Justiça Eleitoral, PF e a compra de lideranças

Depois de ler uma nota no JC de ontem, 11, este jornalista  entende que é preciso cobrar dos órgãos responsáveis, neste caso da Procuradoria Eleitoral para que apure denuncias de compra de votos antes mesmo da campanha se iniciar em Sergipe. Leia a nota do JC, com o título inflacionada: Uma deputada aliada do governo disse estar ficando assustada com o alto preço de uma campanha. Segundo ela, o processo está superinflacionado porque tem gente gastando milhões de reais para garantir uma cadeira na Assembleia. A compra de lideranças inexpressivas, que têm no máximo 200 votos, de acordo com a parlamentar, não sai menos de R$ 25 mil. O que ninguém ousa explicar é porque se gasta tanto para se eleger deputado, cujo salário é de aproximados R$ 10 mil”.

A Procuradoria Eleitoral pode descobrir facilmente quem vem comprando votos. É só botar a Polícia Federal para investigar, quebrando o sigilo telefônico de várias lideranças, principalmente vereadores no interior. Tem muita gente que fala demais e  nestes locais é fácil descobrir a mudança do padrão de vida de alguns, que compram imóveis, carros e etc.  Seria uma iniciativa importante porque tiraria da política não só os corruptos, mas também os corruptores que são candidatos este ano.

Outra ação que a Procuradoria Eleitoral pode investigar são as chamadas subvenções que cada deputado tem direito de indicar anualmente. É muito dinheiro (ninguém sabe ao certo) que são destinados a  entidades, muitas delas ligadas “umbilicalmente” com os mesmos parlamentares que enviam os recursos. Há alguns anos estas subvenções foi alvo de uma investigação do Ministério Público Eleitoral, mas parece que “colaram” um dedo no processo.

A Procuradoria Eleitoral com o apoio da Polícia Federal pode prestar um grande serviço a população sergipana e é fácil descobrir e pegar em flagrante o dinheiro que começa a circular para estas lideranças no interior. Eles próprios “cantam de galo” um com outro. Quem sabe não pegará alguns candidatos a deputado estadual e a federal. E se aprofundar as investigações chegará aos “peixões” também. Pode ter certeza.

Sobre esgotos e bares

A Advogacia-Geral da União – AGU, em Sergipe vem fazendo a sua parte com relação aos esgotos jogados in natura nas praias e rios. Recentemente realizou uma audiência pública com os donos de bares da rodovia José Sarney para resolver o problema, através do tratamento de fossas, que não afetem também os lençóis freáticos da região.

 

Sobre esgotos e alguns hotéis

A AGU tem também um procedimento aberto em relação a alguns hotéis da Atalaia que. Parece incrível, caro leitor, mas alguns hotéis da orla não estão conectados á rede de esgoto. A AGU deu um prazo para regularização. E, com certeza, se estes hotéis não resolverem o problema serão sérios problemas, inclusive com ações pedindo a interdição deles.

 

Esgoto da 13 de Julho: blog quer ajuda dos leitores

E o blog pede a ajuda de alguns leitores para tentar identificar quais os edifícios e residências da área que ligaram o esgoto na rede de águas fluviais. Só com denúncias para que os órgãos competentes apurem melhorar o ar daquela região. Não dá para conviver com aquele canal fétido por conta de alguns que insistem em jogar o esgoto in natura direto no canal.

 

Praias impróprias para banho: MPE requer vistoria

O Ministério Público do Estado de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital, requisitou à Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA, nos Autos do Inquérito Civil nº 05.10.01.0106, vistoria e fiscalização em toda extensão da Orla da Cidade de Aracaju, considerada entre a foz do Rio Sergipe até o Rio Vaza Barris.

 

Pontos de lançamento das águas

A fiscalização tem o objetivo de verificar os pontos de lançamento das águas, indicando sua origem e analisando sua qualidade, a fim de poder apurar o motivo da poluição nessas águas, atualmente impróprias para banho. 

 

Prejuízo dos bares

É lógico que todos estão preocupados com o prejuízo causado com a poluição nas águas das praias de Aracaju, não só para os bares e restaurantes, mas para todos os setores envolvidos com o turismo. Mas é preciso lembrar que a saúde deve ficar em primeiro lugar e os técnicos da Adema não podem e, com certeza, não serão, forçados a darem laudos que não correspondem com a realidade.

 

Audiência

O governador Marcelo Déda tem audiência hoje em Brasília com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ontem, 11, ele tentou viajar para Brasília, à tarde, mas o vôo da Ocean Air, teve a decolagem abortada duas vezes.

 

João Alves com fôlego para a disputa

O ex-governador João Alves Filho caminhava no final da tarde de ontem, 11, nos lagos da orla da Atalaia. Pela disposição e o aspecto físico João Alves Filho está disposto e preparado para a campanha deste ano.

 

Marcos Aurélio vai processar Eduardo Abril

O secretário de Comunicação de Itabaiana, Marcos Aurélio, lamentou ontem, 11, que na Rádio Capital do Agreste, o radialista Eduardo Abril repetiu, aos gritos, os mesmo insultos que havia proferido quando estava na FM Itabaiana contra dois secretários de Luciano Bispo, desta vez contra ele. Segundo Marcos, ele foi vitima dos ataques verbais:  “Cabra Safado”, “Canalha”, “Mentiroso Safado” e mais uma insinuação de que Marcos teria “oferecido um dossiê contra Maria Mendonça ao deputado José Carlos Machado”.

 

Representação contra rádio

Marcos Aurélio informou que já encaminhou a gravação para seu advogado e espera obter o reparo na Justiça. Marcos Aurélio também informou que está preparando uma representação que será protocolada junto ao Ministério Público a fim de que o mesmo possa tomar algumas medidas educativas junto às emissoras de rádio da cidade.

 

Márcio Macedo conversa com Anderson Gois

Na sexta-feira passada que passou pelo bar da Treze (na 13 de julho) viu Márcio Macedo, candidato a deputado estadual pelo PT numa longa conversa com Anderson Gois, ex-comunista que foi para o PV e agora assumiu a camisa “alvista”. Será que Márcio foi tentar remove-lo da ideia de apoiar João Alves? Nos bastidores dizem que o governador Déda também conversou com Anderson. Estão supervalorizando o apoio do neo-alvista. Quem tudo quer com nada fica.

 

Por falar em PT….

Será que tem algum problema entre as direções estadual e municipal (Aracaju) do PT? Os dois diretórios sempre dividiram o mesmo endereço e agora, com  a posse da nova direção, foi um alugado somente um para a direção estadual, deixando o de Aracaju, em sérias dificuldades.

 

Augusto cometeu crime eleitoral? Desta vez Gualberto exagerou

Sinceramente o deputado da oposição Augusto Bezerra, tem vários defeitos, mas nunca seria capaz de cometer um crime eleitoral como foi denunciado ontem, 11, pelo deputado Francisco Gualberto.  Ele denunciou que Augusto divulgou seu nome em camisas confeccionadas para um evento do Programa Sergipe Alfabetizado, como “colaborador”.

 

Augusto defende o dinheiro público

O deputado Augusto Bezerra vem se destacando como ferrenho defensor do dinheiro público e da probidade administrativa. Ele não teria coragem de realizar um ato desta natureza. Iria de encontro a tudo que prega. Gualberto ainda mostrou uma camisa e disse que não iria representar o deputado. Comete um grave erro: tem que representar sim para a Justiça Eleitoral abrir processo e confirmar ou não o crime.

Aprovado, projeto Ficha Limpa vai ao Senado

Após oito meses de adiamentos e flexibilizações, a Câmara concluiu a votação do projeto que proíbe o registro de candidatura de quem tem problemas com a Justiça. A proposta será analisada pelo Senado.Um acordo entre líderes partidários acelerou a análise em plenário dos destaques ao projeto Ficha Limpa. Os deputados derrubaram nove emendas que alteravam o texto principal aprovado na semana passada.

 

Inelegíveis

Pelo projeto, ficam inelegíveis os condenados por decisão colegiada da Justiça (por mais de um juiz), mas cria-se o chamado efeito suspensivo -que permite recurso a outro órgão colegiado de instância superior para obter uma espécie de autorização para a candidatura.Essa medida foi a solução encontrada para facilitar a aceitação do projeto na Câmara. Pela proposta inicial ficariam inelegíveis os condenados por um juiz de primeira instância.As novas regras também ampliam o período de inelegibilidade de três para oito anos.Um dos dispositivos mais polêmicos, o que excluía os crimes ambientais e os contra a saúde pública da lista dos que implicariam em inelegibilidade, foi derrotado por 350 votos a 2. Apesar da resistência da bancada ruralista, manteve-se o ponto que impede a candidatura dos condenados por crimes contra o meio ambiente com pena superior a dois anos.

 

Pelella é o novo procurador-chefe do MPF

O procurador da República Eduardo Botão Pelella já responde pela chefia do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE). Eleito em fevereiro último para atuar à frente do órgão por dois anos, o novo procurador-chefe tem como substituto o procurador Sílvio Roberto Oliveira Amorim Junior.

 

Caráter apenas administrativo e de representação

A procuradora da República Eunice Dantas Carvalho, que dirigiu anteriormente o MPF em Sergipe, permanecerá atuando nos ofícios de defesa do patrimônio público, voltados ao combate à corrupção e a outros atos de improbidade administrativa. A chefia do MPF tem caráter apenas administrativo e de representação institucional. Ou seja, essa direção não implica qualquer autoridade hierárquica sobre os demais procuradores que atuam na unidade.

 

Comerciantes iniciam cadastramento para o Forro siri 2010

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro abriu nesta segunda-feira, 10, as inscrições para os comerciantes que têm interesse em vender bebidas e alimentos durante a abertura e os quatro dias do Forró Siri 2010. Para se inscreverem, os candidatos devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Cultura até o dia 14 de maio.

 

Aproveitamento de recursos minerais I

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, e o diretor geral do Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), Miguel Antônio Nery, estiveram reunidos na noite da última segunda-feira, 10, para ampliar as discussões sobre o aproveitamento dos recursos minerais sergipanos.  Durante o encontro, foram debatidas demandas apresentadas pela secretaria envolvendo o setor ceramista e questões relacionadas à exploração do potássio.

 

Aproveitamento de recursos minerais II

Em relação aos ceramistas, Jorge Santana apresentou ao diretor a situação dos produtores do município de Siriri, que enfrentam problemas relacionados à regularização de reservas de argila. Miguel Antônio Nery ressaltou que o órgão atuará na questão. Em relação ao potássio, a reunião serviu para ampliar os debates em torno do projeto apresentado pela Talon Metals ao governador Marcelo Déda durante reunião no Palácio dos Despachos.  “O encontro foi importante porque tivemos a oportunidade de estreitar nossas relações com o DNPM e discutir projetos fundamentais para a economia sergipana. O próximo passo é continuar mantendo esse diálogo para viabilizar esses projetos”, afirmou o secretário.

 

Banese financia indústria que vai gerar 148 empregos

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) assinou nesta terça-feira, 11, contrato de financiamento com a empresa Confecção Industrial do Nordeste Ltda. (CIN), que vai gerar 148 empregos na cidade de Boquim. Os recursos da operação, no valor de R$ 610,8 mil, destinam-se principalmente à aquisição de máquinas e equipamentos para as instalações industriais da empresa de confecções, que vai trabalhar na fabricação de produtos da linha de uniformes profissionais.

 

BNB financia mais de R$ 17 milhões para Usina Capela

A Super-Se realiza mais um financiamento com a empresa Agro Industrial Capela Ltda e comprova a boa e longa parceria entre o Banco e o cliente. A operação aconteceu através da agência Aracaju-Siqueira Campos, com liberação próxima a R$ 17,5 milhões, oriundos do Fundo Constitucional do Nordeste destinado ao Agronegócio (FNE/Agrin), para a ampliação da infraestrutura produtiva da empresa, contemplando investimentos fixos (construções civis, máquinas, equipamentos e instalações) e financeiros (capital de giro).

 

Grupo empresarial de SE

Fundada em 2005, a Usina Capela é um recente empreendimento de um dos grupos empresariais mais importantes em Sergipe, o Grupo Samam. A atuação há mais de 100 anos em diversos segmentos econômicos, como concessionárias de pequenos e grandes veículos, revenda de pneus, distribuição de GLP, agronegócio, dentre outros, reforça sua referência no mercado.A Usina produzirá álcool hidratado, mas objetiva-se produzir futuramente aguardente. Ela é considerada de médio porte, pois, atualmente, produz 200 mil litros/dia de álcool e tem o patamar de 87 funcionários contratados e distribuídos nos diversos segmentos de atuação da unidade industrial.

Bom relacionamento

“Estou muito satisfeito com a agilidade do processo no BNB, pois esta operação foi realizada num período inferior a 60 dias. Isto ajuda bastante no bom relacionamento com o banco e no resultado dos meus negócios. Afinal este contrato foi destinado à ampliação da Usina para que a produção e mão-de-obra crescessem”, disse o empresário, Henrique Brandão Menezes. A gerente da agência Siqueira Campos, Carmelita Carvalho Bastos Gomes, enfatiza que os clientes vêem as linhas de crédito do BNB como uma excelente forma de obter qualidade e satisfação para seus negócios.

 

TSE veta que aliança tenha nome extra para o Senado

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entendeu por unanimidade que a coligação partidária estadual deve ser a mesma tanto para os candidatos a governador do Estado como para os candidatos a senador. A resposta do TSE terá influência principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.No Rio, o PV terá de sacrificar sua pré-candidata ao Senado, Aspásia Camargo, se quiser dar espaço ao ex-prefeito Cesar Maia (DEM). Em São Paulo, ela impedirá o PTB do senador Romeu Tuma, que tentará se reeleger, de se coligar com a chapa do PSDB -que vai lançar Orestes Quércia (PMDB) e Aloysio Nunes (PSDB) ao Senado.Os ministros responderam a uma consulta do senador Francisco Dornelles (PP-RJ).O atual entendimento do TSE diz que as coligações em eleições majoritárias (como a de governador e de senador) não precisam ser refletidas naquelas proporcionais (como a deputados federais). O tribunal, porém, nunca havia se pronunciado sobre a relação entre as eleições majoritárias. Ontem, o TSE respondeu negativamente às questões do PP.

 

Estância nas homenagens aos 42 anos da UFS

Universidade Federal de Sergipe completa 42 anos de existência, e hoje, 12, às 18h, no pólo Sen. Júlio César Leite de Estância, haverá uma solenidade em comemoração a esta data tão significativa para a educação do estado de Sergipe, com a presença do Magnífico Reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, do Diretor Geral do CESAD Antônio Ponciano Bezerra, e do Excelentíssimo Prefeito de Estância Ivan Leite.    O município de Estância desde o ano de 2007 possui um pólo da UFS com cursos administrados pelo CESAD – Centro de Ensino Superior à Distância.

 

Site do programa “Entre Amigos”

O programa “Entre Amigos” apresentado na TV Cidade que tem como coordenador Ludwig Oliveira, estará completando um ano no próximo mês de junho. Entre as comemorações o programa vai lançar o site que já está em construção e aceitando sugestões dos telespectadores e amigos: www.entreamigosnatv.com.br

 

Juventude do PT na campanha “Voto aos 16”  

Na edição da campanha “Voto aos 16”, a Juventude Petista de Sergipe, mostrou a força da juventude. A Juventude do PT vestiu a camisa e provou que ela pode ajudar a construir um Brasil melhor através do voto.  “A campanha foi um sucesso. Conseguimos tirar mais de 1200 titulos, nos mais diversos municípios sergipanos. Em um único município, Lagarto, nosso coordenador da JPT companheiro Ricardo, mobilizou mais de 1000 jovens e conseguiu tirar 978 títulos de jovens de 16 a 18 anos, afirmou o Secretário Estadual da JPT, Jefferson Lima.”A mobilização foi muito positiva e agora podemos dar início a segunda fase da campanha, que é o voto consciente e a filiação ao PT, esclareceu o Secretário Estadual da JPT.

DOU e DJ tem ponto de revenda na Segrase

Foi firmado contrato entre a Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) e a Imprensa Nacional no último dia 26 de abril, que consiste em disponibilizar a revenda avulsa do Diário Oficial da União e Diário da Justiça – Seção Única, edições normais, suplementares e extras, na Segrase. Através dessa medida, em Sergipe, a Segrase passe ser o único local autorizado para revenda do periódico que será disponibilizado diariamente na Hemeroteca da empresa, onde também estará disponível para consulta das 7 às 13h.

Acesso a informação oficial
Segundo Diretor-presidente da Segrase Luiz Eduardo Oliva, este novo serviço disponibilizado pela Segrase proporcionará para a população sergipana mais uma forma de acesso a informação oficial. “Além de facilitar o acesso para a população com a revenda dos jornais, a Segrase ainda receberá 30% referente ao lucro obtido”, disse. O Diário Oficial da União consiste de três seções, que publicam: 1. Leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral; 2. Atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal;  3. Contratos, editais, avisos ineditoriais.

 

Cerca de 89% dos servidores comparecem ao trabalho no TJ

Em todas as unidades do Poder Judiciário em Sergipe foram registradas apenas 320 faltas no primeiro dia da greve, deflagrada ontem, dia 10. Os fóruns estão funcionando normalmente e as audiências não deixaram de ser realizadas. A greve foi proclamada ilegal, por pronunciamento judicial proferido nos autos do Processo 2010106903. A pena no caso de não suspensão do movimento grevista é de multa diária no valor de R$ 5 mil, a ser paga pelo Sindiserj.  Por determinação da Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe, a folha de pagamento dos servidores será fechada este mês no dia 15, para que possíveis ocorrências sejam registradas.

 

Carreata dos Servidores

Mesmo com a determinação do Tribunal de Justiça de Sergipe, do corte proporcional na remuneração dos faltosos de maio, diante da declaração liminar de ilegalidade da greve dos servidores do Poder Judiciário de Sergipe, a categoria permanece de braços cruzados. Os trabalhadores vão fazer uma carreata nesta quarta-feira, 12, saindo do Fórum Gumersindo Bessa com destino à porta do Tribunal de Justiça. “A greve continua e a decisão do corte de ponto fortalece ainda mais os grevistas, apesar de entender se tratar de assédio moral por parte do TJ, já que está ameaçando até mesmo servidores em estado probatório. Os servidores estão firmes e não vão desistir de lutar por seus direitos”, destaca o presidente do Sindiserj, Hélcio Albuquerque, lembrando que a categoria recebe o pior salário do país.

 

Show de Moraes Moreira neste sábado em Aracaju

Aos 40 anos de  carreira Moraes Moreira tem muito o que contar e para isso acaba de lançar pela gravadora Biscoito Fino  o DVD /CD: “A história dos novos baianos e outros versos” onde  canta e conta,  a  trajetória do grupo que revolucionou a MPB dos anos 70, além de apresentar sucessos de sua vitoriosa carreira solo. Dessa forma em comemoração aos seus 40 anos de carreira acontece em Aracaju, no Teatro Tobias Barreto, no dia 15 de maio, às 21h, um show de Moraes Moreira que será aberto com o show de Tatiana Cobbett e Marcoliva com os convidados Fabio Lima e Joubert Moraes. Ingressos antecipados à venda até o dia 10 de maio na bilheteria do teatro, lembrando que as cadeiras são numeradas. Troque seus pontos Bomclube por ingressos no Hiper Bompreço (Jardins e São José).

 

ExpoVinis Brasil 2010

Nos dias 27, 28 e 29 de abril aconteceu em São Paulo, no Pavilhão Vermelho Expo Center Norte, a ExpoVinis Brasil 2010, 14° Salão Internacional do Vinho, onde milhares de rótulos de vários países foram demonstrados, sendo o evento o grande meeting do setor na América Latina. Muitas novidades foram apresentadas neste ano no evento, além de várias palestras e degustações. A Lidio Carraro Vinícola Boutique não ficou de fora e participou ativamente da Exposição apresentando novos rótulos na linha Elos com o corte Touriga Nacional/Tannat e completando a linha Singular o varietal Teroldego. O evento contou com a presença  da Família Carraro e dos sergipanos Fábio Melo, leia-se Lidio Carraro Vinícola Boutique Nordeste, e do consultor de vinhos da Lidio Carraro em Aracaju, Sérgio Ricardo. Com certeza o Nordeste foi bem representado na ExpoVinis Brasil2010.

DO LEITOR

Zona de Expansão: é preciso vigiar
Do leitor Márcio Garcia: Prezado Claudio, quero aqui me somar as preocupações colocadas sobre a Zona de Expansão, sou morador da mesma a aproximadamente 2 anos e neste tempo tenho observado o volume vertiginoso de crescimento da mesma. São centenas de construções e pouquisima preocupação com os aspectos ambientais.Entretanto ainda a tempo para salvarmos a mesma de um futuro tenebroso que coloca em cheque o nosso título de capital da qualidade de vida. A discussão do plano Diretor de Aracaju precisa ser retomada privilegiando o bem esar da população e não o interesse de construtras e imobiliárias, poderemos fazer da Zona de Expansão um bairro modelo, bastando para tanto um projeto urbano que preserve os aspectos naturais da região, preserve suas lagoas, construam-se ruas e avenidas largas com amplas calçadas, parques, praças e espaços de lazer amplos e agradaveis.É bom lembrar, que a 50 anos atrás Brasília foi concebida com propósitos similares, e que também Aracaju nasceu planejada, então, com toda esta experiência não é possível que venhamos cometer impropérios.Porém o que vejo hoje é que estamos no caminho do impropério, o modelo urbano aplicado a Zona de Expansão é ultrapassado, os cuidados necessários não estão sendo tomados. Os cidadãos Aracajuanos precisam reagir a tempo, cobra posturas firmes e ousadas do Prefeito e Vereadores, como também do vizinho do lado, para que este no afã de livra-se de problemas pequenos não crie grandes problemas para si e para a comunidade (fossas ligadas a rede fluvial). Enfim, espero que este movimento de zelo prospere e que num futuro próximo possamos continuar  nos orgulhando de morar numa cidade com excelente qualidade de vida. Sejamos vigilantes”.

Saudades de Samarone

Do leitor Luiz Brandi: “Começamos a sentir saudades de Samarone, eis que notamos que os veículos já estacionam em avenidas e em lugares proibidos, quando ligam o pisca alerta (vulgo f….-se), e a fiscalização não mais aparece. Já notamos também estacionamento de veículos não portadores de cartões de idosos ou deficientes estacionados irregularmente naquelas áreas reservadas, a exemplo do estacionamento ao lado da Loja Riachuelo, no Shopping Jardins ontem à noite entre 18 e 19hm onde 40%  dos veículos estavam sem os cartões, e a fiscalização não mais aparece”.

 

Leitor está correto

O leitor Luiz Brandi está certo. No centro da cidade, por exemplo, na Avenida Barão de Maruim a todo o momento tem carro estacionado e nada de fiscalização. Já nas vagas dos shoppings a mesma coisa. Não é possível que a SMTT vai agora agradar os motoristas infratores. Tem que punir e esquecer as questões políticas.

 

Fechamento de retorno na Adélia Franco

Comentário de Ronaldo Santos: ”Alguém de livre e sã consciência pode informar qual a utilidade do fechamento do retorno do último trecho da Av. Adélia Franco (em frente à antiga Gino Benoti), logo no início da manhã?  Os veículos com esse fechamento vêem-se obrigados a irem até o viaduto do DIA, congestionando-o e dificultando com isso a travessia de pedestres. Para contribuir ainda mais com esse transtorno, colocam uns agentes de trânsito que nada fazem além de distribuir os cones para tal interdição. Quinta-feira última passada, por exemplo, uma senhora ao atravessar a avenida tropeçou e caiu, sendo socorrida por duas outras pedestres e o agente de trânsito – um rapaz baixinho, forte, aloirado, que estava bem em frente, com ar distraído, olhava displicentemente para o horizonte e nada fez. Ou melhor, nem se deu conta do que se passava: os veículos desviando das 3 senhoras na avenida, sujeito a acontecer um grave Acidente e ele nem aí… Hoje, 11, por volta das sete e meia dois outros agentes batiam papo sob a sombra da árvores ( uma caminhoneta branca, placa WHH-3919) DE COSTAS para a Avenida, sem se dar conta de absolutamente NADA que se passava ao redor e sem a menor utilidade, nem de parar os carros por alguns instantes para facilitar a travessia dos muitos pedestres que ficam por vários minutos esperando a oportunidade de fazer a travessia com segurança, já que há um grande número de veículos apressados nesse horário. Será que os responsáveis por essas ações da SMTT não acham que é hora de rever essas práticas de descaso e desrespeito com a população e agir com mais seriedade e responsabilidade e não apenas ser eficiente quando o assunto é aplicar multas, muitas vezes absurdas? Com a palavra o cidadão, que paga seus impostos e merece ser tratado com respeito”.

Praça São Francisco é de todos sergipanos

Do leitor Messias Gonçalves: “Entre os dias 23 de julho a 03 de agosto próximo, a UNESCO, órgão da ONU, destinada as questões da ciência, educação e cultura, dentro da 34ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, que acontecerá em Brasília, estará colocando em votação a candidatura da Praça de São Francisco a condição de Patrimônio Cultural da Humanidade.Desde 2007, quando ainda era prefeito da cidade, Zezinho da Everest (in-memorian), juntamente com o governador Marcelo Déda, buscaram enveredar todos os esforços para inscrição e postulação. Paralelamente, o governo do estado, vem investindo maciçamente recursos para adequar o sítio arqueológico do local, dentro das determinações impostas pela entidade responsável pela aprovação dessa candidatura. Abro um parêntese. (parece que a idéia inicial partiu do primeiro secretário de cultura de Zezinho, Antônio Leite). Caso a Praça São Francisco seja aclamada com o título pleiteado, São Cristóvão, passará a fazer parte de um pequeno grupo seleto de locais reconhecidos. Para que os senhores tenham idéia do que representará essa conquista, no mundo só existem pouco mais 800 áreas históricas e culturais, sendo que no Brasil, somente 18. É preciso que o lugar tenha uma importância para todo o mundo. O conceito por trás desta definição está na visão de que estes sítios pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados e com cuja proteção a comunidade internacional inteira tem o dever Não se elege e pronto. A grande jogada é exatamente esta. Com o título, ela será vista como um local diferenciado e receberá por isso, investimentos até de mecanismos internacionais. Há dois tipos de patrimônios históricos: o cultural – que engloba, por exemplo, centros históricos, santuários e ruínas – e o natural – que contempla áreas de conservação e parques nacionais. Sendo eleita, a Praça de São Francisco, estará na condição de igualdade, com os centros históricos do Pelourinho (BA), de Ouro Preto (MG), premiado em 1980, Olinda (PE-1982), São Luís (MA-1997), Diamantina (MG-1999), e o centro histórico da cidade de Goiás (GO-2001). Todos como patrimônios. Com a escolha sergipana, o Brasil passará a contar sete centros históricos.  Gostaria de procurar ajudar a esclarecer aquelas pessoas que ainda não perceberam a importância dessa candidatura, e lembrar que ter um lugar classificado como Patrimônio Histórico, é simplesmente dizer e saber que ele é considerado como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultura, religiosa, documental ou estética para a sociedade. E que estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas e por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. Por estas razões, dentro de suas importâncias, o mundo através dos seus organismos, se interessam pelas preservações desses locais, através de leis de proteção e restaurações que possibilitem as suas manutenções quanto as suas características. E que dentro desse espírito, não somente a delegação oficial estará em Brasília neste evento, mas também a sociedade civil far-se-á presente, através de filhos e moradores da Velhacap, para que possamos demonstrar o interesse e a vontade de um povo, de um estado. E com certeza, São Cristóvão e o estado de Sergipe, a partir de agosto próximo, serão vistos e visitados com outros olhos e interesses. Antes quando indicávamos São Cristóvão aos turistas que aqui nos visitam, dizíamos: Vão a Laranjeiras e São Cristóvão, pois são cidades históricas.  A partir de agosto, poderemos dizer: Vão a Laranjeiras, cidade histórica e depois vão a São Cristóvão, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE. Permitam às pessoas que constituem a comissão oficial desta candidatura fazer uma observação: -“Embora sabendo que para se fazer qualquer coisa é necessário dinheiro, está faltando mobilizações na cidade e no estado, para chamar mais a atenção da população”. Nesta reta final, seria interessante colocar o bloco na rua, como costumamos dizer. Fazer um Forró na praça, uma corrida de barco pelos estuários dos rios que existem na cidade, promoverem uma feijoada, uma feira de artesanato nos finais de semana, para adicionar essas mobilizações aos trabalhos que deverão ser mostrados aos delegados da UNESCO, em Brasília. Sabemos que o governo do estado está preparando um vasto material publicitário, em três idiomas. Só que está faltando sintonia com a comissão existente em São Cristóvão. Quando da realização do “Sergipe de Todos”, no dia 31 de abril, eu, solicitei ao governador através de e-mail, que ele chegasse a São Cristóvão com a camisa da campanha. Pois bem, ele chegou vestido. E de lá só encontrou vestida com a camisa, Luiz Alberto, subsecretario, Vânia Correa Fontes, irmã do deputado Wanderlê. De imediato, providenciaram uma para Oliveira Júnior e para o próprio deputado. Depois é que outras pessoas também vestiram. Alguém sugeriu na semana passada que fosse distribuída mais dessas camisas para a população em geral. Com a palavra a secretária de Cultura do estado.    Gostaria de pedir às pessoas que queiram engajar-se, que o façam desprovidas de interesses que não sejam em benefício da citada candidatura. Deixem as questões políticas partidárias para depois das convenções.  Afinal, ela, a Praça de São Francisco é de “todos”. Messias Gonçalves.

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

A obstinação é o substituto mais barato do caráter”. Friedrich Hebbel.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais