Laranjeiras: lixo fedendo cada vez mais

0

De nada adiantou o relatório publicado neste espaço de autoria do competente técnico Lucrécio José Rocha de Souza, sobre o primeiro edital para limpeza urbana em Laranjeiras. Ao contrário do município de Lagarto, que retirou o edital e fez mudanças significativas, a Prefeitura de Laranjeiras fez um remendo que ficou pior do que o primeiro.

 

Hoje, 03, devem ser abertos os envelopes da licitação, conforme o edital. O técnico Lucrécio – que é um homem sério e, infelizmente, os assessores da Prefeitura de Laranjeiras, ao invés de responder tecnicamente as denúncias do edital, preferiram tentar macular a imagem dele. Esqueceram que as mudanças não favoreceriam nenhuma empresa e sim o povo com a redução dos gastos, como ocorreu em Lagarto – fez outro levantamento de acordo com o novo edital. Vamos a ele:

 

Após o ensejo da publicação do Edital de Licitação de Pacatuba, eis minha admiração em visualizar a Republicação do Edital de Laranjeiras. Desta feita, mesmo após toda a discussão na mídia local sobre o problema, consegue a Prefeitura de Laranjeiras Remendar um Edital com o seu respectivo Projeto Básico, de forma a transformá-lo em um documento extremamente Deformado e que conduzindo aos mesmos vícios de origem com o agravante de, à luz do ORSE-DEHOP e da Convenção Coletiva do Trabalho 2009/2010 SEAC/SE, demonstrar de forma inequívoca e escancarada o Superfaturamento de Preços nos diversos serviços inerentes à Limpeza Pública.

 

Custos de equipamentos e mão-de-obra Não têm sintonia entre as diversas planilhas de custos para cada serviço, nem se enquadram em qualquer critério e fundamentação no valor de mercado e salários ora vigentes. Só alguns exemplos:

 

a)    Com relação a salários: Quadro 1 – Quadro comparativo dos custos de mão-de-obra entre Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2010 – SEAC/SE e Planilhas de Custos Unitários da Concorrência 02/2009/Laranjeiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

b)    Com relação a equipamentos dentre os diversos serviços: Quadro 2 – Custos diferenciados de equipamento e mão-de-obra nos diversos serviços

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sinceramente, acredito nunca antes ter visualizado tamanha distorção. Reafirmo novamente: “Está tudo superdimensionado e superfaturado”. A todos flui a percepção de se ter a Intenção objetiva de propiciar a anulação do processo licitatório e postergar, mais uma vez, a situação emergencial do serviço de limpeza pública no município de Laranjeiras.

 

Com a palavra, mais uma vez, os promotores do direito e da justiça e, acima de tudo, o dever de todos para com o exercício da cidadania.

 

O frei é o “cara”

O frei Enoque Salvador de Melo, prefeito de Poço Redondo, tem um jeito bastante peculiar nas suas atividades no dia a dia. Além de comandar a prefeitura o “frei prefeito” mantém um programa de rádio na Xingó FM. No seu programa radiofônico

o “frei-radialista” faz diversas criticas ao governo estadual do qual é aliado.  O frei é o “cara” consegue ser situação e oposição ao mesmo tempo.

 

Rádios, chantagem e filme velho I

Quem não lembra do período eleitoral de 2006, quando praticamente toda a imprensa sergipana vestiu a camisa verde? Pois bem, este espaço já noticiou no início do ano que em Carmopolis, estavam tentando chantagear a nova prefeita através da rádio Ouro Negro. Pois bem, agora a FM Liberdade, que tem o mesmo proprietário, resolveu colocar o programa matinal em oposição ao governo. Na terça-feira manteve, generosamente, por quase 2 horas, ocupando os microfones e desfiando seu costumeiro festival de aleivosias, o ex-governador João Alves.

 

Rádios, chantagem e filme velho II

Na quarta-feira foi a vez do deputado Venâncio Fonseca, com sua ironia sem graça e despida de credibilidade, fazer o mesmo. Tem sido assim nos últimos tempos e, como todos sabem, essas coisas não acontecem por acaso.  Com a antecipação extemporânea do processo eleitoral de 2010 estaria a emissora do “empresário” da inqualificável “Calcinha Preta” querendo chantagear o governo? Será que o governo fará como no passado, cederá as pressões?

 

G1, destaca prisões em Sergipe

O trabalho da polícia investigativa da SSP vem ecoando além fronteiras. Ontem, 02, foi destaque no portal G1, da rede Globo, por conta da prisão de um amazonense, de 29 anos, suspeito de ter integrado as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Toda equipe está de parabéns na pessoa do delegado do Denarc, Flávio Albuquerque.

 

Uso indevido de veículo da SSP

Ontem, 02, este blog flagrou mais uma vez um veículo da Polícia Civil, que é usado para operações investigativas e por isso tem placa fria – um gol cinza com a placa fria HZE – 05-38 – deixando na porta do colégio Arquidiocesano, perto das 7hs, dois estudantes. Não é a primeira vez e mesmo denunciando ao setor responsável nada foi feito.

             

Problemas no CIOSP I

Uma prática comum de governadores recém eleitos é a de não dar prosseguimento as obras de seu antecessor, todavia em Sergipe essa prática não é exclusiva do chefe maior do Executivo. Um exemplo é o que vem ocorrendo CIOSP (SSP), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública. Ontem, 02, a TV Sergipe explorou apenas um dos problemas vividos naquele Centro, onde, diga-se de passagem, foram investidos mais de 20 milhões de reais: as câmeras ultra hiper mega modernas (que a licitação fora questionada por esse jornalista quando de sua aquisição em razão das especificações) não funcionam e não são monitoradas.

 

Problemas no CIOSP II

Mas este não é o único problema, há informações que os técnicos que lá trabalham estão, aos poucos, sendo substituídos por parentes dos delegados. A mais nova contratação é o sobrinho de uma delegada muito ligada a João Alves Filho, através de uma empresa terceirizada.  

 

Alerta na SSP

Um alerta ao governador. Que o trabalho da SSP melhorou não há duvida nenhuma, mas é preciso cuidado porque um grupo está começando a ter poderes demais e alguns se acham acima da lei. Quando isso ocorre é um passo para episódios sangrentos com a Missão…

 

Cadê a subcomissão antidrogas da AL?

Depois de muita confusão nos bastidores, onde tentaram tirar dos trabalhos um parlamentar, foi formada há alguns meses na AL, uma subcomissão para tratar, entre outras coisas, de ações de combate ao  crack. A subcomissão jogou apenas para a galera e a imprensa. Não se tem mais notícia de nenhuma ação concreta. Talvez estejam esperando 2010, que é um ano eleitoral e todos precisam aparecer…

 

Aracaju Magazine nas bancas

Já está circulando a nova edição da revista Aracaju Magazine. Leitura leve e de qualidade, a revista traz, neste número, uma longa e esclarecedora entrevista com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec), Jorge Santana, que faz um preciso relato do que vem sendo feito naquela pasta. A entrevista demonstra o trabalho de fôlego que está sendo tocado pela Sedetec e suas vinculadas (Codise, Emsetur, ITPS, Fapitec e Jucese), com resultados efetivos nas áreas de desenvolvimento industrial (40 novas indústrias e mais de 4 mil novos empregos), ciência e tecnologia (investimento recorde que já ultrapassa a marca de R$ 40 milhões) e turismo (campanhas de promoção do destino e grandes investimentos através do Prodetur).

 

Caixa desrespeita clientes

Ontem, 02, a agência da Caixa da Avenida Francisco Porto passou dos limites. Diversos clientes ficaram chateados, reclamaram e nada de resolver o problema. Ao abrir o banco, às 10hs, apenas dois caixas atendendo. Se não bastasse a demora a conversa rolava solta. Um cliente pegou a senha às 10h05 e só foi atendido às 11h10, mais de uma hora depois. E como fica a lei dos 15 minutos? A quem recorrer?

 

Candidatura de Silvio Santos

Na próxima sexta-feira às 17:00 hs no Plenário da Assembléia Legislativa, acontecerá o ato de lançamento da Candidatura de Silvio Santos a Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores pela tendência Construindo um Novo Brasil. Estará presente também o candidato a Presidente Nacional do Partido pela Tendência, José Eduardo Dutra. 

 

TJ: retirada de pauta I

Na sessão ordinária desta terça, dia 01, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça – TJSE, o Juiz convocado Ricardo Múcio Abreu Lima, que substitui o Desembargador Luiz Mendonça, licenciado por 03 meses para atuar no Tribunal Regional Eleitoral – TRE, retirou da pauta de julgamento todos os processos que estavam sob relatoria do Desembargador Luiz Mendonça.

 

TJ: retirada de pauta II

A medida foi adotada porque os processos que já estavam na pauta de julgamento, precedidos de relatórios feitos pelo Desembargador licenciado, só podem ser julgados pelo próprio autor dos relatórios, conforme o Regimento Interno do TJSE, que foi modificado por conta de uma Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Está incluído nessa situação o processo que tem como parte o Conselheiro Flávio Conceição.

 

Nota de Solidariedade I

O Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro em Sergipe – PSB, vem à público manifestar a sua irrestrita solidariedade ao filiado Antônio da Fonseca Dórea, Tonho de Dorinha, hoje exercendo o mandato de prefeito do município de Poço Verde.Na semana passada, como presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul, Tonho de Dorinha e o presidente da Associação dos municípios do Baixo São Francisco, Ricardo Roriz, a pedido dos associados publicaram uma nota na imprensa repudiando a atitude do ex-governador João Alves Filho por conta das declarações ofensivas, taxando os prefeitos de “mamateiros”.

 

Nota de Solidariedade II

Por conta disso, na última terça-feira, 01, à noite, no aeroporto de Brasília, Tonho de Dorinha, foi surpreendido, na presença de várias pessoas, por uma atitude destemperada e desequilibrada do ex-governador que se dirigiu a ele com termos chulos e palavrões. O Diretório do PSB repudia a atitude, principalmente porque partiu de um ex-governador que deve entender a posição política de cada liderança e respeitar os posicionamentos para o bom andamento da democracia no país. O PSB entende que o ato foi uma agressão não apenas verbal, mas uma tentativa de intimidação a uma jovem liderança que desponta através do seu trabalho à frente da Associação dos Municípios do Centro-Sul. Valadares Filho – Dep. Federal e presidente do Diretório Estadual do PSB.

 

Déda se solidariza com Tonho de Dorinha

Ao saber das agressões sofridas pelo prefeito de Poço Verde, Antônio Dórea, o governador Marcelo Déda fez questão de telefonar para o prefeito e externar sua solidariedade. Disse estar estarrecido com o nível de agressões desferidas contra ele e que lamenta profundamente o incidente, sobretudo porque protagonizado por um ex-governador de Sergipe, a quem caberia dar bom exemplo a toda classe política e às gerações.

 

Sobre o ex-governador

O blog pede a permissão aos leitores para não comentar o ato do ex-governador contra o prefeito de Poço Verde. Entende apenas que o ex-governador deve estar passando por momentos difíceis e vem, ao longo dos últimos dias fazendo declarações que não condizem com seu passado de homem público. Resta apenas desejar saúde e paz para o ex-governador.

 

Sobre Freio Tito

O holandês Ben  Strik Opwez, apontado na Europa como um dos símbolos  da resistência ao nazismo e um dos denunciadores  dos abusos da  ditadura instalada no Brasil em 1964, chega a Aracaju na noite de  sexta-feira e no dia 8 lança um livro sobre a vida e a obra de Frei  Tito, um religioso brasileiro que desafiou os militares, foi torturado  e depois exilado na França, onde cometeu o suicídio. Nos anos 80,  quando a Diocese de Propriá era comandada pelo bispo d. José Brandão de Castro, Bem andava muito em Sergipe. O lançamento acontecerá às  8h30 no espaço Cultural da Rádio Cultura, em Aracaju.

 

Banese assume 51ª posição

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) obteve a 51ª posição no ranking dos 100 maiores bancos do país, segundo a edição 2009 da revista econômica Valor 1000, divulgada no último mês de agosto. Em comparação à edição da revista no ano passado, o banco conquistou 12 posições, deixando o 63º lugar. A classificação foi feita com base no volume de ativos totais do banco no final de 2008, que ficou em pouco mais R$ 2,1 bilhões.

 

Maior rentabilidade

Segundo dados registrados na publicação, que é do grupo do jornal Valor Econômico, o Banese chegou ao final de 2008 com R$ 593,4 milhões em operações de crédito, R$ 1, 88 bilhão em depósitos e patrimônio líquido avaliado em R$ 131,3 milhões. O Banese se destacou também entre os vinte bancos com melhor rentabilidade operacional sem a equivalência patrimonial, com um índice de 41,3% sobre o seu patrimônio líquido. Os indicadores analisados no levantamento da revista tomaram como base os números do balanço do Banese referente a 2008. Já o balanço financeiro do Banese relativo ao primeiro semestre de 2009 registrou que os ativos totais do banco cresceram 9,5% em relação ao ano passado, passando para R$ 2,3 bilhões.

 

Censura: O fim da internet livre durante eleições

Coluna de ontem, 02, da FSP, do jornalista Fernando Rodrigues.. É um atraso sem fim. Estão vendendo o projeto a ser votado no Congresso como “liberação da internet para a política”. Mentira. Liberam muito para os políticos. Limitam ao máximo para os internautas. Felizmente, já há gente de boa cabeça preparando uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) para tentar derrubar o monstrengo no STF.

 

Marcha da insensatez I

BRASÍLIA – É real a possibilidade de o Senado aprovar hoje a chamada reforma eleitoral. O texto voltará para a Câmara e será rapidamente analisado pelos deputados. Vai valer já nas eleições de 2010. Ruim ou inócuo quase do começo ao fim, o aspecto mais nocivo do projeto são as limitações ao livre uso da internet durante o período eleitoral do ano que vem. Num misto de ignorância e má-fé, os congressistas decidiram equiparar a web à TV e ao rádio.

 

Marcha da insensatez II

Para quem não chegou hoje de Alfa Centauro, a anomalia é conhecida durante anos eleitorais. O apresentador de telejornal ou de um noticiário em rádio, num momento, começa a recitar os nomes e agendas de todos candidatos, um a um. Entram todos. O político nanico sem a menor relevância, o escroque, o “boca de aluguel” a serviço de alguém. Não importa. Os programas jornalísticos em TV e rádio estão obrigados, por força da lei, a dar espaço a esse trem fantasma que só existe por causa dessa exigência. Agora, com a nova lei prestes a ser aprovada, a internet terá de se submeter a uma tutela idêntica. Portais, sites e blogs não poderão atrever-se a fazer entrevistas com os principais candidatos. Mesmo sendo empresas privadas, e não concessões públicas terão de ceder espaço equânime a todos.

 

Marcha da insensatez III

Debates em vídeo na internet também seguirão a mesma regra. Todos os candidatos terão de ser convidados. Se um não aceitar, nada feito. Se todos aceitarem, assiste-se a um encontro inútil. Os gênios por trás desse monstrengo são Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE). Mas Aloizio Mercadante (PT-SP) também esteve ontem na reunião na qual tramou-se a aurora boreal do atraso.De todas as estripulias na política neste ano, essa é a pior. Condenará o país para sempre a ter uma internet manietada em anos eleitorais.

 

Camarotes do Emes sem condições

Um leitor comprou um camarote no Emes, para assistir o show de Vanessa da Mata e teve uma grande decepção. O camarote não tinha numeração, cadeiras e uma acústica péssima.  É preciso que o espaço passe por uma reforma urgente. No próximo show, quando os ingressos começarem a ser vendidos é preciso que os órgãos responsáveis fiscalizem o local.

 

Poder de compra das micro e pequenas empresas

Esse será o assunto da palestra do Secretário de Estado da Administração Jorge Alberto durante o Líder Nordeste, que acontece no próximo dia 11, no Hotel Parque dos Coqueiros. Durante o evento, que é realizado pelo CJE, CONAJE e ACESE e tem a organização da Êxito Eventos, o secretário terá como foco a Lei Estadual 6.206/07, que concede benefícios às micro e pequenas empresas nas licitações públicas do Governo de Sergipe.

 

Participação das micro aumenta em 400%

“Com essa lei, pioneira no Brasil, o Governo de Sergipe alcançou um aumento de mais de 400% no índice de participação das MPE”s nas compras públicas estaduais, desde o final de 2007, quando apenas 6% do valor comprado pelo Estado era realizado junto a esse segmento empresarial. Em 2008, esse índice ficou em média 37% de todo o valor comprado junto às empresas sergipanas, o que representou mais de R$ 20 milhões comprados junto às MPE”s locais”, afirma Alberto, ao lembrar que este ano os valores neste setor já ultrapassam a marca dos R$ 22 milhões.

 

Conecte Mulher

A partir desta terça-feira, 1º, as mulheres, em especial as sergipanas, passaram a contar com um novo canal de informação na Internet. Trata-se do website Conecte Mulher, destinado a deixar o segmento feminino sempre bem informado, através de reportagens, artigos e notícias sobre os mais diversos assuntos, como saúde, política, atualidades, comportamento, profissão, dentre outros temas. Acesse: www.conectemulher.com.br

 

DO LEITOR

 

Dividas trabalhistas da Olímpica Itabaiana

E-mail recebido: “A situação que passa a gloriosa equipe da Associação Olímpica de Itabaiana não é nada animadora. São dívidas trabalhistas que foram parceladas com a atual diretoria, e diversos outros compromissos que foram parcelados e que muitos não estão sendo cumpridos. A situação piora cada dia mais, com os atrasos dos parcelamentos, pois, a verba de subvenção aprovada na Câmara de Vereadores no valor de 20 mil reais, que ajudaria o Itabaiana,  infelizmente, a Prefeitura não está repassando. Segundo informações de Hamilton Gomes tem 5 meses que a prefeitura não repassa a verba de subvenção no valor de 20 mil reais mensais. Com a palavra a Prefeitura de Itabaiana”.

 

Fuga na 3ª Delegacia e indignação da comunidade

Da leitora Arlete: “Mais uma fuga na terceira delegacia. mais uma fuga e nenhuma manifestação do poder público, não podemos mais ficar na inércia de uma população que não é ouvida. Mais de um ano de clamor ao poder público para a não instalação da terceira delegacia aqui na rua do Carmo. assim, temos fugas previamente anunciadas. novas fugas, novos medos, perigo constante. é só uma comunidade do berço da cidade que clama, uma comunidade indignada, uma comunidade sem voz, uma comunidade que não vai ficar calada, uma comunidade quem tem medo, uma comunidade que se tranca!!!!!!!! estamos trancafiados com medo das fugas que fazem parte da nossa realidade. hoje é comum um preso pular no nosso quintal. e o mais indignante é que eles “os presos”, sabem que não temos culpa, apenas devemos ficar quietos!!!! pergunto a nosso governantes: ” é essa a nossa política de segurança pública?”.

 

Papel ridículo

Do leitor Messias Gonçalves: “Ontem no programa de Gilmar Carvalho, o prefeito de Poço Verde Toinho de Dorinha, narrou para os ouvintes, um fato ocorrido na noite anterior no aeroporto de Brasília. Segundo o prefeito, por volta das 9 da noite, estava ele na fila de embarque, quando se aproximou dele o ex-governador João Alves Filho, lhe proferindo xingamentos e desacatamento.  Inclusive ele falou que já dentro do avião, o ex-governador lhe pedira desculpas.  Neste ínterim, Gilmar dar espaço para uma ?jornalista? de pré-nome Elis Moura, que mais parece jagunça do que uma profissional, pelo baixo nível em que se dirige as pessoas. Um colega no meu trabalho que também estava ouvindo o programa ficou sem saber de quem se tratava.  O interessante niss o tudo é como estão conduzindo esse processo, justamente um ano antes das eleições de 2010. Se agora o desespero é grande, ao ponto de chamar os prefeitos sergipanos de mamateiros e traidores, agora perde as estribeiras, num aeroporto, imaginem o que não irão aprontarem no próximo ano, às vésperas e durante a eleição”.

 

Sobre saúde

Comentário de Marcelo Costa: “O que mudou na saúde de Sergipe? Estou com o segundo caso na família em que a pessoa passou mal e foi ao HUSE,chegando la como sempre transferido para o Cirurgia e precisa ver o atendimento do Cirurgia, lugar de total desmando não tem medico,enfermeiros desmotivados lugar sem o mínino conforto na verdade parece um campo de guerra tem com certeza muitos atendimentos pois bem o meu parente precisou tomar alimento por sonda sabe quem troca o equipo da sonda? eu logo as enfermeiras desmotivadas não estão nem, nem, e o pior eu não tenho a mínima noção de enfermagem,sabia se ao invés de ficar com picuinhas de um disse o outro rebateu seria melhor levar técnicos para avaliar as condições de hospitais logo essa historia que a demanda e maior do que o que se comporta fica na balela quando se quer resolve!sim o primeiro paciente da família morreu lá mesmo sem nem sabermos o que realmente tinha e a segunda pessoa esta lá sofrendo,esta duvidando va la para ver.aproveite e vá na surdina tire fotos e filme e divulgue vai ser uma beleza.De um sofredor desta galera política em que o povo vive sofrendo”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Silenciando a Constituição quanto ao regime jurídico da internet, não há como se lhe recusar a qualificação de território virtual livremente veiculador de ideias, debate, notícia e tudo o mais que se contenha no conceito essencial da plenitude de informação jornalística”. Do ministro Carlos Britto, sobre o resultado do julgamento da Lei de Imprensa, deixando claro o caráter livre da web.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários