Lendo o Mundo, escrevendo o futuro III

Alfabetização Solidária, entidade criada com o objetivo de levar àqueles que não tiveram condições de freqüentar uma escola na sua infância, a oportunidade de aprenderem e ler e a escrever, lançou um concurso de redação, do qual estamos apresentando a seguir mais alguns textos produzidos a partir do tema “Lendo o mundo, escrevendo o futuro:

De: Delecina Gonçalves de Jesus – Doméstica – 38 anos – Localidade: Águas Formosas/MG – IES: Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES – Alfabetizadora: Cláudia da Costa Souza – Coordenador: Gilson José Frais

O mundo em que vivemos hoje em dia está um pouco melhor mais tenha muita violências eu mesmo estudo, quero aprender para mim ensinar para os outros que também quer aprender. Meu nome é Delecina Gonçalves de Jesus.

Eu moro sozinha com duas minhas filhas que o pai delas não assumiu a responsabilidade e deixou tudo em minhas costas elas estão estudando mesmo enfrentando dificuldade junto com migo espero que elas tenha um futuro bom e que elas sejam felizes e não passam por tantas coisas ruim que eu passei e ainda estou passando, eu luto muito não quero sofre mais que já passei e ainda passando, eu luto muito não quero sofre mais que já passei momentos de tristeza muito grande na minha vida, fui criada pelos outros trabalhando muito apenas com treze anos de idade conhece pessoas boas e ruim também hoje eu trabalho em casa de familha para sustentar duas filhas e estudo a noite, gosto muito da minha professoura Claudia as vezes eu estou triste e ela alegra a gente dimais.

Moro na cidade de Águas Formosas M.G. mais de hoje endiante espero que Deus mim dar uma vida melhor porque sofrimento não ficou para ninguém, esta em minha estória tenho 38 anos.

De: José Ivan Nunes Feitosa – Agricultor – 35 anos – Localidade: Ouricuri/PE – IES: Universidade do Estado da Bahia – Campus de Juazeiro – UNEB- Alfabetizadora:Rubistania Félix Pereira – Coordenadora: Cleide Regina Rangel L. Hatelier

Para que eu possa ler o mundo e escrever o futuro e necessário freqüentar a escola para ficar enformado do mundo ao meu redor.

E preciso aprender a ler e escrever para que eu possa entender e saber mais sobre o desemvolvimento nossa nação a nossa nação tem que entender e ter conhecimento alguns obistaculos que possamos ter futuramente. Para nos ter um futuro melhor precisamos analizar tudo aquilo que nos for fazer. 

M
uitas vezes precisamos relembrar coisas do passado para conhecer muitas coisas no futuro. 

Podemos aprender a ler e escrever a entender e compreender o desenvolvimento de nosso futuro e de mundo atraveis dos programas de alfabetização.

De; Maria Auxiliadora da Conceição Silva – Agricultora – 38 anos – Localidade: Afrânio/PE – IES: Universidade Castelo Branco – UCB – Alfabetizadora: Gerlani de Brito Negreiro – Coordenadora: Maria dos Reis

Através da leitura podemos conhecer varias coisas, como ler jornais e revista assim podemos descobrir muita coisa sobre o mundo minha vida mudou muito si tornou mais fácil Depois que eu aprendir a ler.

Para definir nossos pontos de vista, precisamos antes de tudo saber ler e escrever. Ler os fatos as situações ler e saber expressar idéias e sentimentos; tenhos de conhecer os recursos que acontece em nosso mundo.

É oferecer e que estão disposição, prontos para serem usados de maneira mais criativa e está em constante transformação. Algumas são boas, outras nen tanto. Algumas representam progresso, outras destruição. Se evitar Derrubadas, poluição de rio o nosso futuro sertã Bem melhor invez de Derrubar arvore plantar mais, invez de jogar lixo no rio reciclar, para nos humanos ter um futuro melhor.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais