Merenda: Cadê Conselho de Alimentação Escolar?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Conselho de Alimentação Escolar. Quem já ouviu falar? Pela legislação ele deveria existir no Estado e nos municípios desde o ano 2000 para fiscalizar e analisar as prestações de conta dos gestores. E também toda higienização e preparação correta da merenda.

Deve ter  a participação de professores e membros da comunidade. Ele foi criado para quando descentralizaram o repasse da alimentação escolar através do programa do Ministério da Educação.

O blog descobriu que o governo estadual tem o Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE). Mas não conseguiu descobrir quais os municípios tem efetivamente seus conselhos municipais.

O mais interessante é que cabe aos conselhos emitirem um parecer anual. Este parecer é decisivo para continuidade ou não do repasse d Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar. E um detalhe: é preciso cumprir a Lei da Alimentação Escolar investindo  30% da verba federal na aquisição de produtos da agricultura familiar.

Pela legislação o Conselho de Alimentação Escolar tem a representação da sociedade forte e deve acompanhar as licitações, a distribuição da merenda e tudo mais.

Então fica a pergunta e a dica para Cabrini do SBT. Com esses escândalos em alguns municípios, onde está o CAE?

2ª parte do documentário "Senhores da Fome"
Na segunda parte do documentário “Senhores da Fome”, Roberto Cabrini, no SBT na madrugada de hoje, foi mostrado que a Gama distribuidora que ganhou a licitação fraudulenta de São Cristovão, cobrava mais caro no mesmo item de alimento, como frango, do que em Frei Paulo onde a licitação não teve acerto e a Gama também venceu. Cabrini mostrou a realidade de estudantes que dependem da merenda como alimentação principal. E só têm leite e rosquinhas. Cabrini mostrou também que em vários municípios, depois da denúncia, a merenda mudou num passe de mágica.

São Cristovão e Socorro
A reportagem mostrou uma manifestação contra Everaldo Gama e do povo em São Cristovão quando da posse do novo prefeito de São Cristovão e a instalação da CPI na Câmara.  Cabrini mostrou a denúncia contra o Marcos Muniz, o pregoeiro de São Cristovão, que ele recebia 10%. Na matéria ele negou a cobrança do percentual.  Mostrou também a licitação de Socorro as reuniões marcadas do esquema, vencida pela Gama distribuidora que já foi cancelada após a denúncia. Mostrou uma escola de Socorro onde era servido rosquinha e leite e agora uma sopa de legumes. Mostrou o empresário Edson pagando a Célio França R$ 10 mil de propina para deixar a licitação de Socorro. E outro empresário, Miguel Teles, acusado de participar da quadrilha e o empresário Valdemir mostrado nas gravações fazendo propostas nas reuniões.

Campanha de prefeitos
A reportagem mostrou o ex-prefeito de Umbaúba, Anderson Farias, confirmando a existência do cartel e disse que foi vitima. “Recebi propostas e ameaças”, disse, afirmando que foi assediado pelo cartel e como não criou facilidade foi prejudicado na eleição municipal.

Sergipe nunca será o mesmo, diz Cabrini
Mostrou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, anunciando a exoneração da responsável pelo Departamento de Alimentação e uma auditoria. Mostrou o prefeito de Neópolis, Aminthas Diniz. anunciando a suspensão do contrato da merenda escolar. “Ainda está longe para saber se a merenda será melhor, mas uma coisa é certa: Sergipe nunca será o mesmo”, disse.

Superbactéria HUSE: Crônica de uma morte anunciada
Os sergipanos acompanham com apreensão o anúncio que encontram uma bactéria multirresistente no Hospital de Urgência governador João Alves Filho – HUSE. O problema é que muita gente, principalmente quem trabalha no local, sabia que cedo ou tarde a superbactéria apareceria no Hospital de Urgência.

Sem fornecimento contínuo de antibiótico
E não precisa ser médico. Basta uma simples conversa com profissionais de alguma área, como técnico, enfermeiros e outros, para saber um dos principais motivos: Quando não há o fornecimento contínuo dos antibióticos, não se consegue terminar a terapia completamente com um antibiótico e troca-se por outro. Isto produz uma resistência aos antibióticos. Como está ocorrendo no HUSE e o consequente aparecimento da bactéria multirresistente.

Situação do HUSE
A superbactéria não foi surpresa para quem trabalha no HUSE.  É a crônica de uma morte anunciada.E fica a pergunta: será que o HUSE está uma desgraça e a  publicidade está profissional?

TCE/SE sempre atrasado, quando quer. Quando tem interesse haja celeridade

E quem acompanha a mídia sergipana sabe que em alguns casos o TCE/SE é célere e se antecipa a investigações, muitas vezes sem cabimento algum. Em outros, como da merenda escolar, chega atrasado. Agora diz que vai investigar. Não era melhor ficar calado?

Subvenções: quatro deputados estão sem dormir
O blog foi informado que quatro deputados (3 estaduais e um federal), estão sem dormir e só conseguem a base de remédios controlados. A investigação das subvenções, com as delações premiadas, deixou os advogados sem a justificativa de defesa. A situação é complicada.

Motorista do MPF: é preciso punir, principalmente quem protegia, mas não macula o órgão
Em primeira mão, o jornalista Diogénes Brayner, do Fax Aju, divulgou um documento mostrando que um dos motoristas concursados do Ministério Público Federal, de nome Humberto José Almeida Junior é processado por prática de estelionato e tem um mandado de prisão a ser cumprido deste setembro do ano passado. É preciso que o mandado seja cumprido e se o motorista tinha alguém o protegendo.

Episódio mostra que tem gente desesperada, fuçando tudo…
Porém, o episódio, para desespero de alguns deputados, em nada atrapalha o caso das subvenções, pelo contrário, mostra que tem gente desesperada, muito desesperada e está fuçando tudo que pode contra o MPF.

Comitiva I
O líder do PSC, André Moura que é integrante da comitiva da Câmara dos Deputados, comandada pelo presidente, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), em missão oficial à Israel, Palestina e Rússia, desde a última terça-feira, 02, cumprindo agenda intensa que só terminará no próximo dia 09.

Comitiva II
Em Israel, o grupo foi recebido por Yuli Edelstein, presidente do Knesset, parlamento israelense, e tiveram uma reunião com o primeiro ministro, Benjamin Netanyahu, e os líderes que dão sustentação ao Governo. Também estiveram na Palestina onde foram recebidos pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. De lá seguem para Rússia onde serão recebidos pelo presidente do Parlamento russo.

Conferência Internacional do Trabalho
Já o deputado federal Valadares Filho, PSB, faz parte da Comissão da Câmara dos Deputados que participa em Genebra (Súica), da 104ª Conferência Internacional do Trabalho que se iniciou no último dia primeiro.

Conferência Internacional do Trabalho  II
A conferência este ano debate o futuro do trabalho em torno de quatro vetores: trabalho e sociedade, organização do trabalho e produção, trabalho decente para todos e governança do trabalho. Segundo Valadares Filho, o debate deste ano será voltado também para as transformações trabalhistas que o Brasil passa, como a terceirização e o ajuste fiscal.

Faleceu jornalista João Batista Santana
O jornalista e radialista João Batista Santana que atuava na região Agreste de Sergipe faleceu na madrugada do último sábado. João Batista, TINHA 67 anos e  estava internado no HUSE para tratamento de problemas pulmonares e hipertensão arterial. Ele foi enterrado no cemitério Campo Grande em Itabaiana. O blog é solidário a toda família especialmente ao filho, Robson Santana, radialista, que segue com competência a carreira do pai.

Homenagem de Robson Santana
Pelo facebook Robson Santana escreveu: “Pelas obras na terra, tenho a certeza de que, está reservado para o meu ÍDOLO, um lugar no CÉU. Espírito iluminado, o meu amado e querido pai, foi um verdadeiro exemplo, não apenas para a família, mas para todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo de perto. Aos amigos, só tenho a agradecer por, todas as orações e vibrações positivas. Tenham a certeza de que, elas não foram em vão. E peço a todos que, por favor, não deixem de orar pelo meu pai.A Deus e aos Orixás, eu agradeço por ter me dado um pai tão maravilhoso. Obrigado meu Deus. Como ele dizia: PAZ e BEM.”

Criação de uma Previdência Complementar para o serviço público
A criação de uma Previdência Complementar voltada para o funcionalismo público que permite o amortecimento de um déficit ascendente realidade em todo o Brasil. Este é o assunto principal do encontro que reúne, nos próximos dias 9 e 10 deste mês, dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) de vários Estados do Norte e Nordeste, além de representantes do Ministério da Previdência Social (MPS). O evento acontece no Palácio dos Despachos e será aberto pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama.

Futuro da previdência
De acordo com o diretor-presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio,  o encontro com os entes federativos em Sergipe é fundamental para que o Governo do Estado possa traçar o futuro da previdência, no sentido de trabalhar novas ferramentas a fim de amenizar o déficit previdenciário. Durante os dois dias serão abordados temas como a implantação da Previdência Complementar, quais os modelos implantados nos Estados, além de outros assuntos relacionados ao assunto.

Déficit
“Atualmente, o RPPS vem acumulando um déficit de cerca de R$70 milhões por mês, derivado da arrecadação que não supre o que é gasto com o pagamento dos mais de 28 mil segurados, distribuídos entre aposentados, reformados e pensionistas. Portanto, vemos este momento como oportuno para traçar novas metas que visem a amortização do déficit, garantindo assim a excelência na gestão dos benefícios previdenciários. Nesta linha, acreditamos que a Previdência Complementar é uma ferramenta cuja proposta é benéfica para o Governo do Estado, para o RPPS e, principalmente, para o cidadão assistido por esta Autarquia”, pontuou Augusto Fábio.

Chapa para 2016
Em ano pré eleitoral, uma cidade como Itabaiana, até pela tradição, já vive e respira política. E tanto oposição como situação já discutem a formação das chapas para 2016. E do lado situacionista, um nome já aparece com destaque para compor a chapa como vice do prefeito Valmir de Francisquinho: o do vereador licenciado e atual secretário de Obras, Moacir Santana, por conta do volume de obras importantes na cidade.

Nome de consenso
E uma fonte que esteve em um almoço no último sábado, no qual estiveram presentes o prefeito, o senador Eduardo Amorim, a deputada estadual Maria Mendonça, o ex-deputado federal Zé Teles e o próprio Moacir Santana, acompanhou uma conversa que demonstrou o caráter conciliador do secretário de Obras. Segundo a fonte, Moacir se posicionou como homem de grupo e garantiu que só deseja ser candidato a vice com o apoio dos Teles de Mendonça e de todo o grupo, através de um consenso.

Shopping Prêmio: o amor está no ar
O Dia dos Namorados está quase chegando e para dar uma forcinha aos casais que querem celebrar o amor, o nosso Shopping preparou uma programação pra lá de romântica.Até o dia 12, os apaixonados vão poder conferir happy hour, correio elegante, apresentações musicais, sorteios de brindes e até um jantar especial para comemorar a data. A programação completa e regras do sorteio estão disponíveis na página do shopping no Facebook.

Retomada econômica
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, declarou, na abertura do Fórum Brasil, que "a retomada econômica dependerá do reequilíbrio das finanças públicas. E isso deverá acontecer até o final do ano".

Reforma política
Com o retorno do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e de vários outros deputados, que estiveram participando de um "tour" rotulado, porém, de viagem oficial, serão recomeçadas as discussões/votações da reforma política, na semana que hoje se inicia.

Frase
"Querem enfraquecer o governo… O alvo não é a Dilma… Têm medo que Lula volte a se candidatar." – Chico Buarque de Holanda, em entrevista ao jornal EL PAÍS, da Espanha.

Centro de Treinamento Futevolei Nick Maia
Para quem gosta do Futevolei, mas não tem todas as técnicas, Aracaju tem uma excelente opção, não só para aprimoramento,

mas para os atletas iniciantes (homens e mulhares): Centro de Treinamento Futevolei Nick Maia. Para quem não sabe Nick, é um dos mais experientes atletas de futevôlei do Estado, com participações em campeonatos em todo o país. Para quem desejar conhecer é só ir a quadra do calçadão da 13 de Julho toda segunda e quarta-feira, das 7h às 8h. Ou então, toda terça e quinta-feira, na Atalaia, no mesmo horário, em frente ao último estacionamento em frente ao restaurante Mori. Telefones: 8813- 4407 e 9932-5286.

FUTEBOL

Confiança continua sem vencer
Ontem, à noite, no Batistão, o clube proletário enfrentou o Águia Marabá e conseguiu apenas um empate, por 1 X 1. Sem registrar uma vitória sequer, na competição (Série C), fica cada vez mais difícil classificar-se para a segunda fase. O técnico Betinho poderá ser substituído no comando do Dragão. Mas também é provável que a diretoria resolva mantê-lo no cargo.

Brasil derrota o México
Em amistoso preparatório para a Copa América, a seleção brasileira derrotou a equipe do México, por 2 X 0. A partida ocorreu na Arena Palestra, em São Paulo. O time comandado por Dunga ainda disputará outro amistoso, no dia 11, contra Honduras. No domingo, 14.06, o quadro brasileiro estreará na Copa América, a ser disputada no Chile, enfrentando a seleção do Peru.

O jogo do ano
O Barcelona, da Espanha, conquistou, de maneira insofismável, a Liga dos Campeões, pela quinta vez, igualando-se ao Bayern de Munique e ao Liverpool. A Copa da UEFA é considerada a maior competição interclubes do futebol mundial. O jogo final aconteceu em Berlim. Com mais essa vitória, por 3 X 1, diante dos italianos, o clube catalão também levou, com toda a justiça, a chamada "Tríplice Coroa", tendo em vista ter conquistado, também, o campeonato espanhol e a Copa do Rei. No jogo de ontem, os gols foram marcados por Rakitic, Suárez e Neymar, este já no finalzinho da partida. Para a Juventus, da Itália, marcou Morata. Exemplo de organização administrativa, o Barcelona é considerado o principal clube do planeta. Sua torcida, orgulhosamente, repete o slogan do Barça: "Mais do que um clube". A cidade de Barcelona tem cerca de 2 milhões de habitantes, enquanto que Madri, a capital espanhola, é habitada por 3 milhões e 500 mil pessoas. O Barcelona, que reformulou o seu sistema de jogo, conta com um grande elenco. O trio atacante, formado por Suárez (Uruguai), o genial Messi (Argentina) e o brasileiro Neymar, fez aumentar o potencial ofensivo do Barcelona. O vencedor da Taça Libertadores da América provavelmente defronte-se com o Barça no próximo campeonato mundial interclubes, que se realizará no final do ano. Na equipe da Juventus, os principais destaques são o goleiro Buffon, o meio-campo e veterano Pirlo, e o atacante Tévez, que já atuou no Brasil, defendendo o Corinthians.

FBI na Suiça
Embora tenha havido contestação por parte de alguns setores no que pertine à operação desenvolvida pelo FBI – Federal Bureau of Investigation no Congresso da FIFA, realizado recentemente na Suiça, juristas já se manifestaram sobre o tema, para esclarecer que a referida atuação é absolutamente legal, tendo em vista a existência de acordo (entre os dois países), no caso em foco, Estados Unidos e Suiça, cabendo, ainda, ressaltar a severidade da Justiça americana, principalmente em casos que envolvem lavagem de dinheiro no território daquela nação. Como é sabido, várias das tenebrosas transações financeiras ora investigadas e que redundaram na prisão de alguns dirigentes da entidade máxima do futebol internacional ocorreram nos EUA. É bom lembrar o que ocorreu, por exemplo, com o lendário Al Capone, a partir do momento em que resolveu sonegar o pagamento de impostos ao fisco americano. Segundo a investigação do FBI, o brasileiro J. Hawilla, dono da Traffic, paga propina desde 1987. O presidente russo, PUTIN, é o maior crítico da ação do FBI. Ele atribui a intervenção dos EUA a uma manobra ardilosa para impedir que a próxima Copa do Mundo realize-se em seu país. No Brasil, a CBF marcou um encontro com os clubes (20), da série A, para discutir mudanças no seu Estatuto. O colégio eleitoral, além desses 20 clubes, é formado, também, pelas 27 federações estaduais.

PELO TWITTER

www.twitter.com/emirsader   – Quanto custa um jornal?
                                          – Não sei.
                                          – Quanto vale?
                                          – Nada.

www.twitter.com/rodrigobovary  Só Jesus mesmo. Pra dar juízo ao povo.

www.twitter.com/WalterCosta_aju Pode-se duvidar da lealdade de qualquer um, menos de um Amigo. Se duvida da lealdade

 de seu Amigo, é porque você não é Amigo! Deus sabe o que faz!

www.twitter.com/anterogreco  Punir, punir, punir, punir, punir, punir… Repararam como nossa vida se baseia em punir e reprimir, em vez de educar para a liberdade?

www.twitter.com/revinhogama   Eu acho que a próxima campanha do Boticário tem que mostrar um anão beijando um bode. Mas ambos héteros, que é pra não chocar ninguém…

www.twitter.com/marciorocha1  Nunca mais havia dado tantas risadas como hoje, durante o Conexão Repórter. É muita cara de pau desses bandidos!

DO LEITOR

Caminhonete do DER em alta velocidade na Avenida Beira Mar
Do leitor Marcus : “Na última terça-feira(03), por volta das 07:00 horas da manhã, eu vinha de carro na Av. Beira Mar, em frente

 à CODEVASF, quando uma caminhonete branca em alta velocidade, seguramente acima de 80km (quando o permitido é 60km), começou a dar sinal de luz insistentemente, como não sabia do que se tratava, poderia ser um socorro ou algo semelhante, conduzi o carro à pista da direita, o motorista acelerou e logo a frente ultrapassou um outro carro pela direita e em seguida costurou ultrapassando mais dois carros. O sujeito parecia um louco.Como em Aracaju, você não anda mais de 500 metros que não tenha uma sinaleira, ele ficou retido e eu me aproximei, e para minha surpresa era uma caminhonete amarok do DER-SE. Em anexo seguem as fotos que consegui tirar.Ainda que seja um motorista terceirizado (não sei se é), é um absurdo, pois se atropelar e matar alguém, quem vai se responsabilizar? Será que a direção do órgão sabe dessa conduta? É por isso que somos campeões mundiais em acidentes e óbitos no transito.”

Blog acredita que diretor-presidente DER/SE, Vasconcelos não apoia irregularidades
Além do veiculo do DER/SE citado pelo leitor acima, o blog foi informado ontem que, no povoado Rua da Palha, em Santa Luzia do Itanhi, também uma caminhonete Amarok do DER/SE passou todo fim de semana no local. O condutor foi visto bebendo em alguns locais com o veículo. O blog está esperando o número da placa para divulgar.

Marcos Benigno, um nome que Sergipe aprendeu a gostar, admirar e respeitar.
Por Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios:  “Marcos Benigno, um nome que Sergipe aprendeu a gostar, admirar e respeitar .O saudoso ex-deputado federal Pedrinho Valadares usou em uma de suas campanhas o seguinte slogan: Todo mundo fala bem. O que condiz uma verdade reconhecida por todos os sergipanos. Mas existe um outro cidadão entre nós, por sinal muito carismático e bom de comunicação que só o raio da silibrina, chamado Marcos Benigno, que poderia usar o mesmo slogan de
Pedrinho, se por ventura um dia vier a se candidatar. O que, segundo, não pretende, mas muitos gostariam, inclusive eu, minha família e vários amigos. Benigno, além das qualidades pessoais e profissionais, é daqueles que realmente contribuíram com as últimas vitórias eleitorais do Dr. Jackson Barreto, em especial, a última para governador. O cabra é pau pra toda obra, e na oratória nem se fala. Aliás, tem apenas um defeito:não nasceu em Sergipe. Mas podemos afirmar: Marcos Benigno, um nome que Sergipe aprendeu a respeitar, gostar e admirar”

ESPECIAL – Comissão da Verdade: Bittencourt anuncia seis dos sete nomes

Esclarecimentos de Antônio Bittencourt sobre o artigo da semana passada deste espaço. Bittencourt é o responsável pela instalação da comissão.

Estes  são  seis,  dos sete membros  que  comporão a Comissão da Verdade  em  nosso Estado. Será uma  comissão basicamente formada  por pesquisadores. A   mim caberá estabelecer  a interlocução entre a Comissão e o Governo  do Estado.
Não existe  em  seus  membros qualquer nome " sonoro"  ou comprometido  com qualquer  coisa  que  não  seja  o estudo, a  pesquisa  e  a difusão  de informações  sobre um  dos  períodos mais sombrios da nossa história. O governador Jackson Barreto me  delegou total   autonomia para  conduzir  o  processo de instalação da comissão, ele mesmo já  se comprometeu a ser  o  primeiro a depor  para  a comissão,  dando  um  exemplo  claro de que  todos os demais  membros  do executivo, se convidados a depor,  terão a obrigação de fazê-lo. No que  pese, seja  uma  comissão  de sete membros, estaremos abertos  para  receber  colaboração  mais direta  de qualquer  cidadão que  se identifique  com a causa. A  ideia que  possamos formar  grupos  de apoio  temáticos para  auxiliarem  os  trabalhos  da comissão, nesse sentido ja  recebi  manifestação d e diversas  pessoas, da  área de pesquisa se  colocado a  disposição  para  colaborar.
O  compromisso da Comissão da Verdade  e  do Governo  do  Estado  é exclusivamente  com a revelação da  verdade sobre o período e a difusão da  mesma, na  perspectiva de  que  possamos posteriormente contribuir  para que acontecimentos  tão execráveis, quanto os   praticados  pela  ditadura  jamais  voltem  a  acontecer. Os nomes:

Helder Bezerra Teixeira Graduado em LICENCIATURA E BACHARELADO EM HISTÓRIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor de ensino superior da Faculdade Sergipana. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: forças armadas, autoritarismo, democracia, política externa e representação.

Gilberto Francisco dos Santos GILFRANCISCO, professor, ,jornalista e escritor com 18 livros publicados, possui graduação em Licenciatura – Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1991). Especialização em Educação Tecnológica. Possui mais de 600(seiscentos) artigos publicados em jornais, revistas e periódicos.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Hispano-americana e Russa.

 José Vieira da Cruz – Licenciado em História pela UFS (1998), mestre em Sociologia pela UFS (2003) e doutor em História pela UFBA (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas/ Campus do Sertão. Tem experiência na área de história, com ênfase em teorias da história, história moderna, história contemporânea, história do Brasil e historiografia brasileira. Desenvolve pesquisas temáticas sobre: sociedade, movimentos sociais, movimento estudantil, ensino superior, intelectuais, literatura, sertão, história oral e ditadura civil-militar.

Andréa Depieri de Albuquerque Reginato = Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Realizou estágio doutoral na University of Ottawa (2009-2011), atuando como pesquisadora junto à Chaire de Recherche du Canada en Traditions Juridiques et Rationalité Pénale. É professora efetiva do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Direito com ênfase em criminologia, direito criminal, direitos humanos e teoria geral do direito

Gabriela Rebouças Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1998), mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) no Núcleo de Tecnologias Sociais, é lider do grupo Acesso à justiça, direitos humanos e resolução de conflitos, ativo no diretório de grupos do CNPq. É professora Titular do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL, vinculada à graduação em direito e ao NIPG. É professora PPG-II do Mestrado em Direitos Humanos da UNIT, vinculada ao NPGD. Integrante da RENAESP (Rede Nacional de Estudos em Segurança Pública) em Sergipe, atua na área de direitos humanos, subjetividades e acesso à justiça. Autora da obra Tramas entre subjetividades e direito: a constituição do sujeito em Michel Foucault e os sistemas de resolução de conflitos, publicado em 2012 pela Lumen Juris.

José Afonso NascimentoGraduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1976) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981). Possui DEA em Estudos Políticos pela Universidade de Montpelier I, França. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado e Sociologia Jurídica. Faz doutorado em Sociologia na UFS.

ARTIGO

O estilo “ Carcará” do Sintese e da deputada (parte 2). Por Luiz Eduardo Costa no Jornal do Dia

A  agressividade do SINTESE e da deputada Ana Lúcia que tem no sindicato a sua exclusiva e proveitosa base eleitoral,   colocando em cena aquele estilo de ação que no capítulo anterior denominamos  ¨carcará – cangaceiro – maniqueísta¨, poderá contentar uma ampla parcela dos 10 mil professores da rede pública estadual, mas, a sua força efetiva resulta  daquele punhado de aguerridos militantes que, tal e qual a deputada Ana Lúcia,   reduzem Karl Marx à condição de profeta fanático da intolerância.Sem saberem exatamente em qual classe de trabalhadores situam-se os seus filiados, o SINTESE e a também professora Ana Lúcia, colocam todos na condição de espoliados, excluídos, e humilhados.Eles  seriam a vanguarda da luta de classes . Com essa massa de manobra que habilmente utilizam em função dos seus objetivos políticos,   os fins sempre justificariam os meios. Tudo assim um tanto bizarro, mas as esquisitices ideológicas ou psíquicas,  costumam angariar adeptos. A História nos fornece os melhores exemplos.

Para os padrões dos nossos sindicatos sergipanos, o SINTESE  ostenta um status burguês . Não diríamos  um padrão FIFA. Mas, tanto quanto a FIFA,  o SINTESE dá reduzida atenção à transparência. Recebe, todos os meses, transferidos pela Secretaria de Estado da Educação uma expressiva quantia, na maior parte correspondente à contribuição sindical que o Estado  lhe transfere,  descontada da folha do professor. Uma tarefa que por sinal não é obrigatória.

Até abril passado o SINTESE tinha, contabilizado  entre consignações, imposto sindical e  ações judiciais, um total de  três milhões, setenta e cinco mil e alguns quebrados.

É uma bela quantia, coisa de sindicato burguês. Dá para tudo, para fazer out- doors   espalhados por todo o estado, para pagar dez mil reais diários de multa por desobediência à determinação judicial de por fim à greve. Ate para comprar aquelas algemas, que serviram para a teatralização da greve.  Há quem garanta que a vultosa soma  serviria também  para dar uma ajudazinha em campanhas eleitorais. O SINTESE  faz, ele próprio, o controle interno das suas contas. É algo semelhante ao   centralismo democrático, eufemismo usado por  organizações  autoritárias ou mafiosas , quando disfarçam  a estrutura hermética na qual se protegem.

Todo sindicato desenvolve alguma ação social beneficiando os sindicalizados. O SINTESE,  que nesse sentido nada faz, poderia mudar de atitude, e ir mais longe ainda, dando uma contribuição efetiva para a melhoria da educação em Sergipe. Com o dinheiro que tem, instalaria uma escola, coisa pequena, para uns 100 alunos,  todos filhos de professores.  Mostraria, então, com a  ajuda voluntária dos sindicalizados, como se poderia  fazer uma educação de qualidade, uma educação padrão SINTESE. Nessa escola, sem dúvidas, o ano escolar não seria interrompido por greves sucessivas.

Para a sociedade, para os pais, e para os alunos, hoje atormentados com a perspectiva de perderem  o Enem, de terem mais um ano desperdiçado, a escolinha mostraria que as idéias do SINTESE, se postas em prática, dariam resultados concretos, visíveis, reais, melhorando o ensino, tornando mais eficientes as escolas, formando alunos qualificados.

Mas o SINTESE e a professora deputada Ana Lúcia, acreditam muito mais na ¨ pedagogia da greve,¨ ou seja,  a paralisação  das escolas como forma de luta social destinada a fortalecer e criar quadros de novos militantes, entre os alunos inclusive, que se tornariam também adeptos daquela  forma de protesto anti -social   visando, paradoxalmente, ¨ mudar a sociedade.¨  Enquanto isso, de greve em greve, condenam os alunos à ignorância.   De ano para ano aumenta o numero de analfabetos funcionais que a escola pública despeja para a batalha real pela conquista de algum lugar  ao sol. Batalha que os egressos da rede pública estão perdendo, e  o SINTESE e a deputada Ana Lúcia , sabem disso.

A deputada Ana Lúcia e  o SINTESE acreditam firmemente nessa ¨ pedagogia  ¨. Fechando-se as escolas, são formados indivíduos destituídos de conhecimento e capacidade crítica. Só assim,  teriam sempre à disposição uma massa facilmente manobrável,  que acreditaria até, nas puras intenções  do SINTESE e da sua deputada. ( Continua no próximo domingo )

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun    

Frase do Dia
“Um erro na vida, não significa uma vida de erros.” José Fernandes de Oliveira, conhecido como Padre Zezinho, nasceu em 8 de Junho de 1941. é um padre católico brasileiro da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais