Melancólico Brasil: Bolsonaro,Lula,sem 3ª via e a prioridade p/ o BBB

                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Se cair um avião no Brasil talvez a comoção seja maior do que as mais de 400 mil mortes da Covid-19.

Parece que caiu no cotidiano o número estrondoso de mortes. Alguns só se alertam quando um parente ou amigo próximo morre. Sofrem um susto momentâneo, porém a vida depois segue para não perder o BBB, um dos assuntos mais importantes nas redes sociais. Muita gente boa e que tinha muito ainda a contribuir com o País está morrendo, mas o BBB é mais importante.

Tirando o BBB, entra Bolsonaro e Lula.

Mas a alienação pouca é bobagem. Pelos nomes, e o andar da carruagem, não esperem uma 3ª via real em 2022. A polarização de Bolsonaro e Lula, diga-se de passagem, alimentada pelos dois grupos, continuará até lá. E seja quem for o vencedor, o País continuará dividido, rachado com amigos e familiares brigando e virando inimigos por conta dos dois políticos que não valem um real furado.

Ou seja, é um Brasil melancólico e com a maioria alienada e com um cabresto que não deixa ver a verdade tanto do lado dos bolsonaristas quanto do lado dos lulistas.

Ontem, 03, foi o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e alguns negacionistas foram às ruas no domingo defendendo a ditadura militar e o AI-5.

Esse é o Brasil melancólico. Da parte deste pequeno espaço continuará a crítica, a reivindicação e o anseio de um Brasil sem menos melancólico e mais construtivo no sentido amplo das palavras solidariedade, respeito e amor ao próximo.

Aracaju: O governador e o prefeito são aliados, mas não se entendem. Há 15 dias a Prefeitura entregou a principal rua paralela à orla de Atalaia, a Niceu Dantas, totalmente recapeada. A estatal Deso chegou hoje esburacando. Pode isso? Cadê o MPE? Pode prefeito Edvaldo? E quando recapearem será uma tragédia! Leia no print as observações de um leitor e do jornalista Max Augusto pelo twitter.

 

Protesto no último domingo E diversos fiéis, ex-fiéis e parentes das vítimas que denunciaram assédio sexual contra dois pastores fizeram um protesto no último domingo, à tarde, em frente à Igreja Quadrangular do Bairro Jardins. O blog lembra: a luta deles não é contra a Igreja, mas contra os dois pastores e os boatos que correm nos bastidores que dizem que eles ficarão impunes. Conversa para boi dormir de quem não conhece a seriedade das autoridades sergipanas. Aliás, tem gente com tanto medo que está estudando de ingressar com tutela antecipada com pedido de habeas corpus. Oxente! Quem não deve, não teme! Obs: a PM esteve presente e garantiu o direito de manifestação. Todos estavam de máscaras e seguindo os protocolos.

Prefeito de Itabaiana extubado e segue em observação O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, foi extubado na manhãde ontem, 3, e segue em observação médica, internado em um hospital na capital sergipana, sob cuidados de toda equipe médica e usando máscara VNI. Na tarde do domingo, amigos e familiares fizeram uma grande oração através do Terço da Misericórdia não só para o prefeito, mas para todos os sergipanos.

Qual o critério de vacinação dos estudantes de medicina em Sergipe? E o blog pede a ajuda do MPE e esclarecimentos da UFS e da Unit sobre o critério adotado para vacinação dos estudantes de medicina nas duas universidades já que a maioria transita pelos hospitais e ambulatórios. Ontem, 03, o blog recebeu a informação que um estudante do primeiro período foi vacinado em detrimento de outros na Unit. Dois estudantes de medicina já morreram de Covid-19 em Sergipe.

André Moura candidato ao Senado na chapa governista? E ainda repercute a entrevista concedida ao radialista George Magalhães, na SIM FM, na última sexta-feira, pelo presidente da Alese, Luciano Bispo. Quando questionado por George sobre André Moura que tinha feito elogios a ele, Luciano Bispo disse que não tem objeção à presença dele numa composição na chapa governista. Ou seja, André seria o candidato a única vaga em disputa para o Senado Federal pelo bloco governista? Tem muita gente “namorando” André, até mesmo o DEM, da senadora Maria do Carmo.

Religiosidade em Poço Verde: Dia da Santa Cruz Uma tradição no município de Poço Verde é o dia da Santa Cruz, comemorado em 03 de maio e já foi declarado patrimônio cultural de Sergipe pela Assembleia Legislativa. O prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira, ao lado da primeira-dama Cláudia Oliveira, participou da Missa Solene em Ação de Graças em comemoração ao dia. “Este ano de forma bem diferente, devido às restrições sanitárias, não tivemos a grandiosa festa cristã, mas pudemos colocar em nossas orações os pedidos de bênçãos em saúde, com o fim da pandemia e o fortalecimento da fé do nosso povo. A fé é o que nos move e revigora as nossas forças! Agradeço ao nosso pároco, Diego Ávila, ao nosso vigário paroquial, João Antônio, e ao conterrâneo Padre Jorge Francis pela oportunidade de vivenciar este momento! Que a Cruz sagrada seja fonte de vida, coragem, fé, esperança e santidade para a toda humanidade!”, enalteceu o prefeito pelas redes sociais.

Imoralidade Se o blog tornasse pública a gravação do áudio de uma infeliz e desumana declaração dada por uma famosa e mundialmente conhecida personalidade sergipana sobre a pandemia da covid-19 e a perversa decisão tomada a respeito dos funcionários da instituição que administra o efeito seria devastador. Não há palavra para descrever tamanha insanidade. Pra quem diz “eu não tenho medo do vírus” não se pode esperar gestos humanitários.

Plutarco tem razão Bem definiu o filósofo grego Plutarco quando afirmou que “Nada revela mais o caráter de um homem do que seu modo de se comportar quando detém um poder e uma autoridade sobre os outros: essas duas prerrogativas despertam toda paixão e revelam todo vício.” Crendeuspai.

Socorro: começa hoje, 04, entrega dos kits de alimentação escolar A Prefeitura de Socorro, por meio da SecretariaMunicipal de Educação (Semed), inicia a partir desta terça-feira, 4 de maio, das 9h às 15h, a distribuição dos kits de alimentação escolar para os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. Os kits são um complemento para a alimentação dos estudantes durante o período de pandemia, mantendo a qualidade nutricional. São os alimentos que fazem parte da merenda escolar ofertada aos alunos nas escolas.

18 mil kits A entrega dos kits será feita por unidade educacional, começando pelas escolas municipais de educação infantil. Para evitar aglomeração e proliferação do vírus da Covid-19, a Semed orienta que a retirada do kit seja feita por apenas um membro da família, utilizando máscara e respeitando o distanciamento social. Os pais e/ou responsáveis pela criança ou adolescente precisarão levar apenas o RG para retirar o kit. Se outro parente do estudante ou uma pessoa próxima for retirar, deverá levar além do próprio RG, o documento de identificação do responsável e uma declaração escrita e assinada pelo mesmo autorizando que o kit seja entregue. Está previsto a entrega de mais 18 mil kits de alimentação escolar.


Em reunião com a ASEOPP, senador Rogério diz que nova lei de licitações já nasceu velha e equipe dele estuda modelos internacionais para apresentar nova proposta. ASEOPP defende lei mais simples, com controle e responsabilidade para todos Se depender do senador Rogério Carvalho, PT, a nova lei de licitações e contratos administrativos (lei 14.133 de 1º de abril 2021), que substituiu a lei 8.666, será modificada em breve. “Ela já nasceu velha e a partir das críticas tenho buscado referências internacionais de leis ágeis, transparentes e com qualidade com minha equipe técnica numa análise comparativa”, disse o senador petista ao participar de uma reunião online com a Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP.

Problemas Entre os problemas detectados na lei de licitações, Rogério Carvalho pontuou o excesso de discricionariedade dos agentes públicos; a relação entre o público e o privado que precisa ser regularizada de forma clara; e a falta de clareza e regras únicas para os órgãos fiscalizadores. “A lei de licitações precisa incorporar uma nova visão, não baseada no controle, mas na garantia que o que está sendo contratado será entregue no menor tempo, com qualidade e atendendo as necessidades sociais”, disse lembrando que a lei tem cerca de 40 mil palavras e diversos artigos. “Um prato cheio para dificultar a vida do processo produtivo”, reforçou alertando que os agentes públicos não podem atuar cada um do seu jeito na mesma situação. “Isso é impossível num país  se não houver um termo de clareza. É preciso ter uma espécie de checklist”, disse ao criticar o excesso de discricionariedade dos agentes públicos.


Pauta objetiva O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, lembrou que a associação, que representa dezenas de pequenos e médios empresários da construção civil, deseja neste momento uma pauta objetiva que traga soluções o mais rápido possível para o setor. “Que as exigências de fiscalização sejam compatíveis de acordo com a obra, todas as empresas que dão desconto elevados nas licitações não concluíram as obras”, disse dando como exemplo o Hospital do Câncer de Sergipe. “Quem faz as leis e os órgãos de fiscalização não têm conhecimento disso. É preciso punir quem dá um preço mais baixo e abandona a obra”, reforçou afirmando que a simplificação dos procedimentos trará enorme benefícios para o país.

Órgãos fiscalizadores não dialogam Luciano Barreto lembrou ainda que os acórdãos do TCU são absurdos e têm objetivo de apertar o preço na ilusão que estão sendo transparentes, porém estão prejudicando a conclusão da obra e a sociedade. “Os órgãos de fiscalização com o TCU, a CGU e outros órgãos federais não dialogam e fazem acórdãos  calculados de forma equivocada, como por exemplo, incidindo os impostos sobre o lucro direto”, explicou afirmando que não conhece a realidade das empresas da construção civil, principalmente as do Nordeste. “Não conhece a realidade mecânica de um orçamento de uma obra o que é sobre preço e superfaturamento”, disse afirmando que dificilmente o país crescerá da forma que o TCU atua porque a atividade produtiva que tem relação com o poder público sofre uma interferência que, muitas vezes, torna inviável a atividade. No Brasil se gasta muito para se economizar muito menos”, reforçou.

Relatos e novo debate Alguns associados relataram as dificuldades da pequena e médio empresa trabalhar com recurso público até mesmo em simples obras e deram exemplos relatando das dificuldades e obstáculos por todo o lado para que a classe empresarial produza no Brasil. Todos defendem o controle, mas que ele não possa asfixiar o empresariado, através de uma lei simplificada, com controle e responsabilidade para todos. O advogado e servidor do TCE/SE, Fábio José da Silva, fez uma comparação entre a lei antiga e a atual e os pontos que precisam ser modificados, inclusive infligindo normas internacionais. Ao final da reunião, o senador Rogério Carvalho se comprometeu em trazer em breve o resultado do trabalho da equipe técnica para realizar um novo debate com os associados da ASEOPP.

Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça Está em andamento uma grande mobilização nacional para a constituição, de forma pública e coletiva, da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça. O objetivo central da Associação é promover a defesa da dignidade e da vida humana em tempos de pandemia, além de buscar justiça e reparação para as vítimas da Covid-19 por negligência do Estado brasileiro.

Atividade O mandato do deputado estadual Iran Barbosa, do PT, vem participando ativamente das reuniões e da assembleia para a construção dessa Associação. No último dia 28/4, foi realizada, por via remota, uma reunião preparatória, em âmbito estadual, com um bom número de participantes e de representações de entidades da sociedade civil organizada. Iran e assessores estiveram presentes. Já na última sexta-feira, dia 30/4, o parlamentar e a sua assessoria participaram da Assembleia Geral de criação da Associação, que contou com a participação de políticos, militantes de diversos movimentos sociais, representações de entidades de todo o país e cidadãos e cidadãs engajados na luta pela vida e no combate à pandemia.

Mortes No último dia 2, o Brasil registrou a triste marca de 407.639 mortes por covid-19, conforme atualização do Ministério da Saúde, tendo sido registrados 1.202 novos óbitos pelas secretarias estaduais de saúde. Entre sábado e domingo, foram notificados 28.935 novos casos de infecção e a soma de casos acumulados ficou em 14.754 milhões. “Lamentavelmente, em função de uma política desastrosa e deliberadamente negacionista adotada pelo governo federal, o nosso país ocupa o segundo lugar no mundo em termos absolutos no número de mortes por covid, e lidera o ranking nas Américas, quando consideramos, proporcionalmente, as populações dos países. Já ultrapassamos a casa dos 400 mil mortes pela doença, em grande medida pela negligência de alguns gestores públicos e da necropolítica em andamento, implementada e defendida pelo presidente da República. Isso tem que nos indignar e, mais que isso, nos provocar a reagir”, entende o petista.

Academia de Letras de Aracaju anuncia ganhadores do Prêmio Ilma Fontes Cumprindo seus objetivos institucionais, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) tem buscado apoiar as mais variadas manifestações intelectuais em Sergipe, a partir de premiações, seminários e encontros para discussão dos mais variados temas. O Prêmio Acadêmica Ilma Fontes de Reconhecimento Cultural foi criado em dezembro de 2019, com o objetivo de destacar e incentivar ações individuais ou coletivas que promovessem o desenvolvimento do campo da cultura em Sergipe a partir de suas variadas dimensões: educação, literatura, artes, música, dança, teatro, entre outras.O Prêmio, além de evocar a figura de Ilma Fontes, acadêmica fundadora da ALA e umas das maiores incentivadoras de projetos culturais em Sergipe ao longo de sua trajetória, também busca evidenciar a importância de valorizar as novas ações culturais e produzir esse intercâmbio de experiências e aprendizados. A premiação será oficialmente entregue em sessão solene da Academia de Letras de Aracaju, no final do ano.

 Premiados:

Categoria Literatura – Taylane Cruz

Categoria Educação – Projeto Tramas de Sergipe (Seduc/SE)

Categoria Artes Visuais – Edidelson Silva

Categoria Audiovisual – Micheline Lemos

Categoria Música – Sandy Alê

Categoria Artes Cênicas – Grupo Caixa Cênica

Categoria Dança – Centro Cubos de Dança

Categoria Cultura Popular – Isis da Penha

Categoria Jornalismo Cultural – TV Alese

Categoria Projetos Culturais – Orquestra Jovem de Sergipe



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

             

André Carvalho no Cinform on line O jornalista André Carvalho é a mais nova aquisição do Cinform On Line. Ele é o editor do caderno de Saúde, que é a novidade do semanário. Todas as segundas, o caderno sai com informações, entrevistas, dicas e homenagens a profissionais de saúde. Essa semana, ele entrevistou um médico, uma enfermeira e um enfermeiro, que tiveram casos graves de Covid-19, e fazem um relato sobre a dura realidade de quem enfrenta a doença no seu nível mais crítico. Vale a pena a leitura!

 




PELO TWITTER

www.twitter.com/DaniloGentili Sinto muito pela saúde do @brunocovas . Vivo pentelhando ele aqui e cobrando por coisas da cidade. Já fiz críticas pesadas e grosseiras inclusive e o cara nunca mandou claque me atacar nem foi pedir minha cabeça no trabalho. Um cara democrático. Torço para a sua saúde e conforto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/BlogClaudioNun Democrata age assim. Não persegue. Imprensa livre

www.twitter.com/braynerr O Brasil vive hoje ao redor de Lula e Bolsonaro. Não é bom para o país imaginar que os dois são a solução. O Brasil precisa ser levado a sério porque a situação não é boa.


www.twitter.com/J_LIVRES Por Céllus #BolsonaroNaCadeia #bolsominions

www.twitter.com/xicosa Quem se habilita? Fernando de Noronha, em Pernambuco, abre seleção simplificada com salários que chegam a R$ 5,4 mil



Siga Blog Cláudio Nunes:         

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Um dos defeitos mais gerais, entre nós, é achar sério o que é ridículo, e ridículo o que é sério, pois o tato para acertar nestas coisas é também uma virtude do povo.” Machado de Assis.


O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais