Médico aloprado

Merecem créditos os argumentos de uma pessoa que, na ânsia de criticar as condições físicas do Hospital João Alves Filho, compara aquela unidade de saúde ao Haiti depois do terremoto? Foi o que aconteceu com as afirmações feitas pelo presidente da Sociedade Médica de Sergipe, Petrônio Gomes Filho. Por serem excessivamente desproporcional à situação em se encontra o hospital, as críticas feitas por ele foram reprovadas pelos sergipanos de bom senso. A estúpida comparação foi rebatida com firmeza pelo governador Marcelo Déda (PT), para quem o líder classista não está preocupado com os pacientes do hospital, mas em proteger médicos preguiçosos, que faltam ao trabalho para não perder animadas festas regadas a um bom uísque. Talvez seja por essa e por outras que o povo, em sua sabedoria, costuma chamar os médicos de a máfia do jaleco branco.

 

Sobram vagas

 

Em 2008 os cursos de formação de professores em universidades e centros tecnológicos federais e estaduais deixaram de preencher 4.468 vagas – 6% do total -, segundo o Censo da Educação Superior. Nas demais áreas, esse percentual cai para 3,5%. Conforme publica hoje a Folha de São Paulo, as vagas não preenchidas contrastam com a falta, nas escolas públicas, de professores do ensino básico com a habilitação exigida por lei. Êta brasilzão, sô!

 

13º antecipado

 

O Banco do Brasil reabriu a linha de crédito destinada aos trabalhadores que recebem pagamento na instituição e quiserem antecipar o 13º salário deste ano. A operação prevê juros de 2,59% ao mês. O BB oferece crédito de até 40% do valor a receber para os clientes cujo 13º salário é pago em duas parcelas — uma por semestre. Aposentados e pensionistas do INSS, com benefício creditado em conta corrente no banco, podem antecipar até 50%.

 

Loterias mudam

 

A Caixa Econômica Federal vai modificar os jogos das loterias neste ano. Haverá mudanças na Instantânea, Dupla Sena, Lotofácil, Timemania, Loteca e Lotogol. A Caixa também informou que pretende oferecer pela Internet a possibilidade de apostar em jogos. Ainda não há uma data certa para o início das apostas pela Internet, mas existe a possibilidade de que seja no segundo semestre deste ano. A Internet deve reduzir as filas nas casas lotéricas e permitir que a Caixa aumente a penetração dos seus jogos nas classes A e B.

 

Reajuste escolar

 

As mensalidades escolares apresentaram, na primeira semana de 2010, reajuste médio de 7%. É o que informa a Fundação Getulio Vargas. Segundo a entidade, as variações partem de 5% e chegam a 18%, considerando as escolas de ensino elementar, Fundamental e Médio. Segmentando a análise, as mensalidades das escolas de Ensino Fundamental registraram aumento médio superior ao dos outros níveis, de 7,54%.

 

Malha fina

 

A Receita Federal libera hoje consulta a um lote residual do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2007, referente ao ano-base de 2006. As restituições estarão disponíveis para saque na rede bancária a partir do próximo dia 26, com correção de 29,63%, correspondente à variação da taxa Selic de lá para cá. Para saber se teve a declaração liberada, basta acessar o endereço eletrônico da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146.

 

Livro da FIES

 

A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe publica o livro “Perfil da Mão de Obra de Sergipe”. A obra retrata a situação do emprego formal no Estado com base nas informações disponíveis através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Emprego e Trabalho. A publicação conta com diversas tabelas, mostrando graficamente as estatísticas sobre diversos fatores do emprego formal em Sergipe, como o grau de escolaridade dos trabalhadores, as faixas etárias mais presentes de acordo com os setores econômicos e quais segmentos possuem mais força na economia local.

 

Novos poços

 

Já está operando no Campo de Piranema, localizado no litoral sul de Sergipe, a plataforma de perfuração SS-54.  A embarcação chegou ao Estado na semana passada para perfurar e completar dois novos poços ao longo do ano de 2010. Esses dois novos poços vão contribuir para o aumento de repasses de participações governamentais e recolhimento de impostos para o Sergipe e os municípios envolvidos. Iniciada em outubro de 2007, a produção no campo de Piranema já rendeu um acumulado de 5,3 milhões de mil barris de petróleo de alto valor de mercado, com seis poços já perfurados e completados pelo navio NS-18.

 

Poupança em alta

 

Os depósitos em poupança na economia sergipana totalizaram R$ 2,22 bilhões em outubro passado, o que significa um aumento de 0,24% em relação ao mês anterior. Nos 12 meses de 2009, o total de depósitos em caderneta no estado cresceu 14,69%. Em todo o Nordeste, foram depositados em poupança no 10º mês do ano passado R$ 40,0 bilhões, registrando-se um aumento de 0,98% em relação a setembro último. Nos 12 meses de 2009, os depósitos em poupança cresceram 17,91%.

 

Horário especial

 

Para que todos possam aproveitar o Pré-Caju, que começa quinta próxima, com muita alegria e descontração, o Shopping Jardins decidiu alterar o seu horário de funcionamento durante a prévia carnavalesca. De quinta até sábado, o shopping funcionará das 10 às 19 horas. No domingo, as lojas vão abrir das 15 às 19 horas, e as praças de alimentação, das 12 às 19 horas. Já o Cinemark, o Restaurante Ferreiro e a Livraria Escariz não alterarão seus horários de funcionamento durante a folia.

 

Abra o olho

 

As micro e pequenas empresas devem ficar atentas para não pagar taxas indevidas e que são conhecidas como “Caça Níquel”. É que entidades fantasmas conseguem, através do Diário Oficial, as informações de criação de novas empresas e, dessa forma, passam a enviar os boletos de cobrança. Os malandros utilizam nomenclaturas para ludibriar os empresários, cobrando taxas que são próprias de entidades sindicais, como Contribuição Assistencial, Sindical e Confederativa. Fique atento!

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais