Lula e a comunicação: Um balanço

 

 

O blog publica hoje para debate com os leitores um texto do jornalista Rodrigo Vianna publicado na revista “Caros Amigos” deste mês. Leia, reflita e envie sua opinião:

 

Se que há entre os leitores e mesmo entre os jornalistas e articulistas que ajudam a fazer “Caros Amigos”, muita gente que pensa da seguinte forma: “PT e PSDB são a mesma coisa”. Ou: “Dilma e Serra são farinha do mesmo saco”. Acho necessário dizer que discordo frontalmente dessa avaliação.

 

Com a conclusão do processo eleitoral, começa a fase de balanço do governo Lula. Humildemente, listo aqui os 4 eixos em que, a meu ver, Lula significou um avanço extraordinário para o Brasil:

 

– Criação de um mercado consumidor  de massas (recuperação do salário-mínimo, do salário do funcionalismo, Bolsa-Família, política mais agressiva e popular de crédito) – teve papel fundamental no enfrentamento da crise, porque o Brasil deixou de depender só das exportações e pôde basear sua recuperação no mercado interno;

 

– Respeito ao movimentos sociais – parceria com sindicatos, diálogo com as centrais, com o MST;

 

– Recuperação do papel do Estado – fim das privatizações, valorização do funcionalismo, novos concursos públicos, recuperação do papel planejador do Estado (por exemplo, no campo da energia), fortalecimento dos bancos públicos (não mais como financiadores de privatizações fajutas, mas como indutores do desenvolvimento);

 

– Política externa soberana – enterro da Alca, criação da UNASUL, valorização de parcerias com China, India, Irã: fim do alinhamento com os EUA.

 

Lula fez governo social-democrata moderado – Os leitores mais críticos dirão: mas nada disso aponta para o socialismo. É fato. E quem disse que o governo Lula se propôs a isso? O PT e Lula comprem a trajetória muito parecida com a da social-democracia européia: surgem com forte base operária, têm em seu substrato teórico o marxismo, mas aceitam Jô jogo democrático, passando a atuar como reformadores do capitalismo.

 

Lula, digamos claramente, fez um governo social-democrata moderado. Para a tradição brasileira – senhorial, oligárquica e excludente – é muita coisa. Importante reconhecer, entretanto, que – apesar dos limites que estavam dados pelas características de um governo moderado e de alianças – Lula poderia ter avançado mais em algumas áreas. Vou me concentrar em um que acompanho com interesse especial: a Comunicação.

 

Verbas oficiais democratizadas – No seu segundo mandato, Lula bancou Franklin Martins na Secom – como um contraponto a Hélio Costa nas Comunicações (esse último conhecido como “o ministro da Globo”). Franklin fez uma gestão com muitos méritos: criou a TV Brasil (que ainda precisa melhorar muito), democratizou as verbas de publicidade oficiais (em 2003, 179 jornais recebiam verbas federais; em 2008, já eram mais de 1.200; e o mesmo ocorreu com as rádios Brasil afora), convocou a Confecom (a Conferência Nacional de Comunicação – bombardeada pelos barões da mídia), e agora prepara-se para estabelecer parâmetros para concessões de rádios e TVs.

 

Comunicação setor atrasado – Não é pouca coisa, num país que a Comunicação é dos setores mais atrasados (costumo dizer que, nessa área, ainda não fizemos nem a Revolução de 30). E não é à toa que Franklin, ao lado de Marco Aurélio Garcia e Márcio Pochamann – é das personalidades mais odiadas pela direita do Brasil.

 

Lula não fez embate com os velhos Barões – Mas o que Lula não fez – durante quase 8 anos – foi o embate político com os velhos barões da mídia. E o maior símbolo disso foi ter mantido Hélio Costa como Ministro das Comunicações. Lula acreditou sempre que não precisava bater de frente com a velha mídia, confiou em seu papel de grande comunicador. Falou direto com as massas. E parece ter sido bem sucedido, se pensarmos no curto prazo.

 

A grande mídia  tem lado: o pensamento conservador – Acontece que Lula não aproveitou sua liderança para estabelecer o debate pedagógico, deixando claro para os cidadãos brasileiros que a mídia tem lado, defende interesses claros e transforma-se – mais e mais – no núcleo duro do pensamento conservador do Brasil. É na mídia – e não mais nos partidos ou na Universidade – que estão hoje os principais ideólogos conservadores do país.

 

Só agora, durante a campanha eleitoral, o presidente parece ter acordado para a necessidade de confrontar os barões da mídia. Novamente, o confronto improvisado pode dar resultado eleitoral – no curto prazo. Mas o combate político fica pela metade. E sem esse combate – corajosos, aberto e permanente – as mudanças não virão.

 

Casa de tijolo

Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 08: O presidente do PT, José Eduardo Dutra, reclamou no Twitter do apelido “Os Três Porquinhos”, dado a ele, Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo, o trio petista que cercou Dilma durante a campanha. De todo modo, fez sua escolha: “Sou o Prático”.

 

Decisão sensata I

O arquiteto Rubens Chaves, num passado recente, e o ex-prefeito de Aracaju, Viana de Assis, que Sergipe perdeu este ano, escreveram artigos publicados na imprensa sergipana, sugerindo que o Batistão mudasse de local. Ou seja, um novo estádio deveria ser construído em outra zona da cidade. Eis que, neste final de semana, o governador Marcelo Déda anunciou que estudos neste sentido serão aprofundados.

 

Decisão sensata II

E a principal razão, além da dificuldade de conseguir um espaço para construir um estacionamento condigno, é que as empresas executoras do projeto chegaram à conclusão de que a estrutura do Batistão não suportaria as obras da prevista arena multiuso. Decisão absolutamente sensata. A tese compartilhada por Rubens Chaves e Viana de Assis, e apoiada por muitos desportistas, enfim, parece que prevalecerá. E a população agradece, penhorada. Bola cheia para Déda.

 

Morre a Professora Zamor

Faleceu na madrugada de hoje a professora Áurea Melo, mais conhecida como professora Zamor. Ela tinha 103 anos, ensinou nos Colégios Jackson de Figueiredo e Tobias Barreto e na  Escola Industrial, depois Escola Técnica Federal de Sergipe. Foi dirigente da Seccional do Ministério da Educação em Sergipe e presidiu a Associação Cristã Feminina, fundada por ela em Aracaju. Há duas escolas com seu nome, uma da rede estadual, localizada no bairro Soledade, e outra do município de Aracaju, no Orlando Dantas. Solteira, Zamor era de família de educadores, teve oito irmãs, inclusive as professoras Normélia Melo de Araujo e Eurídice Melo, a Lola, que hoje está com 105 anos e é a única ainda viva. Ela faleceu na própria casa, na rua Ribeirópolis, ao lado do Salesiano, cercada pelos familiares. O corpo da professora Zamor está sendo velado no Osaf e será sepultado no Cemitério Santa  Isabel, às 17 horas desta segunda-feira. 

 

Fusão

 Comentários insistentes dão conta de que está sendo preparada a fusão de duas agremiações partidárias: o PSDB e o DEM. Juntos, os dois partidos teriam uma bancada de 108 deputados federais, ou seja, a maior bancada da Câmara dos Deputados.

 

Memória política

Embora sem registro oficial junto à Justiça Eleitoral, existiu um partido, durante o regime militar (1964/1985), cujos integrantes não tinham seus nomes revelados publicamente. Suas reuniões eram SECRETAS e as decisões tomadas eram, invariavelmente, GENERALizadas. O seu nome: POEMA – Partido de Obediência ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica. Seus quadros eram bastante numerosos. E nesse particular, Sergipe não foi exceção. Aliás, de exceção era o regime.

 

A Banalidade do Mal

Em http://clovisbarbosa.blogspot.com/ o leitor pode ler um excelente artigo de Clóvis Barbosa com o título “A Banalidade do Mal e e Lavador de Almas”.

 

Combate ao crack

A campanha contra o crack que é realizada pelo Cinform já é um sucesso. Muita gente abraça a campanha usando a pulseira simbólica oferecida pelo jornal. No último domingo, o Cinform Online, que deu uma alavancada no jornalismo, publicou uma grande reportagem sobre a composição da droga da morte. É um grande alerta para a sociedade.

 

Colégio Atheneu I

O mais tradicional estabelecimento de ensino do nosso Estado, o Colégio Estadual Atheneu Sergipense foi fundado em 1870. Está completando, portanto, 140 anos de existência. Boa parte de seus alunos militavam em entidades como o CEGAS – Clube Estudantil de Geologia de Sergipe, a Arcádia, voltada para as atividades literárias e o Grêmio Cultural Clodomir Silva, verdadeira escola de formação de líderes. O nome dado ao grêmio foi uma homenagem a um dos mais proeminentes intelectuais de Sergipe, Clodomir Silva.

 

Colégio Atheneu II

Nascido em 1892, Clodomir Silva faleceu em 1932, com apenas 40 anos de idade. Jornalista, professor, político, valoroso obreiro da Maçonaria e escritor, deixou duas grandes obras: Album de Sergipe e Minha Gente, publicadas, respectivamente, em 1920 e 1926. A segunda, Minha Gente, foi reeditada pela FUNCAJU em 2003, no primeiro mandato do prefeito Marcelo Déda, com apresentação de Terezinha Alves Oliva, professora-doutora do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe e autora de livros e artigos sobre a História de Sergipe. Clodomir Silva é, sem dúvida, uma das mais proeminentes FIGURAS DE SERGIPE.

 

Acidentes preocupam moradores

Os moradores dos povoados da Zona de Expansão de Aracaju estão muito preocupados com a quantidade de acidentes que ocorre todas as semanas na rodovia dos Náufragos.Desde que foi inaugurada a Ponte jornalista Joel Silveira a preocupação só tem aumentado, pois o fluxo de veículos naquela rodovia estadual aumentou substancialmente.Representantes de associações se queixam que meses antes da inauguração da ponte ligando Aracaju à Itaporanga D’Ajuda, cobraram do Governo do Estado a correta sinalização da via, já prevendo o aumento do trânsito na localidade. Mais detalhes: www.adcarrobalo.blogspot.com

 

Emergentes X Desenvolvidos

Prevista para os próximos dias a deflagração de uma tremenda guerra cambial, envolvendo os países emergentes e os desenvolvidos. Os emergentes prometem adotar medidas duras para evitar o ingresso de investimentos estrangeiros. Tudo vai depender da reunião do G-20, a ter lugar em Seul, na Coréia do Sul.

 

Investimentos estrangeiros diretos

30 bilhões de dólares. Este é o valor total a ser registrado até o final do ano. A previsão é do Banco Central. O recorde, poém, continua com o ano de 2007, com 34,5 bilhões de dólares.

 

Livro – Lacerda X Wainer

 Autora: Ana Maria de Abreu Laurenza. Editora SENAC, São Paulo – 1998. A luta de morte entre os jornalistas Carlos Lacerda (o Corvo) e Samuel Wainer, o bessarabiano, fundadores dos jornais Tribuna da Imprensa e Última Hora, na década de 50. Brasil – um país lutando pelo seu desenvolvimento, num cenário de após-guerra e de Guerra Fria. Os fatos ocorridos no período de 1951 a 1954, que culminaram com o suicídio de Getúlio Vargas.

 

Semana dos Aposentados

Pensionistas e aposentados do Banco do Brasil vivenciaram, no período de 03 a 06 de novembro, os eventos referentes à VII SEMANA organizada para homenageá-los. O encerramento da programação ocorreu no último sábado, com um concorrido churrasco de confraternização. Colaboraram para o pleno êxito da Semana as seguintes entidades: AABB ARACAJU – AAFBB – AFABB – ANABB – CASSI – COOPERFORTE e SINDICATO DOS BANCÁRIOS. A Comissão Organizadora agradeceu a este blog o apoio concedido na divulgação do evento.

 

Carmópolis realiza evento destinado à cultura I

Com o objetivo de incentivar a cultura e revelar talentos, a gestão “ Carmópolis de Todos”, promoveu no último dia, 6, o 1º Sábado Cultura e Arte do município.  “O nosso objetivo é o incentivo total à cultura. Grandes shows faziam parte da programação, o que muitas vezes não focava o povo da terra”, diz o secretário de Cultura e Turismo do município, o pesquisador Alexandre Magalhães. “A cultura popular  precisa ser incentivada e nós sabemos que grandes talentos podem estar no nosso município, frisa o secretário.  A estréia do projeto foi no sábado, dia 06 a na praça 16 de outubro.

 

Carmópolis realiza evento destinado à cultura II

O projeto contou com feira de artesanato, comidas típicas, grupos de dança, show de calouros, concurso de poesia, apresentação Banda de Música de Carmópolis e do  Grupo de Bacamarteiros do povoado Aguada.” Quando valorizamos a cultura local, estamos dando oportunidade aos talentos da terra. Esta versão modificada nos traz um projeto com uma nova roupagem, que mostra as riquezas do município”, frisa a diretora de Turismo a  turismóloga Ana Lúcia Oliveira. “Os participantes dos concursos a exemplo de show de calouros e recitação de poesias recebem, o que os incentiva a participar outras vezes”, complementa a diretora.O projeto Sábado Cultura e Arte,  acontece em um sábado de cada mês. As inscrições podem ser realizadas na secretaria de Cultura e Turismo das 07 às 13. Informações pelos telefones: 3277 1506/ 3277 1263.
 

Eleições municipais

A realização de dois grandes eventos esportivos no Brasil – a Copa do Mundo e a Olimpíada – potencializa a importância da Prefeitura do Rio de Janeiro. Por isso mesmo, já se fala na candidatura de Marina da Silva, em 2012. Votada para presidente por 30 por cento do eleitorado fluminense, a candidata do PV está sendo estimulada a concorrer ao pleito municipal que ocorrerá exatamente dois anos antes do campeonato mundial de futebol, promovido pela FIFA.

 

Eduardo Paes

De outra parte, o atual prefeito carioca Eduardo Paes, antecipa contatos visando à sua reeleição, em 2012. Já manteve contatos com Alfredo Sirkis, presidente do PV do Rio de Janeiro.

 

Tetracampeã

A seleção brasileira sub 20 de futebol de salão acaba de conquistar, pela quarta vez, o título de campeã sul-americana da categoria. Dois atletas da equipe sergipana do Real Moitense integram o quadro nacional dessa categoria. São eles o ala Ian e o fixo Amadeu.

 

Brasileirão

Com as vitórias dos três primeiros colocados na tabela e faltando apenas 4 jogos para cada clube,  classificação continua inalterada: Fluminense, 6l; Corinthians e Cruzeiro, 60 pontos.

 

Premiação

No começo de dezembro, a CBF vai promover a grande festa do futebol brasileiro, que vai laurear os melhores da temporada. São três os candidatos ao título de craque do campeonato brasileiro da série A: Conca, do Fluminense; Bruno César, do Corinthians e Montillo, do Cruzeiro. Como se vê, dois dos maiores pretendentes são estrangeiros. O maior favorito é o argentino Conca.

 

Prêmio Jabuti

O festejado compositor e escritor Chico Buarque acaba de ser laureado com um dos prêmios literários mais importantes do país. O seu livro mais recente, “Leite Derramado”, recebeu a maioria dos votos dos jurados. O genial compositor, um dos maiores de nossa MPB obtém sucesso, mais uma vez, na área literária. Seus livros anteriores, “Budapeste” e “Estorvo”, também alcançaram aplauso de crítica e de público.

 

ABL repudia censura

A Academia Brasileira de Letras – ABL – divulgou nota em que repudia, veementemente, a censura que foi imposta ao escritor Monteiro Lobato. O Conselho de Educação considerou de inspiração “RACISTA” trechos inseridos pelo autor em que há expressões para descrever a personagem “Nastácia”, que é negra. A decisão causou enorme polêmica nos meios  universitários/acadêmicos/culturais/educacionais. 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

DO LEITOR

 

A força da natureza na Av. Beira Mar

Do leitor Wagner Melo: “É notório por qualquer um que circula pela Av. Beira Mar o avanço da água em alguns horários de maré cheia. Tenho 33 anos e nunca vi a água com tanta força quanto ontem Sexta-Feira dia 05/11/10. Aproximadamente umas 15h horas a força da água chegava a molhar quase a metade da pista sentido centro da cidade. Será que logo teremos problemas nessa que é umas das principais vias da cidade? Será que as pessoas que administram essa cidade já observaram e já estuda o caso de uma eventual interdição parcial da Av. Beira Mar? Trago essa questão preocupado com o caos que se transformará o transito em Aracaju que já não é grande coisa. COMO SABEMOS ÁGUA MOLE PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA! Levanto essa questão para os técnicos e administradores da nossa capital do problema que poderá surgir em breve. Prevenir é melhor que remediar e sabemos que no Brasil a dose do remédio costuma demorar a chegar. Será que o risco é eminente? Aqui deixo a pergunta! Agradeço a todos que colaborarem”.

 

Feijoada botafoguense é show de bola

Do leitor Messias Gonçalves: “Sucesso, animação congraçamente, familiar, boas companhias, comida boa e farta. Esses foram alguns dos ingredientes que proporcionaram a 1ª Feijoada botafoguense de Sergipe, realizada no último sábado tarde à dentro, no bar Última Sessão. Os ingressos se esgotaram uma semana antes do evento. O ponto alto foi à presença amiga do ex-jogador do Botafogo Maurício, autor daquele memorável gol na decisão de 1989. Agora, depois da inédita confratenização botafoguense, os outros, podem realizar a de vocês. Para quem apostava que uma Kombi seria suficiente, digo que seria preciso dois aviões Air Bus. Já estamos com saudades e com a certeza que no próximo ano, devido ao grande sucesso, os organizadores buscarão outro espaço ainda maior”.

 

Exemplo de como utilizar uma Moção de Pesar

Do leitor Lucas Fontes, conselheiro Tutelar: “Acompanho religiosamente este importante veículo de comunicação, é justamente aqui que eu me informo com precisão. e é no seu blog que tenho a oportunidade de ver meus comentários publicados. recentemente li estarrecido, uma moção de pesar de um vereador de Aracaju que foi aprovada por unanimidade na câmara naquela mesma seção sobre as lamentações penuriantes sobre a quebra de um braço (literalmente falando) de Edvan Amorim. Nossa, inacreditável! no entanto, mais inacreditável ainda foi ler quem se pronunciou apressadamente em defesa do lamentante vereador. usando argumentos esdrúxulos de que queriam ridicularizar o vereador por uma ação isolada. espero que esta defesa cega seja fruto de uma remuneração. de alguém que simplesmente é pago para desempenhar este papel de aprovador do mandato independente de qualquer atitude, porque assim e só assim, terá sido legítimo a ato defensor. sei também que eleitores fortemente emotivos sucumbem, por vezes, à razão dos fatos. mas a ética no trabalho é o mais eficaz recurso para fundamentar uma sociedade. Mas o contrário também se aplica. e não é por bondade, mas por ter a certeza do dever de cidadão e representante do povo como legislador eleito cumprido, que destaco: no dia 31 de outubro, na cidade de areia branca, que fica a 36 km da capital sergipana, por volta das 16:30, um terrível acidente automobilístico envolvendo um carro de passeio e dois microônibus do transporte alternativo, ceifou a vida de três jovens do município supra citado. era um dia de festa em virtude da vitória da presidenta eleita Dilma Rousseff. o líder político que comandou a campanha nas ruas da cidade, o vereador do PT, Francisco Chagas “Pitá”, adiou as comemorações que estavam devidamente organizadas, prestou solidariedade as famílias e também usou na primeira oportunidade que teve o espaço na tribuna da câmara para apresentar sua moção de pesar pelo falecimento trágico destas jovens, que por unanimidade teve a aprovação colaborativa dos demais vereadores. enquanto isso, o insensível prefeito municipal, nem luto decretou diante de um fato que estarreceu a todos nós. a esperança adiada adoece o coração, mas o desejo realizado enche-o de vida. é preciso analisarmos as duas situações e rever conceitos pré-estabelecidos na sociedade. cada um segundo as suas obras, saiba: a recompensa é a jornada. e a solidariedade deve estar acima dos interesses capitalistas, eleitoreiros e patrocinantes sempre”.

 

Justiça seja feita!… 

Do leitor Dinho Santana:  “Em 04/11, comentei em seu blog: Grande Cláudio venho sendo aconselhado a ficar calado… Tal e qual as milícias das favelas na “Alta Sociedade”, também tem dessas coisas… Lendo seu comentário a respeito de Albano e João, saírem candidatos a prefeito de Aju, vemos que definitivamente nossos homens ditos públicos perderam a vergonha e mais ainda o povo de Aracaju, em aceitar os mesmos como se ninguém mais fosse capaz de ocupar a administração da nossa capital! De tão rasteira está à política, que pouco importa o cargo!… Hoje (06), me deparo com sua matéria – Peripécias judiciais de um deputado “Ficha Limpa”. É de se discutir que a política esta para o dito “Crime Organizado”, assim como o mesmo está para os políticos… A omissão dos nomes; advogado e deputado se devem a quê? É estarrecedor que: “Segundo o documento distribuído, são 44 processos na Justiça Estadual, 22 na Justiça Federal e outros 18 no Tribunal Regional do Trabalho.” E o pior é que  se utilizam da prerrogativa do foro privilegiado; em seu comentário do dia 03/11, diz você: “O candidato Albano Franco, que ficou em terceiro lugar e não foi eleito, teve despesas de R$ 3.271.537,89.” Pergunto eu, o que leva um candidato a investir tanto em um cargo publico em vez do privado? Acusado o deputado por um advogado, quantos dos seus pares estão a defender o deputado? Onde poderemos encontra Justiça? A inversão de valores é latente, hoje o cidadão honesto é o bandido… Onde as milícias dos nossos políticos, ainda nos obrigam a comparecermos as urnas para que respaldemos pelo dito ” DEMOCRÁTICO”  voto… O foro privilegiado! Mas continuamos sem o privilégio do VOTO FACULTATIVO; porque será; bandido sou eu?…”

 

Frase do Dia

“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência”. Tolstói.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais