Juntos e misturados

0

Ideologia política está caindo da moda entre os políticos sergipanos, que preferem fazer coligações pensando unicamente no resultado eleitoral. Portanto, não se surpreendam se nos palanques de 2012 estiverem lado a lado ferrenhos adversários de um passado recente. A criação de novos partidos e a fusão de outros contribuirão para a indigesta salada a ser oferecida aos eleitores, que ficarão confusos ao ver adversários de ontem juntos, e ao mesmo tempo misturados com futuros oponentes. Itabaiana poderá ser o melhor exemplo deste saco de gatos. Se o PT local apoiar a reeleição do prefeito Luciano Bispo (PMDB), ficará junto com os peemedebistas e misturado – não por muito tempo – com os aliados do PSB da deputada Maria Mendonça. Em outros municípios, também estão sendo construídas coligações entre lideranças das mais variadas matizes políticas. Este sarapatel de coruja não é coisa nova. No passado, os velhos caciques se acomodaram na Arena 1 e Arena 2 para não largarem as fartas tetas do Poder.

Aliado da gota

Quem possui um aliado como o deputado federal Almeida Lima (PMDB) não precisa de adversário. Entrevistado pelo jornalista Habacuque Villacorte, o homem soltou os cachorros pra cima de Marcelo Déda (PT). Veja o que diz Almeida: “Medíocre é o próprio governador, que não sabe conduzir o governo. A ele falta ideal, falta projeto de governo, que ele nunca acalentou, nem construiu ao longo do tempo em que esteve na oposição. O que Déda sempre quis foi assumir o título de governador do Estado e distribuir poses”. Homem, vôte!

Posse na Fies

Reeleito para mais um mandato, o empresário Eduardo Prado de Oliveira será empossado nesta segunda-feira na presidência da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies). Também reeleito, o empresário Roberto Constâncio Vieira Filho ocupa a primeira vice-presidência. Eduardo Prado revela que as metas da entidade estão focadas em tornar a indústria mais competitiva, forte e com elevado grau de contribuição para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe.

Café com Negócios

Será na próxima sexta-feira a 2ª edição do Café com Negócios, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Marcado para as 7h30 no Hotel Mercure, o evento terá como palestrante o comandante do policiamento da capital, tenente-coronel José Enilson Aragão. Ele falará aos empresários sergipanos sobre ‘A Segurança Ostensiva em Aracaju’.

Sergipe na TAM

A revista TAM nas Nuvens de maio passado traz uma matéria especial sobre Sergipe. Em cinco páginas, o repórter Fred Lessa retratou alguns dos melhores e mais belos pontos turísticos, a exemplo do Cânion de Xingó e da Fazenda Mundo Novo, em Canindé. O jornalista também dá dicas aos leitores sobre restaurantes, bares, além de opções de hospedagem. A matéria chama a atenção para o que Sergipe tem de melhor: a hospitalidade dos sergipanos.

Sub-registro

Será assinado nesta segunda-feira o Termo de Cooperação do Programa de Erradicação de Sub-Registro Civil de Nascimento. O Termo é uma parceria da  Secretaria estadual de Justiça e de Defesa do Consumidor, e o Tribunal de Justiça. A solenidade, que será presidida pelo governador Marcelo Déda (PT), está marcada para as 15h no Palácio de Despachos.

Malha fina

A Receita Federal liberou hoje da malha fina o quinto lote residual de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física dos exercícios de 2010, 2009 e 2008. A consulta pode ser feita na página da Receita na internet ou pelo Receitafone 146. O dinheiro das restituições será depositado no próximo dia 16. Para as restituições de 2010, a correção é de 11,15%, para as de 2009, de 19,61% e para as de 2008, de 31,68%. E você, tá nessa?

Visita adiada

Por não ter conseguido passagem em um voo comercial, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, adiou a visita que faria hoje a Sergipe. Estavam programadas reuniões com o governador Marcelo Déda (PT) e o secretário estadual dos Direitos Humanos, Iran Barbosa, além de entrevista coletiva e uma visita à exposição ‘Direitos Humanos – Imagens do Brasil’, montada na Sociedade Semear.

Caminhoneiros

O caminhão da sorte estará em Itabaiana de 13 a 18 do próximo mês. Neste período, todos os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal serão feitos na praça de eventos Etelvino Mendonça, com transmissão ao vivo para todo o país. O caminhão da sorte será uma das atrações da 45ª Festa do Caminhoneiro. Os Correios também confirmaram o lançamento de um selo comemorativo ao evento, onde está escrito "45 Anos da Festa do Caminhoneiro; Itabaiana, Capital Brasileira do Caminhão".

Do baú político

O jornalista Luiz Eduardo Costa recorreu às pesquisas do escritor sergipano Murilo Mellins para mostrar que o hábito de freqüentar cabarés é antigo entre os coleguinhas da imprensa. Talvez por isso, um seleto grupo de comunicadores criou um espaço batizado pelo sugestivo nome de cabaré para discutir com a classe políticas os mais variados assuntos. Em sua coluna no Jornal do Dia, Luiz Eduardo destaca trecho de uma matéria publicada em 1949, pelo Correio de Aracaju, anunciando um coquetel oferecido à imprensa pelo famoso dono de bordéis Nelson de Rubina. Luiz fecha a coluna informando que “naquele tempo, jornalistas freqüentavam mesmo cabarés autênticos. Eram homenageados pelos empresários do lenocínio e a eles dedicavam textos repletos de reverencias”. Também a classe política prestigiava os bordéis, mascarados de cassinos e ‘dancing’. Esta pode ser a explicação para que o Cabaré de hoje, que só oferece apimentados debates regados a cervejas e uísques, faça tanto sucesso entre os jornalistas e políticos sergipanos.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários