Medo da Igreja

Medo da Igreja

 

Ao decidir rever o trecho do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), que trata sobre a descriminalização do aborto no país, o governo federal arranjou uma briga com as mulheres. O recuo governista atende as pressões da conservadora Igreja Católica. As entidades feministas garantem que a “ameaça de retrocesso não é nova” e lembram a rejeição na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei que retirava o aborto do Código Penal Brasileiro. A representante do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFMEA) Kauara Rodrigues, entende que “as pressões conservadoras são oportunistas. O recuo é um contrassenso”, diz. Estudo divulgado pelo CFEMEA estima que o Brasil registre por ano 250 mil internações de mulheres por complicações decorrentes de abortos ilegais. Segundo a pesquisa, cerca de 1 milhão de abortos são realizados no país anualmente. Essa briga promete.

 

Fim da vantagem

 

Quem estiver pensando em comprar produtos da linha branca (geladeira, fogão, máquina de levar, etc) com o preço menor por causa do IPI reduzido é bom se apressar. Apesar do desejo das indústrias e dos comerciantes, a redução do imposto, que tem prazo para acabar no próximo domingo, não será prorrogada. Ontem, o governo informou que as medidas fiscais para socorrer a economia, como o corte de IPI, serão eliminadas.

 

Mão amiga

 

O governador Marcelo Déda (PT) anuncia ações para o desenvolvimento da agricultura sergipana. Em solenidade no teatro Tobias Barreto, o petista lançará oficialmente o Programa Mão Amiga, ação que objetiva reduzir os efeitos do desemprego sazonal decorrente das entressafras do cultivo da cana-de-açúcar e da laranja. Na mesma solenidade, Déda assinará convênios com o BNDES e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de uma ordem de serviço para construção de 717 casas no interior do Estado.

 

 Projeto Verão

 

A praia da Caueira, em Itaporanga, recebe hoje e a amanhã a última etapa do Verão Sergipe no interior do Estado. Os participantes serão brindados com ações nas áreas da cultura e esporte. Além das grandes atrações locais e nacionais que subirão ao palco, a etapa da Caueira do Verão Sergipe 2010 proporciona aos sergipanos a oportunidade de integração por meio do esporte. Os atletas participarão de um mini torneio de modalidades como Bodyboard, Surf, Vôlei de Praia, Handebol de Areia, Futvôlei e Beach Soccer. Participe!

 

Trabalho feminino

Nos últimos anos tem sido contínuo o aumento de participação das mulheres no mercado de trabalho, embora elas ainda sejam minoria. Segundo levantamento do IBGE, em 2003, as trabalhadoras representavam 43% da população ocupada. Em 2009, elas já correspondiam a 45,1% desse total. O aumento foi de 19,4%. No período, o crescimento para os homens foi de 9,8%. A pesquisa também revelou que o contingente de trabalhadores com 50 anos ou mais de idade foi o que mais aumentou em sete anos (42%). Em 2009, eles representavam 20,9% da população ocupada.

 

Carro Quebrado

 

O Carnaval do Carro Quebrado 2010 vai ser aberto oficialmente no próximo dia 5 pela Orquestra Los Guaranys. Será a partir das 20 horas na confluência das avenidas Edézio Vieira de Melo, Gonçalo Prado Rollemberg, rua Zaqueu Brandão e praça Lourival Garcez, no bairro São José. Durante as três noites de folia, antes dos bailes oficiais, a Bandinha de Frevo do Carro Quebrado percorrerá as principais ruas do bairro, convidando os foliões para a animada festa momesca.

 

Mais tempo

 

O Comitê Gestor do Simples Nacional da Receita Federal aprovou a Resolução que prorroga até 31 de março o prazo de entrega da Declaração Simplificada do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual. A declaração foi criada  por Lei Complementar, com vigência a partir de 1º de julho de 2009, com os seguintes benefícios: simplificar o processo de inscrição; reduzir a carga tributária, facilitar o pagamento de carnê mensal, com valores fixos durante o ano e direito a todos os benefícios previdenciários, à exceção da aposentadoria por tempo de contribuição.

 

Quer ser rei?

 

Foram prorrogadas as inscrições para o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2010 em Aracaju. O prazo agora se estende até a próxima quinta-feira. A escolha das majestades da folia, que abre oficialmente o Carnaval de Aracaju, acontece durante o Baile da Cidade, marcado para o dia 10 de fevereiro, no Iate Clube. Os vencedores receberão prêmios no valor de R$ 2.500. As inscrições podem ser feitas na Funcaju, localizada na rua Estância, nº 39, Centro. Ta nessa?

 

Quer ser vice?

 

Nunca na história política de Sergipe a vaga de vice na chapa de governo foi tão disputada como agora. Todo mundo quer o lugar ocupado hoje pelo vice-governador Belivaldo Chagas (PSB), enquanto este tem feito das tripas coração para disputar a reeleição. Do lado da oposição, o cargo não desperta tanto interesse, porém os adversários do governador Marcelo Déda (PT) torcem que ele não consiga um consenso em torno do assunto e que haja um racha entre os aliados. Aí sobrariam algumas lideranças insatisfeitas para apoiar o ex-governador João Alves Filho (DEM).

 

Carecas doidões

 

Os salões de beleza e barbearias de Aracaju passaram a ser muito procuradas depois que o Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe anunciou ter como identificar a frequência do consumo de maconha através do fio de cabelo do usuário. O estudo, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Análises de Poluentes Orgânicos, identifica resíduos da droga no cabelo através de análises em laboratório. Temendo serem denunciados pelas madeixas, os malucos estão raspando a cuca para poder “fazer a cabeça” à vontade. Vôte! 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais