Liberdade restrita

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Reproduzido do Jornal Pessoal n° 534, 1ª quinzena/abril de 2013, do editor Lúcio Flávio Pinto:

Quando se mete com temas culturais e a liberdade de expressão, o Estado costuma agir como um macaco em loja de louças. Por medida de segurança e profilaxia, seus movimentos nessas searas têm que ser limitados e muito bem acompanhados. Sou contra o tal do marco regulatório proposto (indiretamente pelo governo, que esconde a mão sempre que atira esse tipo de pedra) para a mídia, apontada como monopolista e golpista. Sou a favor da democratização dos meios de comunicação, completamente oligopolizados no Brasil, e desvinculados dos seus compromissos mais nobres com a sociedade.

Para isso tenho poucas sugestões, como:

1. Todas as empresas de comunicação têm que adotar a forma jurídica de sociedades anônimas.

2. Em cada aumento de capital, têm que oferecer pelo menos 30% das novas ações ao público. Ninguém, direta ou indiretamente, poderá adquirir mais do que 5% dessas ações.

3. Toda empresa jornalística a partir de certo tamanho do seu capital, tiragem de impresso ou índice de audiência terá que possui um conselho consultivo, com um terço dos seus integrantes eleitos por uma assembleia de clientes, e um ombudsman.

4. A recusa ao direito de resposta passa a ser crime. Para caracterizá-lo, basta que o cidadão comprove o envio e recebimento de sua carta à empresa de comunicação destinatária, através de cartório de títulos e documentos ou por AR. Comprovada a não publicação, a empresa estará sujeita ao pagamento de multa diária, a contar até o dia da aceitação do direito de resposta. O juiz a quem for distribuída a ação de notificação terá 48 horas para aplicar a multa, proporcional ao capital da empresa. A multa será devida independentemente da apreciação do mérito da ação, quanto ao cabimento ou não do direito de resposta.

Por que será que jamais recebi um retorno sequer sobre essas sugestões?

Para que não caia no esquecimento. Crimes praticados por policiais
A sociedade aguarda as apurações e soluções dos crimes praticados por policiais: Policial Civil que estuprou os filhos adolescentes, Policial Militar condenado pelo gatonet, metralhadora usada em assalto a banco pertencente a delegacia plantonista, policial militar embriagado causador de acidente de trânsito e desacato, policial militar a disposição da SSP envolvido com grupo de extermínio em poço verde.

Prepotência na Cohidro
O geólogo José Albuquerque Cunha publicou, na última edição do “Água Quente”, órgão de comunicação interno do SINDISAN,carta aberta aos seus colegas da Cohidro. No citado documento, o referido servidor público, que tem mais de 30 anos de serviços prestados ao Estado de Sergipe, denuncia a direção da empresa pela prática abusiva de controle dos passos dos seus funcionários, estabelecendo uma situação, entre várias outras, de “aquartelamento”, que consiste, basicamente, em um acompanhamento rigoroso dos servidores, quer dentro da empresa, quer fora dela.

Prepotência na Cohidro II
Lembra José Albuquerque que os seus colegas que são alvo desse constrangimento são pessoas idosas, cuja idade aproxima-se ou é superior aos 60 anos. Outro detalhe importante citado pelo denunciante é o que se refere a um depoimento que ele dera, há anos, sobre a empresa Cohidro .”Em recente festa pelos 30 anos da instituição, o citado depoimento foi, de forma extemporânea, exibido em telão, sem o meu consentimento. As declarações que dei, no passado, referiam-se a outra situação, bem diferente da atual.” – Afirmou em sua carta o geólogo. E concluiu: “Por esse motivo, repudio, aberta e publicamente, a veiculação do meu depoimento.”

Aparelhamento
Este blog apurou que está ocorrendo um inédito aparelhamento na estrutura administrativa da Cohidro, com uma preferência nítida quanto à ocupação de cargos, através de favorecimento a funcionários ligados a um determinado segmento religioso. É bom lembrar que a Carta Magna do país declara, de forma insofismável, que o Brasil é um estado laico.

Ato Público Marco Feliciano e PSC Sergipe
Movimentos populares, entidades estudantis e sindicais, organizações sociais e grupos de defesa dos direitos humanos promovem na próxima sexta-feira, 26, um novo ato público pela saída de Marco Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Em frente ao PSC
O Ato acontecerá em frente ao Diretório Estadual do Partido Social Cristão (PSC), a partir das 16h, e tem como objetivo reivindicar uma posição pública do PSC sergipano sobre a indicação e a permanência de Feliciano no posto máximo da Comissão de Direitos Humanos. Durante o Ato, será protocolado um documento ao presidente do PSC no estado, André Moura.

Indicação
A manifestação justifica-se pelo fato do líder do PSC na Câmara dos Deputados, e responsável pela indicação de Feliciano, ser o parlamentar sergipano André Moura. Além disso, é também sergipano o único senador do PSC, Eduardo Amorim.

Terceiro ato
Este é o terceiro Ato em Sergipe exigindo a saída de Marco Feliciano. Atividades semelhantes estão ocorrendo em todo o país, já que a eleição e permanência do deputado paulista têm sido marcadas por forte rejeição de entidades de direitos humanos.

Frase
“Sou profundamente grato à idade avançada, que aumentou meu interesse por conversas e diminuiu o que eu tinha por comidas e bebidas.” – Marco Túlio Cícero, orador e político romano.

Gestão em Socorro
Nessa segunda-feira, 22, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, será entrevistado no programa apresentado por George Magalhães na MEGA FM (93,5). O programa vai das 7h às 9h e Fábio vai abordar os 100 dias desta segunda administração.

Meia-entrada
Projeto já aprovado pelo Senado limita a 40 por cento do total de público em cinemas, teatros, casas de show etc. a concessão de meias-entradas. Falta, apenas, passar pela Câmara dos Deputados. Produtores culturais, artistas e donos de cinema estão aplaudindo a iniciativa. Tudo indica que a Câmara também aprovará a medida.

Perda de mandato
O Supremo Tribunal Federal ratificou, no texto final do julgamento do mensalão, que é de sua alçada a decisão final sobre a perda de mandato dos deputados federais condenados. A Câmara, assim, limitar-se-á a referendar a decisão. O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, instado pela imprensa, não quis comentar o assunto

Alexandre Padilha
O ministro da Saúde mereceu, por grande maioria, a indicação de seu nome para concorrer ao governo de São Paulo em 2014. Dos 22 deputados estaduais do PT, 18 apoiaram essa idéia. O ministro achou que essa manifestação é “precoce”. Mas os autores da indicação prometeram levar o nome de Padilha ao ex-presidente Lula. O grande concorrente de Alexandre Padilha é outro ministro. Trata-se do titular da pasta da Educação, o economista Aloizio Mercadante.

Surpresas políticas
Antes do excelente desempenho que vêm tendo no Congresso Nacional, pouco ou nada se esperava da atuação de Romário, Tiririca, Jean Wyllys e Randolfe. Suas respectivas cotações não passavam de: Romário – marrento; Tiririca, simplesmente “o palhaço”; Jean Wyllys – o ex-BBB; e finalmente, Randolfe – a incógnita do PSOL. Segundo reportagem da revista Carta Capital,, dois anos depois, poucos parlamentares foram tão assíduos, corajosos e atuantes, nas duas casas do parlamento, em Brasília.

Licitação na CMA
O prefeito João Alves Filho vai enviar a documentação relativa à licitação do sistema de transporte coletivo à Câmara Municipal de Aracaju.

Reinaldo retorna a política e deve comandar o Club Sergipe
Um dos principais nomes do rádio e da TV, com excelente atuação em Aracaju e em Salvador, iniciou sua carreira política como vereador da capital. Em seguida, exerceu vários mandatos de deputado estadual, tendo chegado a presidir a Assembleia Legislativa de Sergipe. Seu próximo passo foi integrar o Tribunal de Contas do Estado, o TCE, como conselheiro.

Reinaldo retorna a política e deve comandar o Club Sergipe II
Aproximando-se sua aposentadoria, que é compulsória aos 70 anos para os servidores públicos, é certo que Reinaldo voltará às lides político-partidárias. Antes disso, porém, comenta-se que voltará ao rádio. Mais certo ainda, porque já confirmada pelo próprio Reinaldo, é sua candidatura à presidência do Club Sportivo Sergipe. Com a garra com que abraça causas legítimas, o blog pode afirmar que o Mais Querido vai ganhar um grande presente.

Financiadores de campanha
Segundo dados divulgados pela Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, os maiores doadores a campanhas políticas dos mais variados partidos e candidatos foram, nas eleições de 2010: Banco Alvorada (5) – 47,6 milhões; 4 – Queiroz Galvão – 58,2; JBS Friboi – 61,6; Andrade Gutierrez – 62,8 e Camargo Correia – 92,7 milhões de reais.

Sobre o reajuste dos juros
Assim se expressou o ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, antes do anúncio feito pelo COPOM: “O Banco Central não deve se apressar e tem de estar preparado para subir os juros quando necessário. MAS A SELIC NÃO RESOLVE TUDO.”

Novo "imortal" da medicina
O médico dermatologista Emerson Ferreira da Costa, ex-presidente do Sindimed, diretor da Somese, Presidente da Comissão Estadual de Honorários, vereador de Aracaju em 2º mandato, é candidato único para a Academia Sergipana de Medicina. A Assembleia de votação vai ocorrer nesta quarta-feira, 24 de abril. Ele deverá ter o seu nome aclamado na plenária. Emerson sucederá a médica Elizabete Tavares, na cadeira 24, que tem como patrono o Dr. Julio Flavio Prado e fundador Dr. Oswaldo Leite.

Livro
“o Brasil” – de Mino Carta. Editora RECORD. Prefácio de Alfredo Bosi. Responsável por publicações que fizeram história na imprensa brasileira desde 1960, ferozmente censurado durante a ditadura, MINO CARTA recorre de maneira hábil à literatura para criar uma polêmica reflexão sobre o Brasil, promovendo uma devassa na história do país a partir da morte de Getúlio Vargas. Uma narrativa corajosa e polêmica, leitura obrigatória para discutir o Brasil e o momento em que vivemos. À venda na ESCARIZ. Preço: R$ 49,90.

Filme
“Amor”, premiado em Cannes como melhor filme e com o “Oscar” de melhor filme estrangeiro, será exibido no Cine Cult da rede CINEMARK, na terça e na quinta-feira desta semana, às 18 horas e 50 minutos.

Demônios da Garoa
O antológico conjunto paulistano está completando 70 anos de existência. Em atividade até hoje, faz muitos shows no interior de São Paulo e em todo o Brasil. O imortal ADONIRAM BARBOSA fundou e liderou, por muitos anos, o conjunto, que obteve grande sucesso nas paradas musicais. TREM DAS ONZE, IRACEMA, O SAMBA DO ARNESTO e TIRO AO ÁLVARO são alguns dos maiores êxitos dos “demônios”. O SESC é um dos grandes patrocinadores das excursões da turma da “garoa”.

Eleições na ABI
No próximo dia 26, sexta-feira, os jornalistas de todo o país que são associados da Associação Brasileira de Imprensa terão a oportunidade de exercitar sua cidadania profissional, escolhendo os novos dirigentes da entidade. A dissidência liderada por Domingos Meireles e Paulo Jerônimo tentou impugnar a realização do pleito no dia 26 de abril, mas a Justiça não atendeu o recurso impetrado, e manteve a data da referida eleição.

Eleições na ABI II
Os dissidentes não conseguiram registrar uma chapa, vez que ela continha postulantes a cargos que não eram associados e, de outra parte, outros estavam com sua situação social totalmente irregular. Maurício Azedo, atual presidente, e Vilasboas Correia concorrem à presidência e à vice da Instituição. A chapa leva o nome de PRUDENTE DE MORAIS. A ABI sempre esteve presente em campanhas cívicas registradas nos anais de nossa História, sendo oportuno lembrar a luta pelas diretas, o “impeachment”de Collor, ao lado da OAB e da CNBB, e ainda na luta permanente pela liberdade de imprensa e de expressão. A Associação Brasileira de Imprensa também marca presença nas lutas que são travadas em defesa dos direitos humanos e das minorias.

Apostas abertas
Em torno de uma nova candidatura de Carivaldo de Souza à presidência da FSF. Há controvérsias: enquanto uns dizem que o atual presidente, no cargo desde 1989, tentará uma nova recondução. Outra corrente defende a tese de que Carivaldo já começou a preparar o seu vice, Milton Dantas, que é diretor da Liga do Nordeste, para assumir o seu lugar.

Futebol I
CAMPEONATO SERGIPANO- Resultados do fim-de-semana: No sábado, dois jogos: à tarde, no Vavazão, em Maruim, o Itabaiana venceu o América por 3 X 1. À noite, em Carmópolis, o River Plate derrotou o Boca Júnior, no clássico “genérico”, por 2 X 1/// JOGOS DE ONTEM, DOMINGO ///O Lagarto infringiu derrota à Socorrense, por 2 X 1. O Sergipe foi a Estância e perdeu por 1 X 0 para o Estanciano, clube que atravessa excelente fase. Já o Confiança, venceu o Olímpico, por 1 X 0, com um gol de penalty assinalado por Augusto, aos 48 minutos do segundo período. O pessoal do time de Itabaianinha reclamou bastante, mas a penalidade realmente existiu.///CLASSIFICAÇÃO: 1.     Sergipe, com 27 pontos. 2. Confiança – 27; 3. River Plate – 24; 4. Socorrense – 23; 5. Estanciano – 23; 6. Itabaiana – 17; 7. Olímpico – 15; 8. Lagarto – 15; 9. Boca Júnior – 14 e 10. América – 12.

Futebol II
Taça Rio – Semifinais – Após os resultados de ontem, as partidas das semifinais da Taça Rio serão: Botafogo X Resende e Fluminense X Volta Redonda. Botafogo e Fluminense são favoritos ///Brasil X Chile -Tem sido grande o interesse despertado em Minas Gerais pelo amistoso Brasil X Chile, a ter lugar na próxima quiarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os ingressos já estão praticamente esgotados.

Curtas I
CARANDIRU: JÚRI CONDENA 23 PMS A 156 ANOS POR MASSACRE. /// NA ITÁLIA, REELEIÇÃO DE NAPOLITANO GERA ELOGIOS E CRÍTICAS. /// QUASE 200 MORTOS EM TERREMOTO NA CHINA. /// MINISTÉRIO DA SAÚDE DETECTOU DESVIOS DE 47 MILHÕES NO RIO DE JANEIRO. /// FMI DIZ QUE PAÍSES NÃO ADOTARÃO MEDIDAS PROTECIONISTAS. /// IMIGRANTES TEMEM AÇÃO MAIS DURA NOS EUA, POR CAUSA DO ATENTADO EM BOSTON. /// POLÍTICA DE IMIGRAÇÃO CERTAMENTE VAI MUDAR. /// ALIADOS DE MARINA VÊEM BARREIRA PARA DISPUTAR ELEIÇÃO EM 2014. /// JORNALISTA SERGIPANO ANCELMO GÓIS INTEGRA CHAPA QUE CONCORRERÁ À DIREÇÃO DA ABI. /// NA CABEÇA, ESTÁ MAURÍCIO AZEDO, CANDIDATO À REELEIÇÃO, COM VILASBOAS CORREIA NA VICE. /// GOVERNO BRASILEIRO ACELERA SOCORRO A EIKE BATISTA. /// COM PESQUISAS EM MÃOS, PSB PREPARA ATAQUE AO PT. /// EM SERGIPE, O SENADOR VALADARES ANUNCIA QUE VAI DIVULGAR DETALHES SOBRE ATUAÇÃO DOS AMORIM PARA BLOQUEAR A VOTAÇÃO DO PROINVESTE. /// SERVIDORES MUNICIPAIS ESTÃO REVOLTADOS CONTRA O PREFEITO JAF. CAUSAS SÃO REAJUSTE ABAIXO DA INFLAÇÃO E FALTA DE CUMPRIMENTO DA DATA BASE. FINALMENTE, O PROINVESTE SERÁ LIDO HOJE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

Curtas II
AUMENTA O NÚMERO DE PRESOS EM GREVE DE FOME NA PRISÃO DE GUANTÁNAMO. /// DIRCE NAVARRO DE CAMARGO, 100 ANOS, A MULHER MAIS RICA DO BRASIL, MORRE, EM SÃO PAULO. /// JOAQUIM BARBOSA RECEBE HOMENAGENS EM MINAS GERAIS. /// CASO QUE ENVOLVE XUXA CAUSA NOVO EMBARAÇO AO MINISTRO LUIZ FUX, DO STF. /// SOCORRO A EIKE BATISTA TEM GIGANTE DA RÚSSIA, MALAIOS E PETROBRAS.

PELO TWITTER

www.twitter.com/DjCello   "A felicidade consiste em continuar desejando o que se possui."

www.twitter.com/deniswesleyufs   Segundo José Saramago, "sempre chegamos aonde nos esperam."

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE   Obrigado amigos do twitter acordei triste, mas vcs me fazem sorrir. Valeu galera.

www.twitter.com/mendoncaprado  A questão da desmilitarização da Polícia Militar está avançando. A PRF é a referência mais indicada para a criação de uma nova estrutura.

www.twitter.com/AllyssonProshow   Saber esperar é uma virtude! Aceitar, sem questionar, que cada coisa tem um tempo certo para acontecer… É ter Fé!

www.twitter.com/Abrahao_Filho   A honestidade é a melhor política.

www.twitter.com/jr__santos   Aprendizado do dia: Quer agradar alguém. Não tente Agrade!!!

DO LEITOR

Assessoria de Comunicação SMTT.Fala Cidadão, resposta não vem não…
Do jornalista Rodrigo Andrade (rodrigoandx@gmail.com  ): “Como profissional da área, me pergunto diversas vezes para que funciona um canal de comunicação se o mesmo é unilateral?
A referida pergunta diz respeito ao espaço FALA CIDADÃO disponibilizado no portal da SMTT Aracaju (www.smttaju.com.br ). Ao entrar no site da Superintendência, achei o espaço bem oportuno e enviei 3 questionamentos distintos em datas diferentes. Para todos eles, recebi no meu email uma confirmação protocolada sob os números i02552; i02553 e i02554. Porém, decorridos mais de 30 dias do primeiro questionamento sem resposta, me pergunto qual a finalidade da Assessoria de Comunicação da SMTT em proporcionar um espaço de comunicação em que o cidadão não tem a resposta. Nesse aspecto, minha crítica à SMTT é antiga e se estende a um período da gestão anterior, onde por meio do twitter, fiz outros questionamentos e até o momento não obtive resposta.
Finalizo reiterando a crítica em cima de um canal de comunicação inoperante e, sugiro que o nome do espaço seja alterado para algo do tipo: Fala Cidadão, mas a resposta não vem não…”

Máquinas agrícolas que foram adquiridas com emenda de Maria do Carmo e o nome da mesma nem foi citado
Do leitor Fer Santos (fsaju@hotmail.com  ): “Fiquei decepcionado ao ouvir em palanque, na ultima sexta na Pça Fausto Cardoso em Itabaiana o anuncio que  Senador Eduardo Amorim trouxe  máquinas agrícolas para Itabaiana, senador o senhor que se diz falar a verdade se prestar a esse papel, e eu ainda votei nele jamais irei votar de novo, um senador com mentira. Na verdade essa emenda foi aprovada em 2011 na gestão de Luciano Bispo com o apoio da SENADORA MARIA DO CARMO ALVES, emenda de nº 23310001, foi enviada para o SIAFI, com nº de Convênio 760618/2011, foi liberado em novembro de 2012, mais precisava de uma contra partida no valor de R$ 80.000,00 reais, e as contas municipais estavam em poder da juíza. O município foi beneficiado com 01 motonivelarora, 02 retroescavadeira, 01 caminhão caçamba, isso tudo no valor de R$ 975.000,00 reais. Mas soltar fogos para se comemora uma emenda que não foi de Maria do Carmo. Vamos ficar de olho!!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
"A vida é uma grande surpresa. Não vejo por que razão a morte seria uma maior."

"Uma boa gargalhada é o melhor pesticida que existe."

Vladimir Nabokov, escritor russo, nasceu em 22 de Abril de 1899 e morreu em 1977.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais