Lagarto, Lila, Valmir e o atraso

A juíza da 12ª Zona Eleitoral de Lagarto, Suzete Ferrari Madeira Martins, julgou procedente a representação da coligação “Lagarto do Povo”, que tem a frente o candidato Valmir Monteiro e cassou a candidatura de Lila Fraga e Manoel da Lagartense, candidatos respectivamente, a prefeito e vice-prefeito de Lagarto. Ainda na decisão, a juíza declarou a inelegibilidade de Lila Fraga e Maria Iracilda por três anos subseqüentes a esta eleição de 2008.

 

A representação foi porque Lila Fraga distribuiu camisas para um desfile com o número dele nas mesmas, o que é proibido pela legislação eleitoral. O crime eleitoral foi praticado no dia 30 de agosto, quando do desfile cívico no povoado Colônia Treze, onde a cooperativa comemorava 46 anos (foi fundada em 1962), mas para tentar burlar a lei, disseram que era 45 anos (número de Lila) e todos alunos e professores desfilaram com o 45 nas camisas. A juíza entendeu que os dois candidatos foram diretamente beneficiados pelo desvio e abuso do poder político e de autoridade, nos termos do inciso XIV, art. 22, da lei Complementar 64, de 18 de maio de 1990. Ela deferiu o pedido do Ministério Público Eleitoral e determino a remessa de cópias dos presentes autos a Polícia Federal a fim de proceder á investigação criminal; bem como á promotoria do Patrimônio Público desta Comarca a fim de analisar atos de improbidade administrativa.

 

Com certeza o candidato Lila vai recorrer e ele vai disputar a eleição, mas a cidade de Lagarto vem sendo a mais violenta desta eleição, onde já foram denunciadas várias agressões (de ambos os lados) e o clima está “pesado”. O TSE acertou em enviar tropas federais para o município.

 

Este jornalista entende que nenhum dos candidatos (Lila,Valmir e Luiza) têm condições de administrar aquele município deixando de lado as questiúnculas políticas que colocaram Lagarto num atraso sem precedências. A economia local só não está pior por conta do grupo Maratá. Se o grupo não existisse Lagarto hoje era um bolsão de pobreza.

 

A verdade é que os grupos políticos só olham para o “próprio umbigo”, e esquecem de se unirem e trabalharem em prol de Lagarto. O município vai receber em breve um Campus da UFS somente na área de medicina. Algo de primeiro mundo, quem sabe não surge um lagartense de verdade para colocar o município no caminho do progresso deixando de lado os interesses pessoais.

 

Carira: cassação de candidatura ainda não foi julgada

Desde o final de setembro que tramita na 29ª Zona Eleitoral do município de Carira representação da coligação do candidato João de Gadé (PDT), pedindo a cassação da candidata Gilma Chagas, por compra de voto. A representação tem como base um depoimento de uma eleitora de Carira que recebeu recursos financeiros  dos filhos da candidata (Samuel e Gabriel) no valor de R$ 200,00.  Após fazer a denúncia ao MP e entregar o dinheiro ao promotor da cidade, dois dias depois a eleitora recebeu um bilhete contendo as seguintes ameaças: “cuidado com a sua língua se não você vai pagar com a vida”. Essa representação deve ser julgada nos próximos dias.

 

Carira: blog publicou fato verídico

Já a denúncia publicada neste espaço sobre compras de votos em Carira, não foi uma inverdade como tentou passar a assessoria da candidata Gilma Chagas. O blog teve acesso as declarações prestadas ao MP pela senhora Jucileide Pereira que confirmou as agressões promovidas pelo senhor Valdenis ao senhor Isidoro. O blog espera que a Justiça Eleitoral local tome as devidas providencias assim como vem ocorrendo em vários municípios. Chega de compra de voto e intimidações.

 

Copertalse não pode usar carros em carreatas

A Justiça Eleitoral determinou que a Copertalse não pode usar os veículos da cooperativa em carreatas, como vinha ocorrendo em Carira, onde o presidente Valdenis apóia a candidata Gilma Chagas. Em uma das carreatas a Copertalse colocou cerca de 40 veículos prejudicando os usuários do transporte coletivo.

 

TSE defere tropas para Lagarto, Itabaiana e Canindé

Ontem, 30, o Tribunal Superior Eleitoral acatou o pedido do TRE de Sergipe para enviar tropas federais para Lagarto, Itabaiana e Canindé. Outros seis pedidos devem ser analisados até hoje.

 

Nepotismo: relação do TC e alguns da AL

Ontem, 30, o blog recebeu uma relação com os nomes de familiares de conselheiros  e deputados que têm cargos comissionados tanto no TC como na AL. O blog está checando, mas publicará sem nenhuma restrição. É bom lembrar que se o parente for servidor efetivo não tem problema, mas não pode ter cargo comissionado.

 

Explicações da SSP sobre convocação de oficiais

No edital do concurso público para acesso ao Curso de Formação de Oficiais, disponível no site http://www.ccv.ufs.br/ccv/concursos/arquivos2008/CFO2008.pdf, item 16.4, consta o período de validade de 6 meses para o respectivo concurso. Porém, para surpresa de muitos, publicou-se no Boletim Geral Ostensivo PM, de ontem, 29, (BGO 176), a convocação de 2 candidatas para o preenchimento de vagas, sem que se desse a origem a origem da necessidade das mesmas. Ou seja: desistência de candidatas matriculadas, claros no quadro de acesso de oficiais, decisão judicial, etc. Para resumir, uma justificativa para esta convocação.  É preciso um esclarecimento por parte da SSP através da PM/5. Por coincidência uma das candidatas é parente de pessoa influente. Com certeza, o governador não sabe disso…

 

Governador empossa mais 408 servidores

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, empossou mais 408 servidores na manhã desta terça-feira, 30, no Hotel Parque dos Coqueiros.  Do total de novos colaboradores estaduais, 342 irão para Secretaria de Educação (SEED) sendo 72 oficiais administrativos, 107 vigilantes, 130 merendeiros e 33 executores de serviços básicos. Já os outros 66 restantes irão desempenhar a função de oficial administrativo na Secretaria de Administração (Sead). Os novos servidores foram aprovados no concurso promovido pelo Governo do Estado em outubro de 2007 para provimento de 3 mil vagas. Segundo Déda, este é um momento de expectativa tanto para os aprovados como para o Estado. “O Governo vê em cada um de vocês um colaborador importante. Vocês são fundamentais para que nós possamos qualificar o serviço público, profissionalizar a máquina pública e, sobretudo, atender melhor o povo sergipano, que é o nosso patrão”, afirmou. (ASN).

 

Demora e máquina parada

Dois detalhes da solenidade: primeiro que o governador marcou a solenidade para às 9hs e só chegou às 10h15. Um auditório lotado com muitas pessoas vindas do interior. É necessário que dessas solenidades participem todos os primeiros e segundo escalões do governo estadual. Praticamente uma manhã perdida numa solenidade demorada. E mais: qual o motivo de realizar no Parque dos Coqueiros e não num CIC onde o acesso seria mais facilitado para as pessoas que vêm do interior?

 

Anderson Góis lamenta comparação

Do candidato Anderson Góis: “Li, como sempre faço, sua coluna na rede mundial de computadores e vi que o jornalista comparou meu desempenho no debate da TV Cidade com o de um “vendedor de enciclopédias”. Ainda bem, porque o vendedor de enciclopédia é um promotor de conhecimentos, alguém que leva aos outros a oportunidade de aprender e de saber das coisas, e por isso mesmo não deveria ser ridicularizado. Como professor e como poeta com livro publicado, lamento que a comparação, em tom de galhofa, tenha sido feita para descredibilizar minha postura de candidato. Solicito ao jornalista, em nome do passado comunista de sua família, que dê a público esta  contestação. Atenciosamente, Anderson Góis, candidato a Prefeito pelo Partido Comunista Brasileiro – PCB, nº 21.

 

Usou blog nome deste jornalista no horário eleitoral

O mais interessante da nota acima do candidato Anderson Góis é a contradição: ele critica este jornalista pelo “vendedor de enciclopédias”, mas a mesma nota, onde ele foi citado como o melhor desempenho o comunista usou no espaço eleitoral do rádio e TV citando o nome deste jornalista. Ou seja, para elogiar serve para usar no horário eleitoral, mas quando é uma critica ela não é aceita. Isso que é o chamado centralismo democrático, só quem manda é ele…

 

Fortalecimento do PT

Uma pesquisa do DataFolha divulgada esta semana faz uma avaliação sobre o desempenho dos partidos políticos nas eleições municipais 2008. Nas 26 capitais e 53 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores, o PT é o partido que aparece com mais chances de fazer prefeitos, com 33 candidatos em 1º ou 2º lugar com chances de ir ao segundo turno. Já o PSDB, que é aliado do partido do presidente Lula e do governador Marcelo Déda em algumas situações, aparece com 20 candidatos nessas estatísticas. O PMDB aparece com 22 candidatos com chance de eleição, seguido dos Democratas com 12, do PDT com 9, do PP com 7 e do PSB com 6. O PC do B de Edvaldo Nogueira parece com chances de conquistar prefeituras em 5 cidades com mais de 200 mil eleitores, seguido do PPS e PR, com dois candidatos na disputa.

 

Folga para vencer no 1º turno

A Folha também analisou a pesquisa feita pelo Ibope de 14 a 16 de setembro, que dava 41% das intenções de voto a Edvaldo Nogueira e 18% a Almeida Lima, seu principal opositor. Na comparação com pesquisas feitas em outras capitais, Edvaldo é um dos candidatos com mais folga e chance de vencer já no primeiro turno. Junto com ele figuram na lista o candidato Lacerda, do PT de Minas Gerais, Angelim do PT do Acre e João Cose do PT do Espírito Santo, que lidera com impressionantes 69%¨as pesquisas de intenção de voto em Vitória, muito à frente do seu opositor Luciano Rezendo (PPS), que tem 20%.

 

Nepotismo: CUT/SE parabeniza governo por

O presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores, Antônio Carlos Góis, em documento envidado pela Central, nesta terça-feira, 30, parabenizou o governador Marcelo Déda pela agilidade na edição do decreto governamental viabilizando a aplicação imediata da Súmula Vinculante nº13, expedida pelo Supremo Tribunal Federal – STF – que veda, em todos os órgãos e entidades da administração pública estadual do Poder Executivo, a prática do nepotismo. Segundo Góis, tal iniciativa corresponde aos princípios da administração pública e aos anseios da sociedade pela moralidade administrativa e de combate ao nepotismo. Conforme o decreto, fica vedado, em todos os órgãos e entidades da administração pública estadual do Poder Executivo, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou emprego em livre investidura, funções de confiança ou gratificada.

 

Sintese cobra gestão democrática

O Sintese volta a cobrar do governo do Estado o envio imediato para  Assembléia Legislativa do projeto de lei que institui a gestão  democrática nas escolas da rede estadual. Em maio deste ano, na mesa  de negociação, foi acordado que uma comissão formada por  representantes da Secretaria de Estado da Educação – SEED e Sintese fariam estudos das propostas e chegariam a um consenso em um prazo de 30 dias. Já se passaram 90 dias após o prazo e projeto ainda não foi  encaminhado aos deputados estaduais. Em uma das últimas audiências  entre o sindicato e a SEED o secretário de Educação, José Fernandes   Lima, garantiu que já tinha enviado ao governador Marcelo Déda, mas  ainda não há resposta.

 

Gestão democrática e responsabilidade

O blog entende que se o governador prometeu tem que cumprir. Aliás, na área educacional o governador precisa cobrar reciprocidade também. Quando alguns diretores colocam falta nos professores acostumados a faltarem é um “Deus nos acuda”. O comprometimento tem que ser com a educação e não com um projeto político. Esse assunto ainda vai render muito. O blog vai publicar a relação de alguns faltosos em diversos municípios que estão tentando derrubar os diretores e ainda pedem o apoio do Sintese. É lógico que o sindicato não vai apoiar os diretores e não alguns professores que não têm comprometimento com a educação.

 

Mentalidade nova em Porto da Folha

Em alguns municípios de Sergipe, distantes da capital, está mudando aquela mentalidade de que vereador é para socorrer a população quando doente (principalmente através da ambulantropia); de que vereador é para dar dinheiro todo final de semana para ajudar na feira; pagar cachaça na bodega do bairro e etc…” Entre as mentalidades novas o blog recebeu um panfleto da candidata a vereadora Gilná Xavier, em Porto da Folha, mostrando propostas concretas que devem realizar um  parlamentar, como por exemplo, incentivo na geração de renda, projetos na área desportiva, cultural e lazer, além de outros que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O caminho é esse para melhorar a qualidade parlamentar em todo o Estado.

 

Shopping Garden no Brasil Golf Show

Os arquitetos Anarlene e Everaldo Ribeiro participaram da segunda edição do pioneiro Encontro do Golfe Brasileiro. O Brasil Golf Show 2008 aconteceu de 24 a 27 de setembro na Costa do Sauípe. Foram quatro dias de intenso networking, troca de cartões e geração de negócios que giram em torno do golfe. O evento foi composto por três atividades centrais: o Fórum, onde foram debatidos os mais diversos assuntos em torno do tema “O Desenvolvimento do Golfe no Brasil”, a Expo, área de exposição onde os últimos lançamentos do setor foram apresentados ao público, e o Golf Trade Tournament/Golf Show Academy, que são o torneio entre os participantes golfistas, e a clínica de golfe para os iniciantes, ambos realizados no belíssimo Sauípe Golf Links, o campo da Costa do Sauípe. O casal de arquitetos participou da clínica de golfe, comandada por Luiz Fernando Garcia, da ESPN.

 

Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura I

Abertas inscrições para os editais dos Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura A Secretaria de Estado da Cultura informa que estão abertas as inscrições para os editais dos concursos Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura, ambos organizados pelo Ministério da Cultura. O edital do Prêmio Ludicidade/Pontinhos de Cultura segue aberto até o dia 8 de novembro e tem o objetivo de premiar e mapear entidades sem fins lucrativos e instituições governamentais que desenvolvam atividades sócio-cultural, artístico-educacionais. As entidades devem promover ações que assegurem os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e atividades relacionadas com os saberes e fazeres da Cultura da Infância. Serão contempladas 200 iniciativas, que receberão R$ 18 mil cada. O número total de premiações será distribuído regionalmente.

 

Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura II

Já o I concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis, segue com inscrições até o dia 10 de novembro. O edital visa selecionar até 600 iniciativas culturais que mantenham ações de fortalecimento, estímulo e fomento à leitura. Os selecionados devem, prioritariamente, estar presentes nos municípios atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania, pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e nos municípios prioritários do programa “Mais Cultura”. Não podem ser candidatas bibliotecas, escolas e universidades mantidas pelo poder público. Mais informações sobre os editais podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.cultura.gov.br.

 

DO LEITOR

 

MP não suspendeu shows no Etnia e no Excalibur II

Da assessoria dos dois bares: Recentemente, em matéria divulgada na imprensa a respeito do desconforto sentido pelos moradores da proximidade dos bares Etnia e Excalibur, foi propagada a informação de que o MP havia determinado a suspensão dos shows nas casas. No entanto, a informação é improcedente. O que aconteceu na audiência foi a sugestão, por parte do Ministério Público, da suspensão dos shows nas casas, sob o argumento de que elas não possuíam alvará para tal. A administração dos bares tomou conhecimento da posição do referido órgão e se comprometeu a procurar alternativas que sanassem o problema dos vizinhos, sem prejudicar o funcionamento das casas. Para isso, a proposta lançada foi a do isolamento acústico dos bares. Enquanto isso, outras medidas estão sendo tomadas, como a redistribuição das caixas de som e o acompanhamento do volume propagado para fora da casa, por meio de decibelímetro, posicionado na mesa de som.

 

MP não suspendeu shows no Etnia e no Excalibur II

Continua a assessoria: É importante lembrar que não existe proibição do Ministério Público para a realização de uma programação cultural nas casas. O que existe hoje é um inquérito civil para apurar eventual degradação ambiental através de poluição sonora, relatada por moradores do condomínio vizinho. Com relação aos outros problemas mencionados pelos vizinhos das casas, como o caótico trânsito nas localidades, o estacionamento irregular por parte dos freqüentadores dos bares e a falta de segurança no local, a administração do Etnia e da Excalibur se comprometem a colaborar com projetos desenvolvidos pela SMTT e Polícia Militar, verdadeiros responsáveis por estes pontos.

 

Hospital Cirurgia – Maus tratos com idosos

E-mail de Jérley Carvalho: “Gostaria de entender porque o Hospital Cirurgia maltrata tanto os idosos  que ali chegam, pois não existe uma explicação lógica para o que esta acontecendo com uma tia minha que lá está. O fato é que minha tia com 86 anos de idade caiu e quebrou o fêmur, e de imediato foi levada ao hospital. Até ai tudo bem. O problema é que isso já faz 15 dias e até esta data não foi feito a cirurgia e a coitada fica sentindo dores e gemendo o tempo inteiro, e ninguém suporta mais ver tanto sofrimento.   O hospital alega que só tem um ortopedista, outra hora pede para se fazer doação de sangue, outra hora manda deixar a paciente com fome pois a cirurgia será realizada e neste “lenga lenga”, nada se faz. E o problema não é só com minha tia não, tem senhoras lá que já estão a mais de 20 dias aguardando uma cirurgia de osso quebrado e ninguém faz nada.Deixo aqui a minha indignação com esta situação no Hospital Cirurgia, pois nada justifica esse tratamento com pessoas idosas que passaram a vida inteira contribuindo com o INSS”.

 

Barulho na Farolândia

Do leitor Genilson: “Moro na farolândia na proximidade do posto petrox e boate colosseo, só durmo de 2ª à 5ª feira ; Devido aos “Mauricinhos Aviadores” que estacionam seus “carros de som” com volume máximo regados a whisky e cervejas … causando baderna (quebra de garrafas, cavalo-de-pau…) incomodando a população residente nas proximidades. Estes fatos acontecem durante toda a madrugada estendendo-se até as 6 horas da manhã da sexta ao domingo na área privativa do posto petrox e boate colosseo, gostaria que o MP tomasse providências”.

 

Lula no programa de Almeida

Do leitor Marcos: “É impressionante o cinismo de Almeida, ele teve a petulância de por em seu programa de televisão um depoimento de Lula pedindo votos para os aliados. E Almeidinha é claro disse que Lula estava pedindo votos para ele. Essa é demais… vai enganar outros… e Renan Calheiros por que não aparece fisicamente na campanha? sei não… ainda bem que é domingo”.

 

E a odisséia continua…

De um leitor:São Cristóvão mais uma vez sofre com as más gestões públicas, o que vemos nos noticiários é só corrupção e falta de compromisso para com a população, será que este legado o município de São Cristóvão sempre terá de carregar? Todos os gestores que entram no município, sem exceções, sempre tentam de alguma forma se favorecerem e acabam esquecendo da tão sofrida população. Acho que o município deveria mudar de nome para “Minas de Ouro”, pois lá você entra para governar e sempre sai com as condições financeiras bem melhores. Enquanto os gestores saem com as condições melhores, a grande maioria da população vive em condições precárias, mendigando uma oportunidade de emprego nas cidades vizinhas e uma pequena minoria é favorecida por conta de acordos políticos efetuados durante o período eleitoral.  Por tanto, caro morador do município de São Cristóvão, cabe mais uma vez a você, que é taxado todos os dias com uma carga elevadíssima de impostos, exigir que o pouco que o governo devolve para o nosso município seja aplicado corretamente e com honestidade e só há uma forma disso acontecer, é na hora de você dar o seu voto, escolher um candidato da sua confiança, que tenha propostas claras e que demonstre compromisso com as causas nobres, mas acima de tudo escolha um candidato que o seu nome não esteja envolvido em escândalos de corrupção”.

 

Instituto Médico Legal

Sobre o IML:Mais uma vez venho utilizar desse espaço, pois acredito no poder que ele tem, para manifestar a minha indignação e pedir providencias as autoridades responsáveis. Há algum tempo venho observado através da Imprensa Sergipana à maneira como O Instituto Médico Legal (IML) se comporta, primeiro foi no caso do Pipita, onde houve toda aquela  exposição do corpo do rapaz nas capas de todos os jornais e até fotos e vídeos na internet, o segundo caso foi a foto de um homem decorrente da cidade de Itabaiana  que não sei por qual motivo assassinou o filho e logo após suicidou-se, essa foto me chocou muito, lembro que na época do ocorrido pensei até em ligar pro IML e pro jornal Cinform para registrar a minha revolta, o terceiro caso foi também a publicação no mesmo jornal, Cinform, da imagem de um advogado que sofreu seqüestro e foi encontrado morto,o quarto caso aconteceu  recentemente  onde uma jovem que morreu atropelada nas proximidades da cidade de Cristinápolis teve o seu corpo exposto na BR por mais de dez horas a espera do carro do IML para levá-la e hoje ao assistir  no Jornal da TV Sergipe  vi um familiar que quebrou as instalações do IML por está revoltado pois o mesmo estava querendo a liberação do corpo da sua irmã para poder fazer o sepultamento. Devido a todos esses fatos narrados , me senti na obrigação de cidadã, quero deixar claro que não tenho nenhum interesse pessoal ou político com essa matéria, de expressar minha indignação ao IML.Pois acredito que esse local não está preparado para realizar o serviço ao qual lhe é designado, pois acredito que ele existe para fazer perícias e exame de corpo delito, mais o que vem ocorrendo é a exposição de pessoas , que independente da sua causa morte merecem respeito assim como os seus familiares e amigos. Agora estou convencida de há algum tipo de má administração ou de má vontade dos funcionários dessa Instituição para está causando esses fatos. Espero que o Secretário da Segurança Publica, isso se ele existe, tome alguma providência, pois  se ele  fosse uma pessoa sem influência econômica ou política, não gostaria de ver nenhum familiar ou amigo seu passando por uma falta de respeito como essa”.

 

Frase do Dia

“Se nenhuma quantidade de água conseguisse matar sua sede, você consultoria um médico. Que dizer do fato de que, quanto mais você possui, mais você quer? Não seria o caso de buscar aconselhamento?”, Horácio (século I, A. C.).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais