JB, Almeida e a cama de gato

  Deixando de lado a briga familiar entre o senador Almeida Lima e o deputado federal, Jackson Barreto, que são primos, a novela pela disputada do histórico PMDB em Sergipe parece que chega ao final. Hoje, 25, às 16hs, no gabinete do presidente nacional do PMDB, Michel Temer, na Câmara dos Deputados, Jackson Barreto se filia ao partido. Leva ainda o deputado Wanderlê Correia e mais 10 prefeitos. Além de Michel Temer, Jackson disse que conta com o aval dos ministros do partido, como Gedel Vieira, e da liderança na Câmara dos Deputados. Vários prefeitos estarão hoje em Brasília.

 Jackson Barreto disse que neste momento é preciso que haja uma resposta política, e não jurídica, ao senador Almeida Lima que pediu a dissolução da Direção Estadual. Jackson entende que Almeida Lima tem apenas a intenção de usar o partido contra o governo Marcelo Déda, servindo de cavalo de tróia: Ou seja, aliado em Brasília, ocupando os cargos federais e abrindo caminho através dos ministérios para conseguir recursos para os prefeitos ligados a João Alves em Sergipe. Este foi o acordo firmado – segundo Jackson, que passa também pelo apoio a candidatura de Almeida Lima a prefeito de Aracaju pelo grupo de João Alves Filho.

  Jackson já comunicou a saída do PTB a direção nacional. Ele iniciou a carreira política no antigo MDB, sendo o fundador em Sergipe. Depois foi eleito vereador, duas vezes deputado federal e prefeito de Aracaju, pela primeira vez em 1985, pelo PMDB. O deputado disse que chega ao partido para somar e não vai brigar pela Direção Estadual. Entende que neste momento é preciso fortalecer o partido e depois disso vai construir todo processo das eleições municipais em Sergipe ao lado das lideranças do partido, como Jorge Alberto e Benedito Figueiredo.

   Jackson não revela, mas com certeza deve ter o apoio do governador Marcelo Déda para a decisão que toma neste momento, antes mesmo da decisão final do STF sobre a fidelidade partidária e a possível perda do mandato. O PMDB hoje é o principal partido aliado do governo Lula e se ficasse ao lado da oposição em Sergipe seria um baque importante na liderança de Marcelo Déda. Aliás, no ano passado, a ida do PMDB para apoiar a candidatura de Déda foi fundamental, tanto pelo nome, pelas lideranças e pelo tempo de televisão.

 Jackson Barreto insere em sua carreira política mais uma decisão polêmica, já que pode perder o mandato se a fidelidade partidária for mantida no STF. Porém, não só os aliados, mas também os adversários têm uma certeza: é uma decisão corajosa e atrevida. Essa decisão pode tornar o PMDB o partido mais forte na aliança com o PT, já que Jackson, ao lado de Jorge Alberto e Benedito conhecem profundamente como fazer política em Sergipe.

Já Almeida Lima, via ter que curar a dor nas costas com mais uma cama de gato que tomou nos últimos meses. Primeiro foi com o PSDB, onde Albano bateu o pé, depois com o PPS, onde pesou para a direção nacional os históricos e agora o PMDB. Uma coisa é certa: até as eleições municipais Almeida Lima estará em outro partido, um que possa comandar e que possa abrigar seu desejo legitimo de ser candidato a prefeito de Aracaju.

 

Almeida Lima quase fica com o PPS

Ninguém escreveu, mas é verdade. Há pouco mais de um mês Almeida Lima já tinha acertado com alguns membros da direção nacional do PPS para comandar a sigla em Sergipe. A direção gostou porque está sem representante no Senado. Por pouco, muito pouco ele não conseguiu. Pesaram no momento os nomes dos históricos, que vêm desde que o PPS era Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Partidão.

 

PMDB pode ter outro deputado federal

Membros do governo estadual negam, mas é verdade a possibilidade do primeiro suplente de deputado federal da coligação, Jorge Alberto assumir uma vaga em Brasília. Tudo está sendo conversado nos bastidores, mas tem sentido.

 

 

Desconto do Funaserp começou no governo Albano

Este espaço citou apenas o governo João Alves ontem com relação ao desconto do Funaserp. Justiça seja feita o desconto foi iniciado no governo Albano Franco.

 

Leitor frustrado com situação da educação

De um servidor:Confesso que estou triste e frustrado com a atual situação da educação no governo Déda. Sobretudo quando falamos de mudanças dos antigos e ainda atuais diretores e coordenadores de escolas. Essa turma da pesada que humilhava, debochava e sentia prazer em prejudicar aqueles que defendiam a candidatura de Déda e Lula. O PT era execrado por essa turma e eu que sempre defendi as minhas convicções políticas e lutei por elas, sou obrigado a continuar vendo esse pessoal ainda em berço esplendido mandando e desmandando nas escolas. E me vejo agora com cara de tacho. Não só eu, como também dezenas de amigos meus que sonhavam com eu e agora vejo nos olhos deles a revolta e a decepção por conta de tudo que vem acontecendo. Será que o governador já assumiu verdadeiramente o cargo, ou é à sombra de João Alves que ainda governa? Quantos dias temos que esperar? Será um mandato todo?”.

 

Uma pergunta para o MP: só tem parentes em Riachão do Dantas?

Uma decisão importante na Justiça ontem, tomada através de ação impetrada pelo Ministério Público: proibir parentes de até terceiro grau em cargos comissionados da Prefeitura e da Câmara de Riachão do Dantas. E os outros? Ou o MP atua de forma diferente em cada município?

 

Pesquisa excluiu o nome de Aélio Argolo

O eterno candidato a prefeito de Socorro, Aélio Argolo, ficou fora de uma pesquisa divulgada recentemente no município. Aélio deve comandar em Socorro o PSC e será candidato a prefeito pelo partido. “Não sou nem de esquerda, nem de direita, sou de centro”, avisa Aélio. O candidato do prefeito José Franco, será o médico Job Carvalho, que é genro da deputada Celinha Franco. Já o candidato da oposição é o deputado estadual Adelson Barreto.

 

Boato sobre hábeas corpus para aluno do curso da PM

Este espaço se une ao eco da sociedade organizada, parentes e amigos da jovem Marley Dias Nascimento que foi assassinada pelo aluno do curso da PM, Pablo Figueiredo Vasconcelos. Pablo está recolhido no batalhão da PM em Aracaju. O boato de ontem é que já existe um hábeas corpus pronto para que ele seja liberado. Ninguém acredita. Até porque a Justiça de Sergipe vem dando exemplo para todo país. Pablo merece ser expulso da PM e ser condenado pelo bárbaro crime premeditado que cometeu. A Justiça tem que ser feita desta forma.

 

Detran ainda não recebeu parecer do TC

O Detran ainda não recebeu o parecer do Tribunal de Contas sobre os contatos realizados pela gestão anterior. Um deles ainda estava em vigor este ano e a nova direção suspendeu o pagamento para esperar o parecer do TC. Aliás, é difícil explicar um contrato onde uma pequena empresa recebeu de outubro a dezembro cerca de R$ 2 milhões na área de informática. É preciso verificar tudo, desde quem recebeu o material, quem atestou as notas e tudo mais. A coluna já tem detalhes sobre alguns nomes, mas vai aguardar toda a investigação do TC, tomando um suco de laranja.

 

Conexão direta com o leitor

“Caro colunista mais uma vez venho a este tão conceituado espaço expor um fato lamentável que estar acontecendo há certo tempo, e ninguém toma nenhuma providencia. Pois bem, a Policia Comunitária foi criada no Bairro América para coibir a marginalidade que atormentava a população desta localidade, realmente resolveu o problema.Passado esses mais de 10 anos, vê-se hoje a criminalidade crescendo, assaltos a todo o momento, pessoas consumindo drogas livremente, e muito mais.Agora o absurdo: o carro (Meriva novinho), que é para servir a comunidade, muitas vezes é visto estacionado na porta de estabelecimentos comerciais, que recebem uma atenção maior dos policiais. Tem até um caso de o policial de serviço ir tomar conta de um estabelecimento particular. Agora o cumulo do absurdo: o carrinho novo que tem até ar condicionado, é visto constantemente carregando pessoas para o trabalho, e outros fins ou parada na rua e os policias dando sua paqueradas.E a segurança da comunidade como fica?”. 

 

 

Sindicatos pedes equiparação em conselhos

Representantes de 10 sindicatos estiveram ontem, 24, com o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, para solicitarem a equiparação do número de servidores com indicados pelo governo nos conselhos administrativos. Jorge Alberto vai levar a solicitação ao governador.

 

Está sobrando combustível no Ibama de Sergipe

Ontem, 24, precisamente às 12h40 a caminhonete L-20, do Ibama transitava na Avenida Heráclito Rollemberg. Na frente o motorista e um servidor. Atrás dois estudantes de uma escola particular. A placa: KER – 5593.

 

 

Moradores do Robalo debatem problemas I

Na noite de segunda-feira, 23, os moradores do Robalo se reuniram para debater uma extensa pauta sobre os problemas que afetam a Comunidade, como segurança, saúde, emprego, transporte e outros. A reunião foi a primeira que todas lideranças da região participaram. Na segurança pública a constatação é que os arrombamentos, os assaltos e o consumo de drogas têm aumentado consideravelmente, o que vem preocupando a todos, visto que toda área sempre foi considerada tranqüila. Para solucionar os problemas os moradores solicitarão da SSP a implantação da Polícia Comunitária ou uma Delegacia ou ainda o deslocamento de uma Companhia Policial para o Povoado.Uma outra grande queixa dos moradores foi com relação ao atendimento ruim do telefone 190 e do Pelotão Ambiental, este último que atende as ocorrências de poluição sonora.

 

Moradores do Robalo debatem problemas II

Na área da saúde os moradores levantaram vários problemas, entre eles: a existência ainda no Robalo de domicílios sem sanitários, onde os moradores defecam a céu aberto; a falta de saneamento básico; a falta de pavimentação das vias; a existência de apenas uma unidade de saúde para atender aos Povoados Robalo e São José, com uma extensão territorial muito grande e com um crescimento populacional muito rápido, o que leva os moradores a perder muito tempo e, em alguns casos, até a desembolsar passagens para chegar até à única unidade de saúde existente; a coleta de lixo irregular, com o caminhão coletor passando apenas em algumas vias, com isso os resíduos são dispostos nos quintais e terrenos baldios, o que contribui para a proliferação de doenças e o surgimento de insetos e vetores; a oferta irregular de especialidades médicas e de exames, o que contribui para agravar a saúde e até por em risco a vida dos usuários do SUS.

 

Moradores do Robalo debatem problemas III

No transporte as críticas dos moradores e os relatos sobre o péssimo atendimento ao Povoado Robalo foram à tônica da reunião.Várias sugestões foram apresentadas para o transporte, sendo que duas delas prevaleceram: a redução dos intervalos das viagens nas linhas 600 (Circular Praias) de 22 para 15 minutos, nos horários de pico e de 40 para 20 minutos nos horários de entre-pico   e 717 (Mosqueiro/Beira Mar) de 90 para 60 minutos. A outra sugestão foi à criação de alternativas de transporte na região, assim como existe para as Comunidades da Grande Aracaju e para o bairro Santa Maria, como táxi lotação ou vans, o que possibilitaria aos moradores a se deslocar ao centro da cidade sem depender apenas do transporte oficial, gerido pelo Município. As próximas ações serão buscar concretizar o que foi debatido e discutir outros temas como, a interdição dos cemitérios; a falta de área de lazer; a educação com a falta de ensino médio, a oferta irregular da educação infantil e fundamental e a ausência do transporte escolar; a manutenção das rodovias estaduais; a iluminação pública e a extensão de rede de baixa tensão; o abastecimento d’água, entre outros temas.

           

Fanese tira dúvidas gratuitamente sobre IR

Até o dia 30 de março, a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) estará promovendo uma ação social que visa esclarecer dúvidas sobre o preenchimento da  Declaração de Imposto Renda para pessoa física. Integrando alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da instituição, a iniciativa conta com o apoio da Receita Federal em Sergipe que este ano disponibilizou material explicativo e os CDs com o programa de declaração, bem como dois auditores que previamente orientaram os participantes da ação.Para a realização da atividade uma estrutura com computadores com o programa de declaração instalado está montada numa loja em frente à Fanese, no Shopping Riomar, das 14h às 19hs.

 

 Missa de 7º Dia

Juciara Brito Melo, esposa, João Marcelo, filho, Marcele, filha e demais familiares convidam a todos para a Missa de 7º Dia de Marcelo Nunes Melo, engenheiro agrônomo da Delegacia do Ministério da Agricultura em Sergipe, que será realizada nesta quarta-feira, 25, às 18hs na Catedral Metropolitana, em Aracaju.

 

Frase do Dia

“A impotência de hoje paralisa as nossas mãos. Mas saibamos tornar a nossa angústia útil à geração que nos vai substituir. Seremos a pedra com a qual os nossos filhos farão um pilar da casa futura”. Suhail Idris

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais