Jackson, humildade e pé no chão

Ontem, 29, ao retornar de uma curta viagem o vice-governador Jackson Barreto, pelo twitter, disse que “tomou um susto” com a twittada do vice-prefeito Silvio Santos sobre a sucessão em Aracaju, onde deixou claro que não ficará calado se o excluírem sem ter um processo de discussão dentro do PT.

Jackson escreveu ainda: “Acho que neste momento temos que botar o pé na estrada e sermos vocacionados como São Francisco de Assis, peregrinando ao lado dos mais pobres”.

Jackson Barreto é um político polêmico. De vez em quando dá declarações que abalam o pequeno mundo político sergipano. Com erros e acertos em sua trajetória política, Jackson tem o chamado “feeling político” e conhece como ninguém decifrar o que o povo está desejando, principalmente os aracajuanos.

Quando escreveu sobre “bota o pé na estrada” e “peregrinar ao lado dos mais pobres”, Jackson deixa claro que é preciso uma mudança de rota não só no governo estadual, mas no governo municipal, no que se refere ao relacionamento com os aracajuanos, principalmente os mais humildes.

Esta mudança de rota passa principalmente pelo governador Marcelo Déda. É preciso que ele não ouça apenas um grupo de auxiliares e políticos, mas a voz das ruas.  É preciso “botar o pé no chão”, cair na real e ter a consciência de que é preciso mudar o estilo de governar.

É preciso uma reflexão profunda. Quem escolhe a vida pública sabe que tem o bônus do poder, mas tem o ônus de dedicar todo o seu tempo a atividade de servir ao próximo.O governador Marcelo Déda não pode continuar passando a imagem que o governo está no seu final, como deseja a oposição. São apenas seis meses de um total 48 meses.

E como ensinou São Francisco de Assis, além da humildade e a peregrinação ao lado dos pobres é necessário que a Verdade e a Justiça estejam sempre à frente de todos os atos.

É uma análise apenas para reflexão. Por trás de algumas frases – como a escrita por Jackson no twitter – os leitores podem observar várias intenções. E a intenção de Jackson foi alertar para o recado das ruas. É peregrinar com inteligência, liberdade e muita humildade.

Do Chororô e recado I
E o chororô pelas emissoras de rádio já começou. Tudo porque ninguém confia em quem não tem grupo e nem lealdade. Nos bastidores o clima não é dos melhores. E o blog está checando uma informação para revelar os leitores nos próximos dias.

Do Chororô e recado II
O mais recente chororô foi por conta de um recado do tipo “ele ainda não viu o que é oposição”. E mais fácil colocar a culpa nos outros, do que fazer a autocritica.

Senado cria punição para político que criar novo partido
O Senado aprovou ontem uma proposta que ameaça com perda de mandato os políticos que deixarem seus partidos para participar da fundação de outra sigla.Batizada de "emenda Kassab", a mudança elimina a principal brecha nas regras de fidelidade partidária instituídas pela Justiça Eleitoral.A proposta ainda precisa ser aprovada na Câmara para virar lei. Se isso acontecer, a desfiliação para criar uma nova legenda passará a ser considerada "justa causa" para a perda de mandato.

Fim das coligações proporcionais
Ontem, a Comissão de Constituição de Justiça do Senado também aprovou o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. A mudança ainda precisa ser votada em plenário.A comissão ainda aprovou a realização de um referendo sobre a reforma política, no qual os eleitores seriam convocados a escolher entre votar diretamente nos candidatos ou em listas formuladas pelas direções dos partidos. (FSP)

Cadê o MP? Vereador licenciado assiste sessão em Lagarto
O site lagartense publicou ontem matéria de Evandro Santana, mostrando um absurdo com dinheiro público. O vereador “Carminho da Ambulância”, licenciado por seis para tratamento de saúde assistia  entre os populares a sessão da Câmara.

Problemas grave de saúde
A licença para tratamento de saúde, foi por graves problemas, inclusive a necessidade uma cirurgia. E o Ministério Público de Lagarto o que acha de tudo isso? Afinal, o erário está pagando a mais um vereador. A população está revoltada. Leia toda matéria e as fotos do vereador:http://www.lagartense.com.br/?irPara=noticias&cod=4530

Palestra para Maçons de todo o país
‘As Diretrizes de Governo’ esse é o tema da palestra que o Governador Marcelo Deda fará no dia 3 de julho para os maçons de todo o país. A Palestra integra a vasta programação da XL Assembléia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil que trará a Aracaju, no período de 2 a 7 deste mês que se inicia, mais de 1,5 mil pessoas do Brasil e de outros países da América do Sul. A participação do governador sergipano no evento será domingo às 10h30 no Mercure Hotel Aracaju.

Avenida Delmiro “Golveia”
O leitor atento deste espaço, Luiz Brandi, alertou que a placa existente na Avenida Beira Mar (ao lado restaurante “O Miguel”, colocada pela Prefeitura de Aracaju está escrita com o nome Gouveia (Avenida Delmiro) errado: Golveia.

Direitos Humanos: Ampliação da federalização dos crimes
Em caso de aprovação, pelo Congresso Nacional, de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), apresentada ontem pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB), não só o Procurador-Geral da República, mas outros oito agentes poderão solicitar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), independente da fase em que estejam os inquéritos ou processos, a federalização de crimes contra os direitos humanos cometidos em qualquer parte do país.

Situação atual
Atualmente, o deslocamento de competência para a Justiça Federal só pode ser pedido pelo Procurador-Geral da República, em caso de violação dos direitos humanos que venha a ser considerada “grave” e houver risco de descumprimento de tratado internacional de direitos humanos, do qual o Brasil faça parte. Além disso, é preciso que exista um contexto de omissão, negligência ou comprometimento do poder público na investigação ou julgamento dos fatos.

Proposta apresentada
Pela proposta de Valadares, podem também encaminhar ao STJ pedido de federalização do crime, o Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados, a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador do Estado ou do Distrito Federal, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, partido político com representação no Congresso Nacional e confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

Inclusão digital
O senador Eduardo Amorim (PSC) presidiu a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), na última terça-feira, dia 28, para promover um Ciclo de Debates destinado a examinar os entraves existentes ao desenvolvimento regional no Brasil, tais como logística e inclusão digital. Para mudar a realidade de isolamento dos excluídos digitais, é preciso mudar a lógica de investir somente onde há retorno garantido para as empresas. A afirmação do presidente da Associação Nacional para inclusão Digital (Anid).

Disputa
"Depois que acabou a guerra fria, o maior ponto de disputa entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento está quem detém a demanda ou concentração das tecnologias. Hoje 15% da população mundial concentram os processos tecnológicos, 50% importam essa tecnologia e um terço vive marginalizada tecnologicamente. A saída seria o investimento no capital humano", informou Eduardo Amorim. O governo federal pretende investir no desenvolvimento educacional das pessoas, com programas de treinamentos estimulando capacidades de várias competências para o novo mercado de trabalho.

Pequenos produtores
A situação de endividamento de produtores rurais sergipanos motivou o discurso do deputado Heleno Silva (PRB) na terça-feira, 29. O parlamentar cobrou da bancada nordestina mais união para que o produtor não perca suas terras por empréstimos contraídos com o Banco do Nordeste (BNB) e Banco do Brasil (BB).

Dívidas executadas
Durante o discurso, Heleno informou que o BNB e o BB começaram a executar as dívidas levando as propriedades do homem do campo a leilão. “Vamos cobrar uma ação para ajudar aos produtores rurais. Se as instituições continuarem executando as dívidas, será um caos na região", alertou o parlamentar, acrescentando que cerca de 2 mil produtores vão perder as terras só em Sergipe.

Relator
O deputado federal Márcio Macêdo (PT), na condição de relator, votou pela cessão de um imóvel da União ao Estado de Rondônia, destinado à regularização da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos. A apresentação do voto ocorreu nesta quarta-feira, 29, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal. O parecer do parlamentar foi aprovado por unanimidade pelos demais membros da comissão.

Diversidade biológica
O projeto é de autoria do Ministério do Planejamento. A Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos situa-se na região noroeste de Rondônia, margeada pelo rio Madeira. A grande extensão e a variedade de formações vegetais conferem à unidade uma grande diversidade biológica, sendo que grande parte das espécies que ocorrem nesta região são ainda desconhecidas pela ciência.

Nota da Caixa: limite nas lotéricas será de R$ 700,00
A Caixa Econômica Federal informa que, a partir do dia 05 de julho de 2011, os pagamentos de bloquetos de cobrança de outros bancos, realizados na Rede Lotérica, terão o limite alterado para R$ 700,00.

Conferência Nacional dos bancários
Os bancários, única categoria no Brasil que possui uma Convenção Coletiva de Trabalho válida para todo o Brasil, estão se preparando para a 13ª Conferência Nacional, que acontece entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo. O mais importante fórum de deliberações da categoria vai receber propostas aprovadas em todas as regiões do país.

Proposta
No último dia 21, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) realizou Assembleia Geral Extraordinária, que aprovou a proposta de índice de reajuste de 18%, sendo 10% de ganho real mais 7,56% referente à inflação prevista. Foi aprovada também uma pauta de reivindicações que será levada à Conferência Interestadual Bahia e Sergipe, que acontece nos dias 23 e 24 de julho, em Salvador/BA.

Reivindicações
Além da proposta de índice, os bancários aprovaram a seguinte pauta de reivindicações: Luta por um piso equivalente ao Salário Mínimo calculado pelo Dieese (2.257,52); Isonomia entre trabalhadores do ramo financeiro; Ampliação do tempo de atendimento à população, conforme projeto de Lei da vereadora Simone Góis; Fim do Fator Previdenciário; Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais; e Combate à terceirização e correspondentes bancários.

Membros da Defensoria Pública e Adpese prestigiam Forró Caju
A convite, o defensor público geral Raimudo Veiga, acompanhado do subdefensor Jesus Jairo Almeida Lacerda, do assessor jurídico José Leó Neto e da presidente da Adpese Gláucia Amélia, prestigiaram o Forró Caju na véspera do São Pedro.  No camarote da Prefeitura de Aracaju eles foram cumprimentados pelo Governador Marcelo Déda e prefeito Edvaldo Nogueira. Foto: Marcelle Cristinne ASN.

Estande Celi e Stanza no Shopping Jardins
O estande da Construtora Celi e da Stanza no Shopping Jardins é uma ótima opção para quem deseja realizar o sonho de ter um imóvel com qualidade e pontualidade na entrega. Nele, o cliente conhece o completo portifólio e realiza grandes negócios. “O espaço vem recebendo muitas visitas, principalmente daquelas pessoas que buscam o primeiro imóvel. A procura está superando nossas expectativas”, comemora Ana Cecilia Barreto Oliveira, vice-presidente de negócios imobiliários da Celi.

Maquete
Dentre os atrativos do local está em exposição a maquete do Elevatto Condomínio Clube (empreendimento Stanza). Ela mostra um pouco como será o ‘condomínio clube’ e chama atenção de quem circula pelo Shopping. “Sem dúvida, a maquete retrata como será o empreendimento e encanta o nosso cliente. Através dela, o ele pode ter uma ideia de como será a futura casa. O resultado vem agradando”, afirma Lívia Filgueiras, gerente de marketing da Celi.

Cartaz da World Premier-1886, design de Adolfo Hohenstein
Nos próximos dias 06, quarta, e 08 de julho de 2011, sexta-feira, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), no âmbito de sua série Mangabeiras, leva ao palco do Teatro Tobias Barreto um dos títulos de maior sucesso da história das óperas: “La Bohème”, do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924), em forma de concerto.O grande elenco, composto por artistas de renome nacional e internacional, terá a direção artística e regência do Maestro Guilherme Mannis.

Primeira vez
A ORSSE tem a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e patrocínio do Instituto Banese e do Banese Card. A série Mangabeiras carrega em seus programas ações musicais inéditas, executadas pela ORSSE e seus convidados durante a temporada 2011 de concertos. A ópera “La Bohème” é um desses momentos especiais, destinados a transmitir ao público sergipano o deslumbre de uma apresentação operística. Esta será a primeira vez que a ópera será realizada no estado, e promete ser um evento grandioso, a exemplo da ópera Aïda, na temporada 2010 da orquestra.

Aracaju recebe Escola de Mulheres, clássico de Molière
Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, Escola de Mulheres continua em tournée pelo Brasil e faz duas apresentações em Aracaju. Nos dias 09 e 10 julho, o consagrado ator Oscar Magrini comemora seus 20 anos de carreira protagonizando o clássico de Molière ao lado de Monique Alfradique, Cláudio Andrade, Gerardo Franco, Patrícia Vilela e Beto Nasci. O espetáculo acontece no Teatro Tobias Barreto às 21h do sábado e 19h do domingo. L`École des Femmes, do dramaturgo francês Molière, promove muita diversão ao público e estimula reflexões sobre individualismo, poder, moral, amizade, confiança e relacionamento amoroso, entre outros sentimentos humanos. Após a sua montagem em 1986, o diretor Roberto Lage revisita o texto Escola de Mulheres e apresenta o clássico, depois de 24 anos, com um novo olhar. Mais um grande espetáculo na cena cultural sergipana.

PELO TWITTER

www.twitter.com/FalaSergipe    ANDRÉ BARROS FEZ A DIFERENÇA HOJE (29). ENQUANTO OS OUTROS NÃO FIZERAM PROGRAMA ELE ESTÁ NO BATENTE.

www.twitter.com/FalaSergipe    JORNALISTA TEM QUE TER FOLGA , O JORNALISMO, NÃO.

www.twitter.com/UsielRios    Dados do IBGE indicam que Aracaju foi a capital que apresentou maior crescimento nos últimos dez anos.

www.twitter.com/gleidsonaju    Ontem João Alves visitou o forro siri no meio do povão onde ele circulou o povo abraçava,beijava e muitos o chamava de prefeito de Aracaju!

www.twitter.com/jacksonbarreto_    Estou pulando de alegria sem me preocupar com a fogueira de São João. Vi o meu nome numa pesquisa em Aracaju, empate técnico com João Alves.

www.twitter.com/antoniooviedo1    Irônico é ver a dificuldade das micro e pequenas empresas conseguirem crédito enquando o BNDES financia fusões bilionárias e a Copa 2014.

www.twitter.com/braynerr Conhecido político vai ter que justificar à mulher a marca de batom encontrado em local exclusivo dela. Não pode dizer que foi cumprimento.

www.twitter.com/diegodacosta   Boa Noite! Excelente quinta-feira para todos e lembrem: Amor, Humildade e Desapego. Princípios para liderar. Boa Noite!

DO LEITOR

Luta permanente pela cultura e Tradição – Quadrilha Asa Branca agradece
Os festejos Juninos chegam ao fim, ao apagar das fogueiras as quadrilhas juninas saem do destaque e voltam ao seu cotidiano normal. Mas a luta pela preservação da cultura e do patrimônio imaterial não para, apenas dá um tempo. Os trabalhos retornam já no final deste ano ou no inicio do próximo, bem antes dos festejos juninos começarem. E sem brilho e sem glamour os quadrilheiros voltam a enfrentar as dificuldades, os desafios e a falta de estrutura. E neste fim de festas temos por obrigação agradecer aqueles que nos apoiaram e que minimizaram nossas dificuldades. Fica aqui o verdadeiro agradecimento da diretoria e dos componentes da quadrilha junina ASA BRANCA à prefeitura MUNICIPAL DE ARACAJU, ao GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE e aos apoios da iniciativa privada por parte dos empresários RODRIGO, DA ARACAJU CORES e PEREIRA DA AUTOPEÇAS PEREIRA além do médico DR. AGANALDO que compreenderam a importância da valorização da cultura e tradição sergipana.

Cratera da DESO no E. Gomes
Do leitor Everton Guedes: “O rompimento da tubulação se deu entre 6:30 e 7:00 horas da manhã desta quarta-feira.

Uma hora depois o motorista da caçamba não percebeu que parte do asfalto estava comprometido, pois quando ele estava atravessando a avenida a água tinha parado de jorrar.Conforme o proprietário da caçamba de nome Zuberlan, uma equipeterceirizada da DESO esteve no local para prestar as devidas providências com um caminhão muck para rebocar a caçamba até uma oficina autorizada da DESO. Convém lembrar que esta mesmo tubulação estourou há cerca de 02 meses atrás, mas não causou um estrago tão enorme quanto o atual. Ocorreu que a equipe terceirizada da DESO não realizou o serviço adequadamente pois tão logo foi recapeada a avenida, no outro dia apareceu um buraco de no minimo 40 cm de diâmetro por 01 metro de fundura, ocasionandoagora este grave acidente.OBS: O motorista conforme consta na foto graças a Deus saiu ileso”.

Sobre o Cesad UAB/UFS
E-mail recebido: “Desde o ano passado parte do tutores a distância recebem o valor de suas bolsas referentes ao pagamento de seu trabalho em atraso, conheço pessoas que receberam até 3 meses atrasados dentro de um mesmo mês. Isso é inadimissível, trabalhamos dentro do mês e gostaríamos de receber no mesmo mês e os atrasos são constantes. O que pior, somos pressionados a entregar tudo dentro do prazo, não pode atrasar trabalho, mas o nosso pagamento atrasa e muito! Em reuniões, ouvíamos "não contem com esse dinheiro", em virtude de atrasos, mas isso é um absurdo, os tutores não aguentam mais! Agora de quem é a culpa? Aqui dizem que é da CAPES e entramos em contato com a CAPES, dizem que esses problemas devem ser resolvidos aqui! E assim fica, jogo de empurra e os mais prejudicados? os tutores como sempre! E como dar incentivo ao aluno a distância dessa maneira”.

Lúcia Falcon: Um bom nome para discussão no PT
Do leitor Elcinho Santana: “Parece que algumas lideranças perceberam que realmente a eleição municipal já começou. O presidente estadual do PT, Silvio Santos em entrevista a George Magalhães confirmou o que tinha dito no twitter e trouxe mais elementos de possíveis operações de militantes para tirá-lo da preferência do partido na escolha do candidato a prefeito. A militância não foi convocada para essa discussão e temos de começar a colocar o bloco na rua para que as turbinas vermelhas possam ser ligadas. A força motriz desse partido de massa é a sua militância e é ela que da energia e musculatura para qualquer candidatura

Todos os militantes do partido tem legitimidade para ser candidato: Silvio Santos, Rogério Carvalho, Iran Barbosa, eu (Elcinho Santana). Todos. Temos de fazer a discussão dos nomes internamente no partido e não nas redes sociais e nos programas matutinos de rádios, que são alimentados pela discórdia e pelo sensacionalismo.

A eleição de 2012 em Aracaju é muito importante para o partido e temos de discutir com profundidade e responsabilidade, um nome que venha unificar as lideranças e seja aceito pela militância. Em minha humilde opinião a militância está vivendo um momento de desencanto partidário e de afastamento, por conta de tudo que estamos vivendo e não vai ser com racha e com projetos pessoais extremamente visíveis, que iremos construir uma alternativa real e vitoriosa para as eleições de 2012.

Por isso, e para ajudar no debate interno, é imperioso que a direção municipal do PT convoque sua militância para uma plenária, para que se tenha realmente a discussão entre os milhares de militantes do partido. Acho interessante que seja discutido um nome dentro do partido e que seja lançado para que a sociedade avalie o candidato escolhido em plenária.

Dentre os nomes já expostos na mídia, gostaria de lembrar o nome de uma mulher que por muitos anos, colocou sua capacidade de formular, de planejar em favor do povo de Sergipe e dos governos do PT e dos partidos aliados. Falo da ex-secretária municipal de planejamento e ex-secretária de planejamento do estado e conhecidíssima do povo de Aracaju, Lúcia Falcon.

Acredito que o nome de Lúcia pode tirar o foco da discussão meramente pessoal e levar para o campo real das políticas públicas e do projeto coletivo que queremos para Aracaju. Portanto amigos, o nome está lançado. Obviamente não fiz nenhuma consulta prévia a Lúcia Falcon, mas o partido deve oferecer as condições necessárias para que todos os nomes sejam avaliados internamente pelos militantes e externamente pela opinião pública”.

Pesquisa do Ibope
Comentário de Edilson Vieira: “A ultima pesquisa do IBOPE realizada entre os dias 30 de maio a 06 de junho, confirmou a FM Sergipe em primeiro lugar em audiência. Quero aqui através de seu maravilhoso espaço, parabenizar toda a equipe da 95: Silvio Silveta, Adjan Souza, Fabio Gama, Washington Luiz, Ivan Secci, Jota ká, Rodrigo Rocha, Patricia, Ana, Maysa, Barata, Paulo Autran, Nilton e Julio. Uma equipe competente, focada e determinada em colocar a FM Sergipe novamente em primeiro lugar. Obrigado a você companheiro Claudio que sempre acreditou naquele que coloca o amor da profissão em primeiro lugar. Valeu Sergipe, valeu ouvintes da rádio numero um. FM Sergipe, A DONA DO PRIMEIRO LUGAR!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna” .Frase de São Francisco de Assis.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais