João fora do páreo

O governador Jackson Barreto (PMDB) não acredita que João Alves Filho (DEM) renuncie a Prefeitura de Aracaju para disputar o governo de Sergipe em 2014. Torcendo para que sua previsão se concretize, o peemedebista afirma que o demista não deixaria o cargo em março sem realizações significativas para expor ao eleitorado. Há, porém, quem entenda diferente: João está em campanha desde que venceu as eleições de 2012 e só não entra no próximo páreo se sofrer forte queda de popularidade ou não encontrar o apoio político que precisa para encarar a empreitada. Claro que as realizações administrativas em Aracaju serão um forte cabo eleitoral, mas não chegam a ser o principal obstáculo à candidatura do prefeito.

Racismo

A possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior do que a de um branco. É o que revela estudo sobre racismo no Brasil divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O trabalho mostra que existe racismo institucional no país, expresso principalmente nas ações da polícia. O estudo mostra que a cada ano 60 mil pessoas são assassinadas no Brasil, sendo que a cada três vítimas, duas são negras. Uma lástima!

Cachola

Ao participar ontem à noite da abertura da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae de Sergipe, o governador Jackson Barreto disse que aquela é uma feira diferente. “As pessoas não trazem a sacola, mas a cachola para trocar experiências e conhecer mais sobre as micro e pequenas empresas”. O palestrante da noite, jornalista Luís Nassif, homenageou o governador: “Na década de 70, acompanhei a luta de alguns valentes contra a ditadura e Dr. Jasckson estava entre eles”.

Cordel

Os escritores Antônio Wanderley de Melo Corrêa e Emanuel Souza Rocha lançam hoje os folhetos de cordel “Memória do Barro América” e “Um Cordel para Frei Miguel”. Será a partir das 20h, no salão paroquial da Igreja São Judas Tadeu, no bairro América, em Aracaju. Prestigie!

Agora é oficial

A Petrobras anunciou ontem a conclusão de teste de formação no poço 3-BRSA-1178D-SES (3-SES-176D), informalmente conhecido como Farfan 1, primeiro a avaliar a capacidade de produção da acumulação localizada na área da concessão BM-SEAL-11, bloco SEAL-M-426, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. O poço está localizado a 104 km de Aracaju e em profundidade de água de 2.476 metros. A Petrobras é a operadora do consórcio (60%) em parceria com a IBV-BRASIL (40%).

Leilão proibido

E a desembargadora substituta Iolanda Guimarães determinou a suspensão do leilão da Conta Única da Prefeitura de Aracaju. Pela decisão, o pregão marcado para segunda-feira próxima fica inviabilizado. A ação contra a retirada do Banese da folha de pessoal da Prefeitura foi movida pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe. A idéia da Prefeitura é faturar algo em torno de R$ 40 milhões com a transferência da folha para outro banco.

Denunciado

O ex-prefeito de Capela, Manoel Mesias, o ‘Sukita’ (PSB), foi denunciado à Justiça Eleitoral sob a acusação de fazer propaganda eleitoral antecipada. Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, o denunciado teria usado a rádio Mega FM para anunciar sua candidatura a deputado estadual em 2014. Juntamente com o ex-prefeito, foi denunciado o radialista George Magalhães.

Mais Médicos

O 2º ciclo do Programa Mais Médicos vai contemplar 12 municípios sergipanos com profissionais de saúde brasileiros e cubanos. O Ministério da Saúde informou que os novos médicos chegarão entre os dias 26 e 28 próximos. Serão beneficiados Boquim, Aquidabã, Capela, Cristinápolis, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Poço Redondo, Santa Luzia do Itanhy e Umbaúba.

Mais ação

A vereadora aracajuana Emília Corrêa (DEM) defende que os gestores da saúde promovam ações visando permitir o acesso das mulheres ao exame do câncer de mama. Para a parlamentar, as dificuldades em conseguir até mesmo uma consulta fazem com que a mulher seja diagnosticada tardiamente. Dados do Ministério da Saúde revelam que no ano passado 66 mulheres morreram em Sergipe de câncer de mama e 400 foram diagnosticadas com a doença.

IPI reduzido

O governo tende a concordar com a prorrogação da redução do Imposto sobre Importação (IPI), pleiteada pela indústria automotiva. A desoneração deveria terminar em dezembro, mas os empresários querem que vá até março. Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores garante que o setor automotivo não apresentou sinais de crise, mas há descompasso entre o ritmo de produção e as vendas.

Com Temer

E o deputado federal Almeida Lima (PMDB) informa pelo twitter ter visitado ontem Michel Temer, presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República. O parlamentar sergipano foi comunicar pessoalmente seu retorno às fileiras peemedebistas. Almeidinha deve disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2014.

Do baú político

Essa quem contou foi o saudoso advogado, boêmio e jornalista Hugo Costa: ex-deputado estadual, ex-vice e ex-governador de Sergipe, general Djenal Tavares de Queiroz não era homem de levar desaforo para casa. Certa feita, um cronista esportivo, conhecido em Aracaju por “Movimento”, fez duras criticas ao Olímpico Futebol Clube. O general, que era secretário da Segurança Pública, não gostou dos ataques ao seu time. Mondou chamar o cronista e o ordenou que engolisse a página do jornal, ‘sem água, sem nada’. “Movimento” era uma pessoa bem humorada e, antes de atender à ordem, argumentou: ‘General, o artigo aqui desse lado eu fiz, mas do outro lado tem a propaganda de um trator da Casa da Lavoura. Sou obrigado a engolir o trator também?’. Entrevistado depois pelo próprio Hugo, Djenal Queiroz negou que tivesse forçado o cronista a engolir a página do jornal: “Ele engoliu, mas não fui eu quem o obrigou, foram os meus amigos”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais