Jogo da Vale

0

Diferente do que tem se afirmado, a Vale nunca teve o Projeto Carnalita como uma prioridade. Quem não se lembra do esforço feito pelo falecido governador Marcelo Déda (PT) para viabilizá-lo? Por várias vezes, foi preciso a intervenção direta do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para destravar os entendimentos entre a mineradora e a Petrobrás. A própria presidente Dilma Rousseff (PT) pressionou a Vale. Agora, a empresa enxerga nessa disputa mesquinha entre Capela e Japaratuba uma oportunidade para adiar o início da implantação do projeto. Claro que aumentar a produção de potássio é fundamental para o Brasil, mas, como qualquer grande empresa, a mineradora coloca os interesses dela acima das prioridades do país. Portanto, inadvertidamente, o prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), está fazendo o jogo da Vale, que utiliza esse bate boca tacanho para prorrogar, sabe-se lá por quanto tempo, o início da exploração da carnalita em solo sergipano.

Contra o Rio

A Justiça Federal não acatou a ação cautelar movida pelos Ministérios Público Federal e Estadual para impedir o aterro de parte do leito do Rio Sergipe. Mesmo sem apresentar qualquer estudo de impacto ambiental, a Prefeitura foi autorizada a continuar lançando toneladas de pedras e areia naquele corpo d’água. Resta saber se a Justiça também vai impedir que o Rio invada outras áreas em Aracaju, como fez quando o poder público aterrou criminosamente o bairro Coroa do Meio.

No páreo

A ex-primeira dama de Sergipe, Eliane Aquino (PT), desmentiu nota publicada ontem no Jornal da Cidade dando conta que ela não deseja ser candidata a cargo eletivo em outubro próximo. A viúva do governador Marcelo Déda (PT) disse que encararia com responsabilidade o encargo de candidata, “se esta for a decisão do meu partido”. Por fim, afirmou que decidirá no momento certo qual o caminho a tomar. Ficou claro?

Reunião petista

Os presidentes dos diretórios municipais do PT se reúnem hoje em Aracaju. A convocação é do presidente estadual do partido, deputado federal Rogério Carvalho. Marcada para as 14h, no auditório do Sindiprev, a reunião vai tratar sobre os próximos passos do partido com vistas à campanha eleitoral deste ano.

Fique ligado

A Justiça Eleitoral está alertando que e-mails de origem duvidosa estão circulando em nome dela. Tais mensagens geralmente contêm um comunicado de cancelamento do título eleitoral sob a falsa alegação de irregularidade no CPF do eleitor. A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de títulos eleitorais.

Fogo amigo

E o secretário estadual do Trabalho, Fábio Mitidieri (PSD), deu um chega pra lá no senador Antônio Carlos Valadares, que colocou à disposição do governo os cargos ocupados pelo PSB. Pelo twitter, Mitidieri disse que “não existe isso de deixar os cargos à disposição. Todos os partidos da base aliada têm condições de estar na chapa majoritária. Não será no grito que resolveremos”. Homem, vôte!

Perdão a Deus

O governador Jackson Barreto (PMDB) usou as redes sociais para “aconselhar” o radialista Gilmar Carvalho (PR). Veja o que postou o peemedebista: “Inveja é uma coisa que mata. Você já afirmou que numa hora difícil da sua vida eu lhe ajudei a não passar fome. Lembre-se disso, peça perdão a Deus por suas maldades. Você foi derrotado em duas eleições para deputado estadual e, na coligação que está, vai ser derrotado pela terceira vez”. Vixe Maria!

Culpa da Energisa

As constantes faltas de energia elétrica têm causado interrupção no fornecimento de água tratada. Sem energia, as adutoras param de bombear água, deixando desabastecidas milhares de famílias. O problema tem afetado principalmente a adutora do Semiárido, que abastece Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Carira e Pinhão. Pior é que os usuários reclamam da Deso, quando a culpa é da Energisa.

Bem na fita

Em termos de custo, Aracaju é o quinto melhor destino do país para os turistas. O ranking foi divulgado pela revista Exame com base em pesquisa do site Trivago. Segundo a publicação, com valor médio de pernoite por pessoa R$ 128,00, Aracaju chama atenção pelo ar de cidade do interior, belas praias e gastronomia típica da região.

Do baú político

Os líderes políticos do PSD e do PTB nunca engoliram a derrota nas eleições governamentais de 1954, vencidas pelo udenista Leandro Maciel. Em seu livro ‘Júlio Leite, o chefe invisível’, o jornalista Ricardo Leite revela que várias urnas foram trazidas do sertão da Bahia e trocadas nas seções. Antes eram emprenhadas com votos de Leandro. A coisa chegou a tal ponto que uma das urnas foi esquecida num jipe de um udenista. Revoltados, os políticos do PSD e PTB recorreram à Justiça contra as fraudes.  Em seu jornal Folha Trabalhista, de Estância, os petebistas denunciaram que na eleição votaram mais de 100 defuntos. Apesar das queixas dos derrotados, Leandro tomou posse, cumpriu o mandato e, no pleito seguinte, venceu os adversários novamente com a eleição de Luiz Garcia para o governador.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais