Mais Médicos: programa apartidário, do povo

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Foi aprovada na madrugada de hoje, 09, pela Câmara dos Deputados o texto principal da MP do Mais Médicos. Hoje à tarde está prevista a votação de destaques que podem alterar o texto final.

A MP aprovada prevê que o registro de médicos seja feito pelo Ministério da Saúde e não mais pelos Conselhos Regionais de Medicina . Os conselhos vinham dificultando a emissão do registro e criticavam a dispensa de revalidação do diploma dos profissionais formados no exterior.

O deputado federal sergipano Rogério Carvalho em alta com o governo federal. Ele foi decisivo na reunião realizada ontem com representantes do conselho federal de medicina para que a entidade recuasse e aceitasse a MP. “Na Política, a melhor arma é o diálogo – com respeito na divergência – fechamos acordo”, disse, Rogério.

As entidades médicas recuaram com a inclusão no programa de uma carreira de Estado dos médicos a ser implantada posteriormente, como também um fórum consultivo para debater outros temas da saúde.

Infelizmente, a oposição ao governo federal e uma pequena parcela da classe médica, insistiam em não analisarem profundamente o programa “Mais Médicos” jogando para a politicagem barata que é um projeto eleitoreiro.

Este espaço jamais ficaria contra um programa que está levando médicos para quem nunca teve. Não importante o governo: hoje é o PT, ontem, o PSDB, com Serra e FHC, tentaram implantar, mas não conseguiram. Esqueçam as bandeiras partidárias. Quem tem o mínimo de ideologia, de análise critica de um sistema falido, não fica contra um programa como este.  Por formação ideológica o titular deste espaço jamais ficaria contra um programa deste porte.

O programa é bem mais amplo. Além de cuidar da Atenção Básica, pretende aumentar o número de vagas nas universidades brasileiras nos próximos anos para suprir o déficit. Serão criadas 11.447 novas vagas cursos medicina até 2017 em todo país.

O grande problema é que muitos estão acostumados no país a tratar da doença e não do ser humano. Muitos fazem especializações de todos os tipos, mas esquecem que a relação médico-paciente precisa ser mais humana. Atenção básica é cuidar da prevenção. É cuidar para que a população carente não tenha verminose, diarreia, desidratação entre outros. É vacinar e cuidar de medidas preventivas.

As lideranças médicas decidiram recuar e mudar o discurso em todo país. Alguns já assumiram que erraram. Não souberam fazer o diagnóstico da situação. E a população ficou contra eles.

Pelo menos uma vez, deixem de lado as disputas partidárias. Torçam para que o programa dê certo. Não é do PT, nem de qualquer outro partido. O “Mais Médicos” é o programa do povo brasileiro.

Já os políticos que estavam contra, com o acordo, mudarão seus votos. O voto contra ao importante programa se transformaria numa pandemia eleitoral contra eles em 2014.

Denúncia: ágio de 5% a 10% no abastecimento através do Valecard na frota do governo

O blog foi informado que além de aumentar o valor do combustível nos abastecimentos de pessoas físicas com cartão de crédito, cuja conduta é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, alguns donos de postos de combustíveis estão cobrando ágio de 5% a 10% nos abastecimentos feitos pela frota do Estado através do Valecard, sendo que não há qualquer justificativa para tanto.

SEPLAG tem que tomar providências duras
A Valecard repassa diretamente os valores dos abastecimentos aos postos no prazo de 30 dias, cobrando as taxas de mercado. Como o Estado gasta  um valor significativo mensalmente, mais de 1 milhão se o ágio continuar sendo cobrado ao final do ano será uma despesa extra grande, chegando a mais de 1 milhão. A SEPLAG tem que tomar alguma providência junto à administradora Valecard para desligar os postos que adotam tal conduta lesiva e ainda comunicar o fato ao Ministério Público para adoção das ações cabíveis.

Trabalho sério promotoria
A promotora de Justiça do MPE de Sergipe que realizava um trabalho sério e ágil na área da criança e do adolescente foi transferida. Logo neste momento crucial. Inclusive a ação dela certamente iria acabar num ação Judicial. Mas longe do blog em pensar que a mudança foi por algum tipo de interferência. Foi apenas mera coincidência até porque o MPE é um órgão meramente técnico, sem nenhum tipo de interferência.

Só para turistas
O cidadão sergipano que for alvo de um assalto, no período da noite, na bela orla de nossa capital, não pode registrar sua queixa (o famoso B.O.) na delegacia ali existente. À noite, a referida delegacia só atende os turistas. Os que são da terra não têm esse direito. O pior é que já houve, também, queixas de turistas nesse mesmo sentido. E tem mais: o turista tem que provar que é mesmo turista.

Com a palavra a SSP
Já durante o dia, funciona a igualdade de direitos. Tanto são atendidos os sergipanos como os turistas. Mas o problema maior é que os assaltos geralmente ocorrem à noite. Com a palavra, os responsáveis por nossa segurança.

Senado aprova projeto que fortalece fidelidade partidária
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-) votou favorável ao Projeto de Lei da Câmara nº 14 de 2013, que trata dos partidos políticos e normas para as eleições. A proposta, que impede a transferência do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Partidário relativos aos deputados que mudam de partido durante a legislatura, segue agora para sanção presidencial.

Tempo
Pela proposta, os deputados que mudam de partido durante o mandato só vão “carregar” consigo o tempo de propaganda e os recursos nos casos de fusão e incorporação de partidos e não mais quando um partido for criado.

Fidelidade
Para o senador Valadares, o projeto fortalece a fidelidade partidária, mas defendeu a aprovação da cláusula de barreira. “O objetivo é impedir essa enxurrada de partidos políticos. Uma pena que chegou tarde e esses 32 partidos existentes vão continuar”, disse. O senador acredita que somente com a aprovação da cláusula de barreira será exercida a verdadeira democracia. “Somente com 6 ou 7 partidos votados pelo brasileiro é que a verdadeira democracia será vivenciada e teremos um pluripartidarismo mais sadio”, conclui.

Escola Estadual 28 de Janeiro
Sobre a reclamação postada no espaço do leitor de ontem, 08, a Ascom/SEED informou que desde a semana passada que a Secretaria de Estado da Educação iniciou o trabalho de manutenção na Escola Estadual 28 de Janeiro. No momento está sendo executado o conserto na rede hidráulica, na rede de esgoto e nos sanitários da unidade de ensino. Também será executado o conserto na rede elétrica da escola para que os ventiladores possam ser religados.

Empregos
No início da tarde  de ontem 8, o governador em exercício Jackson Barreto recebeu a visita do prefeito de Neópolis, Amintas Diniz, acompanhado do empresário Renato Peixoto Dalles, que é o presidente da centenária fábrica de tecidos Peixoto Gonçalves, situada no município ribeirinho a 122 km da capital.

Apoio
Eles vieram buscar o apoio do Governo do Estado para conseguirem novas oportunidades de investimento e incremento da produção têxtil na região. A reunião, que ocorreu no Palácio de Veraneio, também contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos.

Importância
De acordo com o governador em exercício, Jackson Barreto, aquela unidade fabril tem uma reconhecida importância na geração de empregos e renda na região que, hoje, apresenta uma das maiores concentrações de pobreza de Sergipe. “Com a decadência da rizicultura e da pesca, que vem sendo alvo de iniciativas para buscar recuperá-las, todas as demais fontes de emprego passaram a ter uma importância fundamental.

Tradição
No caso específico daquela fábrica, ela tem uma importância histórica, uma tradição centenária e que deve receber a atenção governamental, afinal, estamos falando do emprego de diversos pais e mães de família”, destacou Jackson Barreto, ao contextualizar as dificuldades vividas pelo setor têxtil no Brasil diante dos produtos oriundos da China.

Incentivos
“Temos um programa focado na atração de novos investimentos. Para este caso específico, estamos estudando outras alternativas que poderão oferecer o apoio necessário não só para a manutenção, como para a ampliação da produção e, consequentemente, do número de empregos. O nosso compromisso é sempre o de buscar o desenvolvimento, empregos e benefícios sociais para aquela, que é uma região que concentra pobreza em Sergipe”, revelou Jackson Barreto.

Obras em Itabaiana
A cidade de Itabaiana se tornou um verdadeiro canteiro de obras, uma determinação do prefeito Valmir de Francisquinho, que vem transformando a vida de pessoas que moram na zona periférica da cidade serrana. São várias ruas sendo pavimentadas em todo o município que hoje, beira próximo dos cem mil habitantes.

50 ruas
São aproximadamente cinquenta ruas até o fim do ano contempladas com pavimentação, drenagem e rede de esgoto.A rua São Domingos é um exemplo do trabalho que está sendo realizado na cidade melhorando ainda mais a vida das pessoas que residem em áreas de expansão do município. Toda a rua está recebendo pavimentação com drenagem e toda rede de esgoto, que beneficiará os moradores com a prevenção de doenças.

Semana da Criança em Pirambu
A Prefeitura Municipal de Pirambu através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho vem promovendo durante toda semana varias atividades nas escolas municipais em comemoração ao Dia das Crianças. Ontem, 08, a Escola Municipal Mario Trindade Cruz que contou com atividades pedagógicas, lazer, diversidade no aprendizado e aproximação e descontração da comunidade.

Comunidade
Entre as atividades desenvolvidas em parceria com a Betel’s Fest brinquedos os alunos contaram com pula-pula, cama elástica, algodão-doce, carrinho de pipoca, além de diversas brincadeiras. Para o secretário de Educação, José Luiz de Andrade, são atividades com essas que implantar nas escolas e com isso aproximar a comunidade do centro escolar. “Envolvendo a comunidade teremos uma escolar fortalecida e participativa”, disse.

Acidentes de trânsito superlotam urgência do HUGJAF
Ontem, 08, através de release, a Secretaria de Estado da Saúde informou que os acidentes de trânsito deste final de semana superlotaram a urgência e emergência do Hospital de Urgência gov. João Alves Filho.

Quase 100 pessoas no final de semana
Noventa e sete pessoas vítima de acidentes foram encaminhadas ao Huse de sexta-feira a domingo, a maioria envolvendo motos. A gerente da área verde trauma do Huse, a enfermeira Mariângela Ferreira de Souza Costa, disse que em 95% dos acidentes de trânsito que acabam no Huse, os condutores tinham ingerido bebida alcoólica.

É preciso aumentar a fiscalização
Lamentavelmente não tem como educar quem insiste em beber e dirigir. Neste caso só multa pesada resolve. Aliás, um absurdo ouvir de alguns condutores afirmarem que a fiscalização está “está estragando com a festa da gente” e reduzindo a frequência nos bares. A proibição não é para beber. E sim para beber e dirigir.

Associados ASEOPP
Na reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, realizada na última segunda-feira, 07, os associados puderam tirar dúvidas sobre dois temas importantes: as mudanças no sistema de amortização na tabela da Caixa e a Norma de Desempenho para as edificações que entrou em vigor recentemente.

Mudanças tabela Caixa
Para tirar as dúvidas dos associados da ASEOPP, o representante da Caixa, Rubens Fuelber, explicou as mudanças na tabela Price (sistema de financiamento onde todas parcelas são iguais). O índice de amortização que era de 90% passou para 70% a partir de 20 de setembro deste ano. Com isso o índice de comprometimento máximo da renda passou para 25%. Ele explicou também a regra de transição e que o sistema visa facilitar o acesso ao financiamento do consumidor principalmente no programa Minha Casa, Minha Vida.

Norma de Desempenho
O engenheiro e associado da ASEOPP, Emerson Carvalho que participou recentemente de um curso sobre Norma de Desempenho nas edificações habitacionais, apresentou para os colegas os principais pontos da norma que já está em vigor para os projetos protocolados a partir de julho deste ano.  A Norma de Desempenho foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Diagnóstico
Emerson Carvalho apresentou um diagnóstico dos principais pontos da Norma de Desempenho destacando pontos como os critérios técnicos, as modificações nas obras e a necessidade de se pensar na edificação habitacional numa interação completa do construtor, incorporador e usuário. Ele lembrou que a norma  vale para o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil, independente de não ter força de lei.

Parceria entre o IFS e o STERTS
O StertSergipe representado pelo presidente Fernando Cabral e do diretor social Alex Carvalho  esteve reunido com o reitor do IFS – Instituto Federal de Sergipe Ailton Ribeiro, a superintendente regional do trabalho e emprego Celuta Kraus  o chefe de relação do trabalho do MTE Sergipe Nilson Socorro o reitor do IFS Prof. Ailton Ribeiro e a pro-reitora de extensão do IFS professora Rute.

Parceria entre o IFS e o STERTS II
Em pauta a parceria entre IFS e STERTS para implantação de cursos de formação nível médio para radialistas através do PRONATEC para beneficiar principalmente alunos de baixa renda que sonham em ser radialistas. O objetivo do Sindicato dos Radialistas é democratizar e universalizar o acesso ao curso de formação em Rádio e TV em todo o estado de Sergipe. Atualmente apenas UFS e SENAC oferecem opções para os que sonham em trabalhar no Rádio e na TV.

Acese recebe presidência Banese
Na próxima sexta-feira, 11 acontece a 7ª edição do Almoço com Negócios promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Na oportunidade, os empresários terão a oportunidade de conhecer as ações, projetos e a importância do Banco do Estado de Sergipe, para os sergipanos. O evento mensal terá como convidado e palestrante a Presidente do Banese, Vera Lúcia.  O Almoço com Negócios acontece no Mercure Hotel Aracaju, a partir das 12h.

Empreendedores de Siriri participam de mobilização
O município de Siriri estará sediando o evento “Potencialização do Empreendedor Local: Empreendedores Organizados, Município Desenvolvido". Será nos dias 10 e 11 de outubro, na praça de eventos de Siriri. O evento faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Petrolíferos de Sergipe – Fincar o Pé, coordenado pelo Sebrae e Petrobras com o apoio das instituições parceiras, como a Prefeitura local.

Estímulo
Segundo Ana Nunes, analista técnica do Sebrae, serão dois dias destinados a estimular a cultura empreendedora no município. “A proposta é mostrar a comunidade suas potencialidades, oportunidades de negócios e as vantagens para quem se torna Microempreendedor Individual”, explica. 

Apresentação
No primeiro dia do evento, quinta feira, a partir das 17h30, será realizada uma apresentação do Projeto Fincar o Pé.  Na sequência acontecem as palestras “Lei Geral das MPE – Importância do AD para o desenvolvimento municipal” e “Empreendedorismo, caminho para a sustentabilidade”. Depois acontecerá a inauguração da Central do Empreendedor e a Abertura da Mostra Empreendedora.

Produção em SE
“É o momento que a comunidade terá para ver o que já vem sendo produzido no município. Serão 12 estandes onde serão expostos artesanatos em madeira, fibras, garrafas, bordados, comidas típicas, doces caseiros, brinquedos em pano. Também haverá apresentação de grupos folclóricos locais”, destaca Ana Nunes.

Dia do Empreendedor
Já no segundo dia, uma sexta feira, acontecerá o Dia do Empreendedor, com palestra sobre “Microempreendedor Individual”, “Oficina SEI: Unir Forças para Melhorar” e a equipe do Sebrae do Atendimento Individual estará prestando orientação empresarial e assessorando no processo de cadastramento como MEI.

Parceria beneficia 50 deficientes
Atendendo  a legislação federal que dispõe sobre a contratação de portadores de deficiência física no mercado de trabalho, o Governo do Estado através de parceria firmada entre a Secretaria do Trabalho e a empresa Alma Viva vai oferecer 50 novas vagas para representante de atendimento; e o Núcleo de Apoio ao Trabalhador vai oferecer esses 50 novos empregos através do sistema mais empregos.

Avanços
Parceria foi firmada entre o secretário Fábio Mitidieri e o gerente de seleção da Alma Viva em Sergipe, Victor Kaiser Lee. “Estamos avançando na oferta de empregos para os portadores de deficiência física em Sergipe e a Alma Viva é mais uma parceira nossa no programa ‘Contrate com a Gente’, explicou Fábio Mitidieri”.

Psicóloga CASSI
A psicóloga Patrícia Rangel Viana, cearense, reside em Sergipe há 10 anos. Depois de exercer, por um ano, o cargo de gestora da Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Aracaju, foi selecionada para atuar na CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, tendo prestado relevantes serviços à referida instituição durante nove anos, no decurso dos quais colaborou intensamente na área de programas especiais do plano de saúde do pessoal do BB.

Psicóloga CASSI II
Bastante participativa, desenvolveu um trabalho voltado inteiramente para a qualidade de vida dos assistidos, com destaque para a atenção aos idosos e pacientes crônicos. Especialista em capacitar multiplicadores na área de saúde mental e em gestão de saúde da família, Patrícia Rangel foi selecionada para assumir a gerência da CLINICASSI de Fortaleza, sua terra natal. Enquanto isso, a CASSI – Unidade de Sergipe perderá, nos próximos dias, uma eficiente funcionária. Sua posse em Fortaleza dar-se-á provavelmente na segunda quinzena de novembro.

ILBJ entrega brinquedos à Creche Almir do Picolé
Com o objetivo de mobilizar adolescentes e jovens para o processo de criar possibilidades de ascensão social, econômica e cultural través de competências e habilidades produtivas que agreguem valor e gerem recursos em suas vidas que o Instituto Luciano Barreto Júnior, responsabilidade social da Construtora Celi, desenvolve desde 2006 o Projeto de Empreendedorismo, este ano com a temática Empreendedorismo social: fazer solidário.

86 crianças beneficiadas
Na última sexta-feira, 5, os jovens do ILBJ finalizaram o projeto com a entrega das bonecas, carrinhos de madeira, pião e cordas customizados às 86 crianças beneficiadas pela Creche Ação Solidária Almir do Picolé. A ação solidária não perde de vista os conteúdos inerentes aos módulos de português, matemática, cidadania e trabalho de modo interdisciplinar.

Fórum Empresarial de Sergipe cobra obras estruturantes para Aracaju
“Tudo no serviço público é mais difícil”. A frase foi pronunciada pelo atual secretário de Infraestrutura de Aracaju, Luiz  Durval Machado Tavares, durante a reunião-almoço  ontem, 08, do Fórum Empresarial de Sergipe. Foi com base nesta dificuldade de execução das obras em nosso município que o coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Roger Barros, fez o convite para que Tavares falasse aos representantes das entidades filiadas sobre as obras na capital, reforçando assim o interesse do setor privado em participar ativamente da discussão sobre a melhor aplicação dos recursos públicos na melhoria da infraestrutura local.

Obras
“O secretário foi convidado a expor quais as obras em andamento e quais os novos projetos para melhoria de nossa cidade. A gente percebe que a cidade vem acumulando vários problemas. Nesta reunião de hoje ficou claro que precisamos de planos mais estáveis e de longo prazo. Mudam os governos, mudam as prefeituras e os projetos anteriores não têm continuidade”, informa Barros.

Custo
Ainda segundo o coordenador, isso precisa acabar no Brasil, pois gera um custo altíssimo aos cidadãos. “Empresas que não concluem obras, projetos mal feitos, Lei de Licitações totalmente defasada, dentre outros problemas, geram um atraso no cronograma de obras estruturantes no país. A população é quem mais sofre e o dinheiro vai pelo ralo, dada a total ineficiência”, comenta Roger Barros.

Impasse
Como não poderia deixar de ser, o impasse na avenida Beira Mar foi um dos assuntos de pauta do encontro. “É necessário resolver, o mais breve possível, transtornos como este. O Fórum colocou-se à disposição também neste sentido, primando sempre pela isenção político-partidária. Podemos encaminhar solicitações aos órgãos cabíveis, à Justiça, ou seja, estamos aqui para ajudar. Estas questões também mexem com o empresariado pois causam enormes prejuízos com as mudanças no trânsito”, destaca o coordenador.

Obra simples
Para o secretário Durval Tavares, o cais da 13 de julho é uma “obra simples” que pode ser realizada concomitantemente ao estudo ambiental. “O relatório da Adema tem 19 itens de exigências e é uma piada. Não sei dizer quando a obra será liberada, nem quais são as citadas ´obras emergenciais´. Quem deve responder isso é a Justiça, mas acredito que deve ser entregue dentro de 1 ano e meio ou 2 anos”, informa Tavares.

BRT
Tavares falou ainda sobre mobilidade urbana e sobre a “buraqueira de Aracaju”. “Temos o projeto do BRT [Bus Rapid Transit] que é muito importante para a nossa cidade. Sobre os buracos nas ruas, sabemos que o asfalto tem vida útil e não há como recapear tudo de uma vez só. Outros agravantes são o aumento constante no preço do petróleo e o inverno maluco que tivemos este ano”, diz Tavares.

É lixo só
O blog vem recebendo reclamações diversas de moradores de parte significativa do bairro Farolândia está sendo transformada em uma lixeira a céu aberto. Não apenas nos terrenos baldios, pessoas inescrupulosas estão depositando grandes quantidades de lixo até mesmo na suposta vegetação de mangue da Avenida Beira Mar, principalmente no trecho entre o Parque dos Cajueiros e o Palácio de Veraneio, nas proximidades da pracinha da Atalaia. Em alguns locais, por incrível que pareça, estão jogando até lixo que parece de origem hospitalar. Algumas construtoras também não ficam atrás, pois são useiras e vezeiras em entulhar as ruas e até mesmo avenidas. A fiscalização precisa agir para coibir esse absurdo.

Ato de protesto servidores APAE/SE
Nesta quarta-feira (9), a partir das 7h30, na porta da APAE/SERGIPE está agendada uma manifestação dos servidores da instituição que resolveram paralisar suas atividades em protesto pelos três meses de salários atrasados, por alguns casos de funcionários com três férias vencidas, além do atraso no pagamento do vale-transporte. A presidente do Senalba/Sergipe (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais e Recreativas do Estado de Sergipe), Maria de Fátima, estará presente coordenado o ato que deverá contar também com as presenças de outras representações sindicais.

"Happy Hour Sexta Tem" no Iate Clube
Se você sempre reclamou por falta de opção na cidade, quero ver agora.Com música variada o projeto "Happy Hour Sexta Tem" vai propiciar do pop rock atual, ao Sertanejo Universitário e os mais variados ritmos. O "Happy Hour Sexta Tem" é uma proposta inovadora com uma nova concepção de entretenimento musico/cultural que visa oferecer a melhor opção para aqueles que apreciam e praticam a dança ao som das melhores bandas da atualidade e em local aprazível e de fácil acesso: Salão II do Iate Clube (Bar do Bel), estreia: 01/11 a partir das 18h. Atrações: Kadu Barone & Fabiana – Ginaldo & Banda.

Ainda no Iate Clube: Sábado Dançante
Criado para contribuir com a promoção dos artistas sergipanos, oportunizando espaço dentro de um sentimento voltado não só para a cultura musical, como também para os adeptos da dança de salão. Ajudará na valorização e reestruturação da auto-estima criando um atrativo de lazer para um público de todas as idades e principalmente para os adultos que têm poucas opções de entretenimento, este é um dos objetivos do projeto. Estreia: 02/11 a partir das 21h30. Atrações: Medeiros & Seus Big Boys – Dudu Ferrazy & Rita Melody. Contatos: (79) 9977-3304 / (79) 9977-4040

Time da Nassal é premiado
Em reconhecimento ao desempenho da equipe de Marketing e Comercial pelo sucesso obtido na 7ª edição do Salão Imobiliário de Sergipe (SIMSE), a Nassal premiou o time com uma viagem com tudo pago para o resort Vila Galé Marés, em Guarajuba. As profissionais desfrutaram no último fim de semana do litoral baiano e comemoraram o feito relaxando muito. “A missão dada para os cinco dias do SIMSE foi completamente cumprida. Nada mais justo do que reconhecer e premiar quem colabora diariamente conosco”, relata o diretor Comercial da Nassal, Igor Nascimento.

Construir Sonhos
Pelo terceiro ano consecutivo, a Norcon Rossi e a Norcon unem forças por um Dia das Crianças mais alegre para oitenta assistidos do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe – GACC/SE. A ação faz parte do projeto Construir Sonhos, que em sua sexta edição, já entregou mais de mil brinquedos para organizações sem fins lucrativos que assistem à crianças em situação de risco. Neste ano, o objetivo foi de arrecadar brinquedos novos entre os colaboradores, clientes e corretores. Os pequenos receberão hoje, dia 09, os brinquedos doados na festinha realizada pela própria instituição. Para Fred Gomes, coordenador de Comunicação do GACC, o Construir Sonhos é um projeto de solidariedade com visão única. “O projeto é maravilhoso não só porque doa presentes às nossas crianças, mas porque proporciona momentos únicos na vida dos participantes. O voluntário que entrega seu presente pessoalmente pode conhecer a realidade vivida pelos pequenos, numa troca proveitosa sobre como encarar os desafios da vida”.

Agenda
09 DE OUTUBRO – Hoje é o dia do ATLETISMO e também o dia MUNDIAL DO CORREIO. Há 2.520 anos, em 508 a.C. –  o político grego CLÍSTENES reforma a Constituição de Atenas e passa a ser considerado pai da democracia ateniense. Todos os homens maiores de 18 anos com pais atenienses participam da Assembleia Popular. Há 500 anos, em 1513, o italiano MAQUIAVEL escreve o livro “O Príncipe”, que, até hoje, ainda exerce influência na área da política. Do nome do autor é derivado o adjetivo maquiavélico.  Em 1633, há 380 anos, o astrônomo e filósofo italiano GALILEU GALILEI é obrigado a negar suas teses. Ao apoiar o heliocentrismo, ideia anteriormente defendida por Copérnico, GALILEU foi processado pela Inquisição da Igreja Católica. Há 80 anos, portanto em 1933, FRANKLIN DELANO ROOSEWELT assume a presidência dos Estados Unidos e anuncia o New Deal, programa de recuperação da economia com base em fortes investimentos do Estado.
Destaques desta semana: Na segunda-feira (07.10),  A ONG Repórteres sem Fronteiras apresentou relatório sobre a manipulação da TV pela Rússia. Ontem, terça-feira, grande show da banda Simple Minds, no Espaço das Américas, em São Paulo. Nesta quarta-feira, o filme de Heitor Dhalia, Serra Pelada, encerra o Festival do Rio de Janeiro. Também hoje deverá ser anunciado o índice de inflação pelo IPCA. Amanhã, quinta-feira, o Conselho de Segurança da ONU avaliará as propostas de Ban Ki-Moon sobre armas químicas. Na sexta-feira, 11.10, Comitê anuncia o vencedor do Prêmio NOBEL da Paz de 2013. E começa a reunião anual do FMI, em Washington. No sábado, uma atração no esporte: a seleção brasileira faz amistoso em Seul, contra a Coreia do Sul. E finalmente, informação sobre uma celebridade internacional. O Príncipe HARRY quer se casar no ano que vem, segundo noticia jornal britânico.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Reeleição merecida
É incontestável que Luís Roberto é um dos dirigentes esportivos mais preparados da história de nosso futebol. Formado em Administração e Direito, além de já ter feito curso de especialização em comunicação gerencial, o jovem dirigente demonstra ser possuidor de invejável status do ponto-de-vista intelectual. Correto em suas atitudes quer na vida pessoal como profissional, o presidente do Confiança exerce, há vários anos, a gerência de comunicação social de uma empresa do porte da PETROBRAS, uma das mais importantes no cenário econômico não apenas do Brasil, mas também de todo o mundo. Clube mais organizado de Sergipe, o Confiança foi o primeiro em nosso Estado a adaptar seu Estatuto ao novo Código Civil Brasileiro, em vigor desde 2013. Já focalizamos este assunto em coluna recente. O reconhecimento dos aficcionados do Dragão do Bairro Industrial, porém, não correspondeu aos méritos indiscutíveis de seu presidente, na eleição realizada na última segunda-feira. Basta conferir o número de votantes, que foi de apenas 138 pessoas. Se levarmos em conta que os conselheiros são 51, reduz-se, em números aproximados, a quantidade de sócios-torcedores que foram levar o seu apoio a Luís Roberto. Foram 87. Um número bastante pequeno, inexpressivo, mesmo, vez que a campanha para a captação de sócios dessa importante categoria já foi implementada há anos. Se o número não diminuiu, muito menos aumentou. Esse dado, que passou em branco para a maioria dos que acompanham o nosso futebol, demonstra, de forma cabal, o quanto ainda estamos atrasados, nesse aspecto. Primeiro clube sergipano a ter seus dirigentes eleitos de forma direta, o Confiança merece aplausos por isso. Mas, ao mesmo tempo, a fragilidade do projeto dos sócios-torcedores não depõe de forma positiva para a construção de novos caminhos para o Dragão. De qualquer forma, estão de parabéns Luís Roberto, João Fonseca e Hyago França, os principais nomes da diretoria proletária. Eles terão uma tarefa gigante pela frente.

Novos patrocinadores
O presidente do Confiança anunciou os nomes de dois novos patrocinadores do clube: ALMA VIVA e AMBEV. Sem dúvida, um grande tento que vai ajudar bastante o clube do Bairro Industrial. A ALMA VIVA, empresa de “call center” instalada no bairro proletário e a AMBEV, gigante do setor de bebidas, serão duas importantes ferramentas para alavancar a agremiação fundada em 1936.

Posse
A solenidade de posse dos novos dirigentes do Confiança vai acontecer no dia 10 de janeiro, oportunidade em que também ocorrerá a eleição do novo presidente do Conselho de Administração.  Atual ocupante do cargo, o professor Abelardo Neto já informou que não concorrerá à reeleição.

Julgamento
O caso do jogo ABC X Palmeiras, pela Copa do Brasil, realizado no último sábado, em Natal, vai a julgamento, no STJD. Houve venda de ingressos acima da quantidade normal. Por pouco não ocorria uma tragédia, com torcedores, dentre eles crianças e mulheres, espremidos contra o alambrado. Há uma expectativa de que o ABC seja suspenso por 6 meses. O clube potiguar não é o único culpado. O STJD deve instaurar inquérito para que outras entidades também sejam responsabilizadas, como a PM do RN, por exemplo.

Série A-2
No próximo fim-de-semana, será disputada a penúltima rodada. No sábado, jogarão Amadense X Maruinense, em Tobias Barreto. E no domingo, em Canindé, o quadro local enfrentará o Coritiba. Três clubes subirão para a Série A-1.

CD do Sergipe
O presidente do Conselho Deliberativo do Sergipe vai reunir-se com seus pares, no sentido de discutir a programação do aniversário do clube, que vai completar 104 anos no próximo dia 17. Dos 104 conselheiros poucos são os que continuam participando das reuniões e até mesmo são em pequeno número os que contribuem financeiramente com o Club Sportivo Sergipe.

Esporte Interativo
A coluna registra, com enorme satisfação, a contratação de três profissionais de nossa crônica esportiva pelo Canal Esporte Interativo, para cobrir os jogos do campeonato sergipano de 2014. São eles o narrador Roosewelt Santana, o repórter Fábio Teles e o comentarista-revelação de 2013, Ricardo Brito. Já apresentados oficialmente como novos integrantes do Esporte Interativo, os citados radialistas participaram, à exceção de Roosewelt Santana, do lançamento da Copa do Nordeste, ontem, em Salvador. Bola branca para o novo trio de comunicadores da TV brasileira.

Memória do esporte
09 DE OUTUBRO – Em 1977, pelo segundo jogo da final do Paulistão, decidido em três partidas, a Ponte Preta derrotou o Corinthians, por 1 a zero. Nessa partida, é registrado o maior público da história do Morumbi: 146  mil e 82 pessoas. 138.032 pagantes e 8.050 menores. Em 1983, o árbitro José de Assis Aragão marca um gol aos 47 minutos do segundo tempo, justamente o de empate do Palmeiras, contra o Santos. O resultado final foi 2 X 2. Aragão desviou um chute de Jorginho, que ia para fora.

Jogo rápido
O árbitro Marco André Gomes da Penha relatou na súmula do jogo ABC X Palmeiras que torcedores achavam que corriam “risco de morte”. /// A superlotação do estádio Frasqueirão atrasou o início da partida em 35 minutos. O juiz alega que o comandante da PM disse a ele que poderia começar a partida. /// O goleiro Rogério, do São Paulo, que está suspenso, fez questão de viajar com seu time para BH, a fim de apoiar seus companheiros. O tricolor paulista enfrenta, hoje, o Cruzeiro, líder absoluto do Brasileirão. /// Seleção brasileira treina firme, em Seul, visando aos amistosos de sábado, na Coreia do Sul, e da terça-feira, na China. /// Diego Costa, o sergipano de Lagarto, emite sinais de que realmente deseja jogar pela seleção espanhola, atual campeã do mundo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/betocego  Ser Nordestino é ser duro e ao mesmo tempo doce como a rapadura

www.twitter.com/ClovisCBMelo  De uma coisa não tenha dúvida: o banqueiro tá se lixando pra essa greve! A final, quem termina pagando a farra é o povo!

www.twitter.com/riltonmorais  Bom dia pra quem não suporta ver gente que gosta de aparecer com o câncer. Botar a mão na massa que é bom, nada.

www.twitter.com/Marcelo_Efron  Frase do dia: Nunca troque o que você mais quer na vida pelo que você mais quer no momento, pois os momentos passam e a vida continua…

www.twitter.com/sargentoedgard  A tradução de Black Bolc, deveria ser Vândalos Mascarados.

www.twitter.com/esmeraldoleal  CAIADO propõe trocar o #MaisMédicos pelo #MaisVeterinário, pois ele e seu rebanho contrairam o mal da vaca-louca.

DO LEITOR

Água em Graccho Cardoso: leitora denunciou e agora agradece solução
Maria Lucia de Aragão, moradora da Rua São José em Graccho Cardoso:”"Denunciar é preciso, agradecer também. Há uma semana usei este espaço para denunciar o descaso que vinha ocorrendo em Graccho Cardoso em relação a falta de água. Hoje volto aqui para agradecer a atenção que obtive. Dois dias após a minha denúncia foi iniciada uma obra, que segundo os funcionários da Deso, era para não faltar mais água. Desse dia pra cá, a água chegou em minha casa e em todas que sofriam com a situação. E hoje, dia 8/10, recebi em minha casa a visita de um representante da Deso, querendo saber como estava a água em minha residência. Ele falou sobre a importância de denúncias como a minha e que a partir de agora a companhia iria instalar uma ouvidoria no município. Fiquei muito feliz com o resultado e deixo registrado o meu agradecimento. Após anos sofrendo com a falta de água constante, acredito que a partir de agora o banho de balde ficou no passado, e banho só de chuveiro!"”

Descaso Emsurb. Plantas penduradas na calçada e em vaga de estacionamento
De um leitor devidamente identificado: “Dia 07 de agosto fiz uma reclamação no seu blog e gostaria de informá-lo que

Além da carrocinha, plantas estão  na calçada e penduradas

infelizmente a carrocinha com plantas continua no mesmo local na rua Florentino Menezes. Semana passado passei pelo local e constatei tal situação, então apesar de saber que é perda de tempo,eu telefonei pro número 3179-7011 da EMSURB e quem me atendeu foi Márcia que se identificou como secretária do Presidente. Ela me passou o email dela, enviei uma mensagem e como era de se imaginar sábado eu vi a mesma carrocinha cheia de plantas no mesmo local.  Na realidade para tal descaso só temos duas suposições e uma delas é  verdadeira: a) A EMSURB foi ao local e solicitou a retirada da carrocinha, mas o comerciante não se preocupa em obstruir a rua porque sabe que tudo acabará em pizza e de repente usar as ervas pra fazer uma vegetariana  ou b) A EMSURB não foi ao local tomar providências porque pra ela quem está errado é o cidadão que reclama e fica dando serviço pra eles”.

Atenção super secretário Zezinho Sobral
Súplica de mais um servidor público: “Senhor secretário Zezinho Sobral, depois da tentativa do governador Jackson Barreto lhe colocar na SEFAZ e agora lhe nomeando como secretário da SEPLAG além da SEAGRI, está mais do que provado de que você é o “cara”. Hoje em Sergipe é quem tem mais prestigio junto ao governador em exercício. Sendo assim, indago:- O que é um plano de cargos senão procurar corrigir erros passados e buscar valorizar os já sofridos servidores? Secretário qual servidor terá condições de trabalhar até os oitenta anos para alcançar o último nível de sua carreira?   Lembrando que a lei não permite, já que existe a aposentadoria compulsória. Qual servidor ficará satisfeito quando abrirem os seus contra cheques com o novo enquadramento e perceber que foram enganados? Poi s terão nos seus contra cheques os mesmos valores do mês passado. É isso que acontecerá caso seja aprovado esse verdadeiro presente de grego. Portanto secretário, quando alguém me alertou para o seu papel junto ao governador, não hesitei e logo passei a lhe escrever. Tudo que os seus auxiliares lhe disserem, lembre que eles não estão preocupados com a repercussão negativa.  Lembro mais uma vez, as oposições estarão rindo à toa e sorrindo com tanta revolta que serão expressadas por eles. Asseguro-lhe de que como está o plano, o tiro sairá pela culatra. E não aceite as desculpas esfarrapadas de que é melhor que nada. Não é. Como está ficará melhor do que a frustração de que serão vítimas os funcionários. Quem avisa amigo é. Pense bem. Está em suas mãos o dever e o compromisso de lealdade para com o governador, não embarcar nesta canoa verdadeiramente furada. A salvação é manter a tabela de salários ap resentada, mantendo os dois anos para o enquadramento. Só assim, os servidores serão verdadeiramente “valorizados”. Que Deus lhe abençoe e lhe ilumine. Extensivos ao governador Jackson Barreto.”

AMESE com o apoio da ANASPRA realiza o II Encontro Regional da entidade no Nordeste
A AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe), com o apoio da ANASPRA (Associação Nacional de Praças), estará realizando o II ENCONTRO REGIONAL DA ANASPRA DO NORDESTE, no próximo dia 31 de outubro, em Aracaju, tendo como local do evento o Hotel Radisson Aracaju, situado na Rua Dr. Bezerra de Menezes, nº 40, Orla de Atalaia.
O encontro terá a seguinte programação:
08:00 horas – Composição da Mesa Diretora
08:30 horas – Palestra:  DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES
Palestrante:  DR. TÚLIO VIANNA (Professor de Direito Penal da UFMG)
09:30 horas – Coffee Break
10:00 horas – Palestra:  CRIAÇÃO DO FUNDO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
Palestrante:  DEP. FED. MENDONÇA PRADO (Mestrando em Direito Internacional pela UCB)
11:00 horas – Palestra:  CICLO COMPLETO MITIGADO
Palestrante:  DR. ELIAS MILER DA SILVA (Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo)
14:00 horas – Retorno aos trabalhos (Mesa Redonda para Formação da Carta de Aracaju)
16:00 horas – Coffee Break
16:30 horas – Homenagens
18:00 horas – Encerramento.
O evento contará com a participação dos seguinte representantes da classe militar brasileira:
Adriana Borgo (São Paulo), Sargento Aragão (Tocantins), Sargento Soares (Santa Catarina), Subtenente P. Queiroz (Ceará), Sargento Vieira (Sergipe), Sargento Edgard (Sergipe), Capitão Ildomário (Sergipe), Soldado Prisco (Bahia), Cabo Vagner Simas (Alagoas), Major Fábio (Paraíba), Major Rocha (Acre), Sargento Regina (Rio Grande do Norte), Capitão Vagner (Ceará), Major Fragoso (Alagoas), Cabo Renilson (Pernambuco), Cabo Jeoás (Rio Grande do Norte), Sargento Teobaldo (Alagoas), Capitão Tadeo (Bahia), Subtenente Gonzaga (Minas Gerais), Capitão Assunção (Espírito Santo), Feliciana (Pará) e Cabo Daciolo (Rio de Janeiro).
Participe, você militar é convidado da AMASE. Evento gratuito.

INFORME

Agentes, Agentes Auxiliares e Escrivães intensificam OPERAÇÃO PADRÃO na Polícia Civil. Volta Déda!
De Antonio MoraesServidor Policial Civil (escrivão): Desde 7/10, segunda-feira, Agentes, Agentes Auxiliares e Escrivães intensificam a Operação Padrão na Polícia Civil sergipana. Seguindo decisão de assembleia do sindicato, esses policiais civis prometem não realizar nenhuma tarefa que não esteja dentro das atribuições legais de seus cargos. Essa operação é uma resposta ao tratamento privilegiado concedido aos delegados. Em entrevistas concedidas a imprensa, o governador Jackson Barreto afirmou não dever nada aos policiais civis e que estes devem fazer o seu trabalho. Pois bem, a base da Polícia Civil passará a cumprir a lei no máximo rigor. Marcelo Déda restabeleceu o equilíbrio entre a diferença remuneratória dos Delegados e dos demais policiais civis. Corrigiu o desequilíbrio causado pelos governos anteriores de Albano Franco e João Alves, que juntos concederam aumento aos Delegados na casa dos 1000%, inclusive com incorporação, por duas vezes, da gratificação por periculosidade. Jackson Barreto parece pretender retomar a fracassada política de privilégios dentro da Polícia Civil. Decepcionados com essa falta de reconhecimento e desvalorização, Agentes, Agentes Auxiliares e Escrivães prometem deixar o proativismo e deixar que os Delegados façam suas obrigações. Ninguém deverá ser atendido sem a presença do Delegado em delegacia. As oitivas deverão ser realizadas pelo Delegado que deverá ditar para o Escrivão digitar no computador. E as viaturas deverão ser estacionadas nos pátios das delegacias, pois nenhum servidor policial civil ter sido aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, obrigatórios para a condução dos chamados veículos de emergência (viaturas ostensivas ou não), previsto no Código de Trânsito Brasileiro (art. 145, inciso IV). Os ânimos tendem a se acirrar ainda mais.

ARTIGO

São tantos os motivos  para estarmos desmotivados  por Edgard Menezes*

O que me faz fazer essa reflexão são os diálogos constantes, que tenho com os companheiros (as) de farda, seja praça ou oficial.

Senão vejamos, estamos atravessando um momento difícil, dos tempos que deveriam ser modernos na corporação, porque pior do que já foi não posso dizer que está, porém a atual situação da nossa instituição me faz voltar no tempo.

As coisas para nós são sempre muito complicadas, aliás, acredito ser a Polícia Militar, a instituição que mais dificulta a vida dos próprios colaboradores. E são vários os motivos para a desmotivação, só citarei alguns, outros vários aparecerão nas interações.

Vou começar pela falta de uma carga horária definida em lei, e a falta de tratamento humanitário intramuros. O episódio mais latente atualmente é o tratamento dispensado aos policiais que entraram na corporação saudáveis, e vieram a adoecer ao longo da carreira profissional, não que sejam mal tratados, mas são tratados com uma mistura de desprezo e raiva.

Realizam congressos, apenas para afirmar através de pessoas previamente escolhidas, que policial e bombeiro militar não tem direitos.

Nossa legislação e a nossa justiça militar, não vislumbram direitos que outros cidadãos possuem (que pretensão a minha, achar que somos cidadãos), cito um exemplo clássico, o cidadão civil ou militar, condenado ao regime aberto pela justiça comum, por falta de albergue, pernoitam em suas residências, como prevê a LEP (Lei de Execuções Penais), já os condenados pela justiça militar, pernoitam no Presídio Militar, o direito a” presunção de inocência” não nos alcança, temos vários companheiros que já contribuíram 30 anos, com a sociedade e com a Previdência Social, porém são obrigados a permanecer na ativa por estarem processados, ou seja, já são punidos mesmo antes da condenação, e pensar que alguém respondendo processo pode ser Presidente do Brasil, não estou atribuindo culpa a pessoas, e sim a legislação.
Somos obrigados a passar boa parte da carreira realizando cursos de formação, aperfeiçoamento, de habilitação, superior de polícia e tantos outros, apenas para continuar a carreira ou adquirirmos conhecimento, porque retorno financeiro, só quem tem são as outras instituições quando realizam cursos similares.

Temos o direito de ser associados á alguma instituição associativa, porém corremos risco constante de sermos acusados de motim quando realizamos reuniões, o que atualmente está afastando a tropa dessas assembleias, legais e pacíficas.

Não temos efetivo, fazemos o que podemos para atender a sociedade, estamos sofrendo um desgaste, físico e mental. E ainda temos que amargar mais um ano sem o reajuste linear (Reposição Anual da Inflação) para aqueles que não sabem, desde o acordo salarial apenas o ano passado tivemos o reajuste linear. E o delegados, merecidamente recebem reajuste e os atrasados, deve ser porque a PM não faz falta para a segurança pública.

Fiquem com Deus, um grande abraço.

*cidadão brasileiro

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição.”

“O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir.”

Mário de Andrade, escritor e idealizador da Semana de Arte Moderna nasceu em 09 de Outubro de 1893 e morreu em 1945.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários