Ladrões de Merenda

0

Enquanto os estudantes comem pão dormido, asa de frango e bebem água açucarada, empresários, prefeitos e agregados destes enchem os bolsos com o dinheiro público destinado à compra da merenda escolar. Isso ocorre há anos em todo o país, mas não se tem notícia que alguém tenha sido preso por ter deixado milhares de alunos, quando muito, a pão e água. Agora, depois de inúmeras denúncias, o Tribunal de Contas do Estado resolveu auditar as compras de alimentos feitas por todas as prefeituras sergipanas, particularmente a de Aracaju. Ora, por que tal fiscalização já não foi feita antes, se as denúncias de falcatruas na compra de alimentos sempre existiram? Será que o TCE só fica sabendo das coisas pela imprensa ou faz vistas grossas quando as malandragens dos prefeitos não são expostas pela mídia? Talvez a melhor resposta seja mesmo a lerdeza, que sempre norteou aquele Tribunal.

Fuleiragem

Apesar de 10 em cada 10 brasileiros serem radicalmente contra a CPMF, aquele famigerado imposto do cheque, dona Dilma Rousseff (PT) vai mesmo reeditar esta excrescência. Ontem, a petista se reuniu em Brasília com os governadores para pedir que apóiem a sua malfada iniciativa. O governo federal promete usar a grana arrecadada com o novo tributo para pagar os juros da dívida. Você acredita?

Quaquaraquaquá 

Veja o publica hoje no Jornal da Cidade o amigo Osmário Santos: “Ao que parece cada um dos 75 municípios sergipanos terá a sua academia de letras. Depois virão as academias por bairros e por rua. E Sergipe se tornará um paraíso acadêmico”. É, pode ser!

Impeachmant

Não é das melhores a situação do prefeito de São Domingos, Pedro da Silva (PT). A bancada da oposição na Câmara Municipal decidiu pedir o impeachment do petista por este ter dado informação incorreta ao Tribunal de Contas do Estado. Segundo o vereador Josivaldo Barbosa (PP), o Legislativo aprovou um adicional de 20% para o orçamento municipal, mas Pedro disse ao TCE que o percentual foi de 80%. O prefeito admite que houve um erro, posteriormente reparado.

Cabeça a cabeça

Sem nominar o instituto responsável pela consulta popular, nem publicar os percentuais, o site nenoticias informa que existe um empate técnico na disputa pela Prefeitura de Aracaju, em 2016. Diz que João Alves Filho (DEM), Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) estão embolados “na casa dos 20%”. O site termina revelando que “mesmo com o desgaste da gestão de João Alves, os dois oposicionistas não estão conseguindo empolgar o eleitorado”.

Banha de cobra

A Anvisa determinou apreensão e a inutilização do produto Gel Massageador Manteiga de Sucuri, marca Néctar Cosméticos. Segundo a Agência, o gel é fabricado pela Fazenda Jaíba, em Feira de Santana (BA), e não tem cadastro e registro, além de não possuir informação sobre CNPJ. A Anvisa garante que as informações divulgadas no rótulo do produto, como alívio de dores de coluna, dores musculares e torções não são comprovadas, sendo desconhecida a composição do gel.

Porta voz

O deputado federal André Moura (PSC) reafirmou que o senador Eduardo Amorim (PSC) poderá ser candidato a prefeito de Aracaju: “Ele deve transferir o domicílio eleitoral de Itabaiana para a capital ainda esta semana”, afirmou Moura. A dúvida é: por que a hipótese de disputar as eleições em 2016 não é anunciada pelo próprio senador? Muita gente acha que André está sendo porta voz de um mero balão de ensaio. Será?

Luto

A música sergipana está de luto. Morreu ontem à noite, o músico Samuca Barbosa, 50 anos. Ele estava internado, há seis meses, no Hospital Primavera para tratar uma pancreatite. O Grande Samuca deixa a esposa e parceira de música Paty, e uma filhinha. O corpo do artista está sendo velado no Cemitério Colina da Saudade, onde será sepultado às 15h desta terça-feira.

JB tá ligado

Assessores do governador Jackson Barreto (PMDB) se apressaram em informar que, embora de repouso, ele está “ligado” com as questões envolvendo o Estado. Dizem que “enquanto se recupera da cirurgia no tendão de Aquiles, JB tem se reunido com políticos, secretários e amigos na casa dele para discutir os problemas do Brasil e de Sergipe. Os contatos são mais freqüentes, também por telefone, com o governador em exercício Belivaldo Chagas (PSB)”. Então, tá!

Corta na carne
A queda de 38% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) agora em setembro, levou o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), a cortar na própria carne: reduziu em 20% os salários dele, do vice e dos secretários, diminuiu o número de secretarias, vai exonerar 30% dos ocupantes de cargos em comissão, cortar em 30% o consumo de combustíveis e suspender festas e eventos. Taí um exemplo a ser seguido!
Recorte de jornal

Publicado no Correio de Aracaju em 30 de janeiro de 1908.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários