Mais de 3 mil PMs vão trabalhar na eleição

Assegurar um ambiente absolutamente tranqüilo para os sergipanos no dia das eleições. Essa foi a garantia dada pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), durante a apresentação oficial do Plano de Segurança para as eleições 2008 ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cláudio Déda. O ato ocorreu ontem (24). O planejamento da Polícia Militar inclui 7,7 mil postos de serviço com policiais que se revezarão de 2 a 6 de novembro e, somente para o dia da eleição, 5 de outubro, será empregado um efetivo de 3,7 mil homens, garantindo a segurança em todo o Estado.

Vivendo mais
 

Por causa da melhoria nas condições sociais, a expectativa de vida do brasileiro, segundo o IBGE, chegou a 72,7 anos em 2007 — era de 69,3 anos em 1997. No extremo oposto, a taxa de fecundidade caiu de 2,5 para 1,9 filho por mulher, em média, no mesmo período, o que sugere a gestação de um país de idosos no futuro. O estudo também mostra que os casais sem filhos e com dupla fonte de renda aumentaram em 94,78% de 1997 para 2008. É a crise.

 

A vez do “atacarejo”
 

As três grandes redes varejistas – Carrefour, Wal-Mart e Pão de Açúcar – estão convertendo hipermercados convencionais para as suas marcas de “atacarejo”. Essas lojas, que têm um formato tipicamente brasileiro, voltado para a população de baixa renda e que mistura loja de atacado com supermercado, mostram resultados surpreendentes. O primeiro a converter lojas foi o Carrefour, que comprou o Atacadão, marca que acaba de chegar a Aracaju e está fazendo um sucesso estrondoso.

O futuro do Pálace

A Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) vai anunciar amanhã (26) a destinação final do prédio do antigo Hotel Pálace, localizado no centro de Aracaju. Parte integrante do patrimônio da Emsetur, o prédio foi construído em 1962 e se encontra interditado desde 2003 por questões de segurança. O edifício passou por pequenos reparos e medidas de segurança em 2007 e 2008.

Mais segurança

Já foi publicada a decisão do Conselho Nacional de Trânsito de criar o código numérico de segurança para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O texto estabelece um código numérico de segurança, com 11 dígitos, a ser impresso na parte inferior do certificado de licenciamento, no mesmo local destinado à assinatura do expedidor. A finalidade é agregar mais elementos de segurança ao documento, para evitar falsificação e adulteração. O código de segurança será considerado a assinatura eletrônica do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Donos do dinheiro

As pessoas com 60 anos ou mais de idade arcam com pelo menos metade da despesa da família em 53% dos lares brasileiros. Foi o que pesquisadores do IBGE constataram após análise de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007. Os dados refletem a importância da contribuição dos idosos no conjunto do orçamento familiar. Ela ressaltou que na área rural essa ajuda é ainda mais importante, sobretudo, nas regiões mais carentes. Nas áreas rurais do Nordeste, por exemplo, o índice chega a 73% dos domicílios.

Violência preocupa

O deputado federal José Carlos Machado (DEM) solicitou ao secretário da Segurança Pública, Kércio Pinto, que a Polícia Militar atue para garantia dos direitos de livre escolha dos cidadãos e para que a campanha eleitoral transcorra dentro da plena legalidade. “Ficamos satisfeitos com o plano de segurança pública apresentado pela Polícia Militar e com o endosso do governador Marcelo Déda, feito ontem à tarde, no sentido da imparcialidade do efetivo da Polícia Militar no processo”, ressaltou o parlamentar.

Saída para concurso

O secretário de Administração de São Cristóvão, Gladson Ferreira, será recebido hoje pelo promotor de Justiça daquele município, Augusto César Leite. Na pauta, um assunto que vem dominando as tensões em São Cristóvão: o ultimo concurso realizado pela administração, cujo mandatário era Alex Rocha. Segundo o secretário, varias regras do processo do concurso deixaram de ser observadas, causando graves prejuízos à grande maioria dos aprovados, após a sua realização.

Leilão de jóias
 

A Caixa Econômica Federal realiza nesta quinta-feira, em Aracaju, leilão de jóias referentes aos contratos de penhor não resgatados pelos clientes da agência Serigy. A exposição das peças será das 10 às 16 horas, no subsolo da agência Serigy, localizada no calçadão da Rua João Pessoa, 357. Serão ofertados 150 lotes de jóias de contratos vencidos e com mais de trinta dias de atraso. O valor dos lotes varia de R$ 95 a R$ 2.710,00 e serão vendidos pelo maior valor ofertado. Os clientes titulares dos contratos incluídos nas licitações poderão renová-los ou resgatar as jóias até o dia da exposição e oferta de lances.

Distribuindo verde

Para brindar a chegada da Primavera, durante toda essa semana, o Hospital e Maternidade Primavera está distribuindo mudas de Pingos de Ouro nos semáforos do bairro Jardins, em Aracaju. O objetivo da ação é conscientizar a população pela importância de plantar e cuidar das árvores, como forma de preservar o meio ambiente. Nem precisa dizer que a promoção está sendo muito bem aceita pelos aracajuanos.

Planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar abriu consulta pública sobre a portabilidade de carências nos planos de saúde. A novidade dará aos consumidores a possibilidade de mudar de operadora sem a necessidade de cumprir novos prazos de carência. O cidadão também pode contribuir enviando, até o dia 17 de outubro, sugestões ou críticas que vão servir de base para a elaboração do texto final da resolução de que trata do assunto. Para fazer valer a sua opinião é preciso entrar no site da ANS (www.ans.gov.br), no link “portabilidade de carências”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais