Lendo o mundo, escrevendo o futuro II

Alfabetização Solidária, entidade criada com o objetivo de levar àqueles que não tiveram condições de freqüentar uma escola na sua infância, a oportunidade de aprenderem e ler e a escrever, lançou um concurso de redação, do qual estamos apresentando a seguir mais alguns textos produzidos a partir do tema “Lendo o mundo, escrevendo o futuro:

 

De:  FIRMINO PEREIRA DA SILVA*  Lavrador > 72 anos Localidade: Eldorado dos Carajבs/PA • IES: Universidade do Estado do Parב· UEPA· Alfabetizadora: Raquel de L. Araujo de Souza= Coordenadora: Ivanilde Apaluceno de Oliveira::

 

 

O NOSSO FUTURO DEPENDE DO QUE REALIZAMOS HOJE O MUNDO E MUITO GRANDE E NÓS OFERCE VÁRIAS OPORTUNIDADES PRECISAMOS SABER APROVEITAR CADA UMA DESSAS OPORTUNIDADE, QUEAPARECE, PRECISAMOS OLHAR O MUNDO COMO ELE REALMENTE E, SEM COLOCA NEM TIRAR NADA, TEMOS QUE APRENDER A MUDA O NOSSO FUTURO

 

AS PESSOAS ESTÃO APRENDENDO A SER MAIS AMIGO UM DO OUTRO, TEMOS QUE SABER VIVER EM COMUNIDADE NOS SOMOS O QUE SOMOS APATIR DO MOMENTO APRENDEMOS A VIVER UNS COM OS OUTROS.

 

TEMOS QUE LER O MUNDO HOJE PARA ESCREVER O FUTURO AMANHÃ.

 

De: LUCIENE ALVES DE LIMA- Escolaridade: Ensino médio magistério completo • 20 anos> Localidade: Bodocó/PE· IES: Universidade do Estado da Bahia • UNEB • Coordenadora da IES: Maria Letícia L. Ferreira de Souza

 

É entender o que se e escrever o que se entende. Quando temos o domínio de habilidades de leitura e escrita, sabemos interpretar o mundo de rias maneiras. Aperfeiçoando cada vez mais no seu contexto para que possa produzir e interpretar com seus próprios conhecimentos. Pois ler e escrever é o nosso meio de libertação, de se comunicar, ter informação, expressar e defender seu ponto de vista, participar ativamente da vida social, alargar na visão do mundo do outro e de si mesmo. É ter a capacidade de interagir de forma criativa consciente, capaz de reescrever o mundo, ou seja, transformálo com sua prática consciente.

 

Ler o mundo é compreender o seu contexto, não numa manipulação mêcanica de palavras, mas numa relão dinâmica que víncula linguagem a realidade.

 

Na verdade, a leitura e escrita é uma crítica no mundo, que formam cidadãos críticos conscientes capazes

de enfrentarlos os problemas, buscando informações adequadas.

 

De: FRANCISCA ERIVANEIDE DE OLIVEIRA * Escolaridade: Ensino Médio Magistério Completo • 40 anos • Localidade: Santa Cruz/PB • IES: Universidade Federal da Parba • UFPB • Coordenadora da IES: Daura Sales de M. Rocha

Vivemos, no mundo de tecnologia. a cada dia que se passa, tudo está se evoluindo. computadores, celulares e mais outros tipos de aparelhagem, mostrando o quanto é importante a tecnologia. e a modernização, que pena que com o crescimento dessas máquinas de últimas gerações. a cada dia está aumentando o desemprego.

 

Temos, que enfrentar várias mudanças, na área de trabalho, concorrências além disso existe o egoísmo veolência e vários outros fatores como: a inflação, a Descriminação, o Preconceito, e a deshumanidade.

 

No Futuro, todas vão sofrer com o aquecimento global, o desastre ambiental, produzido pela atividade humana na terra, reflexos sobre a vida das pessoas, em 2007 e nos próximos anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais