Marasmo na política de Sergipe

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Há certo marasmo na política de Sergipe. Nem mesmo o retorno do governador Marcelo Déda por apenas seis dias mudará alguma coisa. Ele deixou claro pelo twitter que chegou ontem, 06, para ficar ao lado do filho, João Marcelo no aniversário de 10 anos e ficará apenas até o dia dos pais, no domingo. Depois retorna para o tratamento em São Paulo.

Por outro lado as lideranças políticas de Sergipe trabalham neste momento nos bastidores. Tentam fortalecer seus partidos para a disputa do próximo ano, já que está chegando outubro e o final do prazo para quem for candidato se filiar ou mudar de partido.

Após os últimos embates decorridos da troca de lideranças do PTB e depois do PEN, além das possíveis mudanças na bancada governista na Assembleia Legislativa, todos, sem exceção, trabalham no silêncio neste momento.

Os possíveis candidatos ao governo, Jackson Barreto, o senador Eduardo Amorim e até o prefeito de Aracaju, João Alves estão em constantes reuniões. E um detalhe: enquanto Jackson e Eduardo Amorim são pré-candidatos, João Alves, mesmo que deseje ser candidato ao governo, dificilmente dirá este ano o que pretende. Sabe que é o fiel da balança hoje, cortejado por um lado e por outro. E ninguém duvide como escreveu Henri Clérel: “Na política, os ódios comuns são a base das alianças.”

O marasmo é causado pela desnutrição. E as lideranças políticas de Sergipe neste momento buscam conseguir proteínas para fortalecer seus partidos e conquistar novos aliados.

É o primeiro passo para chegar saudável e com chances de vitórias nas eleições 2014.

Votações secretas e recesso
Afora a ideia de Gualberto de por fim às votações secretas, bem que a ALESE poderia reduzir o recesso para fazer coincidir com o do congresso nacional que é de 23 de dezembro a 1º de fevereiro e de 18 a 31 de julho.Outra coisa, deveria alterar a Constituição Estadual para proibir que fichas sujas ocupem cargos em qualquer dos poderes.

Será que encontraram o Plano Diretor de Transporte?
Por fim, será que Augusto Bezerra e Capitão Samuel encontraram o Plano Diretor de Transporte? Será que este ano eles votam o texto?

Missa 30º Dia – Manoel do Prado Franco
A família de Manoel do Prado Franco, a viúva Maria Ribeiro Franco, os filhos Célia Ribeiro Franco e José do Prado Franco Sobrinho, seu genro Carlos Adolfo da Costa Prado, sua nora Venúzia Rodrigues Franco, netos e bisnetos, ainda consternados com o seu falecimento, convidam parentes e amigos para a missa de 30º Dia que será celebrada nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, às 18 horas, na Igreja Jesus Cristo Ressuscitado, no bairro 13 de Julho. A família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé cristã.

Quadrilha só junina
“Não entro mais em briga de quadrilha. Quadrilha agora só junina”. Ex-deputado João Fontes explicando porque saiu da política partidária.

Emurb tapa buracos na rua do Liceu, ao lado do Riomar
Numa ação rápida, a Emurb realizou ontem, 06, uma operação tapa buracos num pequeno trecho na rua do colégio Liceu, ao lado do Shopping Riomar. O blog levantou a necessidade ontem, por conta do grande engarrafamento e rapidamente o órgão realizou a operação.

Em assembleia, procuradores do Estado definem greve dia 14
Reunidos em assembleia extraordinária nesta terça, 6, na sede da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE), os procuradores do Estado aprovaram deflagração de greve da categoria a partir da próxima quarta, 14 de agosto, quando estarão reunidos em nova assembleia para definições finais da parte operacional da paralisação.

30% exigidos por lei
“A categoria agora está estudando a parte operacional da greve, mantendo-se os 30% exigidos por lei. Somos 63 procuradores na ativa, ficando decidido que estando 14 em cargos de chefias, ficarão mais 5 procuradores por dia trabalhando em rodízio para que os serviços possam fluir sem qualquer prejuízo, e tudo será definido na próxima assembleia, dia 14, quando inicia a greve, conforme decisão da classe”, disse Pedro Durão, presidente da APESE.

Negociações
A categoria vem negociando com o governo do Estado há mais de dois anos sem obter o devido retorno, apesar de ter apresentado um projeto que contempla a redução de custos operacionais dentro da própria Procuradoria Geral, reduzindo-se o número de cargos comissionados, bem como o valor da gratificação em torno de 50%. “Apresentamos um projeto onde cortamos custos na própria carne com economia aos cofres públicos, mesmo assim não obtivemos retorno efetivo”, disse Durão.

Lista tríplice
O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), protocolou um projeto de lei defendendo uma alteração na Constituição Estadual estabelecendo que a escolha do Procurador Geral do Estado seja mediante eleição e que uma lista tríplice seja encaminhada ao governador de Sergipe. “Nós defendemos que seja feito da mesma forma que ocorre no Ministério Público Estadual, através de eleição e que com o resultado seja elaborada uma lista tríplice com os três mais votados para o governador decidir”.

Fábio Reis ressalta importância cultural da Vaquejada
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) parabeniza o empresário Zezé Rocha pela realização da 50º Vaquejada de Lagarto. Para Fábio, o evento já faz parte da história do município. “A Vaquejada se tornou tradição em Lagarto, é um evento esperado por todos ao longo de todo o ano”, disse.A 50º Vaquejada acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no Parque de Eventos Zezé Rocha. Entre as atrações estão Jorge e Mateus, Aviões do Forró, Pablo do Arrocha, e grupos locais.

Aracaju: feirantes começam capacitação
Feirantes que atuam em oito bairros de Aracaju começaram a ser beneficiados esta semana com capacitações na área de segurança alimentar. O curso, que tem duração de 15 horas, faz parte do Programa Alimentos Seguros, desenvolvido pelo Sebrae e Senac e realizado em parceria com a Fundat e a Emsurb. As atividades são promovidas no Parque da Sementeira e reúnem nesta primeira semana 90 profissionais.

Caso de assédio sexual provoca demissões e prejudica programação da CBN
A denúncia sobre um caso de assédio sexual acabou gerando a demissão de três jornalistas e a retirada da programação local da CBN Curitiba do ar, na manhã desta segunda-feira (5). A emissora somente veiculou programação nacional porque os jornalistas realizaram uma greve, em solidariedade aos demitidos e em protesto por estarem “insatisfeitos com a falta de esclarecimentos sobre denúncias de um caso que comprometeu o ambiente de trabalho”.

Retorno
Os jornalistas só voltaram ao trabalho após a direção da emissora se comprometer a tomar providências sobre o caso e também a não promover represálias.Até o momento, três jornalistas da emissora pediram demissão: José Wille (diretor de jornalismo), Marcos Tosi (chefe de redação) e Álvaro Borba (âncora no programa da tarde). Wille pediu demissão na semana passada e os outros dois profissionais na manhã de hoje. Matéria completa: http://paranaextra.com.br/?p=39322

“Chegou hora de vocês passarem de vilão para coadjuvantes”, diz João Fontes
Convidado para participar da reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, o advogado e ex-deputado federal João Fontes disse que entende perfeitamente  a angústia dos pequenos e médios empresários da construção civil de Sergipe. “Chegou a hora de vocês passarem do papel de vilão para coadjuvantes”, disse João Fontes.

Informe
Antes de iniciar o debate João Fontes foi informado pela direção da ASEOPP da realidade atual dos pequenos e médios empresários, com a falta de obras, além dos problemas de planejamento, planilhas defasadas, entre outros. Os associados pediram a João Fontes que quando for criticar o setor, não generalize e divulgue os nomes dos que entende que estão sendo desonestos.

Consciência
João Fontes deixou claro que quando faz críticas é coletiva e não individualizada sabendo que em Sergipe muitos pequenos e médios estão passando por dificuldades por falta de obras. “Tenho a consciência que o empresário não é o pecador”, disse, conclamando os associados a abrirem um debate com o Ministério Público do Estado e o Tribunal de Contas não só sobre planejamento, mobilidade e obras, mas também o desenvolvimento que todos querem para Sergipe. “Todos têm que deixar de mendigar. E humilhante. Precisamos contribuir como cidadãos”, reforçou.

Descentralização das obras
Já o professor e engenheiro especialista em saneamento ambiental e recursos hídricos,  Jorge Sotero falou sobre a descentralização e a qualidade de obras.  Ele fez um balanço das obras na área do saneamento e seus problemas em Sergipe defendendo ações para que as obras não fiquem nas mãos de poucos.  “Temos que discutir além da qualidade que os empresários sergipanos estão sendo alijados”, disse, ao citar diversas obras. Jorge Sotero pediu aos empresários que lutem para que vários trechos da obra do Canal Xingó, que será a redenção do semiárido sergipano possa ficar nas mãos de empresas sergipanas. “Somente com a descentralização teremos mais eficiência”, disse.

Reforma emergencial na Escola Estadual Júlia Teles
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, recebeu na manhã de ontem, 6, uma comissão de pais, alunos e professores da Escola Estadual Júlia Teles. Na ocasião, ele comunicou que a escola passará por uma reforma emergencial para recuperar os danos causados pelo incêndio praticado contra a unidade de ensino no último sábado. O encontro ocorreu na sala de reunião do Complexo Administrativo da Seed.

Preocupação
O secretário relatou a sua preocupação com a segurança da escola e se comprometeu em solicitar uma reunião com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, município em que a unidade está instalada, e com o comando da Polícia Militar, a fim de juntos buscarem soluções para o problema. Ele também se comprometeu a colocar câmeras de segurança e alarmes na unidade para prevenir contra ação de vândalos e furtos.

Sem aula
Ficou acordado com os pais e professores que enquanto a empresa estiver fazendo as obras emergenciais, a escola ficará sem aula. “Temos que fazer a reforma e garantir a segurança dos alunos. Não podemos fazer uma obra com os estudantes em sala de aula, pois podem ocorrer acidentes e isso é perigoso”, destacou Belivaldo.

Reforma geral
Belivaldo Chagas garantiu ainda ao grupo que, paralelamente à reforma emergencial, os engenheiros da SEED estão preparando um projeto para reforma geral e ampliação da escola. “Já investimos R$ 16 milhões em reforma e ampliação das escolas de Socorro. Esse valor chegará a R$ 29 milhões com a construção de uma escola de ensino médio com seis salas de aula. O prédio será construído no conjunto Jardim, mesmo local em que está instalada a Escola Júlia Teles.

Banese continua contratando aprovados em concurso
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) continua efetuando contratações de pessoas que foram classificadas no último concurso da instituição, realizado em 2012. De lá para cá o Banco  já contratou 102 aprovados, quase três vezes mais do que as 35 vagas previstas no edital do concurso. De acordo com a presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira, o Banco continuará chamando novos concursados, a depender das necessidades da instituição.

Mais do que previsto
“Não temos nenhum interesse em retardar a convocação dos aprovados. O Banco já contratou mais do que o previsto no edital do concurso, que foi realizado para preenchimento de 25 vagas profissionais de nível médio, para o cargo de Técnico Bancário I, e dez de nível superior, para o cargo de Técnico Bancário III, da Área de Informática”, disse a presidente do Banese.Ainda de acordo com ela, ao contrário do que vem acontecendo no segmento bancário, com demissões no setor, o Banese continua contratando pessoal para prestar um melhor atendimento à população e contribuir para o fortalecimento da economia do Estado.

Recursos para Aracaju
O vereador Max Prejuízo (PSB) esteve reunido na tarde de ontem, 06, em Brasília, com o senador Valadares (PSB) e o deputado federal Valadares Filho (PSB). O parlamentar, que foi à capital federal em busca de liberação de verbas para continuidade da obra de cobertura do Canal 5, no conjunto Augusto Franco, aproveitou a oportunidade para solicitar emendas parlamentares que beneficiam Aracaju.

Cobertura
"Mostrei ao deputado e ao senador a importância da pavimentação do Barroso e da cobertura do Canal 3, ambos no Augusto Franco, para a melhoria da qualidade de vida da população. Além de uma reivindicação da comunidade, é uma necessidade", disse Max.Através desta reivindicação, o vereador Max Prejuízo conseguiu, junto aos parlamentares, o compromisso de duas indicações de emendas ao Orçamento da União para o ano que vem. "Vamos estudar a melhor forma, mas já é um compromisso nosso", disse o senador Valadares.

Exposição no Mirante Homenageia o Dia da Fotografia
O Espaço Mirante da Praia Formosa, unidade vinculada à Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), em parceria com o fotógrafo José Aquino, fará uma homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, que é comemorado dia 19 de agosto, com a mostra fotográfica intitulada "O Fotógrafo em Todas as Poses". A exposição será aberta no dia 12, as fotos foram clicadas por estudantes de fotografia. Para os interessados em visitá-la, basta comparecerem de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e nos fins de semanas e feriados, das 9h às 13h. O Mirante fica localizado no Calçadão da 13 de Julho.

AIESEC Aracaju realiza Clean Beach na praia de Atalaia
Dia 14 de Agosto é o dia de Combate a Poluição. Tendo a comemoração da data em mente, a AIESEC Aracaju, ONG que reúne estudantes universitário de vários países, irá realizar uma ação de limpeza da Praia da Atalaia. Recolhendo resíduos, lixos e outras coisas descartadas na areia e que poluam o ambiente.

Em Aracaju, será sábado, 10, a partir das 8h, na Atalaia
Com a frase “O mesmo homem que já foi capaz de chegar na Lua, ainda não resolveu um problema tão sério: poluição”, a organização reunirá seus membros na manhã do sábado. Dividida em duas frentes, a ação irá sair simultaneamente do Oceanário e do Banho Doce que no final, irão se encontrar. “Iremos recolher o lixo existente na praia para que tenha uma limpeza maior e mais consciência da população”, explica Ana Beatriz, uma das organizadoras. Contato: 9165-8386 ana.barros@aiesec.net

Leilão
A Cosil disponibiliza até o dia 20 de agosto um leilão online de móveis, utensílios e eletrodomésticos. Todos os itens que serviram de decoração de um apartamento do empreendimento Vitta estão disponíveis para lances no site www.sold.com.br. Dentre as peças estão sofá, cama de casal, televisor, máquina lavadora, aparelho de ar-condicionado, armário, chuveiro, berço, peças de vestuário, mesas, artigos de decoração, entre outros. Os interessados podem visitar os lotes disponíveis no endereço Avenida Adélia Franco, s/n (Stand Central da Cosil), bairro Grageru, Aracaju/SE, das 8h às 18h. O leilão é nacional e a responsabilidade pela retirada e transporte dos itens é dos compradores.

GBarbosa apoia espetáculos no Teatro Atheneu I
O teatro em Sergipe terá o incentivo da rede GBarbosa neste mês de agosto. A marca varejista apoia três peças teatrais em Aracaju: o “Conto de Verão”, voltada para adolescentes e com atores do núcleo da Malhação, com sessões nos dias 9 e 10, às 20h. A peça “Valente” inspirada na animação de mesmo nome, conta com efeitos especiais, trilha sonora, cenários, figurinos, com uma dramaturgia voltada para a formação dos valores das crianças. Esta terá sessão única no dia 24 de agosto, às 17h. Já para os pais, a peça “Assunta Brasil” é uma dica para quem gosta de dar boas risadas, que mistura comédia, música e poesia, acontece também no dia 24 de agosto, às 21h, todas serão realizadas no Teatro Atheneu.

GBarbosa apoia espetáculos no Teatro Atheneu II
O gerente de marketing do GBarbosa, Thiago Donald, afirma que a rede apoia peças e eventos por acreditar que a cultura seja a modificadora da sociedade. “Apoiar tanto peças educativas, como eventos que disseminem os valores da sociedade e mostrem a importância da cultura para uma boa educação, é uma excelente forma de associar a marca do GBarbosa”. Reinaugurado em março 2012, o Teatro Atheneu é o mais antigo espaço cênico de Sergipe. Foi concebido como auditório para atividades complementares do Colégio Atheneu Sergipense, mas ganhou identidade própria com o passar do tempo. Que a iniciativa privada continue apoiando a cultura em Sergipe.

Agenda
07 DE AGOSTO – Para os muçulmanos, o calendário assinala o fim do Ramadã, que é o nono mês do calendário para os que professam o ISLAMISMO, uma religião monoteísta baseada nos ensinamentos de Mohamed (570/632), chamado no ocidente de Maomé. Seu livro sagrado é o ALCORÃO. O islamismo chega ao Brasil com escravos africanos. A primeira mesquita fundada em nosso país é de 1929, em São Paulo, por imigrantes árabes. A cidade histórica de Laranjeiras completa, hoje, 181 anos de existência. João Ribeiro, Horácio Hora, Edith Vinhas, João Sapateiro são algumas das personalidades mais destacadas da outrora chamada “Atenas de Sergipe”. A professora Zizinha Guimarães, que deu enorme contribuição à educação laranjeirense, embora não tenha nascido em Laranjeiras, merece, de igual forma, uma citação especial. Na área política, nomes que merecem ser lembrados são Augusto Franco, Albano Franco, Francisco Rollemberg, Heráclito Rollemberg. Claro que numa época bem mais recente. O atual prefeito da cidade é José Menezes Leite Neto, o “Juca Bala”, do PMDB, com mandato até 2016.

Curtas
FAMÍLIA DE PMs É SEPULTADA SOB FORTE COMOÇÃO E INDIGNAÇÃO. /// PRIMEIRA CHAMADA DO “MAIS MÉDICOS” PREENCHE APENAS 6 POR CENTO DAS VAGAS. /// APÓS QUEIXAS, DILMA PROMETE QUE VAI AMPLIAR DIÁLOGO COM SENADORES. /// GOVERNO DEVE ESTENDER REGULAÇÃO DA TV PAGA À INTERNET. /// CARNÍVOROS ÉTICOS GANHAM FORÇA AO EXIGIR TRATAMENTO DIGNO A ANIMAIS. /// INCRA PRETENDE DIMINUIR ÍNDICE DE DESMATAMENTO EM 80 POR CENTO ATÉ 2020. /// FORÇA TAREFA VAI INVESTIGAR 45 INQUÉRITOS SOBRE LICITAÇÕES DE TRENS E METRÔ EM SÃO PAULO. /// MERCOSUL PROTESTA NA ONU CONTRA ESPIONAGEM PROMOVIDA PELOS ESTADOS UNIDOS. /// GEORGE SOROS LANÇA OPERADORA 4G EM SÃO PAULO. /// URUGUAI FIXA PREÇO DA MACONHA:  5,75 REAIS. /// FUKUSHIMA VÊ EMERGÊNCIA POR RADIAÇÃO EM ÁGUA. /// EM SANTA CATARINA, MENINO DE 11 ANOS É FLAGRADO DIRIGINDO VEÍCULO EM RODOVIA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Futebol é negócio
Indiscutivelmente, o futebol profissional é um negócio. Os clubes, portanto, devem funcionar como empresas. Nesse particular, os europeus estão anos-luz à nossa frente. Somente a partir do novo milênio, após a virada do século XX para o XXI esse processo foi intensificado, embora já tenha dado seus primeiros passos nas duas últimas décadas (anos 80 e 90). Claro que ainda existe um colossal “gap” (fosso), entre os grandes clubes e os pequenos. O Brasil é um país de dimensões continentais. Dos 100 principais clubes de futebol brasileiros apenas 20 pertencem à chamada elite. Esses disputam o campeonato da série A, o chamado brasileirão. Ultimamente, o Corinthians tem ocupado uma posição de vanguarda no ranking nacional, destacando-se, a um só tempo, no quesito número de torcedores e na eficiência administrativa, o que se refletiu na conquista da Taça Libertadores da América e do mundial de clubes. Outras grandes agremiações como o Grêmio e o Internacional de Porto Alegre e o Fluminense, do Rio de Janeiro, este contando, há décadas, com um patrocinador de vulto, a UNIMED, têm, também, dado passos importantes. Mas outras, como o Vasco da Gama, o Flamengo e o Botafogo, do Rio, e Palmeiras, São Paulo e Santos, não têm mostrado um desenvolvimento organizacional e empresarial à altura de suas tradições.
A CBF começa a corrigir um erro que sempre cometeu e passa a apoiar competições fora do eixo Rio/São Paulo/Minas/Rio Grande do Sul. A Série B é um exemplo disso. Mas o apoio aos clubes da C e da D ainda deixa a desejar. Em Sergipe, o Confiança é o clube que mais se aproxima do modelo ideal. Mas o Sergipe, tido como o Mais Querido, depois de viver uma década perdida, conseguiu reestruturar-se, venceu o campeonato de 2013, disputa a Série D pensando na C e precisa, somente, desenvolver um projeto de modernização administrativa, mirando-se nos exemplos dados por Corinthians e Flamengo, para, criando a categoria de sócio-torcedor, proporcionar um respaldo financeiro capaz de, pelo menos, cobrir as despesas do departamento de futebol. Ao mesmo tempo, sua diretoria esforça-se para conseguir contratos de patrocínio e implantar, de outra parte, a comercialização de camisas e outros itens. Como é sabido, as rendas dos jogos já deixaram, há muito tempo, de ser a principal fonte de renda dos clubes que funcionam, realmente, como empresas. Direitos de transmissão pela TV representam outro item de vital relevância. Afinal, minha gente, FUTEBOL É NEGÓCIO.

Liberdade – 60 Anos
Fundada em 7 de setembro de 1953, a Rádio Liberdade AM 930 completa, este ano, 60 anos de existência. Renato Nogueira, competente produtor, é o coordenador do projeto que vem sendo desenvolvido visando a comemorar esse importante evento. Já estão no ar chamadas especiais de excepcional qualidade, destacando fatos, nomes, programas e coberturas efetuadas pela emissora ao longo dos últimos 60 anos. A atuação de Renato Nogueira na coordenação dos trabalhos merece uma citação especial. Todos os integrantes da equipe comandada por Otacílio Leite estão incorporados às atividades ligadas ao aniversário da segunda mais antiga emissora de rádio de Sergipe. Na primeira semana de setembro, serão apresentados programas especialmente elaborados, sendo que no dia 7, consagrado à Independência do Brasil, a Liberdade transmitirá, diretamente da Av. Barão de Maruim, reeditando o que ocorreu no ano de sua fundação (1953). Bola branca para a turma da Liberdade AM.

Jogo decisivo
O Sergipe terá, no próximo domingo, em Juazeiro, uma prova de fogo, diante do quadro local do Juazeirense. Uma das melhores equipes de toda a Série D, o Mais Querido poderá carimbar seu passaporte para a próxima fase do certame, em que começarão a ser disputados os famosos e perigosos mata-mata. Uma vitória rubra será de vital importância na luta por uma vaga na Série C.

Copa Brasil
A CBF realizou ontem (6), sorteio para as quartas de final: Luverdense X Corinthias (1º jogo em Mato Grosso); Palmeiras x Atlético (PR) (1º jogo em S. Paulo); Santos X Grêmio (1º jogo em Santos);  Internacional X Salgueiro (1º jogo em Porto Alegre); Fluminense X Goiás (1º jogo no Rio de Janeiro); Botafogo X Atlético (MG) (1º jogo no Rio de Janeiro); Cruzeiro X Flamengo (1º jogo em Belo Horizonte) e Nacional x Vasco (1º jogo em Manaus). As primeiras partidas serão realizadas nos dias 21 e 22 de agosto e os jogos de volta nos dias 28 e 29 do mesmo mês.

Copa sul-americana
Já está em andamento, em sua primeira fase, com a participação de vários clubes do continente. As equipes disputam o direito de passar para a segunda fase.

Artilharia
No Brasileirão, dois são os principais artilheiros: Maxi Biancucchi, do Vitória da Bahia e William, da Ponte Preta.

Memória do esporte
07 DE AGOSTO – (1955) – O Palmeiras vence o América, do Rio de Janeiro, por 10 a 3, em São Paulo, e registra a maior goleada da história do Torneio Rio/São Paulo. (1971) – O argentino Hector Scotta marca o primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Scotta assinala o primeiro gol do Grêmio na vitória sobre o São Paulo, por 3 a zero, no Morumbi. O título da competição seria conquistado pelo Atlético Mineiro.

Jogo rápido
O Barcelona fará amistoso amanhã, na Tailândia, contra a seleção tailandesa. /// Resultado da crise do São Paulo: o número de torcedores/sócios (sócios-torcedores) está diminuindo. /// Libertados, os 12 torcedores do Corinthians que ficaram presos em Oruro pensam em processar o governo boliviano por danos morais. /// Alex Rodriguez, o jogador mais bem pago da Liga de Beisebol dos Estados Unidos, sofre punição por uso de doping. A pena aplicada é a de suspensão por 211 jogos. /// Sérgio Cabral resolve não mais demolir a escola municipal Friedenreich. /// Desistência de Eike Batista provocará redução no preço dos ingressos do Maracanã, que deverá ficar em 50 reais (os mais baratos). /// Marin anuncia que não será candidato. /// A bola da vez é Marco Pólo Del Nero, atual presidente da Federação Paulista. /// Na FSF, Milton Dantas é o mais cotado para substituir Carivaldo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MarceloDeda  Amor por esta terra e por esta gente: Viva Sergipe! Eu te amo, Aracaju!

www.twitter.com/henriclay  IBOPE revela: 92% são a favor de reforma política por lei de iniciativa popular.

www.twitter.com/sargentoedgard  Para que a população entenda que a falta de segurança não é nossa culpa, hoje se aposentaram mais 5 PM's, em média são 20 por semana.

www.twitter.com/freibetto  E agora tucanos, como explicar a maracutaia do metrô de SP? A Siemens que o diga! REFORMA POLÍTICA JÁ!

www.twitter.com/fontes_mel  Tá tudo errado! Tem tanta coisa pra mudar, que eu não sei por onde começar…

www.twitter.com/rosana  Sério, gente, 56 anos na cara, 40 de trabalho e tenho que aguentar gente julgando se 'acertei' ou 'errei' ao publicar um tweet.

DO LEITOR

Fiscais da Emsurb são omissos no centro. Comerciantes usam vagas de carros para vender mercadorias
Da leitoraCristiana L. Correia:”No sábado do Carnaval tentei estacionar meu carro no centro e não consegui porque o

Comerciante resolveu estender venda da loja num carrinho….

…outro usa espaço do estacionamento para material de construção. E a Emsurb nada faz.

estacionamento da rua estava fazendo jus ao nome: um verdadeiro carnaval com plantas e areia (foto anexo). Falei com um guarda da SMTT e ele disse que seria com a Emsurb. Me deu telefone da fiscalização, telefonei e ninguém atendeu.Em abril, fui ao centro novamente e vi a mesma loja da Florentino Menezes colocando plantas no meio da rua consequentemente tomando vaga dos carros. Telefonei pra EMSURB dia 08/04, fiz a denúncia, me deram protocolo 29390 e achei que providências seriam tomadas.Dia 19 de julho fui ao centro novamente e agora o dono da loja colocou as plantas em uma carrocinha. (foto em anexo). Encontrei alguns fiscais em frente ao ex Hotel Pálace e expliquei pra eles a situação. Disse ainda que já tinha feito denúncia na EMSURB. Então, falaram que iriam averiguar. Mas, não foram. Passaram direto pelo local sem se incomodar. Eu os encontrei novamente na esquina da José do Prado Franco com Florentino Menezes, disse que estavam a menos de 20 metros do local e pedi que fossem até a loja tomar providências. No entanto, sabe qual foi a resposta deles? Que iriam quando quisesse e não quando eu mandasse. Os nomes deles eram Valmir e Janisson e um deles era o chefe da fiscalização, pode?
Quinta-feira dia 01 de agosto, passei pela mesma loja e tudo continua como "antes no quartel de Abrantes".Todos sabem da dificuldade de estacionar no centro e uma loja usar o espaço dos carros pra colocar plantas, o fiscal vê  e não toma nenhuma providência, é um absurdo. Obs: Favor publicar este email no seu blog ou simplesmente colocar as fotos. Com isso, espero que os fiscais da Emsurb fiscalizem e multem quem desobedecer as regras.”

ARTIGO

Com João é assim: palavra dada é palavra cumprida!  por Júnior Torres* e Leonardo Alves**

No início da semana passada, durante entrevista coletiva, o prefeito João Alves Filho apresentou aos aracajuanos a nova permissionária do transporte coletivo da Capital. A Atalaia Transporte, empresa de “know rall” internacional, é a substituta das Viações Cidade de Aracaju – VCA, e São Cristóvão, ambas expurgadas do Sistema em razão dos péssimos serviços prestados à população.

Ainda naquela coletiva, doutor João Alves afirmou que os ônibus da nova empresa começariam a circular já no final de semana subsequente ao anúncio. Muitos desacreditaram. Disseram, por despeito ou talvez por desconhecimento, que seria impossível colocar os veículos para rodarem num espaço tão curto de tempo. Pois bem! O final de semana chegou e, como havia se comprometido o Negão, trouxe consigo os carros da  viação Atalaia.

Não só pelas suas cores – azul, amarela e branca – mas, principalmente, pela sua qualidade, os ônibus da Atalaia Transporte destacam-se pelas ruas da cidade. São veículos novos e seminovos, todos em excelente estado de conservação. Maiores e mais aconchegantes do que os convencionais, oferecem dignidade aos usuários do serviço. Por enquanto são 40, entretanto, conforme prometido por João, em cerca de mais 70 dias, chegarão a 146.

Doutor João, além de exigir qualidade à nova permissionária, também lhe determinou que fosse dada preferência à contratação dos rodoviários demitidos pelas famigeradas VCA e São Cristóvão. E assim se deu. Com isso, o prefeito de Aracaju impediu que centenas de pais e mães de famílias ficassem desamparados, em função da falta de competência empresarial do senhor Lauro Menezes, o famoso Laurinho da Bonfim.

As boas notícias sobre do transporte coletivo em Aracaju não param por aí. Na última semana, esteve por aqui a equipe técnica do arquiteto e urbanista curitibano, Jamie Lemer. Os engenheiros colaboradores do renomado urbanista visitaram as principais ruas e avenidas da Capital. Fizeram os estudos conclusivos acerca das vias onde poderão ser construídos os corredores para a implantação do “Bus Rapid Transit” – BRT. Um compromisso de campanha assumido pelo agora prefeito João Alves.

Semana passada também, estiveram reunidos em audiência o governador em exercício e os prefeitos dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Na oportunidade, João Alves assumiu o compromisso de concluir em 120 dias a licitação do transporte público da Grande Aracaju. O prazo, a princípio, pode parecer exíguo, uma vez que as administrações anteriores tiveram 25 anos para fazê-la e não fizeram, contudo com João é assim: palavra dada é palavra cumprida!

*Acadêmico de Direito e Presidente da Juventude do Democratas em Aracaju; e

**Advogado e Vice- Presidente da Juventude do Democratas em Aracaju.

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“O tempo não para e no entanto ele nunca envelhece.”

“Sou um liberal de extrema esquerda.”

Caetano Veloso, cantor e compositor brasileiro, nasceu em 07 de Agosto de 1942.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários