Blog.  Clique no link e assista entrevista com Adalvenon que fala sobre início de sua carreira: https://www.youtube.com/watch?v=tL9DEEvQoxc

Inscrições abertas para 1ª etapa do Brasil Nordeste de Motocross
Estão abertas as inscrições para os pilotos que disputarão a 1ª etapa do Campeonato Brasil Nordeste de Motocross, nos dias 3 e 4 de maio, na cidade de Glória, na Bahia.   A pré-inscrição deve ser efetuada pelo site da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) até a próxima quarta-feira, 30 de maio: http://www.cbm.esp.br/sistema/proximos-eventos.php?organizador=CBM&idModalidade=13 Quem fizer a pré-inscrição no site ganhará uma camisa alusiva ao evento.

Taxa
Após efetuar o cadastro no site, os competidores deverão efetuar o pagamento no fim de semana da prova, na secretaria que estará instalada na pista. Na MX1, MX2 e Nacional Força Livre o valor da inscrição é de R$100. A taxa para a 50cc será isenta e para as demais categorias será cobrado R$ 80.

Agenda

24 de abril, quinta-feira.
Em São Paulo, governo quer cobrar multa de 30 por cento dos consumidores que gastarem água acima da média. Decisão causa polêmica. Já no que concerne à energia elétrica, o período chuvoso acaba com represas baixas. Associações defendem campanha para poupar energia, mas o governo teme que a população ligue o tema a racionamento. Governo federal vai impulsionar o livro digital a partir de 2015 no ensino médio. A Coreia do Sul compara naufrágio a assassinato. O IBGE volta a revisar o cálculo do PIB, que deve ter salto. O governo de São Paulo vai terceirizar o primeiro atendimento do 190 no Estado. Em meio a guerra civil, a Síria anuncia que fará eleições no próximo mês de junho.

Curtas
JUSTIÇA ACEITA DENÚNCIA CONTRA YOUSSEF E MAIS SEIS PESSOAS PELA OPERAÇÃO LAVA JATO. /// DILMA SANCIONA MARCO CIVIL E CRITICA ESPIONAGEM DOS ESTADOS UNIDOS. /// COMISSÃO APROVA PLANO DIRETOR EM SÃO PAULO. /// PARA PROCURADORIA ITALIANA, EXTRADIÇÃO DE PIZZOLATO É POSSÍVEL. /// DEPUTADOS VÃO VERIFICAR CONDIÇÕES DE DIRCEU NA PRISÃO. /// PMDB MINEIRO DESISTE DE LANÇAR CANDIDATO AO GOVERNO E SE ALIA AO PT. /// FATAH E HAMAS ANUNCIAM ACORDO E GOVERNO DE UNIDADE DOS PALESTINOS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Campeonato sergipano
Resultados da rodada de número 13 – Lagarto 1 X 1 Confiança – Itabaiana 2 X 0 Coritiba – Amadense 0 X 0 Socorrense – Estanciano 4 X 3 Canindé.

G-4
Os quatro primeiros colocados do certame são Sergipe – 32 – Confiança – 29 – Estanciano – 26 e Itabaiana – 22.

Praça Luciano do Vale
O grande narrador esportivo falecido na semana passada será homenageado com a colocação de seu nome em praça que está sendo construída no entorno do Estádio Itaquerão, em São Paulo.

Real derrota o Bayern
Em partida válida pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, o Real Madrid derrotou o Bayern de Munique por 1 X 0. O jogo de volta será na próxima semana. Também no meio da próxima semana o Atlético de Madrid enfrentará o Chelsea. Desses dois encontros sairão os finalistas da Champions League. A partida final será disputada em Lisboa, a capital portuguesa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/depvenancio  A  notícia divulgada no Site Minuto Sergipe,que estaria conversando politicamente com JB, é o tipo da piada sem graça,conte outra.

www.twitter.com/higorfb  Mais uma vez estou muito desapontado com a política, talvez essa minha mania de acreditar nas pessoas ou em grupos que sempre me entristece.

www.twitter.com/palmeriodoria  Arnaldo Jabor pergunta hoje no Globo: "Onde está o mal?". Tem gente que não se olha no espelho.

www.twitter.com/Oswaldo_Vilela  Não existe nível seguro diante do surto e/ou da idiotia… (2014, Eu)

www.twitter.com/braynerr     Eduardo Campos silenciou. Caso mantenha o mesmo percentual nas pesquisas, sua candidatura sobe no telhado

ARTIGO

George Magalhães e os governistas desmemoriados? por Walter Costa

A memória é mesmo uma caixa de surpresa, vez por outra passamos “batidos” em assuntos passados de nossa história. Podemos dizer que a desmemória seria uma amnésia momentânea (conveniente), ou não, ou ainda uma pequena distração, afinal não somos computadores para arquivar tudo em nossa mente. Mas graças à evolução tecnológica, internet, computadores e diversos aparelhos eletrônicos, podemos refrescar a danada da memória e assim “curar” alguns desmemoriados governistas.
Algumas celeumas começaram a surgir no “A Hora da Verdade” capitaneado pelo radialista George Magalhães na Rádio Mix FM que tem como sede o Sistema Atalaia de Comunicação. A mais recente é a famosa posse da deputada Angélica Guimarães para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. O radialista achincalha todos os dias em seu Mega Programa matinal que é um “abuso” a parlamentar não tomar posse o quanto antes, diz que o Ministério Público deve tomar um posicionamento e agora convida a população para uma ação popular, mas ora, logo George e governistas criticam tal ação da deputada Angélica? Vamos voltar um pouco ao tempo e recordar alguns fatos:
1 – Antecipação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe:
George Magalhães e Governistas bradam todas as manhãs sobre a antecipação da eleição da mesa diretora ocorrida em 2012. Mas como e porque essa mudança radical? Seria um indício de amnésia?
Precisamente dia 26/11/2008 (quarta-feira) foi aprovado o projeto de resolução 19/2008, de autoria do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Francisco Gualberto (PT). Esse bendito projeto do parlamentar mudaria o regimento da casa alterando o parágrafo primeiro do artigo 5º e os artigos 7 e 10, da Resolução nº 33/2005, ou seja, ANTECIPAÇÃO DA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA ALESE. Esse projeto beneficiou consideravelmente o hoje conselheiro do TCE, Ulices Andrade, que com a mudança proposta pelo Líder do Governo (na época e por coincidência hoje permanece na liderança), pôde ter sua reeleição antecipada. Ora, porque na época a bancada governista era a favor de tal manobra e em 2012 não foi favorável? Diga-se de passagem que a derrota governista de 2012 permanece na memória de George e demais parlamentares visto as constantes “indignações” apresentadas no seu programa matinal até os dias de hoje.
O mais cômico é que após mudança no regimento dia 26/11, a eleição aconteceu apenas 7 dias após, 03/12/2008, tendo assim toda a mesa diretora reeleita, com exceção do deputado Valmir Monteiro, pois o mesmo no ano seguinte assumiria a Prefeitura de Lagarto após vitória nas eleições do referido ano. Lembrando que a eleição foi por unanimidade.
2 – Eleição e Posse de Ulisses Andrade para conselheiro do Tribunal de Contas:
George Magalhães e governistas reclamam que a deputada Angélica Guimarães foi eleita para o Tribunal de Contas do Estado por unanimidade, diga-se de passagem, mas demora para sua posse. Vamos tentar curar alguns desmemoriados?
A eleição de Ulices Andrade para o cargo de conselheiro aconteceu no dia 14/06/2010, o parlamentar foi eleito por unanimidade, vale ressaltar que o eleito era também o candidato do governo do Estado. Após a eleição, quanto tempo depois ele veio a assumir o cargo? Será que George Magalhães e os governistas recordam?
O deputado Ulices foi empossado ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado dia 04/11/2010, ou seja, 4 meses e 21 dias depois de eleito. Bingo! Onde estava George Magalhães, deputados governistas, governador, vice-governador e demais paladinos da moralidade que não achincalharam o parlamentar e seus aliados? Ah! Quem sabe era conveniente? Ou não estavam preocupados porque comandavam a casa?
Porque então pressionam, criticam e exigem que a deputada Angélica saia da condição de deputada-presidente da Assembleia e assuma o cargo de conselheira? É verdade, a conveniência nos faz esquecer episódios importantes da história sergipana.
Seria de extrema importância que esses fatos narrados fossem lidos tanto pelo paladino da moralidade George Magalhães, quanto pelos governistas, assim quem sabe encontrariam a cura para amnésia aguda temporária.
Email: http://waltercosta_sergipe@hotmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“A internet enriquece as informações, mas aprender é muito mais do que ser informado. Aprender é raciocinar, selecionar informações para estabelecer juízos e raciocínios.”

Esther Pillar Grossi, educadora brasileira, nasceu em 24 de Abril de 1936. Em 1970, com mais 49 professores de Porto Alegre, fundou o GEEMPA (Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais