Jackson e o TCE

Quem poderia imaginar ver um dia Jackson Barreto discursando no Tribunal de Contas do Estado e, ainda por cima, elogiando as ações daquela Corte? Pois este dia foi ontem. Investido na função de governador em exercício, o outrora crítico mordaz do TCE, a quem costuma chamar de Tribunal faz de Contas, fez rasgados elogios à presidente Isabel Nabuco “por ter, em apenas dois meses, cumprido a promessa de criar a Ouvidoria Geral do TCE”. Quem participou da solenidade quase não acreditou no que ouvia, pois quando Isabel tomou posse como presidente daquela casa de contas, Jackson escreveu o seguinte em seu twitter: “Quando leio que Isabel Nabuco está preparando um relatório, levo na gozação. Ela fazer relatório? Emitir parecer? Quem disse que a conselheira sabe fazer essas coisas? O que ela faz lá no Tribunal é política, orientada pelo marido Pascoal Nabuco, que está frustrado porque João Alves perdeu a eleição e ele sonhava em ser chefe da Casa Civil”. Quantas voltas o mundo dá.

Banho-maria

Não será hoje que a cúpula nacional do PSDB decidirá o futuro do partido em Sergipe. É que Albano Franco preferiu não ir nesta quarta-feira a Brasília discutir sobre o imbróglio criado com a destituição do Diretório Estadual. Vai aguardar ser chamado pelo presidente Sérgio Guerra, que deseja ver os tucanos sergipanos apoiando uma possível candidatura de João Alves Filho (DEM) a prefeito de Aracaju. A boca miúda, a tucanada garante que prefere mudar de partido a aceitar a imposição da direção nacional. Será?

De volta

Depois de quase duas semanas gozando férias na Europa, o governador Marcelo Déda (PT) retorna hoje a Sergipe. Deve desembarcar à tarde, mas o cerimonial do Palácio ainda não informou se ele reassume o governo imediatamente ou se deixa para fazê-lo amanhã em solenidade no Palácio de Despachos.

Não fica

O presidente do PT, Zé Eduardo Dutra, vai renunciar ao cargo na sexta-feira, por problemas de saúde. É o que publica hoje o Estadão online. O mais cotado para substituí-lo é o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). Licenciado do comando petista desde 22 de março, Dutra disse ao ex-presidente Lula que anunciará sua saída na abertura da reunião do Diretório Nacional do PT. Ele planeja até mesmo levar sua médica à reunião da cúpula petista, para explicar os motivos de seu afastamento.

Dono da vaga

O Supremo Tribunal Federal (STF) decide hoje se as vagas de suplentes devem ser preenchidas por substitutos do partido ou da coligação. A polêmica em relação ao assunto começou após julgamento do STF sobre a fidelidade partidária. Em 2007, a Corte entendeu que o deputado que troca de partido no meio da legislatura – salvo algumas exceções – perde o direito à vaga, que é do partido. Ainda há a possibilidade de o STF decidir que, caso vença a tese de que a suplência é do partido, a regra só tenha validade a partir de 2012.

Braços cruzados

Tem alguma coisa para resolver hoje na Justiça Federal? Se depender de um magistrado é melhor desistir. É que os juízes federais fazem nesta quarta-feira um dia de paralisação para cobrar melhores condições de trabalho, reajuste de subsídio e equiparação de direitos com membros do Ministério Público. Apesar da paralisação, as portas da Justiça estarão abertas, uma vez que os servidores não estarão em greve.

Processados

A prefeita de Japaratuba, Lara Moura, e o presidente da Câmara de Vereadores daquele município, Pedro dos Santos, estão sendo processados por improbidade administrativa. O processo foi movido pelo promotor de Justiça Paulo José Francisco Alves Filho porque os acusados deixaram de responder dezenas de requisições feitas pelo Ministério Público. “As requisições não são pedidos. Elas consistem em ordem legal do agente público, e o não atendimento pode configurar uma infração penal”, explica o promotor.

Pelo piso

Os professores da rede pública de Sergipe realizam amanhã uma marcha pelas ruas de Aracaju. O objetivo é sensibilizar o Governo do Estado e as Prefeituras para revisar o piso salarial da categoria para R$ 1.187. A concentração para a marcha está marcada para às 14h de amanhã na Praça da Bandeira. Durante a manifestação, os educadores também vão cobrar melhores condições de trabalho e denunciar as mazelas da educação sergipana. Estão certos!

Novo comando

O advogado Genisson Silva é o novo presidente do Clube Sportivo Sergipe. Ele foi eleito ontem para substituir o médico Carlos Alberto Mendonça, que renunciou ao cargo após concluir que a crise financeira do “Mais Querido” é insolúvel. Interessante é que o ex-presidente resolveu jogar a toalha depois que o Sergipe foi goleado pelo River Plate por 6 a 1, e Genisson foi eleito após o mesmo River ter aplicado outra surra de quatro a zero no “Vermelhinho”. Resta saber o que acontecerá quando o time rubro levar outra sonora goleada.

Do baú político

Muitos desportistas ficaram surpresos quando os campos do Confiança o do Clube Sportivo Sergipe quase foram a leilão para pagamento de dívidas. Talvez eles não saibam que no final da década de 40 o nosso futebol, ainda amador, passou por crise bem pior. É que o único estádio existente em Aracaju, ali onde hoje está o Colégio Atheneu Sergipense, pertencia ao Sergipe e ao Cotinguiba. Houve uma briga entre as duas diretorias, tendo a cotinguibense proibido qualquer jogo na parte do campo que lhe pertencia. Sem lugar para os times jogarem, o campeonato foi suspenso. O então secretário da Segurança Pública e dirigente do Olímpico, Djenal Queiroz, encontrou uma solução para o impasse. Falou com o governador José Rollemberg Leite e este autorizou a construção de um novo espaço para a prática do futebol, desde que o Governo não gastasse um centavo sequer com a obra. Djenal, então, resolveu usar como mão-de-obra os marginais presos para construir o Estádio de Aracaju, que funcionou até o final da década de 60, quando o governador Lourival Baptista construiu no mesmo local o nosso Batistão.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais