Juiz condena a doar sangue: Penas alternativas

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O juiz da 1ª Vara Criminal de Poços de Caldas, Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, substituiu a pena de dois condenados, determinando que eles sejam doadores no banco de sangue da cidade, além de prestar serviço à comunidade. Os dois foram condenados a penas inferiores a quatro anos de reclusão e preenchiam os demais requisitos para substituição da penalidade.

No primeiro dos casos, um senhor de 53 anos de idade foi abordado por policiais em março de 2005 com um revolver de porte vencido. A defesa do acusado alegou que a arma não estava municiada no momento da abordagem, porém, segundo o magistrado, o mesmo possuia munição consigo, e isto não mudaria a a aplicação da lei de qualquer maneira.

O segundo caso envolvia uma gari que, em 2011, dirigia embriagada, provocou um acidente de trânsito envolvendo uma moto e fugiu sem prestar socorro. A mulher de 32 anos evadiu do local do acidente alegando medo de outros motoqueiros que estavam próximos da vítima. Ao ser presa em flagrante pela autoridade policial, ela apresentou uma CNH falsa e no teste de etilômetro foi constatada a embriaguez, que ela confessou em juízo.

Os acusados foram sentenciados no final de setembro com penas entre 2 e 3 anos de reclusão, que o juiz substituiu por duas penas restrititivas de direito para cada um. A doação de sangue, estipulada como uma das penas restritivas, será aplicada caso os sentenciados estejam aptos e não tenham restrição médica. No caso de impossibilidade de doação por parte dos condenados, cabe ao juiz da Vara de Execuções da comarca a nova determinação de pena alternativa. Ascom Institucional/Fórum Lafayette)

Atenção Energisa! Baixa Tensão em Japaratuba
A população da cidade de Japaratuba vem sofrendo com as constantes quedas de energia elétrica, refletindo inclusive na iluminação pública; com grande número de luminárias sem acender. Nos prédios públicos a queda de tensão tem provocado sérios transtornos e queima de equipamentos.

Atenção Energisa! Baixa Tensão em Japaratuba II
A Prefeitura solicitou aferição, e em cinco locais distintos da cidade a voltagem que deveria ser 220V está sendo disponibilizada 180 a 184V. Ou seja você compra 220 e recebe 184. A diferença fica perdida mas a conta vem com os valores de 220. Como se chama isso?

Sindijor
O governador em exercício, Jackson Barreto atende um antigo sonho do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor) e anunciará hoje, 17, às 11h, no Palácio de Veraneio, em Aracaju, o anúncio de cessão de imóvel ao sindicato, que fica localizado na rua Maruim esquina com Avenida Gonçalo Prado.

Medalhas de serviços prestados
Antes, às 9h,  também no Palácio de Veraneio, o governador em exercício, Jackson Barreto participará de  uma pequena solenidade com a presença de diversas autoridades, para entrega de medalhas por sugestão do Gabinete Militar a 38 policiais militares pelos relevantes serviços prestados. São 30 medalhas de 20 anos de serviço e 28 de dez anos de serviço.

Mais 20 policiais militares para o policiamento ostensivo
E um gesto importante do governador em exercício. Como o governador Marcelo Déda encontra-se em tratamento de saúde em São Paulo,foi reduzida a necessidade de uma maior segurança através do gabinete militar. Com isso, Jackson cedeu cerca de 20 policiais militares para que o comando da PM reforce o policiamento ostensivo.

Feira do Empreendedor
Começa nesta quinta-feira, 17, no Centro de Convenções de Sergipe, mais uma edição da Feira do Empreendedor. O evento, promovido pelo Sebrae, irá disponibilizar gratuitamente ao público capacitações, orientações empresariais e oportunidades de negócios apresentadas por expositores de várias regiões de país.

Luis Nassif
A palestra magna de abertura será ministrada, às 19h, no Teatro Tobias Barreto, pelo jornalista Luís Nassif, que falará sobre os cenários econômicos nacional e internacional, empreendedorismo e ciência e tecnologia. O evento prossegue até o próximo domingo,sempre das 16 às 22hs.

Propaganda do PTB/SE lembra governo Valadares
O PTB/SE exibiu nos últimos dias as inserções de rádio e TV que tem direito do tempo partidário. O slogan é “Novo Tempo, Novo Sergipe”. Por pura coincidência lembra muito o slogan do governo Valadares: O governo do Novo Sergipe. Mas, com certeza, é pura coincidência…

Com a palavra a SMTT. Fila dupla em retornos
Motoristas insistem em fazer fila dupla no retorno situado na Avenida Anísio Azevedo que dá acesso a Rua Lagarto, em frente ao Edifício Luis Cunha, principalmente no horário de pico, engarrafando constantemente o tráfego de veículos.

Sol Nascente
Outro retorno que a SMTT deve tomar providências é o situado na Avenida Cezartina Regis no Conjunto Residencial Sol Nascente, próximo a uma academia de ginástica, uma farmácia, um restaurante e um mercadinho. Os moradores sugerem que o referido retorno seja fechado e aberto  outro mais adiante.

Problemas
Durante esse período chuvoso, ficou constatado que a água não tem como escorrer no "pé" da ponte de duplicação próximo ao Detran, na avenida Tancredo Neves, sentido Rodoviária/DIA, a água ficou empossada, causando transtornos aos motoristas que trafegam diariamente por aquela artéria.Com a palavra o DER.

Lei que limita reeleições de dirigentes em entidades esportivas que recebam dinheiro público é sancionada
Agora é lei. A presidente Dilma Rousseff sancionou a emenda que disciplina a gestão nas entidades esportivas. Publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União, o texto, que será incluído na Lei Pelé, exige que entidades que sejam beneficiárias de recursos públicos deem mais transparência às gestões.

Prazo de seis meses
Segundo o texto costurado entre a ONG Atletas pelo Brasil e o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), haverá limite de apenas uma reeleição. O prazo para a adequação nos estatutos é de seis meses. A publicação da lei não significa que todos tenham de se adequar, mas indica que os que não se ajustarem não poderão mais receber verbas oriundas de incentivos fiscais, estatais, loterias e qualquer outra fonte oficial.

PIS/Pasep para empregados domésticos e rurais
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou ontem, 16, em caráter terminativo, o Projeto de Lei do Senado 165 de 2012, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB), que garante o pagamento de abono salarial anual do PIS/Pasep, no valor de um salário mínimo, para trabalhadores domésticos e rurais. A medida, que deve beneficiar mais de 3 milhões de trabalhadores, segue para apreciação na Câmara dos Deputados.

Dois salários
O benefício será pago apenas a quem recebe até dois salários mínimos mensais, devendo estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado no ano anterior com vínculo empregatício por, pelo menos, 30 dias.“A exclusão dos empregados de pessoas físicas, sejam elas urbanas ou rurais, constitui em uma discriminação, pois no gênero são todos empregados, não cabendo distinção”, reforçou Valadares.

Dia Mundial da Alimentação
Em referência ao Dia Mundial da Alimentação, o deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou ontem, 16, sobre a importância da conscientização sobre as questões da nutrição e alimentação, reforçando a necessidade dos países adotarem políticas, programas e ações voltadas para eliminar a fome no mundo e assegurar a segurança alimentar dos povos. Este ano, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Os sistemas alimentares sustentáveis para a segurança alimentar e a nutrição".

Conscientização
“O tema é importante para alertar e conscientizar as pessoas sobre o problema da alimentação no mundo inteiro. Atualmente, apesar dos progressos realizados, 842 milhões de pessoas no mundo sofrem de desnutrição crônica. Enquanto isso, modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando os ecossistemas e a biodiversidade dos quais dependemos para o nosso abastecimento alimentar no futuro”, afirmou o parlamentar.

PL dos Agentes
O deputado federal André Moura (PSC) esteve na manhã de ontem, 16,reunido com a ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Idelí Salvatti, onde discutiram sobre a Minirreforma Eleitoral, pleitos para os municípios sergipanos e aprovação do PL 7495/06.

Interlocutor
Durante a audiência a ministra fez o convite a André Moura para que fosse o interlocutor nas negociações da aprovação do PL do Piso Nacional dos Agentes de Saúde e de Endemias entre o Governo Federal, parlamentares e  Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs). "Hoje a maior referência nas discussões entre a categoria, o Executivo e o Legislativo é o líder do PSC, André Moura. Por isso, estou solicitando essa intermediação", argumentou a ministra.

Centro de treinamentos
Durante audiência pública, que ocorreu ontem,16, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB), indagou ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, como está sendo feita a escolha das regiões e estados onde serão construídos os centros de treinamentos de atletas para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas.Segundo o deputado sergipano, as regiões Norte e Nordeste, por serem as mais carentes, também devem ser contempladas com centros de treinamentos.

Operadoras
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) requereu, durante audiência pública ontem,16, a presença dos presidentes das operadoras OI, TIM, VIVO e CLARO, além do presidente da Embratel, para debater o projeto de lei que estabelecerá normas para instalação de antenas de sinal de telefonia nos municípios brasileiros.

Custo alto
O parlamentar lembra que um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentado recentemente aponta que o Brasil tem o minuto de celular mais caro do mundo. O custo do minuto aqui é de US$ 0,74, enquanto em Hong Kong, por exemplo, é de US$ 0,01. “O povo brasileiro está sendo duplamente penalizado: por pagar o serviço a preço de ouro e pela péssima qualidade do serviço prestado”, disse o deputado.

Vinícius Porto é homenageado com o Diploma Paulo Freire
O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinícius Porto (DEM) foi homenageado ontem, 16, pela Associação Nacional dos Pós-graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior (ANPGIEES) com o Diploma de Mérito Educacional Paulo Freire.  A homenagem foi um reconhecimento da instituição a aprovação do Projeto de Lei que prevê a admissão de títulos do Mercosul de autoria do parlamentar democrata.

Reconhecimento
O PL, que já foi sancionado pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), dispõe sobre o reconhecimento de diplomas de pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado, cursado nos países membros do Mercosul.  A admissão refere-se desde a qualificação de diplomas para efeito de concursos públicos ou seleção de docentes e pesquisadores no âmbito da capital sergipana, como também para fins de carreira de ensino e pesquisa.

Benefíciados
Segundo dados da ANPGIEES, a Lei beneficia cerca de 1.500 professores em Aracaju. “Esse é o reconhecimento às pessoas que apoiaram a ideia e que se preocupam com a melhoria da Educação no país e com a qualificação profissional dos professores”, afirmou o presidente da ANPGIEES, professor Vicente Celestino de França.

Estatísticas
“Em nosso país, as estatísticas mostram um número mínimo de jovens que conseguem concluir o ensino médio; um universo menor ainda conquista o direito a uma graduação e uma parcela ínfima de brasileiros tem o privilégio de concluir o curso de pós-graduação. Diante dessa situação, muitos pesquisadores e profissionais do município de Aracaju procuram instituições estrangeiras para realizar seus cursos de pós-graduação, daí sobrevém à necessidade do reconhecimento desses títulos”, enfatiza Porto.

Todos vereadores
O presidente da CMA agradeceu o reconhecimento e estendeu a homenagem a todos os vereadores da Casa. “O PL foi aprovado por unanimidade, o que demonstra o compromisso de todos com a qualificação profissional do educador e, como conseqüência, com a melhoria na qualidade de ensino”, disse Vinícius Porto.

Homenagem em Itabaiana
A Prefeitura Municipal de Itabaiana realizou diversas ações para celebrar o dia do professor, entre elas um jantar na Associação Atlética através da Secretaria Municipal de Educação.

Conquistas
O Prefeito Valmir dos Santos Costa parabenizou os professores e relatou as conquistas já possíveis da categoria em seu governo. "Estamos trabalhando incansavelmente para dar melhores condições de trabalho a vocês professores. No nosso governo já pagamos o 13º de 2012 deixados em atraso, o salário de dezembro de 2012 já está sendo pago, as férias, 60% do 13º de 2013 já foi pago no aniversário de cada professor,” lembrou.

Esforço
O prefeito disse ainda que houve avanço no escalonamento da carreira de 1% para 1,5%. “São conquistas que com muito esforço estamos oferecendo nesses 10 primeiros meses de administração, sem contar com o salário do mês sendo pago rigorosamente em dia", ressaltou Valmir.

Deputada lembra que luta continua
Ainda em Itabaiana a deputada Maria Mendonça fez uma homenagem aos professores ao conceder entrevista ao radialista Eduardo Abril. “"Aproveito este momento para abraçar todos os colegas professores, mas sem esquecer que este é um dia, sobretudo de luta por tudo aquilo que ainda falta fazer no Brasil pela educação. É preciso que sejam desenvolvidas políticas públicas que valorizem esse profissional, com salários dignos e estrutura de trabalho. São os professores que em sua tarefa diária, criam as bases da cidadania e do futuro de um País", disse a deputada.

Congresso movimentará Aracaju
Cerca de 2 mil pessoas, entre palestrantes e participantes, são esperadas pela comissão organizadora do 60° Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA 2013), que será realizado em Aracaju, no período de 9 a 13 de novembro. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções de Sergipe (CCS), contará com cerca de 200 palestrantes nacionais e 13 internacionais, oito salas simultâneas de palestras definidas, mais seis de temas livres. De acordo com o anestesiologista Ronaldo Gurgel, presidente do congresso, durante o evento acontecerão 20 atividades simultâneas, entre científicas e associativas.

INNOVAX IT
Dirigida por Adler Ismerim, profissional com 15 anos de atuação no mercado, a INNOVAX IT mostra que veio para mudar o cenário tecnológico local. A empresa de consultoria, soluções e serviços em tecnologia de informação, desenvolve atualmente projetos de comunicação na nuvem, além de manter parcerias com grandes empresas como a SoftwareOne, marca suíça e principal parceira da Microsoft, para licenciamento de softwares.  Fundada em 2012, a empresa sergipana comprova o potencial do nosso estado junto ao mercado de tecnologia de informação nacional.

SE: UMCQA realiza primeira atividade de campo
Com a missão de proporcionar uma água de qualidade para a população das localidades mais carentes do estado,  a Funasa em Sergipe colocou em funcionamento ontem, 16, no município de Estância,   a Unidade Móvel de Controle de Qualidade de Água (UMCQA). O veículo será utilizado na análise da água, prioritariamente em áreas especiais: assentamentos rurais, áreas ribeirinhas e quilombolas.

Disposição
Em reunião com gestores e técnicos do Serviço Autônomo de Água (SAA) do município de Estância, o superintendente da Funasa em Sergipe, Lourival Junior, enfatizou a disposição da Fundação em apoiar os municípios sergipanos na melhoria da qualidade da água, iniciando por aqueles que já dispõem de sistema de água e esgoto próprios. Dentre eles está o município de Estância, no qual a atividade de campo, por meio da UMCQA, vai colaborar tecnicamente no controle e gerenciamento dos sistemas.

Emergência
Na oportunidade, o farmacêutico, Marconi Bezerra, do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam-Suest-SE), fez uma breve apresentação do Programa Nacional de Controle e Qualidade da Água (PNCQA), citando a portaria Funasa nº 177/2011 e as ações a serem desenvolvidas pela UMCQA nos municípios. Marconi destacou, além das atividades rotineiras de análise da água, a atuação da UMCQA em situações de emergência, a exemplo de desastres naturais, como enchentes.

Posse da diretoria do Sindicato dos Músicos
A posse da diretoria e conselho fiscal do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Sergipe – SINDMUSE, será realizada hoje, 17, às 20h no auditório da CAA/OAB em Aracaju. Pela manhã, às 8h, será realizado um ato público no calçadão. No dia 18, às 9h, será realizada uma palestra, "Direitos e Deveres do Músico" com Débora Sheyne na  Biblioteca Pública Epifânio Dórea. No dia 24, será realizada uma Caminhada da Cultura – saindo da Praça da Bandeira às 15 hs, percorrendo as  principais ruas e avenidas de Aracaju.

Norcon Rossi promove a 1ª SIPAT em Aracaju
Durante a terceira semana de outubro a Norcon Rossi realiza a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, SIPAT 2013. Com pouco mais de dois anos de atuação no mercado imobiliário, a Norcon Rossi possui dez obras em bairros em franca expansão na cidade de Aracaju e região metropolitana de Recife, além de contar com 1.040 colaboradores.

Importância
Enxergando a importância de uma ação direcionada à segurança do trabalho, o ciclo de palestras, que aconteceu no último dia 15 de outubro, no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), parceiro da ação, tem como foco a saúde e a segurança do trabalhador e reúne cerca de 150 cipeiros na regional de Aracaju. A primeira edição do evento contou com palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Segurança no Trabalho, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), além de peça teatral, realizada pelo Sesi, sobre o tabagismo e o alcoolismo.

Cursos de artesanato
Entre os diversos cursos oferecidos pela Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) está o desenho artístico, dentre vários na área de artesanato. Ministrado pela artesã Suely Ribeiro, as aulas têm atraído público de várias idades.

30 anos
Prestes a completar 30 anos de fundada, a Escola de Artes Valdice Teles oferece 41 cursos, distribuídos nas áreas de música, dança, teatro e artesanato. Lá os alunos podem aprender a arte de fazer boneca de pano, patchwork, bordado, pintura e aplicação, modelagem com argila, reciclagem, pintura em tela e desenho. São oferecidos ainda cursos de design gráfico, mosaico, máscaras e maquiagem artística.

Matrículas
A matrícula de novos alunos é aberta no início de cada semestre. Para se matricular, é preciso uma foto 3×4, comprovante de residência, cópia da carteira de identidade e preenchimento da ficha de inscrição, além do pagamento de uma taxa semestral no valor de R$ 20. Funcionários municipais e pessoas comprovadamente carentes são isentas da taxa. A Escola de Artes Valdice Teles, fica na rua Vila Cristina, 354 – bairro São José, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado, das 8h às 12h. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone 3211-6913.

Dia das Crianças solidário
Na última semana a Norcon e a Norcon Rossi promoveram um dia especial para os 80 assistidos na festa realizada pelo Grupo de Assistência a Criança com Câncer de Sergipe – GACC/SE. Com um sorriso no rosto, os pequenos viveram momentos alegres, no qual puderam esquecer a doença que tanto os fazem sofrer: o câncer. Na sua 6ª edição, o projeto Construir Sonhos Dia das Crianças conta com a contribuição dos colaboradores da Norcon e Norcon Rossi, que há três anos uniram forças para promover uma ação solidária, como explica Araceli Matos, coordenadora de Desenvolvimento de Gente da Norcon. “A Norcon busca promover atitudes que façam os colaboradores refletirem sobre um mundo melhor. O Construir Sonhos do Dia das Crianças só tem pontos positivos para nós, pois ao doarmos um presente estamos ganhando um, o de fazermos os pequenos felizes”, afirma Araceli.

“Contação de Histórias, dia 19”
Em alusão ao Dia das Crianças, a Cosil realizará a ação cultural ‘Contação de Histórias’, no próximo dia 19, para todo o público infantil que acompanhar os pais nas visitas ao estande central da Incorporadora. No evento, as professoras Luciana Bezerra, Marize Soares e uma equipe contarão histórias e realizarão atividades recreativas como pintura em papel e facial, brincadeiras e distribuição de guloseimas. A iniciativa acontecerá das 9h às 13h, no estande central da Cosil, localizado na Avenida Adélia Franco.

Agenda
17 de outubro – Hoje é o dia INTERNACIONAL DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA. Também são comemorados, nesta data, o dia do ELETRICISTA e da APICULTURA.
Há 850 anos, portanto em 1163, foi iniciada a construção da catedral de Notre Dame, de Paris, uma obra-prima do estilo arquitetônico gótico. A catedral apresenta formato verticalizado, paredes afiladas, muitas janelas e elementos decorativos, bem como arcos de volta quebrada. Há 500 anos (1513), o navegador espanhol Vasco Núñez de Balboa atravessa o istmo da América Central e chega ao Oceano Pacífico, que nomeia como mar do Sul. Há 110 anos (1903), é assinado o Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, que incorpora o território do Acre ao nosso país, mediante indenização ao Estado Boliviano. Há 40 anos (1973), um golpe liderado pelo general Augusto Pinochet depõe o presidente do Chile, o socialista Salvador Allende, e impõe uma ditadura militar. Há um ano (2012), o presidente Hugo Chávez é reeleito para o quarto mandato consecutivo à frente da Venezuela. Em dezembro, ele passa por nova cirurgia de tratamento de câncer em Cuba e cogita a possibilidade de não poder assumir a presidência da República.

Principais fatos da semana
Na segunda-feira, foi anunciado o vencedor do prêmio NOBEL de Economia. Na terça-feira, Pietro Parolini assume o cargo de secretário de Estado do Vaticano, substituindo Tarcísio Bertone. IBGE divulga resultado de vendas no varejo de agosto. São definidos mais sete países classificados para a Copa do Mundo. Na quarta-feira, o Banco Central divulga o IBC-Br de agosto, considerado prévia do PIB. Hoje, quinta-feira, termina o prazo para o Congresso dos Estados Unidos autorizar o governo a emprestar e evitar um calote. Amanhã, sexta-feira, estreia em circuito nacional o filme “Serra Plelada”, com Wagner Moura e Sophie Charlotte. No sábado, o ex-ditador do Egito, Hosni Mubarak enfrenta novo julgamento pela morte de manifestantes.

Curtas
SENADO AMERICANO APROVA ACORDO QUE ELEVA DÍVIDA E ENCERRA PARALISAÇÃO. /// BRASIL E RÚSSIA DISCUTEM PARCERIA ESTRATÉGICA NA ÁREA MILITAR. /// MAIS MÉDICOS: PROGRAMA É APROVADO NO SENADO E TEXTO SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. /// DEPUTADOS APROVAM TEXTO-BASE DA MINIRREFORMA ELEITORAL. /// PETROLEIROS AMEAÇAM GREVE CONTRA LEILÃO DO PRÉ-SAL. /// AÉCIO DIZ QUE MARINA ADOTA DISCURSO TUCANO. /// MÊS DE SETEMBRO REGISTRA MAIS DE 211 MIL EMPREGOS. /// RUI FALCÃO DISCUTE COM GAROTINHO APOIO A DILMA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Aniversário do Sergipe
Em homenagem aos 104 anos de existência do Club Sportivo Sergipe, completados nesta data, transcrevemos alguns tópicos extraídos do livro “Aracaju Romântica que vi e vivi”, de autoria do memorialista Murillo Melins:
O Club Sportivo Sergipe foi fundado em 17 de outubro de 1909, por sócios dissidentes do recém-fundado Cotinguiba Esporte Clube, que iniciou suas atividades em 10 de outubro de 1909, portanto o Sergipe é mais novo sete dias que seu rival azulino. Os sócios rebelados que tiveram a iniciativa de fundar a nova agremiação foram: Dalbero R.  Monteiro, Euclides Pinto, Adalgizo Rosal, José Couto Farias, Tancredo Souza Campos, Américo Silva e Francisco Bessa, o popular Bessinha. De acordo com a primeira ata do Club Sportivo Sergipe, sua diretoria ficou assim constituída: Presidente – Tancredo Souza Campos; Vice-presidente – José Victor de Matos; Primeiro secretário – Adalberto Ribeiro Monteiro; Tesoureeiro – José Fernando de Oliveira; Orador – Hemetério Gouveia; Diretor de Regatas – Américo Silva. Seu primeiro campo de futebol foi construído num grande terreno, situado na rua Duque de Caxias, esquina com ruas Monsenhor Silveira e Vila Cristina. O campo recebeu o nome do doador do terreno Sr. Adolfo Rolemberg, doação essa em nome dois clubes. A parte do centro do campo para o sul, pertencia ao Sergipe, e a do centro para o norte, era do Cotinguiba. A posse definitiva do terreno só se concretizou na gestão do presidente Manoel Felizardo do Nascimento, o popular “Pirricha”, grande atleta de futebol, que encantou as platéias dos estados de Sergipe e Bahia na década de 40. Com o terreno liberado pela justiça, através de usucapião, o Sergipe negociou sua parte e com a ajuda de alguns associados comprou o  do Sr. Amaro, onde hoje se localiza o Estádio João Hora de Oliveira, na avenida Rio de Janeiro.

Derrubador de campeões
Foi o radialista Silva Lima quem atribuiu este epíteto ao Sergipe, tendo em vista uma extensa lista de grandes times de futebol que foram derrotados pelo clube rubro.

Mais querido
Por ser o dono, por muitos anos, da maior torcida em nosso Estado, o Sergipe também é conhecido como “O MAIS QUERIDO”. Essa condição de detentor do maior número de torcedores já não é visível como o foi no passado. De qualquer forma, a expressão “Mais Querido” continua sendo aplicada, pela mídia, para referir-se ao Club Sportivo Sergipe.

Nome
O nome da agremiação tem grafia inspirada no inglês, idioma muito presente no futebol brasileiro desde sua implantação em nosso país, no final do século XIX. Em português, a grafia deveria ser CLUBE ESPORTIVO SERGIPE.

Maior número de títulos
O Sergipe é recordista no que diz respeito à conquista de campeonatos estaduais. O hexacampeonato (1991 a 1996) é sua glória máxima.

Competições interestaduais e nacionais
O Sergipe representou várias vezes o nosso Estado em competições interestaduais e nacionais.

História recente
Depois de passar 10 anos sem ser campeão estadual, a última foi em 2003, o Mais Querido venceu, em 2013, não somente o campeonato estadual. Conquistou também a Taça Governo de Sergipe. E teve uma participação positiva no campeonato da série D. Vai representar o nosso Estado na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil.

Nova fase
Depois do afastamento do presidente Motinha, o Sergipe passou dois anos sem conseguir superar uma crise que parecia interminável.

Comitê gestor
Com a renúncia de Gênisson Silva, o Conselho Deliberativo do clube resolveu criar uma espécie de junta governativa, que passou a ter em Reinaldo Moura o seu coordenador. A decisão revelou-se bastante acertada. O Comitê Gestor ou Junta Governativa realizou um excelente trabalho.

Missa e alvorada
Alvorada e missa são os dois eventos que marcarão, hoje, os 104 anos de fundação do Sergipe.

Homenagem
Por questão de justiça, merecem citação especial os desportistas Reinaldo Moura, Lailson Melo, Beto Hora, Sílvio Santos, Ramon Barbosa, Eraldo Silva e vários outros que prosseguem prestando uma inestimável colaboração ao Sergipe, a exemplo de tantos que, no passado, deram sua parcela de contribuição ao clube centenário. Vale lembrar alguns dos ex-presidentes: Zoroastro Rodrigues, Eduardo Abreu, Aerton Menezes Silva, Barreto Mota, Antonio Soares da Mota, José Auto Filho, Rubens Barbosa, Ari Resende (continua colaborando com o clube), Robério Garcia (que também foi presidente do Vasco e da FSD). E também a figura de João Hora de Oliveira, que também prestou relevantes serviços à causa rubra. De Tancredo Souza Campos aos atuais dirigentes, todos merecem ser homenageados. A data será comemorada de forma bem simples. Mas a alegria dos seus torcedores é enorme. Afinal, o Sergipe trilha o caminho de retorno ao seu legítimo lugar no cenário do futebol sergipano.

Memória política
17 de outubro – Em 1909 – É fundado o Club Sportivo Sergipe, em Aracaju (SE). 1975 – O Brasil derrota, nos Jogos Panamericanos, na cidade do México, a Nicarágua, por 14 a zero. O placar é o maior já registrado na história das seleções brasileiras de futebol. Em 2000, o São Paulo atinge a marca inédita de 1.000 gols em campeonatos brasileiros. No empate contra o Internacional, por 1 X 1, o goleiro Rogério Ceni, cobrando falta, faz o gol histórico.

Sepultamento
O corpo de GERALDO MORAIS MOTA, 84 anos, ex-funcionário do CONDESE – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe –  foi sepultado ontem, por volta das 17 horas, no Cemitério Santa Isabel. Desportista, Geraldo atuou como goleiro no Cotinguiba, na modalidade de futebol de campo e também como goleiro no BNB Clube (Banco do Nordeste), no futebol de salão. Dedicou décadas de sua vida ao serviço público de nosso Estado. Uma grande quantidade de ex-colegas e amigos de Geraldo, familiares e ainda figuras do futebol sergipano, a exemplo de Surico, participaram do enterro do corpo de Geraldo, levando sua solidariedade aos filhos e demais familiares. Um grande número de ex-servidores do CONDESE também compareceram para prestar sua última homenagem ao falecido.

Brasileirão – Resultados de ontem
São Paulo 3 x 0 Náutico – Grêmio 1 x 0 Corinthians – Cruzeiro 1 x 0 Fluminense – Flamengo  2 x 1 Bahia – Atlético PR – 1 x 0 Atlético Mineiro – Santos 0 x 0 Internacional – Portuguesa 3 x 1 Criciúma – Ponte Preta 1 x 0 Coritiba.

Jogos de Hoje
Vasco X Góias e Vitória X Botafogo.

Jogo rápido
O técnico Givanildo Sales comunicou ontem, aos dirigentes do Sergipe, que está deixando o clube. O treinador campeão de 2013 foi contratado pelo Confiança, o arquirrival do Mais Querido. /// A escolha da data feita por Givanildo para anunciar sua decisão não foi feliz. Hoje é o aniversário do clube rubro. /// O Estanciano está animado com o apoio a ser dado pela Prefeitura de Estância. /// O presidente Carivaldo de Souza movimenta-se para conseguir ajuda para os seus filiados. /// Ao contrário do que informamos ontem, a entrada de clubes do Maranhão e do Piauí na Copa do Nordeste ocorrerá em 2014 e não em 2015.

PELO TWITTER

www.twitter.com/netodograccho  Já é tempo de desmitificarmos a idéia de que teremos um "salvador da pátria" incólume, perfeito, divino para comandar o poder executivo.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  A democracia no Brasil está numa fase difícil, valendo o que dizia Millor: democracia é quando eu mando; ditadura é quando você manda.

www.twitter.com/salesneto1  Só quem fica rico com esses livros de auto-ajuda do tipo "Fique rico" é o autor e a editora. O leitor que ñ trabalhe ñ pra ver rsrs

www.twitter.com/ManuSanthiago  Bora acordar cambada! No dia que eu acordar mal humorada, pode me enterrar porque estarei morta. Bora sorrir q o frizinho tá gostoso. #vem

www.twitter.com/sergioalves1  O cara não responde um TT seu, depois solta indiretas. O que eu posso fazer? Não vou dar vazão a quem não tem coragem de um enfrentamento.

www.twitter.com/MariaMendoncaSE  Quando sentir desânimo.lembre- se das palavras do nosso Mestre "No mundo tereis aflições mais eu estou contigo". Um abençoado dia pra todos.

Nota de Esclarecimento do Corpo de Bombeiros

Tendo em vista as colocações feitas pela Empresa Aérea Gol em relação ao voo 1934 oriundo da cidade do Rio de Janeiro em que havia retirado 40 passageiros do mesmo voo em função de greve e em outro momento devido a redução de bombeiros no aeroporto de Aracaju, e levando em consideração as informações colhidas após reunião mantida com a Superintendência da Infraero em Aracaju no dia de hoje 16/10 cabe ao CBMSE os seguintes esclarecimentos:

O CBMSE possui um convênio com a Infraero disponibilizando 48 bombeiros militares, divididos em condutores de viaturas, combatentes e administração da seção contra incêndio que é de inteira responsabilidade daquela Superintendência;

A categoria do aeroporto de Aracaju atualmente é 7, a qual já foi aumentada em nossa gestão em função do aumento do numero de bombeiros para suprir as necessidades técnicas;

Para manter esta categoria, a qual é a requerida para os pousos e decolagens dos aviões 737 800 da Empresa Gol que é utilizado não só no voo 1934, mas nos voos 1937, 1868/1865, 1352/2051, 1350/1885, 1884/1969 e 1936/2093 respectivamente chegadas e partidas em diversos horários diariamente em nosso aeroporto, são necessários 03 viaturas de combate a incêndio cada com 03 bombeiros, 01 chefe de serviço e 01 rádio operador num total de 11 bombeiros;

No dia do evento do voo 1934 havia faltado 01 bombeiro militar da guarnição por motivo de falecimento de um parente próximo, no entanto a Infraero tem substituído nestas eventualidades as faltas por servidores próprios que possuem os mesmos cursos que os bombeiros militares, os quais assumem o posto de comunicação na base da seção contra incêndio ou até mesmo compondo as guarnições;

Cabe salientar que no dia do evento as 03 viaturas especiais do aeroporto estavam em pleno funcionamento com suas equipes completas não havendo motivo para o que foi promovido pela Empresa, ademais cabe ainda salientar que os demais voos da empresa citados anteriormente com aeronaves 737 800 foram realizados sem alteração, sem que houvesse retiradas de passageiros e sem que houvesse também modificação no efetivo de bombeiros de prontidão naquele dia;

Quanto ao Convênio entre o CBMSE e a Infraero esse existe a mais de 30 anos, no entanto por iniciativa da nossa gestão devido as necessidade de pessoal, o mesmo será prorrogado até Infraero concluir processo de licitação para substituir os bombeiros militares por uma brigada civil.

Aracaju/SE, 17 de outubro de 2013

Nailson Melo Santos – CEL BM/Comandante Geral do CBMSE

DO LEITOR

Feira Livre do Bairro Santo Antônio, dentro de uma Fossa!!
De alguns moradores do bairro: “ Um absurdo!!!! O MP cobra dos trabalhadores em feiras livres o mínimo em higienização, porém não cobra dos órgãos que organizam estas a mesma higienização, pois bem, a 15(quinze) dias a feira livre do bairro Santo Antônio vem sendo realizada com uma fossa estourada, feira esta que esta localizada na avenida Presidente Juscelino Kubitschek, e a citada fossa estoura, esta localizada na entrada da rua Oliveira Ribeiro, no cruzamento com tal Avenida, além das fortes e constantes chuvas, os comerciantes e clientes de tal feira, tem que conviverem com o mau cheiro exalado, portanto, os moradores, clientes, comerciantes, clamam por uma solução da SENHORA DESO.”

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
"Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior. Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho. Peço a Deus que não me dê nenhum tempo de vida a mais, a não ser que eu possa me orgulhar dele.

José Alencar, político e empresário brasileiro, nasceu em 17 de Outubro de 1931 e morreu em  2011.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários