Livre Arbítrio X Livre comunicação.

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog volta a um assunto que está tornando-se cansativo. A Comunicação em Sergipe.  Ontem, 05, pelas redes sociais foram várias postagens sobre as “férias” do radialista George Magalhães da Mega FM. Uns lamentando outro aplaudindo.

O blog tem uma posição clara, sem entrar no mérito interno das emissora: quanto mais comunicação, melhor. Quanto mais programa de rádio, jornais, blogueiros melhor para os leitores. Muitas vezes quem critica um programa de rádio, dizendo que é tendencioso, acha o outro, que ajuda o seu grupo político, normal. Em linhas gerais  os ouvintes defendem teses e assumem posições procurando fatos que se encaixem nas suas convicções.

O ouvinte de um programa de rádio, assim como o leitor de um blog, tem o livre arbítrio de ouvir ou ler o que deseja. Tem algo mais democrático? O titular deste espaço só escute e ler o que gosta. Cabe ao profissional de comunicação construir seu espaço, com muito trabalho e alicerçado em alguns valores. E aí o ouvinte ou leitor faz a sua escolha.

Este espaço que é informativo e opinativo, tem uma posição ideológica clara. E como já escreveu não admite é a dissimulação, em que se pretende passar para a sociedade uma aparente imparcialidade inexistente.

O blog tem sete anos e avalia que em muitos momentos as opiniões são duras, mas lúcidas e respeitosas. E continuará até quando o espirito de aventura e responsabilidade continuar à frente de tudo.

Por isso, os que realmente são democratas e defende a comunicação livre jamais aplaudirão a saída de um comunicador do ar, seja ele quem for. O livre arbítrio está aí para você escolher quem quer ouvir. É só mudar o dial.

Segurança. Relâmpagos e trovoadas
Como prometido o blog apresenta os números da violência em Sergipe, estes apresentados pelo Ministério da Justiça ao

Fórum Brasileiro de Segurança Pública, enquanto a nossa SSP silencia.para apresentar números tão assustadores, nada melhor que relâmpagos e trovoadas. Eis que logo após a introdução, o Fórum disponibilizou alguns dados gerais, e para a nossa surpresa o nome do nosso outrora tranquilo Sergipe, paira entre os dados dos mais violentos estado.

A Violência no Cotidiano- Homicidios
A taxa de homicídios dolosos no país cresceu 7,8% entre 2011 e 2012 e atingiu 24,3/100.000 habitantes. Entre aquelas UFs com boa qualidade dos dados criminais, apresentaram maior crescimento dos homicídios os estados do Ceará (32%), Goiás (28,4%), Acre (24,2%)e Sergipe (18,5%). Reduziram seus homicídios: Rio de Janeiro (5,6%) e Pernambuco 6,5%). Alagoas continua sendo o estado com a maior taxa de homicídios do país, mas conseguiu reduzi-la 21,9%, de 2011 para 2012; contudo, viu os latrocínios crescerem 140% no mesmo período. As mortes por arma de fogo representaram, em 2011, 70,4% dos homicídios.

Ainda dados gerais
Os estados com o maior percentual de presos provisórios no sistema prisional brasileiro são Piauí 65,7%), Amazonas (62,7%) e Pernambuco (62,6%) e Sergipe (62,5%).Digerida a surpresa de estar entre os mais violentos, os nossos números ao lado. Fonte: http://www2.forumseguranca.org.br/novo/produtos/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica/7a-edicao

Sem coletiva
Segundo fontes do Palácio governamental não há previsão de coletiva para hoje, 06. Apenas uma reunião do governador em exercício Jackson Bareto com o secretariado hoje à tarde para anunciar as medidas administrativas.

Copa 2014: Obras do Batistão passarão por adequações, Ninguém acreditava?
Sergipe tem destas coisas. Agora o governo estadual anuncia que fará adequações na reforma do Batistão por ter qualificado Aracaju como Centro de Treinamento de Seleções (CT’s) para a Copa do Mundo de 2014. E não acreditavam que Aracaju será habilitada? Se acreditavam porque não fizeram a reforma já com as necessidades da Fifa? É brincadeira…

Médico é preso após registrar o ponto e sair do Posto de Saúde
O ginecologista Jetson Luiz Franceschi foi preso pela policia civil de Cascavel (PR). No começo da manhã de ontem (05), ele chega à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Faculdade, estaciona o carro e entra pela porta da frente. Minutos depois o profissional sai sem atender nenhum paciente. Ele deveria cumprir expediente de três horas no local.Os policiais continuam a investigação e o seguem. O médico chega ao consultório particular dele, na esquina das ruas Antônio Alves Massaneiro com Londrina, no Centro de Cascavel, para atender consultas particulares. Veja imagem e matéria em: http://cgn.uol.com.br/noticia/70325/medico-e-detido-apos-registrar-o-ponto

Telejornal TVSE exibiu alagamento com carros superesportivos em Cingapura como se fosse em Aracaju.
Com as fortes chuvas em Aracaju a TV Sergipe recebeu fotos de telespectadores, mas não foi feita a devida checagem.

Lfoto exibida no telejornal

Um gaito enviou fotos do alagamento numa garagem de luxo ocorrida em Cingapura em 2011, com dois carros superesportivos e a imagem simplesmente foi exibida no telejornal. Motivo de chacota em toda Aracaju ontem, 05. Fica o aprendizado para ter cuidado na próxima vez.

Déda se solidariza com sergipanos após fortes chuvas
Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o governador Marcelo Déda veio a público nesta terça-feira, 5, solidarizar-se com todos os sergipanos, cidadãos e prefeitos dos municípios, em especial os aracajuanos, que passam por transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.

Parceiro
"A minha solidariedade ao povo e aos prefeitos de Sergipe atingidos pelas últimas chuvas", postou Déda, acrescentando que o Governo do Estado é parceiro "com a sensibilidade" do governador em exercício Jackson Barreto. Déda está afastado do Governo desde o dia 27 de maio para tratamento de saúde.

Reforma do Centro de Turismo
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), lançaram na última sexta-feira , 01, a licitação para o serviço de obras de reforma do Centro de Turismo de Aracaju, que serão realizadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe (Cehop). O valor estimado para a obra é de aproximadamente seiscentos e cinquenta mil reais

Código Penal
Com o objetivo de coibir o uso de aparelhos celulares dentro das penitenciárias, o deputado federal Fábio Reis (PMDB-) apresentou um novo Projeto de Lei na Câmara dos Deputados. A proposta aumenta a pena pelo crime praticado pelo agente público ou diretor de penitenciária que não cumpre o dever de vedar ao preso o acesso a aparelhos telefônicos, rádios e similares.

Aumento da pena
A pena para o crime, atualmente, é detenção de três meses a um ano. O projeto do parlamentar aumenta para dois a quatro anos de reclusão, mais pagamento de multa. Para Fábio, a pena atual é irrisória, e não é suficiente para impedir a prática. “Não se pode perder de vista que o princípio da proporcionalidade não deve ser visto somente para coibir o excesso da punibilidade”, alega.

Acesso
Ele ressalta que “o acesso de presidiários a este tipo de comunicação fragiliza a punibilidade e põe toda a sociedade em perigo, vez que criminosos de alta periculosidade, apesar de cumprindo pena, estão livres para comandar suas facções criminosas”. Por isso, o deputado defende que o agente público que, tendo obrigação de impedir o acesso do preso a aparelho telefônico e similares e não o faz, precisa ser punido com rigor.

PEC do Comércio Eletrônico
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou ontem, 05, de uma audiência pública com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que discutiu a PEC 197/12, da qual o parlamentar é relator. o projeto muda regras de recolhimento do ICMS em operações comerciais pela internet, fazendo com que o imposto não fique apenas com o Estado que sedia a empresa (na maioria dos casos, São Paulo), como acontece hoje, mas seja repartido com os Estados para onde os produtos são enviados. Os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão os maiores beneficiados, com a alteração.

Divisão
"Não se pode ficar 100% dos impostos na origem. Isto deve ser dividido entre Estado de origem e Estados destinatários", afirmou. Em uma semana, Márcio irá apresentar seu relatório final sobre a PEC. "Quero produzir um relatório que seja resultado de um consenso entre todos e benéfico para o país", frisou. o governador de São Paulo agradeceu ao deputado sergipano por ter sido "extremamente atencioso" ao debater o tema.

Boxeadores sergipanos
Em audiência pública, que ocorreu  ontem, 05, para discutir a valorização do Boxe Olímpico Brasileiro, o deputado Valadares Filho (PSB-SE), presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) indagou sobre quais os desafios enfrentados pelo Boxe e as perspectivas dessa modalidade esportiva para as Olímpiadas em 2016.

Boxeadores sergipanos II
Valadares Filho disse que há atletas sergipanos que tem se destacado nessa modalidade esportiva. Esses atletas têm contado com a sensibilidade do secretário de esporte, Maurício Pimentel, que mesmo com a limitação de recursos vem, por meio do governo do Estado, apoiando os boxeadores sergipanos. “Em Sergipe, temos dois boxeadores de sucesso, Carlos Rafael, o Carlinhos, e o Cássio, que vem ocupando posições de destaque no cenário do Boxe e necessitam de mais apoio”.

Semana Acadêmica
A deputada estadual Ana Lúcia(PT) parabenizou a UFS, em nome do reitor Angelo Roberto Antoniolli, através de requerimento de nº 2232/2013, pela realização da I Semana Acadêmica-Cultural.A atividade ocorrerá no período de 4 a 8 de novembro, e é aberta a toda a sociedade sergipana, contemplará em sua vasta programação debates acerca das questões sociais e acadêmicas, além de exposições interativas, apresentações de espetáculos de dança, mostras artísticas, música, corais e cinema.

Empresas
O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, ao lado do presidente da Codise, Roberto Bispo, participou da reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, onde discorreu sobre as empresas que estão sendo implantadas em Sergipe.

Diagnóstico
Saumíneo apresentou um diagnóstico das empresas que chegaram em Sergipe de 2007 a 2012,  cerca de 227, mais 26 que foram implantadas este ano. Elas geraram cerca de 15 mil empregos diretos, sem contar com a AlmavivA (Telemarketing), que chegará a 5 mil empregos. Saumíneo disse que um dos gargalos é a necessidade de mão de obra técnica e por isso o governo está investindo em escolas profissionalizantes e centros técnicos.

Novos empreendimentos
Para este ano as perspectivas são boas e segundo Saumíneo só na reunião do Conselho de Desenvolvimento Industrial desta semana serão aprovadas as instalações de novas empresas que vão gerar 329 empregos diretos num investimento de R$ 54,4 milhões. O presidente da Codise, Roberto Porto, fez uma exposição rápida das ações, entre elas, a licitação que será aberta agora para construção de 26 galpões industriais.

Entrosamento
O vice-presidente da ASEOPP, Francisco Costa, disse que os associados querem um maior entrosamento com as empresas que começam a ser instaladas, inclusive para o empresariado ser informado que a construção civil local tem qualidade e preços justos. O secretário Saumíneo Nascimento disse que vai viabilizar que o responsável pela implantação da montadora Amsia Motors quando vier a Sergipe possa apresentar o projeto na ASEOPP.

Preocupação
O vice-presidente, Francisco Costa, agradeceu a presença de Saumíneo e Roberto Bispo e disse que a preocupação da ASEOPP é com o desenvolvimento de Sergipe e que  o segmento da construção civil local possa ser inserido quando da abertura de novas empresas no Estado.

Banese Card oferece pontos em dobro
O Plano de Recompensa do cartão de crédito Banese Card está desenvolvendo uma promoção com vantagens exclusivas para os seus clientes. De acordo com a iniciativa, até o próximo dia 31 de dezembro, as compras realizadas com o Banese Card estão valendo o dobro de pontos no Plano de Recompensa do cartão.

Promoção
Para participar da promoção, os clientes devem fazer a adesão através da Central de Atendimento do Banese Card, tels. 4002-2320 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800-284-2884 (Outras Localidades). É preciso, também, estar com as faturas em dia na data da compra.O Banese Card, com cerca de 30 mil lojas credenciadas e mais de 760 mil clientes, é hoje o cartão de crédito mais aceito no mercado sergipano. 

Encontro nacional de panificadores
Empreendedores de todas as regiões do Brasil estarão em Aracaju no período de 06 a 08 de novembro. O objetivo é participar da  64ª Convenção Nacional da ABIP, da Reunião Nacional da ABIP e do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Panificação, que serão realizados na Sede da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe.

Participação
Segundo o presidente do Sindipan/SE e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Antonio Carlos Araujo, a Convenção Nacional da ABIP  é o maior evento do setor, reunindo industriais e representantes de instituições ligadas a panificação de todo o país, como o empresário José Batista de Oliveira, presidente da ABIP. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (079) 3226-7479 para garantir participação no evento. A iniciativa conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe e Sebrae.

Jorge Lins inaugura Zodíaco, que mistura gastronomia e cultura, hoje,06
Uma casa criativa, um espaço de gastronomia e cultura, com um toque diferencial, isso é o que promete o diretor teatral, Jorge Lins, ao lado da sua esposa Sandra Hora, que agora estão apostando no ramo gastronômico, sem deixar faltar a cultura sergipana.

Vozes maravilhosas
Hoje, 06, será inaugurado o Zodíaco, na Orla Pôr do Sol, no Pontal do Mosqueiro, com uma programação especial. Dias 6, 7, 8, 9 e 10, acontecerá o projeto ‘Essas belas mulheres e suas vozes maravilhosas. Bárbara Sandes, Ivana Dantas, Dana Estavo, Érica Sá e Sunny Lima são as primeiras atrações do local. A casa também estará aberta para o almoço, a partir das 11h, jantar, além da programação noturna, a partir das 22 horas (domingo às 20 horas).  (Fonte:Diego Bittencourt http://colchadifuxico.com.br/ )

Jaysa Costa grava seu 1º DVD
A cantora sertaneja, Jaysa Costa gravará o primeiro DVD da carreira, a partir das 21h, no sábado, 9, na Chácara Dom Filippe, localizada na Rodovia dos Náufragos. Além da anfitriã, a festa vai contar com as participações da dupla João Neto e Cesinha e Maysa Reis e logo em seguida os shows das bandas Forró Maior e Duas Medidas. Os ingressos estão sendo vendidos na Central do Pré Caju (shopping Riomar) e Auto Peças Macedo.

Agenda
06 de novembro – Hoje é o dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Guerras e Conflitos Armados. Em 1789, é iniciada com a Tomada da Bastilha, que era uma prisão da monarquia, a Revolução Francesa. Um dos mais importantes movimentos libertários de todo o mundo, dura cerca de dez anos e traz mudanças profundas para a França e para toda a Europa. O lema da Revolução Francesa era “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. No Brasil, eram dados os primeiros passos contra a derrama imposta pela Coroa portuguesa. Esse processo chegou ao auge em 1792, com a Inconfidência Mineira, portanto três anos após a Revolução Francesa, quando o Brasil dá, em Minas Gerais, um passo decisivo em busca de sua Independência.
A semana começou com a divulgação, na segunda-feira, do IPC – Índice de Preços ao Consumidor) relativo ao mês de outubro. Snowden pede regras para limitar a espionagem. Na terça-feira, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, visita a capital egípcia pela primeira vez desde a queda do presidente Mohamed Mursi. Kerry comprometeu-se a apoiar o governo interino e pediu eleições livres e justas. Hoje, quarta-feira, a ANFAVEA divulga os dados de outubro sobre a venda e exportação de veículos. Também hoje, um Tribunal Internacional realiza audiência sobre pedido de libertação de ativistas do Greenpeace detidos pela Rússia, entre eles a brasileira Ana Paula Maciel. Amanhã, quinta-feira, o IBGE divulga o IPCA relativo ao mês de outubro. É o índice oficial da inflação. Também nesta quinta-feira, saem os dados do PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre. E ações do TWITTER começam a ser negociadas em Bolsa. Na sexta-feira, os EUA anunciam os números do desemprego em outubro. E às 14 horas ocorrerá a partida final do Mundial Sub-17 de futebol.

Curtas
AUMENTO DE CASOS DE ESTUPRO NO BRASIL É ALARMANTE, AFIRMA A PRESIDENTE DILMA. /// SENADO PODE ACABAR COM O DÉCIMO-TERCEIRO E O DÉCIMO-QUARTO SALÁRIOS DE PARLAMENTARES REELEITOS. /// PAPA LANÇA QUESTIONÁRIO A BISPOS SOBRE CASAMENTO GAY E ABORTO. /// GOLPE HISTÓRICO FRACASSADO INSPIRA SÍMBOLO DE PROTESTOS NESTA TERÇA-FEIRA EM TODO O MUNDO. /// FATO OCORREU EM 05 DE NOVEMBRO DE 1605, QUANDO AS CASAS DO PARLAMENTO BRITÂNICO FORAM EXPLODIDAS. /// MINISTRO AFIRMA QUE ESPIONAGEM BRASILEIRA NÃO VIOLA DIREITOS. É CONTRAESPIONAGEM. /// CNJ AFASTA PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA POR SUSPEITA DE INFLAR PAGAMENTOS. /// FHC FESTEJA 18 ANOS DO PROER E BATE NO PT. /// RANDOLFE RODRIGUES ANUNCIA SUA DISPOSIÇÃO DE SER CANDIDATO À PRESIDÊNCIA PELO PSOL. /// GOVERNO BRITÂNICO ACUSADO DE ESPIONAR A ALEMANHA. REVELAÇÃO É DO JORNAL “INDEPENDENT”.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Alegria
Registro, com satisfação, o comentário enviado pelo leitor ROMUALDO ALVES DE MENEZES. Mesmo quando a opinião diverge da nossa. Afinal, a LIBERDADE DE EXPRESSÃO é um dos pilares da DEMOCRACIA. A respeito de ter esta coluna insistido no tema CONGRESSO TÉCNICO (o antigo Conselho Arbitral), a ser levado a efeito amanhã, pela FSF, nosso ponto-de-vista pessoal não tem, como afirma o leitor, segundas intenções, como empurrar uma decisão goela abaixo. Ratifico minha posição: nenhuma entidade, nem a CBF, nem a LIGA do Nordeste tem respaldo jurídico para impor algo ao conselho formado pelos clubes filiados a uma federação, estando estes (os clubes), em pleno gozo de seus direitos associativos. A nós não interessa se o Sergipe e o Confiança desejam participar simultaneamente das duas competições (Copa do Nordeste e primeiro turno do campeonato sergipano). Se os dois, ou um deles concorda em abrir mão de participar da Taça Governo de Sergipe, tudo bem. Mas eles têm, de igual forma, o direito de optar. Só que é preciso lembrar um detalhe. A LIGA exige que todos os clubes participem da Copa do Nordeste com suas equipes principais. O grande problema é que, como diz o velho ditado, O USO DO CACHIMBO FAZ A BOCA TORTA. E quanto a um movimento liderado pela imprensa, tenho acompanhado nossas emissoras que fazem esporte. Pelo menos em duas delas uma pesquisa com os torcedores apontou um resultado favorável à participação dos dois times nas duas competições. Detalhe final: normalmente, deverá caber aos clubes (9), decidir a questão na Assembleia, ou Conselho Arbitral, ou Congresso Técnico, seja qual for o nome que lhe seja dado. Com uma vantagem: como se trata de número ímpar, não há risco de empate e fica afastada, desta forma, a aplicação do voto de Minerva. Um forte abraço para o nosso leitor Romualdo, sempre de olho neste Espaço.

Cenários
Na reunião de amanhã, há dois cenários possíveis: 1. O presidente Carivaldo informa aos presentes que Sergipe e Confiança não poderão participar do primeiro turno do campeonato sergipano, por decisão da CBF e da Liga do Nordeste; 2. O presidente Carivaldo submete a decisão ao plenário, a quem caberá decidir a questão.

Congresso técnico
Será iniciado às 15 horas, sob o comando do presidente da FSF, José Carivaldo de Souza. Anteriormente, teria sido anunciado que a imprensa não poderá participar da sessão, com direito a voz. Nada a contestar. Mas não acreditamos que a federação assuma uma posição de arbítrio, ao tentar impedir o livre exercício da profissão pelos   repórteres e jornalistas presentes.

Semana do aposentado
Com a realização do tradicional Café da Manhã, foi aberta ontem a X SEMANA DO APOSENTADO DO BB, que se estenderá até o próximo sábado. A programação oficial prevê as seguintes atividades: hoje, a partir das 7 horas, caminhada na praia (AABB); amanhã, quinta-feira, excursão a Carmópolis/Pirambu; sexta-feira, às 20 horas – roda musical dançante (AABB) e no sábado (09.11), almoço de confraternização. No Café da Manhã, ocorrido ontem, foram homenageadas pelas entidades promotoras da X Semana, as pensionistas MARIA ISABEL VIEIRA DUARTE, MARIA AUGUSTA DÓREA CAMPOS e VIVETE BARRETO BARBOSA.

São Luís
De 23 a 29 de novembro, as equipes da AABB Aracaju estarão participando, na capital maranhense, de mais uma edição do JINFAABB – Jogos dos Aposentados do BB.

Intensa atividade
Nos últimos dias os campos de futebol da AABB sediaram competições importantes. Na semana passada, serviram de palco para um torneio e um jogo entre os Atletas de Cristo, inseridos na programação pelos 100 anos da fundação da PIBA – Primeira Igreja Batista de Aracaju. E logo depois, sediaram as competições dos Jogos Nacionais da OAB.

Sétimo dia
A missa de sétimo dia em sufrágio da alma do radialista Marcelo Macedo será celebrada hoje, às 19 horas, na Igreja do Salesiano. Na quinta-feira, à tarde, às 17h , será celebrada a missa pela alma de Mário Machado, também no Salesiano. Marcelo Macedo era amigo do Mário Machado, ex-funcionário da Polícia Federal, que, por sua vez, era cunhado do desportista Ramon Barbosa.

Memória esportiva
06 DE NOVEMBRO –  Em 1975, morre, aos 66 anos, o ex-técnico da seleção brasileira Vicente Feola, campeão da Copa do Mundo de 1958, realizada na Suécia.

Jogo rápido
O projeto de novo calendário da CBF mantém jogos nas datas FIFA. /// Pelé não acredita no sucesso do movimento Bom Senso F.C. /// A Copa América de 2015, que seria realizada no Brasil, terá lugar no Chile. A CBF cedeu a realização da Copa ao país andino. /// Até o momento, apenas dois clubes (Santos e Bahia) anunciaram apoio ao movimento reivindicatório dos jogadores de futebol. /// Sergipe e Confiança começam a estruturar suas equipes para a temporada 2014, /// Secretário Walmor Barbosa afirma que está aguardando as ordens do governador Jackson Barreto para iniciar as obras de reforma no João Hora e no Sabino Ribeiro. O futebol sergipano tem razões de sobra para acreditar em JB, indiscutivelmente uma das grandes lideranças políticas do Estado no decurso dos últimos 50 anos.

  
PELO TWITTER

www.twitter.com/JoseRaimundos  A politica faz bem de um lado, faz mal do outro. Lamentável.

www.twitter.com/martinsflavia49  Aprendi que, se a gente espalhar coisas boas por onde passar, a vida se encarrega de trazer outras melhores ainda.

www.twitter.com/chicoandradef  Os homens deveriam se distinguir dos outros seres ao menos pelo sentido da justiça.Ela não pode ser mercadoria de troca.

www.twitter.com/lidiacastelino1  Na dúvida, faça cara de certeza. #BomDia

www.twitter.com/riltonmorais  Divirto-me com quem acha que sou otário. Ajudo-os a ter certeza disto.

ARTIGO

Diga não apartheid eleitoral! por Élcio Conceição de Santana

Sábado estive em companhia do meu amado filho Elcio Júnior, onde tivemos a oportunidade de conversar bastante. Foi muito legal!
No domingo, como de costume fiquei em casa com a família, lendo, brincando com Erick (filho caçula), ajudando Kênia (esposa) na cozinha e assistindo televisão. Na TV Câmara, assisti reportagem, onde a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câma­ra dos Deputados, através de projeto à Constituição propõe a criação de reserva para candidaturas de negros. Prestem atenção!!!
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a reserva de vagas para parlamentares de origem negra na Câmara, nas Assembleias Legislativas nos estados e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Pela proposta, a fração de políticos negros “corresponderá a dois terços do percentual de pessoas que tenham se declarado pretas ou pardas no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, desde que o número de vagas não seja inferior a um quinto ou superior à metade do total de vagas. Em números, na Câmara dos Deputados essa cota significaria uma reserva de pelo menos 102 cadeiras para parlamentares negros. A cota, conforme o texto sugere, teria prazo de vinte anos, prorrogáveis pelo mesmo período. A matéria será analisada agora por uma comissão especial e, se aprovada pelo colegiado, seguirá para aval do plenário.

O texto elaborado pelos deputados Luiz Alberto (PT-BA) e João Paulo Cunha (PT-SP) ainda passará por uma comissão especial antes de seguir para a votação no plenário da Casa. Justificam os parlamentares que o país precisa avançar na representação racial no Legislativo, pois atualmente conta com apenas dois senadores e 43 deputados negros no Congresso Nacional, entre quase 600 congressistas. “Os negros estão colocados à margem na política” _ alega o deputado João Paulo Cunha.
Em vários debates políticos com o meu amado irmão Edson Júnior, sempre me posicionei favorável às cotas raciais para negros terem acesso às universidades públicas, em minha opinião, é a forma de corrigir uma injustiça histórica. Cota em universidade é completamente diferente de cota no congresso.
A classe política tenta a todo instante criar mecanismos para facilitar sua entrada e permanência no poder. Alguns parlamentares tentam acrescentar na reforma política a lista fechada para a Câmara Federal, ou seja, os eleitores votariam em uma lista de candidatos escolhidos pelo próprio partido. Sou frontalmente contra, pois, além de inibir que novas lideranças possam disputar uma vaga no parlamento, transformam os atuais deputados em vitalícios.
Agora tentam a todo custo criar reservas para candidatos negros. Em tese, seríamos obrigados a votar em um candidato negro, mesmo não concordando com seu pensamento político ou pela ausência de valores éticos e morais necessários ao exercício do mandato.
Com esse Congresso burguês e distante dos anseios da sociedade, não ficarei surpreso se aparecer as PEC’s: dos obesos, dos drogados, dos pingunçeiros, dos ex-presidiários, dos porra louca.
Nós eleitores temos efetivamente de lutar por mudanças que tornem mais efetivo o voto popular, diminuindo a distância entre a vontade do eleitor e a classe política. Em minha opinião essa proposta descabida e vergonhosa de reserva de vagas para candidatos negros e pardos nas Casas Legislativa não contribui para o avanço da nossa sociedade.
Não podemos permitir que a classe política crie em nosso país o APARTHEID ELEITORAL.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“A astúcia do Direito consiste em valer-se do veneno da força para evitar que ela triunfe” Miguel Reale, filósofo e jurista brasileiro, nasceu em 06 de Novembro de 1910 e morreu em 2006.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais