Jornalismo sério incomoda. Bolsonaro é o maior inimigo dele mesmo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Políticos e poderosos sempre se incomodam com jornalistas que fazem jornalismo sério e independente.

A reação estúpida do Presidente da República, no último domingo (“vontade de encher tua boca de porrada”), reflete claramente a intenção de quem é interrogado pelo fato de viver fazendo coisas erradas, independentemente do cargo ou instituição.

Já ontem, 24, disse que se um “bundão” da imprensa contrair o novo coronavírus, a chance de sobreviver é “bem menor”. Essa declaração de menor teor da do domingo foi para tirar o foco da repercussão negativa do “encher a sua boca de porrada”.

Bolsonaro não passa de um militar destemperado que sonha em ser mais um ditador. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!” (Jo 8,32). Claro demais que Bolsonaro e seus filhos fazem parte da milícia e estão envolvidos no esquema das “rachadinhas”.

“Os tolos de entendimento escasso têm a si mesmos seus maiores inimigos, pois cometem más ações que dão frutos amargos.” Dhammapada, 66 (escrituras do budismo). Para o mentecapto Jair Bolsonaro.

Pergunta que incomoda “Presidente Jair Bolsonaro, por que sua esposa Michelle recebeu R$ 89 mil de Fabrício Queiroz?”



Péssimo estado da rodovia José Sarney, em Aracaju E o blog vem recebendo diversas reclamações do péssimo estado em que se encontra a rodovia José Sarney, em Aracaju. Alguns trechos estão impraticáveis para o tráfego de veículos. Será que o DER/SE está esperando acontecer um acidente grave para tomar uma providência? Do antigo hotel Parque dos Coqueiros até o restaurante Paraty é muito grande a quantidade de buracos.


De pasto a campo de várzea: Batistão é o retrato do desinteresse do governo com o esporte e o turismo E os jornalistas esportivos de todo país comprovaram a péssima qualidade do gramado da “Arena” Batistão durante o jogo Confiança X Cruzeiro, no último domingo. O narrador Márcio Resende de Freitas, do canal esportivo SporTv, não só criticou o estado do gramado, mas aproveitou o intervalo para pedir ao cinegrafista que mostrasse de perto o gramado cheio de buracos. Já Jaeci Carvallho, do jornal o Estado de Minas foi mais direto: “Cruzeiro perde dois pontos em campo que mais parecia um pasto – Não justifica, mas uma equipe técnica não pode jogar num gramado assim”.

Gol contra do governo estadual Mesmo sem jogos por conta da pandemia, o governo estadual não aproveitou para melhorar as condições do gramado que se encontra cheio de buracos. Ao invés de aproveitar para passar uma imagem positiva de Sergipe para todo país, o jogo serviu para mostrar que o governo estadual não tem preocupação com o esporte e o turismo. Gol contra do governo estadual

Pré-candidatura A vereadora Emília Corrêa (Patriota) fará hoje, 25, às 16h30, uma transmissão, juntamente com o presidente estadual do partido, Uézer Marques, através das suas plataformas de comunicação (Instagram/Facebook) para falar, de forma clara, sobre sua pré-candidatura.

Tesouro diz que gastos com pessoal de 9 estados em 2019 superaram limite da Lei de Responsabilidade. SE entre os 11 que têm que restituir ao governo federal G1 Economia Os estados que ficaram acima do limite, no ano passado, foram: Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba. O Tesouro Nacional observou que essa é uma apuração própria, enquanto que, no entendimento dos TCEs (Tribunais de Contas dos estados), “apenas 4 descumpriram”. Já os que têm que restituir o governo federal pelo descumprimento das contrapartidas definidas na renegociação das dívidas com a União são: Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Leia toda matéria aqui.

Cadê Zazá? As constantes viagens a Brasília de uma autoridade sergipana fazem recordar uma famosa novela da TV Globo. É muito esforço e gasto para pouco resultado. O blog apenas acompanha o desembarque de “Zazá” na capital federal.

Perguntas que não ofendem Quanto custará o “hotel” que, segundo um influente leigo da cúpula da igreja em Sergipe, um religioso pretende construir em Aracaju? Não seria mais interessante usar o dinheiro para outra finalidade? Ter um hotel é o objetivo numa diocese? Por que não usa o dinheiro para concluir a reforma da Catedral de Aracaju? Em breve, o blog publicará a 2ª parte do editorial: “Aracaju: a Capital do nem. Nem Praça central e nem Catedral.”

 Show do milhão Depois de Goiás, a próxima parada será Sergipe Del Rey. Vem aí, em Aracaju, o “show do milhão”. É Fantástico!

13º dos professores aposentados Nem o governo, nem o Sintese se manifestam sobre o 13º salário dos professores da rede estadual. Quem da imprensa procura saber não consegue nenhuma informação.

SSP liberou o consumo de maconha no estacionamento da Passarela do Caranguejo? Perguntar não ofende: alguém sabe informar se a SSP liberou o consumo de maconha no estacionamento da Passarela do Caranguejo? Nos finais da tarde o cidadão comum não pode ir ao local com seus familiares, sobretudo as crianças. Uma área turística onde o consumo é aberto. Até os veículos da PM que passam não fazem nada, mesmo com o cheiro exalado por todos os lados. É melhor o governo do Estado colocar uma placa: atenção, aqui pode-se consumir maconha, para alertar os turistas e os cidadãos que passam no local.

Motociclistas e motoqueiros irresponsáveis do serviço delivery Bem que a SMTT e o Detran/SE poderiam, através de uma parceria, realizar uma ampla campanha de conscientização para os moto entregadores. Não são todos, muitos são motociclistas e se preocupam em trafegarem de acordo com a lei. Porém, o que se vê, principalmente nos fins de semana à noite, são motoqueiros irresponsáveis passando semáforos vermelhos, passando por cima de canteiros e não respeitando ninguém. O vídeo abaixo foi postado por um cidadão de bem e mostra um destes irresponsáveis que quebrou o retrovisor de um carro e ficou por isso mesmo. 

 

Renda Brasil O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), vice-presidente da Frente Parlamentar da Renda Básica, participou de reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, num movimento de aproximação com equipe econômica do governo Bolsonaro para acelerar a reformulação do Bolsa Família. A proposta do Governo deve chegar ao Congresso ainda nesta semana.

Sem aumento de tributo O senador sergipano defendeu ainda que não é preciso aumentar a tributação para criar o Renda Brasil. Segundo o senador, há como remanejar mais de R$ 100 bilhões de recursos do Orçamento para viabilizar o programa social. “O essencial é a boa vontade para construir uma boa proposta”, concluiu Alessandro Vieira.                                     

Cozinha da Bebé. Veja como você pode ajudar o Oratório Festivo São João Bosco, o oratório de Bebé, em Aracaju O oratório está passando por dificuldades e as freiras e noviças estão cozinhando e vendendo para custear a alimentação delas mesmas e das 85 crianças. Quem gosta de pizza e pede toda seman pode encomendar de segunda a quinta-feira, para receber na sexta, no sábado ou domingo. As pizzas são excelentes e estão recebendo elogios dos clientes porque duas das noviças que estão fazendo as pizzas são italianas. Quando pedirem pizza, pensem em provar a do Oratório de Bebé!


Você é um veículo de mudança Mais uma peça publicitária da empresa Valor Imobiliária de sucesso, desta vez em homenagem ao Dia Nacional do Corretor de imóveis, 27 de agosto, o profissional que se dedica a mediação imobiliária: “Você é um veículo de mudança. É pelo seu trabalho que as pessoas mudam de casa, mudam de planos, de vida. Quando o mundo evolui a gente precisa acompanhar essa transformação. Nesse novo mundo tudo passa pelo outro: ouvir, entender e se colocar no lugar do outro.” Veja todo o vídeo e acompanhe as novidades da Valor Imobiliária pelo https://www.instagram.com/valorimobiliaria/



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
                                                                                                                                                                     
Veículo da BPTur diariamente no Bompreçinho do Bairro Jardins Moradores que frequentam o supermercado Bompreçinho no Bairro Jardins questionam qual o motivo de diariamente uma perua do BPTur da PMSE parar no estabelecimento no fim da tardde? Um deles questionou um funcionário que disse que os policiais vão pegar o lanche da noite. O blog prefere não acreditar, mas um morador disse que ainda esta semana fará uma filmagem para comprovar. Donos de  bares e restaurantes também reclamam. A segurança é pública e se o lanche for negado? Não tem policiamento ostensivo? Vixe Maria…


“Total falta de respeito” Desabafo de um servidor: “Para os assessores do governador Belivaldo Chagas, o fato dos servidores públicos estarem em casa, nas suas concepções, está tudo bem com todos. Não precisam de nada. O dinheiro está sobrando. É até desumano não apresentarem medidas paliativas para o enfrentando dessa Pandemia. Acredito que mais de oitenta por cento, já são pessoas acima dos cinquenta e cinco anos. A maioria com doenças de riscos, como Diabetes e Pressão Arterial. Pessoas que precisam comprar medicamentos e uma alimentação diferenciada. Nem todos os medicamentos os governos dão. A lista é reduzida, quando tem estoque. Mesmo assim, não apresentam medidas que venham amenizar esse momento. Não promove a antecipação do 13º Salário. Não está pagando o terço das férias. Porquê tanta insensibilidade?”
                                                                                                                                                             
Minicurso que acontecerá nos dias 09 e 16 de setembro Você que vai ou pretende prestar seleção para um curso de pós-graduação (mestrado ou doutorado) ou tem interesse em aprender mais como elaborar um projeto acadêmico, essa é a sua oportunidade. Vamos discutir o passo a passo para a elaboração de um projeto acadêmico e ainda debater dicas e estratégias focadas nesta etapa que está presente na maioria dos processos seletivos. O minicurso é especialmente para você das áreas de ciências humanas e sociais. Venha participar conosco desta aventura acadêmica! Informações: WhatsApp: (71) 99273-5524 – Cleber Meneses.




LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO
                                                                                                                                                                   
Live hoje, 25/08, às 18h Diálogos que Conectam E o engenheiro civil, professor e membro da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, Emerson Carvalho é o convidado do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia da Bahia (IBAPE/BA), dentro do projeto “Diálogos que Conectam” que conta com o apoio do Confea, Crea/BA e Mútua. O tema que Emerson Carvalho discorrerá, na live que será realizada hoje, 25, às 18h, será “Ensaios não destrutivos como ferramenta auxiliar das perícias de engenharia.” A live pode ser acompanhada pelo canal do Crea/BA no youtube: https://www.youtube.com/c/CreaBA1/featured


                                                                                                                                                                 

Live hoje, 25/08, às 8h ‘Desmistificando e facilitando o processo de abertura de empresas’ Este é o tema da live organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRCSE, coordenada pelo conselheiro Jenilton Gomes com a presença do presidente da Jucese, Marco Antônio Pinho de Freitas. Inscreva-se no canal CRCSE no YouTube e participe:
https://www.youtube.com/channel/UC3LM2lrQub9NvGxrAc4ZmXw/featured

 

                                                                                                                                                                     

 

Live hoje, 25/08, às 18h “A Arte e a Cultura em tempos de pandemia” Este é o tema da live de hoje, 25, às 18h, com a participação do músico Irineu Fontes e do médico sanitarista Antônio Samarone. Acompanhe: https://www.instagram.com/antoniosamaronede/





“Abuso em Matéria Eleitoral” será tema de Curso On-line no MP amanhã, 26/08 O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e da Coordenadoria de Apoio aos Promotores Eleitorais (Coape), e em parceria com o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), promoverá amanhã, 26, das 16h às 18h, o Curso On-line “Abuso em Matéria Eleitoral (legislados e não legislados)”. O Curso é destinado a membros e servidores do MPSE e do MPF, e demais interessados. Será transmitido pelo canal do YouTube do MPSE. O objetivo é discutir os principais aspectos relacionados aos abusos de poder em matéria eleitoral, abordando condutas legisladas e não legisladas. O palestrante é mestre em Direito, promotor de Justiça e ex coordenador da Coape do MPSE, Peterson Almeida Barbosa. A certificação será disponibilizada apenas para membros e servidores do MPSE, condicionada à realização de inscrição prévia no Sistema de Gestão de Eventos da ESMP/SE (SGE) e preenchimento no dia do evento de formulário eletrônico de registro de presença, no início e fim do Curso.As inscrições podem ser realizadas entre 21 e 26 de agosto, no Sistema de Gestão de Eventos do MP/SE (SGE): https://sistemas.mpse.mp.br/4.5/EventosESMP/Login.aspx


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO


Gilson Andrade tem sido alvo de campanha tacanha encabeça por políticos sem expressão popular

Deu no Parabólica News:

Nos últimos dias o prefeito de Estância tem sofrido uma saraivada de ataques perversos, descabidos, tacanhos, praticados por um grupo, que sem nenhum respeito, o condena, o sentencia, etc. Grupo esse, provavelmente, a serviço de pseudos chefes políticos que ora estão em decadência, somados aos que sonham com o Paço Municipal.

A História registra que episódios de violência na política têm forte impacto sobre a opinião pública em diferentes épocas e ajudaram a fortalecer figuras ou a demolir reputações de pessoas de bem. Sobretudo em períodos eleitorais como o atual, a política mexe com a cabeça, também com a emoção e cria situações de afronta, de desrespeito e até do vale-tudo.

O prefeito Gilson Andrade tem se comportado pacificamente, suportado todas as sortes de ataques e covardias por ser um homem que tem a vida honrada e dedicada aos estancianos. Escolheu esta cidade para morar e trabalhar, isso, há mais de 30 anos. Como médico é responsável por trazer a este mundo dezenas de milhares de vidas. Homem de origem humilde, filho de agricultor, que chegou aonde chegou e não negou suas origens, senti-se bem em estar com as pessoas mais humildes, com os trabalhadores, com gente pé-no-chão.

A preponderância de Gilson Andrade na política incomoda àqueles que nos últimos anos só colecionaram derrotas. Se revista a história política deste município logo veremos que alguns que se intitulavam “caciques” da política perderam o respaldo popular, diferente do prefeito em tela e, isto, tem matado de invídia alguns dos seus adversários.

Nomes que postulam o Poder hoje e que outrora defendiam um discurso de combate a elite conservadora e autoritária, agora trocam confetes; o feio tornou-se belo, deixado de lado o discurso ideológico apregoado; vale tudo para chegar à cadeira do Paço Municipal. Há um dito tradicionalmente conhecido: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”.

É sabido que o prefeito Gilson Andrade responde a uma ação movida pelo Ministério Público e ele terá tempo para responder ou apresentar as provas. Só depois de transitado em julgado é que o processo entra em fase de execução ou cumprimento de sentença. Por enquanto, todos são inocentes. O prefeito Gilson Andrade, já sinalizou que não irá arregar de apresentar os dados apontados na liminar, tão pouco procrastinar.

Os abutres volitam famintos pelo poder e nessa revoada utilizam de expediente baixo, mesquinho e tacanho. Abram o olho!”





Abraji condena ameaça de Bolsonaro de agressão física a jornalista

Durante uma visita à Catedral de Brasília no domingo, 23.ago.2020, o presidente do Brasil disse a um jornalista que gostaria de agredi-lo fisicamente. Abraji, Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Observatório da Liberdade de Imprensa da OAB e Repórteres sem Fronteiras se solidarizam com o repórter e condenam mais um episódio violento protagonizado por Jair Bolsonaro, cuja reação, ao ouvir uma pergunta incisiva, foi não apenas incompatível com sua posição no mais alto cargo da República, mas até mesmo com as regras de convivência em uma sociedade democrática. Um presidente ameaçar ou agredir fisicamente um jornalista é próprio de ditaduras, não de democracias.

A ameaça se deu quando um repórter questionou o presidente sobre os depósitos realizados por Fabrício Queiroz na conta bancária da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O mandatário respondeu à pergunta com a frase: “Minha vontade é encher tua boca com uma porrada, tá?”. Os colegas do jornalista perguntaram se a resposta era uma ameaça ao profissional, ou mesmo à imprensa como um todo, mas o presidente deixou o local sem responder.

Essa ameaça de agressão física se soma a um histórico de forte hostilidade de Bolsonaro contra jornalistas e marca um novo patamar de brutalidade. Desde o início de seu mandato, em jan.2018, Jair Bolsonaro vem demonstrando carecer de preparo emocional para prestar contas à sociedade por meio da imprensa, uma responsabilidade de todo mandatário nas democracias saudáveis. Jornalistas têm sido vítimas de agressões verbais constantes ao cumprir sua obrigação profissional de questionar o presidente sobre ações do governo federal e indícios de corrupção ao longo de sua carreira política.

A questão da segurança do trabalho dos jornalistas que cobrem a Presidência da República sob Bolsonaro é uma preocupação recorrente. Em jun.2020, organizações da sociedade civil entraram com uma ação na justiça do Distrito Federal solicitando ao governo que garanta a segurança de jornalistas que cobrem a agenda presidencial – sobretudo os que ficam diante do Palácio do Alvorada e que vinham sendo atacados com frequência por apoiadores do presidente. As agres.sões levaram diversos veículos a interromper a cobertura diária na frente do palácio.

O discurso hostil e intimidatório. de Bolsonaro contra a imprensa vem incentivando sua militância a assediar jornalistas nas redes sociais nos últimos meses, inclusive com ameaças de morte e agressões aos profissionais e a seus familiares. Em pelo menos dois casos, um em Minas Gerais e outro em Brasília, este último no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (03.mai.2020), apoiadores do presidente agrediram repórteres que estavam no desempenho de suas funções. A frase “minha vontade é encher tua boca com uma porrada” pode ser entendida como uma legitimação do cometimento de crimes como esses.

Tal comportamento inadmissível por parte de um presidente da República deveria ser condenado por todas as instituições e cidadãos comprometidos com a estabilidade e o progresso do Brasil. As organizações abaixo assinadas esperam sobretudo dos líderes dos Poderes Legislativo e Judiciário uma reação contundente contra mais essa atitude violenta e irresponsável de Jair Bolsonaro.

Abraji
Artigo 19
Conectas Direitos Humanos
Observatório da Liberdade de Imprensa da OAB
Repórteres sem Fronteiras

PELO TWITTER

www.twitter.com/FlavioDino

“Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.” Na quinta-feira, eu e meu pai recitamos juntos Gonçalves Dias. Hoje ele morreu, aos 88 anos, vítima de coronavírus.

www.twitter.com/frednavarro O nível de desocupação está sendo combatido pelo governo com o incentivo a uma nova atividade: baba-ovo do presidente. A pessoa não tem nada a dizer nas redes sociais, mas defende o PR até debaixo d’água.

www.twitter.com/Leoni_a_jato Se o presidente @JairBolsonano_ não tivesse me bloqueado eu perguntaria porque sua esposa recebeu 89 mil reais do Queiroz. Mas isso já está na boca (cheia de porrada) do povo, né? Se ele responder, me avisem.

www.twitter.com/afonsoborges @jairbolsonaro ao invés de ameaçar porrada em trabalhador, #respondejair por que sua esposa Michelle recebeu R$ 89 mil de Fabrício Queiroz? A ilustração de Adriana Marto.


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“As virtudes dos homens são semelhantes ao voo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.” Provérbio indiano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais