Márcio Macedo e a casa sem alicerce

Em uma das parábolas bíblicas conta-se que havia dois homens: um prudente e sábio, que construiu sua casa sobre uma rocha, com um alicerce bem sólido, num terreno bem firme que agüentou todo o tipo de tempestade e intempéries da natureza. Já o outro homem, era tolo e imprudente. Construiu sua casa sobre a areia, sem alicerce e com a chuva e a tempestade a residência foi destruída totalmente.Através dessa parábola Jesus Cristo passou a mensagem que cada homem tem que construir sua vida em cima de um alicerce pautado na correção, na prudência e vários atributos positivos.

Pois bem. Todo o Sergipe sabe que a eleição de Márcio Macedo para a Câmara dos Deputados deve-se, sobretudo, a uma pessoa: José Eduardo Dutra.  Quando José Eduardo abriu mão da candidatura para se dedicar a campanha de Dilma, Márcio Macedo, subiu no cavalo selado (a vaga), e teve o respaldo, não só político, mas principalmente financeiro da direção nacional do PT, através de José Eduardo. A prestação de contas está aí para todo mundo comprovar.

E dentro do PT, o grupo liderado por José Eduardo tem uma sintonia boa com o grupo de Marcelo Déda e entre os nomes de consenso dos dois para disputar a prefeitura de Aracaju está o do atual vice-prefeito, Silvio Santos, que também apoiou Márcio Macedo substancialmente. A nomeação de Silvio Santos para a Secretaria Municipal de Saúde faz parte desta estratégia.

E aí aparece aquele segundo homem da parábola do início deste artigo: Márcio Macedo. Que ao contrário de Silvio Santos e outros petistas, não construiu sua caminhada (casa) com alicerce forte para as eleições 2012, mas resolveu trabalhar nos bastidores para conquistar amigos e apoiadores.

E nos últimos dias Márcio Macedo vem procurando lideranças e até mesmo empresários, buscando recompor seu relacionamento desgastado fruto do “alter ego”, ou melhor, o “outro eu”, que foi manifestado após a vitória no ano passado. E não adianta tentar desmentir, há testemunhas e o espaço pode divulgar os nomes, mesmo que possa “constranger” o deputado.  

Márcio Macedo não construiu sua candidatura em cima de um alicerce forte e, mesmo nos bastidores não aguentará uma ventania qualquer. Aliás, a pergunta é: o que José Eduardo, que torce para Silvio Santos, acha de tudo isso?

Reforma administrativa chega a AL I

O governador Marcelo Déda enviou ontem o projeto de reforma administrativa a AL. Entre outras coisas o projeto cria a secretaria de desenvolvimento urbano (Deso, transporte, habitação e saneamento) que terá à frente Sérgio Ferrari; Cria a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania que terá como titular o ex-deputado Iran Barbosa; Cria a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, que terá como titular Maria Teles.

 

Reforma administrativa chega a AL II

Além disso a proposta retorna com a Secretaria do Turismo que terá como titular o vereador de Aracaju, Elber Batalha Filho e cria três sub-secretarias: movimentos sociais, articulação com os municípios e administração e logística. Chico Buchinho assumirá a pasta dos movimentos sociais e comenta-se que o ex-deputado  Jorge Araújo a de articulação com os municípios

TV Sergipe e Albano Franco I

Quando este espaço publica alguma nota sobre a situação atual da TV Sergipe tem apenas a intenção de manifestar uma preocupação com os colegas de imprensa e todos os funcionários daquela empresa. Este jornalista passou por lá, como editor do Bom Dia, por alguns meses e depois pediu para sair por conta do regime que já achava “pesado” de plantões.

 

TV Sergipe e Albano Franco II

Agora uma coisa é certa: o principal responsável pelos maus tratos que os funcionários sofrem atualmente é Albano Franco, que trouxe o tal Paulo Siqueira (a peso de outro) que ninguém gosta e atacando até mesmo o sindicato da categoria. Com certeza se Augusto Franco estivesse vivo, pelo homem justo que era, já teria revertido esta situação. A TV Sergipe hoje afronta sindicatos, leis trabalhistas e despreza os autênticos profissionais ao ponto de jogar fora nomes como Dânia Matos, Paloma Vasconcelos, Vieira Filho, Lígia Tricot, essa última, uma jornalista conceituada em todo o país.

TV Sergipe e Albano Franco III

Os funcionários com quem o blog conversou, falaram que gostariam de ver a presença do empresário Ricardo Franco e da mãe dele a Dra. Leonor Barreto Franco, duas pessoas firmes e decididas, à frente da gestão da empresa, todos acham que certamente a empresa cresceria com mais responsabilidade e respeito. Para quem acha que o blog está entrando numa seara particular é preciso lembrar que a TV Sergipe é uma concessão pública. Soube que algumas pessoas estão coletando documentos para divulgar em sites nacionais como o do jornalista Paulo Henrique Amorim da Rede Record e outros.

Hospital do Câncer I

Ao conceder entrevista a FM Liberdade, no programa de George Magalhães, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães explicou que o projeto do Hospital do Câncer foi apresentado ao ministério da Saúde há algum tempo e que inicialmente seria através de Parceria Pública Privada, mas como não deu certo a proposta teve que ser corrigida. O secretário defende que o hospital seja construído ao lado do Hospital de Urgência, tendo todo equipamento e estrutura própria, mas que possa compartilhar alguns serviços.

 

Hospital do Câncer II

E ontem, o líder do governo Francisco Gualberto reforçou o que este espaço publicou na segunda-feira de que a “oposição ao governo de Sergipe está querendo evidenciar um problema que não existe no âmbito dos partidos que integram o bloco de apoio ao governador Marcelo Déda”. “Não existe ciumeira alguma, como insinua o líder da oposição. Por parte do nosso governo e da nossa bancada, não tem ciúme algum. Pelo contrário. Queremos é contribuir para que o projeto do hospital aconteça o mais breve possível”, garante Francisco Gualberto.

 

Comissões de Corretagem

O blog vem recebendo reclamações de corretores de imóveis que não estão recebendo suas comissões de uma construtora que até pouco tempo era considerada pequena no mercado de Sergipe, mas hoje, pelo menos pelas campanhas publicitárias, é considerada de médio a grande porte. Como o blog defende a união em torno do bom senso, vai aguardar alguns dias para ver se o problema será sanado.

 

Motorista do DER bêbado

E os telejornais da TV Sergipe mostraram ontem uma cena deprimente: um motorista do DER completamente bêbado, que a noite, colidiu o carro da empresa com outros três veículos. Estava tão bêbado que dormiu dentro do carro esperando a justiça Volante. Além de perder a carteira e as multas de trânsito, este motorista deve ser punido pela direção do DER, além de ser responsabilizado por todo dano ao veículo público. O blog vai acompanhar todo o processo administrativo que será aberto dentro do DER.

 

Festival é lançado

A festa da arte vai começar. Na manhã desta terça-feira, 01, foi lançado em grande estilo no Teatro Lourival Baptista, o Festival do Teatro Sergipano. O evento que ocorre entre os dias 15 e 28 de março promete movimentar o cenário artístico de Sergipe e promover a formação de plateia para os grupos do Estado. Ao todo serão 25 grupos de teatro que se apresentarão no Festival, destes, sete são do interior de Sergipe de cidades como Santo Amaro, Estância, Gararu, Poço Redondo, Lagarto e Laranjeiras. Sem dúvida será uma grande festa da Cultura sergipana.

 

Missa de 30º dia – Antônio Sarmento, dia 03

Maria Aciele Fontes Sarmento da Silva, esposa, Marco Sarmento, filho, Cristina Sarmento, nora e demais familiares convidam a todos para a Missa de 30º Dia de Antônio Sarmento da Silva, servidor público federal aposentado do IBGE, que será realizada na próxima quinta-feira, 03 de Março, às 20h, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, do Colégio Salesiano, bairro Cirurgia, em Aracaju. Desde já a família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

 

Aniversário

Além de uma programação cívica, esportiva e de lazer, prefeito Edvaldo Nogueira anuncia hoje, 02, às 9h, no auditório do Centro Administrativo, tudo que acontecerá em torno da programação dos 156 anos da cidade de Aracaju. O convite é estendido à imprensa sergipana.

 

Frota renovada I

O primeiro evento em comemoração ao mês de aniversário de Aracaju ocorre nesta quinta, 03. Edvaldo Nogueira entrega à população mais 20 novos ônibus, às 8h, em frente ao Palácio Ignácio Barbosa, praça Olímpio Campos.
A medida faz parte do processo de renovação da frota, iniciado pela Prefeitura em 2007, em parceria com empresários do setor.

 

Frota renovada II

Nos últimos três anos foram investidos cerca de R$ 45 milhões na melhoria do transporte público.Segundo o prefeito, nesse período mais de 180 novos ônibus entraram em circulação, o que representa uma renovação de cerca de 30% da frota. A meta para este ano é atingir 50%. Os novos veículos têm elevadores para cadeirantes, assentos especiais e GPS.

 

Comparação esdrúxula

Algumas pessoas estão comparando o show que foi realizado no domingo na Coroa do Meio, que teve um incidente com a Pelotão Ambiental com o Pré-Caju. Existe uma diferença grande: o Pré-Caju é um evento realizado com respaldo de leis municipal e estadual, além do apoio dos governos nas três esferas. Além disso tem a devida fiscalização do MPE, autorizada sua realização através de decreto pela PMA para uso do solo público, gerando milhares de empregos temporários, além de renda e desenvolvimento. Tem também licença ambiental expedida pela  Adema e Secretaria do Meio Ambiente. No próximo ano será realizado de 19 a 22 de janeiro durante Verão Sergipe, na Avenida Beira Mar.

 

Laicidade

O Brasil é um país laico. Uma prova inconteste foi dada pelo vereador Ivaldo José, ao ler a ata da sessão anterior, na última segunda-feira, na Câmara Municipal. De repente, Ivaldo, que é radialista e ex-repórter de televisão, deparou-se com uma citação bíblica. Ao final, ao invés de capítulo e versículo, como é de praxe, o parlamentar do PDT disse, simplesmente: 28 ponto 1. A bancada evangélica e os católicos Moritos Matos e Magal da Pastoral devem ter achado muito interessante.

 

Aviso inócuo

Na fachada do prédio em que funciona a USES – União Sergipana de Estudantes Secundários, está escrito, em um vistoso painel: USES – Rua Propriá, esquina com a praça Olímpio Campos. Dá para lembrar o Geraldão, quando era o locutor oficial do Batistão. Certa vez, com aquela praça de esportes lotada, Geraldo Oliveira, com seu conhecido vozeirão, anunciou: começa a chover no Batistão.

 

Mudanças no PSDB

Na pauta da nova direção, o rompimento com a administração municipal. Tucanos adotam nova postura, sob a presidência do empresário Adierson Monteiro. Ontem, no programa de George Magalhães, o ex-deputado Albano Franco confirmou a tendência.

 

Reforma administrativa

Do Senado, foi mesmo engavetada. Proposta há dois anos, nem possui um relator.

 

Catapulta

É para que servirá um novo partido que está sendo implantado. Depois, poderá fundir-se com outros, inclusive o PSB. Mas será que os socialistas vão, mesmo, entrar nessa? – E agora, José, ou melhor, Antônio?

 

Hospital sem copo descartável

Um leitor deste espaço, ligou para informar que na última segunda-feira teve que internar uma pessoa de sua família através do Ipes Saúde, no Hospital da Polícia Militar – que hoje é usado por todos servidores públicos – e, pasme, caro leitor, não tinha nem mesmo copo descartável para beber água. Sem falar na falta de medicamentos, apesar da abnegação das enfermeiras. O leitor conseguiu remover sua parente para outro hospital, já que o HPM está hoje com as condições de atendimento totalmente precárias.

 

Operação Azul Marinho

No dia 17 de março de 2011, todos os guardas que trabalham no trânsito passarão a utilizar o seu fardamento azul marinho regulamentar de guarda municipal, essa medida visa demonstrar a sociedade quem é guarda concursado que trabalha na SMTT, o guarda que veste a farda de cor caqui além de cometer ilegalidade, (pois não há previsão legal para que o guarda utilize este uniforme), confunde a sociedade aracajuana, esperamos que o superintendente de transito entenda a necessidade urgente deste ato e até ajude na aquisição dos uniformes.

 

ASEOPP tem reunião com presidente do Banese I

Na última reunião-almoço de fevereiro promovida pela ASEOPP o convidado especial foi uma figura que já é bastante conhecida pelos associados pela freqüência com que participa dos encontros da associação, o presidente do BANESE Saumíneo Nascimento.

 

ASEOPP tem reunião com presidente do Banese II

Saumíneo fez questão de dizer que é sempre “satisfatório e proveitoso participar das reuniões na ASEOPP” e, sobretudo, que admira a postura de uma entidade que busca solucionar os problemas do setor, estimular a competitividade a fim de melhorar a qualidade dos serviços, e incentiva o associativismo.Ele falou ainda sobre o convênio firmado com a associação em setembro de 2010 que oferece taxas e créditos especiais para os associados.Saumíneo parabenizou em especial a diretoria da ASEOPP pelos empenhos feitos para resolver os problemas do setor de forma unida e respeitosa, bem como pelos resultados alcançados em 2010.

 

Blog do Clóvis atualizado

Vejam agora em http://clovisbarbosa.blogspot.com/: finalmente, Mata Escura é levado ao patíbulo onde é enforcado, cumprindo-se, assim, a pena de morte que lhe foi imposta por sentença do Juízo de Itabaiana. Antes de morrer ele fala para o povo, aconselhando-o a não seguir o seu exemplo, pois os ricos eram os responsáveis pelos assassinatos, já que eram os mandantes; – Conheça Florbela Espanca, essa maravilhosa poetisa portuguesa, a quem Fernando Pessoa disse ser ela uma “alma sonhadora, irmã gêmea da minha”;- Cavaco Silva e a lição da morte política, artigo de Clóvis sobre as recentes eleições para Presidente em Portugal e o péssimo exemplo dado por Defensor Moura, o lanterninha do pleito, que afirmou após os resultados: “não felicito quem ganhou”.

Lucro do Bacen

15 bilhões e 700 milhões de reais foi o lucro do Banco Central em 2010. O resultado foi 180 por cento maior do que o registrado em 2009.

 

Conta eletrônica

Os bancos estão autorizados a oferecer aos seus clientes um novo tipo de conta, chamada “eletrônica”, a ser movimentada exclusivamente por meios eletrônicos (internet, celular e terminais). Essa modalidade estará isenta de taxas, à exceção da de cadastro. Os demais serviços, em número de 18, serão inteiramente gratuitos.

 

Desemprego

Como uma das metas é reduzir custos com pessoal, é bastante provável que haja demissões no setor bancário, com a introdução da conta eletrônica.

 

Daslu

65 milhões de reais foi o valor pago pela LEEP, dona da Parmalat, pela marca Daslu e uma de suas lojas.

 

Governo atende pleito do CDL

O governador Marcelo Déda autorizou a Secretaria de Estado da Fazenda prorrogar para o dia 16 de março a data de pagamento do ICMS relativo ao mês de fevereiro/2011, atendendo desta forma a solicitação da classe empresarial, que alegou dificuldades em função de que com o Carnaval a data estabelecida inicialmente (9 de março) ficou muito imprensada no calendário do mês, com poucos dias úteis para o pagamento do imposto. Nos próximos dias, a Secretaria da Fazenda vai editar a portaria que oficializa a prorrogação da data de pagamento do ICMS de fevereiro. De acordo com a Sefaz, não foi possível conceder um prazo maior em função dos compromissos do Estado com as despesas do mês de março, principalmente em relação à cota dos poderes no dia 18.

 

Reestruturação do PV

O professor Anderson Gois (PV), suplente de deputado estadual, ficou animado com as declarações da ex-senadora Marina Silva (PV) sobre a possível reestruturação da sigla com uma nova visão programática e no modo de operar as políticas internas do partido – a ex-presidenciável e ex-senadora Marina Silva falou ao Valor Econômico sobre a sua intenção de discutir mudanças no programa do partido verde e no modo como se opera o partido internamente de modo antidemocrático e sem consulta as bases, o grupo liderado por Marina tenta isolar os militantes mais antigos e que mantém hábitos fisiologistas.

 

Mudança na  direção

Ela terá uma reunião hoje com o presidente nacional da sigla, José Luís Pena, e com o vice-presidente, Alfredo Sirkis. Espero que sejam viáveis as mudanças propostas por Marina Silva e que no meio do ano haja a mudança de direção nacional do nosso querido partido. É bom lembrar que uma das condições para Marina migrar do PT para o PV, há um ano e meio, foi a possibilidade de refundar o partido e construir uma terceira via programática para tentar quebrar a polarização nacional entre PT e o PSDB? falou Anderson Gois.

 

Estacionamento nos shoppings-center

Declarada inconstitucional desde 2006 pelo Tribunal de Justiça do Estado, a lei municipal que proíbe os centros comerciais (shoppings), supermercados, faculdades e outros estabelecimentos cobrar pela utilização de seus respectivos estacionamentos, o campo está livre para que os dois shoppings existentes em nossa capital iniciem a cobrança. No Rio Mar, os equipamentos já estão funcionando, embora gratuitamente, em caráter experimental. A seguradora é a Itaú. Já no Jardins, as obras de colocação dos novos equipamentos estão em andamento.

 

Casas de taipa I

Em discurso realizado durante o pequeno expediente da sessão de hoje, 01, o deputado federal Heleno Silva (PRB), informou que está enviando um requerimento de indicação a Casa Civil da Presidência da República e ao Ministério das Cidades para adoção de medidas de atendimento às populações que habitam em casas de taipa.

 

Casas de taipa II

O parlamentar demonstrou preocupação com a quantidade dessas casas que ainda existem no Brasil. “Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aproximadamente 600 mil famílias no país ainda vivem nessas condições subumanas e tem a saúde prejudicada devido às doenças, a exemplo, doença de Chagas. Só no meu estado, Sergipe, há relatos que ainda existem 6 mil casas de taipa”, informou Heleno.

 

E-mails

Um vírus no PC do titular deste blog fez com que vários e-mails recebidos nos últimos dois dias fossem deletados do sistema. O blog pede desculpas aos leitores e pede a quem desejar que reenvie os e-mails que foram enviados para o “Espaço do Leitor”.

 

Terceira via

Os partidos PSB, PDT e PC do B, cada vez mais incomodados com a fome petista pelo poder, buscam uma terceira via. Em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), articula a formação de uma nova agremiação política, que já tem uma incorporação ao PSB praticamente acertada, numa jogada para preservar os seus membros no que toca à fidelidade partidária.

 

Eduardo Campos

O PT deseja ter o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como candidato a vice-presidente, em 2014.

 

Eleição municipal

 O bloco liderado pelo PSC, em Sergipe, já confirmou que terá candidato a prefeito, em 2012.

 

Financiamento público

As campanhas políticas poderão ter financiamento público. Esta é uma das tendências que vêm obtendo grande apoio dos interessados na reforma política a ser discutida e provavelmente aprovada, ainda este ano. A queda do voto de legenda também está sendo bastante cotada.

Maria será titular de duas comissões I

A Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) assumiu, como membro titular, a Comissão Permanente de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. Para ela, um dos grandes temas que voltará a ser discutido pela Comissão neste biênio será a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, evento de grande porte que trará novas divisas para todas as Regiões brasileiras. Esta será a segunda vez que a parlamentar assume a titularidade dessa Comissão temática, composta por 17 senadores.

 

Maria será titular de duas comissões II

Maria também foi indicada pelo DEM para assumir a Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes, na qual já teve assento, seguidamente, de 2000 até 2008, quando se licenciou para tratamento de saúde.  A Comissão de Educação será instalada amanhã (2), com a eleição de sua mesa diretora.

Sala especial para crianças deficientes

Agora as crianças com necessidades especiais do município de Riachuelo, a 31 km de Aracaju, receberão um serviço educacional diferenciado, com a implantação da sala de recursos multifuncionais, construída na Escola Municipal Leonor Barreto Franco.O espaço possui banheiros adaptados, computadores especiais, jogos educativos que estimulam o aprendizado de uma forma diferente, filmes, entre outras coisas. “O espaço foi totalmente projetado para oferecer um serviço da mais alta qualidade”, reforça a diretora da instituição, Rosângela dos Santos Oliveira.A sala multifuncional irá atender tanto alunos da rede municipal, quanto das redes estadual e particular. Os estudantes terão direito de frequentar o espaço duas vezes na semana, no horário contrário ao da sua aula.

 

Oposição entra no STF

Contra a decisão do governo de reajustar o salário mínimo sem a participação do Congresso Nacional. Julgamento e relator ainda não definidos.

 

Imitando SP

 O governador tucano de Tocantins, Siqueira Campos, equipara seu Estado a São Paulo, quanto ao salário mínimo. 600 reais.

 

Recorde absoluto

Números de janeiro confirmam o total de celulares existentes em operação no Brasil: 205 milhões. É mais do que o número de habitantes do país.

Demissão em massa

Agnelo Queiroz passou a vassoura e demitiu 20 mil comissionados no governo do Distrito Federal. Estava sobrando gente mamando nas tetas da capital federal.

 

Gilberto Kassab

Cúpula do DEM lança últimos recursos para manter o prefeito de São Paulo na legenda do DEMOCRATAS.

 

Evasão

Gabriel Chalita e Luiza Erundina já anunciaram que se a fusão PSB/PDB for concretizada, deixarão o partido socialista.

 

Robson Viana

Foi convidado por Fábio Henrique para ingressar no PDT. Caso aceite o convite, poderá ser candidato a prefeito de Aracaju, em 2012.

 

Isolamento

O Ministério Público quer que o prédio da rua da Frente – Av. Rio Branco – que ameaça desabar, seja totalmente isolado. A marquise está escorada. O isolamento poderá evitar uma tragédia. No local, que fica vizinho ao Ministério da Fazenda, na esquina com a praça Fausto Cardoso, já funcionaram: 1. A Companhia Telefônica Sergipana; 2. O Banco Econômico; 03. A Rádio Jornal de Sergipe. 04. O Diário de Aracaju. Medida corretíssima. Mais vale prevenir do que remediar.

 

Planos de Saúde I

É preocupante o grande número de médicos, das mais diversas especialidades, que estão deixando os planos de saúde, comprometendo o atendimento de milhares de pessoas, em Sergipe. Até mesmo planos tradicionais, como a CASSI (BB) – (autogestão) e até mesmo os abertos, como a UNIMED e a PLAMED apresentam alto índice de evasão de profissionais, a maioria deles com grande experiência. Os usuários dos planos de saúde estão vivendo um momento dramático. O baixo valor pago por consultas é a principal razão desse fenômeno. Especialidades como a pediatria, a dermatologia e a anestesiologia são as mais afetadas.

 

Planos de Saúde II

A decisão da PETROBRAS de pagar 80 reais por consulta médica constituiu um fator de desestabilização dos planos de saúde de autogestão integrantes da UNIDAS – entidade que os congrega. Enquanto isso, os beneficiários desses planos passam por sérios problemas, pois são obrigados a mudar de médicos com os quais já estão acostumados há muitos anos. Como sempre, quem acaba pagando a conta são os consumidores, no caso, os usuários ou beneficiários dos planos e seus dependentes.

 

Dia Internacional da Mulher I

A luta das mulheres na busca por respeito à sua dignidade, pela igualdade de gênero, e pelo fim da violência sexual e doméstica, não pode ser esquecida. Nesta quinta-feira, 3 de março, a União Brasileira de Mulheres (UBM), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/Se) e os sindicatos filiados antecipam as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher e se unem para celebrar a data. Com uma exposição, uma mesa redonda e um ato festivo, as entidades reverenciam a mulher sergipana.

 

Dia Internacional da Mulher II

O Dia Internacional da Mulher é comemorado sempre no dia 8 de março, mas este ano a data coincide com o Carnaval.  “Não podíamos permitir que um dia tão importante fosse esquecido. Nos reunimos e optamos por antecipar a celebração”, afirma Ivânia Pereira, coordenadora estadual da UBM. Para ela, esta é a uma data especial. “Este é um momento de reflexão, de reafirmar nossa luta por direitos iguais, de mostrar nossa indignação contra toda forma de violência”, enfatiza. A data será lembrada com uma programação que inclui a exposição “Retratos da Violência Contra a Mulher em Sergipe” e ato público, a ser realizado no Calçadão da João Pessoa a partir da 8 horas.

 

DO LEITOR

 

Ditadores

Do leitor Marcos Simplicio: “Já estava mais que na hora de surgirem esses grandes movimentos de libertação dos povos que vivem oprimidos pelo regime arcaico de governar dos ditares que se trancam em seus luxuosos palácios para impor sua tirania.Como toda ação provoca uma reação, esses movimentos a principio têm sua parte negativa que o grande derramamento de sangue, principalmente de inocentes. Mas mesmo com esse ponto negativo dar para ter esperança que esse sangue derramado represente a liberdade, o direito de sonhar com dias melhores. Que as gerações futuras tenham direito de escolher seus próprios caminhos.Eu como habitante de um pais livre torço para que assim como no Egito, e na Líbia, esse desejo de liberdade ganhe força e se espalhe rapidamente por todas as nações que são dominadas por ditaduras, para que logo venham derrubar seus tiranos e tornem-se livres, como nossa pátria amada Brasil”.

 

ESPAÇO/BLOCOS DE RUA

CUT/SE: Siri na Lata une protesto e irreverência na folia de momo

 Pelo sexto ano consecutivo, o bloco “Siri na Lata” vai às ruas de Aracaju para levantar as bandeiras de luta dos trabalhadores e trabalhadoras sergipanos. A iniciativa da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) utiliza o período do Carnaval para pautar as reivindicações trabalhistas de forma irreverente e criativa. Este ano, o “Siri na Lata” vai às ruas na sexta-feira, 04 de março, com concentração a partir das 8h da manhã, Praça Fausto Cardoso. O bloco “Siri na Lata” pretende reunir sindicatos, estudantes e movimentos sociais, cada um com liberdade e autonomia para levar suas bandeiras de luta para as ruas do Centro de Aracaju. Esse ano, entre os assuntos que serão destacados no Bloco estão: protesto contra o aumento da tarifa de ônibus, luta por uma política de valorização do salário mínimo, combate à degradação do meio ambiente e contra a instalação da Usina Nuclear em Sergipe, e repúdio ao retorno do conselheiro afastado Flávio Conceição às suas atividades no Tribunal de Contas do Estado.

 

Bloco “Mamãe em quero beber”

Do leitor Noberto Junior: ”Durante muito tempo não víamos no conjunto bugio um bloco de rua tão alegre e com tamanha organização tendo a participação de toda a família dentro do bloco tamanha era a euforia dos foliões que contagiou toda a comunidade durante o percurso. Gostaria de parabenizar os organizadores deste bloco pela estrutura de segurança empregada para nos foliões gostaria dentro das possibilidades que publicassem. Desde já agradeço”

 

ARTIGO

Sobre a defesa, por parte de ex-militar, da ditadura e da operação cajueiro

Octavia Luiza Cabral*

Em 22 de fevereiro de 2011 li no blog do Cláudio Nunes no site Infonet um post sobre a defesa, por parte de ex-militar, da ditadura e da operação cajueiro. http://migre.me/3Y9Q9 E aqui expresso minha opinião sobre o assunto:

É notório que a história midiática sofreu alterações ao longo dos anos que afetaram mais que diretamente à população. Ela tornou-se incentivadora, quando da apresentação de cenas de violência, por exemplo, instigando tais sentimentos nas pessoas, mas, sabe-se também que, atualmente, ela tenta reverter essa situação colocando-se como promotora de benefícios cumprindo junto à população o seu papel de responsabilidade social.

Reflexões à parte, o que marca hoje a cara da mídia é o “atrevimento” com que ela se mostra, levando a notícia em primeira mão de uma forma ágil e, muitas vezes, chocante. Em relação ao regime militar, o fato é que a mídia que critica, que julga, que mostra, que apresenta, tem o poder de mostrar a verdade e a “verdade absoluta”, pois contra os fatos há os argumentos de quem não se sente responsabilizado pelo mal causado a pessoas de bem, pessoas revolucionárias sim, mas militantes por um país justo e democrático.

O texto do ex-militar Sr. Gilmar Dantas me pareceu mais um aproveitamento de “espaço democrático” que de fato é o blog do Cláudio Nunes, para tentar mostrar isenção de culpa.

O problema, é que a verdade absoluta fere, como de fato feriu os revolucionários de 60. A verdade que liberta, nesse caso específico, aprisionou, bateu, julgou, torturou, exilou. Quanto às citadas pessoas que beijaram certas mãos e que viviam pedindo para acabar com a baderna no país, digo que essas se assemelham à corja de alemães nazistas sedentas do puro sangue. Na época, o significado de democracia para essas pessoas é o que eu entendo por: “por favor, não me incomodem, parem o barulho, mantenham distância da minha casa, não interfiram no meu dia-a-dia, a minha reputação tem que ser zelada, e o MEU bem-estar garantido, acima de tudo e de todos.”

Hipócritas!

Hoje sabemos que, para se alcançar o estado democrático de direito, o bem-estar coletivo deve ser o desejo de cada um, em primeiro plano. Não consigo refletir sobre um “bem-estar” onde o meu prestígio esmaga camadas mais necessitadas da população. As pessoas que vão às ruas reclamam da injustiça e falta de bom senso por parte da “corja que saqueia o Brasil” e, por exemplo, dos políticos que cogitaram aumento de 65% em seus salários.

Essas pessoas são frutos da geração que entende a democracia como o governo do povo, onde há a participação cidadã. Faço parte de uma juventude que vai às ruas sim, mas afirmo: não me lembro de ter visto o Sr. Gilmar Dantas por lá.

Infelizmente algumas pessoas se deixam enganar por esmola, mas antes de tratar do assunto é necessário um melhor entendimento do que é esmola. Não entendo bolsa família como tal, já que é “destinado a unidades familiares que se encontrem em situação de extrema pobreza”. (Lei nº. 10.836 de 09/01/2004, artigo 2°, inciso I)

O que ocorre é que algumas pessoas se tornaram alienadas, e não querem sair do costume do recebimento da bolsa. Mas existem programas como os Planos Territoriais de Qualificação e Planos Setoriais de Qualificação integrantes no Plano Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho, que visa, principalmente, além de qualificar pessoas e ingressá-las do mercado de trabalho, removê-las da lista de recebimento da bolsa-família, para que possam, após qualificarem-se, terem seu próprio salário a partir de um trabalho honrado.

O governo atual pode ter defeitos, e como mantenedora de bom senso que sou, afirmo, tem grandes defeitos, porém, está mais próximo do entendimento de democracia, que a maneira de governar dos militares.

Liberdade de expressão é a expressão!

Para finalizar, parafraseando o Sr. Milton Coelho, que foi torturado em 1964 nos porões do 28º Batalhão de Caçadores em Aracaju e que, em conseqüência disso perdeu sua visão, digo que “descaracterizar as torturas físicas que todos sofreram… é não ter compromisso com a história política do país e em especial do estado de Sergipe.”

Milton hoje não pode enxergar o nosso 2011, mas as imagens de um 1964 cruel permanecerão imutáveis em sua mente.

*Octavia Luiza Cabral (Jovem, cidadã, servidora pública, psicóloga, com sede de democracia).

 

Ainda sobre o “coronel Dantas”, o defensor da ditadura

Pela última vez, atendendo a pedido de leitores, o blog vai citar o “coronel Dantas”, aquele que há poucos dias enviou um e-mail elogiando a ditadura militar e defendendo  que “descesse o pau” em alguns que combatiam o regime militar. Hoje ele mora no Rio de Janeiro.

 

Boquinha no governo Albano

Segundo informações ele andou por aqui como representante da Igreja Universal do Bispo Edir Macedo.  Não era pastor, era uma espécie de representante comercial.  Albano arranjou uma boquinha para ele não sei onde. E mais um detalhe: na  época que serviu no exército em Aracaju tinha o “carinhoso” apelido ” que em respeito aos leitores não será publicado. Assunto encerrado até porque este “senhor” não acrescenta nada a este espaço.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“A casa é o retrato de seu dono.” Antero de Figueiredo.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais