Jackson não abre mão da chapa majoritária

O deputado federal Jackson Barreto (PMDB) confirmou ontem, 13, que está esperando apenas a definição do governador Marcelo Déda para definição da chapa majoritária e se será candidato ao Senado Federal ou a vice-governador. “Em hipótese alguma abrirei mão da chapa majoritária porque dei minha contribuição para a construção deste projeto, dia e noite”, avisou.

Jackson Barreto confirmou que na próxima segunda-feira, 17, à tarde conversará com o senador Almeida Lima no diretório estadual do PMDB, já que há quase dois meses ele pediu uma audiência. “Vou ouvir o que ele tem a dizer”, disse Jackson acrescentando que o clima do PMDB em Sergipe é o melhor possível e a Direção Nacional e o presidente Michel Temer sabe do que acontece no Estado desde o acordo firmado em 2008, quando o senador Almeida Lima quis ser candidato a prefeito e teve o respaldo do diretório municipal.

Só para lembrar ao leitor: em 2008, a disputa foi acirrada no PMDB e Almeida Lima com o apoio de algumas lideranças nacionais, entre elas Renan Calheiros, conseguiu convencer alguns membros do diretório estadual que tinha chances reais de ser prefeito de Aracaju. Foi candidato com a melhor estrutura de todas e acabou em terceiro lugar perdendo para Edvaldo e Mendonça Prado.

Disputa governo – Sobre a disputa para o governo estadual, Jackson Barreto entende que Marcelo Déda vencerá a eleição. “Não estou subestimando João Alves, mas Déda tem um grande volume de obras, além disso, o governador vem dando provas que é possível governar com ética e este é um dos pontos fracos de João Alves”, entende, afirmando que o ex-governador está fora do poder e tem dificuldades até mesmo  para montar as chapas, não só majoritária, mas as proporcionais.

Almeida teria

Será que o senador Almeida Lima teria o desprendimento suficiente para ser candidato a deputado federal depois de ser senador? Só para lembrar: Em Sergipe dois ex-governadores tiveram este desprendimento depois de passarem, não só pelo governo, mas pelo Senado. Augusto Franco e Albano Franco. Resta saber se a vaidade de Almeida o deixa ser candidato a deputado federal.

 

Cultura sergipana em destaque

Na manhã de ontem, 13, a secretária de Estado da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, foi eleita presidente do Fórum de Secretários de Cultura do Brasil. A secretária, até então, presidente do Fórum de Secretários de Cultura do Nordeste, foi eleita por unanimidade pelos secretários presentes. O motivo da votação antecipada foi o afastamento da ex-presidente Anita Pires, por conta de sua exoneração da Fundação de Cultura de Santa Catarina.

 

Serra defende transposição do rio São Francisco

Ontem, 13, ao discursar em Pernambuco, Serra enalteceu Lula dizendo que a popularidade dele “está acima do bem e do mal. E para completar, garantiu que, se eleito, pretende dar continuidade a todas as obras em andamento, entre elas a transposição do Rio São Francisco.

 

Serra perderá o apoio de João?

Do jeito que João Alves é contra a transposição do São Francisco, será que Serra perderá o seu apoio agora que disse ser favorável à transposição? Aposte um picolé de graviola como o velho João encontrará uma saída científica para tal dilema.

 

TCE e os concursos

Ao ler que o TCE anda tão preocupado com a realização de concursos pelo Estado, e ele o TCE, está certo, o blog fica tranquilo em saber que os servidores daquele tribunal, com raras exceções, são concursados.

 

Lembranças

Os sergipanos devem estar lembrados, os mais antigos e também os mais novos, a quantidade de concursos que o TCE fez para admitir pessoal.  Como entraram para o TCE os economistas, contadores, administradores,  etc.? Ora, responderão todos, uníssono, por concurso. O conselheiro substituto de Antonio Manoel, Augusto Ribeiro, que é auditor, chegou ao TCE por concurso? Como é bom viver em Sergipe, onde todo mundo se conhece. O blog vai reviver o passado do TCE nos próximos dias, inclusive a Operação Navalha.

 

A lista de Vanderlê. Cadê?

Lembro até da lista solicitada pelo deputado Vanderlê sobre as contratações no TCE. Foi respondida? Se foi, onde anda? E se não foi, qual a razão do silêncio do deputado?

 

Justiça e os contratos temporários

O caso da educação, levantado pelo conselheiro Pinna é igual ao caso da saúde, onde a Justiça concedeu o governo o direito de contratar temporariamente.  É uma ação gerencial e alguns conselheiros do TCE resolveram agora debater o mérito. Neste tempo todo de existência nunca se viu o órgão tão “operante”.

 

Dialogo dentro do PT

O presidente estadual do PT, Silvio Santos, disse que o partido está com um dialogo interno permanente entre todas as correntes. Deu como exemplo a resolução aprovada no mês passado com o apoio de todos. Silvio Santos disse que nestas eleições o PT, como os demais partidos da coligação, vai tentar ampliar suas bancadas na Câmara e na Assembleia, dentro da legitimidade natural de  procurar o seu fortalecimento.

 

 

Valadares coordenará Comitê de Controle do Orçamento

O senador Valadares, líder do PSB no Senado, foi indicado pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) para ser o Coordenador do Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle de Execução Orçamentária (CFIS).  O Comitê foi criado pela Resolução nº 01/2006-CN, e juntamente com outros três (Comitê de Avaliação da Receita – CAR, Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves – COI e Comitê de Admissibilidade de Emendas – CAE) são resultado de medida para ampliação da participação do Poder Legislativo no trato e condução do orçamento público.

 

Ex-alunos perseguidos pela ditadura terão homenagem hoje, na UFS

A Universidade Federal de Sergipe vai homenagear, hoje, 14, às 19h, 36 ex-alunos que foram perseguidos pela ditadura militar nos anos de 1969 e 1970. O ato vai acontecer durante sessão solene dos Conselhos, que também entregará o título de doutor honoris causa ao professor e cientista político Ibarê Costa Dantas. O governador Marcelo Déda participará da solenidade.

 

Garantia de conclusão do curso

Na gestão do reitor João Cardoso Nascimento Júnior, os representantes da ditadura em Sergipe encaminharam listão com nomes de estudantes que deveriam ser expulsos da instituição. O então reitor não os expulsou e garantiu o direito de conclusão dos cursos de todos eles, entre os quais os ex-prefeitos Jackson Barreto e João Augusto Gama.

 

Homenageados da Faculdade de Direito

Os nomes: Antônio Jacinto Filho,Benedito Figueiredo,Carlos Kleber Nabuco Teixeira,

Elias Hora Espinheiro, Jackson Barreto Lima, Jackson Sá Figueiredo,João Augusto Gama da Silva,João de Deus Góes,Jonas da Silva Amaral Neto,José Anderson Nascimento,José Sergio Monte Alegre, Josefa Laurindo Moraes, Moacyr Soares da Mota,Otoniel da Silva Vieira Neto,Paulo Perrocho Nou, Wellington Dantas Mangueira Marques e Silvio Santana Filho.

 

Ciências Econômicas, de Letras e Artes e Serviço Social

Ciências Econômicas: Antônio Vieira da Costa e Dílson Menezes Barreto. Letras e Artes:Elvidina Macedo de Carvalho e Janete Correia de Melo. Escola de Serviço Social: Elze Maria dos Santos, Hendriks Johannes,João Bosco Rolemberg Cortes, Júlio César Regis Dantas e Paulo Afonso de Almeida.

 

Química Industrial, Medicina e Filosofia

Química Industrial: Francisco Carlos Nascimento Varela. Faculdade de Medicina: Hélio Araújo Oliveira, Ilma Mendes Fontes, José Alves Nascimento, José Cortes Rolemberg Filho e Maria Janete Sá Figueiredo. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas: Zenaide Rosas Sobral e José Ibarê Costa Dantas.

 

Programação do Forró Caju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, vai lançar a programação do Forró Caju 2010 nesta sexta-feira, dia 14, às 8 horas, no Restaurante e Casa de Forró Cariri, localizado na Passarela do Caranguejo. O lançamento contará com o tradicional café da manhã para a imprensa. O evento, considerado um dos maiores festejos juninos do país, vai reunir grandes atrações nacionais e locais, e um público médio de 100 mil pessoas por noite. Nesta edição, a festa coincidirá com a realização da Copa do Mundo na África do Sul e será uma das melhores de todos os tempos.

 

Ponte Gilberto Amado

O governador Marcelo Déda e o Secretário de Comunicação Social, Carlos Cauê, recepcionarão hoje, 14, a imprensa numa  visita técnica às obras da Ponte Gilberto Amado que irá ligar os municípios de Estância e Indiaroba. O ônibus sairá às 10h, do Restaurante Cariri. Logo após a visita à obra, o governador Marcelo Déda irá oferecer um almoço para toda a comitiva que acontecerá em Terra Caída (Indiaroba).

 

Itabaianinha/Tomar do Geru

Depois do almoço o governador Marcelo Déda assinará a ordem de serviço que  autoriza o início das obras de pavimentação das rodovias SE 295 e SE 467, que ligarão os municípios de Itabaininha e Tomar do Geru. Serão investidos mais de R$ 9,5 milhões na implantação da pista, que terá extensão de 18,72 quilômetros e prazo de 300 dias para conclusão.

 

Remuneração do Judiciário

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Desembargador Roberto Porto, recebeu na manhã de ontem, dia 13, uma comissão de deputados estaduais. Na ocasião, vários dados publicados pelo Sindiserj foram rebatidos. O presidente do TJSE mostrou aos deputados que dos 18 Tribunais de Justiça que já atualizaram os dados no Portal da Transparência – cujas regras de publicação são iguais para todos – foi verificado que os servidores do Judiciário sergipano têm remuneração inicial superior à de 12 Estados.

 

Greve

Para a Presidência do TJSE, o Sindiserj tem dito algumas inverdades, tentando passar para os servidores um quadro que não existe. Exemplo disso é a informação sobre o número de servidores que aderiram ao movimento grevista. Os dados do Sindiserj sobre os grevistas chegam a ser seis vezes maior do que a realidade. A apuração está sendo feita diariamente, para fins de corte de ponto. Foi lembrado ainda que a legislação permite o corte do ponto inclusive aos sábados e domingos, algo que já foi determinado pela Presidência do TJSE.

 

 

Proteção à criança I

O vereador Dr. Emerson Ferreira voltou a abordar o tema abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ontem na Câmara. Segundo Dr. Emerson, é importante debater o assunto, já que este problema tem se expandido na sociedade. “O grande problema é que muitos casos não são notificados, pois em sua maioria ela acontece dentro de casa, cuja ligação afetiva impede a denúncia”, destacou Dr. Emerson.

 

Proteção à criança II

De acordo com o vereador petista, é preciso desenvolver ações assistenciais para atender as vítimas da exploração sexual no Estado. “Muitas vezes esses casos são fortemente incentivados pelos empresários de pousadas e hotéis. É preciso realizar ações de maneira a conscientizar a população da necessidade de denunciar os fatos e dar assistência às vítimas. Por conta disso envio um requerimento para a formação de uma Frente Parlamentar para atuar de forma mais incisiva nessa questão”, ressaltou Dr. Emerson.

 

Mensagem de incentivo

A presidente do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), Maria Celi, visitou os alunos na tarde desta quarta-feira, 12. Após assistirem à palestra interpessoal com Jácome Góes, os jovens receberam mensagens de incentivo e determinação de Maria Celi. Ela contou aos alunos sobre a dedicação que seu filho Luciano Júnior tinha com trabalho, profissão e família, falando também da sua visão para aspectos sociais. A presidente do ILBJ também fez um breve histórico do Instituto, mostrando aos alunos como a família se comprometeu a levar adiante os sonhos de Júnior até hoje, sempre com muito carinho e satisfação. 

 

Prêmio Finep de Inovação 2010 é apresentado I

Para apresentar o Prêmio Finep de Inovação 2010 a empresários, parceiros e Instituições de Ciência e Tecnologia, foi realizado um almoço na tarde de ontem, 13, no Hotel Radisson, com o coordenador e responsável pelo Prêmio na região nordeste, Deuci Castro. Para o coordenador regional, Deuci Castro, os atores sergipanos devem ficar atentos e saber que “o objetivo do Prêmio é descobrir as pessoas que estão inovando, é reconhecê-las, é dar relevância a quem faz inovação para que atinjam o cenário nacional”, destacou Castro.

 

Prêmio Finep de Inovação 2010 é apresentado II

Aproximadamente sessenta representantes de empresas e instituições participaram do evento, entre eles, SergipeTec e da SEDETEC/Fapitec, EMBRAPA, ITP, SEBRAE, Fundação Brasil Criativo Movimento Competitivo Sergipe. O encontro serviu como forma de incentivo para que essas empresas se inscrevam no Prêmio FINEP 2010. 

Em Sergipe o evento tem a organização, o apoio e divulgação realizados pelo SergipeTec.  Os interessados em concorrer ao prêmio têm até o dia 30 de julho para executarem suas inscrições.

 

Grande encontro do humor em Aracaju

Se o Ceará é a terra do humor, parte deste título é mérito de Chico Anysio e Tom Cavalcante. Os dois humoristas se apresentam no dia 29 de maio, no Teatro Tobias Barreto, a partir das 21:00 h. O Professor Raimundo reencontrará com mais um de seus exóticos alunos: João Canabrava. Juntos, os dois dividem o palco no show Chico.Tom. A esculhambação promete ser grande. Para quem acompanha um pouco da história do humor cearense e nacional, esses dois personagens dispensam apresentações. João é um cachaceiro inveterado. Ele vive por todas as cidades, sempre mudando de emprego. E se chegar perto dele com um litro de cana, já ganhou o amigo. Personagem antigo de Tom Cavalcante, iniciado na década de 80, nas churrascarias e bares de Fortaleza, João Canabrava ganhou o Brasil quando se matriculou na Escolinha do Professor Raimundo, programa de televisão comandado por Chico Anysio, durante toda a década de 90.

 

DO LEITOR

 

A gataria de Motinha

Do leitor Manoel Andrade: “Diz o dito popular que quanto mais mexe, mais fede. Correto? Pois bem meus amigos. Aqui vai mais uma do senhor Antônio Soares da Mota, Motinha para os mais chegados. Ontem, quinta feira, dia treze de maio, chega ao Clube Sport Ivo Sergipe, precisamente no estádio João Hora, na Avenida Rio de Janeiro, funcionários terceirizados da DESO, para o que? Para o que? Quem pensou que eram jogadores para reforçarem a equipe que irão disputar a Copa Nordeste, errou. Foram lá para cortar o fornecimento da água, vendida pela estatal. E para surpresa dos atuais gestores, essa não foi a primeira, segunda, terceira…quinta….sétima….décima….décima segunda vez que isso ocorrera. De fevereiro de 2005, pasmem os senhores. Foi à décima quinta vez. Quinze vezes. Isso mesmo. Ele, Motinha, ou melhor, o Sergipe, até 2004, devia cerca de R$ 9.000,00 (nove mil reais), mais o ano de 2004 todo, para a DESO. Como não pagou, cortaram pela primeira vez o fornecimento em fevereiro de 2005. De lá pra cá foram mais quatorze vezes.  Foi uma verdadeira brincadeira de gato e o rata. A DESO cortava, Motinha mandava fazer uma ligação clandestina. Ou seja. O famoso GATO. A DESO cortava, Motinha miava e o gato aparecia. E assim a gataria cresceu, chegando ao numero de quatorze gatos. Isso mesmo. Neste corte que seria efetuado agora, só não veio a ocorrer por que os novos gestores intercederam junto à empresa alegando que lá se encontravam estudantes nas salas de aulas, fruto de convênio celebrado entre o clube e o estado. Cabe agora ao interventor buscar o parcelamento da dívida. E lembrar para alguns que estão tentando devolverem o clube pra ele, que pensem bem antes de cometerem uma insanidade dessas. A torcida vermelhinha está de olho em possíveis manobras”. Manoel Andrade.

 

Lei desrespeitada

Do jornalista Abrahão Crispim Filho: “Na grande maioria dos estabelecimentos da rede de hiper e supermercados, faltam empacotadores nos caixas. Em muitos deles, os caixas estão registrando e embalando os produtos. Quando não, são os próprios clientes que  colocam os produtos nas sacolas, depois de aturar em torno de 40 minutos à uma hora na fila do caixa. Existe uma lei municipal que prevê a obrigatoriedade da contratação de empacotadores nesses estabelecimentos, mais infelizmente isso não vem sendo cumprido em Aracaju. É necessário que o Ministério do Trabalho, através da Delegacia Regional em Sergipe investigue tal situação e, comprovada a ilegalidade, penalize os infratores, buscando uma solução o mais rápido possível para que a população não continue sendo prejudicada. Estamos pagando por um serviço e não temos um bom retorno, em total desrespeito ao direito do consumidor. Outro problema é com relação à fila nos bancos, pois pelo o que é constatado, a lei dos 15 minutos também não é respeitada em boa parte dos estabelecimentos bancários. É necessária urgentemente a contratação de novos funcionários pelos bancos, para suprir pelo menos o déficit de caixas. São vários guichês vazios penalizando assim os clientes bancários”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se perder a alma?”. Blaise Pascal. 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais