João Alves não fugirá à luta

0

Pelas conversas com alguns membros do DEM e Sergipe este jornalista começa a mudar de opinião sobre a possibilidade do ex-governador João Alves Filho se candidatar ao Senado Federal por conta do quadro nacional. Pelo andar da carruagem João Alves não fugirá da luta e vai disputar a eleição para governador contra o atual, Marcelo Déda Chagas.

 

Desta forma João Alves Filho mostra que tem coragem e desapego, já que tem um mandato certo para o Senado Federal entre as duas vagas que estarão em disputa este ano. Ao abrir mão do Senado Federal João Alves não vai para uma simples disputa, já que pela idade, se perder as eleições deste ano em 2014 dificilmente disputará algum mandato. Ou deixa a vida pública com uma vitória, retomando o cargo de governador, para o quarto mandato, ou sai melancolicamente com duas derrotas seguidas para o governo estadual.

 

Confirmada a candidatura de João Alves a eleição para o governo terá a mesma polarização de 2006, onde os outros possíveis candidatos serão apenas meros figurantes, já que os protagonistas principais serão João e Déda. Nilson Lima será apenas o João Fontes de 2006 e nada mais. Nilson só teria um percentual maior se João não fosse candidato e lançasse um nome do DEM ou até mesmo apoiasse Nilson para o governo.

 

Há mais de 30 anos João Alves é figura importante na política de Sergipe. Fez um mandato biônico de prefeito de Aracaju e dos três mandatos de governador, dosi deles marcaram o estado com ações importantes. No último centralizou as ações em apenas duas obras (orla e ponte) e descentralizou seu poder, deixando que três grupos mandassem e fizessem de tudo. Foi um dos fatores que o levaram a derrota em 2006.

 

Mas todo político sagaz e popular sabe que tem a sua época para colocar seu nome para a população e se destacar. João Alves já teve seu período de destaque e também de derrota. Resta saber se a maioria da população ainda quer dar mais um tempo de governo para João, já que ele não fugirá da luta mais uma vez.

 

PM: farra com viaturas continua

É na quarta-feira, 31, pela manhã, precisamente às 6h50, um leitor e amigo deste jornalista flagrou mais uma farra com viaturas do governo estadual. Desta vez foi deixando uma aluna na Unit, da Farolândia: O gol de placa PM 287, com numeração 5503. O policial deixou a filhinha na Unit usando o veículo público. Que tal a SSP pagar também a Universidade? Já que a impunidade é tão grande.

 

Decreto é uma vergonha para o governador

E quem conhece o governador Marcelo Déda sabe que o mesmo deve estar com vergonha por ter assinado um decreto disciplinando e até punindo que usar os veículos públicos para uso particular. De nada adiantou. A PM é um belo exemplo. E ainda sobra para este jornalista. É “convidado” a prestar esclarecimentos. Tem gente na PM de Sergipe que dorme sonhando com um golpe militar.

 

Hoteleiros x Hoteleiros I

Relato do empresário Diego Costa, presidente da ABIH-SE e diretor de operações da Emsetur: Quando fui empossado Presidente da ABIH-SE não imaginava que seria convidado para estar na equipe do José Roberto de Lima Andrade na Empresa Sergipana de Turismo – Emsetur. Fiquei 14 meses fora da presidência e retornei a pouco mais de 4 meses. Nestes 14 meses que fiquei afastado, foi criado um grupo chamado G8 formado pelos “Gigantes da Hotelaria”. Faziam parte os empreendimentos hoteleiros com mais de 100 apartamentos. O grupo foi formado assim: Starfish, Quality, Radisson, Mercure, Real Classic, Celi Hotel, Aquarios e Hotel Parque dos Coqueiros. O grupo foi criado para adiantar alguns gargalos que a hotelaria observa em Aracaju. Muitos assuntos foram abordados. Entre eles: redução de valor para TV a Cabo, Problema de Energia e Gás, Visita as obras da Ponte Jornalista Joel Silveira”.

 

Hoteleiros x Hoteleiros II

Continua Diego Costa: “O Turismo só vai andar quando as responsabilidades de cada um forem bem definidas. O Governo não deve nunca ser culpado sozinho por uma “baixa ocupação” durante um feriado, por exemplo. Será que os Hoteleiros estão vendendo os seus empreendimentos de forma correta? Além disso, existem poucos Hoteleiros que ainda ficam discutindo se o Presidente da ABIH-SE deve ser um proprietário de Hotel ou um Gerente? Temos que acabar com tudo isso e construir um destino forte! Juntos! Hoje temos em Sergipe um momento importante. Empresários do setor de turismo fazendo parte da Gestão Estadual e Municipal de Turismo. Quando aconteceu isso em Aracaju?”.

 

Mais empregos I

Na próxima segunda-feira, 5, a população de São Cristóvão comemorará a geração de 300 novos empregos diretos. A indústria de confecções Intergriffe´s irá inaugurar uma nova unidade no Estado, fruto de uma relocalização com ampliação. A empresa já mantinha uma unidade em Aracaju, gerando 500 empregos e produzindo cerca de 100 mil peças por mês, entre calças, camisas sociais e paletós. Seus produtos são comercializados em todo país, principalmente no estado de São Paulo.

 

Mais empregos II

A empresa recebeu apoio fiscal e locacional do Governo do Estado, por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), para a ampliação. O anúncio feito pelo Governo no final de 2008, em pouco mais de um ano está se concretizando. A unidade de São Cristóvão vai empregar inicialmente 300 funcionários, com uma produção de 30 mil peças em artigos de jeans

 

Café com Trade

A Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) promove na próxima terça-feira, 6, às 8h, no Parque da Cidade, mais uma edição do ‘Café com Trade’. O encontro, que reunirá gestores e profissionais ligados ao turismo, pretende discutir a utilização do Parque como importante ferramenta para a movimentação do segmento no Estado. Além disso, serão apresentadas as ações e parcerias desenvolvidas pelo órgão.

 

 

Reforma do Balneário público de Salgado

Na noite da quarta-feira, 31, logo após inaugurar o novo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do Estado, no município de Salgado, o governador Marcelo Déda entregou à comunidade a reforma completa do Balneário público local. Fundado em 1978, o espaço ganhou notoriedade por sua beleza e passou a atrair centenas de visitantes em finais de semana e feriados prolongados. Sem receber os cuidados necessários, há vários anos encontrava-se abandonado, à espera de investimentos do poder público. “Já faz muito tempo que esperamos por esse dia”, afirmou a prefeita da cidade, Janete Barbosa.

 

Investimento

Para ser completamente reformado, o Balneário recebeu um investimento de R$ 570.979,95, em recursos próprios do Estado. A quantia permitiu a pintura interna e externa de todo o prédio e a recuperação de seu piso, a pavimentação em paralelepípedo de áreas que eram cobertas por areia e o paisagismo do ambiente, além da construção de uma casa para tratamento de água e da substituição das instalações elétricas. A piscina e a quadra de esportes também foram renovadas.

 

Conservação

O governador passou o balneário, através de comodato para ser administrado pela Prefeitura. Se a Prefeitura não terceirizar os serviços de manutenção e até mesmo com uma cobrança simbólica o espaço será depredado em pouco tempo. Lamentavelmente boa parte da população não sabe cuidar dos seus espaços públicos. E quando é de graça, aí sim que não valoriza nada. O mais lógico seria uma concorrência para administrar o espaço.

 

 

Sub-sede da Copa 2014

A liberação, de R$ 10 milhões para a reforma do Batistão, através de uma emenda de bancada apresentada pelo deputado Valadares Filho fortalecerá a luta do governador Marcelo Déda de fazer Sergipe uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014. Ao anunciar a liberação dos recursos, o ministro do Turismo Luiz Barretto, elogiou o trabalho do parlamentar de Sergipe. O governador Marcelo Déda também fez questão de ressaltar o trabalho de Valadares Filho em prol do fortalecimento do turismo e do esporte em Sergipe.

Centro de Educação do SESI

Em pronunciamento na Câmara, o deputado federal Albano Franco (PSDB) registrou a inauguração em Aracaju, do Centro de Educação de Ensino Fundamental e Médio do SESI. Para ele, a nova unidade educacional ao ampliar do número de matrículas para industriários e seus dependentes, promoverá melhores perspectivas para os jovens sergipanos na sua formação profissional, com um estabelecimento de ensino de excelência.

 

Comissão de Segurança Pública

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Laerte Bessa (PSC-DF) e o 1º vice-presidente, Eduardo Amorim (PSC) afirmaram que uma das prioridades neste ano é a defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/08, que cria um piso salarial nacional para os policiais militares e bombeiros militares. Bessa afirmou que espera ver o assunto aprovado em 2010 pela Câmara – o Plenário ainda precisa concluir a votação da PEC.O deputado Eduardo Amorim que sempre apoiou as mobilizações dos militares em prol da aprovação da PEC afirmou que o PSC vem lutando para que essa Proposta seja colocada logo em votação.

 

 

Maternidade de Capela era modelo

Há pouco mais de um ano a maternidade de Capela era um orgulho para os capelenses. Mas pelos e-mails que o blog vem recebendo a reclamação é grande, desde a falta de qualificação dos servidores de nível médio. Os pacientes ficam horrorizados com o atendimento que estão recebendo. É bom que o MP de Capela tome as devidas providencias antes que algo pior aconteça.

 

Dia Estadual do Livro, 7 de Abril

Para celebrar a data, o Comitê Sergipano do Proler realizará no dia 07 de abril, Dia Estadual do Livro (instituído pela Lei nº 6.580 de 06 de abril de 2009), e aniversário do ilustre sergipano Epifânio Dória, patrono da Biblioteca Pública do Estado de Sergipe, o Ponto de Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, com o tema: “Leitura e escrita, compromisso de quem?” O evento acontecerá no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória das 08 às 12h e das 14 às 18h.

 

Inscrições

A programação preliminar consta de palestras, homenagens e rodas de leituras. O público alvo será: professores, bibliotecários, estudantes, mediadores de leitura, gestores de bibliotecas e amantes do livro, da leitura e literatura. As inscrições poderão ser feitas no local ou pelos telefones: 3179.1907/3179.1935 ou pelo e-mail biblioteca.publica@cultura.se.gov.br

 

Programação

A programação começa logo cedo, às 8h, com o credenciamento e a abertura. A primeira palestra será da professora e doutora do Departamento de Letras da UFS, Maria Aparecida Silva Ribeiro com o tema “Leitura e Escrita, compromisso de quem?”. Logo após um debate. Ainda pela manhã, às 11h, será feita uma homenagem ao Dia Estadual do Livro e ao Patrono da Biblioteca Pública, Epifânio Dória, pela Bibliotecária Sônia Carvalho – coord. do Comitê Sergipano do Proler. Já a tarde, a partir das 14h, tem a palestra “Comunicação, Epifânio Dória e a  Intelligentsia Sergipana, com o professor Ronaldo José Ferreira. Logo após Rodas de Leitura, sobre cinema, ilustração infanto juvenil, conto e poesia e mídia imprensa, com os seguintes mediadores respectivamente:Professor Wolner Nascimento Santos/SESC,Escritora Geane Caldas/SEED, professor Maruze Reis/SEMED e Professora Msc. Ester Mambrini/UNIT.

 

Studium Danças encerra Workshop

O Studium Danças encerrou mais um Workshop de sucesso na última terça-feira, 30 de março. Ministrado pelo renomado bailarino e coreógrafo Jadiel Alves, o Workshop Entre-as-Formas teve a duração de quatro dias e, bastante concorrido, foi ofertado a turmas em graus diferenciados de aprendizagem. Sempre antenado com as últimas tendências, o Studium Danças trouxe até os seus alunos com este Workshop, o que há de mais atual, tecnicamente, em Dança Contemporânea.

 

 

DO LEITOR

 

Ponte Joel Silveira: agradecimento dos familiares

Do leitor Dinho Santana: “Primário, para não dizer desorganizado o cerimonial do governador Marcelo Deda, quando da inauguração da ponte Joel Silveira; falhas tipo, como não se ter uma simples tesoura para cortar a faixa num eventual nó! Considerando-se a representação feita por familiares locais, por impedimento dos filhos do homenageado não puderem comparecer, segue aqui o discurso de agradecimento não lido: Incumbido de representar na condição de sobrinho/neto; a família Elisabete, Ismael e Joel Filho do homenageado os quais impedidos de comparecerem por força do falecimento da sua genitora Iracema e viúva do homenageado Joel Silveira o qual dá nome a tão importante obra para o estado de Sergipe, aproximando mais e mais os baianos e todos os turistas brasileiros e internacionais que por lá chegam, ao nosso pequenino mais grandioso estado no bem receber, todos aqueles que aqui chegam e que agora serão em número crescente. Joel Silveira que nascido em 23 de setembro de 1918 na cidade de Lagarto e falecido em 15 de agosto de 2007, se notabilizou nacional e internacionalmente nos seus mais de sessenta anos de carreira. Sendo autodidata, cursou até o segundo ano de Direito e considerado militante de esquerda e por divergências com seu pai, por considerá-lo um burguês, foi morar no Rio de Janeiro em no ano de 1973, trabalhando como jornalista onde se destacou e foi reconhecido por ser um dos precursores do jornalismo internacional e do jornalismo literário no Brasil. Ganhou de Assis Chateaubriand o apelido de “a víbora” por seu estilo ferino e impactante. As reportagens “Eram Assim os Grã-Finos em São Paulo” e “A Milésima Segunda Noite da Avenida Paulista” o consagraram como profissional e hoje são tidas como verdadeiros clássicos do gênero. Publicou cerca de 40 livros. Foi agraciado com o prêmio Machado de Assis, o mais importante da Academia Brasileira de Letras, em 1998, pelo conjunto de sua obra. Foi ganhador dos prêmios Líbero Badaró, Prêmio Esso Especial, Prêmio Jabuti e o Golfinho de Ouro. Pouco antes de falecer, foi homenageado do Segundo Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado entre os dias 17 e 19 de maio de 2007 pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Por conta de problemas de saúde, foi representado pela filha Elisabete. Joel Silveira morou em Copacabana até sua morte, em 2007. Sendo assim uma justa homenagem do governo Marcelo Déda, bem como dos sergipanos para com um conterrâneo que elevou tanto o nosso pequenino mais de grande coração estado. Meu muito obrigado em nome da família”. Dinho Santana, sobrinho/neto de Joel Silveira.

 

 

PV: A fila Andou

Do pré-candidato a senador pelo PV, Antônio Leite: “Não existe briga interna, na verdade o PV nunca teve tão coeso como agora. A história de que o professor Anderson Góis foi abandonado pelo partido é papo  furado. O que aconteceu é que o professor Anderson foi “obrigado” a sair de cena temporariamente para cuidados com a saúde  e, claro, o PV continuou as discussões internas da Executiva sobre o pleito eleitoral, com muita ética, especialmente porque o professor informou ao partido a sua impossibilidade de concorrer. Eu, pessoalmente, lhe fiz e faço várias visitas nesse período de convalescença, telefono-lhe praticamente todos os dias. E, ao que saiba, sou ou sinto-me um membro do Partido Verde. Tenho acompanhado as discussões do Partido e tenho comprovado o respeito que esta agremiação tem pelo professor. O que ficou encaminhado é a Pré-candidatura de Reynaldo Nunes para o governo do estado e o nome de Antonio Leite para o senado.No ultimo sábado (dia 27), por exemplo, o convidei para uma reunião na minha casa com o Presidente do Partido, Pina Junior, e o representante da Executiva Nacional, Reinaldo Nunes, e infelizmente o professou tinha outro compromisso e não pode comparecer.Anderson Góis é sem duvida uma nova liderança que surge e o Partido Verde tem ampla consciência do seu valor e dos seus méritos. Quero informar, ademais,  que eu estou convidando Anderson Góis para ser o coordenador da minha campanha a Senador da Republica, com o mote “Escolha o seu que o outro sou eu”, o que, sem dúvida alguma, será um grande reforço. Quanto aos convites que ele tem recebido de lideranças políticas para almoços e jantares, considero esse fato muito natural, sobretudo neste momento que os partidos costuram suas alianças. Acho natural o convite e natural ele aceitar. O que considero também “natural”  é a estratégia das “velhas raposas” procurarem obstruir a passagem de novas lideranças. Ai surge o “disse me disse”, produzido por eles mesmo, para exatamente complicar. Cuidado, isso é muito perigoso, os caras são feras. Vamos nessa professor que 2012 lhe espera!”.

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo”. Confúcio.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários