Luciano será reeleito com mandato por um fio?

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, anunciou ontem, 28, a antecipação da eleição para o próximo dia 04 de Abril. Uma manobra legal que vem sendo usada em diversos parlamentos, inclusive a Alese. O mandato da atual Mesa é até dezembro. E será eleita a do biênio 2017/2018.

Diferente de 2015, quando foi eleito com 23 dos 24 votos (apenas Maria Mendonça votou contra) atualmente Luciano Bispo enfrenta insatisfação por parte de alguns deputados. O primeiro ponto é o desgaste da imagem da Alese, além do caso das subvenções, mensalmente Luciano aparece nas manchetes negativas por conta dos inúmeros processos que responde. Além dele, o irmão, Roberto Bispo, que é diretor-geral da Alese. Os dois se sustentam por meio de liminares.

Agora, um grupo de deputados da situação pretende pedir ao governador que não se meta na eleição porque querem um rodízio na Mesa Diretora. Resta saber se esta articulação vai sobreviver para lançar uma chapa.

E no momento que se combate a corrupção, fica difícil de explicar e entender que deputados como Gualberto, Ana Lúcia, Luciano Pimentel, Georgeo Passos, como exemplos, votem em Luciano Bispo, jogando na lata do lixo todos os discursos deles de moralidade administrativa. Luciano, é um líder político, mas como gestor, em qualquer outro país, já estaria impedido há muito tempo de administrar.

Ou seja, Gualberto, Ana Lúcia, Pimentel, Passos e outros vão eleger novamente um presidente cujo mandato está por um fio por conta da improbidade administrativa?

E fica uma pergunta: cadê o Movimento de combate a corrupção? Fará manifestação na porta da Alese? Fará o Fora Bispo? Ou o combate é seletivo?

Será que  Danielle Garcia conseguirá destampar o lixo que fede em Aracaju?
E foi anunciado ontem, 28, que o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), comandado pela delegada Danielle Garcia vai investigar o contrato emergencial do lixo em Aracaju. Uma decisão importante que pode chegar a uma devassa nos contratos nos últimos anos. Será que  Danielle Garcia conseguirá destampar o lixo que fede em Aracaju?

Se a moda pega, vão fazer auditoria no TCE
Não é comum, o auditado tentar controlar/constranger o auditor/TCE, a não ser quando há o que esconder da sociedade… O temor é típico do devedor!

Há uma questão no ar:
Se são verdadeiras as palavras da entrevista do Prefeito João Alves de que a Torre estava chantageando a PMA, caberia Boletim de Ocorrência na Polícia. Ainda, por quê a PMA não requisitou os funcionários da Torre, seus caminhões e tudo o mais necessário para que a Emsurb assumisse a coleta de lixo, a limpeza de vias, por um prazo razoável, enquanto concluiria o tal processo emergencial.

Justas homenagens a Valmor Barbosa e Antônio Vasconcelos
E se tem uma dupla que funciona perfeitamente no governo do Estado, na área da infraestrutura é Valmor Barbosa (secretário infraestrutura) e Antônio Vasconcelos (presidente DER/SE). Pelo trabalho desenvolvido os dois vêm recebendo sempre homenagens em todo o Estado. Amanhã, 29, Valmor receberá o título de cidadania lagartense, às 10h, na Câmara Municipal. Já Antônio Vasconcelos, receberá a Medalha do Mérito de Trânsito da PMSE, na quarta-feira, 30, às 9h, na sede da CPRV.

Antônio Almeida assume saúde em Aracaju
O diretor Administrativo Financeiro da Secretaria Municipal da Saúde,  Antônio José Saraiva de Almeida é o novo secretário da pasta nomeado pelo prefeito João Alves Filho. Com ampla experiência em administração de serviços financeiros, Antônio Almeida é especializado em Marketing.Antes de exercer cargo público, Antônio Almeida atuou por cerca de 30 anos em bancos privados, ocupando inclusive o cargo de gerente geral.

Blitz da Cptran fechando toda avenida
No último sábado, 26, pela manhã, chamou a atenção a blitz realizada pela Cptran na Avenida Ivo do Prado; Um publicitário amigo da coluna que iria entrar na rua de Estância foi interceptado por um dos policiais, sem a mínima necessidade. E o pior estavam fechando toda avenida. E o mais estranho: ao fim da blitz, não tinha moto nem carro apreendido. Numa cidade de 35% de inadiplência.

Veiculo da SMTT abusa ao ficar parado em lugar irregular
Já o veículo 06, um gol da SMTT, diariamente é visto parado em frente a uma loja no Largo Esperanto , no centro. Detalhe: um agente fica no carro ligado e outro vai a uma loja tomar um cafezinho. Ontem, 28, questionado por um motorista porque não multava um veículo que estava estacionado irregularmente o agente disse que era placa de segurança. Não era, pelo que se sabe é de cliente da loja.

Mesa temática: A democracia em questão
O Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política da UFS organizará amanhã, 30, a partir das 19h, a mesa temática A democracia em

questão. Este evento será coordenado pelo Prof. Dr. Christian Lindberg Lopes do Nascimento (Departamento de Filosofia/UFS) e terá os seguintes debatedores: Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos (Departamento de Filosofia/UFS), Prof. Dr. Agripino Alexandre dos Santos Filho (Procuradoria Geral do Estado de Sergipe), Prof. Dr. Marcelo Ennes (Departamento de Ciências Sociais/UFS). O evento ocorrerá no Auditório da ADUFS e será aberto para toda comunidade acadêmica e interessados em geral.

Desorganização
Durante a entrevista que concedeu aos jornalistas Magna Santana e Jailton Santana, no Jornal da Ilha ontem, 28, o deputado federal Valadares Filho, PSB, voltou a criticar a administração de João Alves em Aracaju.“Aracaju hoje é uma cidade desorganizada, o que vivemos com a atual administração da prefeitura é totalmente frustrante”, disse.

Nova forma
Para ele a  cidade precisa urgente de uma nova forma de governar. “Nós tentamos alertar isso em várias oportunidades que tivemos nos debates das eleições, em 2012, só que a frustração é maior do que até eu mesmo previa”, lamentou, afirmando que a crise é em todos os setores da administração.

Renovação
Sobre o grupo ter apresentado três pré-candidatos a prefeitura de Aracaju, o deputado alertou que esta não é a discussão mais importante no momento. “Esse não é o debate que o povo de Aracaju está esperando. Sabemos onde queremos chegar e o que defendemos, que é a renovação política e administrativa, nosso foco está na reorganização da cidade. A sociedade não está preocupada com essas questões políticas, e sim, com os vários problemas existentes na cidade”.

Sergipano na secretaria de Juventude
E com o apoio do secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, o sergipano Jefferson Lima foi nomeado, secretário de Juventude do governo federal. Jefferson, antes da nova função, exercia a coordenação nacional de Juventude do PT.

Telha: salários de fevereiro atrasados. Cadê o TCE de Sergipe?
Até   ontem,28 , os servidores da Secretária de Saúde e Conselho Tutelar do município de Telha, não tinham recebido os salários referente ao mês de Fevereiro/2016. Os cargos comissionados estão por completar 03 meses, quer dizer, ainda não tiveram a oportunidade de receberem salários no ano de 2016. O gestor não aparece na cidade e não define data para pagamento. Isso é muito triste.

Memorial do TJSE, lança dia 31, Artur Oscar de Oliveira Déda, o Magistrado Doutrinador
O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador, convidando a sociedade para o lançamento da Seleta do Memorial do Poder Judiciário do Estado de Sergipe – Artur Oscar de Oliveira Déda, o Magistrado Doutrinador. Será na quinta-feira, 31, às 18h, no Centro Administrativo (anexo 1), do Palácio da Justiça, na Rua Pacatuba, no centro de Aracaju.

Homenagem
E ontem, 28, o decorador baiano radicado em Sergipe, Lico, recebeu o título de cidadania sergipana na Assembleia Legislativa de Sergipe. A autoria da homenagem foi do deputado estadual Robson Viana.

Comandante da Cptur será homenageado
E o comandante da Cptur, Jorge Cirilo, será homenageado pela diretoria  do COMBAZE, Conselho das Associações  de Moradores dos Bairros Aeroporto de Zona de Expansão  de Aracaju, com o título de Honra ao Mérito pelos serviços prestados a comunidade. A homenagem será estendida a toda tropa pelo trabalho que vem sendo realizado no Bairro Aruana.

PCCV estadual: ato será realizado amanhã, 30
O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (SINTRASE) realizará na manhã da próxima quarta (30) um ato de protesto em prol da implementação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) da Administração Geral, principal solicitação desta categoria, que paralisou as atividades há mais de 50 dias.O ato acontece a partir das 8h, em frente à Agência Banese 34 (que fica no calçadão da João Pessoa, centro de Aracaju), e visa chamar atenção da sociedade para o não cumprimento pelo governo estadual do PCCV aprovado em 2014.

Glória: Academia de Letras promoverá mais uma sessão aberta
A Academia Gloriense de Letras promoverá no sábado, 02 de abril, no Salão Paroquial ao lado da Igreja  Matriz, em Nossa Senhora da Glória, mais uma sessão aberta ao público.A programação, que inicia às 16h, contará com uma palestra sobre a poesia da sergipana Iara Vieira, Patronesse da cadeira n° 04 da AGL, e terá como palestrante o acadêmico Jorge Henrique, titular dessa cadeira.

Projeto
Em seguida, os estudantes que participam do projeto "A poesia indo à escola", Calyne Porto, Thiago Dantas e Luciene de Oliveira, realizarão um seminário sobre a vida e a obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos, Patrono da cadeira nº 03, cujo titular é o poeta Ramon Diego.Esse projeto, coordenado pelo acadêmico Carlos Alexandre (cadeira nº 13) com o apoio da FAPITEC, vem sendo desenvolvido no Colégio Estadual 28 de Janeiro, em Monte Alegre, desde 2013. Nele, 17 estudantes do Ensino Fundamental e Médio desenvolvem pesquisas sobre poetas modernos e promovem divulgação dos resultados entre outros estudantes.

Homenagem
A programação contará ainda com a homenagem "O legado da educadora Maria Iracema Santos", a ser proferida pelo acadêmico Lucas Lamonier, titular da cadeira nº 14, cuja Patronesse é a homenageada.O evento, que será gratuito e aberto ao público, destina-se, sobretudo, a estudantes e professores, além de pessoas interessadas em cultura sergipana.

Escola adventistas
O secretário Chico Dantas, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) recebeu um grupo de representantes da comunidade evangélica em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira, para uma visita de cortesia. O presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sergipe, Pastor Eliezer de Melo, veio apresentar-lhe o diretor da Terravale Engenharia de Projetos, Maurício Sérgio de Souza, responsável pela construção da Escola Adventista que está sendo erguida na avenida Tancredo Neves, em Aracaju.

Dois mil alunos
De acordo com ele, a escola terá capacidade para atender cerca de dois mil alunos da educação infantil ao ensino fundamental. “Viemos apresentar esse projeto da Igreja Adventista ao secretário que deverá gerar 300 empregos diretos já na fase de construção do prédio e saímos daqui muito satisfeitos pela solicitude do secretário, que se mostrou disposto a ajudar no que for possível e a disponibilizar contatos que possam ser úteis ao bom andamento da obra”, destacou o Pastor.Conforte destacou o engenheiro Maurício Sérgio, a escola deve ser inaugurada no final de 2018 e representa um investimento de R$ 17 milhões. “

PELO TWITTER

www.twitter.com/willgomes  A questão ñ é se impeachment é ou não golpe. Não é. A questão é se impeachment sem crime de responsabilidade é golpe ou não. É golpe. Ponto.

www.twitter.com/Rafael Salomão  Tudo nesse mundo é emprestado, não faz sentido algum então ficar apegado, agregado ao que não te leva mais além, não te deixa sossegado.

www.twitter.com/joaocorrrea  Ser obrigado a conviver com salafrário já é difícil, agora, fingir que gosta do patife aí já é de mais.

www.twitter.com/jrobertotgomes  Há quem coloque a culpa da crise brasileira em Pedro Álvares Cabral, o qual já começou errando o caminho para as Índias…

www.twitter.com/BonifacioCartun  Um desejo na vida? Dá uma voadora na sua cara de pau!

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA AUD-TCE/SE

A Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe – AUD-TCE/SE, entidade que representa exclusivamente os Analistas de Controle Externo II, vem a público esclarecer o posicionamento da entidade quanto às informações veiculadas nos meios de comunicação acerca da Representação formalizada pelo Presidente da Empresa de Limpeza Urbana – EMSURB, por meio da qual questiona a atuação de representantes do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

1. A Lei Orgânica do TCE/SE (Lei Complementar n. 205/2011) preconiza, em seu artigo 1º, §6º, que, no exercício de sua competência, o Tribunal tem irrestrito acesso a todas as fontes de informações disponíveis em órgãos e entidades da Administração Pública estadual ou municipal, inclusive a sistemas eletrônicos de processamento de dados.

2. O art. 1º, § 7º do mesmo Diploma Normativo preceitua que o Tribunal de Contas tem amplo poder de investigação, cabendo-lhe requisitar e examinar, diretamente ou através de seu corpo técnico, a qualquer tempo, todos os elementos necessários ao exercício de suas atribuições, não lhe podendo ser sonegado qualquer processo, documento ou informação, a qualquer pretexto, sob pena de responsabilidade.

3. O artigo 35 da LC 205/2011, por sua vez, aduz que ao servidor que exerce funções específicas de controle externo, quando credenciado pelo Tribunal para desempenhar funções de auditoria, de inspeções e diligências, são asseguradas as seguintes prerrogativas: I – livre ingresso em órgãos e entidades sujeitos à jurisdição do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe; II – acesso a todas as informações e documentos necessários à realização de seu trabalho; III – competência para requerer, nos termos do Regimento Interno, aos responsáveis pelos órgãos e entidades objeto de inspeções, auditorias e diligências, as informações e documentos necessários para instrução de processos e relatórios de cujo exame esteja expressamente encarregado por sua chefia imediata.

4. O artigo 131, §3º do Regimento Interno do TCE/SE, regulamentado por força do artigo 64, §2° da Lei Complementar Estadual n. 205/2011, prescreve que, excepcionalmente, durante o recesso do Tribunal, ou em caso de extrema urgência, a medida cautelar poderá ser adotada monocraticamente pela Presidência do Tribunal, que submeterá a matéria à deliberação do Pleno na primeira sessão subsequente.

Portanto, os associados da AUD-TCE/SE, representado por seu presidente, vem externar irrestrito apoio aos conselheiros e ao corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que, no regular exercício das atividades de controle externo, vêm envidando esforços para evitar a malversação de recursos públicos, rechaçando, assim, qualquer medida tendente a pessoalizar a atuação do trabalho, cujo destinatário final é o cidadão, beneficiário direto do resultado das inspeções e auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Jailton Moura da Silva

Presidente da AUD-TCE/SE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Acerte – Associação dos Analistas de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

A Associação dos Analistas de Controle Externo I e II do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe – ACERTE, manifesta-se sobre a representação protocolada nesta Corte de Contas, sob o nº 2016/035093, pela EMSURB, no dia 16 de março de 2016, quanto à auditoria realizada pelos servidores deste Tribunal naquela empresa pública.

A referida representação faz acusações quanto à conduta do Analista de Controle Externo, ao apresentar-se à Comissão de Licitação da EMSURB, a fim de realizar auditoria no processo de contratação emergencial da empresa CAVO, para a coleta dos resíduos sólidos e limpeza de vias urbanas.

Segundo publicações veiculadas na imprensa, a Comissão de Licitação da EMSURB afirmou que foi desrespeitosa e desonrosamente invadida por servidores deste TCE, “a mando” do Conselheiro-Presidente, em pleno horário de almoço. Disse ainda que forçaram a entrada no setor de licitação da EMSURB, sob o argumento de que: “Temos o direito e poder para isto.”

A ACERTE não aceita quaisquer ações que tenha como intuito de ofender a imagem dos seus filiados, uma vez que o servidor, quando compareceu a Comissão de Licitação em horário comercial, exerceu as suas atribuições de modo urbano e cordial, contrariamente ao que dizem os membros da comissão.

Além disso, a equipe apresentou-se munida de ofício autorizativo para a realização dos trabalhos, conforme está preconiza os artigos 34 e 35 da Lei Complementar nº. 205/2011 (Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe).

Por fim, esta associação reitera apoio irrestrito ao seu filiado, reforçando que ele se encontrava no pleno exercício do controle externo, garantido pelas constituições federal e estadual e legislação complementar.

À Direção.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“É sempre melhor ser otimista do que ser pessimista. Até que tudo dê errado, o otimista sofreu menos.” Armando Nogueira, jornalista brasileiro morreu em 29 de Março de 2010. (nasceu em 14 de Janeiro de 1927).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários