João Daniel e a dissimulação da verdade

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Lamentável que a Assembleia Legislativa de Sergipe tenha um deputado como João Daniel (PT). Um parlamentar que deveria ser um formulador de leis e defensor da Justiça pregando e incitando a invasão de meios de comunicação. E ainda reafirmou que outras invasões virão.  “Ocupação” foi o nome dado por ele a invasão e a usurpação.

Lamentável também que a SSP não agiu com rigor, prendendo os invasores. O governador Jackson Barreto defensor da democracia não pode aceitar que atos como estes fiquem impunes. Outros virão se os responsáveis não forem processados.

Lamentável profissionais da imprensa se calarem diante de um ato arbitrário porque o radialista faz parte do grupo dos

Fotos Edicarlos Queiroz publicadas no clicksergipe.com.br

 irmãos Amorim. A Justiça é o caminho para os homens de bem e se todas as criticas forem rebatidas desta forma a democracia acabará em Sergipe. Se Anselmo é beligerante e anti-ético cabe ao caminho da Justiça. Jamais da usurpação da liberdade de expressão com a invasão.

Foi um ato errado, inoportuno, infantil e fora da legalidade e que não pode se repetir. O MST coloca nódoa em seu justo movimento pela reforma agrária.

João Daniel mostrou que é um líder tacanho e não podia estimular o MST a invadir uma rádio.

E depois de toda repercussão negativa João Daniel continuou dissimulando a verdade e defendendo o confronto contra os profissionais da imprensa.

Atitude dura da SSP
Pode anotar: se o governador Jackson Barreto não pedir que a SSP tenha uma atitude dura no episódio da invasão da rádio, outras ocorrerão. E depois não venham dizer que o blog está passando a responsabilidade para quem não tem culpa.

Forasteiro
O blog lamenta que durante o debate sobre a invasão da rádio alguns exaltaram que João Daniel é um forasteiro que chegou em Sergipe para liderar o MST. O Brasil é um só e todos nós somos forasteiros de uma maneira ou de outra. O blog é contra a qualquer tipo de xenofobismo. O titular desse espaço não é sergipano, mas sente-se muito mais sergipano do que muitos.

OAB/SE repudia invasão de emissora de rádio pelo MST
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe manifesta veemente repúdio ao fato veiculado na mídia sergipana, que noticiou nefasto episódio imputado aos representantes do Movimento Sem Terra (MST) de vários assentamentos localizados no sertão sergipano que, na última quarta-feira, dia 25 de junho, invadiram uma emissora de rádio na cidade de Nossa Senhora da Glória e retiraram do ar o radialista Anselmo Tavares.

OAB/SE repudia invasão de emissora de rádio pelo MST II
Em 2014, ano que o Brasil completa 50 anos do Golpe Militar de 1964, mostra-se inconcebível e impensável que ainda sejam praticados atos que caminhem na contramão da construção e consolidação do Estado Democrático de Direito.  A Constituição Federal de 1988 diz no artigo 220 que a “manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição”.  E  no inciso  II, do mesmo dispositivo legal, veda “toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.

OAB/SE repudia invasão de emissora de rádio pelo MST III
Portanto, a OAB/SE, a teor do que bem prevê o artigo 44, da lei 8.906/94, EAOAB, defende um país onde a Imprensa e a Democracia encontrem-se em posição de reciprocidade. Solidarizamo-nos com os profissionais que compõem a Rádio Xodó FM ao tempo em que nos posicionamos contra toda e qualquer atitude que vise coibir a liberdade de expressão e, consequentemente, de violação ao direito do cidadão. A cidadania é e será sempre a principal vítima do cerceamento à liberdade de imprensa.

OAB/SE repudia invasão de emissora de rádio pelo MST IV
Ao fim, destacamos que todo cidadão que eventualmente se sinta vilipendiado em sua honra, justamente em nome do Estado Democrático de Direito e em respeito às instituições, poderá adotar as providências jurídicas e/ou administrativas para fazer valer a defesa de seus interesses, não se admitindo, a contrário senso, o uso da força em clara demonstração de retrocesso civilizatório.

Lista entregue pelo TCU ao TSE de contas irregulares tem nome de deputado estadual
Na última terça-feira o TCU entregou ao TSE a relação dos cerca de 6,5 mil gestores públicos que tiveram suas prestações de contas de recursos públicos julgadas irregulares. Essa lista será enviada a todos tribunais regionais para aplicação da lei da Ficha Limpa.

Nomes de Sergipe
Entre os diversos nomes de Sergipe, de ex-prefeitos e ex-gestores alguns que são candidatos esse ano: o deputado estadual José Franco (José Prado Franco Sobrinho, com duas condenações uma delas pelo plenário); Manuel Messias Sukita Santos (2 condenações, uma delas pelo plenário), ex-prefeito de Capela e Armando Batalha (uma condenação pelo plenário) ex-prefeito de São Cristovão.

Radialistas fazem panfletagem sobre campanha salarial
Os radialistas de Sergipe iniciam logo mais às 7h30, no cruzamento da Rua Laranjeiras com Avenida Gentil Tavares(Avenida Canal), uma panfletagem explicativa sobre a campanha salarial da categoria. As principais reivindicações são a reposição da inflação do período 5,81%, mais um ganho real de 6%, plano de saúde e vale refeição. Mas os proprietários de Rádio e TV insistem em um reajuste de 6,5% e nada mais.

Ato na segunda-feira
Na próxima segunda-feira, 30, haverá um ato público a partir das 7h30, com a participação de artistas sergipanos, profissionais de outras categorias, movimentos sociais e centrais sindicais. A manifestação será em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego(SRTE), antiga DRT,  no cruzamento dos calçadões das Ruas João Pessoa e Laranjeiras, onde às 9h, patrões e empregados terão mais uma rodada de negociação.

DEM
Hoje, 27, sexta, às 15h, João Alves Filho, Presidente Estadual do Partido Democratas irá oficializar o apoio ao agrupamento político para as eleições de 2014. O local do anúncio será no Hotel Aquários, localizado na Orla de Atalaia.

PSC
O Partido Social Cristão (PSC) realizará sua Convenção Estadual que homologará a candidatura do senador Eduardo Amorim ao Governo do Estado de Sergipe, bem como o anúncio de toda a chapa majoritária e proporcional, na próxima segunda-feira, 30, no Espaço Emes a partir das 16h.

PRB realiza convenção e apoio a Jackson
O PRB realizará sua convenção estadual no próximo dia 30, (segunda-feira), a partir das 9 horas em sua sede situada na Rua Capitão Benedito Teófilo Otoni, 444, Bairro 13 de Julho, para a escolha e formação de chapas  do pleito eleitoral do dia 5 de outubro. O PRB lancará diversos candidatos a deputado estadual e para deputado federal lançará os nomes de Jony Marcos e Roberto Bomfim. Em relação ao governo, o partido confirmará o apoio a reeleição de Jackson Barreto.

PCdoB-SE discutirá projeto eleitoral com Direção Nacional
O Diretório Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realiza hoje (27), em Brasília, a Convenção Nacional para formalizar o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff e discutir o posicionamento dos Diretórios estaduais em todo o Brasil. Representando Sergipe, participarão da reunião o ex-prefeito de Aracaju, Edvado Nogueira e o presidente da legenda no Estado, Hallison de Souza.

Senado
“Nos reuniremos com o presidente Nacional do nosso partido, Renato Rabelo, e discutiremos a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira ao Senado. Esse é um projeto não somente dos filiados de Sergipe mas, principalmente, da Direção Nacional do PCdoB. Em outra oportunidade em que já estivemos reunidos, Rabelo havia apontado a necessidade de o partido fortalecer a eleição de Edvaldo para o Senado”, pontuou Hallison de Souza.

Chapinhas
Além disso, o PCdoB-SE também discutirá com a Direção Nacional a formalização e participação das "chapinhas", tanto para deputado federal, como para deputado estadual, nas eleições em Sergipe. O objetivo é possibilitar a disputa dos candidatos do partido na chapa liderada pelo governador Jackson Barreto, que é atual pré-candidato à reeleição.

Educadores sociais
Assim como defende a formalização da profissão de auxiliar em saúde bucal, o vereador Pastor Roberto Morais (SDD) informou, durante sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) de quinta-feira, 26, que vai lutar para o reconhecimento dos educadores sociais.

Educadores sociais II
O parlamentar afirmou que ainda essa semana apresentará nova Indicação para contemplar essa outra categoria que exerce, segundo ele, um trabalho imprescindível para a sociedade. "Os educadores sociais não têm a profissão regulamentada apesar de desenvolverem trabalhos pedagógicos em abrigos, penitenciárias e em outras áreas de risco", alertou o pastor Roberto.

Habeas corpus beneficiam as duas acusadas presas em Sergipe
Infonet: A esposa e a irmã do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, ganharam ontem., 26, o direito de responder ao processo em liberdade. A primeira turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife, julgou os dois habeas corpus impetrados pelo advogado Aurélio Belém que beneficiam Silvany Yanina Mamlak, esposa de Sukita, e da empresária Clara Miranir Santos, irmã do ex-prefeito.

TRF
O advogado Aurélio Belém fez defesa oral durante o julgamento e conseguiu convencer dois dos três desembargadores que integram a primeira turma do TRF. Belém permanece em Recife, agilizando a emissão do alvará de soltura para enviá-lo a Sergipe para que as duas fossem soltas.

Reformas em escolas
A Secretária de Estado da Educação em exercício, professora Hortência Pereira Araújo, esteve ontem, 26, em dois municípios que fazem parte da Diretoria Regional de Educação 06 (DRE-6) para verificar o andamento das obras de reforma e ampliação de duas escolas da rede estadual de ensino. Na visita, a secretária além de pedir agilidade nas obras adotou outras medidas.

Agentes da PF querem que Ministério Público fiscalize saúde dos servidores
Conjur: A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) decidiu encaminhar um pedido ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para cobrar a fiscalização das condições de saúde dos profissionais que atuam na Polícia Federal. A medida foi discutida após o relato de que um agente da Delegacia contra Crimes Institucionais, ligada à superintendência de São Paulo, tentou se matar nesta segunda-feira (23/6) com um tiro na boca.

Suicídios
Segundo a entidade, o agente passou por cirurgia e estava até a tarde desta segunda em estado gravíssimo. De acordo com o blog do jornalista Claudio Tognolli, que divulgou a informação, o número de suicídios por parte de servidores da instituição é alto: foram 13 nos últimos três anos. A Fenapef atribui as ocorrências a problemas psicológicos e assédio moral no trabalho.

Condições
O diretor jurídico da federação, Adair Ferreira dos Santos, disse à revista Consultor Jurídico que está elaborando uma representação para pedir que o Ministério Público Federal fiscalize as condições dos servidores e o descumprimento de um acordo firmado entre os agentes, o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos em 2010. Havia-se negociado naquela época a implantação de um acompanhamento diário das condições “biopsicossociais” dos agentes, segundo Santos.

Controle
O Ministério Público tem prerrogativa de fazer o controle externo da autoridade policial. Ainda de acordo com o Blog do Claudio Tognolli, o vice-presidente da Fenapef, Luis Antônio de Araújo Boudens, declarou que “a intervenção do MPF se faz necessária e urgente”. (Revista Consultor Jurídico, 24 de junho de 2014).

17 Anos atuando no cenário sergipano
Hoje, 27, a Êxito Estruturas e Eventos completa 17 anos de atuação no cenário sergipano.  E os resultados são motivos de grande comemoração por parte dos colaboradores e da diretoria da empresa. Isso mesmo. Ao longo dos anos, a êxito realizou grandes montagens e teve à frente dos principais eventos do calendário empresarial. Salão Imobiliário, ExpoSergipe, Fitec, e mais recentemente, o Levanta Poeira da TV Sergipe, o Tour da Taça da Copa e o Arraiá do Povo são alguns dos muitos eventos que levam a assinatura êxito. Parabéns ao empresário Alexandre Porto pela trajetória de sucesso!

Shopping Prêmio funcionará em horário especial neste sábado
Neste sábado, 28, dia de jogo da Seleção Brasileira de Futebol, o Shopping Prêmio fechará as portas meia hora antes do jogo (às 12h30), e reabrirá meia hora após o término. Na praça de alimentação, será disponibilizado um telão para a exibição do jogo e alguns estabelecimentos permanecerão abertos. Já o cinema funcionará a partir das 16h30 com sessões especiais e preço promocional único de R$5,00, inclusive para filmes 3D.

Revista Buzzine chega sua segunda edição
Voltada para o meio de comunicação, a revista sergipana “Buzzine”, capitaneada pela dupla Rafael Azevedo e Cacau Sanchez, chega ao segundo número, repleta de novidades. A começar por Heli Natã, que além de assinar a capa da revista, mostra o seu talento como ilustrador em outras seções da “Buzzine” e dá continuidade às aventuras do personagem Jobe. O outro nome que se agrega ao expediente do veículo trimestral é o da jornalista Suyene Correia. Além de assinar a matéria principal sobre o Beco de Criações e a Escuderia, a experiente repórter indica livros na Buzzinoteca e fornece dicas para os futuros jornalistas. Caso queira adquirir um exemplar da revista “Buzzine” basta se dirigir a uma das lojas da Livraria Escariz.

Federação denuncia concessionárias de veículos (Renovel e Samam) por prática antissindical
A denúncia contra as empresas Renovel e Samam está sendo encaminhada ao Ministério Público do Trabalho para que seja investigada a suposta conduta. De acordo com o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe, Fecomse, Ronildo Almeida, as concessionárias estariam coagindo seus funcionários, com a ameaça de perda do emprego, a assinarem uma lista desautorizando o sindicato da categoria a representá-los no processo de negociação para fechamento do acordo coletivo de trabalho 2014/2015.

Negociação
Os comerciários estão, há um mês, em negociação salarial com todos os setores do comércio. Os patrões querem o retorno do banco de horas ao invés do pagamento de hora extra. Há informes de que a empresa Samam, por meio do departamento de Recursos Humanos, fez correr uma lista na empresa, com a orientação de que os empregados a assinassem, manifestando a sua concordância com o banco de horas, que já havia sido rejeitado pela categoria nas rodadas de negociações.

Documento
“Foi informado pelo gerente que quem não assinasse o documento seria dispensado. Essa prática desleal, antijurídica e antissindical caracterizam vingança e perseguição à categoria, incabíveis nesse momento de processo de negociação, por isso estamos solicitando uma investigação promovida pelo Ministério Público do Trabalho”, declarou o presidente da Fecomse.

Falta de diálogo
“Tem concessionárias de veículos pagando salário mínimo aos empregados, valor inferior ao piso da categoria que é pago pelos demais setores do comércio, e ainda querem impor o banco de horas. São empresários que fazem parte da sociedade, mas com condutaque viola, além da liberdade e autonomia do sindicato, o direito individual do trabalhador”, disse Ronildo.

Agenda
27 de junho, sexta-feira. Hoje é o dia do progresso.
Lula muda tom e defende política econômica do governo Dilma. Funcionários da BBC de Londres protestam contra sentença que condenou à prisão jornalistas da rede de TV Al Jazeera no Egito. O presidente daquele país afirmou que não vai interferir na decisão. Em Cuba, antigas limusines de Fidel Castro se tornam táxis. Na Argentina, os credores não querem que a Justiça conceda mais tempo para o governo. Estudo indica queda na arrecadação de tributos federais. Governo fortalece a produção da Petrobras no pré-sal. Estados Unidos prendem cientista que admitiu fraude em pesquisa.

Curtas

JUSTIÇA DOS ESTADOS UNIDOS NEGA SUSPENDER PAGAMENTO DE DÍVIDA ARGENTINA. /// PR ANUNCIA APOIO A PADILHA EM SÃO PAULO. /// GREVE NO IBGE IMPEDE DIVULGAÇÃO DA TAXA MÉDIA DE DESEMPREGO. /// NÚMERO DE BRASILEIROS QUE USAM INTERNET PELO CELULAR CRESCE 106 POR CENTO. /// BANCO CENTRAL REDUZ PROJEÇÃO PARA O PIB. /// APÓS CONVENÇÕES, DILMA TEM 45 POR CENTO DO HORÁRIO POLÍTICO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Resumo da Copa
Foram disputados ontem os quatro últimos jogos da fase de grupos, com os seguintes resultados:
Grupo G – Alemanha 1 X 0 Estados Unidos – Portugal 2 X 1 Gana. Classificaram-se a Alemanha e os Estados Unidos.
Grupo H –  Bélgica 1 X 0 Coreia do Sul – Argélia 1 X 1 Rússia. Classificaram-se a Bélgica e a Argélia.

Oitavas-de-final
Amanhã, sábado, 28 de junho – Às 13 horas, em Belo Horizonte – Brasil X Chile. ÀS 17 horas, no Rio de Janeiro (Maracanã) – Colômbia X Uruguai. No domingo, teremos mais duas partidas: 13 horas, em Fortaleza – Holanda X México. E às 17 horas, em Recife – Costa Rica X Grécia.

Punição
O uruguaio Luiz Suarez recebeu uma pena severa da FIFA por ter mordido um adversário na partida contra a Itália. Foi suspenso por quatro meses e não poderá atuar nos próximos 9 jogos oficiais. Além disso, foi condenado a pagar uma multa de 247 mil reais. A Federação Uruguaia está recorrendo da decisão. Para muitos, houve, de fato, um certo exagero na aplicação da pena.

Howard Webb
O árbitro britânico dirigirá a partida de amanhã, entre Brasil e Chile.

Confirmado
Fernandinho começará jogando contra o Chile, em lugar de Paulinho.

Reconhecimento
É forçoso reconhecer que valeram a pena os esforços colocados em prática pelo governo do Estado, visando a fazer de Aracaju subsede da Copa do Mundo. A presença da Grécia em nossa capital teve um efeito altamente positivo em termos de divulgação de nossa terra. Claro que houve algumas falhas. Mas o saldo acabou sendo extremamente positivo. De parabéns todos os envolvidos na operação. Para completar, a seleção grega conseguiu classificar-se para as oitavas. Bola branca para o nosso esporte. Agora é aguardar a conclusão das obras do Batistão, que, modernizado, poderá contribuir para a demarragem desenvolvimentista do nosso futebol. Para tanto, é preciso que haja uma união de esforços e mudança de mentalidade dos nossos dirigentes.

Nivaldo Elias
Tivemos um grande alegria, na última quarta-feira, ao rever um grande amigo, o Dr. Nivaldo Elias, uma figura humana simplesmente exemplar. Na oportunidade, também conversamos com sua esposa, Dra. Regina Helena, e seu irmão, o colega do BB Ronaldo Elias.

Confiança
Vai estrear no dia 27 de julho, na série D, diante do Porto de Caruaru. Diretoria proletária reforça a equipe, pensando firme na série C.

Homenagem
Reinaldo Moura, presidente do Sergipe, será homenageado no próximo domingo, pelos torcedores do Mais Querido.

PELO TWITTER

www.twitter.com/lukinhasdj  Acredito que o comercial do sindicato dos professores deveria, no mínimo, estar pontuado corretamente.

www.twitter.com/montalvaobarra1  Nesse período eleitoral, vou suspender pessoas que sigo no Twitter e no Face. Mtos bons amigos, mas me cansa ter q ler material de campanha.

www.twitter.com/Anselmocosta_Se Meu país é o Brasil e eu luto e acredito muito nele! É o país do futuro, é o pais para os meus filhos." Eliane Aquino.

www.twitter.com/joaocorrrea  "Posso te dá um abraço"? As crianças , ah … as crianças . O mundo seria bem melhor se n existisse os adultos !

www.twitter.com/LiberdadeFM997  "Eu vou respeitar as decisões do pref. João Alves, mas não vou trair as minhas convicções", Mendonça Prado

www.twitter.com/flavaofraga  Não busquemos dá respostas a quem não nos quer bem. A resposta vem de Deus, através de nossa paciência histórica, de nossa fé e luta diária.

www.twitter.com/Narcizo_Machado  O Sportv mais desprovido de vícios políticos, tem mostrado matérias mais imparciais sobre a Copa.

DO LEITOR

Copa mundial no Brasil é diferente de todas as outras
Por Barbosa, apenas um feliz cidadão brasileiro: “O Brasil somos todos nós, sim somos todos! Não importa o credo, cor ou status social. Da mais suntuosa mansão na 13 de julho em Aracaju a mais simples casinha na favela da rocinha no Rio de Janeiro. Somos sim verde e amarelo. A maneira de torcer pode diferir, cada um tem o seu modo particular de torcer, mas no final o grito de gol do Brasil explode dentro de uma mesma emoção.

Como é bonito ver a interação do povos, dos costumes, do jeito de ser de todos que nos visitam. E quão mais bonita é nossa maneira de recepcioná-los em nossa casa, no nosso querido rincão brasileiro. Portanto se existe diferenças entre nós, e é claro que existe, isso é um processo e é salutar para a democracia brasileira. Mas nessa hora se faz necessário que esqueçamos dessas nossas diferenças. Aqui não se procura separar religião partido político, rico, pobre, branco, negro, amarelo, ou melhor verde e amarelo. Aqui vai somente um eco dos nossos gritos: "Em frente sempre e sempre Brasil!". E esse grito é cada vez mais forte.

A copa mundial no Brasil é diferente de todas as outras e isso é uma constatação não nossa, mas de todos los hermanos que cá estão conosco nessa verdadeira aquarela que é a nossa copa. Não tem preço ver a união de todos em torno de um só pensamento: Brasil campeão!

E aqui peço licença para relatar meu caso em particular.

Que bonito é ver a minha mãe torcendo como uma adolescente mesmo sem entender quase nada de futebol. Que importa? Ela acha que entende. E quem disse que não? Ela é brasileira nata. Quer um exemplo de como é torcer pelo Brasil? Não é preciso ser um expert em futebol. Claro que não. No último bolão que fizemos no jogo do Brasil ela reclamou o tempo todo porque não colocaram o nome de Kaká, seu grande ídolo.

Esse é o espírito da torcida brasileira. Vamos Brasil, avante Brasil. Nosso grito é forte. GOOOOLL!!!

Valeu e até a vitória de uma nação que canta, vibra, sofre, mas que no final sempre será feliz.

PS.: Não somos um povo alienado como alguns querem nos imputar esse rótulo. Claro que não. Somos apenas um povo que tem problemas como todos mas temos um diferencial: somos solidários, irmãos fraternos e amigos. É, isso que me faz dizer com toda força e alegria da alma. Eu tenho orgulho de ser boquinhense, sergipano e brasileiro.

Vamos Brasil, seremos de novo do mundo campeão. Fui, valeu!”

DEBATE

Igreja deve ser mais tolerante com gays, diz texto do Vaticano

FSP, de hoje, 27/06/ Philip PUllella da Reuters, Baticano, das agências de notícias:

Um documento do Vaticano divulgado nesta quinta (26) afirma que a Igreja Católica precisa ser menos severa em seu julgamento dos homossexuais e, embora continue a se opor à união entre pessoas do mesmo sexo, deve acolher filhos de casais gays com igual dignidade.

O relatório de 75 páginas se baseia nas respostas a um questionário de 39 perguntas distribuído a dioceses de todo o mundo. O Vaticano solicitou aos bispos que circulassem amplamente a pesquisa entre os padres das paróquias, e que estes solicitassem as opiniões de seus fiéis.

O texto é preparatório para o sínodo (encontro de bispos) que deve acontecer em outubro no Vaticano para discutir questões de família. Segundo o documento, a igreja, hoje com 1,2 bilhão de fiéis, precisa se tornar menos exclusiva e mais humilde.

Embora o relatório não sinalize mudança imediata na condenação da igreja a atos homossexuais, a linguagem empregada é mais compassiva do que a de declarações anteriores do Vaticano. Fala em "uma atitude respeitosa e menos severa no julgamento dessas uniões".

A frase ecoa as já palavras do papa Francisco sobre os homossexuais, pronunciadas no avião que o transportava do Brasil de volta à Itália, em julho de 2013: "Se alguém é gay, está buscando o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-lo?"

No passado, o Vaticano se referia à homossexualidade como parte de um "mal moral intrínseco". A igreja prega que atos homossexuais são pecaminosos, mas tendências homossexuais não.

O documento aponta que diversos católicos sentiam "certa inquietação diante do desafio de aceitar essas pessoas com espírito misericordioso e ao mesmo tempo se ater aos ensinamentos morais da igreja".

"No entanto, quando pessoas que vivem em uma dessas uniões solicitam o batismo de uma criança, quase todas as respostas enfatizam que a criança deve ser recebida com o mesmo carinho, ternura e cuidado dado a outras crianças", afirma o relatório.

Segundo o documento, uma "vasta maioria" dos católicos considera que "a avaliação moral de métodos contraceptivos é geralmente entendida como uma intrusão na vida íntima do casal e uma restrição ao livre arbítrio".

O texto diz que padres insensíveis, a vida luxuosa de clérigos, o escândalo de abusos sexuais e uma cultura moderna dominada pelos meios de comunicação de massa explicam que um grande número de católicos já não viva sua vida privada de acordo com os ensinamentos da igreja.

Os bispos discutirão o texto em outubro e podem recomendar mudanças nos ensinamentos da igreja, sobre as quais o papa decidirá.

Como Francisco tem uma atitude mais conciliatória, muitos católicos esperam uma possível revisão de temas como a situação de católicos divorciados.
 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 

Frase do Dia
"Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados".

Vladimir Herzog, jornalista brasileiro, nasceu em 27 de Junho de 1937 e foi assassinado pela ditadura em 1975.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais