JB se “encastelou” e perdeu controle do governo

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Lembrando o “O Príncipe” de Maquiavel:

“Não pode se encastelar, acreditando que uma aparição de vez em quando é a penitência para o perdão de todos os pecados. O Príncipe que se isola em seu Castelo desconhece o que passa nas antessalas de seus próprios aposentos. O Príncipe que não sai do Castelo atrai para dentro da Corte a discórdia, a desconfiança e a maledicência”.

O blog já fez o alerta no mês passado: algo estranho ocorre nos primeiros meses deste segundo governo de Jackson Barreto.

Enquanto alguns secretários se descabelam para encontrar alternativas para pagamento da folha de pessoal, a exemplo de Jeferson Passos, outros tiram férias num momento delicado.. Alguns aliados de Jackson na ânsia de uma composição com João Alves no próximo ano estão deixando o governador em maus lençóis.

Nos bastidores, comenta-se que muitas das ordens dadas pelo governador não são cumpridas.  O Jackson do ano passado, que os secretários “morriam de medo” de deixarem os celulares desligados e o governador procurar, foi trocado por um governante encastelado e apático.

Tudo bem que Jackson já disse que não tem mais nenhuma pretensão política, mas ele não pode e não deve deixar o governo à deriva.

Já tem assessor defendendo que Jackson tire uns dias de descanso e passe a bola para o vice-governador, Belivaldo Chagas. Descanse e retome o ritmo do Jackson de 2014. Antes que seja tarde demais.

José Roberto coordenará o Prodetur em Sergipe
Foi publicado no Diário Oficial de ontem, 16, a nomeação, pelo governador Jackson Barreto, do atual interventor da Emsetur, José Roberto Lima, como coordenador geral do Prodetur em Sergipe. Nos últimos anos ele esteve na luta pela aprovação junto ao BID para que o projeto virasse realidade. Uma justa nomeação.

Guarda Municipal não respeita faixa de pedestre. SMTT não pune?                                                                    

Belo exemplo do veículo da guarda municipal na faixa de pedestre.

Em pleno centro da cidade, no cruzamento da rua de Itabaiana, esquina da Galeria Alvaro Santos, bem ao lado da Câmara de Aracaju, o carro da guarda municipal de Aracaju número 153, entre às 11h30 e 12h, ficou parado um bom tempo em cima da faixa de pedestre. Um belo exemplo. E a SMTT não pune? Ou tem medo? Se fosse um cidadão comum?

Prefeitura decreta ponto facultativo no dia 20 de abril
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira, 20, véspera do feriado pelo Dia de Tiradentes, 21. A medida foi tomada através do decreto nº 5.121.Desta forma, as repartições municipais não terão expediente, com exceção dos serviços fundamentais para a população, que funcionarão normalmente.

Ginásios
Durante audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, que ouviu o ministro do Esporte, George Hilton, o senador Eduardo Amorim (PSC) solicitou a construção de ginásios de esportes em Aracaju. "O único que temos é do governo do Estado. Esporte é investimento", disse o parlamentar. O ministro respondeu que a capital sergipana fará parte do Plano dos Jogos Olímpicos 2016 e será dotada de piscina olímpica, ginásio de esportes e pista de atletismo. O líder do PSC no Senado fará esse acompanhamento.

Roberto Morais lamenta onda de assaltos na Francisco Porto
Mediante diversos relatos que tem recebido devido a insegurança da população, o vereador Pastor Roberto Morais (SD) defendeu, ontem na Câmara, que os poderes de Sergipe façam parceria para promover uma maior segurança à população. "Os assaltos lá são constantes. Após o término do expediente, os trabalhadores se dirigem até o ponto de ônibus e são abordados por indivíduos em uma motocicleta. Eles têm realizado um verdadeiro arrastão", narrou Roberto Morais.

Ressocialização dos apenados através do trabalho e geração de renda
No próximo dia 24 de abril, às 19h, no auditório da OAB/SE (Praça Camerino) será realizada uma palestra do presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Campo Grande (MT), abordando o tema “Ressocialização dos apenados através do trabalho e geração de renda”.

CCEP/SE
O evento, que tem o apoio da OAB/SE é uma realização do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe – CCEP/SE, que tem à frente o presidente José Raimundo de Souza. Mais informações: 9988-0188.

ALESE reduziu despesa com pessoal
Durante a apresentação dos dados fiscais aos deputados, o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, informou que a ALESE reduziu a despesa com pessoal passando de 1,79% para 1,70%.De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Poder Legislativo tem como limite máximo de gastos com pessoal, três pontos porcentuais (3,00%) da Receita Corrente Líquida que em 2014 ficou em R$ 5.524,3 bilhões.

Limite prudencial
Já o limite prudencial, ou seja, o percentual que é usado para alertar os gestores de cada Poder, foi reduzido de 2,95% para 2,86%, ficando acima 0,01%. O Poder Legislativo, além da Assembleia Legislativa, também e composto pelo Tribunal de Contas do Estado.

Mercado leiteiro recebe profissionais formados em terras sergipanas
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) formou, através do campus Glória, sua primeira turma do curso superior de Tecnologia em Laticínios – também a pioneira no estado de Sergipe. A cerimônia de formatura aconteceu na noite de sexta-feira, 10, na cidade de Nossa Senhora da Glória.

Carreira promissora
Os tecnólogos em laticínios recém-formados têm uma carreira promissora pela frente, com boa recepção em indústrias do Nordeste e do país inteiro, na área de beneficiamento e industrialização do leite. Esse profissional é quem planeja, elabora, gerencia, implanta e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação do leite e de seus derivados, desde a ordenha, passando pelo recebimento da matéria-prima até o controle da qualidade e distribuição do produto final.

Fases
Também é de responsabilidade desse profissional supervisionar e coordenar as várias fases dos processos de industrialização, empregando métodos, equipamentos e tecnologias mais apropriados para cada processo. Além disso, ele deverá monitorar a manutenção de equipamentos, zelar pelo cumprimento das normas sanitárias e dos padrões de qualidade da marca e gerenciar a logística de distribuição, estocagem. Esse profissional poderá atuar como consultor técnico de micros a grandes indústrias, em institutos de pesquisas científicas e tecnológicas na área, laboratórios especializados em conservação de alimentos, instituições de ensino superior como pesquisador ou professor universitário, como inspetor sanitário, dentre outros.

Banese participa da 7ª edição do Supervendas
O presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Fernando Mota, representou o governador Jackson Barreto na solenidade de abertura da 7ª edição do Supervendas, maior evento do comércio sergipano, que teve início na noite da última quarta-feira, 15, e vai até a próxima sexta-feira, 17, no Centro de Convenções do Estado, em Aracaju.

Volume de negócios
Em seu pronunciamento, Fernando Mota ressaltou a importância do Supervendas para a economia estadual, pelo número de empresas participantes, e pelo volume de negócios que realiza. “Entendemos que o Supervendas representa a união e o compromisso de entidades de diversos setores empresariais com as políticas públicas que contribuem de forma importante para o crescimento econômico do nosso Estado”, disse o presidente do Banese.

Ajuste econômico
Para ele, o Brasil passa por um período de dificuldades relacionadas com a instabilidade política e o ajuste econômico, e o grande objetivo das autoridades monetárias, com o conjunto de medidas de natureza fiscal, monetária e cambial ora em debate no Congresso Nacional, “é devolver ao país o equilíbrio das contas públicas, variável primordial para o retorno do crescimento do PIB de forma sustentada, com reflexos positivos no nível de emprego e renda dos brasileiros”.

Senado aprova e sanciona PEC do Comércio Eletrônico
O Senado aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 7/2015, que trata da repartição entre os Estados da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre mercadorias e serviços vendidos a distância – isto é, pela internet e por telefone. O relatório, de autoria do ex-deputado federal Márcio Macêdo (PT), já havia sido aprovado na Câmara no início deste ano. No Senado, o texto foi mantido. A mudança beneficia, principalmente, os Estados do Norte e Nordeste.

Distorção
A proposta corrige uma distorção tributária que permitia o recolhimento de todo o ICMS pelo estado de origem, onde está localizada a loja virtual. O estado comprador, ou de destino, não recebia nada. Assim, eram beneficiados principalmente os estados mais desenvolvidos, como São Paulo.

Parcela
De acordo com o parecer de Márcio Macêdo, os Estados de destino da mercadoria ou do serviço terão direito a uma parcela maior do tributo se o consumidor final for pessoa física. Atualmente, quando uma loja virtual vende ao consumidor final pessoa física de outro Estado, ela tem de recolher o ICMS todo para o Estado em que está localizada. Essa alíquota varia entre 17% (maioria), 18% (São Paulo, Minas Gerais e Paraná) e 19% (Rio de Janeiro). O Fisco do Estado do comprador não recebe nada.

Redução da maior idade penal
O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, recebeu nos dia 15 e 16 a promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Dra Mirian Teresa Cardoso Machado, responsável pelo Centro de Apoio Operacional da Infância para falar sobre a questão da redução maior idade penal.

Danos
Durante a palestra Dra. Mírian apontou os danos que essa decisão, se aprovada, pode causar à juventude Brasileira, como também respondeu Às dúvidas dos adolescentes e jovens do instituto. Trazer para o debate temas de relevância para a juventude é umas das práticas pedagógicas do ILBJ.

Avosos realiza evento para captar recursos para a entidade
A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe, Avosos, realizará no próximo dia 28, a segunda edição do “ChoLidariedade”. Como o próprio nome propõe, o evento une a paixão por chocolate e o desejo em ajudar o próximo. Nos moldes de um chá da tarde, a iniciativa acontecerá no Espaço Multieventos da instituição e contará com apresentação musical e sorteio de brindes.

Tarde solidária
O evento tem como objetivo promover uma tarde solidária e divulgar o trabalho da Avosos onde toda a renda arrecadada será revertida aos projetos desenvolvidos pela entidade.Para a realização do evento, a Avosos conta com o apoio de empresas que colaboram com a doação de produtos e serviços. Os interessados devem adquirir o convite no valor de R$ 25, na sede da entidade que fica localizada na Rua Leonel Curvelo, 55.Outras informações pelo telefone: 3212 4731.

Hoje tem Fábio Ribeiro no Oakhill Irish Pub
E para quem gosta de uma boa música hoje tem Fábio Ribeiro no Oakhill Irish Pub (Av. Gonçalo Prado Rolemberg, 459 – Bairro São José em Aracaju) a partir das 22h.

PELO TWITTER

www.twitter.com/joaocorrrea Ontem já passou . Celebremos o hoje , a nova oportunidade.

www.twitter.com/EduardoKopanaki  Matar um Leão por dia é fácil, o difícil é desviar das antas.

www.twitter.com/alanbarretoso  Comunicação Comparada, essa disciplina ainda é ministrada no Curso de Jornalismo?

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Para os desonestos, a política, a cada dia, passa a ser péssimo "negócio!"‏

www.twitter.com/Cardoso O Brasil chegou num ponto onde se o partido A descobrir a cura do câncer o partido B acusa de desempregar oncologistas.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam.” Nicolau Maquiavel.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários