Jackson, servidores e o Plano de Cargos

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Faltam poucos dias para acabar o prazo que o governador Jackson Barreto finalmente concretize o tão sonhado Plano de Cargos e salários para mais de trinta mil barnabés públicos, nome carinhosamente chamados os servidores do estado,  já que ele só tem ate o dia cinco de abril, para promover uma valorização salarial. Depois desta data, somente a correção salarial, baseado nos índices, serão permitidos.

O plano está pronto desde quando o governador era Marcelo Déda. Foi adiado o seu envio para a Assembleia Legislativa, face esbarrar na LRF, já que segundo o governo, o estado de Sergipe mantém dentro do chamado “limite prudencial”.

Em conversas com pessoas ligadas aos movimentos sindicais e que conhecem boa parte do que o governo pretende aprovar, será uma grande frustração. Apresentado o esboço, de imediato, haverá a aceitação. Porém ao perceberem que foram enganados, recairão os descontentamentos generalizados.

Equipe técnica – Segundo informações, o ponto chave do plano é que a equipe técnica insiste em alterar uma questão que para os servidores é considerado “questão intocável”, como se “Cláusula Pétrea”, ou seja, não podem ser alteradas. E o é mesmo. Como aceitar uma mudança deste porte, que não proporcionará nenhuma vantagem para os servidores. Em muitos casos, haverá até redução nos valores hoje recebidos.

Retrocesso no avanço horizontal – No regime atual, a cada dois anos, automaticamente são promovidos para o nível seguinte, chegando até o limite de quinze níveis, quando atingem os trinta anos de serviço. Pela proposta, o prazo passa para quatro anos, se transformando num verdadeiro retrocesso e que vem a castigar toda uma carreira.

Visando ludibriar, propuseram que os servidores atingiriam o ápice das carreiras, quando concluíssem cursos superiores, participassem de cursos promovidos pela administração pública e pelos quatros anos a mais de serviço. Hoje, somente trabalharem mais dois anos, e são promovidos horizontalmente. E olhem que esse avanço representa 0,05% a mais do salário anterior.

Sem contar que, a maioria não terá sequer melhorias salariais, já que se aplicado os quatro anos e não os dois para o acesso horizontal, quem recebe hoje, por exemplo, dois mil, continuará recebendo os mesmos dois mil e até há caso de receberem menos.

E o governador Jackson Barreto, que para muitos já é um Tsunami, devido a sua atuação frente ao governo do estado, mudando rapidamente um quadro que parecia irreversível eleitoralmente, precisa também não só dos conselhos técnicos, mas políticos, já que uma parte significativa dos servidores públicos espera há muito tempo o Plano de Cargos.

Portanto, se insistirem com essa “metodologia”, os sindicatos e o governador Jackson Barreto, estarão patrocinando um verdadeiro retrocesso e deixarão os funcionários na maior frustração.

Todo cuidado é pouco para que o sonho de milhares de servidores, o Plano de Cargos, que colocará Jackson na história vire uma catástrofe.  Fica o alerta!

Justificativa são as promoções
O blog foi informado que para justificar a alteração no Plano o governo propõe que haverá promoções para aumentar o avanço. Não é o correto. Primeiro deve-se implantar o plano sem ferir esse direito e após sim, que venham as promoções. Jamais como proposto.

Diferenças
Quanto as diferenças salariais, ele poderá conceder como Deda fez com os policiais. Parcelado em até 24 meses se for o caso. O importante é que os servidores já terão assegurados com a lei. Concede-se realmente uma valorização sem prejuízo para as categorias. Que os conselheiros políticos de Jackson façam o alerta enquanto podem.

Sem surpresas, Rogério consegue unanimidade no PTSE
O Encontro Estadual do PT do último sábado serviu para que os delegados dos 72 diretórios municipais do partido em Sergipe ratificassem por unanimidade o apoio a candidatura à reeleição de Jackson Barreto e o nome de Rogério Carvalho como o indicado pelo PT para fazer parte da chapa majoritária nas eleições deste ano.

Partidos aliados
Na resolução do encontro do PTSE foi aprovado como arco de aliança as seguintes agremiações: PMDB, PSB, PC do B e PDT assim como, os partidos que se integraram recentemente: PSD, PRB e PROS, obedecendo à Resolução sobre Disputas Eleitorais de 2014, aprovada em 12.12.2013 pelo Diretório Nacional.

Se DEM ou outro partido entrar diretório vai deliberar
A resolução deixou claro também que “na hipótese de ocorrer a inclusão de qualquer outro partido no arco de aliança estadual que não faça parte do bloco acima descrito, o Encontro Estadual de Tática Eleitoral mandata o Diretório Estadual do PT/SE a deliberar sobre a questão.”

União continua desrespeitando moradores
Uma obra da construtora União na Farolândia continua desrespeitando o sossego dos moradores. Muitas vezes ficam até a noite fazendo barulho e como se não bastasse na última sexta-feira, 21, logo depois das seis da manhã um caminhão de brita descarregou fazendo um barulho enorme, assustando a todos. É costume também chegar caminhão com bloco após às 20h para descarregar. Parece que fazem o serviço escondido.

Fábrica em Estância
Nesta segunda-feira, 24, o governador Jackson Barreto participa, às 10hs, do lançamento da pedra fundamental para construção de uma fábrica de embalagens de vidros, em Estância. O evento acontece às margens da BR-101, próximo a entrada da praia do Abaís.

Investimento
A Verallia – empresa fabricante de embalagens de vidro do Grupo Saint-Gobain, associada à Ipiaram Empreendimentos e Participações com sede em Sergipe, investirá mais de R$200 milhões na construção de uma nova fábrica localizada no município de Estância, em Sergipe. A unidade tem previsão para iniciar suas atividades no segundo semestre de 2015. A planta de Estância deverá gerar cerca de 485 empregos na fase de construção e  195 em pleno funcionamento.

Solidariedade ao sargento Edgar
No momento que o governo dialoga com algumas categorias, como os policiais militares, vem alguém da cúpula da SSP sem sensibilidade e resolve determinar a detenção do sargento Edgar, vice-presidente da AMESE. Sem duvida, o governador Jackson Barreto não precisa de oposição, já tem quem faça bem ao seu lado.

Solidariedade ao sargento Edgar II
O blog presta solidariedade ao sargento Edgar porque entende que o episódio mostrou a falta de maturidade da cúpula da SSP, como também a necessidade do governador Jackson Barreto colocar a casa em ordem. O diálogo sempre é a melhor opção. A radicalização só prejudica. O sargento foi solto na  tarde de ontem,23, através de um habeas corpus concedido pela justiça. Leia nota de agradecimento dele no espaço do leitor.

JAF desmente formação de chapa para eleições
O Prefeito João Alves Filho (DEM) desmente a informação de que está formando chapa com o Secretário Estadual da Educação, Belivaldo Chagas (PSB) para a candidatura a governador do Estado de Sergipe.  Nada sobre as eleições estaduais foram conversadas ou articuladas, e, quando qualquer decisão ocorrer, a imprensa sergipana será a primeira a divulgar a informação. Enquanto isso, o prefeito João Alves Filho segue focado em administrar e resolver os problemas de Aracaju.

Sindicalismo atolado

Deu na coluna cultural do jornalista Rian Santos, no Jornal do Dia de ontem, 23: o recém criado Sindicato dos Músicos de Sergipe (Sindmuse) talvez seja o exemplo mais bem acabado de um certo sindicalismo atolado na lama da aldeia Serigy – a justiça das causas perdidas apontam o norte, mas os dirigentes com as mãos no volante não tiram o pé do freio nem os olhos do retrovisor.

Sindicalismo atolado II
Os auto intitulados “artistas da terra” aboletados na caranga pintam faixas, apontam o dedo e fazem acusações da maior gravidade. Estranhamente, contudo, a suposta panelinha que os incomoda tanto ainda não motivou a reclamação de uma cultura de impessoalidade no trato com a coisa pública. Muito ao contrário. Egressos da geração 80, os membros do Sindimuse não esconde o desejo de engatar a marcha ré e recuar uns quarenta anos no curso da história, quando pintavam e bordavam às custas do erário. Edital que é bom, ninguém cobra.

Sindicalismo atolado III
Por isso a crise de representatividade observada no Sindimuse. Apenas a meia dúzia de filiados engrossa as mobilizações promovida pelo sindicato – todos artistas encostados, com o polegar ao vento na beira da estrada. Também não é pra menos. Fazer a mágica acontecer não é pra todo mundo. Mais fácil agitar a bandeira da CUT.

Canteiro de obras em Socorro
O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT) continua o ritmo acelerado de obras no município. No último sábado, durante a 6ª edição do Socorro Cidadãno Conjunto Jardim, ele assinou ordem de Serviço para quatro obras importantes.

Obras
O conjunto Jardim ganhará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ficará localizada na Rua São João; O mercado será reformado e também será um Centro de Atenção ao Cidadão; A unidade de Saúde Eduardo Vital de Melo será reformada; E as ruas do loteamento do Alto da Bela Vista serão drenadas e calçadas, dando assim maior conforto aos moradores.

Calçamento
“Quero dizer que hoje estamos realizando um sonho em calçar as ruas do Alto da Bela Vista, local em que durante a campanha em 2012 fomos lá e vimos o sofrimento que o povo estava passando. Graças a Deus estamos começando as obras e em breve todas as ruas estarão calçadas e drenadas”, explicou o prefeito Fábio Henrique.

Ações
A primeira-dama e secretária da Assistência Social, Silvia Fontes, parabenizou o prefeito pelas obras e agradeceu o empenho dos servidores municipal em mais uma edição do Socorro Cidadã. “Estamos retornando ao conjunto Jardim para a realização do Socorro Cidadã e mais uma vez felizes em poder ajuda-los. A chuva na manhã de hoje veio para abençoar nosso evento. Estamos felizes também pelas obras que serão realizadas na comunidade. Parabéns Prefeito Fábio Henrique, esse é um momento único”, destacou.

Nota de esclarecimento sobre a reunião entre o Prefeito e o Coren
O Secretário  Municipal de Comunicação Social, Carlos Batalha, esclarece o motivo da reunião entre o prefeito João Alves Filho e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) na última quarta feira,19. Na realidade, os contatos entre o chefe do executivo municipal e o Coren começaram quando do fechamento das Unidades de Pronto Atendimento( UPAS) nos dias que antecederam o carnaval.

Contato
Na oportunidade, João Alves Filho e Gabriela Garibalde,presidente do Conselho, mantiveram um contato telefônico tratando sobre os problemas das unidades de saúde. Além de ter sido agendado um encontro para que o tema continuasse sendo discutido, encontro esse que ocorreu no dia 19 de Março.

Presenças
Presente ao encontro da última quarta feira, estava a vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Irene Alves Ferreira, que conversou com o prefeito sobre a questão das 30hs para a categoria de enfermagem. Irene, tem chancela para falar sobre o tema, porque além de vive- presidente do Cofen, também é membro do Fórum Nacional das 30hs.

Diálogo
A atitude do prefeito em receber as representantes do Coren e do Cofen é mais uma demonstração da abertura e do diálogo que a atual administração mantém com os servidores públicos, independentemente de serem representados por Conselhos ou Sindicatos. A área que não foi recebida para diálogo  na atual gestão, certamente foi pelo fato de não procurar pelo mesmo, optando por seguir caminhos conflituosos.

PMN Sergipe
Amanhã, 25, às 19h, na sede do PMN-SE, na Avenida Hermes Fontes, 468, Sala 13, acontecerá uma reunião. Na pauta: -O Cenário para as Eleições de 2014; Posse de Executivas Municipais com  novos  Mobilizadores  incluindo a Executiva Municipal de Aracaju tendo como Presidente Paulo Roberto Teixeira e Secretário  Roberto Figueiredo;Posse das Coordenações do Interior  Eduardo Lima e do Meio Ambiente Professor Edvaldo Francisco Resende.

São Domingos: associação para auxiliar servidores exonerados
O pré-candidato a deputado federal Antônio Neto (PP), durante entrevista a Rádio Ilha em São Domingos, com o radialista Carlos Ferreira, fez um anúncio para ex-servidores do município. Antônio se responsabilizou em criar uma associação para auxiliar na justiça as dezenas de professores e servidores de várias carreiras, que foram exonerados no inicio da administração atual da prefeitura sem motivação plausível.

Conjunto
Segundo ele, “as ações em conjunto terão uma força maior na justiça. Vou preparar a documentação e venho me reunir com todos. Se o povo estiver unido e com assessoria jurídica, a solução será breve”, considerou Antônio Neto, lamentando o que foi feito a esses servidores.No inicio dessa semana, Antônio Neto participará de uma reunião em Brasília, junto com o deputado Venâncio Fonseca (PP) e liderança do seu partido, para tratar da disputa a Câmara Federal.

Gestão de Processos inteligentes
Amanhã, 25, às 18h30, acontecerá no Hotel Quality um evento para apresentar as principais inovações da gestão e os benefícios dos serviços Cloud. O evento contará com as presenças dos executivos, Fabio Brandão (TOTVS Sergipe) que vai abordar sobre a Gestão de Processos Inteligentes e Ricardo Alberti (SolutionSpecialist da TOTVS SP) que vai apresentar o Fluig, uma plataforma tecnológica de gestão de processos, documentos e identidades em uma interface de comunicação colaborativa que faz com que os negócios fluam melhor!

Seleção brasileira de handebol feminino em Aracaju
A seleção brasileira de handebol feminino, campeã mundial e sul americana, desembarca hoje, 24, às 15h, no aeroporto de Aracaju para um período de treinamento e ações sociais. Ao todo são 15 atletas com a ausência de Amanda Andrade. Ainda hoje, 24, visita às 18h, Confederação Brasileira de Handebol – CBHB

Visitas
Os treinos físicos iniciam-se amanhã, 25, na Academia Paulo Bedeu e os treinos técnicos e táticos no ginásio do IFS. Ainda amanhã, às 9h, visita ao complexo operacional dos Correios na rua do Acre. Na quarta-feira, 9h, visita ao projeto Tamar.

Agenda
União Europeia assina acordo com a Ucrânia. O premiê Erdogan proíbe uso do microblog Twitter na Turquia e causa protestos. Estados fazem acordo sobre comércio eletrônico. Taleban mata ao menos nove em ataque a hotel em Cabul. O tomate volta a ser um dos responsáveis pela inflação em 2013, registrando alta de 28,5 por cento em março. O humorista Canarinho morreu, vítima de infarto, aos 86 anos. A prefeitura de São Paulo limita atuação de artistas nas ruas.

Curtas
MORRE ADOLFO SUÁREZ , PRIMEIRO PREMIÊ ELEITO DA ESPANHA PÓS-FRANCO. /// FRANÇA TAMBÉM DIZ TER LOCALIZADO DESTROÇOS QUE PODEM SER DO AVIÃO DESAPARECIDO. /// UCRÂNIA ORDENA QUE TRIPULAÇÃO DE ÚLTIMO NAVIO NA CRIMEIA RESISTA. /// JOAQUIM BARBOSA DESCARTA DE VEZ CANDIDATURA EM 2014. /// PT DECLARA APOIO AO PTB NA DISPUTA DE PERNAMBUCO. /// SOBE PARA 34 O NÚMERO DE MORTES NA VENEZUELA. /// PV CONFIRMA CANDIDATURA DE EDUARDO JORGE À PRESIDÊNCIA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Campeonato sergipano

Resultados da rodada de ontem: No Estádio Wellington Elias, em Nossa Senhora do Socorro, o Socorrense conquistou um expressivo triunfo pelo marcador de 4 a 2, diante da Associação Desportiva Confiança. O público foi de 1.129 pagantes, proporcionando uma arrecadação de 11 mil e 290 reais. No Vavazão, em Maruim, o Estanciano vencia o Sergipe por 1 a zero, mas cedeu o empate na fase de acréscimos. Cristiano Alagoano anotou o gol do canarinho de Estância, enquanto que Clóvis foi o autor do gol de empate do Sergipe. No Presidente Médici, em Itabaiana, o tricolor venceu o Amadense, por 2 a zero. Já no Andrezão, em Canindé do São Francisco, o Canindé e o Coritiba não saíram do zero a zero.

Classificação
O Sergipe voltou a liderar, ao lado do Estanciano, com 17 pontos. Pelos critérios de desempate, o Mais Querido é o primeiro e o Estanciano vem em segundo lugar. Com 16 pontos, aparecem o Confiança, em terceiro e o Itabaiana, em quarto lugar. Na quinta posição, está o Socorrense, com 14 pontos. Com oito pontos apenas, surgem, pela ordem: Coritiba, Amadense, Canindé e Lagarto.

Barcelona vence o Real Madrid
Em sensacional partida disputada no Estádio Santiago Bernabeu, na capital espanhola, o Barcelona derrotou o Real Madrid, por 4 X 3. Messi marcou três vezes para a equipe catalã, sendo que dois gols do grande craque argentino foram de penalty. O resultado do clássico de ontem esquentou a reta final do certame espanhol.

Emerson
O atacante do Corinthians poderá ter um novo endereço: o Atlético Mineiro.

Edmilson
Digna de registro a atuação de Edmilson, atual treinador do Socorrense. Enfrentando enormes dificuldades, consegue levar sua equipe a resultados importantes, como a vitória de ontem, diante do Confiança.

Falta de ambulância
O jogo Canindé X Coritiba começou com meia hora de atraso, tendo em vista a ausência de ambulância no Estádio Andrezão.

Iluminação
Realmente um grande tento para o Sergipe e o Confiança a implantação de sistema de iluminação em seus estádios. Surge, porém, uma preocupação: a conta de energia. Os dirigentes já devem estar pensando numa solução.

Saúde e Paz
Para Raimundo Macedo e Ivan Tavares, mais dois aniversariantes do mês de março.

PELO TWITTER

www.twitter.com/nilsonlima23  Marasmo na política sergipana acabará no dia 05 de abril, data limite para desincompatibilização de alguns ocupantes de cargos públicos.

www.twitter.com/depvenancio  A Policia tem que prender os bandidos,os marginais e não lideres que lutam pela sua classe,defendendo e reivindicando seus direitos.

www.twitter.com/joaocorrrea  O erro n está em errar. O erro culposo ou doloso é parte existencial da vida. Buscar a correção fortalece a tentativa do acerto.

www.twitter.com/zedutra13  Adoro quando o esgoto fica comentando meus tuítes antigos . Faz bem pro meu ego. Continuem , por favor.

www.twitter.com/JoseRaimundos  É homicídio por toda parte, Todo Nordeste perdido. Só Deus pra ajudar nosso povo. falta consciência em toda parte.

DO LEITOR

Dias antes do golpe de 1964
Por Abrahão Crispim Filho – Dias antes do golpe de 1964, o general Castello Branco, então chefe do Estado Maior do Exército, divulgou um manifesto sobre as reformas de base reconhecendo a necessidade de mudanças e ao mesmo tempo colocando um freio nessas mudanças. Castello Branco estava alinhado com Lincoln Gordon e Vernon Walthers, comandante militar do golpe. Dado o golpe o general virou marechal e presidente da república apoiou e forçou no Congresso Nacional a aprovação de um projeto do deputado Aniz Badra, do antigo PDC (Partido Democrata Cristão) sobre a reforma agrária, delineando e dando forma a reforma agrária. Foi aí nessa manobra de Castello que os grande latifundiários começaram a ocupar o Pantanal, o Centro Oeste como um todo e o Norte do País. Com incentivo da ditadura. Nos governos Costa e Silva, o período da junta militar e Médice, o negócio se consolidou e o quadro de barbárie que existe no campo hoje, nessas regiões, e o resultado das políticas "democráticas" da ditadura.

   Agradecimento       Edgard Menezes*

Companheiros (as) não tenho palavras para agradecer a solidariedade, o carinho e o tratamento dispensado a minha pessoa e a minha esposa, durante esse episódio que não foi apenas triste, foi também um atentado a cidadania e os Direitos Humanos de todos nós Policiais militares, homens e mulheres que são responsáveis por garantir os direitos da população.

Primeiramente quero dar conhecimento a todos sobre a real situação, para que não fiquem dúvidas. Na condição de sargento de dia, sou eu quem disciplina o horário de almoço dos companheiros que trabalham comigo na Cia, como todos sabem a refeição agora é feita ao nosso critério em relação ao local onde fazer a alimentação, portanto nos revezamos, e assim foi feito, sai da Cia no meu horário de almoço como faço em todos os serviços no qual estou de primeiro turno, peguei o meu carro particular como sempre, e antes de me dirigir para o restaurante, os quais eu sempre revezo, não que o Green Card possibilite isso, mas eu sempre completo o valor creditado no meu cartão, passei na Sede da AMESE, para levar as minhas sugestões em relação aos projetos que estão para ser enviados ao governo, quando estava saindo para retornar a Cia, tendo em vista que não daria mais tempo para almoçar, fui abordado pelo oficial de operações da RP, que me tratou muito educadamente e me convidou para acompanha-lo até a corregedoria, o resto vocês já sabem.

Não irei citar nomes porque nem sei o nome de todos os companheiros que compareceram na corregedoria, HPM, PRESMIL, se manifestaram em meu favor nas redes sociais, nos grupos do Watsapp e tantos outros recursos, com certeza iria cometer alguma injustiça. Mas uma coisa é certa, vcs me transmitiram uma energia tão forte, tão fraterna, que Deus mais uma vez olhou para mim.

Quero agradecer aos colegas das Associações Unidas, Major Adriano Reis, Sgt Araújo, Cabo Robson e Capitão Ildomário, os mesmos me acompanharam e disponibilizaram os respectivos advogados para me dar assistência.

Agradeço aos advogados, Dr. Jung, Dr. Valério, Dr. Sérgio e Dr. Clay Anderson, os três últimos advogados romperam a madrugada trabalhando na minha soltura, e graças a Deus e a competência dos mesmos, hoje vou dormir em casa com a minha família.

Agradeço as visitas do Senador Amorim, e dos deputados federais, Mendonça Prado e André Moura. Agradeço o empenho do deputado Estadual capitão Samuel, que acompanhou todo o desenrolar dos fatos.

Agradeço a minha esposa, que mesmo sendo uma gestante de risco, encontrou forças para me apoiar e cuidar de mim nos momentos que permitiram que ela me visse.

Enfim, agradeço a Deus, e a todos que torceram por mim, senti muita energia positiva, é incrível poder sentir isso, não sei descrever o que senti, mas foi muita energia.

Mais uma vez quero agradecer a tropa militar, não tenho como pagar a todos os Policiais e Bombeiros Militares o apoio, a solidariedade e carinho, muito obrigado a todos, isso reforçou um sentimento que trago comigo. A tropa me deu dois presentes, o respeito e a confiança, e eu não vou permitir que ninguém tire isso de mim, isso que vocês me deram, só vocês poderão tirar.

Um beijo no coração de todos, vamos à luta, fiquem com Deus, abraços.

cidadão brasileiro*

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“O hábito é filho da preguiça e pai da constância.”

“O sentimento é uma flor delicada; manuseá-la é machucá-la.”

Mariano José de Larra, escritor espanhol nasceu em 24 de Março de 1809 e morreu em 1837.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais