Mais Médicos. Blog é favorável ao programa

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A Medida Provisória assinada pela presidente Dilma, do programa Mais Médicos terá como relator no Congresso Nacional um sergipano: o deputado federal Rogério Carvalho (PT).  O problema é que muita gente está contra por questões partidárias. E nada mais. O projeto é um avanço para o país, levará a atenção básica e a prevenção para milhares de brasileiros.

Setembro 2013 – Os médicos brasileiros devem iniciar o trabalho no Mais Médicos a partir de 02 de Setembro deste ano e os médicos estrangeiros a partir do dia 18 do mesmo mês.

As Mentiras que correm e as Verdades que incomodam.

Mentira  – Dizem que  não adianta enviar médicos para o interior sem estrutura.

Verdade – O problema é que os médicos que irão para o interior vão para a Atenção Básica e o Saúde da Família que não precisam de estruturas. Vão cuidar da prevenção de doenças básicas.

M – Dizem que o Governo Federal quer encher o país de médicos cubanos.
V – Dos 18.450 médicos inscritos no programa apenas 1.920 possuem o registro profissional em outros 61 países. Destes os países com mais números são, Portugal, Argentina e Espanha.

M –  Dizem que não precisa de mais médico o problema é estrutural e financeiro.
V – 63% dos municípios brasileiros querem o programa. Só no Nordeste são 1.179 municípios inscritos. São necessários cerca de 15 mil médicos para atender a demanda da Atenção Básica no interior e periferia. Em São Paulo, onde a estrutura é uma das melhores existe um déficit de 3 mil médicos.

M – Dizem que prefeituras vão demitir médicos do Saúde da Família para contratar os novos.
V – Na MP está claro: o município que tem programas de Saúde da Família em andamento não pode demitir médicos que já atuam na Atenção Básica para substituí-los pelo Mais Médicos.

M – O Governo Federal que trazer médicos de fora sem nenhuma avaliação técnica-profissional.
V – A MP é clara: a avaliação da competência profissional dos médicos estrangeiros será feita pelas universidades públicas brasileiras. E o programa Não completará validação do diploma de estrangeiros. O programa só trará estrangeiros para as vagas não preenchidas.

Humanismo e olhar no paciente – O que muita gente da elite médica está com medo é que o programa vai funcionar. Vai levar a Atenção Básica para quem precisa. Médicos terão contato direto. O chamado olho no olho. Hoje tem muita gente que consulta em 10 minutos e não tem coragem nem de olhar para o rosto do paciente.

Alguns poucos da elite médica se queixam da estrutura, acham que medicina é apenas ciência, mas esquecem que ser médico é ter vocação para cuidar de Gente. É solidariedade e humanismo. Muitas vezes uma palavra, um olhar amigo, vale mais do que mil remédios ou máquinas.

Humanização. Palavra bonita que  hoje  fica apenas nos discursos de formatura de alguns. Assistência digna e de qualidade para todos, sem distinção.

Por isso: Mais Médicos Sim. Uma relação mais humana com o paciente.

Correios deve R$ 96 milhões ao governo de SE. E ninguém cobra?
O Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe – SINDIFISCO, publicou no último final de semana nos jornais locais  nota pedindo que o governo cobre e execute os devedores inscritos na dívida ativa.  Um montante de 3,2 bilhões.  Chamou a atenção, em segundo lugar, após a Santana Agroindustrial Ltda, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com uma dívida de R$ 96,8 milhões. Como pode? E ninguém cobra do governo federal?

Ainda a nomeação de Erasmo Marinho para diretoria do Detran/SE
No fim de semana o blog recebeu diversos e-mails de pessoas de Canindé e região confirmando que Erasmo Marinho Filho que pode ser nomeado para diretoria de operações do Detran/SE, era liderança do PSC até pouco tempo e vivia em diversos atos ao lado do senador Amorim e do deputado André Moura. Enviaram para o blog postagens dele nas redes sociais, com fotos e textos, mostrando interação com as parlamentares do PSC.  Erasmo já disse que não tem mais ligação com o PSC e segue agora a orientação da família Andrade, em Canindé. É um abacaxi grande para Jackson ou o próprio Déda descascar.

Festa do Caminhão em Itabaiana destaque nacional da Record ontem,28
E ontem, 28, no programa Domingo Espetacular da TV Record, foi exibida uma reportagem grande sobre a Festa do Caminhão, trezenário de Santo Antônio e o povo trabalhador itabaianense. A reportagem foi da jornalista que já trabalhou em Sergipe, Renata Alves. Mostrou Sergipe de forma positiva para todo o Brasil e um povo itabaianense que é trabalhador e hospitaleiro por natureza.

Voto secreto
Graças à pressão popular, é praticamente certo que a extinção do voto secreto em qualquer situação responderá presente a partir do início de agosto. Pelo menos a mesa diretora dos trabalhos da Câmara dos Deputados já se manifestou a respeito. Mas o Senado também deverá acompanhar essa correta medida que poderá levar ao sepultamento de uma prática que só tem contribuído para agravar a cotação dos congressistas perante a opinião pública.

Conservação da Orla da Atalaia
A Orla da Atalaia continua sendo o mais belo cartão postal de Sergipe.  O local é atrativo para sergipanos e turistas graças a manutenção que recebe diariamente do Governo do Estado através da Secretaria da Infraestrutura(Seinfra), comandada pelo engenheiro Valmor Barbosa.

Conservação
Há quatro anos à frente da Seinfra, Valmor está sempre em busca das melhores soluções para os problemas e necessidades da infraestrutura de Sergipe. Para ele, tão importante quanto construir, é manter as construções, independentemente de quem as fez, em bom estado de conservação.

Reforma
A prova, é que recentemente o secretário autorizou a reforma dos Arcos da Orla da Atalaia e todo o complexo que os envolve. O objetivo é reforçar ainda mais a beleza do ponto turístico, para que ele continue atraindo olhares de admiração de todos e recebendo turistas de diversas cidades do país.

Planos de saúde
Nos últimos 10 anos, o comprometimento da renda dos consumidores (usuários) dos planos de saúde atingiu o índice de 39,44 por cento acima da inflação. O reajuste autorizado este ano pela ANS – Agência Nacional de Saúde – é o segundo maior em oito anos, e fica, novamente, acima da inflação. O deste ano é 9,04 por cento. O índice mais alto, contudo, foi de 11,69 por cento, em 2005.

Planos de saúde II
É por essa e outras razões que a agência do governo, cujo papel principal é fiscalizar e impedir práticas lesivas aos participantes dos referidos planos, tem tido uma avaliação negativa por parte de setores da sociedade civil, com destaque especial para o IDEC, Instituto de Defesa do Consumidor, que vem apontando, há muito tempo, erros na metodologia aplicada pela ANS para reajustar as mensalidades dos planos, com flagrante prejuízo para os usuários, e, logicamente, contribuindo para aumentar, consideravelmente, os lucros das empresas.

Planos de saúde III
Os aposentados e pensionistas, além dos trabalhadores da ativa em geral, já pagam preços altos por remédios e têm, ao longo dos últimos anos, sofrido terrivelmente no que toca a gastos com a saúde. Eis aí um assunto que deveria merecer maior atenção e um estudo aprofundado por parte do Congresso Nacional. Por motivos óbvios, os aposentados são os que mais sofrem, pois, pertencendo a uma faixa etária mais avançada, estão mais sujeitos a contrair doenças.

PED do  PT de Sergipe
A militância atendeu o chamado do presidente estadual do PT, Rogério Caravalho e compareceu ao diretório do IFS,  no último sábado, 27, para a reunião ampliada do Partido dos Trabalhadores, PT. Na pauta, análise de conjuntura, o Processo de Eleição Direta do PT( PED) que acontece em novembro.

Retirada candidatura
Na ocasião todas as lideranças fizeram análises de conjuntura e discorreram principalmente sobre as manifestações que aconteceram no mês de junho.  Já em relação ao Processo de Eleição Direta, o presidente licenciado, Silvio Santos anunciou que retira a candidatura a presidente do PT, como forma de “zerar o jogo” e recomeçarem as discussões para este fim.  Já a deputada Ana Lúcia pediu aos militantes e a executiva do Partido, o retorno das Caravanas e dos Seminários do PT para fortalecimento da política do PT.

Mudanças
“Há uma mudança no comportamento da sociedade e qual o modelo e institucionalidade democrática, precisamos construir, com as mudanças das relações sociais que mudaram com a tecnologia? As pessoas se comunicam sem barreiras. Há uma impaciência da sociedade. Elas querem participar diretamente e não com fluxos e filtros. Precisamos estar prontos para isso.  E o partido dos trabalhadores precisa estar integrado nessa transformação”, analisou Rogério.

Sacerdote da equipe do Papa é sósia de Yunes
O sacerdote e secretário particular do Papa (talvez, o maltês Afred Xuereb), é muito parecido com o coronel Yunes, atual comandante da PMSE. Quem assistiu algum ato da visita do Papa Francisco ao Brasil pode perceber que o sacerdote sempre estava ao lado dele nas cerimônias religiosas.

Eleição para diretoria da AAPF-SE
Com o nome “Renovação e Profissionalismo” foi registrada a chapa encabeçada por Edmo Oliveira Santos para a nova diretoria da Associação de Árbitros Profissionais de Futebol do Estado de Sergipe – AAPF-SE. Além de Edmo a chapa tem como primeiro vice-presidente Edmilson Oliveira Santos e segundo vice-presidente Thayslane de Melo Costa. A eleição está marcada para o dia 30/07, próxima terça-feira às 17h30 na nova sede da Federação Sergipana de Futebol (Rua Reginaldo Passos Pina, 509, loteamento Parque dos Coqueiros Bairro: Inácio Barbosa (Vindo do Viaduto do DIA em direção à praia, entra no desvio e segue direto, casa do lado esquerdo Nº 509).

Coroné Vevé  X  Márcia Valéria
Com espaço no programa Entre Amigos, o Coroné Vevé (Everardo Sena) tem convidado entrevistados das mais variadas tendências dentro de uma linha dura e sempre colocando seus entrevistados em "apertos", não foi diferente com a atual Secretária Municipal de Educação de Aracaju Márcia Valéria. Programa Entre Amigos, apoios: Nova Schin, Postos Presidente, Vange Produções, Toldos Deda, Gleide Festas & Eventos, Felliz Imóveis, Café do Museu da Gente Sergipana, Sindifisco, Sarau Musical Entre Amigos e Blog do Cláudio Nunes.Clique no link e assista:http://www.youtube.com/watch?v=tImLX5oOQWY&feature=youtu.be

Agenda
29 DE JULHO – O sétimo mês do ano vai chegando ao seu final. Ontem à noite, exatamente às 19h45 horas, o Papa Francisco, que encantou os brasileiros, embarcou, na base aérea do Aeroporto do Galeão, em avião da Alitalia, especialmente fretado para conduzir Sua Santidade até o Vaticano. Foram sete dias de uma visita totalmente exitosa, mesmo com alguns contratempos que ocorreram durante a permanência do Sumo Pontífice em nosso país. O Papa Francisco já está sendo chamado de REFORMADOR, face à missão que começa a desenvolver, com o fito de fazer a Igreja Católica voltar aos caminhos preconizados por Jesus Cristo, que são os fundamentos basilares do CRISTIANISMO: solidariedade, amor ao próximo, opção preferencial pelos pobres. Em seu último dia no Brasil, uma multidão superior a três milhões e 500 mil fiéis lotou a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, por ocasião do encerramento da Jornada Mundial da Juventude. O Papa, além de chefe supremo da Igreja Católica, é, também chefe de Estado do Vaticano, que é o menor país do mundo. Seu território resume-se a um enorme quarteirão no coração de Roma, a capital da Itália. A área do Estado da Cidade do Vaticano é de apenas 0,44 quilômetros quadrados. O horário local é mais cinco horas em relação ao Brasil. A população do Vaticano é inferior a 1.000 pessoas (836), no final de 2012. 98 por cento são católicos e 2 por cento não têm filiação a uma igreja. O italiano e o latim são as línguas oficiais. A moeda é o euro. Na economia, Delfim Netto afirma que “para aumentar a potência da política monetária sem prejudicar o crescimento será preciso reduzir a demanda pública.” Na Coreia do Norte, governo reúne militares e celebra os 60 anos do fim da Guerra entre as duas Coreias (do Norte e do Sul), em 1953. A UNICEF, órgão da ONU, denuncia que o governo congolês recrutou 2.000 crianças-soldado. Em Aracaju, passagem de ônibus voltou a custar 2 reais e 35 centavos, a partir de sábado passado.

Frase
Sobre CRISTO, de autoria do romancista, historiador e jornalista inglês Herbert George Wells: “Os quatro Evangelhos, todos eles, dão-nos o retrato de uma personalidade muito bem definida, obrigando-nos a dizer: ‘Esse homem existiu. Isso não pode ter sido inventado.’”.

Curtas  
PAPA RETORNA A ROMA E DIZ QUE VAI SENTIR SAUDADES DO BRASIL. /// FRANCISCO PROMETE VOLTAR EM 2017. /// VATICANO SINALIZA MUDANÇAS IMPORTANTES NA IGREJA CATÓLICA. /// MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL CHAMA GOVERNO E ENTIDADES PARA DISCUTIR O PROGRAMA “MAIS MÉDICOS.” ///AÉCIO NEVES VÊ FINAL PREMATURO DO GOVERNO DILMA. /// COM 40 MEDALHAS, O BRASIL FICA EM TERCEIRO LUGAR NOS JOGOS PARAOLÍMPICOS.” /// FUNDO DOS CORREIOS PERDE 985 MILHÕES DE REAIS COM EIKE BATISTA. /// REVISTA VEJA APRESENTA ACM NETO COMO POTENCIAL PARCEIRO DO PT.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Sergipe consolida liderança
O time rubro, mesmo sem realizar uma boa exibição, fez prevalecer sua categoria diante do CSA, o último colocado do Grupo 4 da Série D. Em alguns momentos, os comandados de Givanildo Sales chegaram a preocupar a torcida, que, por sinal, não fez integralmente o seu papel, vez que se manteve em silêncio praticamente durante toda a partida. O placar final apontou 2 X 0 para o Sergipe, com gols assinalados por Parral, numa excelente finalização da intermediária, aos 16 minutos do primeiro tempo e por Ila, um jovem atleta, em jogada individual, aos 41 minutos da fase final. Foi uma importante vitória do Sergipe, que ficou mais isolado, ainda, na liderança de seu grupo, agora com 13 pontos, praticamente carimbando seu passaporte para a etapa subsequente da competição. O trio de árbitros, da Federação do Espírito Santo, foi composto por Devarly Lira do Rosário, tendo como assistentes Ramires Santos Cândido e Fausto Cândido dos Santos. Público de 2.220 torcedores pagantes, para uma arrecadação de 35 mil, 120 reais. O Sergipe venceu o CSA por 2 X 0 jogando com: Pablo – Parral, Emerson, Cláudio Baiano e David – Rodrigo (Almir), Wallace e Rafael (Pilar) – Fabinho Cambalhota (Ila), Lucão e Leandro Kivel. O CSA foi derrotado com – Flávio – Alves, Cleberson, Silnval e Acácio – Robson, Paulinho e Patrick – Alisson, Rony e Wilson (Pedrinho).

Classificação
A classificação do grupo 4 apresenta a seguinte situação: Sergipe – líder absoluto, com 13 pontos ganhos; o Botafogo da Paraíba está em segundo lugar, com 8 pontos (folgou na rodada de ontem); Vitória da Conquista – 7; Juazeiro – 5 e CSA, que continua sem marcar um ponto sequer e até mesmo não conseguiu, até agora, marcar um gol no certame, numa incômoda posição de lanterna, obviamente com ZERO ponto ganho.

Próximo compromisso
O Sergipe só volta a atuar pela Série D no dia 11 de agosto, em Juazeiro, contra a equipe do Juazeirense.

Amistoso
Antes disso, porém, a equipe campeã sergipana de 2013 fará um amistoso, no próximo sábado, em Pirambu, contra a seleção local.

Aritmética complicada
Foi anunciado que os 4 mil ingressos colocados à venda para o jogo de ontem foram vendidos. Mas o borderô oficial da partida aponta apenas 2.210 pagantes.

Polícia falha
Salvo uma análise mais aprofundada dos fatos, a PM de Sergipe falhou no que diz respeito à segurança do público que foi a Carmópolis para prestigiar a partida entre o Sergipe e o CSA. Informações veiculadas por vários veículos de comunicação dão conta de que, preocupada em revistar os torcedores alagoanos, principalmente das chamadas torcidas “organizadas”, o esquema montado esqueceu de mandar policiais logo cedo para o Estádio Fernando França, onde, lamentavelmente, três torcedores foram atingidos por disparos feitos por homens que estavam em um automóvel que passou em disparada pela frente do estádio carmopolitano. Felizmente, os tiros atingiram os membros inferiores das vítimas, e não partes vitais de seus corpos. A conferir, também, a decisão tomada de não permitir o ingresso de torcedores do CSA na praça de esportes na qual, a seguir, seria realizado o jogo programado, o que fere, frontalmente, o Código do Consumidor e as garantias individuais previstas na Constituição, como o direito de ir e vir. Ainda sobre os tiros deflagrados, a completa ausência da Polícia Militar no local foi, sem dúvida, um fator que influiu no desfecho desse lamentável episódio. Acredita este espaço que a história do nosso futebol nunca registrou um fato idêntico ao que ocorreu, tristemente, em Carmópolis. Notícias não confirmadas oficialmente dão conta de que a PM deteve um torcedor que mantinha consigo fogos de artifício e até mesmo coquetéis MOLOTOV.

Brasileiro da série A
Classificação atualizada, após os jogos do fim-de-semana: 1. Cruzeiro – 18 – 2. Internacional – 18; 3. Botafogo – 17 e 4. Coritiba – 17. Estes clubes estão no G-4. Quanto ao R-4 (zona de rebaixamento), a posição atual é: 17 – Fluminense – 9; 18 – São Paulo – 9; 19 – Náutico – 7; e 20 – Portuguesa – 7.

Décima rodada
Quarta-feira – 31.07: Portuguesa X Criciúma – Atlético MG X Atlético PR – Fluminense X Cruzeiro – Bahia X Flamengo – Corinthians X Grêmio. Quinta-feira, 01.08: Botafogo X Vitória e Goiás X Vasco.

Série B
Classificação: G-4 – Chapecoense – 23 – Palmeiras – 22 – Sport – 21 – Figueirense – 19.

Memória
29 DE JULHO – Em 2001, a Colômbia é campeã da Copa América pela primeira vez, ao derrotar, na final, o México, por 1 X 0, em Bogotá. Já em 1943, era fundado o Vila Nova Futebol Clube, de Goiânia – Goiás.

Jogo rápido
O técnico Abel declarou que sua situação é crítica, no Fluminense. /// Sergipe, Salgueiro e Tiradentes são equipes praticamente classificadas para a próxima fase da série D. /// Clube rubro só volta a jogar no dia 11 de agosto. /// CSA continua sendo o maior fiasco da competição.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ThalesBrandao  Não indique pessoas que um dia sacanearam você – a desonestidade transcede fronteiras – além disso sua imagem está em jogo.

www.twitter.com/gabdamasio  bloquear as redes sociais de um mau-caráter que tentou lhe prejudicar: #nãotempreço.

www.twitter.com/salesneto1  4 mil motoqueiros foram atendidos no HUSE este ano. Alguns morreram, muitos sequelados, amputados para sempre. Triste. A maioria jovens.

www.twitter.com/LeonardoBoff A entrevista do Papa Francisco a G.Camarotti foi o ponto alto de suas falas.Falou um sábio e um santo,dizendo as verdades sem metáforas.

www.twitter.com/armandobatalhaj  Um papa simples, humilde, veemente. Além de uma capacidade de articulação fonética e oratória que envolvem. Me encantou e me conquistou.

www.twitter.com/olivaluiz  Um jovem que não protesta não me agrada.Porque o jovem tem a ilusão da utopia.Utopia é respirar e olhar adiante. Papa Francisco.

www.twitter.com/PedrinhoBalbino  o Papa FRANCISCO deve ter despertado em nós políticos, a necessidade de mudanças RADICAIS em nosso comportamento !

DO LEITOR

Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana não quer secretário coordenando Conferência
Do Coordenador Estadual do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana, Irivan de Assis: “Encaminhamos posição do movimento negro em relação a coordenação da III CONEPIR. Há mais de um ano que o Secretário de Direitos Humaos do Governo de Sergipe não paga aos artistas negros e negras que apresentaram sua arte quando da presença da Ministra da Igualdade Racial Luiza Barrios em Sergipe, em abril de 2012. Há mais de um ano que o secretário de direitos humanos não encaminhou nenhuma proposta acordada entre o movimento de religião de matriz africano, movimento negro com o governador Marcelo Déda. Há mais de um ano que ele não cumpre acordou nenhum. Como podemos aceitar que um secretário desse coordene a III Conferêcia de promoção da igualdade racial. Não adianta decreto do governador em exercicio Jackson Barreto indicando esse secretário para coordenar o conferência. Como o movimento negro já decidiu não queremos esse secretário coordenando nossa conferência. Com a palavra o governador em exercicio Jackson Barreto”

Poluição Sonora. A quem recorrer?
E-mail devidamente identificado: “Como leitor assíduo desta página, venho detalhar a minha indignação, revolta e repúdio juntamente com alguns moradores e visitantes da rua 48, situada no Conjunto Eduardo Gomes:- No dia 26/07/13, aconteceu uma festinha alusiva ao casamento do filho do proprietário da casa. Até ai tudo bem, pois o som de um dos carro estava baixo;- A partir das 16h30 foi que começou o nosso martírio, tendo em vista que o proprietário do veiculo celta prata de placa JPK-7009 de São Cristovão, irresponsavelmente, aumentou o som na maior altura causando transtornos entre nós moradores e até mesmo entre os convidados que participavam da mencionada festa;- De imediato acionamos o CIOSP que nos informou que solicitariam uma viatura do PAC do E. Gomes para verificar a ocorrência;- Passadas meia hora e como a viatura não apareceu, resolvemos ligar de novo para o CIOSP, e a pessoa que atendeu nos disse que diversas pessoas já tinham ligado reclamando do abuso, e que esta era a  16ª ocorrência registrada.- Ficamos alegre quando uma viatura da Policia Militar adentrou a rua, mas como alegria de pobre dura pouco, a viatura não parou, passou direto;- Revoltados, ligamos de novo par o CIOSP e dissemos que uma viatura tinha passado na rua. Resposta do atendente: Está viatura era de outra região e estava averiguando, se não me falha a memória, outra ocorrência.- Indignado ligamos para o Pelotão do Meio Ambiente, a atendente nos disse que pouca coisa poderia fazer, tendo em vista que não poderiam mais deter a aparelhagem do som do carro. Nós recomendou que ligássemos para o CIOSP e solicitássemos o número do protocolo;- Ligamos de novo por mais 02 vezes para o CIOSP e nos foi passado os seguintes números do protocolo: M1057089, M1057342.Desta vez nos deram o número do telefone fixo do PAC. Ligamos e ninguém atendia. Fui informado depois, que este número tinha sido desativado e que eles tinham um celular para receber chamadas.  A esta altura do campeonato, já estávamos estressado, tendo que pedir a Deus que o pior não acontecesse.Mediante os fatos descritos acima, espero que o comando da nossa valorosa e brilhante Policia Militar apure o porque da guarnição do PAC do E. Gomes não atender as diversas chamadas realizadas pelo CIOSP. Ou será, que estavam esperando acontecer o pior para tomar as devidas providências?OBS: Está não é a primeira vez que este dito cujo dono do veiculo, juntamente com o filho do proprietário da casa de nome Júnior praticam este abuso.A  festa encerrou-se ás 21h45, sem que uma viatura aparecesse”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia

“Os partidos são um mal necessário nos países livres.”

“Mais que as idéias, são os interesses que separam as pessoas.”

“Na política, os ódios comuns são a base das alianças.”

Alexis-Charles-Henri Clérel, visconde de Tocqueville, conhecido Alexis de Tocqueville, pensador político, historiador e escritor francês, nasceu em 29 de Julho de 1805 e morreu em Abril de 1859.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários