João pode mudar cenário para 2014

É certo que é cedo para afirmar que o atual quadro político mostrado por várias pesquisas eleitorais em Aracaju, permaneça sem alteração até o próximo ano. É certo também que se a eleição fosse hoje o ex-governador João Alves Filho estaria numa situação confortável com a real possibilidade de se eleger no 1º turno.

É certo que a base governista, que apóia o governo Déda, não sairá coesa em Aracaju e lançará, no mínimo, dois candidatos a prefeito de Aracaju. A estratégia é que num eventual segundo turno, toda a base seja unificada para enfrentar o ex-governador João Alves.

Se por um lado a estratégia eleitoral é válida, por outro lado, se não for coroada de êxito, provocará uma ruptura na base aliada que dificilmente será sarada até 2014. Sem levar em conta que qualquer um dos perdedores no 1º turno, ao invés de retornarem a base aliada poderá optar definitivamente pela campainha de João Alves, visto que este, para facilitar sua vitória, poderá firmar compromissos para 2014.

E o governador Marcelo Déda ficará numa encruzilhada sem precedentes. Com três candidatos a sua sucessão em sua base: Jackson, Amorim e Valadares e tendo como prefeito de Aracaju, João Alves Filho. Que sem duvida nenhuma, na posição de prefeito, poderá ser o fiel da balança – e não Déda – nas eleições 2014.

Por outro lado sabe-se também que o grau de rompimento de João Alves com os irmãos Amorim extrapola o campo político e chega ao campo pessoal. As declarações quase que semanais do deputado Mendonça Prado são mais do que claras para entender que a família Alves quer distância política dos irmãos Amorim.

Ou seja, a eleição de João Alves Filho como prefeito de Aracaju, fragilizará o governador Marcelo Déda politicamente, mas poderá mudar o cenário atual que é favorável a eleição de Eduardo Amorim para o governo estadual.

É incrível como o tabuleiro da política é cheio de opções como num jogo de Xadrez onde muitas vezes quem tem mais peças conquistadas – até mesmo a rainha – pode perder porque movimentou um peão de maneira errada.

Assim como no Xadrez, João pode mudar cenário para 2014 o chamado “Xeque Pastor” (só cai quem é iniciante no jogo), pegando de surpresa ainda nas eleições 2012 quem se achava o “Mestre” dos bastidores eleitorais.

É como disse um grande mestre: No Xadrez como na vida, a glória de hoje pode ser o veneno de manhã.

PM´S na AL: George reforça critica
O radialista George Magalhães, no programa que apresenta na rádio FM Liberdade, das 6h às 9h, leu ontem nota publicada neste espaço sobre a requisição de mais quatro policiais militares para a Assembleia, pela governadora que estava em exercício, Angélica Guimarães. George lamentou que estão tirando mais policiais das ruas. “A Assembleia é um local onde muitos querem ficar porque tem gratificação”, alertou.

Deficit de dois mil policiais
O radialista lamentou que os políticos deveriam se preocupar com o déficit de cerca de dois mil policiais – 1.500 da Polícia Militar e 500 da Polícia Civil – e não contribuir mais ainda para retirar profissionais das ruas. A AL ficará agora com 16 policiais, mesmo tendo uma empresa de segurança contratada. O blog foi informado que o Ministério Público vai questionar as requisições. É só aguardar!

Posição do capitão Samuel
O blog espera a posição do deputado capitão Samuel sobre a requisição de mais quatro policiais militares para a Assembleia. Ao todo são 16 e o poder já tem uma empresa privada para garantir a segurança. Com certeza capitão Samuel fará um pronunciamento contra a medida da presidente (quando governadora interina), Angélica Guimarães. O blog não acredita que ele ficará calado.

Bombeiros: AMESE pede ao MP apuração sobre denúncias em Estância
A AMESE oficiou na manhã desta segunda-feira, dia 08, o Promotor de Justiça da Comarca de Estância, solicitando apuração das denúncias efetuadas na imprensa pelo Cel. Eugênio, mais precisamente nos portais Faxaju, Infonet, além da TV Sergipe, mostrando a situação precária em que se encontra o 2º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) com sede na cidade de Estância, com várias deficiências tais como: não possuir uma ambulância resgate, número insuficiente de viaturas, reduzido contingente de militares, dentre outras.

Providências
No ofício a AMESE ressalta a importância de tal apuração, visto que devem ser adotadas providências urgentes no sentido de sanar tais problemas, para que a população tenha um serviço adequado desempenhado pelos bravos soldados do fogo e que estes futuramente não venham a ser culpados pela falta de condições de trabalho.

Artistas não receberam cachês do Arraial da Orla
Através da Associação Movimento Salve os forrozeiros que se apresentaram no Arraial da Orla vão iniciar uma série de atos públicos para mostrar a população que ainda não receberam seus cachês dos festejos juninos deste ano. E o pior é que quando procuram informações junto ao governo estadual sobre o pagamento recebem a informação que não tem previsão alguma.

Déda receberá homenagem da Justiça do Trabalho
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, foi indicado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para receber a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no dia 11 de agosto, em Brasília. A comenda, criada há 34 anos, destina-se a homenagear pessoas ou instituições que se destacaram em suas atividades e profissões ou prestaram relevantes serviços ao país.

Cacique Chá cercado de arame farpado
Em pleno centro de Aracaju, no Cacique Chá, que está sendo reformado pelo governo estadual, a empresa responsável pela obra resolveu cercar o local com arame farpado. Isto mesmo, caro leitor, arame farpado! Foi para fazer economia ou com outra intenção? Quem saber colocar para pastar no local algumas vaquinhas para ter um leitinho pela manhã. E de quebra alguns bezerrinhos.

Calçada da 13 de Julho I
O prefeito Edvaldo Nogueira já determinou que a Emurb desenvolva estudos para contratação de um projeto de reforço estrutural em toda a extensão da calçada da avenida Beira Mar que margeia o Rio Sergipe, desde a curva do Iate Club até o pontilhão da avenida Anízio Azevedo.

Calçada da 13 de Julho II
Segundo a assessoria da Emurb é importante ressaltar que toda a estrutura da calçada hoje existente não compromete a segurança dos pedestres. O fluxo e refluxo da maré tem causado apenas fuga de material da base da calçada, o que provoca afundamentos no passeio, que são frequentemente recuperados pela Emurb.

Agosto Para Todos I
Entre os dias 15 e 22 de agosto diversas atividades irão compor a semana do Folclore em Sergipe. Durante seis dias o Projeto ‘Agosto para Todos’, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), irá realizar oficinas, palestras, rodas de debates e muitas mostras da cultura popular sergipana. As atividades estarão espalhadas por Aracaju, São Cristóvão e Laranjeiras.

Agosto Para Todos II
Além das atividades acadêmicas, o cortejo folclórico, já conhecido pela população aracajuana,  irá sair do Centro de Criatividade e circular as ruas e calçadões do centro comercial da capital, espalhando a alegria e a tradição dos mestres sergipanos.  Confira a programação completa em www.divirta.se.gov.br e participe dessa festa.

Olivier e Luciano: almoço não aconteceu
Ontem, 08, um vereador de Itabaiana entrou em contato com o blog para informar que embora este espaço tenha publicado nota da assessoria do vereador Olivier Chagas informando que não existe nenhum acordo formado com o prefeito Luciano Bispo, na verdade está no caminho bem firme. O vereador informou que ontem mesmo o prefeito almoçou com Olivier na casa da mãe do parlamentar. Em contato com o blog Olivier desmentiu que não aconteceu o almoço e a informação partiu de políticos que tem interesse de apenas tumultuar o processo político.

Sergipe recebe quatro novos campi do IFS
Como parte da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) receberá quatro novos campi no interior do estado. Os municípios sergipanos que receberão novos campi do IFS serão Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Tobias Barreto e Poço Redondo, cidades que foram selecionadas a partir de um conjunto de critérios técnicos definidos pelo Governo Federal.

Educação em Socorro
O prefeito Fábio Henrique tem lutado para trazer um campi do Instituto Federal de Sergipe – IFS – para Nossa Senhora do Socorro. Na segunda-feira, 8, ele se reuniu com o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira; com o deputado federal Rogério Carvalho; e com o secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto.

Doação do Terreno
O objetivo do encontro foi chegar a um entendimento para a doação de um terreno para a instalação do campi. Esse projeto faz parte da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. E Nossa Senhora do Socorro foi selecionada a partir de um conjunto de critérios técnicos definidos pelo Governo Federal.

Conferência do Médio Sertão
Nesta terça-feira, 9 de agosto, o município de Nossa Senhora das Dores sediará a Conferência Territorial de Políticas Públicas para as Mulheres, da região do médio sertão. A abertura oficial acontecerá às 8h, na sede do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, localizado na Rua Benjamim Constant, centro da cidade. O ato contará com as presenças da secretária especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, de lideranças políticas e comunitárias dos municípios envolvidos.

Políticas públicas
A conferência tem como objetivo discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres do Brasil. Para esta terceira edição, o tema escolhido foi: Pela Construção da Igualdade, fortalecimento da autonomia e erradicação da extrema pobreza.

Estacionamento da UNIT
O PROCON Sergipe estará realizando nesta terça-feira, 9, uma diligência com o objetivo de verificar a denúncia promovida pelo DCE da Universidade Tiradentes de que a UNIT cobra taxa indevida de estacionamento. Na tarde desta segunda-feira, 8, os representantes da universidade e Diretório Central dos Estudantes (DCE)  estiveram no órgão, assim como o deputado Estadual Venâncio Fonseca autor do Projeto da Lei nº 7.174 de 30 de junho de 2011, que dispõe sobre proibição no âmbito do Estado de Sergipe de cobrança de valores para utilização de estacionamento em instituição de ensino, shoppings centers, hipermercados, supermercados, lojas e outros estabelecimentos comerciais.

Esclarecimentos
A diretora do PROCON, Gilsa Brito, esclarece que embora durante a audiência de conciliação não tenha havido acordo, entre as partes, diante da necessidade de averiguação dos fatos, decidiu pela diligência no local, a fim de atestar pessoalmente a situação, já que os advogados da UNIT alegaram que o estacionamento não pertence à universidade. Durante sua presença no PROCON, o deputado Venâncio Fonseca teceu elogios ao secretário de Justiça, Benedito de Figueiredo por quem afirmou ter grande admiração.

Concurso
As inscrições para o concurso de Nossa Senhora do Socorro foram consideradas um sucesso e ultrapassaram o número de 37 mil inscritos, superando a expectativa de 25 mil inscrições que eram esperadas pela Comissão Organizadora. As provas estão confirmadas para o dia 28 de agosto. Segundo o procurador geral do município, Carlos Krauss, a partir do  dia 16 de agosto, a empresa responsável pelo concurso deverá divulgar o horário e os locais onde cada candidato realizará cada prova. "As provas serão realizadas em Aracaju e em Nossa Senhora do Socorro, no período da manhã e da tarde", afirmou.

Comissão de Justiça
O presidente da Comissão de Justiça e Redação (CJR), da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Danilo Segundo (PSB), convocou os membros do grupo e os demais parlamentares  para a reunião ordinária da referida Comissão, que acontece nesta terça-feira, 9/8, às 9h30, no gabinete da presidência do Legislativo de Aracaju. Na ocasião, serão apreciados pelos componentes da Comissão, todos os projetos que se encontram em tramitação na CJR. Além de Danilo, integram o grupo os vereadores Emanuel Messias (PRP), Nitinho (DEM), Karla Trindade (PCdoB) e Rosângela Santana (PT).

Maria da Penha
Na manhã de ontem, 8,  a vereadora Rosangela Santana (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para registrar e comemorar os cinco anos da Lei Maria da Penha, completados no último dia 7. Grande conquista da luta das mulheres pelo fim da violência doméstica, a Lei Maria da Penha cria mecanismos para coibir este tipo de violência e encoraja, desde a sua criação, a denúncia de milhares de mulheres contra seus agressores.

Yoacan parte para nova disputa: Semi Contato de Karatê
O atleta Yoakan Jócelis (patrocinado pela Viação Progresso) 7 vezes campeão Brasileiro vai á Anápolis (GO) no período de 10 a 15 de agosto disputar o Mundial de Semi Contato de Karatê. O atleta vai para esse evento para adquirir conhecimento e conhecer a regra do Semi Contato. O evento reunirá atletas da África, Oriente Médio e Europa. “Tenho a certeza que voltarei com a bagagem recheada de conhecimento”, disse ao agradecer a Viação Progresso pelo patrocínio que completou 10 anos e o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, além do Colégio Salesiano onde é professor.

PCdoB em destaque
A vereadora Karla Trindade (PCdoB), ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem, 8, para destacar a mobilização da militância comunista e o papel do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) no fortalecimento do partido em Sergipe. Ela fez um breve relato dos últimos encontros, realizados pelo PCdoB na capital sergipana, que tiveram como objetivo articular a militância em todo o Estado para as eleições 2012. "O prefeito Edvaldo Nogueira representa um projeto político vitorioso em nossa capital, que há dez anos vem mudando Aracaju. Nestes cinco anos de gestão, ele realizou um conjunto de ações que demonstra o respeito com a coisa pública, o compromisso com o cidadão aracajuano", afirma Karla Trindade.

Procuradoria contesta registro do PSD
O Ministério Público Eleitoral impugnou o pedido de criação do PSD, partido comandado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, por entender que há indícios de irregularidades no processo de obtenção do número de assinaturas necessárias para o registro formal da legenda.Na impugnação, o procurador regional eleitoral substituto André de Carvalho Ramos afirma que as listas de apoiadores do partido aprovadas por cartórios eleitorais de São Paulo podem conter nomes em duplicidade.O procurador pediu que o registro do PSD seja indeferido caso a conferência das listas aponte irregularidades na obtenção do número de assinaturas necessárias para a criação do partido. (FSP)

José Sobral explica que antes da ação já havia deixado a Pronese
Através da sua assessoria de imprensa, o ex-presidente da Pronese e atual secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, informou que a execução do contrato e os repasses para a Associação Musical Lira Nossa Senhora da Purificação de Capela ocorreram após a sua saída da Pronese para assumir outra pasta no Estado. Ele ressalta ainda que no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), citado na ação proposta pelo Ministério Público e integrante dos autos, o gestor indicado é o seu sucessor. Zezinho Sobral explicou que os fatos narrados na peça acusatória, motivadores da ação, ocorreram a partir de março de 2009, sendo que ele deixou a empresa em dezembro de 2008.

Projeto
“Não tivemos a oportunidade de acompanhar a execução dos serviços, portanto não  posso ser responsabilizado. Porém, asseguro que todo o contrato foi cumprido e as casas entregues, alcançando o objetivo final do convênio. Estamos tranquilos quanto à ação do Ministério Público e iremos apresentar nossa defesa”, explica o secretário.Zezinho Sobral afirma ser um reconhecedor do zelo do MP estadual na defesa dos bens públicos, mas ressalta que no citado relatório do TCE, dentre outras constatações, está dito que técnicos atestam a satisfatória execução do projeto em mais de 98%, permitindo sua entrega aos beneficiários.

Rede Primavera
De 18 a 20 de agosto, Aracaju será palco do XXXI Congresso Norte Nordeste de Cardiologia. A Rede Primavera participará do evento e levará um estande para o Centro de Convenções de Aracaju. O PRIMACORDIS, grupo de profissionais que compõe o serviço integrado de cardiologia do Hospital Primavera, marcará presença apresentando trabalhos científicos produzidos dentro da instituição.

Palestra
Dentre os médicos que atuarão no Congresso estão o cardiologista André Veiga, que proferirá palestra sobre  ‘Resistência a Antiplaquetários’, e o cardiologista Luiz Flávio Prado que participará de discussão de casos clínicos. O PRIMACORDIS tem suas ações balizadas pela medicina moderna e no atendimento humanizado aos pacientes. O Congresso de Cardiologia faz parte do calendário oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e é organizado pela Sociedade Norte Nordeste de Cardiologia, Sociedade Norte Nordeste de Cirurgia Cardiovascular e da SBC Regional Sergipe.

Espetáculo de Deborah Colker tem apoio da Celi
Depois de percorrer vários estados brasileiros, o balé contemporâneo da Companhia de Dança Deborah Colker, chega a Aracaju com o espetáculo Tatyana, que se apresenta amanhã, 10 de agosto, no Teatro Tobias Barreto. Com o apoio da Construtora Celi, ele é dividido em dois atos e inspirado em um clássico da literatura universal, o romance em versos Evguêni Oniéguin, do escritor Aleksandr Púchkin (1799-1837), considerado o pai da literatura russa moderna. Para a Celi é uma satisfação apoiar e incentivar a cultura, através de um espetáculo desse nível para todos os sergipanos.

PELO TWITTER

Hipóclates agradece
www.twitter.com/riltonmorais E quando a gente trás o próprio material para usar num paciente do SUS e quebra uma pinça de 3 mil reais? Reclama com quem? Caridade cara.

Partidos suspeitos
www.twitter.com/Oswaldo_Vilela Só me falta agora DEM e PSDB juntarem seus intelectuais e produzirem uma nova "Genealogia da Moral"! #oremos.

Tempo não pára
www.twitter.com/alvaro_muller “Meu convite de formatura em jornalismo era uma máquina de escrever. Deste semestre é um Ipad"// E nem faz tanto tempo assim.

Espírito de porco
www.twitter.com/AnderChrisSouza Fico cada vez mais abismado ao ver que tem gente com coragem de torcer para que a crise piore no exterior só para afetar o Brasil #absurdo.

Respeito a vida
www.twitter.com/eugenio_nas Começa hoje em São Paulo a obrigatoriedade do respeito à faixa de pedestre.Tem multas pesadas. Aracaju já teve campanha neste sentido,mas…

Pressão popular
www.twitter.com/@gildasio2002 A falta de policiais militares nas ruas é por causa da politicagem. É preciso pressão social.

DO LEITOR

A Obra do retorno do Shopping Riomar foi importante para quem?
E-mail recebido de um morador da Coroa do Meio:  “Qual o benefício para a população de mudar o retorno já existente

de acesso ao Shopping Riomar, sentido centro, para uma esquina anterior? Por que não deixaram onde estavam?Será que foi para mudar o local de engarrafamento que antes era em frente ao Shopping Riomar  e passou a ser em frente a uma faculdade particular… passando a sensação falsa para os turistas que frequentam o local, que não há engarrafamento em Aracaju. E ainda mudaram a parada de ônibus sentido centro, para um outro local mais distante e ainda colocaram um abrigo sem nenhuma proteção contra os raios solares para os usuários do transporte público. Os usuários tentam se proteger do sol do jeito que pode! Tantas obras urgentes em muitos bairros da capital, obras encalhadas, sem perspectivas para a população, bem mais importantes, porém essa do retorno foi executada muito rapidamente. Por que SMTT”.

NOTA PÚBLICA – Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação

Propostas para o fortalecimento da Fundação Aperipê

Na última sexta-feira (5), cerca de 60 representantes de entidades sindicais, organizações populares, movimentos sociais, além de profissionais e estudantes de Comunicação Social e servidores da Fundação Aperipê estiveram presentes no Seminário Comunicação Pública em Sergipe: Desafios e Perspectivas para o fortalecimento da Fundação Aperipê. O Seminário foi organizado pelo Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação.

Durante o Seminário, a partir da atual organização da FUNDAP, foi apresentada uma proposta de reestruturação da Aperipê, baseada em quatro questões centrais: gestão, financiamento, conteúdo e direitos trabalhistas.

Gestão – No que diz respeito à gestão, a Aperipê tem ainda uma administração centralizada no Superintendente, tendo um Conselho Curador sem participação social, com ampla maioria de secretários de estado e apenas um representante dos trabalhadores da Fundação.

A proposta do Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação é a criação de um Conselho Curador como instância superior da Aperipê, com caráter consultivo e deliberativo. Esse Conselho deve ser composto com ampla participação social, através de um consulta pública, com mecanismos de eleição direta e mandatos. Defendemos ainda que a Superintendência da FUNDAP deve estar subordinada ao Conselho, dado o caráter público da Aperipê.

Financiamento – No tocante ao financiamento, a Aperipê vive ainda uma forte dependência dos recursos do Governo do Estado, via Secretaria de Educação. Esse fato é preocupante, pois coloca a FUNDAP numa possível instabilidade financeira a cada mudança de Governo.

A proposta do Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação é que seja criado um fundo orçamentário público específico para a Fundação Aperipê, oriundo de arrecadação de impostos. Defendemos ainda a ampliação das fontes de recursos para a Aperipê, a partir de ações de prestação de serviços e consultorias.

Conteúdo – No conteúdo é onde visualizamos os maiores avanços da Aperipê nos últimos anos, abrindo espaço nas suas programações para conteúdos locais, com caráter cultural e artístico.

Porém também no conteúdo ainda é preciso avançar. Por isso, o Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação propõe a criação de um Conselho de Programação, formado com participação dos servidores da Aperipê e representações da sociedade. Esse Conselho deve ser responsável for definir as linhas para a programação das emissoras, a partir dos princípios de construção da cidadania crítica, consolidação da democracia, garantia do direito à informação e desenvolvimento da consciência crítica.

Direitos Trabalhistas – No campo trabalhista há também um grave problema na Fundação Aperipê. Trabalhadores com quase 30 anos de dedicação e empenho à Aperipê não possuem ainda salários e condições dignas de trabalho. Não há sequer um Plano de Cargos e Salários para os servidores; há um número elevado de cargos comissionados; e diversos servidores reclamam da falta de formação e aperfeiçoamento às novas tecnologias.

A proposta do Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação é que seja instituído um Plano de Cargos, Carreiras e Salários de forma a estabilizar e valorizar os servidores efetivos da Fundação Aperipê. Para os trabalhadores da FUNDAP defendemos ainda que seja oferecida uma formação continuada em princípios e práticas de uma comunicação efetivamente pública.

Defendemos ainda a imediata abertura de Concurso Público para a Aperipê, como forma de organizar, regularizar e ampliar o quadro funcional da Fundação.

Para iniciar as transformações…

Durante o Seminário conhecemos ainda a experiência de organização popular que vem culminando em transformações na TV Pernambuco, emissora pública daquele estado.

Interessou-nos conhecer que em Pernambuco as mudanças na Comunicação Pública vem ocorrendo a partir da articulação entre sociedade civil e poder público.

Neste sentido, foi apontado durante o Seminário que, para iniciar as transformações, é fundamental a criação imediata de um Grupo de Trabalho para discutir de forma permanente as mudanças necessárias na Fundação Aperipê. Entendemos que este Grupo de Trabalho deve envolver diversos segmentos da sociedade civil e do Governo Estadual ligados diretamente à Comunicação, como Superintendência da Aperipê, Secretaria de Educação, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Cultura, Secretaria de Direitos Humanos e Casa Civil.

Aguardamos posicionamento do Superintendente da Fundação Aperipê, Sr Luciano Correia, que não participou do Seminário, e de outras representações do Governo do Estado.

Atenciosamente,Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Vejo na luta enxadrística um modelo exato da vida humana, com sua luta diária, suas crises e seus incessantes altos e baixos”.  Garri Kasparov, ex-Campeão mundial.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais