Juízes agora serão os eleitores

0

“Os juízes agora serão os eleitores. Caberá a eles aprovar ou não os candidatos”. Esta frase, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o sergipano Carlos Ayres de Britto, merece mais de que uma reflexão do eleitorado merece que fique guardada até o dia 5 de outubro, quando serão realizadas as eleições municipais em todo pais. A frase de Britto foi dita após a derrota, por 4×3, da proposta dele em barrar a concessão de registro a candidatos a cargos eletivos que estejam respondendo a processos na Justiça.

 

Seria um avanço grande para o país, onde a tônica maior é a impunidade. Não dá mais para ano após ano, políticos terem seus nomes envolvidos em processos judiciais e, na eleição posterior, são candidatos e muitos deles eleitos, com a conivência do próprio eleitorado. Britto perdeu, mas disse que continuará com a cruzada na luta pelos princípios éticos e da moralidade. Advertiu que os eleitores devem escolher candidatos de ficha limpa.

 

Na revista Istoé desta semana, uma matéria com o título “Derrotas da ética”, lamenta a derrota da proposta de Carlos Britto no TSE e lembra que “nas próximas eleições, pessoas sob suspeição poderão ganhar mandatos nas câmaras municipais e nas prefeituras, o que lhes facilitará escapar da Justiça comum. Leia a matéria: “Quando se cogita contratar alguém para a prestação de serviços particulares, todo o cuidado é pouco, mas quando se trata de investigar alguém em cargo público não se toma nenhum cuidado?”, indagou Britto em sua declaração de voto. Na mesma direção foi o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Brito: “Quem deve cuidar da coisa pública tem que ter um passado confiável”, considera.

 

No mesmo dia, defensores da impunidade tiveram novo alento. A maioria dos deputados presentes à sessão da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão negou o pedido de licença para que se iniciasse um processo judicial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador Jackson Lago (PDT). Tanto a Polícia Federal quanto o Ministério Público o acusam de envolvimento com o esquema de desvio de recursos públicos pela Construtora Gautama, descoberto na Operação Navalha da Polícia Federal. Um dia depois, na quarta-feira 11, foi a vez do Rio de Janeiro. O Conselho de Ética da Assembléia Legislativa do Estado teve que escolher por sorteio o nome do relator do processo de cassação do deputado Álvaro Lins (PMDB), ex-chefe da Polícia Civil. O motivo: ninguém queria ser o relator do processo. Lins é acusado pela Polícia Federal de ser um dos chefes da “quadrilha armada” que atuou no governo de Anthony Garotinho. Para constrangimento maior da Casa, há duas semanas, a mesma Assembléia não pensou duas vezes para tirar Álvaro Lins da cadeia, quando ele foi preso pela PF. No mesmo dia dessa saia-justa, os nove deputados estaduais afastados da Assembléia Legislativa de Alagoas por suspeita de desvio de R$ 280 milhões da folha de pagamento da Casa retornaram aos seus cargos em Maceió como se nada depusesse contra eles. Nesse caso, eles foram beneficiados por uma decisão do ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal. Mas o retorno dos deputados alagoanos encontra amparo no silêncio de seus pares, já que eles recorreram ao STF de uma decisão da Justiça alagoana.

 

Como bem cita a matéria da Istoé essas decisões da Justiça e dos legislativos estaduais podem estar estimulando a impunidade. Em Sergipe não é diferente, a impunidade mora ao lado dos sergipanos é vista circulando nos corredores de quase todos os poderes. É irmã siamesa da ganância, da prepotência e da arbitrariedade. Resta esperar que os eleitores sigam o conselho de Carlos Britto: sejam os juízes e mandem para a cadeia, ou melhor, para casa estes políticos que estão na vida pública se locupletando do erário e apostando no esquecimento do eleitorado e na eterna impunidade.

 

PT delibera a favor de possível aliança com o PSDB

No último sábado, 14, o Encontro Municipal do PT de Aracaju, após um amplo debate, a maioria dos delegados deliberou por uma eventual aliança com o PSDB após o resultados das conversas entre o PCdoB e o partido tucano. Contrariando a lógica de raciocínio de algumas correntes internas, o pré-candidato à vice-prefeito, Silvio Santos, deixou claro que a possibilidade de aliança com o PSDB, em nenhuma hipótese, ameaça a hegemonia do projeto político que vem sendo implementado na capital. “Do ponto de vista tático, não temos qualquer tipo de preocupação, pois buscamos e trabalhamos sobre os princípios que sempre nortearam nossas ações”. De forma semelhante, o presidente da BR Distribuidora e ex-senador, José Eduardo Dutra também argumentou em defesa de uma possível aliança que garanta todas as condições de vitória à chapa majoritária. “Estamos diante de uma disputa que será extremamente polarizada, o que devemos fazer é buscar apoios significativos para assegurar nossa vitória”,destacou.

 

Déda diz que disputa será difícil

Para o governador Marcelo Déda, o momento exige um apurado senso de responsabilidade histórica, onde a militância deverá entender que não se está colocando em risco nem a chapa majoritária, nem a chapa de vereadores. “Não estamos colocando em risco a essência daquilo que iremos trabalhar na disputa. É importante que ninguém se iluda, pois enfrentaremos uma disputa difícil, uma eleição dura, com uma polarização pesada que nos inclinem a buscar interlocução com diversos setores, para que alcancemos o resultado esperado: a vitória”, pontuou o governador.

 

PCdoB e PT: objetivos comuns

O prefeito Edvaldo Nogueira também relembrou as duras disputas enfrentadas pelas frentes de esquerdas e da necessidade de evolução de concepção política para proporcionar resultados positivos para a população. “Estou aqui com muito orgulho para declarar minha gratidão ao PT e ao tratamento que sempre recebi de Marcelo Déda, além de assegurar que, a partir desta nova configuração, darei o mesmo tratamento que recebi a Silvio Santos, consolidando essa união em torno de objetivos comuns para oferecer cada vez mais qualidade de vida aos aracajuanos”, disse.

 

Conversas com PSDB, PSC e PTB

Edvaldo Nogueira disse que a pré-candidatura dele é a consolidação de um projeto baseado na ética com recursos públicos que visa diminuir a desigualdade e melhorar cada vez mais a qualidade de vida. Edvaldo disse que vai continuar conversando com o PSDB esta semana e dialogando com as lideranças do PSC, do PTB e outros partidos. Ele lembrou que o apoio do PPS marca um reencontro de gerações que estiveram em alguns momentos separadas e têm um importante papel na redemocratização do pais, como também a parte do PMDB progressista, com Benedito, Jackson, Viana, Jorge Alberto e muitos outros.

 

Mudança à vista em Canindé

O governador inicia a semana com vários problemas políticos para resolver. Em Canindé, por exemplo, o prefeito Orlando Andrade (PDT), não cumpriu um acordo com Heleno Silva e não aceita que ele indique o candidato a vice. Heleno já desabafou este final de semana e promete uma racha se aliando com os adversários de Orlando no município. Se Orlando não cumpre o acordo da vice, Heleno se acha no direito de não cumprir o acordo de apoiar à reeleição do pedetista.

 

Puxão de orelha em Nilson Lima

Já em Pirambu, Déda vai ouvir a reclamação de todos os aliados porque o secretário Nilson Lima apoiou a decisão do PT local, através de Vado, lançar candidatura própria. Com isso prejudica a candidatura de Jose Nilton, do PMDB e ajuda a candidatura de Helinho, candidato dos Mouras.

 

Problemas em Campo do Brito

Em Campo do Brito, parte da direção municipal que não deseja apoiar Maim, alvista de carteirinha, hoje no PDT, tenta expulsar a vereadora Débora, indicada a vice na chapa do alvista, ou melhor, do pedetista (Brizola deve estar se mexendo no tumulo). A briga é feia. Neste final de semana uma briga feia envolveu o secretário Rogério Carvalho e algumas lideranças petistas do município. Por pouco não sai briga…

 

PT fecha com PDT em Tomar do Geru

No sábado, 14, o diretório municipal do PT, realizou seu encontro onde ficou definido que participaria da coligação com o PDT, PSB, e outros partidos, aceitando o convite do PDT que tem como pré-candidato a prefeito Gildeon Ferreira, sendo escolhido como pré-candidato a vice, Aparecido, presidente do diretório municipal do PT. A decisão apoiada praticamente por todos, havendo somente uma abstenção. O nome de Aparecido foi escolhido devido o bom trabalho que vem realizando a frente do Partido e do bom relacionamento com todos os aliados, recebendo do pré-candidato Gildeon, o apoio de melhor nome para compor com ele.

 

Itabaiana: disputa entre o PT e o PSC

O leitor não se engane: apesar de não estarem disputando a vaga de prefeito, os dois partidos sabem que Itabaiana é o principal município a ser conquistado, no interior do Estado. Lá, se a prefeita continuar com a atual vice, Maria José, nem o PT, e nem o PSC terão chances de ocupar a vaga, pois até mesmo o governador não terá argumento para indicar nomes. Acontece que, pelas últimas conversas entre Maria Mendonça e Amorim, a vaga já está nas mãos do PSC. Com a decisão de Maria, é preciso que o governador participe de forma mais incisiva na questão, antes que a ata da convenção seja registrada. Afinal, entregar a vaga ao PSC, significa dar a Amorim a garantia que seu partido, disputará a sucessão de Maria em 2012. Resultado? O fortalecimento do PSC em 2010. E o PT do governador o que ganhará?

 

Itabaiana: Maria Mendonça voltará a Assembléia em 2010?

Começa a se fortalecer, nos bastidores da política de Itabaiana, a idéia de que, caso vença as eleições de 2008, a professora Maria Mendonça voltará, a Assembléia em 2010, como deputada, deixando nas mãos de Amorim, a principal prefeitura do interior sergipano, que hoje recebe quase R$ 4 milhões por mês, possui 50 mil eleitores e quase 90 mil habitantes. Uma coisa já está definida. Em 2010, Eduardo Amorim será candidato a Senador. Para isso, é fundamental que o PSC esteja comandando a prefeitura de Itabaiana. Então, cabe uma pergunta: Como ficará Valadares que está contando com estes votos para a sua reeleição? Para o presidente estadual do PMDB, em relação à Itabaiana, a situação é mais tranqüila. Lá o Partido tem compromisso apenas para deputado estadual, Arnaldo Bispo, e deputado federal, José Carlos Machado. Basta que Jackson Barreto tenha a habilidade para conquistar os eleitores, e claro, não prejudique a principal liderança, Luciano Bispo agora em 2008.

 

E-mails, blog e eleições

Este jornalista volta a agradecer os diversos e-mails de leitores que hoje são os principais articulistas deste espaço. Como apenas um co-autor deste blog este jornalista pede apenas que nestes três meses da disputa eleitoral, que os e-mails sejam críticos e construtivos, sem denegrir a imagem de nenhum candidato. O período eleitoral passará, mas o espaço continuará com a mesma linha

 

Zeca, assim também é demais…I

Tudo bem, nada demais tomar uma cerveja, especialmente em ocasiões especiais. Tem gente que toma uma quando está alegre ou muito triste, quando o time ganha ou morre uma pessoa amiga. Contrastes alegria e tristeza. Mas, pelo amor de Deus, toma tento Zeca Pagodinho! Na morte do grande e imortal Jamelão, instalou uma mesa especial na quadra da Mangueira, ao lado isopor cheio de garrafas de cerveja e arrodeado de amigos, posou para fotógrafos e as agências distribuíram para a imprensa, especialmente sites da Internet e o título da matéria era”Zeca Pagodinho bebe pela morte de Jamelão” e os rótulos das garrafas são as da que ele faz propaganda por um contrato milionário. Até ontem ainda circulava pela Internet essas fotos e a chamada-título. Numa ostensiva propaganda da cerveja e estímulo, especialmente aos jovens. Aproveitaram a morte do grande músico para fazer propaganda de bebida!”

 

Zeca, assim também é demais…II

Nem de longe passa pela cabeça do colunista dá lição de moral. Ao contrário, mas, numa época em que o motivo maior de acidentes é provocado por bebidas e que aumenta consideravelmente o consumo entre os jovens, Zeca poderia beber sua cerveja sem fazer propaganda, tal como os simples mortais e até as celebridades mas que possuem bom senso. Repete-se: este jornalista não está motivado por nenhuma falsa moral, mas por uma questão óbvia, de bom senso. E, se ainda pudesse, garante que o rabugento e genial Jamelão, lhe daria uma bronca como somente ele sabia dar.

 

Seminário em Japaratuba

Nesta segunda-feira, às 19hs, no clube social professora Rita de Cássia, em Japaratuba, será realizado  Seminário “Uso do Poder de Compra do Estado para as Micro e Pequenas Empresas”, promovido pelo Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria da Administração em parceria com o Sebrae.

 

Segurança para Escola Laonte Gama

É preciso uma atenção especial com a segurança na Escola Municipal Laonte Gama, no bairro Santa Maria. Os professores estão angustiados e sem condições de trabalho devido à dalta de segurança Inúmeros assaltos a alunos e professores tem ocorrido na porta da escola, fora as ameaças de morte. Vários pedidos já foram feitos a secretaria Tereza Cristina, contudo, nada tem sido feito. Será que é preciso acontecer o pior, para depois aparecer a solução?

 

O que falta para o acordo coletivo da Deso?

São 225 dias de atraso para o acordo coletivo da Deso. O mais longo da história da empresa. Segundo as informações os trabalhadores já cederam e aceitaram diversas clausulas como a bolsa de alimentação, no valor de R$ 220,00, repasse da inflação, sem sendo abaixo do reajuste do governo estadual! A categoria já não agüenta mais.

 

Asfalto dentro do Campus da UFS

O que falta para a reitoria da UFS fazer o recapeamento asfaltico dentro da Universidade. Só tem buracos e professores, funcionários e alunos estão tendo prejuízos com seus veículos.

 

Plantas medicinais

Hoje, 16, às 19h30 no CEPS da secretaria de saúde de Aracaju , situado na Rua Luiz Carlos Prestes 89, por trás do antigo mistão, na Av. Rio de Janeiro ) acontece uma roda de conversa com Dr. Celerino Carriconde. Ele é médico do Centro Nordestino de Medicina Popular ( http://www.cnmp.org.br/pt/), faz trabalho com plantas medicinais e alimentícias junto a grupos comunitários e ao público em geral, o valor da medicina popular. O objetivo é difundir as concepções de saúde integral e contribuir para que a fitoterapia e as plantas medicinais sejam efetivadas como políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS), através de uma lei, e não somente de portarias, como acontece atualmente.

 

Sobre os movimentos sociais

Do leitor Jorge: “Quero parabenizá-lo por essa idéia de deixar um espaço para os leitores da sua coluna se manifestarem e discutirem temas importantes do nosso cotidiano. O que tenho para colocar nessa discussão é que são os movimentos sociais que fazem o encaminhamento das reivindicações das demandas sociais que o Estado não conseguiu atender. É preciso cautela na rotulação desses movimentos legitimados pela cidadania, ou seja, antes disso, é necessário compreender a ação dos movimentos sociais. Concordo com o Coronel quando ele afirma que “Urge, assim, a transição paradigmática para uma polícia que sirva e proteja a sociedade. A ação da polícia é um serviço e, como tal, sofre e se adéqua às concepções paradigmáticas que vive a sociedade. Portanto, ela passa pelas mesmas transformações que outros segmentos da sociedade passam” .

 

Produção do “São João da Gente” da TV Sergipe

Está de parabéns toda produção do quadro “São João da Gente” apresentado todos os dias no SETV 1 edição da TV Sergipe, O ator sergipano, Pierre, está dando um show no desenvolvimento das matérias. A fotografia, a edição, a produção, o texto, enfim todo trabalho é digno de todos os elogios. É um trabalho digno de ser mostrado em cadeia nacional, o Brasil precisa conhecer a cultura e os artistas sergipanos. 

 

Comunicado à imprensa – Acidente na Fafen-SE

A Petrobras, por meio da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), lamenta informar a ocorrência de um acidente, ocorrido na manhã de hoje, dia 15, que vitimou o engenheiro de equipamentos José Geraldo Pereira de Oliveira Filho. Uma comissão de investigação está sendo formada por técnicos da Companhia, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do sindicato dos petroleiros para apurar as causas do acidente.  A Petrobras está prestando todo o apoio à família do empregado.  (Da Comunicação Regional Nordeste – Assessoria de Imprensa).

 

Procon adere ao Sindec

A partir deste mês, Sergipe passa a fazer parte do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne em rede as bases de dados dos Procons. Nesta segunda-feira, 16, uma equipe de treinamento estará na sede do Procon para capacitar todos os servidores. Por conta disso, o órgão não estará realizando atendimento normal, um posto de orientação ficará disponível à população para que não haja desrespeito com o consumidor. Com a adesão de Sergipe, chega mais de 17 o número de Procons estaduais que fazem parte do Sindec. O sistema já inclui os estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio Grande do Norte, Amazonas, Alagoas, Maranhão e Santa Catarina. Recentemente, os estados de Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais deram início à inclusão de Procons municipais no Sistema.

 

Concursados recebem menos do que o mínimo

De um servidor público: “Os Servidores Públicos do Estado de Sergipe, Oficiais Administrativos da SEAD, Padrão V, Nível I, do quadro permanente de pessoal efetivo do Poder Executivo – Administração Direta do Estado de Sergipe, empossados no dia 14 de abril de 2008, aprovados por intermédio do Edital n° 001/2007, estão recebendo efetivamente menos que um salário mínimo. Atualmente o salário desses é de R$ 419,00 com o desconto do IPES previdência de 13%(compulsório) passa a ser de R$ 364,53. Há a opção de se descontar 6% de vale transporte e 4% de IPES Saúde depois de todos esses descontos o novos concursados recebem aproximadamente R$ 320,00. valor esse que é bem inferior ao salário mínimo vigente no país e uma vergonha para o funcionalismo público do Estado. E é preciso salientar que esses novos servidores que prestaram concurso e são efetivos, recebem um salário bem inferior que os funcionários terceirizados contratados que antes exerciam as mesmas atividades hoje por eles exercidas. Com indignação, para conhecimento da sociedade”.

 

TJSE instala 21ª Vara Cível nessa segunda-feira

Nessa segunda-feira,16, às 08 horas, o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe fará a instalação da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, no Fórum Gumersindo Bessa. A 21ª Vara terá competência comum e a solenidade de instalação contará com a presença do Presidente do TJSE, Desembargador Artêmio Barreto. O Juiz titular da 16ª Vara Cível – Juizado da Infância e da Juventude, Ricardo Múcio, vai responder também pela 21ª Vara até a designação do Juiz titular pelo TJSE.

 

Servidores do TJ/SE fazem ato de protesto amanhã, 17 I

Do boletim da CUT Sergipe: Na próxima terça-feira, 17, os servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe – TJ/SE -, através do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe – Sindiserj – realizarão protesto em defesa da dignidade salarial da categoria e por um Plano de Carreira justo. Será às 14h30, na Praça Fausto Cardoso. De acordo com o presidente do sindicato, Hélcio Eduardo Amparo Albuquerque, a diferença de salário do TJ/SE entre cargos efetivos e em comissão ultrapassa os R$ 10 mil reais. “Enquanto que o efetivo (no caso, cargo de auxiliar judiciário) ganha apenas R$ 880,34, os comissionados chegam a embolsar R$ 11.039,17. O TJ/SE, hoje, tem cerca de 700 cargos comissionados. É um absurdo que os cargos em comissão ganhem em um mês o que os efetivos levam um ano”, fala.

 

Servidores do TJ/SE fazem ato de protesto amanhã, 17 II

Segundo Hélcio Albuquerque, pesquisas junto a outros sindicatos da área no país demonstram que o técnico judiciário de Sergipe apresenta uma das piores situações salariais do Brasil. “Na Bahia o salário de técnico é R$ 2.600 reais e em Alagoas chega a 2.800”, enfatiza Hélcio Albuquerque. Ele explica que dos recursos que o TJ/SE possui hoje, comprovadamente, estão sendo utilizados 4,3% para pagamento de pessoal, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – autoriza a utilização de até 6%. “Ainda há recursos de sobra para atender os anseios de um plano de carreira justo para os servidores”, frisa o presidente do Sindiserj. Entre os demais motivos de indignação dos servidores está a falta de transparência do Poder Judiciário com a divulgação dos gastos de pessoal. Conforme Hélcio Albuquerque, após a aprovação da proposta do Plano de Carreira da categoria em março, os oito ofícios encaminhados ao presidente do TJ/SE, desembargador José Artêmio Barreto, sequer obtiveram resposta. Também as diversas visitas de dirigentes solicitando a análise da proposta da categoria e a divulgação da folha de pagamento do tribunal, não surtiram efeito. “É importante frisar que 90% do quadro técnico do TJ/SE tem curso superior. E o TJ/SE é considerado, segundo o próprio órgão, o segundo mais ágil do país, embora este mérito não reflita nos nossos salários”, diz Hélcio Albuquerque.

 

Sobre a área da saúde

Comentário de Fernanda Lima: “Onde foram parar os pacientes do HGJAF, e as macas que invadiam os corredores deste e ficavam a ver navios sem atendimento? Não foram distribuídos em hospitais para tratamento ambulatorial, foram dadas altas ilegais para desafogar e mostrar que tudo está bem. Como sempre fizeram. O senhor Silvio Denis se diz um bom gestor, mas não entende nada de gerenciamento. Sabe bem é como despistar a imprensa e mascarar as coisas para ludibriar o público para não ser dispensado”. A leitora denuncia ainda uma enfermeira, de nome Dayse Rosangela, afirmando que a mesma copiou as idéias, todas de outros hospitais feitas por enfermeiras capacitadas e estruturadas, com pós e mestrado”.

 

Frase do Dia

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade”. Bíblia – Mateus, capítulo 23, versículos 27 e 28.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários