Jornalismo do disse me disse

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Impressiona a forma como determinados setores da imprensa sergipana estão transformando o jornalismo político num ambiente de fofocas, disse me disse e aleivosias dignos de programas e sites especializados como o de Nelson Rubens e Léo Dias, isso com todo o respeito a esses dois profissionais altamente gabaritados.

Tornou-se uma constante a exoneração e nomeação de secretários estaduais por essa parte da imprensa. Também virou hábito a manipulação de informações, onde se textualiza diálogos que nunca ocorreram. Brigas ou discussões imagináveis ou mentirosas. Talvez quem se preste a esse tipo de fanfarrice jornalística devesse se candidatar à dramaturgia ou mesmo à ficção cientifica, se bem que um filme dirigido por "inventores" desse jaez, digo, autores, certamente concorreria ao prêmio de framboesa de ouro, que é uma paródia do Oscar, que "premia" os piores filmes do ano.

No fundo, o que se pretende é confundir a opinião pública criando factoides que desestabilizem um agrupamento político, em benefício das pretensões políticas dos patrões e quiçá de alguns próprios jornalistas ou radialistas que bem poderiam ser autores de filmes como "a volta dos que não foram", "poeira em alto mar" ou "as tranças do rei careca"

Unidade em Socorro
Mais de 100 suplentes de vereadores e lideranças de Nossa Senhora do Socorro afirmaram que seguirão as orientações políticas do prefeito Fábio Henrique (PDT). O encontro aconteceu no último sábado, durante um almoço realizado na chácara Santa Terezinha, no povoado Tabocas. Todos os presentes concordaram em promover a unidade e fortalecer o grupo sob o comando de Fábio Henrique.

Sem posições individuais
Fábio Henrique enfatizou que em 2014 não haverá posições individuais, como aconteceu em 2010, e afirmou que o grupo terá candidatos a deputados estadual e federal, senador e governador. "Na hora certa vamos discutir os nomes, por enquanto estamos conversando com todos, buscando o que for melhor para Socorro", declarou o prefeito.

Economista que estudou no Atheneu e formou-se na UFS pode ser ministro da Fazenda
Deu na coluna Painel da FSP, de ontem, 21: Currículo na mesa: Enquanto Dilma Rousseff não bate o martelo sobre a reforma ministerial, que incluiria trocas nas Relações Institucionais e na Fazenda, um ex-ministro do governo Lula tem defendido junto ao ex-presidente o nome de Otaviano Canuto para a cadeira de Guido Mantega. Economista com carreira na Unicamp, ele trabalhou com Antonio Palocci na pasta, em 2003. Hoje, é consultor do Banco Mundial e visto como um nome apara "recuperar a credibilidade" do governo no mercado.

Histórico
Natural de São Paulo, filho do artista plástico e ilustrador Otaviano Canuto e de Gedalva Machado dos Santos, Otaviano Canuto dos Santos Filho passou a infância e a juventude em Aracaju. Na capital sergipana, estudou no Colégio Estadual Atheneu Sergipense e formou-se na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ainda em Aracaju, foi professor das Faculdades Tiradentes e da UFS. Fez doutorado na Unicamp (SP) e foi professor da USP.

Cargos
Otaviano Canuto foi Vice-Presidente e Chefe da Rede de Redução da Pobreza e Gerência Econômica (PREM) do Banco Mundial (Bird), uma divisão com mais de 700 economistas e outros profissionais trabalhando em políticas econômicas, redução da pobreza e elaboração de relatórios técnicos para os países clientes do Banco Mundial. Ele assumiu o cargo em 4 de maio de 2009, após atuar, desde junho de 2007, como Vice-Presidente de Países do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Dr. Emerson será empossado na ASM
O médico e vereador de Aracaju Emerson Ferreira da Costa será empossado na cadeira 24 da Academia Sergipana de Medicina, que tem como patrono o Dr. Júlio Flávio Prado e como fundador Dr. Osvaldo Leite. Ele vai suceder à médica Elizabete Tavares, de saudosa memória. A solenidade de posse deverá ocorrer no auditório da Somese.

Sem diferença
Do jornalista Gilson Sousa, no Jornal do Dia do último domingo: Sinceramente. Nada mais arrogante, no meio publicitário,do que uma propaganda veiculada na mídia sergipana exaltando os serviços da Unimed, cooperativa que dá sustentação a um plano de saúde muito questionável. “Somos médicos. E isso faz toda diferença”. Mas que diferença?

Semi-deuses

E finaliza Gilson:Tá na hora desta categoria de profissionais baixar a bola e aceitar o fato de que são trabalhadores como outro qualquer. Se escolheram a atividade de zelar pela vida das pessoas, então que zelem sem imaginar que são semi-deuses.

Subsede Sertão
O clima foi de celebração e muita expectativa durante a posse da diretoria do maior sindicato do estado de Sergipe, o SINTESE. A diplomação dos novos diretores da Subsede Sertão, realizada na manhã do último sábado no município de Nossa Senhora da Glória, encerrou o ciclo de posses de seis Subsedes da entidade sindical espalhadas por todas as regiões de Sergipe.

Desenvolvimento
Para  a deputada estadual Ana Lúcia (PT), o SINTESE é um sindicato estratégico para o desenvolvimento de Sergipe, não apenas por ser a maior entidade sindical do estado, mas por atuar num campo que é central para o desenvolvimento social. “Temos clareza de que qualquer nação não depende somente da educação para o seu desenvolvimento, mas ela não se desenvolve se não priorizar a educação do seu povo”, apontou a deputada.

Avanços
O recém empossado diretor da Subsede Sertão do SINTESE, Francisco Filho de Oliveira, avaliou que, mesmo diante das dificuldades de dos momentos de tensão para a categoria, o cenário tem avançado na região do Sertão. “Embora tenha sido mantido o discurso de dificuldades e falta de recursos, neste ano de 2013 tivermos a valorização profissional no que diz respeito ao piso salarial atendida em 11 dos 13 municípios da Subsede sertão, o que representa 85% deles”, analisou.

Agenda
22 de julho – Para participar da Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco, sucessor de Bento XVI, chega hoje ao Brasil. O desembarque do Sumo Pontífice ocorrerá às 16 horas, no Galeão. De lá, o papa seguirá direto para a Catedral do Rio de Janeiro. Em seguida, desfilará, em carro aberto (papamóvel), pelas ruas do centro do Rio, até seguir em helicóptero para o Palácio da Guanabara. A primeira visita de um papa ao nosso país ocorreu em 1980. Na quarta-feira, o papa Francisco deixará o Rio de Janeiro, seguindo para Aparecida, onde, no Santuário da Padroeira do Brasil, celebrará uma missa e abençoará os fiéis. O “campus fidei” (campo da fé) sediará a Jornada Mundial da Juventude. No local, o papa Francisco mantém encontro com jovens no dia 27 e celebra missa no dia 28, domingo.

MemóriaAconteceu há 49 anos –  (1964)
O principal acontecimento da história do país naquele ano foi o golpe militar que implantou a ditadura. O regime militar durou 21 anos, até 1985. Apoiado pelos Estados Unidos, através da operação BROTHER SAM, o golpe contou, também, com a adesão de parte da Igreja Católica e de outros setores, como a classe média e a chamada grande imprensa. O mês de março foi decisivo. Jango anuncia em comício a nacionalização das refinarias de petróleo e o tabelamento dos aluguéis. Desfile reúne aproximadamente 500 mil pessoas na praça da Sé, em São Paulo. O cabo Anselmo, sergipano, chefia, no Rio de Janeiro, a chamada Revolta dos Marinheiros. Ainda hoje persiste a dúvida sobre a data correta do movimento militar: 31 de março (oficial) ou primeiro de abril (o dia da mentira?). FRASE – Rui Barbosa, sobre as revoluções: “O pavor das revoluções faz as estupendas tropelias dos déspotas. O  pavor dos déspotas, a abjeta subserviência dos povos.”

Curtas
CONCESSÃO DE AEROPORTOS: EBP, EMPRESA CONTROLADA POR BANCOS, É SUSPEITA DE SER BENEFICIADA PELO GOVERNO. /// AS PRÓXIMAS METAS SÃO O GALEÃO (RIO DE JANEIRO) E CONFINS (MINAS GERAIS). /// ANP – AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO – ACEITA COMO GARANTIA CAMPO DE EIKE BATISTA QUE AINDA NÃO PRODUZ. /// EM PROTESTO, ENTIDADES DE SAÚDE DEIXAM COMISSÃO FEDERAL QUE ESTUDA A SAÚDE E A EDUCAÇÃO NO BRASIL. /// TARIFAS DE PEDÁGIO EM RODOVIAS PAULISTAS DEVEM SOFRER REDUÇÃO. /// POLÍCIA  MILITAR DA BAHIA CONSIDERA PREOCUPANTE A CONDIÇÃO FÍSICA DA TROPA. GRANDE PARTE DELA É OBESA. /// VATICANO RATIFICA DECISÃO DO PAPA DE DESFILAR EM CARRO ABERTO, NO RIO DE JANEIRO. /// SEGURANÇA DO PAPA VAI CONTAR COM 4 MIL NO CAMPO DA FÉ E 10 MIL EM COPACABANA. /// “SABEMOS QUE HÁ ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS ESTIMULANDO O VANDALISMO E O QUEBRA-QUEBRA”. DECLARAÇÃO DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL FILHO, DO RIO DE JANEIRO. /// PEREGRINOS DE ÚLTIMA HORA DISPUTAM VAGAS EM HOTÉIS DO RIO DE JANEIRO. /// A IGREJA CATÓLICA JÁ ENCERROU PROGRAMA DE HOSPEDAGEM EM CASAS E ESCOLAS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

José Silvério
O excelente narrador esportivo José Silvério, figura ímpar do rádio esportivo brasileiro, recebeu, na semana que passou, expressivas homenagens pelo transcurso de seus 50 anos de carreira radiofônica. Atualmente na Bandeirantes, “o pai do gol”, assim batizado por Milton Neves, revelou-se na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, tendo sido contratado, pouco tempo depois, pela Rádio Pan-Americana, hoje Jovem Pan. Desde 1989 está na Bandeirantes, sendo titular absoluto da narração esportiva. Na cobertura da Copa de 1986, no México, fui apresentado pelo saudoso Glau Peixoto, de uma só vez, a José Silvério e ao grande comentarista Orlando Duarte. A Rádio Jornal de Sergipe comandou um “pool” de emissoras, transmitindo os jogos diretamente dos estádios (todos aqueles da seleção brasileira, a partida de abertura e a final da Copa). A equipe que a Jornal mandou ao México era integrada por José Antônio Marques, Glau Peixoto, Paulo Lacerda, eu (Alceu) e Carlos Batalha, que era da Aperipê, emissora integrante do pool. Como eu era o comentarista de nosso time, Glau Peixoto, sempre brincalhão, inverteu as posições e me apresentou a Orlando Duarte como um dos maiores comentaristas esportivos do Brasil. Na verdade, essa qualificação referia-se, de fato, ao Orlando. No fundo, penso que não foi apenas uma brincadeira. O objetivo do Glau era motivar-me mais ainda para a execução de um bom trabalho. Reconheço que a cobertura da Copa do Mundo de 86 foi, sem dúvida, a maior experiência profissional que vivenciei. Agora, que eu fiquei numa “saia-justa” quando do fato há pouco citado, sem dúvida, fiquei. Glau Peixoto, um jovem idealista e um profissional altamente competente, faleceu no ano seguinte, 1987, em trágico acidente automobilístico. Isso ocorreu em 05 de maio, dia mundial das comunicações.

Memória (Por dentro do rádio)
Quando recebi, em 1996, por iniciativa do amigo Abraão Crispim, então vereador de Aracaju, o honroso título de cidadão aracajuano, e, no ano seguinte, o de cidadão sergipano, por indicação de outro amigo, Ismael Silva, que era deputado estadual, muita gente, com certa razão, surpreendeu-se. Porque a presunção geral era a de que eu era sergipano nato. Segue a explicação necessária: Toda a minha família, quer por parte de pai, quer por parte de mãe, tem como origem a cidade histórica de Laranjeiras. Meu pai, que era fiscal do antigo IAA – Instituto do Açúcar e do Álcool – foi transferido para Maceió, no começo do ano de 1945. Em abril, eu nasci. E no final do ano, eis que meu pai volta para exercer sua função em Sergipe. Assim, sou natural de Maceió (AL), a Terra dos Marechais. Meus pais voltaram a residir em Laranjeiras. E foi lá que eu passei toda a minha infância. Com 11 anos, em 1956, vim para Aracaju, a fim de estudar. Prestei exame de admissão no Colégio Estadual. Aprovado, cursei todo o ginásio e depois QUASE todo o curso clássico. Mas esta é outra história, que oportunamente relatarei, neste ESPAÇO.

Feliz aniversário
É o que este espaço deseja ao cronista esportivo e ex-árbitro de renome nacional Sidrack Marinho. O transcurso de seu natalício ocorreu no último sábado. Baiano, mas radicado em Sergipe há décadas, Sidrack foi revelado por João Carlos Smith. Recentemente, teve uma nova experiência profissional, ao exercer a função de superintendente do Club Sportivo Sergipe. Um verdadeiro “gentleman”, Sidrack Marinho desfruta de um excepcional conceito junto aos seus colegas. É o que se pode chamar de um verdadeiro amigo.Por sinal, ele aniversariou no sábado passado, o dia do AMIGO.

A Volta dos que não foram
Ou melhor, dos que foram e voltaram. Neste ano que antecede a Copa do Mundo, cresce a cada dia o batalhão de jogadores de futebol que estão de volta ao futebol brasileiro. A quantidade é muito grande. Eles são chamados de REPATRIADOS. Mas podemos relacionar os mais conhecidos: Deco, Ronaldinho, Zé Roberto,  Alex, Alan Kardec. Temos, ainda, o Juninho Pernambucano, que voltou, retornou para o exterior e agora está novamente de volta. E dois candidatos firmes a engrossar as fileiras dos repatriados: Robinho e Kaká.

Hegemonia
No futebol internacional, a hegemonia entre as seleções pertence à Espanha, que venceu o certame europeu e a Copa do Mundo. Na área dos clubes, o Bayern Munich destronou os espanhóis. E o brasileiro Corinthians é o atual campeão mundial. Para decidir o título de 2013 com o Bayern, campeão da Europa, o Atlético Mineiro terá que derrotar o Olympia, do Paraguai, por três gols de diferença, na partida final da próxima quarta-feira, marcada pela CONMEBOL para o Mineirão, em Belo Horizonte.

Goleada do Sergipe
Em jogo-treino realizado ontem à tarde, na cidade de Aquidabã, o Sergipe goleou, por 7 X 0, a equipe local da Associação Desportiva. O técnico rubro, Givanildo Sales, utilizou duas equipes no amistoso, uma em cada tempo da partida. E, assim, pôde observar o desempenho dos integrantes do elenco rubro. Os gols do Sergipe foram marcados por Pirambu (2), Fabinho Cambalhota (2), Emerson, Lucão e Rafael. O árbitro foi Antônio Hora Filho, que já encerrou sua carreira, mas que, convidado, apitou o jogo de ontem em Aquidabã. Na oportunidade, foi homenageado pelo Club Sportivo Sergipe. Os membros do Comitê Gestor do Mais Querido estiveram presentes no estádio onde se realizou a partida, que foi, inclusive, alvo de elogios por parte da crônica esportiva presente ao acontecimento.

Próximo adversário
No grupo A-4 da Série D, o Sergipe enfrentará no próximo domingo, 28 de julho, o CSA de Maceió. Líder do grupo, o Mais Querido terá como palco, mais uma vez, o Estádio Fernando França, em Carmópolis.

Panorama geral dos campeonatos
CLASSIFICAÇÃO – SÉRIE A – G/4 – Botafogo – 16 p.g. – Coritiba – 16 – Cruzeiro – 15 – Internacional – 15. Z/4 – Ponte Preta – 7 – Atlético PR – 7 – Portuguesa – 7 – Náutico – 4.
SÉRIE B – G/4 – Palmeiras – 21 – Chapecoense – 20 – Sport – 18 – Joinville – 17. Z/4 – Avaí – 9 – ASA – 7 – América RN – 6 – ABC – RN – 3.
SÉRIE C –  G/4 –  Sampaio Correia – 13 – Cuiabá – 10 – Luverdense – 10 – Fortaleza – 10. Z/4 – CRB – 6 – Treze PB – 4 – Baraúnas – 4 e Rio Branco AC – ZERO.
SÉRIE D –  GRUPO A-4 (GRUPO DO SERGIPE) – Sergipe – 10 – Botafogo PB – 8 – Vitória da Conquista – 6 – Juazeiro – 4 e CSA – ZERO P.G.
O próximo jogo do Sergipe será domingo, 28 de julho, às 16 horas, no Estádio Fernando França, em Carmópolis.
Na Série A, destaque para a vitória do Vasco da Gama, na reestreia de Juninho Pernambucano, sobre o Fluminense, no Maracanã, por 3 X 1. Derrota do Flamengo, diante do Internacional, nos acréscimos (46 minutos) do segundo tempo, por 1 X 0. O empate de 2 X 2 entre Santos e Coritiba. E a nova derrota do São Paulo, que está, agora, sem vencer há dez partidas, contra o Cruzeiro de Belo Horizonte.

Apelo especial
Esta coluna faz um apelo especial ao prefeito de Laranjeiras, Juca Bala, filho de Antonio Menezes Leite, que também foi prefeito dessa importante cidade e que foi colega de infância do titular deste ESPAÇO. Trata-se de um pedido de assistência a ZÉ DE DUDA, grande desportista, que se dedicou em grande parte de sua existência ao futebol, naquela cidade. De ajudante do Mestre Gaspar, conhecido alfaiate laranjeirense e presidente do Cotinguiba, a técnico de futebol, foi um pulo. Como jogador, era apenas regular. Mas durante décadas teve uma atuação destacada no esporte da terra de João Ribeiro. Funcionário aposentado da prefeitura, Zé de Duda está muito doente e encontrando dificuldades na compra de remédios e de realização de consultas médicas. Apelamos, então, para o atual prefeito, que não conhecemos pessoalmente. Contudo, temos a certeza de que a solidariedade humana não é atributo que lhe falte. Como conhecemos de longa data a família Leite, em especial seus irmãos Paulo, Heribaldo e Terezinha, não temos a menor dúvida de que este apelo será atendido. DEUS, certamente, reconhecerá esse gesto humanitário acima de tudo.

Memória do esporte
22 de julho – Em 1927, fundada a Roma (Associazione Sportiva Roma S.p.a.), Itália. Em 1951 – O Palmeiras empata por 2 a 2 com a Juventus da Itália e conquista a Taça Rio, torneio internacional amistoso, considerado o mundial interclubes da época.

PELO TWITTER

www.twitter.com/alanbarretoso  Quer ser diferente? Faça o certo!

www.twitter.com/Rafael_Salomao  “Os olhos, reflexos da vida. A vida, reflexo da mente”Aspas da Vida/Salomão.

www.twitter.com/AdemarQueiroz  Desenhe a sua vida como quiser. Afinal, só você sabe qual a paisagem que lhe faz feliz.

www.twitter.com/frednavarro  "Seu corrupto é mais corrupto do que o meu" é o lema orgulhoso dos militantes partidários. Disputa acirrada.

www.twitter.com/RadhamesBelchio  Bom dia, você pode levar o cavalo na água mais não pode força a ele beber.

www.twitter.com/salesneto1  Ao mexer no Banco do Vaticano, Papa Francisco demonstra coragem. João Paulo I não teve sorte. Tentou e foi assassinado após 33 dias como Papa.

www.twitter.com/juremirm  Joaquim Barbosa é o maior engodo dos últimos tempos. Uma nova versão, feita pela mesma mídia lacerdinha, do caçador de marajás. Fake total.

ARTIGO

Acidentes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente? Por Anselmo Costa

Os acidentes de trânsito nas ultimas semanas envolvendo motociclistas e condutores de veículos embriagados causaram revoltam na população. O acidente ocorrido com o motociclista Weyni Allan Nascimento, ocorrido da madrugada da última quarta-feira, 17, quando acabou surpreendido por uma caminhonete que, trafegava pela contramão, ocasionando a morte do condutor da moto, deixou familiares da vítima revoltados, não pelo simples fato do acidente, mais sim pela forma como o condutor do veículo agiu ceifando a vida de um jovem que conduzia o seu veículo da forma correta em destino ao seu trabalho.

O condutor da caminhonete, identificado como José Helton Lima da Silva, 27, foi autuado em flagrante delito por homicídio culposo e embriaguez ao volante, pagando uma fiança em torno de R$ 13.560,00 e liberado para responder pelo crime de Homicídio Culposo.

Mas, afinal de Contas, o que vem a ser dolo ou culpa em acidentes de trânsito? Depende do caso, mas normalmente os autores de acidentes de trânsito respondem pelo crime de homicídio culposo. O que alguns devem estar se perguntando é qual a diferença entre o homicídio culposo e o doloso, uma vez que se trata de um mesmo crime (homicídio), cujo resultado é a morte da vítima. A conseqüência da conduta do agente para essas vítimas de acidentes de trânsito é sim a mesma, qual seja, a sua morte, porém a punição pode ser bem diferente dependendo da intenção do autor do delito. Para que todos entendam como é feita essa análise, é de suma importância esclarecer o que vem a ser um crime doloso e culposo. Age com dolo o sujeito que tem a intenção de praticar a morte de alguém, ou seja, que tem consciência e vontade de eliminar uma vida humana, independente de como faça isso. Um indivíduo pode, por exemplo, matar seu inimigo atropelado, utilizando-se do veículo como um meio para causar a morte de outrem, assim como poderia usar uma arma de fogo. O que importa é a sua intenção, vontade de praticar o crime de homicídio. Neste caso, diz-se que o agente atuou com dolo direto. Porém, alguém pode não querer diretamente a morte de outro, ou seja, não querer produzir o resultado, mas acaba por assumir o risco de produzi-lo. Embora não queira atingi-lo, pouco se importa com a sua ocorrência, uma vez que não deixa de praticar a conduta, caso em que existe a outra modalidade de conduta dolosa, que é o chamado dolo eventual.

Um outro caso que repercutiu foi o acidente ocasionado pelo fotógrafo quando na Av. Beira Mar, por causa de uma discussão fútil de trânsito atropelou e matou outro motociclista. Neste segundo caso agiu o agente com a intenção de matar o que caracteriza o crime de homicídio doloso.

Na sua modalidade culposa o homicídio é um crime em que o autor não quis a morte da vítima, que decorreu de uma conduta imprudente ou negligente do autor. Qualquer um está suscetível a um acidente de trânsito, como, por exemplo, se distrair ao pegar algum objeto no interior do veículo e colidir com um automóvel que transitava no sentido contrário, causando a morte de alguém. A pena para o homicídio doloso (reclusão de 6 a 20 anos ou de 12 a 30 no caso de estar presente alguma qualificadora – Código Penal) é muito maior do que para o homicídio culposo (detenção de 2 a 4 anos de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro).
Atualmente, em alguns acidentes de trânsito, os magistrados e os tribunais têm decidido no sentido de que o autor de um homicídio assumiu o risco de causar a morte de outrem, uma vez que ignora a possibilidade de um resultado morte, demonstrando total desprezo pela vida alheia.

Enfim, a tese de homicídio doloso eventual têm se tornado cada vez mais freqüente em acidentes de trânsito, pois o excesso de velocidade e fatores como álcool e drogas na direção têm sido a causa de muitos desses acidentes. Por isso, muito sensatamente, o Poder Judiciário vem endurecendo o tratamento em relação a esses delitos.

Que os nossos magistrados e o MPE estejam vigilantes não só dois casos relatados acima, como em todos àqueles em que covardemente motoristas embriagados tem tirado a vida de pessoas inocentes tirando-as do seio dos seus familiares de forma trágica acobertados pelo manto da impunidade.

ARTIGO

Para além da marcha  por  Ailton Francisco da Rocha*

Com uma pauta marcada por reivindicações por mais recursos para os municípios, a 16ª Marcha dos Prefeitos reuniu em Brasília cerca de 4 mil pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O evento ocorreu entre no período de 09 a 11 de julho de 2013. Saúde, Previdência e Educação estiveram entre os assuntos discutidos na marcha, cujo tema dessa edição foi “O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios”.

Os prefeitos cobraram do governo federal reajuste dos repasses para programas sociais que foram assumidos pelos municípios. Na pauta prioritária do evento estiveram ainda itens como o aumento de 2% no percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a ampliação da lista de serviços tributados pelo Imposto sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal, entre outras.

Atualmente cerca de 40% dos recursos do PIB estão na gestão pública, metade na esfera federal e o restante dividido entre as esferas estadual e municipal.
A governança é o processo mais importante, por que por meio dela, é possível definir as metas que devem ser atingidas para a obtenção dos resultados. É necessário que haja reforma e modernização da gestão pública que visem o equilíbrio das contas públicas e a retomada do potencial de investimento. Neste modelo inovador de gestão, a busca por resultados transforma-se em gestão para a cidadania.

Os cidadãos, antes considerados apenas destinatários das políticas públicas, passam a ocupar também a posição de protagonistas na definição das estratégias governamentais. Como bem disse o político brasileiro Ulysses Guimarães “é preciso saber ouvir a voz rouca da rua”.

Para avançar é preciso tecnologia inovadora em todas as áreas: planejamento, programas, pactuação de resultados, pessoal, gestão por competência, avaliação de desempenho individual, compras governamentais, governança eletrônica e algo mais.
A inovação da gestão deve ser construída coletivamente, o gestor público sozinho não tem condição de realizar tudo que lhe é demandado.

É preciso buscar parcerias não só com o setor privado, por meio das parcerias público-privadas, bem como com o terceiro setor. E este em diversas áreas se mostra mais eficiente e com mais conhecimento do que o governo. Optar por fazer os termos de parceria onde o gestor público compactua a realização de determinado programa com a definição de metas, planilhas de gastos financeiros, e os resultados são monitorados.

Este trabalho poderá ser feito gradualmente. No primeiro momento busca-se o equilíbrio financeiro e orçamentário das contas, que pode ser denominado qualidade do gasto público. Na segundo a gestão por resultados e depois para o terceiro posto que é a gestão para a cidadania.

O cidadão passa a ser protagonista na definição das estratégias prioritárias do governo de acordo com a sua região/bairro/comunidade e a sociedade passa a acompanhar o cumprimento destas junto com o governo.

O acordo de resultados deverá ser o principal instrumento da gestão porque é o elo entre o que está na estratégia, que é traduzida em um indicador que tem metas. No resultado deste alcance deverá ser dada uma bonificação ao servidor, prêmio por produtividade, que é como a participação nos lucros de uma empresa privada.
Os especialistas afirmam que as sociedades estão experimentando a quarta geração da prestação de serviços on-line, que implica em novos modelos de interação com as redes sociais. A forma de interagir com a gestão pública muda a cada dia.

A democracia com oportunidades iguais para todos ainda é um desafio. É responsabilidade básica do poder público assegurar oportunidades iguais. A gestão pública deve representar um salto qualitativo na vida do cidadão.

*Engenheiro Agrônomo, Advogado e Escritor.

DO LEITOR

Resposta do HUSE e vinda do GATI
Do leitor Max Leonardo: “enho por meio do seu espaço para pedir que a direção do HUSE justifique por que não fez a cirurgia para a retirada de uma bala alojada no joelho do jovem José,mandaram pra casa e ainda mais o médico falou que se o joelho do rapaz inchasse que retornasse para o HUSE. O jovem José  é da cidade de Frei Paulo,mais precisamente  do povoado Alagadiço,e foi vítima de tentativa de assalto na última quinta,por volta das 18:30,meliantes dispararam contra ele,pois estavam interessados em levar a sua moto. O rapaz está com febre em casa,por sorte familiares conseguiram para que seja feita a cirurgia hoje,22,em outro hospital. E aproveito para pedir ao secretario de segurança pública João Eloy,para que pelo menos o GATI venha fazer abordagens aqui,principalmente no período da noite,pois só dois policias não tem condições de dar assistência a cidade de Frei Paulo e povoados. E sem contar que na mesma noite por volta das 20:00 horas,meliantes invadiram uma residência aqui,tocaram o terror e levarem pertences da família.”

Alerta sobre empresas transporte
Do leitor Silva: “No Jornal da Cidade do último domingo, foi publicada convocação de Assembléia Geral Extraordinária di Setransp.Dentre as 5 empresas, 3 (60%) são delas são representadas pela mesma pessoa física, cuja assinatura em TAM editam é idêntica. Ou seja, VCA, São Cristóvão e Cidade Histórica seriam a mesma empresa, travestida de laranjal???Cadê o Ministério Público? O TCE, a Polícia Federal?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“A televisão tornou-se um estado dentro do Estado, uma escola acima das escolas e uma forma subliminar e assustadora de manipulação de mentes.”

“Eu tenho uma vida vivida. Isso é muito importante. Agora, é preciso ver qual o horizonte intelectual da pessoa, porque a idade não é um valor…”

Florestan Fernandes, sociólogo brasileiro, nasceu em 22 de Julho de 1920 e morreu em 1995.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais